Sunteți pe pagina 1din 17

FACULDADE DE DIREITO DE IPATINGA

Vanessa Cristina Estanislau Onorio

GARANTIA LIBERDADE RELIGIOSA SOB O ENFOQUE DA CONSTITUCIONALIDADE DA EXPOSIO DE OBJETOS RELIGIOSOS EM LOCAIS PBLICOS

IPATINGA 2011

VANESSA CRISTINA ESTANISLAU ONORIO

GARANTIA LIBERDADE RELIGIOSA SOB O ENFOQUE DA CONSTITUCIONALIDADE DA EXPOSIO DE OBJETOS RELIGIOSOS EM LOCAIS PBLICOS

Projeto de monografia apresentado ao curso de graduao bacharelado em Direito: FADIPA Faculdade de Direito de Ipatinga como requisito para obteno do ttulo de bacharel em Direito. ORIENTADOR: Gustavo Lana Ferreira

FADIPA FACULDADE DE DIREITO DE IPATINGA IPATINGA MG 2011

SUMRIO

1 INTRODUO / JUSTIFICATIVA.............................................3

2 PROBLEMA..............................................................................6

3 HIPTESES..............................................................................7

4 OBJETIVOS..............................................................................8 4.1 Objetivo geral ........................................................................8 4.2 Objetivos especficos ............................................................8

5 METODOLOGIA.......................................................................9

6 CRONOGRAMA......................................................................10

7 REFERNCIAS.......................................................................11

1 INTRODUO / JUSTIFICATIVA

Na tratativa constitucional, a garantia liberdade religiosa evoluiu de forma contundente. Isto notrio tendo em vista que, do perodo colonial at a outorga da primeira Constituio em 1891, a religio predominante no pas era o catolicismo. Assim, no havia tal liberdade, pois, todos os cidados brasileiros deveriam obrigatoriamente professar a f catlica.

Posterior ao perodo Colonial, o perodo Monrquico manteve a intolerncia religiosa, salvo algumas modificaes, como nos mostra o artigo 5 da Constituio (Imperial) do Brasil (1.824)[1], ou seja, liberou-se a liberdade de crena e, no entanto, a liberdade de culto continuou vetada, como observou o professor Celso Ribeiro Bastos (2000, p. 191 apud SORIANO, 2000, p. 72): Pode haver liberdade de crena sem liberdade de culto. Era o que se dava no Brasil Imprio. Na poca, s se reconhecia como livre o culto catlico. Outras religies deveriam contentar-se com celebrar um culto domstico, vedada qualquer outra forma exterior de templo. Apesar das perseguies por parte da Igreja Catlica, as demais religies presentes na poca do Imprio cresciam cada vez mais. Devido a estas perseguies, houve a necessidade de se garantir, no somente aos catlicos, mas tambm s outras religies presentes, a liberdade religiosa, incomodando a Igreja Romana, que perderia sua hegemonia. Em 1.891, entrou em vigor a primeira Constituio Republicana do Brasil e juntamente a isso, a nova Carta Magna separou o Estado da Igreja, tornando o Brasil um pas laico. (...). Posteriormente, as Constituies de 1.934; 1.937; 1.946; 1.967; e a atual (1.988), mantiveram sua redao referente Liberdade Religiosa, salvo pequenas modificaes insignificantes. (FABRIS, Ingrid Fernanda Gomes, Artigo: O Tratamento Jurdico da Liberdade Religiosa, disponvel em HTTP://intertemas.unitoledo.br/revista).

Anos mais tarde, as Constituies vindouras modificaram o entendimento no que tange liberdade religiosa. Para tanto, de Estado legalmente catlico e intolerante s demais crenas, o Brasil tornou-se Estado Laico de Direito, garantindo aos brasileiros a liberdade de crena, conscincia, de culto etc[2]. Conforme o entendimento de Celso Ribeiro Bastos:

A liberdade de organizao religiosa tem uma dimenso muito importante no seu relacionamento com o Estado. Trs modelos so possveis: fuso, unio e separao. O Brasil enquadra-se inequivocadamente neste ltimo desde o advento da Repblica, com a edio do Decreto119-A, de 17 de janeiro de 1890, que instaurou a separao entre a Igreja e o Estado. O Estado brasileiro tornou-se desde ento laico. (...) Isto significa que ele se mantm indiferente s diversas igrejas que podem livremente constituir-se(...).

(BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 17 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996, p. 178).

Sob a perspectiva delineada, impende salientar at que ponto a garantia liberdade religiosa vivenciada no Brasil de uma forma coerente e compatvel ao modelo de Estado adotado pelo pas, qual seja o Estado leigo, tendo em vista a histrica e costumeira exposio de smbolos religiosos catlicos em locais pblicos.

Isto porque, apesar de a maioria dos brasileiros professarem a f catlica, segundo o ltimo Censo do ano de 2000 do IBGE[3] Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica h que se ponderar que a referida liberdade religiosa destinada a todos, ou seja, aos que dela querem fazer uso optando pela exteriorizao de alguma crena religiosa, ou aos que simplesmente decidem por no professarem f/crena em absolutamente nada, o caso dos atues e agnsticos.

vlido, portanto, se fazer algumas consideraes a respeito de tal opo estatal, definindo-a para compreender sua relao e interveno na liberdade religiosa, bem como na expresso desta liberdade. Afinal, existe considervel distncia entre o leigo quisto pelo legislador constituinte e aquele que se diz ofendido com a exposio dos objetos religiosos.

Ora, qual o fundamento da garantia liberdade religiosa: a supresso dos cultos e dos smbolos ou a temperada manifestao destes? A quem se visou proteger? Os que tm uma religio e necessitam pela f express-la, demonstr-la e viv-la ou aos que se demonstram indiferentes?

Destarte, esta pesquisa consiste numa breve anlise da constitucionalidade existente na exposio/utilizao de objetos religiosos em locais pblicos em mbito nacional com enfoque nos smbolos catlicos, retratando a importncia e a histria da Igreja Catlica no Brasil desde o seu descobrimento.

Registre-se que a Santa S recentemente pactuou com o Brasil especificamente no que toca aos smbolos religiosos, visando lhes garantir a inviolabilidade e o respeito. Logo, restou demonstrado que o Estado Brasileiro reconhece a importncia da religio catlica, bem como de todas as outras, na histria de seu povo.

Por fim, como estudante de Direito e praticante da f catlica, justifico a relevncia deste trabalho na preocupante e desmedida linha de pensamento baseada em intolerncia religiosa, que os brasileiros tm se fundado sob o preceito de isonomia, pois, no deve existir a falsa modstia de que num pas onde h vrios cultos religiosos no se admita haver resqucios de nenhum deles nos locais comuns a todos.

No h como voltar atrs e desprezar a magnitude do alcance da Igreja no pas. No h que se falar em ofensa causada por um crucifixo no Tribunal de Justia num pas onde a maior parte da populao catlica.

2 PROBLEMA

A garantia liberdade religiosa em que se baseia a exposio de smbolos religiosos em locais pblicos, embora no demonstrem a opo estatal pela determinada religio, vai de encontro liberdade religiosa daqueles que optam por religies diferentes, ou por nenhuma delas, e se deparam com tais smbolos?

3 HIPTESES

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

O presente trabalho objetiva realizar um estudo acerca do princpio constitucional da liberdade religiosa com enfoque na garantia exposio dos smbolos religiosos em locais pblicos.

4.2 Objetivos especficos

5 METODOLOGIA

O trabalho em sub-anlise ser concretizado por meio de pesquisa bibliogrfica, em doutrinas, Constituio da Repblica e leis, artigos de internet (devido novidade do tema) dentre outros.

6 CRONOGRAMA

Atividades Elaborao projeto

Out do 18

Nov. Dez.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Mai.

Jun.

Entrega do projeto Pesquisa bibliogrfica Coleta de Dados Desenvolvimento e discusso dos dados Reviso literatura da

18

Escrita concluso

Escrita introduo Formatao normas ABNT Defesa monografia

7 REFERNCIAS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 17 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996;

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; MENDES, Gilmar Ferreira / SARAIVA. Curso de Direito Constitucional 6 edio;

FABRIS, Ingrid Fernanda Gomes, Artigo: O Tratamento Jurdico da Liberdade Religiosa, disponvel em HTTP://intertemas.unitoledo.br/revista.

[1] Art. 5. A Religio Catlica Apostlica Romana continuar a ser a religio do Imprio. Todas as
outras Religies sero permitidas com seu culto domstico, ou particular em casa para isso destinadas, sem forma alguma exterior de Templo.

[2] Art. 5. VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre


exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias

[3] Segundo o ltimo Censo do IBGE de 2000, 73,8% dos brasileiros declararam-se catlicos, 15,4%
evanglicos, 1,3% espritas e 0,3% praticantes de umbanda e candombl, enquanto 7,4% se declararam sem religio.

S-ar putea să vă placă și