Sunteți pe pagina 1din 3

ANUAL ESPECIAL DIURNO Direito Administrativo Celso Spitskovsky Data: 06/10/2011 Aula 10

MATERIAL DE APOIO
SUMRIO 1) SERVIDORES 2) ACUMULAO DE CARGOS DENTRO DA ADMINISTRAO PBLICA

Servidores

1) Acumulao

a. Regra geral: A regra geral se encontra no artigo 37, XVI, e dispe que est proibida a acumulao remunerada de cargos dentro da administrao pblica.

b. Extenso (art. 37, XVII)

c. Sano prevista para os que esto acumulando: pena de demisso (prevista na lei 8.112/90 Estatuto dos Servidores Pblicos da Unio).

d. Momento que se configura a acumulao irregular: a partir do momento em que houver a titularizao de dois ou mais cargos, empregos ou funo dentro da administrao pblica. A titularizao ocorre a partir da posse. e. Excees

A regra geral comporta excees: a Constituio Federal estabeleceu dois pr-requisitos, que aparecem no mesmo artigo 37, XVI:

i) ii)

Tem que existir compatibilidade de horrios. Resultado financeiro desta acumulao no pode superar o teto de remunerao previsto para a administrao pblica (o teto est previsto no artigo 37, XI, da CF).

ANUAL ESPECIAL DIURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

Se estes dois pr-requisitos estiverem preenchidos, a acumulao s poder recair sobre uma das hipteses por ela estabelecidas, ou seja, o legislador infraconstitucional no tem competncia para ampliar ou restringir estas hipteses. As hipteses de acumulao esto elencadas no artigo 37, XVI: Dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade de horrios e que o resultado da acumulao no supere o teto.

Um cargo de professor com outro cargo tcnico cientfico (no definiu o que vem a ser este cargo. Vem-se entendendo que tem que ser um cargo ligado rea de magistrio).

Alterado pela emenda n. 34: antes, possibilitava a acumulao de dois cargos privativos de mdicos (estritamente restritiva); agora, depois da emenda, a Constituio permite a acumulao de dois cargos ou empregos de profissionais da rea da sade com profisses regulamentadas.

Outras hipteses de acumulao esto dispostas na Constituio:

Juiz O artigo 95, p. nico, I, da CF, estabelece que os juzes podero acumular com uma atribuio de magistrio, se houver compatibilidade de horrios.

Membros do Ministrio Pblico O artigo 128, 5, II, d, determina que s podero acumular com uma atribuio de magistrio, se houver compatibilidade de horrios.

Acumulao com mandato eletivo A possibilidade ou no de acumulao com mandato eletivo vem descrita no artigo 38, da CF. Em se tratando de mandato eletivo federal, estadual, distrital, no se admite a possibilidade de acumulao. Por esta previso, pode-se perceber que o mandato municipal no foi contemplado. No inciso II do artigo 38, a Constituio cuida da questo relacionada a prefeitos: se um servidor se elege prefeito, no poder acumular o cargo com o de prefeito (at porque no existe compatibilidade de horrios). Mas a Constituio determinou que este servidor poder optar pela remunerao que melhor atenda aos seus interesses.

Anual Especial 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

No inciso III, a Constituio trabalha com a questo relacionada aos vereadores. O titular de um cargo que se elege vereador:

Se no houver compatibilidade de horrios, no poder acumular, podendo optar pela remunerao que lhe seja mais favorvel.

Se houver compatibilidade de horrios, poder acumular (esta a nica situao em que a Constituio permite que a acumulao ocorra).

Anual Especial 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

S-ar putea să vă placă și