Sunteți pe pagina 1din 71

MDULO I

ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

LNGUA PORTUGUESA Orientaes pedaggicas para o monitor

8 Ano de Escolaridade

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

Caro monitor,

Apresentamos as Orientaes Pedaggicas referentes ao Mdulo I - Apostila de Lngua Portuguesa para as turmas de 4 ano de escolaridade da Rede Municipal de Educao de Duque de Caxias. Nesse material pretendemos focalizar habilidades e competncias relativas proficincia leitora de nossos alunos, de acordo com os Tpicos e Descritores da Prova Brasil. O material pretende focalizar habilidades e competncias relativas proficincia leitora de nossos alunos, e se apresenta em 61 questes no formato mltipla escolha, comentadas, nas quais so apontados as habilidades a serem mensuradas. Em anexo, seguem 10 sugestes de atividades com enfoque em leitura e escrita. Busque explorar cada um dos textos que compem este material em todas as suas possibilidades, o tema de que tratam, o gnero a que pertencem, sua finalidade e estrutura, o suporte em que se apresentam etc. Procure levar os alunos a refletir sobre a adequao da linguagem em funo da inteno comunicativa, do contexto e dos

interlocutores a quem o texto se dirige; a utilizao dos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuao e pela introduo

de conectivos mais adequados linguagem escrita; o fato de o texto ser um todo significativo e poder ser segmentado em versos, no caso dos

poemas, frases e pargrafos, nos textos em prosa, com vistas continuidade de sentido do texto.

Contamos com sua contribuio imprescindvel para que o trabalho pedaggico seja agradvel e produtivo, tanto para voc quanto para os alunos. Utilize sua criatividade e entusiasmo, sempre.

Equipe Projeto (CON)SEGUIR

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
1) TEXTO ROB AUTOSSUFICIENTE SE ALIMENTA DE ESGOTO PARA GERAR SUA PRPRIA ENERGIA
Thays Prado, 2 de agosto de 2010.

10

15

Aps trs anos de estudo, pesquisadores do Bristol Robotics Laboratory desenvolveram o Ecobot-III, um rob que tem uma espcie de intestino sinttico que consome esgoto para alimentar suas clulas de combustvel e realizar atividades. No a primeira vez que resduos so utilizados para manter mquinas funcionando, mas o Ecobot-III o primeiro que faz isso de maneira autnoma. Ele percorre um dispenser preenchido por esgoto e pega o que precisa. Em seguida, metaboliza os resduos em tomos de hidrognio, que migram para um eletrodo, alimentam as clulas de combustvel e geram uma corrente eltrica. A cada 24 horas, o Ecobot-III limpa seu prprio intestino, eliminando os excrementos em uma cmara de resduos especiais. Ele pode passar at sete dias fazendo isso sem qualquer manuteno. Mas os pesquisadores afirmam que ainda h ajustes a ser feitos para tornar a digesto do rob mais eficiente. O cientista-chefe do grupo, Dr. Ioannis Ieropoulos, diz que a urina seria o resduo mais indicado como fonte de energia. A inveno pode ser til, no futuro, tanto para a construo de mquinas que no consumam energia eltrica quanto para diminuir a carga de efluentes que vai para nossos rios e lagos sem qualquer tratamento.
Bristol Robotics Laboratory
(http://super.abril.com.br/blogs/planeta/robo-autossuficiente-se-alimenta-de-esgoto-para-gerar-sua-propria-energia/)

Segundo o texto anterior, o resduo mais adequado como fonte de energia seria(m) (A) (B) (C) (D) as fezes. a urina. as clulas de combustvel. os detritos.
TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D1 Localizar informaes explcitas em um texto

GABARITO: B DISTRATORES: Os distratores (A), (C) e (D) no seriam respostas possveis, visto que a simples recorrncia ao texto corrobora o gabarito O cientista-chefe do grupo, Dr. Ioannis Ieropoulos, diz que a urina seria o resduo mais indicado como fonte de energia. (L.11-12)

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
2) TEXTO I O VERDADEIRO AMOR NUNCA SE DESGASTA. QUANTO MAIS SE D MAIS SE TEM
Antoine de Saint-Exupry

TEXTO II SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa dizer do meu amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Vincius de Moraes
(http://www.pensador.info/soneto_do_amor_eterno/)

10

Da leitura dos dois textos, entende-se que (A) (B) (C) (D) ambos possuem a mesma viso sobre o amor. o texto II complementa o texto I. o texto II questiona o texto I. o texto II possui viso oposta sobre o amor.
TPICO III Relao entre textos DESCRITOR D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido. GABARITO: D DISTRATORES: Enquanto o texto I fala que o verdadeiro amor nunca se desgasta, o texto II tem outra concepo acerca do mesmo tema: Que no seja imortal, posto que chama / Mas que seja infinito enquanto dure. Portanto, os textos no possuem a mesma viso sobre o amor (A), nem se complementam (B), tampouco se questionam (fazer ou levantar questo acerca de; discutir, disputar) <Dicionrio Aurlio> (C).

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
3) TEXTO

(http://www.google.com.br/images)

A leitura da charge indica que o mercado de trabalho est (A) (B) (C) (D) esttico. amplo. reduzido. intenso.

TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) GABARITO: C DISTRATORES Pela leitura da charge, pode-se perceber a grande quantidade de pessoas procura de emprego. No entanto, poucas vagas so oferecidas pelo empregador: Torneiro: uma vaga. Motoboy: duas vagas... Logo, o mercado de trabalho no pode estar (A) esttico (imvel como esttua) - pois ainda h vagas -, (B) amplo (muito extenso) nem (D) intenso (ativo, energtico, forte).

4) TEXTO OUVIR MSICA NO TRABALHO PREJUDICA MESMO A PRODUTIVIDADE


Thiago Perin, 4 de agosto de 2010

(Essa pra esconder do chefe.) Psiclogos da Universidade de Wales, no Reino Unido, apareceram para dizer que, apesar de vrias pesquisas mostrarem que a msica tem vrios efeitos positivos sobre a nossa capacidade mental (memria, ateno etc.), as empresas que probem os fones de ouvido durante o expediente esto certinhas: de acordo com eles, a msica no faz bem nenhum produtividade. E isso seja a sua banda do corao tocando no iPod ou o som daquele hit pavoroso do rdio vindo l de no sei onde. Em testes, voluntrios que ouviram msica em diferentes momentos, canes de artistas queridos 6 LNGUA PORTUGUESA -

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
(entre eles, Rihanna, The Stranglers e Arcade Fire) e a faixa Thrashers, da banda Death Angel, da qual ningum gostava (!) tiveram um desempenho mais pobre nas tarefas atribudas do que os que ficaram quietinhos no silncio. Os pesquisadores dizem que o estmulo sonoro bom para preparar a mente antes do trabalho. Durante o expediente, as variaes acsticas nos deixam confusos. E bem menos eficientes. Mas a gente pode muito bem fingir que esse estudo no existe, que esse post nunca aconteceu e continuar com o som rolando solto, n? o meu plano, pelo menos.
(http://super.abril.com.br/home/)

10

No texto, h exemplo de linguagem simples e coloquial em (A) (B) (C) (D) Psiclogos da Universidade de Wales, no Reino Unido, apareceram (L. 1 3). as empresas que probem os fones de ouvido (L. 3 4). Em testes, voluntrios que ouviram msica (L. 6). continuar com o som rolando solto, n? (L. 12).

TPICO VI Variao lingustica DESCRITOR D13 - Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

GABARITO: D DISTRATORES: A linguagem coloquial a que est presente no cotidiano das pessoas, na lngua falada. Tal recurso no foi empregado nos distratores (A), (B) e (C). Todavia, ao usar a expresso rolando solto, n?, o autor usa o estilo que se aproxima do vocabulrio e da sintaxe do dia a dia.

5) TEXTO

(http://clubedamafalda.blogspot.com/2007/12/tirinha-413.html)

Da leitura da tirinha, pode-se concluir que (A) (B) (C) (D) Mafalda acordar bem tarde. Mafalda no dormir. Mafalda acordar bem cedo. Mafalda no precisa de ajuda. 7 LNGUA PORTUGUESA -

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D4 Inferir uma informao implcita em um texto GABARITO: C DISTRATORES: Esta uma questo de inferncia, pois so cobradas informaes que esto implcitas no texto. Mafalda leva ao p da letra o dito popular presente no primeiro quadrinho: Deus ajuda a quem cedo madruga. E toda a sequncia de aes que vm a seguir pegar o relgio (2 quadrinho), pr para despertar s 4h (3 quadrinho) e dizer que Deus ter muito o que fazer de manh desqualifica distratores (A), (B) e (D).

6) TEXTO AS MONTANHAS DO JARDIM GRAMACHO o maior aterro sanitrio da Amrica Latina. Cenrio do documentrio Estamira (2005), o polmico Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho gera muitos impasses ambientais e sociais. Com sua capacidade saturada, inmeras famlias da regio metropolitana do Rio de Janeiro tiram seu sustento da coleta do lixo ali depositado. Mas o que fazer com toda aquela montanha de lixo? Entre outras medidas, a Comlurb abriu em dezembro de 2006 licitao para o uso do biogs na rea do aterro. O objetivo gerar recursos para a Prefeitura na forma de crditos de carbono obtidos com a reduo das emisses de gases de efeito estufa. A empresa selecionada, alm de investir em toda estrutura operacional, dever depositar, anualmente e durante 14 anos, o valor de R$ 1,2 milho para o Fundo de Participao dos Catadores de Gramacho. Com a desativao do aterro, essa pode ser uma sada para o sustento dos inmeros catadores e suas famlias que ali trabalham.
Patricia Magrini. <http://patriciamagrini.wordpress.com/2007/08/14/as-montanhas-do-jardim-gramacho/> (com adaptaes)

O texto permite afirmar que o aterro sanitrio de Jardim Gramacho (A) (B) (C) (D) o maior do Brasil. o maior da Baixada Fluminense. o maior de Duque de Caxias. o maior da Amrica Latina.
TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D1 Localizar informaes explcitas em um texto GABARITO: D DISTRATORES: Questo de simples recorrncia, ou seja, basta ler as linhas 1 e 2: o maior aterro sanitrio da Amrica Latina., para eliminar os distratores (A), (B) e (C).

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
7) TEXTO SER SOCIVEL SINNIMO DE RIQUEZA

Alunos do ensino mdio que foram classificados como cooperativos e conscientes, h dez anos, hoje tm um salrio maior do que o de seus colegas considerados com poucas habilidades sociais. O estudo, feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, contesta que a capacidade de se comunicar e trabalhar em grupo mais determinante para o sucesso da sua carreira do que tirar notas altas na escola (com exceo do Bill Gates, claro). E voc? Como era no colgio (isolado, nerd, nunca fez uma lio de casa)? E acha que ganha melhor do que seus colegas?
Nina Weingrill (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ser-sociavel-e-sinonimo-de-riqueza/)

Em hoje tm um salrio maior do que o de seus colegas (L.3-4), a eliminao do termo sublinhado (A) (B) (C) (D) no provocaria alterao de sentido. tornaria o trecho incompreensvel. seria inadmissvel. causaria mudana total de sentido.

TPICO V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido DESCRITOR D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos

GABARITO: A DISTRATORES: Na expresso comparativa do que, o termo do uma partcula expletiva ou de realce, ou seja, sua retirada no provoca prejuzo sinttico nem alterao semntica ao texto. Portanto, os distratores (B), (C) e (D) no seriam respostas cabveis.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

LNGUA PORTUGUESA -

2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
8) TEXTO A obesidade um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se voc est ou conhece algum que esteja acima do peso, deve procurar ajuda mdica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hbitos irregulares at fatores genticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores so as chances de cura. Mas no se esquea que o mais importante estarmos de bem com ns mesmos. Ter um corpo legal depende do equilbrio emocional e uma mente consciente.
Ivana Silva e Cssia Nunes (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm)

As autoras defendem a tese de que (A) (B) (C) (D) a obesidade uma questo de esttica. a obesidade tem sempre fator gentico. a obesidade uma doena. a obesidade causada por maus hbitos. TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D7 Identificar a tese de um texto GABARITO: C DISTRATORES: J que as autoras consideram a obesidade um problema grave que precisa ser tratado com cuidado, distrator (A) no pode ser a resposta adequada. Os distratores (B) e (D) tambm so considerados imprprios, pois o texto diz que as causas da obesidade podem ter diversas origens, desde hbitos irregulares at fatores genticos e hormonais. (L.3), ou seja, no somente fatores genticos ou maus hbitos.

9) TEXTO INSETOS PODEM SALVAR O MUNDO DA FOME E DO AQUECIMENTO GLOBAL?

Larvas de formigas, comercializadas em Isaan, na Tailndia

Atualmente, vacas, porcos e ovelhas ocupam dois teros das terras agrcolas do mundo e emitem 20% dos gases de efeito estufa que lanamos na atmosfera. E o consumo de carne s aumenta: h 20 anos, a mdia global de consumo era de 20 Kg por ano, hoje, consome-se 50 kg, e, em vinte anos, a
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

10

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
perspectiva de que cada pessoa coma 80 kg de carne por ano. No h planeta que aguente produzir tanta carne e, muito menos, suportar um aumento to drstico nas emisses de carbono. Desde 2008, a FAO Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao discute a possibilidade de se inclurem insetos na dieta humana. Na realidade, mais de mil tipos de insetos j fazem parte do cardpio de 80% dos pases, especialmente na poro oriental do globo, e so mais populares nas regies tropicais, onde ficam maiores e so mais fceis de serem capturados. A ideia tem o aval do entomologista (estudioso de insetos) Arnold van Huis, da Universidade de Wageningen, na Holanda. Ele diz que essa classe de animais possui um alto nvel de protenas, vitaminas e minerais. Alm disso, de acordo com suas pesquisas, as fazendas de insetos produzem uma quantidade muito menor de gases de efeito estufa se comparadas pecuria: uma criao de gafanhotos, grilos ou minhocas emite 10 vezes menos metano. Os insetos ainda produzem 300 vezes menos xido nitroso, que tambm tem efeito estufa, e muito menos amnia, comum nas criaes de porcos e aves.
Thays Prado <http://super.abril.com.br/blogs/planeta/insetos-podem-salvar-o-mundo-da-fome-e-do-aquecimento-global/> (com adaptaes)

10

15

Em A ideia tem o aval do entomologista (estudioso de insetos) Arnold van Huis (L.21-22), a expresso sublinhada se refere (A) (B) (C) (D) diminuio do consumo de carne. criao de insetos em zonas tropicais. ao aumento da produo de carne. incluso de insetos na dieta das pessoas.

TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D2 Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto GABARITO: D DISTRATORES: Nesta questo, h uso da coeso lexical, ou seja, vocbulos ou expresses que j ocorreram so retomados por outros elementos, j que existem traos semnticos semelhantes, ou at opostos, entre eles. E, no texto, o que est sendo discutido o consumo de insetos pelos seres humanos Desde 2008, a FAO Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao discute a possibilidade de se inclurem insetos na dieta humana. (L. 7- 8), o que eliminaria os distratores (A), (B) e (C).

10) TEXTO A BARATA E A VASSOURA Uma barata atrevida entrou, por uma janela, na casa limpssima de uma senhora. Vendo a intrusa andando apressada pela cozinha, a senhora muniu-se de uma vassoura e passou a perseguir a barata dando vassouradas a fim de colocar para fora o asqueroso inseto. Mas a bichinha, rpida como ela s, conseguiu escapar e foi se esconder na rea de servio numa salincia da mquina de lavar. Exausta e sem ver onde a barata se escondeu, a mulher pendurou a vassoura com o firme propsito de, no dia seguinte, continuar com a perseguio. Anoiteceu. A barata continuava l no seu esconderijo bem quietinha, porm o seu estmago roncava de tanta fome. O medo a fazia aguentar. Pensava: - Seu sair agora a mulher me pega... o melhor esperar... 11 LNGUA PORTUGUESA

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
10 E quando o silncio se fez na casa, ela foi saindo devagar, silenciosamente. Caminhou um pouquinho. Olhou ao seu redor. No havia ningum. Avanou mais um pouco e, de repente, ouviu aquele barulho de cerdas duras raspando o cho: chap, chap, chap. Olhou assustada e viu que era a vassoura, pendurada num prego, que fazia movimentos para atingi-la. Sabendo que a vassoura no podia sair dali sem ajuda, a barata partiu para a cozinha a procura de comida. Subiu pelo p da mesa e chegou at o cesto de pes coberto com uma toalhinha branca. Infiltrouse por baixo da toalhinha e roeu, roeu cada po com gosto. Era um sabor indescritvel. Satisfeita, ela desceu pelo mesmo lugar que subiu. Andou, no escuro, pela casa toda deixando o seu cheiro e as fezes, em forma de bolinhas, por todos os lugares. Voltou para a rea de servio e parando diante da vassoura disse: Sofreste tanto para me expulsar e aqui estou eu de barriga cheia, enquanto tu, escrava, ests a pendurada. Nada podes fazer. e pondo as patinhas na cintura ela fez caretas para a vassoura cantando: nh, nh, nh, nh... A vassoura ficou nervosa, rebolava, rebolava, mas do prego ela no saa. Mas que barata atrevida... e eu sem poder fazer nada... E antes que amanhecesse e a dona da casa se levantasse e desse de cara com ela, a barata subiu pela parede da rea de servio, na direo de uma fresta do vitr e, antes de sair e ainda rindo da vassoura, despediu-se: Adeus! Espero que a tua dor de cabea sare logo... foram tantas as pancadas para me atingir... nh, nh, nh, nh... E saiu descendo pela parede exterior do prdio rumo ao seu ninho num lugar que s ela sabe.
Maria Hilda de J. Alo.
(http://www.contos.poesias.nom.br/abarataeavassoura/abarataeavassoura.htm)

15

20

25

No texto, o conflito causado (A) (B) (C) (D) pela impacincia da mulher. pela invaso da barata. pela fome da barata. pela provocao da barata. TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa GABARITO: DISTRATORES: No texto, o fato gerador do conflito s pode ser a insolente entrada do inseto, porquanto a senhora muniu-se de uma vassoura e passou a perseguir a barata dando vassouradas (L.2-3). Assim, a quebra da rotina no aconteceu por impacincia da mulher (A), fome (C) ou provocao da barata (D).

11) TEXTO GUAS DO SANTINHO RESIDENCE Comprar um apartamento no novo empreendimento guas do Santinho Residence pode no lhe garantir um lugar cativo no Paraso, mas certamente o porto de acesso para algo que a tal se assemelhe
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

12

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
aqui neste plano terrestre! Com o charme adicional de estar encostado, quase um prolongamento natural do Costo do Santinho Resort, eleito pela quarta vez o melhor resort de praia do Brasil, e fincado na praia do 5 Santinho, uma praia de guas azuis e cristalinas e considerada uma das praias mais limpas do Brasil, esse novo empreendimento da Hantei que j teve Gustavo Kuerten como seu luxuoso garoto-propaganda, sem dvida o mais sensacional lanamento do ano na Ilha da Magia. O anncio acima tem a finalidade de (A) (B) (C) (D) informar. convencer. recomendar. comentar. TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto DESCRITOR D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros

GABARITO: B DISTRATORES: A funo bsica desse gnero textual convencer os leitores, visto que algum produto oferecido ao pblico. No anncio, h forte apelo emocional e uso excessivo de adjetivos, o que provoca subjetivismo de linguagem. Ento, no se pode conceber que a inteno precpua do texto seja informar (A), recomendar (B) ou comentar (D).

12) TEXTO UM PEQUENO IMPREVISTO (Herbert Vianna & Thedy Correa) Eu quis querer o que o vento no leva Pra que o vento s levasse o que eu no quero Eu quis amar o que o tempo no muda Pra que quem eu amo no mudasse nunca Eu quis prever o futuro, consertar o passado Calculando os riscos Bem devagar, ponderado Perfeitamente equilibrado At que num dia qualquer Eu vi que alguma coisa mudara Trocaram os nomes das ruas E as pessoas tinham outras caras No cu havia nove luas E nunca mais encontrei minha casa 13 LNGUA PORTUGUESA

10

15

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
No cu havia nove luas E nunca mais eu encontrei minha casa Indique a circunstncia expressada pela palavra em destaque no texto (A) modo. (B) tempo. (C) intensidade. (D) lugar. TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. GABARITO: C DISTRATORES: Pode-se esperar que grande parte dos alunos escolha o distrator (A), pelo fato de ela apresentar a semntica mais caracterstica do advrbio em questo, porm, se o aluno levar em considerao o contexto em que tal vocbulo est inserido, ele logo perceber o valor intensivo. O aluno que selecionar o distrator (B) provavelmente estar fazendo uma analogia ao contedo da estrofe, pois esta faz referncia aos tempos passado e futuro. O distrator (C) a menos adequado, pois dificilmente encontrar-se-ia o advrbio BEM assumindo esse sentido.

13) TEXTO I PLENILNIO (Raimundo Correia) Alm nos ares, tremulamente, Que viso branca das nuvens sai! Luz entre as franas, fria e silente; Assim nos ares, tremulamente, Balo aceso subindo vai... H tantos olhos nela arroubados, No magnetismo do seu fulgor! Lua dos tristes e enamorados, Golfo de cismas fascinador! Astro dos loucos, sol da demncia, Vaga, noctmbula apario! Quantos, bebendo-te a refulgncia, Quantos por isso, sol da demncia, Lua dos loucos, loucos esto! Quantos noite, de alva sereia O falaz canto na febre a ouvir, No argnteo fluxo da lua cheia, Alucinados se deixam ir... Tambm outrora, num mar de lua, PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO 14 - 2010

LNGUA PORTUGUESA

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Voguei na esteira de um louco ideal; Exposta aos euros a fronte nua, Dei-me ao relento, num mar de lua, Banhos de lua que fazem mal. (...) Flgida nvoa vem-me ofuscante De um pesadelo de luz encher, E a tudo em roda, desde esse instante, Da cor da lua comeo a ver. (...) Um luar amplo me inunda, e eu ando Em visionria luz a nadar. Por toda parte louco arrastando O largo manto do meu luar...

TEXTO II SATLITE (Manuel Bandeira) Fim de tarde. No cu plmbeo A Lua baa Paira Muito cosmograficamente Satlite. Desmetaforizada, Desmitificada, Despojada do velho segredo de melancolia, No agora o golfo de cismas, O astro dos loucos e dos enamorados. Mas to-somente Satlite. Ah Lua deste fim de tarde, Demissionria de atribuies romnticas, Sem show para as disponibilidades sentimentais! Fatigado de mais-valia, Gosto de ti assim: Coisa em si, - Satlite.

10

15

20

comum encontrarmos em textos modernos crticas ao sentimentalismo exacerbado dos poetas romnticos. Identifique o trecho do poema de Manuel Bandeira que melhor traduz essa crtica: (A) (...) a Lua baa paira muito cosmograficamente satlite. (B) (...) No agora o golfo de cismas, o astro dos loucos e dos enamorados. (C) (...) Demissionria de atribuies romnticas, sem show para as disponibilidades sentimentais! (D) (...) Gosto de ti assim: coisa em si, satlite.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

15

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO III Relao entre textos DESCRITOR D21 Reconhecer posies distintas entre duas ou mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema GABARITO: C DISTRATORES: Ao longo do poema de Manuel Bandeira encontram-se crticas ao sentimentalismo exacerbado atravs da negao das conotaes romnticas atribudas imagem da lua. No entanto, houve a opo que melhor expressou a crtica, e o distrator (A) faz apenas uma descrio da lua. J o distrator (B) nega a lua que os romnticos exaltam, sem criticar, logo est opo correta, contudo incompleta. O distrator (D) resume a lua querida pelo poeta moderno. Caro monitor, cabe, no trabalho com os textos I e II, explorar seu vocabulrio especfico e rebuscado, com auxlio de dicionrio, se necessrio for. Voc poder tambm fazer uma breve exposio sobre as escolas literrias: Romantismo e Modernismo.

14) TEXTO A RAPOSA E AS UVAS (Monteiro Lobato) Certa raposa esfomeada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir gua na boca. Mas to altos que nem pulando. O matreiro bicho torceu o focinho. Esto verdes murmurou. Uvas verdes, s para cachorro. E foi-se. Nisto deu o vento e uma folha caiu. A raposa ouvindo o barulhinho voltou depressa e ps-se a farejar... Moral da estria: Quem desdenha quer comprar.

Assinale a frase que tem o mesmo significado de Quem desdenha quer comprar. (A) Quem no se esfora, no consegue o que deseja. (B) Ningum consegue obter aquilo que est fora de seu alcance. (C) As pessoas fingem desprezar aquilo que no podem ter. (D) Todos querem o que impossvel.
TPICO I - Procedimentos de leitura DESCRITOR D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso GABARITO: C DISTRATORES: O distrator (A) apresenta o que se pode considerar literalmente do texto, pois a raposa no consegue as uvas porque, alm de estarem altas, ela no se esforou para t-las. Em relao ao distrator (B), o aluno que a escolher estar levando em considerao a cena descrita no texto e no o significado da moral da histria. O distrator (D) no faz relao nem com a narrativa, nem com a moral.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

16

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
15) Observe as oraes abaixo:

I- Eu vou logo, voc no vai. II- Eu vou, logo voc no vai.

Observando o emprego da vrgula, possvel inferir do segundo perodo que: (A) Se eu for rpido voc tambm ir. (B) Voc somente ir se eu for. (C) Se eu for, voc no vai. (D) Voc vai aonde quer que eu v.
TPICO V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido DESCRITOR D17 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes

GABARITO: C DISTRATORES: O distrator (A) mostra o que se pode inferir do primeiro perodo. J os distratores (B) e (D) apresentam um contedo contrrio ao gabarito.

Caro monitor, voc poder ampliar a discusso sobre os efeitos de sentido decorrente do uso da vrgula em oraes semelhantes, de modo que os alunos percebam que isso no exclusivo daquelas analisadas nesta questo.

16) TEXTO

O TEXTO ESCRITO (Fragmento) A luta que os alunos enfrentam com relao produo de textos escritos muito especial. Em geral, eles no apresentam dificuldades em se expressar atravs da fala coloquial. Os problemas comeam a surgir quando esse aluno tem necessidade de se expressar formalmente e se agravam no momento de produzir um texto escrito. Nesta ltima situao ele deve ter claro que h diferenas marcantes entre falar e escrever. Na linguagem oral o falante tem claro com quem fala e em que contexto. O conhecimento da situao facilita a produo oral. (...) Escrever no apenas traduzir a fala em sinais grficos. O fato de um texto escrito no ser satisfatrio no significa que seu produtor tenha dificuldades quanto ao manejo da linguagem cotidiana e sim que ele no domina os recursos especficos da modalidade escrita. A escrita tem normas prprias, tais como regras de ortografia que, evidentemente, no marcada na fala -, de pontuao, de concordncia, de uso de tempos verbais. Entretanto, a simples utilizao de tais regras e de outros recursos da norma culta no garante o sucesso de um texto escrito. (...) Para que esse discurso seja bem sucedido deve constituir um todo significativo e no fragmentos isolados justapostos. No interior de um texto devem existir elementos que estabelecem uma ligao entre as 17 LNGUA PORTUGUESA

10

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
15 partes, isto , elos significativos que confiram coeso ao discurso. Considera-se coeso o texto em que as partes referem-se mutuamente, s fazendo sentido quando consideradas em relao umas com as outras.
(Regina H. de Almeida Durigan e outros)

A expresso nesta ltima situao (linha 4) faz referncia (A) ao momento de se expressar formalmente. (B) ao momento de se expressar oralmente. (C) ao momento de produzir um texto escrito. (D) ao momento de se expressar formalmente e produzir um texto escrito.

TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D2 Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto GABARITO: C DISTRATORES: O aluno que optar pelo distrator (A) no leu o texto na ntegra, pois a referncia s dificuldades de se expressar formalmente aparece no primeiro pargrafo sem a presena da expresso nesta ltima situao. O distrator (B) faz referncia ao momento em que o aluno no apresenta dificuldade. O distrator (D) refere-se a dois momentos enquanto a expresso faz referncia a apenas um.

17) TEXTO

ANGELI. Luke & Tranta: Sangue de bom. So Paulo, Devir/Jacarand, 200. p. 17.

Com base na observao do dilogo dos personagens da tira possvel afirmar que (A) h compreenso mtua entre os personagens atravs do uso de grias. (B) os trs personagens apresentam cdigos lingusticos distintos. (C) o personagem mais alto no compreende as grias utilizadas pelos outros dois. (D) na tirinha, o vocbulo cabea o apelido de um dos personagens devido a sua cabeorra.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

18

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO VI Variao lingustica DESCRITOR D13 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto GABARITO: A DISTRATORES: O distrator (B) apresenta problema de inverso, ou seja, diz o contrrio do que as imagens dizem, pois todos os personagens se entendem, apesar de as expresses utilizadas serem aparentemente vazias de contedo. Aquele que optar pelo distrator (C) no atentou para a fala apresentada no ltimo quadrinho. J o distrator (D) ser escolhido por aqueles que no compreenderam o significado do vocbulo cabea nesse contexto. Monitor, comente com os alunos que, em textos dessa natureza, palavras e imagens se complementam, formando um todo significativo.

18) TEXTO O MUNDO DA TELEVISO Depois de passar horas em frente televiso, pulando de canal em canal, de programa de auditrio para novela, de novela para telejornal, de telejornal para videoclipe, a garota deu um clique final no controle remoto e a tela escureceu. Em uma frao de segundo, aquele mundo de cubo animado, colorido e fascinante, havia desaparecido. Silncio. Uma sensao de vazio tomou conta da sala. E a garota teve a ntida impresso de que o mundo em que estava era menos real do que dentro da tv. Lembrou-se de quando era criana e achava que televiso era isso mesmo: um mundo real com minsculas pessoas vivendo dentro do aparelho. Por que agora quem se sentia minscula era ela? Solido. Clique, ligou a TV de novo. Som, msica, pessoas alegres e sorridentes, palmas, folia. At a desgraa parecia um show. Isso deveria ser triste, muito triste. Mas parece que a gente vai se acostumando... No! Clique, desligou novamente. A sala vazia, o chiado do silncio. O ato de desligar abria um espao em sua cabea e era em si mesma que comeava a pensar. Seus problemas, sua rotina mecnica e sem graa, sua vida sem sabor, era isso! A vida na tela tinha sabor. Clique, ligou outra vez. (...) Nossa, suas costas j estavam doendo de tanto sof. Clique, desligou. Alm do mais, ela no era a nica. Conhecia muita gente que ligava a tv assim que chegava em casa. Clique. Ligou a televiso e ficou pensando que daria tudo para entrar naquele aparelho e pertencer quele mundo, ainda que s por um dia. E de l de dentro olharia para a menina aqui fora, sentada no sof. Quem sabe assim gostaria mais dela, se sentia um pouquinho especial...
(POLIZZI, Valria. Papo de Garota. Ed. Smbolo e Ed. Nome da Rosa. SP, 2001. p. 25-27)

Observe o seguinte perodo: At a desgraa parecia um show. Isso deveria ser triste, muito triste. Mas parece que a gente vai se acostumando,... A orao em destaque estabelece em relao orao anterior uma ideia de (A) adio. (B) alternncia. (C) oposio. (D) concluso.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

19

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc). GABARITO: C DISTRATORES: possvel que alguns alunos optem pelo distrator (A), devido associao de estruturas correlatas do tipo Ele no s trabalha, mas tambm estuda cujo valor semntico aditivo; O distrator (B) pouco provvel, apenas os alunos que desconhecem as conjunes marcariam esta alternativa; O distrator (D) decorrente do desconhecimento dos conectores adversativos. Ainda que o aluno no faa associao semntica dos contedos das oraes interligadas pelo conector mas, ele tem no enunciado uma conjuno tipicamente adversativa.

19) TEXTO DUAS-PEAS (Lus Fernando Verssimo) Pai e filha, 1951, 52, por a. PAI - Minha filha, voc vai usar ... isso? FILHA Vou, pai. PAI Mas aparece o umbigo! FILHA Que que tem ? PAI Voc vai andar por a com o umbigo de fora? FILHA Por a, no. S na praia. Todo mundo est usando duas-peas, pai. PAI Minha filha... Pelo seu pai. Pelo nome da famlia. Pelo seu bom nome. Use mai de uma pea s. FILHA No quero! PAI Ento este ano no tem praia! FILHA Mas pai! Pai e filha, 1986. FILHA Pai, vou usar mai de uma pea. Pai Muito bem, minha filha. Gostei da sua independncia. Por que ser como todas as outras? Uma pea. timo. Voc at vai chamar mais ateno. FILHA S no decidi ainda qual das duas, a de cima ou a de baixo.
VERSSIMO, Lus Fernando. Mais comdias para ler na escola. Rio de Janeiro: objetiva, 2008. p.83

Qual frase foi responsvel por gerar o humor na histria? (A) Minha filha, voc vai usar ...isso? (B) Minha filha...Pelo seu pai. Pelo nome da famlia. Pelo seu nome. (C) Pai, vou usar mai de uma pea. (D) S no decidi ainda qual das duas, a de cima ou a de baixo.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

20

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO V Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido DESCRITOR D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados GABARITO: D DISTRATORES: O distrator (A) o que, talvez, mais provocaria dvida nos alunos, visto que a pontuao e a entonao dada orao no momento da leitura pode lev-los a concluir que essa orao foi responsvel por gerar o humor no texto; Os distratores (B) e (C) dificilmente seriam escolhidos pelos alunos. Apesar de as oraes que pertencem a essas opes terem contribudo para a construo do humor, essas alternativas no responderiam integralmente a pergunta em questo.

20) TEXTO AS MOS DE EDIENE Ediene tem 16 anos, rosto redondo, trigueiro, ndio e bonito das meninas do serto nordestino. Vaidosa, pe anis nos dedos e pinta os lbios com batom. Mas Ediene diferente. Jamais abraar, no namorar de mos dadas e, se tiver filhos, no os aconchegar em seus braos para dar-lhes o calor e o alimento dos seios de me. A razo simples. Ediene no tem braos. Ela os perdeu numa maromba, mquina do sculo passado, com dois cilindros de metal que amassam barro para fazer telhas e tijolos numa olaria.Os dedos que enche de anis so os dos ps, com os quais escreve, desenha e passa batom nos lbios. Ediene, ainda menina, trabalhava na mquina infernal, quando se distraiu e seus braos voltaram ao barro. (...)
Fritz Utzeri Jornal do Brasil Caderno B 02/12/99

O texto que voc acabou de ler uma narrativa, marque a opo que apresenta o fato responsvel por gerar a complicao da histria: (A) Ediene tem 16 anos. (B) A razo simples. Ediene no tem braos. (C) Os dedos que enche de anis so os dos ps. (D) Ediene, ainda menina, trabalhava na mquina infernal (...)
TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR 10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa) GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) mostra parte da descrio da menina Ediene. importante que o aluno tenha conscincia de que o texto narrativo tambm apresenta partes descritivas e que, muitas vezes, a descrio funciona como um auxiliar para que a narrativa se prolongue. Em relao ao distrator C, tem-se a continuidade da descrio. Na verdade, o que ocorre nesse trecho a explicao da primeira parte do texto, justificando quais os dedos que Ediene enche de anis. importante destacar, no distrator (D), o emprego do tempo verbal pretrito imperfeito, caracterstico da descrio. Essa orao, ento, no poderia ser a responsvel por gerar o conflito da narrativa.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

21

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
21) TEXTO O poder dos amigos Uma pesquisa realizada na Sucia comprovou que bons amigos fazem mesmo bem ao corao. O estudo acompanhou a evoluo do estado de sade de 741 homens por 15 anos e concluiu que aqueles que mantinham timas amizades apresentaram muito menos chances de desenvolver doenas cardacas do que aqueles que no contavam com o ombro amigo de algum.
Revista ISTO , 3 de maro de 2004.

Que tese voc identifica nesse texto? (A) As pessoas com mais amigos vivem mais. (B) Ter amizades importante para a sade do corao. (C) Ter amigos evita doenas. (D) Quando se tem o ombro amigo de algum no se fica doente.
TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D7 Identificar a tese de um texto

GABARITO:B DISTRATORES: O distrator (A) faz um acrscimo s informaes contidas no texto, no dito no texto que ter amigos faz a pessoa viver mais. Existe apenas a possibilidade de o aluno inferir isso. Segundo o texto, as nicas doenas que a amizade evita so as doenas do corao e no outros tipos de doena (C). A falta de ateno levaria os alunos a marcar essa alternativa; No distrator (D) h uma espcie de generalizao das doenas evitadas pela amizade e o texto centraliza os efeitos da amizade nas doenas cardacas.

22) TEXTO I MUROS DA VERGONHA (fragmento) (...) Do lado de fora das cadeias, no se vive exatamente em liberdade. H uma parte da populao trancada em casa, atrs de grades. a violncia que faz inclusive os prdios novos deixarem as pranchetas dos arquitetos j murados com ao inox e tubos galvanizados em certos casos, at mesmo com cercas eltricas e de arame farpado. A esttica do medo mudou radicalmente a paisagem mais famosa do Rio, a orla de Copacabana. Onde h 20 anos havia portaria nas caladas, hoje existem verdadeiras fortalezas, na tentativa de deixar a violncia trancada do lado de fora de casa, mas que aprisionam tambm os moradores. Nem hospitais escapam da moda dos paredes. No raro encontrar muros altos com arame farpado lembrana prxima dos campos de concentrao e presdios em unidades de sade do Rio. ( Joo Antnio Barros & Paula Sarapu Jornal O DIA 8/11/2009) TEXTO II MINHA ALMA Letra: Marcelo Yuka e Msica O RAPPA A minha alma est armada E apontada para a cara
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

22

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Do sossego Pois paz sem voz No paz medo s vezes eu falo com a vida s vezes ela quem diz Qual a paz que eu no Quero conservar Para tentar ser feliz As grades do condomnio So para trazer proteo Mas tambm trazem a dvida Se voc que est nessa priso Me abrace e me d um beijo Faa um filho comigo Mas no me deixe sentar Na poltrona no dia de domingo Procurando novas drogas De aluguel nesse vdeo Coagido pela paz Que eu no quero Seguir admitindo s vezes eu falo com a vida s vezes ela quem diz

10

15

20

25

A relao de oposio existente no trecho (...) mas que aprisionam tambm os moradores pode ser notada em qual trecho da msica? (A) (...) e apontada para a cara do sossego (...). (B) (...) Pois paz sem voz no paz medo (...). (C) (...) mas tambm trazem a dvida se voc que est nessa priso (...). (D) (...) mas no me deixe sentar na poltrona no dia de domingo (...).
TPICO III Relao entre textos DESCRITOR D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR 15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc GABARITO: C DISTRATORES: A escolha pelo distrator (A) mostra que o aluno apresenta dificuldade em relacionar a orao precedente com a subsequente ao conector, no atribuindo valor semntico a este; A minoria da turma marcaria o distrator (B), visto que o conector pois dificilmente estabeleceria uma contra argumentao com a orao anterior; O aluno que optar pelo distrator (D), estar atento apenas conjuno mas, sem observar o contedo semntico das oraes que o conector est ligando.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

23

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

Voc, monitor, poder comentar que o valor semntico das conjunes perceptvel, de fato, no universo textual. Por isso, procure mostrar aos alunos que, em vez de tentar decorar listas de conjunes, faz-se necessrio localiz-las no texto e identificar o valor que ali assumem. Exemplo: Classificada como aditiva, a conjuno E revela contraste em oraes como Estudei tanto para a prova e no acertei uma questo sequer e Corremos tanto e chegamos atrasados assim mesmo!

23) TEXTO

Com base na leitura do texto e na observao das imagens que o compem, possvel inferir da ltima imagem que (A) todas as figuras apresentam a mesma opinio. (B) o indivduo do meio foi induzido a aceitar a opinio alheia. (C) o indivduo do meio criticado por apresentar uma expresso prpria. (D) a figura do meio desafia os outros por apresentar uma opinio distinta.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

24

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D4 Inferir uma informao implcita em um texto TPICO II Implicaes do Suporte, do Gnero e/ou Enunciador na Compreenso do Texto DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico GABARITO: B DISTRATORES: O aluno que marcar o distrator (A) no estar levando em considerao a posio mais baixa do indivduo do meio, pois, apesar de todos terem a mesma expresso, a forma como este indivduo assumiu tal expresso foi distinta da dos demais; A inferncia contida no distrator (C) revela o contedo expresso na segunda imagem e no na ltima; Em relao ao distrator (D), a figura do meio desafia os demais somente quando mostra uma expresso prpria, isso ocorre nas imagens 2, 3 e 4. A questo pede a inferncia da ltima imagem.

24) TEXTO Veja o que Mafalda diz na TV

QUINO, Toda a Mafalda. Lisboa, Publicaes D. Quixote, 1987

Nas expresses Que ests a fazer e Estou a pensar, verifica-se a presena da construo verbal: verbo ESTAR + infinitivo, caracterstica do portugus de Portugal. Marque a opo que apresente a forma predominante no portugus do Brasil: (A) fazes e pensas. (B) est fazendo e estou pensando. (C) faz e penso. (D) vai fazer e irei pensar.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

25

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO VI Variao lingustica DESCRITOR D13 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto).

GABARITO: B DISTRATORES: A escolha pela opo A mostra que o aluno no tem conhecimento do portugus predominante no Brasil. Em relao s alternativas C e D, os tempos verbais apresentados no substituiriam com adequao as locues da fala das personagens da tirinha, pois a ideia que se quer passar no enunciado de uma ao que est em andamento, e isso justifica o emprego do gerndio no portugus do Brasil, ao passo que a opo C apresenta aes do presente e a opo D aes futuras. Caro monitor, voc poder ampliar a discusso para alm de um uso lingustico. Busque explorar a crtica da personagem Mafalda em relao TV, expressada em sua fala no ltimo quadrinho, e promover um breve debate sobre tal assunto.

25) TEXTO

O humor da tirinha se d, justamente, porque Chico Bento no estabelece a relao entre: (A) riqueza x pobreza. (B) parte x todo. (C) arrogncia x modstia. (D) negligncia x cuidado.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

26

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido). DESCRITOR D16 Identificar os efeitos de ironia e humor em textos variados GABARITO: B DISTRATORES: No que concerne ao distrator (A), a relao riqueza x pobreza, apesar de inferida no texto pela diferena entre a quantidade de gado que o pai do menino e o pai de Bento possuem (respectivamente, oitocentas cabeas e um boi diferena essa semanticamente reforada pelo advrbio s), no a responsvel pela construo do humor, localizado, justamente, no fato de Chico Bento no ter compreendido a sindoque (parte/ cabeas pelo todo/ gado) expressa por seu interlocutor. O distrator (C) no pode ser considerado como correto, visto que a relao arrogncia (menino) x modstia (Chico Bento), embora possa ser inferida na fala e na caracterizao das personagens, no , em si, a geradora do humor, constituindo-se, em verdade, como uma espcie de ambientalizao para o desenvolvimento discursivo. Em (D), a relao negligncia x cuidado no pode ser entendida como a geradora do humor, localizado, como se dissera, na incompreenso, por parte de Chico Bento, da relao parte x todo. A relao em (D) est situada, justamente, no erro de compreenso cometido por aquela personagem, que, em sua fala, deixa entender, que o pai do menino era negligente com a criao do gado (tinha apenas as cabeas dos bois), em contraponto a seu pai, cuidadoso com seu nico boi (inteirinho).

26) TEXTO

O texto tem por finalidade: (A) descrever a escrita rupestre encontrada em um stio arqueolgico. (B) divulgar a rea de atuao e os servios de uma empresa. (C) informar sobre os hbitos alimentares do ser humano. (D) aumentar o consumo de carne pela populao.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

27

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto DESCRITOR D9 Identificar a finalidade de texto de diferentes gneros

GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) no a resposta adequada, porque, no obstante o texto faa referncia explcita escrita rupestre, sua finalidade no , tal como seria em um texto de cunho didtico, descrever particularidades da gravura em si. H, em vez disso, a inteno de promover uma empresa (uma churrascaria). A propaganda usa a gravura como um intertexto, inserindo-a explicitamente no corpo do texto publicitrio, conduzindo o leitor analogia entre a figura e a churrascaria, por uma srie de metonmias e sindoques: gravura boi carne sonho do homem (gula pela carne, desde o primrdios pr-histricos). Assim, pela referncia figura, coloca-se a necessidade humana de se alimentar de carne como um instinto que unifica o homem pr-histrico ao homem contemporneo, induzindo o leitor a sentir a necessidade de saciar esse impulso e, para isso, ir churrascaria mencionada. As frases apresentadas pelo cartaz (suporte/ gnero, alis, tpico do discurso publicitrio) so as responsveis pela srie de encadeamentos descritos anteriormente. A legitimidade da churrascaria apresentada pelo seu tempo de existncia no mercado (dez anos) e por ser caracterizada como a que deixa a carne no ponto certo. O distrator (C) no satisfaz a questo, visto que, embora haja no texto uma referncia explcita ao hbito e desejo humano de se alimentar de carne, a prioridade do texto divulgar, por meio da propaganda, uma empresa o texto quer vender um produto/ servio. Em relao a (D), ainda que haja a preocupao implcita, por parte do texto, de fazer com que o leitor consuma mais carne, o objetivo central promover a churrascaria o leitor visto como um consumidor. Deve-se, pois, respeitar a hierarquia entre as informaes apresentadas no texto, para saber qual informao deve ser vista como figura (vender o produto/ servio divulgado pela propaganda) e qual deve ser interpretada como fundo (aumentar o consumo de carne pela populao).

27) TEXTO SE A VIDA LHE DER UM LIMO, FAA UMA LIMONADA

O sentido da palavra sublinhada o de (A) oportunidade. (B) alegria. (C) dificuldade. (D) tristeza.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

28

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D2 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso GABARITO: C DISTRATORES: A palavra limo apresenta o trao semntico azedo, interpretado como negativo. O distrator (A) pode ser interpretado tanto em uma perspectiva positiva como negativa (uma oportunidade pode nascer ou no de uma dificuldade), no correspondendo, pois, necessariamente, ao sentido da palavra destacada no provrbio. O distrator (B) no satisfaz a questo, visto que a palavra alegria no apresenta trao interpretado como negativo, equivalente a azedo, encontrado na palavra limo. Embora (D) apresente valores negativos em sua constituio semntica, no se encaixa perfeitamente questo, visto que o provrbio apresenta como limo um entrave, um obstculo, uma dificuldade a uma ao, no necessariamente englobando a noo de tristeza ao sentido daquele termo.

28) TEXTO A BONECA Deixando a bola e a peteca Com que inda h pouco brincavam, Por causa de uma boneca, Duas meninas brigavam. 5 Dizia a primeira: minha! minha! a outra gritava; E nenhuma se continha, Nem a boneca largava. Quem mais sofria (coitada!) Era a boneca. J tinha Toda a roupa estraalhada, E amarrotada a carinha.
BILAC, Olavo. Palavras de encantamento. So Paulo: Moderna. v.1, p.60.

15

Tanto puxaram por ela, Que a pobre rasgou-se ao meio, Perdendo a estopa amarela Que lhe formava o recheio. E, ao fim de tanta fadiga, Voltando bola e peteca, Ambas, por causa da briga, Ficaram sem a boneca...

20

10

No poema A boneca, o vocbulo em destaque E, nos versos 7, 12 e 17, assume, respectivamente, os valores (A) aditivo, aditivo, conclusivo. (B) adversativo, aditivo, conclusivo. (C) aditivo, adversativo, conclusivo. (D) adversativo, conclusivo, aditivo.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

29

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D12 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc GABARITO: B DISTRATORES: A questo exige que se perceba a relao entre as oraes interligadas pelo conectivo e, observando os valores que esse elemento pode assumir, em funo do contexto. (A) incorreta, pois o primeiro e apresenta-se sob valor adversativo (verso 7), absorvido das oraes por ele relacionadas. Ratifica-se tal afirmao pela substituio daquele conector por conjunes adversativas (mas, porm etc.). (C) inadequada, pois, alm do primeiro e ter valor adversativo, o segundo se apresenta sob valor aditivo (verso 12) Toda a roupa estraalhada e amarrotada a carinha so informaes que se somam, para caracterizar o estado da boneca. (D) no est certa, porque, como se dissera, o segundo e tem valor aditivo e o terceiro (verso 17) apresenta-se sob valor conclusivo, encaminhando a progresso textual para uma concluso do discurso algo equivalente acontece nos contos de fadas na expresso e foram felizes para sempre. No caso do conectivo do verso 17, a concluso no se refere orao anterior, mas sim ao fechamento do texto como um todo.

29) TEXTO

Nquel Nusea. Disponvel em www.niquel.com.br. Acesso em agosto de 2010.

O filhote percebe que Nquel Nusea no sabe ler, porque: (A) Nquel Nusea substitui as personagens da histria. (B) Nquel Nusea altera as aes das personagens da histria. (C) Nquel Nusea inverte a sequncia da histria. (D) Nquel Nusea recria o final da histria.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

30

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido DESCRITOR D16 Identificar os efeitos de ironia e humor em textos variados GABARITO: B DISTRATORES: Em sua narrao, Nquel Nusea cita as personagens principais da verso tradicional do conto Chapeuzinho Vermelho - a prpria Chapeuzinho (essa de chapu vermelho), o lobo e a av a velha). Assim, a alternativa (A) no adequada questo. (C) incorreta, porque a narrao de Nquel Nusea no uma sequncia invertida das aes apresentadas no conto tradicional, mas sim uma reinveno dessas aes, a partir da reformulao das personagens principais. Note-se que possvel imaginar as imagens que Nquel v no livro, conforme a sequncia de sua narrativa (no primeiro quadro, a figura de Chapeuzinho; no segundo, o encontro com o lobo; no terceiro, a figura da av e sua substituio pela figura do lobo, j vestido com as roupas da av). (D) Nquel Nusea no recria o final da histria, ela altera toda a verso tradicional em si, ao caracterizar as personagens diferentemente do que elas aparecem no conto tradicional, e ao alterar o enredo original da histria.

30) TEXTO I

IBGE: BRASIL NO TEM DEPSITOS DEFINITIVOS PARA LIXO RADIOATIVO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) lanou o livro Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel 2008 (IDS 2008). Nele, os pesquisadores constataram que apesar de produzir 13.775 metros cbicos de resduos radioativos, o Brasil ainda no tem, com exceo do depsito de Abadia de Gois - que contm os rejeitos do acidente com csio 137, ocorrido em Goinia, em 1987, depsitos finais para onde encaminhar esse material perigoso com segurana. (...) como se as pessoas guardassem rejeito radioativo txico em casa. Por mais que o mantenham em segurana, o ideal que o rejeito radioativo v para o local no qual ser, definitivamente, armazenado, explicou o pesquisador Judicael Clevelrio, da Coordenao dos Recursos Naturais do IBGE. Segundo o pesquisador, a questo polmica e envolve decises polticas. Voc deve colocar [o rejeito radioativo] em um local onde possa vigi-lo, para ver o que est acontecendo, intervindo quando necessrio, e ao mesmo tempo longe do alcance das pessoas. A entra a questo de quem quer um depsito perto de sua casa? Essa questo ainda no foi resolvida pelos canais responsveis, disse.
Disponvel em http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=2652. Acesso em agosto de 2010.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

10

31

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
TEXTO II

Nquel Nusea. Disponvel em www.nquel.com.br. Acesso em agosto de 2010.

Em relao aos textos I e II, pode-se afirmar que: (A) os textos I e II no esto relacionados tematicamente. (B) os textos I e II tratam de um problema social. (C) apenas o texto I apresenta uma crtica a um problema social. (D) apenas o texto II apresenta aes para um problema social

TPICO III Relao entre textos DESCRITOR D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) inadequado, visto que os textos I e II abordam uma mesma temtica: a problemtica do lixo e o desenvolvimento tecnolgico. O distrator (C) incorreto, porque ambos os textos criticam um problema social: o desenvolvimento tecnolgico desvinculado de uma preocupao ambiental. O distrator (D) no responde ao enunciado, uma vez que o texto 2 critica um problema social, mas no prope aes destinadas a solucion-lo. Ao contrrio, o texto 1 apresenta uma soluo para o problema em Voc deve colocar [o rejeito radioativo] em um local onde possa vigi-lo, para ver o que est acontecendo, intervindo quando necessrio, e ao mesmo tempo longe do alcance das pessoas.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

32

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
31) TEXTO

Um meio parente meu, do interior do Estado de So Paulo, visita pela primeira vez a capital em meados da dcada de 30. Vai, claro, visitar a maior atrao turstica da cidade: o arranha-cu Martinelli. No saguo de entrada, aproximando-se do elevador, ouve o ascensorista perguntar-lhe: Em que andar o Senhor quer ir? Sem hesitar, respondeu: Quarqu um qui num seja o trote.
GENETTE, Gerard. Mortos de rir. In: Folha de S. Paulo. Mais!18/nov./2001, p.6

O humor dessa anedota gerado a partir do duplo sentido de um determinado vocbulo. Marque a opo cujo contedo apresente esse vocbulo. (A) arranha-cu (B) ir (C) andar (D) trote

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido DESCRITOR D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso GABARITO: C DISTRATORES: As opes (A), (B) e (D) apresentam vocbulos cuja semntica no apresenta, neste texto, margem para gerar ambiguidade, por isso so inadequadas resposta.

32) TEXTO

A RAPOSA E AS UVAS
(MONTEIRO LOBATO)

Certa raposa esfomeada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir gua na boca. Mas to altos que nem pulando. O matreiro bicho torceu o focinho. __ Esto verdes murmurou. __ Uvas verdes, s para cachorro. E foi-se. Nisto deu o vento e uma folha caiu. A raposa ouvindo o barulhinho voltou depressa e ps-se a farejar... Moral da estria: Quem desdenha quer comprar.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

33

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Muitas vezes a variao do grau das palavras apresenta um sentido conotativo. Marque a opo que contenha o sentido figurado do vocbulo em destaque no perodo: Certa raposa esfomeada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos... O valor conotativo que o diminutivo destacado apresentou no texto foi (A) de intensidade. (B) pejorativo. (C) afetivo. (D) de tamanho pequeno.
TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso

GABARITO: A DISTRATORES: A opo (B) inadequada por apresentar um valor conotativo que tem por objetivo diminuir negativamente um determinado conceito, o que no o caso do vocbulo em questo. A opo (C) talvez seja uma das mais escolhidas pelos alunos, pelo fato de a linguagem que foi utilizada ao longo do texto trazer traos afetivos, porm a opo inadequada porque a questo no se refere ao valor atribudo linguagem no texto como um todo e sim a um nico vocbulo. J a opo (D) permanece no nvel literal.

33) TEXTO O PO NOSSO DE CADA DIA Consumido desde a Pr-histria, sendo talvez o primeiro alimento elaborado pelo homem, o po sempre esteve presente na simbologia religiosa e nos rituais de diferentes sociedades. Na Antiguidade, no Egito, na Grcia e em Roma, ele era dado em oferendas aos deuses e mortos. Com o Cristianismo a partir da ltima ceia, quando Jesus dividiu o po entre seus doze apstolos dizendo que era o seu corpo e quem dele comesse teria vida eterna ganhou o significado de alimento do esprito. Mas nunca perdeu sua condio de alimento bsico, sinnimo de condio mnima de subsistncia, refletido em expresses populares como ganhar o po.
Globo Cincia, jun. 1992.

A finalidade desse texto (A) divulgar. (B) informar. (C) persuadir. (D) resumir.
Tpico II Implicaes do Suporte, do Gnero e/ou Enunciador na Compreenso do texto Descritor D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) inadequado porque o texto proposto no tem por objetivo fazer a divulgao de um produto e sim informar curiosidades acerca do po nosso de cada dia. O distrator (C) incorreto, pois o texto no visa ao convencimento de um pblico-alvo. O distrator (D) no est correto, pois o texto no nos fornece informaes suficientes para sabermos que se trata de um resumo de outro texto.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

34

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
34) TEXTO

CAULOS. S di quando eu respiro. L&PM, Porto Alegre, 1976. s/p.

A partir do momento em que a TV desliga o homem, pode-se inferir a seguinte crtica: (A) o domnio do meio de comunicao sobre o homem. (B) o domnio do homem sobre os meios de comunicao. (C) homem e TV so uma perfeita combinao. (D) o homem no gosta de ver TV.

TPICO II Implicaes do Suporte, do Gnero e/ou Enunciador na Compreenso do texto DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso GABARITO: A DISTRATORES: O distrator (B) traz, em seu contedo, o contrrio do que se infere da imagem. O distrator (C) seria correto se no fosse pelo ltimo quadrinho. Aquele que optar por ele estar levando em considerao apenas os dois primeiros quadrinhos. O distrator (D) incoerente quanto ao contedo das imagens mostradas pelos quadrinhos.

35) TEXTO EU BEBO SIM (Fragmento) Eu bebo sim Eu to vivendo, Tem gente que no bebe E ta morrendo. 5
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

Tem gente que j ta com o p na cova, 35 LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
No bebeu e isso prova Que a bebida no faz mal.
Luiz Antnio & Joo do Violo

Com base na leitura da letra do samba acima, assinale a opo cujo contedo indique sua tese. (A) Tem gente que no bebe e ta morrendo. (B) Tem gente que j ta com o p na cova e no bebeu. (C) A bebida no faz mal. (D) A bebida prolonga a vida. TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D7 Identificar a tese de um texto

GABARITO: C DISTRATORES: Os distratores (A) e (B) trazem os argumentos que sustentam a tese. O distrator (D) extrapola as informaes apresentadas pela letra da msica, ou seja, um acrscimo que no poderia constituir a tese do texto. Caro monitor, busque explorar com os alunos o que vem a ser um texto argumentativo e como ele se estrutura. Seria interessante levar para a sala de aula outros textos dessa natureza e nesses exemplares evidenciar o que seja a tese e os argumentos que a sustentam.

36) TEXTO TIRO AO LVARO De tanto levar frechada do teu olhar Meu peito at parece, sabe o que? Taubua de tiro ao lvaro, no tem mais onde furar 5 Teu olhar mata mais do que bala de carabina Que veneno estriquinina Que peixeira de baiano Teu olhar mata mais Que atropelamento de automver Mata mais que bala de revrver
Adoniran Barbosa e Oswaldo Moles

10

As palavras em destaque na msica so exemplos de que a nossa lngua pode variar (A) de acordo com o grupo social a que pertena a pessoa que fala e com sua idade. (B) de acordo com o lugar de origem da pessoa que fala e com a sua idade. (C) de acordo com a pessoa que fala e com o seu lugar de origem. (D) de acordo com a pessoa que fala e com o grupo social a que pertence.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

36

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO VI Relaes entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido DESCRITOR D13 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto GABARITO: D DISTRATORES: O distrator (A) parcialmente incorreto, pois a letra da msica no apresenta usos que caracterizem uma variao histrica. Os distratores (B) e (C) so inadequados, porque o texto no traz exemplos suficientes para caracterizar um falar regional. Caro monitor, alm de explorar o texto em todas as suas possibilidades, promova entre os alunos uma discusso acerca dos usos lingusticos apresentados na letra da msica como diferentes manifestaes lingusticas, prprias da oralidade, e no como erro. Busque explorar a questo do preconceito lingustico e a necessidade de adequao da linguagem a depender do contexto em que a interao ocorre.

37) TEXTO ELA LOIRA, MAS TO INTELIGENTE. O texto acima foi divulgado por uma emissora televisiva s vsperas da estreia de um programa de auditrio comandado por Adriane Galisteu. O emprego da conjuno adversativa MAS no enunciado gerou um preconceito em relao s loiras. Tendo em vista essa observao, qual das expresses abaixo desfaria o preconceito em questo? (A) Entretanto. (B) Por isso. (C) No entanto. (D) Contudo.

TPICO IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto DESCRITOR D15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc GABARITO: B DISTRATORES: Os distratores (A), (C) e (D) apresentam conectores de valores semnticos parecidos com o da conjuno Mas, por isso no haveria alterao de sentido e o preconceito manter-se-ia. Caro monitor, seria interessante solicitar aos alunos que apresentem, em substituio ao conector MAS, outras conjunes que realcem contraste (caso das adversativas), de modo que o preconceito no texto seja mantido, e, na sequncia, que apresentem conjunes indicadoras de concluso (caso das conclusivas), com vistas a eliminar o preconceito marcado no texto.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

37

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
38) TEXTO

REVISTA NOVA ESCOLA. Ano XXV. N 234, Agosto 2010. p. 42.

O que o personagem Calvin leva em considerao para chegar resposta do problema de matemtica? (A) Os dados fornecidos pela questo. (B) O contexto situacional em que vive. (C) A distncia entre a casa de Dona Joana e a casa dele. (D) A velocidade do deslocamento.
TPICO II Implicaes do Suporte, do Gnero e/ou Enunciador na Compreenso do Texto. DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc) GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) inadequado por ser incoerente com a resposta que o Calvin d ao problema de matemtica. Os distratores (C) e (D) apresentam os dados fornecidos pelo problema de matemtica e no o que Calvin levou em considerao para a resoluo da questo.

39) TEXTO I EU, ETIQUETA (Adaptado) Em minha cala est grudado um nome, que no meu de batismo ou de cartrio, um nome... estranho. Meu bluso traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nessa vida, em minha camiseta, a marca de cigarro que no fumo, at hoje no fumei. Minhas meias falam de produto que nunca experimentei, mas so comunicados a meus ps. Meu tnis proclama colorido de alguma coisa no provada, por este provador de longa idade. Meu leno, meu lenol, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo, minha xcara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabea ao bico dos sapatos, so mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidncias, costume, hbito, premncia, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anncio itinerante, escravo da matria anunciada. Estou, estou na moda!!!. 38 LNGUA PORTUGUESA

10

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
duro andar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, troc-la por mil, aambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado. Com que inocncia demito-me de ser Eu que antes era e me sabia to diverso de outros, to mim mesmo, ser pensante sentinte e solitrio com outros seres diversos e conscientes de sua humana, invencvel condio. Agora sou anncio, ora vulgar ora bizarro, em lngua nacional ou em qualquer lngua (Qualquer principalmente), e nisto me comprazo, tiro glria de minha anulao. No sou v-l anncio contratado. Eu que mimosamente pago para anunciar, para vender em bares, festas, praias, piscinas, e bem vista exibo esta etiqueta global no corpo que desiste de ser veste e sandlia de uma essncia to viva, independente, que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias to pessoais, to minhas que no rosto se espelhavam e cada gesto, cada olhar, cada vinco da roupa. Sou gravado de forma universal, seio da estamparia, no de casa, da vitrine me tiram, recolocam, objeto pulsante mas objeto que se oferece como signo de outros objetos estticos, tarifados. Por me ostentar assim, to orgulhoso de ser no Eu, mas artigo industrial, peo que meu nome retifiquem. J no me convm o ttulo de homem. Meu nome novo Coisa. Eu sou a coisa, coisamente.
http://www.administradores.com.br

15

20

25

TEXTO II AO SHOPPING CENTER Pelos teus crculos Vagamos sem rumo Ns almas penadas Do mundo do consumo. 5 De elevador ao cu Pela escada ao inferno: Os extremos se tocam No castigo eterno. Cada loja um novo Prego em nossa cruz. Por mais que compremos Estamos sempre nus Ns que por teus crculos Vagamos sem perdo espera (at quando?) Da Grande Liquidao.
PAES, Jos Paulo. Melhores poemas. So Paulo: Global, 2000. p. 197.

10

15

Ambos os textos fazem referncia ao consumismo e demonstram as suas consequncias. medida que as pessoas consomem, tm sua essncia esvaziada, vaga, perdem suas identidades. A ideia de vaguido expressa nos versos do texto II pode ser observada no seguinte trecho do texto I: (A) Em minha cala est grudado um nome que no meu de batismo ou de cartrio (...) (B) Minhas meias falam de produto que nunca experimentei, mas so comunicados a meus ps. (C) Estou, estou na moda!!! (D) J no me convm o ttulo de homem. Meu nome novo Coisa.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

39

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO III Relao entre Textos DESCRITOR D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido GABARITO: D DISTRATORES: Os distratores (A), (B) e (C) so apenas trechos descritivos do texto I, em que so mostrados estgios do esvaziamento da essncia do personagem, mas a ideia de vaguido expressa por meio do vocbulo COISA (palavra que ao mesmo tempo que significa tudo significa nada) no distrator (D).

40) TEXTO I EMIGRAO E AS CONSEQUNCIAS Neste estilo popular Nos meus singelos versinhos, O leitor vai encontrar Em vez de rosas espinhos Na minha penosa lida Conheo do mar da vida As temerosas tormentas Eu sou o poeta da roa Tenho mo calosa e grossa Do cabo das ferramentas Por fora da natureza Sou poeta nordestino Porm s conto a pobreza Do meu mundo pequenino Eu no sei cantar as glrias Nem tambm conto as vitrias Do heroi com seu braso Nem o mar com suas guas S sei contar minhas mgoas E as mgoas do meu irmo
Patativa do Assar. Emigrao e as consequncias. In: Patativa do Assar: uma voz do Nordeste. So Paulo: Hedra, 2000.

10

15

20

TEXTO II CANTO I As armas e os bares assinalados Que da Ocidental praia Lusitana,


PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

40

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados Mais do que prometia a fora humana E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E tambm as memrias gloriosas Daqueles Reis que foram dilatando A F, o Imprio, e as terras viciosas De frica e de sia andaram devastando, E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando Cantando espalharei por toda a parte Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Cames, Lus de. Os Lusadas. So Paulo: Contexto, 1993.

10

15

Ao se comparar os textos I e II, possvel afirmar que: (A) ambos os narradores se aproximam dos fatos narrados. (B) ambos os textos tratam de fatos reais. (C) ambos os narradores se aproximam das personagens. (D) ambos os poemas abordam as glrias de um povo.

TPICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA DESCRITOR D4 INFERIR UMA INFORMAO IMPLCITA NO TEXTO GABARITO: B DISTRATORES O distrator (A) incorreto, pois o narrador do texto II no se aproxima dos fatos narrados ele no participa dos acontecimentos do texto. O distrator (C) inadequado, uma vez que o narrador do texto II no se aproxima das personagens, diferentemente do que acontece no texto I, em que o narrador tambm personagem e se coloca de forma simtrica, na narrativa, aos outros personagens (S sei contar minhas mgoas/ E as mgoas do meu irmo). O distrator (D) no responde a questo, porque o texto I no trata de glria, mas das dificuldades e tristezas vivenciadas por um povo o povo nordestino.

Caro monitor, possvel que os alunos comparem as linguagens empregadas nos textos I e II e team comentrios sobre elas. Amplie a discusso, fazendo uma breve exposio acerca de quem foram Patativa do Assar (poeta popular brasileiro do sculo XX) e Lus de Cames (poeta portugus do sculo XVI), e sobre o contexto (scio-polticocultural-histrico) em que foi produzido cada texto.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

41

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
41) TEXTO

O folheto publicitrio apresenta uma contradio: deve atingir um grande pblico, mas, ao mesmo tempo, alcanar o leitor de forma direta, pessoal. No texto, essa afirmativa se justifica: (A) pelo suporte utilizado. (B) pela indicao de um endereo e telefone para contato. (C) pela utilizao de primeira e segunda pessoas verbais. (D) pelo uso de ilustraes atrativas.
TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros) GABARITO: C DISTRATORES: (A) inadequado, visto que o suporte (papel de tamanho pequeno a mdio) no garante que a mensagem seja neutra o suficiente, para alcanar um grande pblico e, ao mesmo tempo, direta, para atingir leitor em sua particularidade. O gnero bilhete, geralmente tambm escrito em pequeno papel, um exemplo de que o suporte no atende o efeito discursivo descrito na questo. (B) no responde a questo, porque a simples indicao de um endereo no gera o efeito de linguagem direta ao leitor, no insere a presena de um Tu discursivo na formulao do texto. A simples indicao de um endereo relaciona-se mais a gneros informativos (placas com nomes de rua, por exemplo) do que a gneros publicitrios. (D) incorreto, porque, apesar de as ilustraes serem um recurso recorrente em gneros publicitrios, elas no atingem necessariamente o leitor de forma direta, quando desvinculadas da linguagem verbal.

42) TEXTO CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU Embora haja elipse de um elemento conector, percebemos que os dois segmentos do ditado popular esto relacionados por uma circunstncia de: (A) tempo. (B) concesso. (C) condio. (D) causa.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

42

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e explorao de sentido DESCRITOR D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da explorao de recursos ortogrficos / morfossintticos GABARITO: B DISTRATORES: A relao entre os segmentos se explica por uma quebra da lgica entre o dado (ferreiro) e o esperado (espeto de pau, em lugar de espeto de ferro). H uma concesso entre os dois segmentos (Embora a casa seja de ferreiro, o espeto de pau). (A) incorreto, porque no possvel inferir uma circunstncia de tempo entre os dois segmentos da frase. Essa afirmao se ratifica pela tentativa de se inserir conectivos temporais nos segmentos. (C) e (D) no so adequados questo, porque as relaes de condio e causa levariam sequncia lgica esperada (respectivamente, *se/ quando/ caso a casa de ferreiro, o espeto deve ser de ferro e *como/ porque/ a casa de ferreiro, o espeto de pau).

43) TEXTO A LUTA CONTRA OS ALIMENTOS "FRANKENSTEIN"

10

15

20

O fato do mercado europeu e asitico no comprar soja transgnica ou carne de animais alimentados com soja GM um dos argumentos da ONG Greenpeace para lutar contra a liberao de produtos modificados no Brasil. O grupo lanou em sua pgina de internet (www.greenpeace.org.br) o 'Guia do Consumidor contra Transgnicos' para alertar os compradores sobre quais produtos encontrados em supermercados contm milho, trigo ou soja modificados em sua composio. A lista contm vrios produtos de grandes marcas, como Sadia e Perdigo, todas acusadas de trabalhar com vegetais 'frankenstein'. Segundo Simone Corinn, representante do Greenpeace, o Guia foi elaborado atravs das respostas das empresas alimentcias para cartas enviadas pela organizao ambiental. 'As empresas que puderam comprovar que no usam produtos transgnicos entraram na nossa Lista Verde. Quem simplesmente disse que usa soja ou milho brasileiro portanto no transgnico - e no nos apresentou testes entrou na lista vermelha. O simples fato da empresa garantir que compra soja brasileira no garante que a soja no transgnica'. Para no serem pegos em contradio, a ONG tambm faz testes independentes com os produtos, em laboratrios na Sua. Alm do fator mercadolgico, o guia do Greenpeace alerta para possveis danos sade causados pela comida com matria-prima GM. 'Os alimentos oriundos de cultivos transgnicos poderiam prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenas de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistncia antibitica. Se o gene resistente atingir uma bactria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibitico, aumentando a lista, j alarmante, de problemas mdicos envolvendo doenas ligadas a bactrias imunes', cita o relatrio. Simone Corinn ainda alerta para o fato da empresa Monsanto estar criando uma crise de dependncia no consumidor: 'As sementes da Monsanto contm um gene chamado terminator, que faz com que a soja no germine aps algum tempo', ela explica. 'Isso obriga o produtor a comprar os produtos 43 LNGUA PORTUGUESA

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
novamente, sem poder estocar uma parte da safra deste ano para o plantio da safra seguinte'.
Disponvel em http://revistagloborural.globo.com/Globo Rural/ 0,6993,EEC354955-1641,00.html. Acesso em agosto de 2010.

Segundo o texto, os alimentos transgnicos so prejudiciais ao homem porque: (A) podem aumentar a resistncia de bactrias. (B) podem ocasionar prejuzos para a agricultura. (C) podem aumentar a resistncia a bactrias. (D) podem alterar produtos de grandes marcas alimentcias.

TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D8 Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la GABARITO: C DISTRATORES: (A) incorreto, porque o texto afirma que alguns transgnicos possuem genes de resistncia antibitica que, caso atinjam uma bactria nociva, podem-lhe conferir imunidade a antibiticos, o que dificultaria o tratamento de determinadas doenas humanas ou animais. (B) inadequado, porque, apesar de todas as problemticas, o cultivo de transgnicos propicia o desenvolvimento de vegetais mais resistentes. Se tal cultivo fosse totalmente prejudicial, no haveria a preocupao de impedir seu aumento na agricultura brasileira. (D) no responde a questo, visto que o uso de transgnicos pode afetar a composio dos alimentos, mesmo quando estes so produtos de grandes marcas, fato que pode interferir diretamente na sade dos seres humanos. Caro monitor, voc poder levar para a sala de aula outros textos que tratem do assunto explorado no texto em questo e promover um debate sobre alimentos transgnicos e suas implicaes na sade dos seres humanos.

44) TEXTO [...] Porque... assim, com a pessoa que voc t de repente, porque tem vezes que voc t ficando, t ficando, t ficando, e a de repente voc j t at namorando, com aquela pessoa, se voc encontra com ela todo dia e tal, mas nunca chega um amigo e fala Ah, essa sua namorada?, e tal, voc fala, , ele fala, minha namorada, meu namorado [...].
CHAVES, Jaqueline. Ficar com: um novo cdigo entre jovens. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

No texto, a palavra voc indica uma referncia: (A) ao leitor. (B) a uma pessoa relatada. (C) ao entrevistador. (D) a uma pessoa indeterminada.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

44

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TPICO VI Variao lingustica DESCRITOR D10 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto GABARITO: D DISTRATORES: (A) inadequado, pois o narrador do texto, em nenhum momento, se dirige ao leitor. (B) incorreto, visto que o narrador relata uma situao hipoteticamente, no se referindo a uma pessoa real em si. (C) no atende ao enunciado, porque o texto no deixa pistas sobre o pronome voc se referir a um interlocutor, mas sim a um ser inserido dentro de uma hiptese (uma espcie de sujeito oculto no da sintaxe, mas do discurso).

45) TEXTO Bezerro de vaca preta Ona pintada no come... Quem casa com mui feia No tem medo de outro home. 5 Meu fio, mui bonita De duas faia uma tem: Ou qu bem a toda gente Ou no gosta de ningum.

FALCI, Miridan Konox. Mulheres do serto nordestino. In: DEL PRIORE, Mary (org.) HIstria das mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 2004.(Adaptado.)

No texto, a rima entre as palavras come e home justifica-se por: (A) uma incorreo na pronncia. (B) uma marca da oralidade. (C) um registro informal da escrita. (D) uma variao regional da lngua.
TPICO VI Variao lingustica DESCRITOR D10 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto GABARITO: B DISTRATORES: (A) inadequado, uma vez que as palavras enfocadas, ao retratarem caractersticas da fala, indicam uma variao da lngua, e no um erro de pronncia. (C) no atende questo, visto que a lngua escrita no apresenta tais registros, mesmo quando empregada informalmente. (D) incorreta, pois as palavras destacadas no indicam uma variao regional da lngua, pela grande amplitude desses registros, na modalidade oral do portugus brasileiro, no pas.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

45

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
46) TEXTO QUINCAS BERRO D'GUA Salvador. Quincas (Paulo Jos) um funcionrio pblico cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua famlia de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D'gua, o rei dos vagabundos. Quando ele encontrado morto em seu quarto, sua famlia resolve apagar os vestgios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitvel. S que seus amigos surgem no local e decidem lev-lo para uma ltima farra.
Disponvel em: http://www.adorocinema.com/filmes /quincas-berro-dagua/. Acesso em agosto de 2010.

O texto apresentado tem por funo: (A) avaliar um filme. (B) resumir um filme. (C) promover um filme. (D) comentar um filme.

TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto DESCRITOR D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros GABARITO: B DISTRATORES: (A) incorreto, pois o texto, em momento algum, avalia o filme ao qual se refere - No h julgamento de nenhum aspecto quanto qualidade da produo mencionada. (C) no responde a questo, visto que o objetivo principal do texto no promover o filme, tal qual uma publicidade. Para tal fim, geralmente so utilizados cartazes, propagandas em rdio e televiso, entre outros gneros, e, geralmente, h um julgamento apreciativo do produto a ser vendido. (D) inadequado, porque um comentrio apresentaria um julgamento de valor em relao ao filme se bom, regular, ruim. O texto, em passagem alguma, apresenta tal avaliao.

Monitor, explorado o texto em todas as suas possibilidades e comentada a questo, voc poder solicitar aos alunos que produzam textos de gneros que atendam finalidade expressa nos distratores (A), (C) e (D), tomando como referncia o assunto do texto aqui analisado.

47) TEXTO I GUIA PRTICO DE BOAS MANEIRAS E ETIQUETA Evite grias e jarges - Evite grias e jarges, que, alm de causarem m impresso, demonstram pouco conhecimento ou mau uso de vocabulrio.
Disponvel em: http://www.apparenza.com.br/informe/arti go_secretaria.pdf. Acesso em agosto de 2010. (Adaptado)

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

46

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TEXTO II MANUAL DE BOAS MANEIRAS E ETIQUETA Grias: - Podem ser usadas na intimidade, em sociedade quando do mais sabor ao que se conta. Devem ser evitadas diante de pessoas mais velhas ou de mais cerimnias.
Disponvel em: http://www.dicaspraticas.com.br/arti cles.php?article_id=801&rowstart=1. Acesso em agosto de 2010.

TEXTO III Gria um dialeto social empregado por um grupo a fim de suprir necessidades peculiares de comunicao. O uso da gria marca a diferena de um grupo em relao a outro, o que torna a gria fator de identidade. Palavras prprias aos falantes de certos grupos e mesmo modo s prprios de encadear palavras numa orao tornam-se marcas do falar de um grupo e no de outros. A gria tambm pode ser designada como jargo. Como exemplo de diferentes grias, lembramos as que so usadas por surfistas, funkeiros, profissionais de vrios ramos (vendedores ambulantes, economistas, juristas).
In: DISCINI, Norma; TEIXEIRA, Lcia. Passaporte para a lngua portuguesa. So Paulo: Editora do Brasil, 2007.

Em relao aos textos I, II e III, possvel afirmar que: (A) os trs textos avaliam o uso de grias. (B) o texto I apresenta a gria como recurso estilstico. (C) o texto II restringe o emprego de grias. (D) o texto III valoriza o uso de grias. TPICO III Relao entre textos DESCRITOR D21 Reconhecer posies distintas entre duas os mais opinies relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema GABARITO: C DISTRATORES: (A) incorreto, visto que, embora os textos I e II sejam contra o uso de grias, o texto III no se preocupa em julgar, positiva ou negativamente, tais registros - seu objetivo apenas descrever caractersticas prprias de tal registro lingustico. (B) no atende ao enunciado, pois a noo de recurso estilstico traz consigo uma a ideia de apreciao a algo, o que o texto I no apresenta, de modo algum, em relao gria. Ao contrrio, o texto I critica veementemente o emprego de tais expresses. (D) inadequado, porque o texto III no defende ou critica o uso de grias, apenas caracteriza condies de emprego de tais registros.

Caro monitor, converse com os alunos sobre as situaes de comunicao em que as grias frequentemente so empregadas. Leve-os a atentar para a necessidade de adequao da linguagem ao contexto de uso: com quem, para que, com que inteno, quando, onde se fala.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

47

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
48) TEXTO

Disponvel em http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem /noticia_exibe.asp?cod_noticia=2652

O humor da tirinha se concentra na relao entre: (A) linguagem informativa e linguagem potica. (B) sentido denotativo e sentido conotativo. (C) linguagem verbal e linguagem no-verbal. (D) lngua escrita e lngua falada.

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido DESCRITOR D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados GABARITO: B DISTRATORES: (A) inadequado, uma vez que a tirinha no apresenta o emprego da linguagem sob enfoque informativo (nas duas falas do inseto, h um julgamento de valor). (C) no atende questo, pois as imagens da tirinha no entram em conflito com o texto verbal, gerando conflito ao contrrio, linguagens verbal e no verbal se complementam na gerao dos sentidos do texto, em sua globalidade. (D) incorreto, porque o texto tenta representar, por meio da escrita, a fala da baratinha (uso de bales, tpicos nesse gnero textual), no h uma gerao de humor por meio dessa relao.

49) TEXTO O PODER DOS AMIGOS Uma pesquisa realizada na Sucia comprovou que bons amigos fazem mesmo bem ao corao. O estudo acompanhou a evoluo do estado de sade de 741 homens por 15 anos e concluiu que aqueles que
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

48

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
mantinham timas amizades apresentaram muito menos chances de desenvolver doenas cardacas do que aqueles que contavam com o ombro amigo de algum. (Isto , 3/3/04) CANO DA AMRICA
(Composio: Fernando Brant e Milton Nascimento)

Amigo coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do corao Assim falava a cano que na Amrica ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrana que o outro cantou Amigo coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distncia digam "no" Mesmo esquecendo a cano O que importa ouvir A voz que vem do corao Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
(www.terra.com.br)

10

15

20

Com relao palavra corao, presente nos dois textos, possvel entender que (A) (B) (C) (D) nos dois textos, a palavra usada em sentido figurado. no primeiro, usada em sentido literal, no segundo, em sentido figurado. no primeiro, usada em sentido figurado, no segundo, em sentido literal. nos dois textos, a palavra usada em sentido literal. TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso GABARITO: D DISTRATORES: Como o texto O poder dos amigos trata de uma pesquisa, a palavra corao foi utilizada para representar o rgo do corpo humano, portanto em sentido denotativo. Sendo assim, as opes (A), (C) e (D) no correspondem s respostas corretas.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

49

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
50) TEXTO OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM (Fragmento)

10

Uma experincia pequena, mas com resultados animadores est empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de So Paulo. O trabalho, coordenado pelo prof. Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianas deficientes mentais para melhorar o desempenho escolar. As crianas cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc. Durante as atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades de maneira fcil e divertida. Alm da evoluo no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer haviam experimentado: auto-estima. Essa pequena sensao enche de alegria o corao do menino Leonardo Neves, 11 anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal. Tetraplgico de nascena (faltou oxignio durante o parto), Leonardo hoje capaz de feitos que, tempos atrs, eram inimaginveis. Na verdade, o uso de animais no tratamento de vrias doenas tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Vrias pesquisas demonstram que os bichos tm um fabuloso poder teraputico. Eles so remdios vivos, afirma a veterinria Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do pas. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, o contato com animais ajuda a reduzir a presso sanguinea, a diminuir os nveis de colesterol e de estresse.
Adaptado de Isto , 11/12/2004

No trecho Eles so remdios vivos, as aspas foram utilizadas para (A) indicar que a palavra REMDIO foi utilizada em sentido figurado. (B) indicar que a frase usada est em linguagem coloquial. (C) introduzir, no texto, fala diferente da do autor. (D) indicar que a palavra VIVOS foi usada em sentido figurado.

TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido DESCRITOR D17 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes GABARITO: C DISTRATORES: Se as aspas tivessem sido utilizadas para indicar o sentido figurado, elas marcariam apenas a palavra remdio, portanto a resposta (A) no adequada. A resposta (D) no adequada, pois a palavra vivos foi utilizada no sentido denotativo.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

50

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
51) TEXTO

O uso da palavra MAS feito pelo pai indica: (A) (B) (C) (D) oposio argumentao da filha. concordncia com o questionamento da filha. acrscimo argumentao da filha. irritao ao questionamento da filha

TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D15 - Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc GABARITO: A DISTRATORES: O distrator (B) no responde questo, pois a ideia de concordncia est contida na forma verbal , no no conectivo MAS. O distrator (C) C no serve como resposta correta, visto que o conector MAS, embora em alguns contextos possa apresentar valor aditivo, no o faz no texto. Apesar de visvel irritao com a filha, no semblante do pai, no possvel observar tal sentimento apenas com o conectivo MAS.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

51

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
52) TEXTO

A expresso vo para a rua indica que os operrios (A) (B) (C) (D) Faro greve. Sero despedidos. Protestaro contra os baixos salrios. Entraro em frias.

TPICO I Procedimentos de Leitura. DESCRITOR D1 - Localizar informaes explcitas em um texto GABARITO: B DISTRATORES Ainda que os distratores (A) e (C) possam representar, em outros contextos, a ideia de ir para a rua, no o que se verifica, pois o segundo quadrinho deixa claro o significado de dispensa. Alm disso, no ltimo quadrinho, a expresso INDICADOR DE DESEMPREGO exclui qualquer outra possibilidade, inclusive o distrator (D),que o mais dissonante de todos.

Caro monitor, busque explorar o texto para alm do enunciado. Explique a eles o que significa a expresso indicador de desemprego. Se for possvel, discuta com eles sobre a questo do desemprego no pas.

53)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

52

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TEXTO

A palavra porque, empregada no ltimo quadrinho, pode ser substituda, sem alterao de sentido, por: (A) (B) (C) (D) porm. embora. visto que. contanto que.

TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto. DESCRITOR D15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc GABARITO: C DISTRATORES: As opes (A), (B) e (D) no podem ser a opo correta, pois ligam oraes que apresentam ideia de oposio, enquanto VISTO QUE, valor causal, o mesmo que ocorre com o conector PORQUE.

Caro monitor, comente com os alunos sobre o gnero a que pertence o texto, sobre sua finalidade. Fale com eles acerca das linguagem verbal e no verbal que o tornam um todo significativo.

54)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

53

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TEXTO

O primeiro quadrinho: (A) introduz o humor presente na tirinha. (B) confirma a troca de papis entre os bichos e o homem. (C) contraria o poema de Bandeira. (D) debocha do poema, quando personifica os animais e animaliza o homem.
TPICO II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto. DESCRITOR D5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso GABARITO: B DISTRATORES: O distrator (A) no pode ser a opo correta pelo fato de o poema no apresentar traos de humor. O distrator (B) no condiz com a resposta correta, visto que os animais com atitudes humanas no contrariam, mas corroboram com a parte escrita da tirinha. A personificao presente no primeiro quadrinho no tem a funo de debochar do poema, mas sim ratificar a inverso de papis entre o homem e os bichos, por isso a resposta no corresponde ao distrator (D).

55)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

54

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TEXTO

Na tirinha acima, a palavra COMO indica (A) (B) (C) (D) modo causa conformidade comparao

TPICO IV Coerncia e coeso no processamento do texto. DESCRITOR D15 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. GABARITO: D DISTRATORES: Calvin, no segundo quadrinho, compara a ao de ligar a criatividade de ligar uma torneira, portanto os distratores (A), (B) e (C) no podem funcionar como resposta ao comando da questo, mesmo que a palavra COMO possa assumir os valores de modo, causa e conformidade, em outros contextos.

56) TEXTO OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM (Fragmento) Uma experincia pequena, mas com resultados animadores est empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de So Paulo. O trabalho, coordenado pelo prof. Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianas deficientes mentais para melhorar o desempenho escolar. As crianas cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc. Durante as 5 atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades de maneira fcil e divertida. Alm da evoluo no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer haviam experimentado: auto-estima. Essa pequena sensao enche de alegria o corao do menino Leonardo Neves, 11 anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal. Tetraplgico de nascena (faltou oxignio durante o parto), Leonardo PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO 55 LNGUA PORTUGUESA - 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
10 hoje capaz de feitos que, tempos atrs, eram inimaginveis. Na verdade, o uso de animais no tratamento de vrias doenas tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Vrias pesquisas demonstram que os bichos tm um fabuloso poder teraputico. Eles so remdios vivos, afirma a veterinria Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do pas. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, o contato com animais ajuda a reduzir a presso sangunea, a diminuir os nveis de colesterol e de estresse.
Adaptado de Isto , 11/12/2004

O trecho Essa pequena sensao retoma no texto o termo (A) (B) (C) (D) auto-estima. alegria. sentimento. habilidades. TPICO IV D - Coerncia e coeso no processamento do texto DESCRITOR D2 Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto GABARITO: A DISTRATORES: As respostas (B), (C) e (D) no so adequadas ao enunciado. A simples recorrncia ao texto (l. 6-8) elimina a possibilidade de elas serem escolhidas como corretas.

57)

Na tirinha, nota-se uma caracterstica da linguagem coloquial, que : (A) (B) (C) (D) 58) a utilizao da palavra j em dois quadrinhos. a utilizao de mais em vez de mas. a forma verbal abreviada t. a locuo indo brincar em vez de brincarei. 56 LNGUA PORTUGUESA

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

TEXTO O MUNDO DA TELEVISO Depois de passar horas em frente televiso, pulando de canal em canal, de programa de auditrio para novela, de novela para telejornal, de telejornal para videoclipe, a garota deu um clique final no controle remoto e a tela escureceu. Em uma frao de segundo, aquele mundo de cubo animado, colorido e fascinante, havia desaparecido. Silncio. Uma sensao de vazio tomou conta da sala. E a garota teve a ntida impresso de que o mundo em que estava era menos real do que dentro da tv. Lembrou-se de quando era criana e achava que televiso era isso mesmo: um mundo real com minsculas pessoas vivendo dentro do aparelho. Por que agora quem se sentia minscula era ela? Solido. Clique, ligou a TV de novo. Som, msica, pessoas alegres e sorridentes, palmas, folia. At a desgraa parecia um show. Isso deveria ser triste, muito triste. Mas parece que a gente vai se acostumando... No! Clique, desligou novamente. A sala vazia, o chiado do silncio. O ato de desligar abria um espao em sua cabea e era em si mesma que comeava a pensar. Seus problemas, sua rotina mecnica e sem graa, sua vida sem sabor, era isso! A vida na tela tinha sabor. Clique, ligou outra vez. (...) Nossa, suas costas j estavam doendo de tanto sof. Clique, desligou. Alm do mais, ela no era a nica. Conhecia muita gente que ligava a tv assim que chegava em casa. Clique. Ligou a televiso e ficou pensando que daria tudo para entrar naquele aparelho e pertencer quele mundo, ainda que s por um dia. E de l de dentro olharia para a menina aqui fora, sentada no sof . Quem sabe assim gostaria mais dela, se sentia um pouquinho especial...
(POLIZZI, Valria. Papo de Garota. Ed. Smbolo e Ed. Nome da Rosa. SP, 2001. p. 25-27)

O que acontecia quando a garota desligava a TV? (A) Abria um espao em sua cabea e comeava a pensar. (B) A desgraa parecia um show. (C) surgia um mundo real com minsculas pessoas vivendo dentro do aparelho. (D) Suas costas ficavam doendo.

TPICO I Procedimentos de leitura DESCRITOR D1 Localizar informaes explcitas em um texto GABARITO: A DISTRATORES: As opes B e C dizem respeito ao que ocorria enquanto a TV estava ligada, somente o aluno desatento leitura marcaria tais opes, no identificando, assim, informaes explcitas no texto; O fato de as costas ficarem doendo (alternativa D) decorrente dos atos de ligar e desligar a TV e no apenas quando ela desligava o aparelho.

59)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

57

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
TEXTO

A expresso AAAAAH! indica: (A) (B) (C) (D) Dvida Admirao Surpresa Descoberta
TPICO I Procedimentos de leitura. DESCRITOR D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso GABARITO: D DISTRATORES Embora a expresso em destaque possa apresentar todos os valores semnticos presentes em (A), (B) e (C), confirma-se pelo ltimo quadrinho, uma assimilao entre dedo indicador e indicador de desemprego feita pela personagem, apesar de equivocada.

60) TEXTO

A finalidade da charge : (A) (B) (C) (D) vender carros potentes. fazer que a populao compre carros mais velozes. alertar para o risco de dirigir perigosamente. fazer que a populao contrate mais seguros.
TPICO II Implicaes do Suporte, do Gnero e/ou Enunciador na Compreenso do Texto.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO 58 DESCRITOR D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

GABARITO: DISTRATORES: A fala de uma das personagens pode levar o leitor a considerar corretos os distratores (A) e (B), em

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

61) TEXTO AS MONTANHAS DO JARDIM GRAMACHO o maior aterro sanitrio da Amrica Latina. Cenrio do documentrio Estamira (2005), o polmico Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho gera muitos impasses ambientais e sociais. Com sua capacidade saturada, inmeras famlias da regio metropolitana do Rio de Janeiro tiram seu sustento da coleta do lixo ali depositado. Mas o que fazer com toda aquela montanha de lixo? Entre outras medidas, a Comlurb abriu em dezembro de 2006 licitao para o uso do biogs na rea do aterro. O objetivo gerar recursos para a Prefeitura na forma de crditos de carbono obtidos com a reduo das emisses de gases de efeito estufa. A empresa selecionada, alm de investir em toda estrutura operacional, dever depositar, anualmente e durante 14 anos, o valor de R$ 1,2 milho para o Fundo de Participao dos Catadores de Gramacho. Com a desativao do aterro, essa pode ser uma sada para o sustento dos inmeros catadores e suas famlias que ali trabalham.
Patricia Magrini. <http://patriciamagrini.wordpress.com/2007/08/14/as-montanhas-do-jardim-gramacho/> (com adaptaes)

No final do 2 pargrafo, o uso da forma verbal pode ser significa que (A) (B) (C) (D) h muitas sadas para o sustento dos catadores. s h uma sada para o sustento dos catadores. existe uma possvel soluo para o sustento dos catadores. no existe soluo possvel para o sustento dos catadores.
TPICO V Relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido DESCRITOR D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expresso GABARITO: C DISTRATORES: Poder um verbo modal (Verbo que exprime modalidades lgicas, como possibilidade, necessidade, probabilidade, etc. - Dicionrio Aurlio). No texto, a autora faz uso de tal forma verbal para indicar incerteza quanto soluo do problema. Portanto, os distratores (A), (B) e (C) no se enquadram na ideia de probabilidade / possibilidade que a locuo verbal denota.

LEITURA COMPLEMENTAR

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

59

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

O texto: base fundamental da construo do item A finalidade da escola ampliar a vivncia dos estudantes, para que saibam produzir e interpretar textos de uso social (orais e escritos), nos diferentes contextos de comunicao que se apresentam nas diferentes situaes de comunicabilidade ao longo da vida. A proposta aproximar os alunos da diversidade textual que existe fora da escola, tendo prticas de leitura e escrita que permitam ao estudante experimentar como cada um est inserido em um ato de comunicao especfico, com seus diversos propsitos e leitores. Nossa experincia como falantes nos leva a entender que a comunicao lingustica no se d em unidades isoladas, tais como meros sons, palavras soltas, slabas ou, simplesmente, sinais. Para que, efetivamente, a situao de comunicao exista, nossa prtica discursiva se d por meio de textos, unidades maiores de significao. Portanto, podemos entender o TEXTO como uma unidade de significao que pressupe, necessariamente, um contexto, um evento comunicativo para se realizar, com a presena de interlocutores a que denominamos produtores do texto e leitores (ou ouvintes).

Os descritores A matriz de referncia (com foco em leitura) apresenta um conjunto de descritores de habilidades que atende ao enfoque dado prova para avaliar um conjunto de procedimentos cognitivos, de capacidades de leitura do estudante. A matriz de referncia de Lngua Portuguesa est estruturada em duas dimenses. Na primeira dimenso, denominada objeto de conhecimento, so elencados seis macrotpicos, relacionados a habilidades desenvolvidas pelos estudantes, a saber: a) Tpico I Procedimento de leitura Diz respeito a procedimentos fundamentais do ato de ler no que tange s informaes explcitas e implcitas do texto, desde a localizao, o entendimento de palavra ou expresso, compreenso global da informao, at o resgate de informao nas entrelinhas do texto. b) Tpico II Implicaes do suporte, do gnero, e/ ou do enunciador na compreenso de texto Diz respeito embalagem em que o texto aparece, ou seja, sua estrutura, seu suporte, a forma como veiculado, o que o caracteriza em um dado gnero discursivo. c) Tpico III Relao entre textos Este tpico diz respeito intertextualidade, ou seja, a comunho entre textos quer na forma, quer no contedo. o conjunto de relaes explcitas (ou implcitas) que um texto mantm com o outro. Neste caso especfico, requer a comparao entre textos do mesmo tema. d) Tpico IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto Diz respeito s ligaes de sentidos, tanto em nvel micro quanto em nvel macrotextual, ou seja, de que forma os recursos gramaticais estabelecem, por exemplo, as relaes de continuidade do texto. A palavra de ordem neste tpico o estabelecimento de relaes semnticas, ou seja, relaes de sentido no texto. e) Tpico V - Relao entre recursos expressivos e efeitos de sentido Este tpico diz respeito ao uso de recursos quer lexicais (vocabulrio), quer fonolgicos (da relao entre letra e som), quer notacionais (pontuao e de outros sinais grficos), e o efeito de seu uso, de sua escolha no texto. f) Tpico VI - Variao Lingustica - Considerando a heterogeneidade da lngua (as diferenas de cada falante no uso da lngua), e partindo de uma concepo de lngua que varia no tempo, no espao, socialmente, nas diferentes formas de falar das pessoas, homens, mulheres, crianas, idosos, este tpico visa identificao das marcas que caracterizam os interlocutores do texto. primeira vista, pode-se afirmar que os seis tpicos que abrigam os quinze descritores da 4. srie do ensino fundamental se apresentam em uma perspectiva do texto e de seu processo de uso, no em uma perspectiva do contedo.
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

60

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
No esto sendo avaliados contedos especficos de lngua portuguesa na srie ou na etapa da escolarizao. esta a peculiaridade de uma matriz que avalia a competncia leitora. Os tpicos que aglutinam os diferentes descritores de habilidades apresentam as condies necessrias para um adequado processamento da leitura pelo sujeito. O leitor proficiente capaz de reconstruir diferentes situaes, eventos, aes, personagens, lxico (vocabulrio), expresses para chegar compreenso do texto, utilizando para isto muitas operaes que nem sempre so conscientes. interessante observar, ainda, que os trs primeiros tpicos esto ligados ao texto em sua estruturao arquitetnica; os trs ltimos, sua constituio corporal, ou seja, os recursos lingusticos que contribuem, em diferentes perspectivas, para a construo do texto. Cada tpico rene um grupo de descritores que visa avaliao de diferentes competncias do leitor. Passemos anlise dos descritores. Tpico I Procedimento de leitura Constituem este tpico cinco descritores de habilidades. D1 - Localizar informaes explcitas do texto Esta uma habilidade bsica na compreenso leitora do texto: a identificao de informaes que esto claramente apresentadas no texto. Trata-se de localizao de informao explcita, claramente identificvel, o que permite avaliar se o estudante capaz de localizar a informao, sem o auxlio de informao concorrente no texto. D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso O grau de familiaridade com uma palavra depende da frequncia de convivncia com ela, que, por sua vez, est ligada intimidade com a leitura, de um modo geral, e, por conseguinte, frequncia de leitura de diferentes gneros discursivos. Por isso, a capacidade de inferir o significado de palavras depreenso do que est nas entrelinhas do texto, do que no est explcito evita o srio problema que se constitui quando o leitor se depara com um grande nmero de palavras cujo significado desconhece, o que interfere na leitura fluente do texto. Assim, a inferncia lexical recobrir o sentido de algo que no est claro no texto depende de outros fatores, tais como: contexto, pistas lingusticas, para haver compreenso. D4 Inferir uma informao implcita em um texto Da mesma forma que se depreende o sentido implcito de uma expresso, h uma complexidade um pouco maior quando se pensa em inferncia de informaes. Este descritor requer do leitor uma capacidade de construir a informao que est subjacente ao texto, partindo do contexto e das pistas lingusticas que o texto oferece. Trata-se, na verdade, do desvendamento do que est subjacente, posto que h um balanceamento entre as informaes de superfcie do texto e aquelas que sero resgatadas nas entrelinhas do texto. No possvel explicitar 100% as informaes, sejam elas quais forem. Por isso, pode-se dizer que existem graus diferentes de implicitudes do texto. D6 - Identificar o tema de um texto Constitui-se em competncia bsica na compreenso do texto, pois trata do reconhecimento do tpico global do texto, ou seja, o leitor precisa transformar os elementos dispostos localmente em um todo coerente. D11 - Distinguir um fato da opinio relativa deste fato Dois conceitos so importantes neste descritor: fato e opinio relativa ao fato. O primeiro fato algo que aconteceu (acontece), est relacionado a algo real, quer no mundo extratextual, quer no mundo textual. J a opinio algo subjetivo, quer no mundo real, quer no mundo textual, que impe, necessariamente, uma posio do locutor do texto. Este um descritor bastante importante, porque indica uma proficincia crtica em relao leitura: a de diferenciar informao de uma opinio sobre algo. preciso ressaltar que, frente aos objetivos da avaliao a que estes descritores esto ligados, os procedimentos de leitura dizem respeito localizao e identificao das informaes. Tpico II Implicaes do suporte, do gnero, e/ ou do Enunciador na compreenso de texto
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

61

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

So dois os descritores deste tpico. D5 - Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.) Considera-se parte constitutiva da habilidade de leitura a construo da estrutura textual e de que forma esta estrutura traz implicaes na compreenso de texto. Por isso, entende-se que este descritor requer a construo de uma armao sustentadora do assunto, ligada ao texto. Neste caso, o material grfico pode levar o leitor a entender as relaes mais abstratas. A informao focada no material grfico pode preparar para a leitura verbal do texto. Entretanto, , sem dvida, necessria uma intimidade com este tipo de linguagem, que visa articulao dessas duas formas de linguagem (verbal e no verbal). D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros Este um descritor em nvel macrotextual que visa identificao do gnero do texto, como tambm ao reconhecimento de sua finalidade, seu propsito comunicativo. Tpico III Relao entre texto H apenas um descritor de habilidade neste tpico. D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar a informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que ele foi produzido e daquelas em que ser recebido Neste descritor, a palavra-chave a intertextualidade. Est inscrita na concepo do descritor a relao de interao que se estabelece entre os interlocutores. Isto pressupe entender de que forma o texto produzido e como ele recebido. Neste sentido, admite-se a ideia de polifonia, ou seja, da existncia de muitas vozes no texto, o que constitui um princpio que trata o texto como uma comunho de discursos e no como algo isolado. Neste tpico, a ideia central a ampliao do mundo textual. Tpico IV Coerncia e Coeso no Processamento do Texto H seis descritores neste tpico. D2 - Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto Trata-se de uma habilidade fundamental para o entendimento do texto: relacionar as partes de um texto, tanto nas relaes entre pargrafos, quanto nas relaes dentro do pargrafo. Embora requeira do leitor um conhecimento gramatical das funes que um sintagma nominal e um pronome, por exemplo, podem exercer na frase, no se trata importante enfatizar de uma identificao de palavras, mas de identificao de relaes semnticas a que se pode atribuir coerncia de sentidos no texto. D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa Neste descritor, vamos nos ater mais especificamente ao tipo de texto (narrativo) e a seus componentes fundamentais. Portanto, diz respeito construo da coerncia entre os elementos da narrativa em relao ao conflito que gera o enredo. D8 - Estabelecer relao de causa/ consequncia entre partes e elementos do texto A coeso sequencial diz respeito aos procedimentos lingusticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos tipos de relaes semnticas, responsveis por fazer o texto progredir. Neste caso especfico, a relao de causa/consequncia: a busca dos porqus nas relaes textuais.

D12 - Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc. De forma mais ampla, este descritor visa ampliao dos descritores anteriores no que tange ao papel que as diferentes palavras exercem na lngua. Trata-se de relao de coeso, ou seja, de ligao entre partes do texto, mas, neste caso, estabelecidas por palavras que substituem outras, como, por exemplo, os advrbios e as
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

62

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
conjunes. Aqui est um bom exemplo do que um processamento textual e um contedo em sala de aula. Neste caso, no basta o estudante reconhecer o advrbio de tempo, modo ou lugar, por exemplo, mas entender como este advrbio une um pargrafo e outro, por exemplo, ou que relao de sentido estabelece entre uma ideia e outra dentro do pargrafo. Tpico V Relao entre recursos expressivos e efeitos de sentido H dois descritores de habilidades neste tpico. D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados A proficincia leitora requer do leitor a capacidade de perceber os envolvidos no texto e tambm suas intenes. Neste sentido, o uso de determinadas palavras e expresses constituem pistas lingusticas que levam o leitor a perceber, por exemplo, um trao de humor do texto. Neste descritor, o leitor proficiente deve perceber o efeito que a palavra, expresso ou a construo de uma ideia, de forma irnica ou humorstica podem causar no texto. D14 identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes Este descritor visa ao reconhecimento discursivo do uso dos sinais de pontuao, ou seja, que efeito provocam no texto, indicando uma pista lingustica para entender a inteno comunicativa. Aqui se faz necessrio marcar a diferena entre o que gramatical: saber usar os sinais de pontuao, e o que discursivo: saber avaliar o efeito decorrente do uso em dado contexto. Esta outra contribuio importante da matriz de referncia: no basta o estudante conhecer os termos gramaticais. fundamental que o estudante saiba relacionar o uso dos recursos gramaticais ao contexto discursivo. neste sentido que vimos enfatizando que a matriz de referncia apresenta um cunho textual, que investiga, efetivamente, o processo das informaes a partir dos recursos disponveis na lngua. Tpico VI Variao Lingustica H, apenas, um descritor de habilidade neste tpico. D10 - Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto Partindo de uma concepo dialgica do texto, o descritor 10 visa identificao das marcas que podem caracterizar os interlocutores, em diferentes momentos, espaos, etc. j que sabemos que usamos a mesma a lngua, mas a usamos de forma diferente, quer pelas nossas prprias caractersticas, quer pelo nosso nvel de escolarizao, informalidade ou formalidade do qu e como queremos dizer, nossos regionalismos, etc. Deve-se lembrar que os parmetros da variao so diversos. Entretanto, esto imbricados, pois, no ato de interagir verbalmente, o falante acionar a variante lingustica relativa ao contexto em que est inserido, de acordo com as intenes do ato de comunicao.
Lngua Portuguesa: orientaes para o professor, SAEB/Prova Brasil, 4 srie/5 ano, ensino fundamental. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2009.

SUGESTO DE ATIVIDADES Atividade 01)

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

63

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Observar o ambiente letrado importantssimo para que possamos entender as prticas da cultura escrita e transformar o nosso conhecimento. Assim, professor, voc poder desenvolver uma atividade de observao dos ambientes em que os alunos vivem, desenvolvendo atividades de escrita e anlise lingustica. 1- Divida a turma em grupos de 5 ou 6 membros; 2- D uma tarefa de coleta de informaes sobre o ambiente letrado para cada grupo (casa, rua, outdoors, trnsito, igrejas, escolas, jornais, mensagens de caminho, etc.). Escolha os ambientes que ache mais representativos, aqueles que so mais comuns ou os que voc e os alunos acham mais interessantes de acordo com o tamanho da turma, a localidade, etc.; 3- Cada grupo vai colher informaes sobre os usos da escrita em cada ambiente a ele designado; 4- As informaes devem ser organizadas em cartazes; 5- Cada grupo apresenta para a turma seus achados. Durante a apresentao oral, leve-os a refletir sobre as construes textuais, frases e termos utilizados, elementos verbais, no verbais e a pontuao. Se for necessrio, use o dicionrio. Se aparecerem palavras em lngua estrangeira, explique-as para os alunos e, se voc no as compreender, pode sempre pedir ajuda e desenvolver um trabalho conjunto com a professora de lngua inglesa ou espanhola. 6- Conclua a aula ou seqncia de aulas com uma sistematizao do conhecimento observado e discutido e uma apreciao dos cartazes. Deixe-os disposio para que possam compor, por um perodo de tempo, o ambiente letrado de sala de aula.

Atividade 02) Planeje uma aula diferente para a prtica de escrita. 1- Sente-se com seus alunos num crculo e faa uma proposta para a escrita: que eles escolham um tema para a escrita relacionado a algo que eles faam durante o dia e que queiram contar para a classe; 2- Explique que o tema da redao no deve ser nada muito complicado, mas algo corriqueiro que eles conheam e saibam contar; 3- D um exemplo de coisas que voc faz durante o dia e foque seu tema em algo nessa parte do dia. Por exemplo, eu poderia pensar em escrever um pequeno texto sobre um episdio no meu dia, como um momento em que desci para passear com o meu cachorro e ele brincou com outro cachorro. D um exemplo do seu dia-a-dia, para encoraj-los; 4- Em seguida, pea para eles conversarem em duplas ou trios, tentando encontrar exemplos de coisas que faam no dia a dia e conversem um com o outro sobre isso. Enquanto isso v de grupo em grupo, oua e converse, fazendo perguntas, tentando no direcionar para aquilo que ache bom, mas deixando-os se expressarem; 5- Pea ento que anotem os temas em seus cadernos e pensem neles para a prxima aula; 6- Na aula seguinte, organize-os em crculos novamente para que contem aos seus colegas no que pensaram escrever; 7- Ento, se houver tempo, pea que escrevam um breve texto narrando um caso que escolheram contar. Se no houver tempo, que faam mais algumas anotaes com suas ideias e pensem para escreverem na aula seguinte; 8- Na avaliao do texto, enfatize a construo da coerncia relacionando o ttulo com o resto do texto;

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

64

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
9- Ao devolver os textos para seus autores, comente sobre a coerncia e como importante sempre relerem o texto durante a produo para que eles mantenham a lgica das ideias.

Atividade 03) Admirvel mundo louco Eles moram, quase todos, amontoados nuns lugares muito feios, que eles chamam de cidades. Esses lugares cheiram muito mal por causa de umas porcarias que eles fabricam e de umas nuvens escuras que saem de uns tubos muito grandes que por sua vez saem de dentro de umas caixas que eles chamam de fbricas. Parece que eles vivem dentro de outras caixas. Algumas dessas caixas so grandes, outras so pequenas. Nem sempre moram mais freguetes nas caixas maiores. s vezes acontece o contrrio: nas caixas grandes moram pouquinhos freguetes e nas caixas pequenininhas moram um monte deles. Nas cidades existem muitas caixas amontoadas umas nas outras. Parece que dentro desses amontoados h um tubo, por onde corre um carrinho na direo vertical, chamado elevador, porque eleva as pessoas para o alto dos amontoados. No ouvi dizer que eles tenham descedores, o que me leva a acreditar que eles pulem l de cima at embaixo, de alguma maneira que eu no sei explicar. Quando fica claro, eles saem das caixas deles e todos comeam a ir pra outro lugar e ficam nisso de ir daqui pra l o tempo todo, at que fica escuro e todos voltam pro lugar de onde vieram. No sei como que eles encontram o lugar de onde eles saram, mas encontram; e entram outra vez nas caixas. Assim que eu cheguei era um pouco difcil compreender o que eles diziam. Mas logo, logo, graas aos meus estudos de flbitos, consegui aprender uma poro das lnguas que eles falam. Ah, porque eles falam uma poro de lnguas diferentes. E como que eles se entendem? E quem disse que eles se entendem? ROCHA, R. Este admirvel mundo louco. So Paulo: Salamandra, 2003 .

Se voc gostou do texto de Ruth Rocha, aproveite-o com sua turma. 1- Se possvel, leve o livro para a sala de aula. Mesmo antes de ler o texto, explore as ilustraes expressivas de um dos maiores ilustradores brasileiros, Walter Ono: elas so to crticas e divertidas quanto o texto da autora. 2- Se no puder fazer isso, comece perguntando sobre Ruth Rocha. Possivelmente eles passaram pelo menos por textos dela, nos livros didticos. Se no relacionarem o nome da autora s suas obras, procure puxar pela memria deles: o Marcelo, o Alvinho e a Gabriela so personagens bem conhecidos e de muitos livros de Ruth. Os reizinhos tambm. Use da melhor forma possvel o conhecimento que tenha da autora, naquilo que ajude a criar expectativas sobre o texto. 3- Escreva o ttulo do conto na lousa e faa perguntas sobre o que pode conter uma obra com esse ttulo. 4- Depois de ouvir as hipteses dos alunos, faa a leitura em voz alta do texto, e oua o que eles querem dizer sobre ele, ainda de forma vaga e assistemtica. 5- Distribua o texto para todos os alunos e sugira que proponham perguntas sobre o texto, para a resposta dos colegas. D um tempo razovel para isso. Se achar melhor, pea um nmero determinado de perguntas: 1 ou 2. V seguindo o trabalho dos grupos. 6- Pea a cada grupo que faa a pergunta para a turma e discuta a resposta dada. 7- Pea que a prpria turma avalie as perguntas: ajudavam a entender o texto? eram claras? no tinham nada a ver com o texto? PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO 65 LNGUA PORTUGUESA - 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

8 - Se achar que alguma coisa importante no foi abordada, faa voc algumas perguntas. Veja que as perguntas formuladas pelos alunos do uma ideia bastante clara dos procedimentos que eles usam para ler, o que pode ajud-lo na proposio de outros procedimentos que voc considere mais adequados.

Atividade 04) Propomos-lhe a seguinte experincia: 1- Faa um levantamento com sua turma: quais so os assuntos que mais mobilizam cada um? 2- Discuta com eles sobre esses assuntos: por que o interesse, quantos alunos esto ligados a ele, etc. 3- Proponha que cada grupo de interessados faa uma pesquisa sobre um dos assuntos, para posterior apresentao e discusso com a turma. 4- Discuta com eles as fontes e materiais mais adequados para se obter informao sobre cada assunto: outros professores, livros informativos, jornais e revistas, profissionais ou estudiosos ligados ao assunto, Internet, livros de literatura, outras obras de arte. 5- Todos os dias, estipular um tempo para uma reunio em grupo e apresentao de resultados e definio de novos avanos. (Voc estar acompanhando as decises de cada grupo, naturalmente.) 6- Defina com cada grupo data e forma de apresentao dos resultados. D liberdade a cada um deles para planejar sua apresentao de forma criativa. 7- Aps a apresentao de cada grupo, oua a opinio da turma: ajude-a a avaliar de forma adequada, com objetividade e respeito a cada trabalho. 8- Pea turma que avalie a experincia, sintetizando os ganhos em termos de leitura (que material foi mais til a seus objetivos) e conhecimentos (como seus horizontes foram alargados). Avalie voc mesmo a experincia, ressaltando os avanos do grupo em todos os campos.

Atividade 05)

1. Leia com seus alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, ou de outro autor cujos textos j tenham sido trabalhados em sala de aula. 2. Procure, com seus alunos, em livros didticos, ou outros ao seu alcance, outros textos biogrficos. 3. Analise os textos para que eles identifiquem que tipos de informaes constituem um texto biogrfico. 4. Proponha que cada um dos alunos elabore sua prpria biografia, na terceira pessoa, como foi feita a de Carlos Drummond de Andrade. Obs. Uma variao sobre essa atividade pode ser, se houver possibilidade, os alunos elaborarem a biografia de algum importante na escola ou na comunidade.

Atividade 06)

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

66

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
1. Leia abaixo uma terceira verso da fbula A CIGARRA E A FORMIGA com seus alunos. 2. Proponha exerccios de interpretao do texto e reflexo sobre os conceitos de trabalho da cigarra e da formiga. 3. Destaque a forma potica, com rima, mtrica e nfase no plano sonoro para comparar com os textos de Monteiro Lobato, que esto em prosa. Focalize, principalmente, a semelhana no tema e a diferena na composio lingustica. Assim os alunos comeam a ficar atentos para dois dos critrios em que se baseia a classificao de gneros textuais. 4. Proponha que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre a moral da histria que cada uma das verses admite. 5. Explicite, no quadro negro, as caractersticas que fazem desses textos uma fbula: personagens, temas, intenes do autor, concluses do leitor. 6. Se seus alunos j podem interpretar textos mais densos, ou se voc preferir trabalhar com outros gneros, voc poder escolher um dos outros gneros que foram objeto de nossas reflexes nesta unidade. O importante que voc oferea aos alunos dois ou mais textos para que as caractersticas de um determinado gnero sejam detectadas a partir da comparao entre textos. A cigarra e a formiga (La Fontaine) A cigarra, sem pensar em guardar a cantar passou o vero. Eis que chega o inverno, e ento, sem proviso na despensa, como sada, ela pensa em recorrer a uma amiga: sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado, algum gro, qualquer bocado at o bom tempo voltar. - Antes de agosto chegar, pode estar certa a Senhora: pago com juros, sem mora. Obsequiosa, certamente, a formiga no seria. - Que fizeste at outro dia? perguntou imprevidente. - Eu cantava, sim Senhora, noite e dia, sem tristeza. - Tu cantavas? Que beleza? Muito bem: pois dana, agora...

Sobre o autor:
Jean de La Fontaine foi um poeta francs que viveu entre 1621 e 1695. Tornou-se famoso por escrever fbulas inspiradas em clssicos gregos e latinos, como Esopo, Fedro e Horcio (que tambm tinham escrito fbulas). Em suas histrias entram elementos de comdia e narrativa dramtica, com propsitos moralizantes. Seus personagens, na maioria animais que se comportam como seres humanos, servem para ridicularizar os defeitos humanos, apontando a natureza como exemplo a seguir na conquista da felicidade.

Atividade 07)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

67

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
1. Leve aos seus alunos uma letra musicada que voc considere atraente para a idade deles e cante com eles, acompanhando a msica e seguindo a letra por escrito. 2. Faa com eles uma interpretao do texto, em termos de tema, autor/leitor/ouvinte, formas de expresso, aspectos na construo dos sentidos, ideias sugeridas e/ou explcitas, e tudo o mais que achar interessante e pertinente inclusive as razes por que os alunos gostam, ou no, da cano. 3. Compare com algum outro texto que tenha sido trabalhado sobre o mesmo tema, ou com o mesmo aspecto formal (poesia). 4. Provoque uma reflexo sobre a compatibilidade entre oralidade e escrita e sobre o fato de que alguns gneros podem ser realizados pelas duas modalidades enquanto outros s ocorrem por escrito, ou oralmente. 5. Identifique com eles quem o autor (ou autores) e quem so os ouvintes/leitores a que se destina o textocano. 6. Identifique algum trao lingustico que marque o destinatrio da cano, como, por exemplo, grias ou terminologia especfica. 7. Leve-os, sobretudo, a reconhecer que gneros textuais esto em toda parte, no apenas na escola.

Atividade 08)

1. Solicite a seus alunos que tragam para a sala de aula manuais que acompanham aparelhos e produtos, como, por exemplo, manual de liquidificador, de rdio relgio, de bicicleta, etc. 2. Como precauo, traga voc tambm alguns textos desse gnero para a sala de aula. 3. Separe a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. 4. Cada grupo dever escolher para anlise um dos textos trazidos pelos alunos. 5. Escreva no quadro de giz o roteiro para a anlise, que pode pautar-se pela seguinte sugesto: (a) Qual o objetivo do texto? (b) A quem se dirige o texto? (c) Procure no texto um trecho que diga ao leitor sobre como deve proceder. (d) Sublinhe os verbos e diga em que tempos e modos verbais esto. (e) Circule palavras e expresses que indicam sequncia de aes. 6. Os alunos devem, ento, classificar o texto, levando em considerao as caractersticas encontradas. 7. Os alunos devero analisar o texto e decidir sobre o tipo predominante com base nas sequncias tipolgicas de maior ocorrncia. 8. A atividade conclui com uma justificativa por escrito sobre as razes que levam classificao proposta. Essa justificativa vai incorporar os resultados das anlises feitas segundo o roteiro.

Atividade 09)
PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

68

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)

1. Leve a seus alunos um texto publicitrio, que pode ser o seguinte: Ajudamos as pessoas a trabalhar juntas. Mesmo quando no esto juntas. 2. Analise com eles o gnero publicitrio em termos de objetivos, destinatrio, veculo, etc. 3. Analise com eles o jogo de informaes que se estabelece entre a linguagem verbal e a imagem (linguagem no-verbal) 4. Analise com eles as sequncias descritivas, narrativas e injuntivas que compem o texto. 5. Observe com eles que o texto apenas lingustico, pois as imagens pouco ou nada acrescentam s informaes fundamentais do texto 6. Analise com eles o papel da linguagem no verbal nos objetivos sociocomunicativos do texto. 7. Solicite que eles tragam para a sala de aula outros textos publicitrios para fazerem anlises em grupos, a partir do roteiro j seguido em conjunto. 8. Lembre-se que o nvel de profundidade na anlise vai depender da maturidade e do nvel de escolaridade de seus alunos. Voc tambm pode buscar um nvel mais complexo levando para a sala de aula alguns exemplos de textos publicitrios mais sutis e elaborados.

Atividade 10) A seguir, apresentamos um texto que mostra a tonalidade emotiva das palavras. Voc poder us-lo nas turmas de 5 a 8 sries, pois certamente o modo como a autora desenvolveu esse verbete original vai agradar aos alunos e motiv-los a tambm apresentar as motivaes que sentem nas palavras. Assim, a sala de aula ser, mais uma vez, um espao de interao. Se achar conveniente, faa ajustes na atividade, de modo a torn-la mais significativa para seus alunos. 1. Leia o texto para os alunos. Mostre que as definies de palavra expressam a tonalidade das palavras, o sentimento que cada uma desperta em quem as usa. 2. Pea aos alunos que tambm citem palavras e as motivaes que sentem nelas. Liste-as no quadro e comente as impresses com a turma. Palavra As gramticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advrbio, conjuno, pronome, numeral, artigo e preposio. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas e para brincar com elas preciso ter intimidade primeiro. a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento s coisas, fazer sentido. Nada mais fnebre do que a palavra fnebre. Nada mais amarelo do que o amarelo-palavra. Nada mais concreto do que as letras c, o, n, c, r, e, t, o, dispostas nessa ordem e ditas dessa forma, assim, concreto, e j se disse tudo, pois as palavras agem, sentem e falam por elas prprias. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra palavra diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras tm corpo e alma mas so diferentes das pessoas em vrios pontos. As palavras dizem o que querem, est dito e pronto. As palavras so sinceras, as segundas intenes so sempre das pessoas. A palavra juro no mente. A palavra mando no rouba. A palavra cor no destoa. A palavra sou no vira casaca. A palavra liberdade no se prende. A palavra amor no se acaba. A palavra ideia no muda. Palavras nunca mudam de ideia. Palavras sempre sabem o que querem. Quero no ser desisto. Sim jamais ser no. rvore no ser madeira.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

69

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
Lagarta no ser borboleta. Felicidade no ser traio. Teso nunca ser amizade. Sexta-feira no vira sbado nem depois da meia-noite. Noite nunca vai ser manh. Um no sero dois em tempo algum. Dois no ser solido. Dor no ser constantemente. Semente nunca ser flor. As palavras tambm tm razes mas no se parecem com plantas, a no ser algumas delas, verde, caule, folha, gota. As clulas das palavras so as letras. Algumas so mais importantes do que as outras. As consoantes so um tanto insolentes. Roubam as vogais para construrem slabas e obrigam a lngua a danar dentro. da boca. A boca abre ou fecha quando a vogal manda. As palavras fechadas nem sempre so mais tmidas. A palavra sem-vergonha est a de prova. Prova uma palavra difcil. Porta uma palavra que fecha. Janela uma palavra que abre. Entreaberto uma palavra que vaza. Vigsimo uma palavra bem alta. Carinho uma palavra que falta. Misria uma palavra que sobra. A palavra culos sria. Cambalhota uma palavra engraada. A palavra lgrima triste. A palavra catstrofe trgica. A palavra sbito rpida. Demoradamente uma palavra lenta. Espelho uma palavra prata. timo uma palavra tima. Queijo uma palavra rato. Rato uma palavra rua. Existem palavras frias como mrmore. Existem palavras quentes como sangue. Existem palavras mangue, caranguejo. Existem palavras lusas, Alentejo. Existem palavras itlicas, ciao. Existem palavras grandes, anticonstitucional. Existem palavras pequenas, microscpico, minsculo, molcula, partcula, quinho, gro, covardia. Existem palavras dia, feijoada, praia, bon, guarda-sol. Existem palavras bonitas, madrugada. Existem palavras complicadas, enigma, trigonometria, adolescente, casal. Existem palavras mgicas, shazam, abracadabra, pirlimpimpim, sim e no. Existem palavras que dispensam imagens, nunca, vazio, nada, escurido. Existem palavras sozinhas, eu, um, apenas, serto. Existem palavras plurais, mais, muito, coletivo, milho. Existem palavras que so palavro. Existem palavras pesadas, chumbo, elefante, tonelada. Existem palavras doces, goiabada, marshmallow, quindim, bombom. Existem palavras que andam, automvel. Existem palavras imveis, montanha. Existem palavras cariocas, Corcovado. Existem palavras completas, elas todas. Toda palavra tem a cara do seu significado. A palavra pela palavra tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra no diz nada, s letra e som.
Falco, Adriana. Pequeno dicionrio de palavras ao vento. So Paulo: Planeta do Brasil, 2003, p.108-10.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

70

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

MDULO I
ORIENTAES PEDAGGICAS LNGUA PORTUGUESA 8 ANO (2010)
BIBLIOGRAFIA FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio de lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. Lngua Portuguesa: orientaes para o professor, SAEB/Prova Brasil, 4 srie/5 ano, ensino fundamental. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2009. Programa de Gesto da Aprendizagem Escolar Gestar II. Lngua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prtica 3 TP3: gneros e tipos textuais. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2008. Programa de Gesto da Aprendizagem Escolar Gestar II. Lngua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prtica 4 TP4: Leitura e processos de escrita I. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2008.

PROJETO (CON)SEGUIR MDULO 1 8 ANO

71

LNGUA PORTUGUESA

- 2010

S-ar putea să vă placă și