Sunteți pe pagina 1din 3

Escala de pH Introduo: Um indicador de pH, tambm chamado indicador cido-base, um composto qumico que adicionado em pequenas quantidades a uma

ma soluo, permitindo conhecer se a soluo cida, bsica ou neutra. Estes corantes tem a capacidade de mudar de colorao em funo do pH do meio. Por apresentar cores diversas conforme a acidez ou basicidade do meio em que se encontra, o extrato de repolho roxo pode constituir-se em bom indicador universal de pH. Neste experimento ser usado extrato de repolho roxo para construo de uma escala de pH.

Objetivo: Com o auxlio de substncias conhecidas em nosso cotidiano, classificar quais delas possui carter cido ou bsico e montar uma escala de colarao de acordo com o pH de cada substncia .

Material: 5 copos descartveis transparentes 1 conta gotas 1 copinho de xarope com medida de volume cido muritico diludo Vinagre branco Soluo preparada com diabo Verde (p para desentupir encanamento) Detergente base de amonaco (Veja) Extrato do repolho roxo Procedimento: 1 - Numerar os copos descartveis de 1 5 e com o auxilio do copinho de xarope m adicione 5mL de gua em cada copo.

2 - No copo N 1 adicionar com o auxilio do copinho de xarope 5mL do cido muritico diludo e 5mL do extrato do repolho roxo. 3 - No copo N 2 adicionar com o auxilio do conta gotas 5 gotas do vinagre branco e com o auxilio do copinho de xarope adicionar 5mL do extrato do repolho roxo. 4 - No copo N 3 adicionar com o auxilio do copinho de xarope 5mL do extrato do repolho roxo. 5 - No copo N 4 adicionar com o auxilio do conta gotas 12 gotas do detergente a base de amonaco (veja) com o auxilio do copinho de xarope adicionar 5mL do extrato do repolho roxo. 6 - No copo N 4 adicionar com o auxilio do conta gotas 25 gotas do detergente a base de amonaco (veja) com o auxilio do copinho de xarope adicionar 5mL do extrato do repolho roxo. 7 - No copo N 5 adicionar com o auxilio do copinho de xarope 5mL da soluo de Diabo Verde diludo e 5mL do extrato do repolho roxo. Questes: Os Qumicos usam uma escala de pH para expressar quo forte uma substncia cida ou bsica. Um valor de pH abaixo de 7 (sete) indica que a substncia cida e, quanto menor for o nmero (6, 5, 4, 3, 2 ..) mais forte ser o cido. Um valor de pH acima de 7 (sete) indica que a substncia alcalina (bsica) e, quanto maior for o nmero (8, 9, 10 ...) mais forte ser a substncia alcalina. O extrato de repolho roxo mostrar cores diferentes para valores de pH diferentes. Essas cores e os correspondentes valores (aproximados) de pH so: pH(aproximado) cor do extrato 2 vermelho 4 prpura 6 violeta 8 azul 10 azul/verde 12 verde

1) Com base nesta tabela, qual o pH (aproximado) do nosso vinagre? 2) Qual substancia cida testada que pode ser considerada mais forte?

3) Com base nesta tabela, qual o pH (aproximado) da soluo que contem

o detergente a base de amonaco (veja)?


4) Qual a substancia bsica testada pode ser considerada mais forte? 5) Coloque em ordem crescente as substancias de acordo com o pH?

As solues no podem ser guardadas para poder us-las como escala padro de pH, elas devem ser preparadas na hora. Podem ser usados lpis de cor para fazer uma escala durvel em papel, que poder ser usada em vrios experimentos, sem a necessidade de preparar novamente os copos com as solues da escala padro.

Gabarito:
1) 4 2) cido muritico 3) 10 4) Soluo de diabo verde 5) Soluo diluda de cido muriatico, vinagre, extrato do repolho roxo,

detergente a base de amonaco e soluo de diabo verde.

Bibliografia: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/exper1.pdf (acessado em 14/05/2011 s 20:00) http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_07.asp (acessado em 14/05/2011 s 20:00) http://pibidfacipquim2011.blogspot.com/2011/04/oficina-acido-base.html (acessado em 14/05/2011 s 20:00)

S-ar putea să vă placă și