Sunteți pe pagina 1din 3

PREVIDNCIA E DEMAIS BENEFCIOS DO EI

Quais os benefcios previdencirios do EI?

CCobertura previdenciria para o empreendedor e sua famlia, traduzida nos seguintes benefcios. Para o Empreendedor:
1. Aposentadoria por idade: mulher aos 60 anos e homem aos 65. necessrio contribuir durante 15 anos pelo menos e a renda de um salrio mnimo; 2. Aposentadoria por invalidez : necessrio 1 ano de contribuio; 3. Auxlio doena: necessrio 1 ano de contribuio; 4. Salrio maternidade (mulher): so necessrios 10 meses de contribuio;

Para a famlia:
1. Penso por morte: a partir do primeiro pagamento em dia; 2. Auxlio recluso: a partir do primeiro pagamento em dia;

Observao: se a contribuio do Empreendedor Individual se der com base em um salrio mnimo, qualquer benefcio que ele vier a ter direito tambm se dar com base em um salrio mnimo.
O perodo contribudo como Empreendedor Individual para a Previdncia Social ser somado ao tempo de contribuio antes da formalizao?

Sim, os anos de contribuio, devidamente recolhidos, podem ser contados para concesso de benefcio para o EI, exceto para aposentadoria por tempo de contribuio ou Certido de Tempo de Contribuio - CTC. Caso o empreendedor queira que o perodo contribudo antes da formalizao como EI seja computado para efeito de aposentadoria por tempo de contribuio e para CTC dever complementar o perodo que foi contribudo com base em 11% com a contribuio de 9% sobre o salrio mnimo (cdigo 1295 na GPS), mantendo, assim, a contribuio com a alquota de 20% para todo o perodo contribudo.
Quem j faz contribuio para o INSS e quer aderir ao EI tem que pagar duas vezes por este beneficio?

No. Para ter direito aos benefcios como EI, basta se formalizar e contribuir com 11% sobre o salrio mnimo, mensalmente. Mas, caso exera outra atividade, alm da que exerce como Empreendedor Individual, a contribuio previdenciria tambm ser devida em relao a essa outra atividade.

O Empreendedor Individual - EI poder aumentar a sua contribuio mensal do INSS para ter o direito a aposentadoria?

Os benefcios concedidos pela Previdncia Social ao Empreendedor Individual nesta categoria sero no valor de um salrio mnimo. Mas, caso exera outra atividade, alm de EI, contribuindo com 20% em relao a esta atividade e complemente com 9% a contribuio de 11% relativamente ao EI, os valores das contribuies sero somados para compor a base de clculo para concesso de aposentadoria, inclusive por tempo de contribuio e CTC.
Como fao para me aposentar como EI com dois salrios mnimos?

Os benefcios concedidos pela Previdncia Social ao Empreendedor Individual nesta categoria sero no valor de um salrio mnimo.
Como EI, se eu engravidar como farei para dar entrada no salrio maternidade?

Poder agendar eletronicamente o atendimento atravs da pgina da Previdncia na Internet (www.previdencia.gov.br), selecionando a opo REQUERIMENTO DE SALRIO MATERNIDADE ou pela Central de Atendimento 135 ou ainda, dirigir-se Agncia da Previdncia Social - APS mais prxima da sua residncia. O salrio-maternidade da Empreendedora Individual ser pago diretamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Durante o perodo de percepo de salriomaternidade, ser devida a contribuio previdenciria e descontada do salriomaternidade as seguintes alquotas de contribuio sobre o valor do benefcio da EI:

11% (onze por cento) ou 20% (vinte por cento), se estiver complementando para obter aposentadoria por tempo de servio e CTC.

A contribuio pela EI, relativa frao de ms, por motivo de incio ou de trmino do salrio-maternidade, dever ser efetuada pela segurada em valor mensal integral e a contribuio devida no curso do benefcio ser descontada pelo Instituto Nacional do Seguro Social do valor do benefcio.
Qual instituio financeira que est fazendo financiamento para os Empreendedores Individuais?

Tanto as instituies financeiras pblicas, quanto as privadas tm desenvolvido produtos e servios financeiros voltados ao Empreendedor Individual - EI. Dentre as instituies pblicas destacam-se a Caixa Econmica Federal, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e o Banco da Amaznia.
Qual a documentao necessria para abertura de conta e emprstimo junto s instituies financeiras pblicas?

Na Caixa Econmica Federal

CCMEI - Certificado de Condio do Empreendedor Individual; Documentos pessoais do Empreendedor (Documento de Identidade e CPF); Comprovante de endereo residencial do EI.

Para avaliao de crdito, alm dos documentos j entregues na abertura de conta, solicitado o preenchimento da Ficha Cadastro Empreendedor Individual, modelo disponibilizado pela CAIXA. Nesse modelo o EI declara o seu faturamento, bem como algumas de suas despesas. No Banco do Brasil

CCMEI - Certificado de Condio do Empreendedor Individual; Documentos pessoais do Empreendedor (Documento de Identidade e CPF); Comprovante de Residncia; CNPJ.

Existe alguma legislao que obrigue as instituies financeiras a oferecer condies diferenciadas para o Empreendedor Individual EI?

No existe uma legislao especfica que obrigue as instituies financeiras a manterem linhas de crdito para o EI. Todavia, e em consonncia com o artigo 58 da Lei Geral de MPE, Os bancos comerciais pblicos e os bancos mltiplos pblicos com carteira comercial e a Caixa Econmica Federal mantero linhas de crdito especficas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, devendo o montante disponvel e suas condies de acesso ser expressos nos respectivos oramentos e amplamente divulgadas. Outra informao relevante que a Federao Brasileira dos Bancos Febraban comunicou sua rede associada sobre a necessidade de se observar os procedimentos e/ou documentos necessrios para abertura de conta corrente para EI. Cabe ainda destacar que o fato de existir linhas de crdito especficas para o segmento no significa dizer que os tomadores tero acesso garantido s mesmas, o que ocorrer conforme anlise e procedimentos da instituio financeira e suas condies gerais de financiamento.

S-ar putea să vă placă și