Sunteți pe pagina 1din 67

Captulos 4 e 5

Leis de Newton e Aplicaes

1 Lei de Newton (1)


Qualquer objecto permanece em repouso ou em movimento rectilneo uniforme, a no ser que seja forado a alterar esse estado, pela aplicao de foras externas.
Palavra chave: permanece Um objecto no acelera, por si prprio A acelerao imposta, contrariando a tendncia do objecto em manter o seu estado (de repouso ou movimento). A resistncia alterao do estado de movimento a INRCIA

1 Lei de Newton (2)

Os corpos em repouso tendem a permanecer em repouso

1 Lei de Newton (3)

e corpos em movimento tendem a permanecer em movimento

Inrcia (1)
Todos os objectos possuem inrcia Quanto maior a quantidade de matria que um objecto possui, maior a sua inrcia Massa uma medida da inrcia do objecto Massa e Peso so directamente proporcionais, mas apesar de em algumas situaes se poderem de alguma forma confundir, so fisicamente diferentes.

Inrcia (2)
Se um astronauta quiser atirar um tijolo no espao. Ser mais fcil, mais difcil ou igual?

Inrcia (3)
Um tren que se encontra a deslizar pelo gelo, finalmente para. Como que interpreta? Ser que um tijolo com 2Kg tem o dobro da inrcia de um tijolo de 1Kg? E o dobro da massa? E o dobro de volume? E o dobro do peso? Ser mais fcil levantar um Cadillac na terra ou na lua?

Fora Resultante
As alteraes ao movimento so produzidas pela aco de uma fora ou vrias foras. Fora: puxo ou empurro. Quando temos vrias foras a actuar, consideramos a fora resultante.

Equilbrio (1)
Repouso apenas uma das formas de equilbrio. Um objecto em movimento uniforme est em equilbrio. Resultante das foras aplicadas nula. Um corpo sujeito a apenas uma fora no pode estar em equilbrio

Equilbrio (2)
Fora/Reaco Normal

Equilbrio (3)
Vamos completar

2 Lei de Newton (1)


A acelerao de qualquer objecto causada pela aco de um puxo ou encontro, isto , pela aco de qualquer tipo de fora. Fora a causa das mudanas no movimento. Acelerao proporcional fora resultante.

2 Lei de Newton (2)


A acelerao de um corpo directamente proporcional fora resultante agindo sobre ele e inversamente proporcional sua massa.

r r F = ma

A fora externa resultante a soma vectorial de todas as foras que actuam sobre o corpo

2 Lei de Newton (3)

r r r dv Fn = ma = m dt

Gravidade e Resistncia do ar (1)

O quociente Peso (F) versus massa (m) o mesmo para todos os objectos mesma latitude. Ento as suas aceleraes so iguais, na ausncia da resistncia do ar.

Gravidade e Resistncia do ar (2)


O paraquedista mais pesado cai mais rpido

3 Lei de Newton (1)

Quando nos recostamos a uma parede , exercemos uma fora sobre esta. A parede exerce, em simultneo, uma fora igual e oposta sobre ns. O pugilista atinge o saco com uma fora considervel. Mas com um soco semelhante ele s consegue exercer uma pequena fora num leno de papel que voa pelo ar.

3 Lei de Newton (2)

Quem que exerce a fora e quem que recebe a fora? Ambos os objectos tem que ser tratados de forma semelhante. Interaco entre um par de foras.

3 Lei de Newton (3)


Se dois corpos interagem, a fora F12 exercida pelo

corpo 1 sobre o corpo 2 igual em mdulo, mas oposta em direco fora F21 exercida pelo corpo 2 sobre o corpo 1. r r

F12 = F21

3 Lei de Newton (4)

3 Lei de Newton (5)

3 Lei de Newton (6)


Uma vez que as foras de aco/reaco so iguais e opostas, porque que elas no se anulam?

Para responder a esta questo, temos de definir o sistema.

Questo (1)
Miss Newton encontra-se imvel, pendurada por uma das mo Que lado da corda ter mais tendncia a quebrar?

Questo (2)
O lado mais curto

Limites de Validade das Leis de Newton


Em 1905, Einstein, ao desenvolver a teoria da relatividade descobriu que o tempo no era uma quantidade absoluta como fora suposto por Newton, o que colocou algumas limitaes no uso destas leis quando a velocidade se aproxima da velocidade da luz. Por outro lado, Schrdinger, ao desenvolver a teoria quntica verificou que esta lei tambm no era vlida quando as partculas se deslocavam dentro de distncias atmicas. No entanto, dentro da maior parte das situaes comuns (e nomeadamente dentro do mbito desta disciplina) estas leis continuam a ser vlidas.

Tipos de Foras

Todas as diferentes foras que se observam na natureza podem ser explicadas em termos de quatro interaces bsicas das partculas elementares: Fora Gravtica Fora Electromagntica Fora Nuclear Forte Fora Nuclear Fraca No dia a dia, nos corpos macroscpicos, o resultado da interaco devido fora gravtica ou electromagntica

Tipos de Foras!

A fora gravtica - Gravidade

A lei da gravitao de Newton afirma que entre quaisquer dois corpos h uma fora de atraco.

A fora electromagntica
A fora electromagntica manifesta-se sob forma elctrica ou sob forma magntica. A fora magntica entre um m e um corpo de ferro provocada pelo movimento de cargas elctricas (muito superior fora gravtica universal).

Exemplos de Foras (1)


Peso
r r P = mg

Reaco Normal
r Tenso T

r N

Exemplos de Foras (2)

Fora elstica de mola

Fora de atrito

This image cannot currently be display ed.

A fora normal
Imaginemos um corpo sobre uma mesa. O peso do corpo empurra a mesa para baixo, pressionando as molculas do tampo, que por sua vez, resistem compresso e exercem um fora sobre o corpo, para cima. Esta fora perpendicular superfcie da mesa e uma fora normal.

A fora de tenso (1)


Quando um corpo puxado por uma corda ligado a ele, a corda sofre uma pequena deformao, e provoca uma fora na corda. Essa fora chamada tenso na corda.

A fora de tenso (2)


Quando a corda no tem massa, a tenso na corda igual fora exercida sobre o corpo pela corda. As tenses so iguais em qualquer ponto da corda Para o pedao de corda que est ligado ao corpo

A tenso na corda T1 igual fora exercida sobre a corda pelo corpo f1, e pela 3 lei de Newton, igual fora exercida sobre o corpo pela corda.

Fora duma mola Lei de Hooke


Para muitos materiais elsticos a deformao directamente proporcional a uma fora elstica ou restauradora que resiste a essa deformao. A expresso matemtica dessa relao, a uma dimenso : (o sinal negativo mostra que a fora tem direco sempre oposta deformao):

f = kx
.

Fora de atrito
A fora de atrito sempre est na direco contrria do movimento ou tendncia do movimento. Atrito esttico (mximo)

Atrito cintico

Coeficientes de atrito(1)
Superfcies em Contato Teflon com Teflon Borracha no Concreto (seco) Ao no Ao Metal em Metal (lubrificado) Juntas humanas Pranchas de esqui (sobre neve molhada) Gelo em Gelo Madeira em Madeira (spera) Esttico (s) = .04 1 = .74 .15 .01 .14 =.1 .5 Cintico (k) = .04 .25 .8 = .57 .06 .003 .1 = .03 .4

Borracha no Concreto (molhado) .30

Coeficientes de atrito(2)
Os coeficientes de atrito natureza das superfcies. dependem da

Mas geralmente o coeficiente de atrito cintico menor que o coeficiente de atrito esttico A direco da fora de atrito sobre um corpo oposta ao movimento real ou ao movimento eminente do corpo em relao superfcie com o qual est em contacto.

Aplicaes prticas do atrito

Rotao de um parafuso numa porca. Movimento do bico de uma caneta esferogrfica numa folha de papel.

Aplicaes prticas do atrito

Encaixe dos elos de uma corrente.

Riscar de um fsforo.

Foras de Contacto e de Distncia

Existem pares de aco reaco distncia, provocados por campos gravticos, elctricos ou magnticos e pares de aco reaco de contacto.

Problemas Diagrama de Corpo Livre (1)


Um tren est ser puxado ao longo de uma superfcie, coberta por gelo, de acordo com a figura. Qual a fora que actua no sistema tren-corpo?

Problemas Diagrama de Corpo Livre (2)


Soluo do problema: identificar o sistema (linha a tracejado) identificar e representar todas as foras actuantes (diagrama de Corpo Livre) aplicao da 2 Lei de Newton
segundo xx

segundo yy

Resultando:

Aplicao Tren (1)


Numa corrida de trens, voc inicia a mesma, puxando uma corda fixada ao tren, com uma fora de 150N e um ngulo de 25 com a horizontal. A massa do tren de 80kg e pode-se desprezar a o atrito entre o tren e o gelo. acelerao do tren? fora normal?

Aplicao Tren (2)

Alpinistas (1)
Acidentalmente um alpinista ca de um desfiladeiro. Felizmente, estava preso, atravs de uma corda a um colega que possua uma picareta, que fixou ao cho, evitando assim as suas quedas. Antes de fixar a picareta ele deslizou pelo gelo.

Alpinistas (2)

Alpinistas (3)
Vindo finalmente a acelerao e tenso, como:

2 Blocos em Contacto (1)


2 blocos (em que a massa do 1 maior do que a do 2) esto em contacto numa superfcie sem atrito. Qual a acelerao? E Fora de contacto entre os dois?

2 Blocos em Contacto (2)

Mquina de Atwood (1)


Acelerao e Tenso no fio?

Mquina de Atwood (2)

Elevador

Peixe no Elevador (1)


Pesar um peixe com uma balana de mola ligada ao tecto de um elevador (P=40N, a=2ms-2)

Peixe no Elevador (2)

Plano Inclinado (1)


Determinao do ngulo crtico, em que o bloco inicia o seu movimento (superfcie rugosa)

Plano Inclinado (2)

Resolvendo:

2 Corpos Ligados com atrito (1)


Acelerao?

2 Corpos Ligados com atrito (2)

2 Corpos Ligados com atrito (3)


Resolvendo

Velocidade do carro (1)


Velocidade mxima do carro? (m=1500Kg, R=35m e coeficiente de atrito esttico 0,5)

Velocidade do carro (2)

Looping (1)
O avio move-se numa trajectria circular de raio 2,7km a uma velocidade constante de 225m/s. Fora exercida pelo assento no piloto (em cima e em baixo).

Looping (2)

Looping (3)

Montanha Russa
Quais so as foras envolvidas? Quando a aco sobre pista maior?

v2 v2 Fn = ma n P RN = m r RN = m g r

Montanha Russa

v2 v2 Fn = ma n P + RN = m r RN = m g + r

v2 v2 Fn = ma n P + RN = m RN = m g r r

S-ar putea să vă placă și