Sunteți pe pagina 1din 13

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

ANDR LUS SILVA OLIVEIRA KILSON LUS DE CARVALHO MASA RIOS DINO D ORLEANS OLIVEIRA

INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE - INTERVENO

FERNANDPOLIS 2011

ANDR LUS SILVA OLIVEIRA, KILSON LUS DE CARVALHO, MASA RIO E DINO D ORLEANS OLIVEIRA

INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE - INTERVENO

Trabalho Acadmico apresentado Faculdade de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco, Unicastelo, Campus Fernandpolis, para obteno de aprovao na Disciplina de Direito Administrativo.

Orientador: Prof. Ailton Nossa

FERNANDPOLIS 2011

SUMRIO

1. INTRODUO ..........................................................................................03 2. ESPCIES DE DESAPROPRIAO .........................................................04 2.1. DESAPROPRIAO ORDINRIA ................................................05 2.2. DESAPROPRIAO EXTRAORDINRIA .....................................06 3. DISPOSIES CONSTITUCIONAIS RELATIVAS DESAPROPRIAO ....07 3.1. AUTORIZAO CONSTITUCIONAL ..............................................07 4. REQUISITOS ESSENCIAS DA DESAPROPRIAO .................................08 4.1. SO PRESSUPOSTOS DA DESAPROPRIAO .........................08 5. PROCESSO EXPROPRIATRIO .............................................................09 5.1. FASE DECLARATRIA DE UTILIDADE PBLICA ........................09 5.2. FASE EXECUTRIA ...................................................................11 6. CONCLUSO ..........................................................................................13

1. INTRODUO (NOES GERAIS) Antes de iniciarmos o estudo sobre desapropriao, importante se ter em mente que o interesse da coletividade sobrepe ao do cidado comum e justifica a atuao do Estado quando este decide intervir na propriedade particular. Uma das formas em que o Poder Pblico intervm na Propriedade Privada atravs da desapropriao. Sobretudo aps o advento da Constituio Federal de 1988, o direito a propriedade ficou condicionado ao interesse social. Desta forma, o Direito brasileiro, reconhece o direito propriedade privada do cidado, todavia, condiciona este reconhecimento ao atendimento da "funo social da propriedade". Assim, de uma forma simples, podemos dizer que a desapropriao o meio utilizado pela Administrao Pblica para "comprar" do proprietrio particular, de forma compulsria, bem mvel ou imvel, declarado de interesse pblico, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro. E, nesse sentido, a lio do Professor Hely Lopes Meirelles: "... a transferncia compulsria da propriedade particular (ou pblica de entidade de grau inferior para o superior) para o Poder Pblico ou seus delegados, por utilidade ou necessidade pblica ou, ainda, por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em dinheiro(CF, art. 5, XXIV), salvo as excees constitucionais de pagamento em ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, no caso de rea urbana no edificada, subutilizada ou no utilizada (CF, art182,4,III), e de pagamento em ttulos da dvida agrria, no caso de reforma agrria, por interesse social.(CF, art.184)..."

2. ESPCIES DE DESAPROPRIAO (ORDINRIA E EXTRAORDINRIA) A CF/88 diz que: Art. 5.., XXIV "a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social, mediante justa a prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;" Art. 184 Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja

cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da divida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at 20 anos, a partir do segundo ano de emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. 1 - As benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. 2 - O decreto que declarar o imvel como de interesse social, para fins de reforma agrria, autoriza a Unio a propor a ao de desapropriao. 3 - Cabe lei complementar estabelecer procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo judicial de desapropriao. 4 - O oramento fixar anualmente o volume total de ttulos da dvida agrria, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrria no exerccio. 5 - So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria. Em face do exposto nos dois artigos supracitados, podemos dizer que existem dois tipos de desapropriao. Uma que se chama ordinria, fundamentada no artigo 5., XXIV e a outra extraordinria, que tem por fundamento o artigo 184 da Constituio Federal.

2.1. Desapropriao ordinria (padro ou comum): um meio de interveno na propriedade que implica na sua transferncia para o patrimnio publico por razes de necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social, mediante pagamento de indenizao justa, prvia e em dinheiro. - Vigora o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular (art. 5, XXIV da CF). Como j anotado acima, do ensejo desapropriao ordinria: necessidade pblica (situaes em que a desapropriao imprescindvel para o interesse pblico); utilidade pblica (situaes em que a desapropriao conveniente para o interesse pblico); interesse social (desapropriao ocorrer para assentamento de pessoas).

Deve-se ressaltar sempre que a desapropriao ordinria no pode ser utilizada como forma punitiva, pois o proprietrio no esta descumprindo a funo social, e que a mesma no recai sobre nenhum bem especfico, podendo incidir em qualquer bem exproprivel. Podemos apontar as seguintes caractersticas na desapropriao ordinria, quanto indenizao: justa (tem que permitir ao proprietrio a aquisio de outro bem com as mesmas caractersticas); em dinheiro (vedada qualquer outra forma); prvia (tem que ser anterior desapropriao excepcionalmente, em casos de urgncia, o Poder Pblico pode ter desde logo a imisso na posse).

2.2. Desapropriao extraordinria

um meio de interveno na propriedade que implica na sua transferncia para o patrimnio publico, pois no est cumprindo a sua funo social. Existem duas espcies de desapropriao que so classificadas como extraordinrias. A desapropriao por descumprimento de plano diretor municipal, que consiste em uma forma de desapropriao/sano aplicada quele que no da a sua propriedade uma funo social. Ela incide sobre o solo urbano no edificado ou subtilizado ou no utilizado (cabe, aqui, a observao de que o plano diretor que ir definir o que solo no edificado ou subutilizado ou no utilizado). Nessa espcie, a indenizao tem as seguintes caractersticas: ser feita mediante ttulo da divida pblica, de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurado o valor real da indenizao e os juros legais. (art. 184 4 CF). A Constituio Federal no faz meno ao momento do pagamento e nem a quantidade. A outra forma de desapropriao extraordinria a para reforma agrria, que tem natureza hbrida, pois embora seja uma forma de desapropriao/sano tambm tem a finalidade de assentamento. Visa maior produo no campo e justia social. Ela incide sobre o imvel que no esteja cumprindo sua funo social, salvo se for pequena e mdia propriedade rural, assim definida em lei e o proprietrio no possuir outra (art. 185 da CF). Sua indenizao de ser: prvia (anterior desapropriao); justa (deve permitir ao proprietrio a aquisio de outro bem com as mesmas caractersticas); em ttulos

da divida agrria, com clusula de preservao do valor real (correo monetria e juros), resgatveis em at 20 anos, a partir do segundo ano de sua emisso e cuja utilizao ser definida em lei (art. 184 da CF). Ainda sobre a indenizao, devemos anotar o seguinte: as benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro (art. 184 da CF); so isentos de impostos federais, estaduais e municipais operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria (art. 184, 5 da CF); os beneficirios da distribuio de imveis rurais pela reforma agrria recebero ttulos de domnio inegociveis pelo prazo de 10 anos (art. 189 da CF).

3. DISPOSIES CONSTITUCIONAIS RELATIVAS DESAPROPRIAO 3.1. Autorizao Constitucional A regra matriz da desapropriao est no art. 5XXIV, da Constituio Federal, que estabelece: XXIV- a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou interesse socia mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os caso previstos nesta Constituio; Alem dessa regra geral, contemplada no art. 5 XXIV, da Carta Poltica temos, ainda no texto constitucional, outras previses especficas de desapropriao. A primeira delas est no art. 182, 4, III, da Constituio, denominada pela doutrina desapropriao urbanstica. Essa hiptese de desapropriao Possi carter sancionatrio e pode ser aplicada ao proprietrio de solo urbano que no atenda exigncia de promover o adequado aproveitamento de sua propriedade, nos termos do plano diretor do municpio. O expropriante, nessa hiptese, ser o municpio, segundo as regras gerais de desapropriao estabelecidas em lei federal. A indenizao aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais. A segunda hiptese a denominada desapropriao rural, que incide sobre imveis rurais destinados reforma agrria(CF, art.184). Cuida-se, em verdade, de desapropriao por interesse social com finalidade especfica(reforma agrria), incidente sobre imveis rurais que no estejam cumprindo sua funo social. O expropriante nessa hiptese exclusivamente a Unio e, a indenizao ser em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao de valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei.

A terceira espcie de desapropriao est prevista no art. 243 da Constituio Federal denominada desapropriao confiscatria, porque no assegura ao proprietrio nenhum direito a indenizao, sempre devida nas demais hipteses de desapropriao. Essa desapropriao incide glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas, que ser, aps a transferncia da propriedade, destinadas ao assentamento de colonos, para cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. O Supremo Tribunal Federal j decidiu que a desapropriao confiscatria deve recais sobre a totalidade da rea do imvel, mesmo que a cultura ilegal ocupe uma pequena parte da rea dele. Por outras palavras, a expropriao de glebas a que se refere o art.243 da Constituio deve abranger toda a propriedade, e no a rea efetivamente cultivada(RE 543.974). As regras constitucionais sobre desapropriao por meio de algumas leis especficas, a saber: Decreto-lei 3.365, de 1941 (lei geral da desapropriao, que cuida especificamente da desapropriao por utilidade pblica); Lei 4.312, de 1962(desapropriao por interesse social); Lei 8.629 de 1993(desapropriao rural); LC 76, de 1993(desapropriao rural para fins de reforma agrria).

4. REQUISITOS ESSENCIAS DA DESAPROPRIAO 4.1. So pressupostos da desapropriao a)a utilidade pblica ou a necessidade pblica; b)o interesse social. Ocorre a utilidade pblica quando a transferncia do bem para o poder pblico conveniente, embora no seja imprescindvel. Exemplo de utilidade pblica seria a desapropriao de um imvel para a construo de uma escola. A necessidade pblica decorre de situaes de emergncia, cuja soluo exija a desapropriao do bem. Na necessidade pblica, para a situao de emergncia ser resolvida satisfatoriamente, faz-se necessria a transferncia urgente de bens de terceiros para o poder pblico. A desapropriao imediata de imvel para salvaguardar a segurana nacional( ou para fazer face a uma calamidade pblica), caso de necessidade pblica. Convm mencionar que o Decreto-lei 3.365/1941 somente utiliza, de forma genrica, a expresso utilidade pblica, tanto para os casos autorizadores de desapropriao que configuram situaes emergenciais, quanto para os casos de simples convenincia para o poder pblico. Entretanto, como a prpria Constituio utiliza a expresso necessidade pblica(art.5, XXIV), no podemos

concluir que esse conceito tenha deixado de existir. A soluo que nos parece mais razovel adotar a distino entre utilidade e necessidade pblica, para efeitos didticos, mas considerar que utilidade pblica, nos termos da lei, uma denominao genrica, que abrange todos os casos de desapropriao no enquadrados como de interesse social, includos os casos doutrinariamente classificados como de necessidade pblica. De qualquer forma, importante ressaltar que o regime jurdico da desapropriao por utilidade ou por necessidade pblica mesmo um s. O interesse social consiste naquelas hipteses em que mais se reala a funo social da propriedade. Ceras circunstncias impem o condicionamento da propriedade, para seu melhor aproveitamento em benefcio da coletividade. A desapropriao de terras rurais, para fins de reforma agrria ou assento de colonos, caso tpico de interesse social, pois busca condicionar o uso da terra sua funo social.

5. PROCESSO EXPROPRIATRIO O procedimento constitutivo da desapropriao se d mediante uma sucesso de atos legalmente definidos que tm como resultado a desconstituio do direito de propriedade, particular ou pblico. necessrio ressaltar que, embora a expropriao se processe em nome do interesse pblico, os bens expropriados nem sempre se incorporam Fazenda Pblica, podendo ser adquiridos por concessionrios de servios pblicos, delegatrios ou mesmo por particulares que exeram atividade de interesse social. O processo expropriatrio compreende duas fases, uma declaratria e outra executria, que pode ter carter administrativo ou judicial. A primeira se d com a declarao de utilidade pblica e a segunda compreende s providncias tomadas pelo Estado no sentido de efetivar a manifestao volitiva expressa na declarao de utilidade pblica. Essas fases so implicitamente manifestas pelo inciso XXIV do art. 5 da Lei Maior. Assim, enquanto no declarada a expropriao e devidamente efetuada a indenizao, no se proceder a expropriao.

5.1. Fase declaratria de utilidade pblica. Na declarao de utilidade pblica, o poder pblico manifesta sua inteno de adquirir para si ou seus delegatrios, submetendo-o ao instituto da desapropriao.

10

A utilidade pblica pode ser decretada pelo Poder Executivo, mediante decreto ou pelo Legislativo, usando-se de lei, havendo, neste caso, a necessidade da tomada de medidas pelo Executivo, no sentido de efetivar a desapropriao. So competentes para expedir a declarao de utilidade pblica: Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal ou territrios, bem como a Agencia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL). Esta ltima obteve tal premissa com o art. 10 da Lei 9.074/95, cuja redao foi dada pela Lei 9.648/98. Tambm se estende aos concessionrios, permissionrios e autorizados de servios de eletrificao, por meio da ANEEL, de expedir a declarao de utilidade pblica no que concerne s reas que interessam implantao de suas instalaes. A manifestao da declarao de utilidade pblica realizada pelo legislativo ou pelo Executivo tem natureza apenas administrativa, devendo indicar o sujeito passivo da desapropriao, a descrio do bem, sua utilidade pblica, a destinao especfica que ser dada coisa, o fundamento legal e recursos do oramento destinados a atender as despesas geradas pela expropriao. No Legislativo, a declarao expedida em forma de lei, assim, no recai sobre nenhum representante, seno no prprio rgo colegiado a competncia para expedi-la; j no caso do Executivo, sendo o Presidente da Repblica, no caso da Unio; os Governadores, no caso dos Estados e os Prefeitos, se tratando dos Municpios, os chefes deste Poder, somente estes so competentes para expedir a declarao de utilidade pblica por via de decreto. Da declarao de utilidade pblica so produzidos os seguintes efeitos: submisso do bem ao poder expropriatrio; fixao do estado do bem, tal qual verificao de benfeitorias, melhoramentos e acessrios que se lhe tenham feito; conferncia de destinao especfica ao bem e incio do prazo de caducificncia da declarao. No que tange ao primeiro aspecto, mesmo no transferindo o bem para o beneficirio da expropriao, a declarao incide sobre o bem expropriado, sujeitando o proprietrio aos atos materiais, judiciais e administrativos que permitam a efetivao da medida. Parece mais acertada a segunda posio, haja vista que somente se procede a expropriao por via direta, ou seja, exclusivamente administrativa, quando concorrem as vontades do expropriante e expropriado no sentido de ajuste da indenizao, observados os requisitos de compra e venda. Quando isso no ocorre, iniciada a fase judicial. Assim, tendo em vista que a declarao de utilidade pblica no o bastante em si para implantar as condies para sua efetivao, trata-se de medida administrativa, no executria. Em contraposio declarao, o particular que se sentir lesado, por crer em irregularidades, vcio ou inconstitucionalidade no ato, poder impugn-lo

11

judicialmente por mandado de segurana, havendo, inclusive, a possibilidade de sustar liminarmente o procedimento, at que se verifique a validade do ato. Sobre o segundo ponto, de se notar que, como no tem o condo de transferir a propriedade do particular para o beneficirio da desapropriao, a declarao, dado cincia ao detentor do direito de propriedade, tambm levanta a situao do bem, impedindo que lhe sejam feitos acrscimos no intuito de elevar o valor da indenizao. Assim dispe a Smula 23 do STF: Verificados os pressupostos legais para o licenciamento da obra, no o impede a declarao de utilidade pblica para desapropriao do imvel, mas o valor da obra no se incluir na indenizao, quando a desapropriao for efetivada. No que concerne s benfeitorias, somente as necessrias so indenizveis; as teis indenizar-se-o se autorizadas pelo poder pblico e as volupturias no sero indenizveis, mas podero ser levantadas, desde que no causando dano ou fratura ao bem desapropriado (Decreto-lei 3.36/41, art. 26). Sobre a destinao qual o bem ser utilizado, serve tal determinao para evitar arbitrariedades por parte do Estado ou de seus delegados, impedindo que o bem seja desviado de sua finalidade, sob pena de estar configurada a tredestinao. Na ltima funo, o legislador, em se tratando de prazos de caducidade, omitiu-se no concernente expropriao pelo descuprimento da funo social, regulada pela Lei 10.257/01 e expropriao de propriedade nociva ou sitiante de plantas psicotrpicas, ordenadas pela Lei 8257/91. O mesmo no se de com a expropriao por interesse social, cujo art. 3 da Lei 4.132/63, determina como prazo caducificante o perodo de dois anos, contados da data de expedio da declarao de utilidade pblica. Este prazo engloba, inclusive, o perodo para aproveitamento do bem. Neste caso, decorridos dois anos da expedio da declarao de utilidade pblica, se no toma o Estado nenhuma providncia, perece o direito de expropriar. Segundo o art. 10 do Decreto-lei 3.365/41, a desapropriao dever se efetivar mediante acordo ou durante cinco anos, judicialmente, contados da data de emisso do decreto. Todavia, ainda que esgotado este prazo, aps um ano, poder o poder pblico requerer novamente a expropriao do mesmo objeto .

5.2. Fase Executria

12

A fase de execuo ou executria do procedimento desapropriatrio pode ser de carter administrativo ou judicial. Nela circunscrevem-se os atos do Poder Pblico que medeiam a promoo da desapropriao. Em outras palavras: diz-se executria a fase da desapropriao em que o Estado imprime as medidas necessrias para efetivar a desapropriao, integrando o bem ao seu patrimnio. Para que a etapa de execuo seja de cunho administrativo preciso que entre expropriante e expropriado haja acordo sobre o valor da indenizao. Neste sentido, mister observar-se as formalidades relativas compra e venda e, em se tratando de bem imvel de valor superior a 30 salrios mnimos, far-se- necessria a transcrio da escritura no Cartrio de Registro de Imveis. Caso no concorram as vontades dos dois plos da relao, inicia-se, mediante manifestao do Poder Estatal, a fase judicial. Com vistas a isto, a disciplina a ser adotada pelo Estado se encontra regulada pelos artigos 11 a 30 do Decreto-lei n 3.365/41, cuja aplicao se estende aos casos de desapropriao por interesse social. Na etapa judicial somente se prestaro discusso as questes atinentes a vcios processuais ou ao preo. Isso o que determina o artigo 20 do Decreto-lei n 3.365/41, que atua em complementariedade com o art. 9 do mesmo diploma, apregoando que qualquer questo no relativa ao preo ou vcio dever ser decidida em ao direta e o Judicirio no poder , na desapropriao, decidir se esta diz ou no respeito realmente ao interesse pblico. Se o desapropriado verificar alguma ilegalidade, seja no ato declaratrio de utilidade pblica ou interesse social, seja no que concerne competncia, forma, fundamento ou escopo, poder, por via de ao direta, promover ao ordinria de declarao de nulidade, no caso de vcios na declarao; mandado de segurana, quando configurado dano a direito individual certo e lquido ou ao popular, se preenchidos os pressupostos fixados na Constituio Federal de 1988, art. 5, LXXIII. Se o expropriante alegar urgncia, que j deve constar desde a declarao de utilidade pblica em clusula, cuja renovao no ser permitida, mediante depsito em juzo, requerer a imisso provisria na posse. Ressalte-se que a urgncia caduca no improrrogvel prazo de 120 dias. No transcurso do processo, a contestao s poder ser referida ao valor da indenizao. Quando, todavia, no houver contestao, no se manifestaro os efeitos da revelia. Dessa maneira, se esgotado o prazo para contestao, restando o quinho correspondente indenizao sem expressa concordncia do expropriado, proceder-se- prova pericial para definio do justo valor da indenizao.

13

Definido o valor da indenizao por percia, ser este fixado por meio de sentena declaratria. Porm, como o procedimento da desapropriao somente se encerra com o pagamento, a sentena ser tambm constitutivo-mandamental,para efeito de imitir o Poder Expropriante na posse do bem.

6. CONCLUSO A propriedade enquanto garantia individual s existe medida que se justifica uma sua utilizao para a consecuo de fins socialmente pretendidos, para a gerao de empregos e postos de trabalho no interior da dinmica social, para a circulao de riquezas e o conseqente estmulo produo, que garante a subsistncia das pessoas em sociedade. Por isso, se concluiu que a propriedade no mais representa um instituto voltado mera satisfao de desejos individuais, mas somente se justificar enquanto meio para a obteno de um resultado pretendido pela comunidade, desempenhando assim, uma funo social. Das diferentes modalidades de desapropriao, pde-se constatar que na doutrina no h um critrio bem delimitado capaz de classific-las de forma a encaixar a todas num nos grupos que ento se apontam. Assim, observou-se que, o critrio que, com melhor preciso pde dividir em classes as espcies de desapropriao foi aquele atinente ao atendimento ou no de uma funo social, pois no se justificaria um critrio classificatrio que deixasse de fora espcies do instituto sob a desculpa que constituam elas mero confisco, como no caso da expropriao de glebas de terra cultoras de plantas psicotrpicas. Enfim, conclui-se que, longe de mera discricionariedade, a desapropriao instrumento da pacificao social, promovendo uma justa distribuio e emprego dos bens disponveis aos indivduos; garantindo a evoluo paulatina para uma sociedade livre, justa e solidria, pois uma sociedade decente aquela que no humilha seus indivduos, legando a pequenos grupos grande patrimnio e grande maioria da sociedade menos que o necessrio sua sobrevivncia.

S-ar putea să vă placă și