Sunteți pe pagina 1din 3

PORTAL DO ADMINISTRADOR

Pgina 1 de 3

Portal do Administrador

Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2011 | 17:03:52


Home Galeria de Fotos Forum Fale Conosco Ad. Favorito Ad. Home Page Recomende o Site

Top 50: Vote Aqui


Top Sites

FG - Ferramentas de Gesto

Diagrama de Causa e Efeito de ISHIKASWA (Espinha de Peixe)


Categoria: Ferramentas de Gesto por xxx

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO DE ISHIKASWA (Espinha de Peixe) Ishikawa nasceu em 1915. Licenciado em Qumica aplicada pela Universidade de Tquio, aps a II Guerra Mundial impulsionou a formao da JUSE, Union of Japonese Scientists and Engineers, promotora da qualidade no Japo. Seus estudos so bastante importantes na gesto da qualidade. Tendo obtido as primeiras nooes de qualidade com os norte-americanos, estudou a evoluo dos processo de industrializao, e desenvolveu sua teoria para o Japo. Duas de suas criaes foram as "sete ferramentas do controle de qualidade" e principalmente os "crculos de controle de qualidade". Em seu estudo, levantou que as teorias de administrao mecanicistas (Taylor e Fayol), com excelentes resultados nos pases ocidentais, no incio da revoluo industrial no eram adequadas a realidade do Japo. Os fatos que levaram o engenheiro a justificar sua teoria, foram fundamentados principalmente pelas caractersticas demogrficas do pas, que possui taxas de escolaridade bastante elevada.
Uma forma de levantamento de sintomas na etapa de Anlise de Situao Atual a construo de diagramas de causaefeito de Ishikawa. Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na dcada de 60, j foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localizao de causas de disperso de qualidade no produto e no processo de produo. Ele uma ferramenta grfica utilizada para explorar e representar opinies a respeito de fontes de variaes em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a anlise de problemas organizacionais genricos . proposta a utilizao deste diagrama na TransMeth em situaes onde existe um grande Efeito Indesejvel bem localizado e consensuado pelos elementos da organizao. Ele utilizado para a identificao de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao Efeito Indesejvel. Ele uma ferramenta analtica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um "problema de interesse" e possibilita a ocorrncia de um "brainstorm" no sentido de identificar as causas possveis para o problema. No entanto, no contexto da TransMeth entende-se que o conceito de causa-raiz no propriamente expresso no Diagrama de Causa-e-efeito. Entende-se aqui que o Diagrama de Ishikawa uma ferramenta poderosa para a identificao dos direcionadores que potencialmente causam os Efeitos Indesejveis. Estes direcionadores, por sua vez, tambm podem ser EIs originados por outras Causas-raizes. De posse das selees dos problemas, montaremos a Espinha de peixe, que dar uma visualizao melhor de aes a serem tomadas, obtendo o grfico abaixo:

http://www.portaladm.adm.br/fg/fg11.htm

14/10/2011

PORTAL DO ADMINISTRADOR

Pgina 2 de 3

Diagrama de Causa-e-Efeito de Ishikawa Sendo assim, o diagrama de Ishikawa conduz a uma mirade de causas, sem estabelecer exatamente quais as razes do problema. O diagrama apresenta como pontos fortes: uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores. uma boa ferramenta de comunicao. estabelece a relao entre o efeito e suas causas. possibilita um detalhamento das causas. Mas, tambm apresenta os seguintes pontos fracos: no apresenta os eventuais relacionamentos entre as diferentes causas. no focaliza necessariamente as causas que devem efetivamente ser atacadas. Assim, para sanar estes pontos fracos, sugerida a utilizao combinada do Diagrama de Ishikawa com uma ferramenta de focalizao, chamada de rvore da Realidade Atual, da Teoria das Restries.

Esta tcnica para resolver problemas uma maneira para analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas. Um dos aspectos chave da tcnica o uso de um diagrama da causa e efeito. Em razo da aparncia do diagrama, essa tcnica tambm chamada de Diagrama Espinha de Peixe. (Outro nome que voc poder ouvir para essa tcnica Diagrama Ishikawa, devido ao fato do Professor Kaoru Ishikawa, professor japons que utilizou esse diagrama pela primeira vez em 1943.) Os benefcios dessa tcnica incluem: Permite que o usurio explore as vrias categorias das causas. Incentiva a criatividade atravs de um processo de chuva de idias (Brainstorming). Fornece uma imagem visual do problema e as categorias potenciais das causas.

Processo para Desenvolver um Diagrama Espinha de Peixe Utilize o seguinte processo para criar o diagrama espinha de peixe. 1. Descreva o problema e coloque em uma caixa direita do papel onde ser criado o diagrama. Poder ser o problema real ou um sintoma do mesmo neste ponto voc ainda no tem certeza.

2. Desenhe uma longa seta horizontal apontando para a caixa. Esta seta ser a espinha dorsal a partir da qual as causas grandes e pequenas sero classificadas e relacionadas.

3. Identifique as causas potenciais e agrupe-as em categorias principais. Exemplos de categorias principais incluem pessoas, processos, materiais, equipamentos, ambiente, etc. As categorias principais so identificadas atravs do uso da tcnica de chuva de idias (Brainstorming), ento neste ponto voc no precisa se preocupar se houver discordncia sobre uma categoria se contm ou no a causa em potencial. Apenas liste-as todas. Certifique-se de que deixar espao suficiente entre as categorias no diagrama para acrescentar as causas mais detalhadas depois. Cada uma dessas categorias principais ser explorada em maiores detalhes. Ele desenhado para ilustrar claramente as vrias causas que afetam um processo por classificao e relao das causas. Para cada efeito existem seguramente, inmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Mtodo, Mo-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Mquina. Nas reas administrativas talvez seja mais apropriado usar os "4P": Polticas, Procedimentos, Pessoal e Planta (arranjo fsico). Estas categorias so apenas sugestes, possvel utilizar outras que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente.

http://www.portaladm.adm.br/fg/fg11.htm

14/10/2011

PORTAL DO ADMINISTRADOR

Pgina 3 de 3

4. Continue com a tcnica da chuva de idias (Brainstorming) para descobrir as causas buscando explicaes mais detalhadas para cada categoria principal identificada acima. Escreva as causas mais detalhadas nas linhas horizontais que se conectam s respectivas linhas de categorias principais.

5.

s vezes, as causas detalhadas se desdobram em outras ainda menores. Se for o caso, ligue linhas adicionais s linhas detalhadas. Normalmente, o limite prtico para este diagrama trs nveis de detalhe.

6. Quando tiver concludo o processo da chuva de idias (Brainstorming) para descobrir as categorias principais e as causas potenciais para cada categoria principal, comece a analisar as informaes coletadas. Avalie cada categoria principal e as causas potenciais associadas. Lembre-se de que a lista original foi compilada atravs da chuva de idias (Brainstorming), onde todas as idias foram includas. Agora, voc precisa identificar os itens que tem a maior probabilidade de ser a causa (ou uma das causas). Marque (Circule) os itens que parecem ser mais promissores e que devero ser investigados mais a fundo. 7. Se no houver um consenso sobre as reas prioritrias a investigar, utilize algum tipo de sistema de votao para reduzir formalmente as escolhas com maior chance de sucesso. 8. Para cada item marcado (circulado), discuta como este item impactar o problema. 9. Crie um plano de ao para resolver as causas marcadas (circuladas). Lembre-se de que pode haver vrias causas potenciais interagindo para criar o problema. O plano de ao deve levar em conta essas interdependncias. Em vrios casos, as causas podem ser muito complexas, ou os participantes podem no ter informaes suficientes. Nestes casos, voc dever atribuir uma ou mais pessoas para analisar as causas e coletar mais informaes fora da reunio. Aps, organize outra reunio para concluir o processo. Outras Regras de uma Sesso para Resolver Problemas Utilizando a Tcnica de Diagrama da Causa e Efeito Utilize estas regras adicionais e as tcnicas em suas sesses. Assegure-se de que todos concordam sobre o problema que voc est tentando resolver. O processo da chuva de idias (Brainstorming) pode se tornar catico e confuso se as pessoas estiverem tentando resolver problemas diferentes. Utilize tcnicas formais da chuva de idias (Brainstorming) para reunir as listas iniciais de categorias principais e as causas detalhadas. Todas as idias devem ser includas. A discusso deve-se limitar a compreender as idias e no revis-las ou ver se so vlidas ou no. Pode haver uma tendncia de pular das categorias principais para as resolues. Certifique-se de que todas as categorias principais sero examinadas para identificar as causas antes de comear o processo para resolver o problema. Certifique-se de que todos os participantes conseguem ver o Diagrama Espinha de Peixe, de forma que todas as ligaes e relacionamentos estejam visveis. No deixe o diagrama ficar muito amontoado. Se uma categoria se tornar predominante, ela poder ser levada para um segundo diagrama. Fique atento a causas detalhadas que aparecem repetidamente em categorias principais diferentes. Isso pode ser um sinal de uma causa da raiz.

2004 - website desenvolvido pelos acadmicos do 1 Ano Administrao da Factef. Direitos reservados - Lanado em 18/06/2004 FUNDADORES: Gilberto W. Dutra Willian B. Barreto

Nmero de Visitantes:

http://www.portaladm.adm.br/fg/fg11.htm

14/10/2011

S-ar putea să vă placă și