Sunteți pe pagina 1din 3

Plano de aula Disciplina: Fsica 1. Tema: Propagao de calor 2. Contedos e conceitos especficos da aula: Formas de propagao de calor.

r. Processo de propagao de colar por conduo.

3. Objetivos: Identificar as formas de propagao de calor; Reconhecer que o calor, para se propagar, necessita de um diferena de temperatura:

4. Metodologia: Aula expositiva dialgica, contextualizada pela interao professoralunos. 5. Recursos: Giz e quadro-negro e prtica demostrativa

6. Avaliao: Ao final da aula ser realizada um questionrio sobre conceitos e contedos apresentados durante a aula. 7. Contedos da aula: Propagao de calor O calor uma forma de energia em trnsito de um corpo para o outro, desde que, exista entre eles, uma diferena de temperatura. Sabemos que, de forma espontnea, o calor flui no sentido das temperaturas decrescentes, ou seja, do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura. A Propagao do calor pode ocorrer de trs formas distintas: conveco, irradiao e conduo. Conveco o processo de propagao do calor de um local para o outro pelo deslocamento de matria. A conveco ocorre no interior de fluidos (lquidos e gases).

Considere um recipiente com gua sendo aquecido pela chama .A gua quente , embaixo, torna-se menos densa e sobe, j a gua fria , em cima, que mais densa, desce.

Irradiao o processo de propagao do calor por meio de ondas eletromagnticas, predominando entre elas, as radiaes infravermelhas (ondas de calor), que aos serem absorvidas se transforma em energia trmica. Esse processo no necessita de um meio para propagar o calor. Por exemplo, do Sol transferir energia para o sistema terra-atmosfera atravs do espao vazio.(vcuo) .

Conduo o processo de propagao de calor atravs do qual a energia passa de partculas para partcula, vibrando as partculas sem desloc-las Na conduo, a transmisso do calor de uma regio para a outra ocorre da seguinte maneira: na regio mais quente, as partculas tm mais energia trmica, vibrando com mais intensidade; com essa vibrao, cada partcula transmite energia para a partcula vizinha, que, ao receber energia, passa a vibrar com maior intensidade; esta transmite energia para a seguinte e, assim, sucessivamente.

A conduo de calor um processo que necessita da presena do meio material e, portanto, no ocorre no vcuo. Ocorrer em slidos e lquidos. Os materiais podem ser divididos em condutores e isolantes de calor. Condutores: so os materiais que permitem com facilidade a propagao de calor. Ex: os metais. Isolantes: so materiais que dificultam a propagao calor . Ex: madeira, plsticos, isopor etc.

Exemplo : Quando uma cozinheira fica mexendo o contedo de uma panela com uma colher metlica, aps um um certo tempo ela no consegue manter a colher em sua mo, j que toda a colher se encontra muito quente. J as cozinheiras experientes usam colher com cabos de madeiras. Por que os metais conduz calor melhor que a madeira. Exemplo e pratica experimental Outra maneira de comprovar a conduo de calor pode ser vista no experimento . Material utilizado: Fio de cobre Vela de parafina Tachinhas Lamparina

No primeiro momento as tachinhas so fixadas em sequncia com cera de parafina ao longo do fio de cobre. As tachinhas devem ser colocados prximos entre si e o conjunto das tachinhas prximo da fonte de calor, pois o calor pode se dissipar para o meio ambiente (ou vizinhana). Em seguida aquece a extremidade livre do fio , h um aumento do estado de agitao dos tomos do cobre que compe o fio . Tal agitao (ou vibrao) transmitida aos tomos vizinhos que vai sendo transferida gradativamente para todo o fio . medida que a energia na forma de calor transferida ao longo da barra, atingindo a parafina, onde est preso as tachinhas, esta se derrete e da tem-se a queda do mesmo. Observa-se que as tachinhas caem sucessivamente a partir da extremidade aquecida (extremidade onde est a fonte de calor), exibindo o processo de transmisso de calor por conduo.

S-ar putea să vă placă și