Sunteți pe pagina 1din 8

FACULDADE CASTRO ALVES CURSO DE PSICOLOGIA

Agla Estrela Bruno Villela Carla Anne Daniele Miranda

APO - Tpicos Especiais I:


Papel do Psiclogo na Instituio Enquanto facilitador de mudanas

Salvador-Ba 2011

FACULDADE CASTRO ALVES CURSO DE PSICOLOGIA


Agla Estrela Bruno Vilella Carla Anne Daniele Miranda

APO - Tpicos Especiais I:


Papel do Psiclogo na Instituio Enquanto facilitador de mudanas
Trabalho apresentado disciplina Tpicos Especiais I como requisito parcial avaliativo, sob orientao da professora Camila, no curso de Psicologia com os alunos do 8 Semestre.

Salvador-Ba 2011

PROCESSO DE INSERO DO PSICOLOGO NAS INSTITUIES Desde 1975 a atuao do psiclogo no Brasil tem passado por reflexes nos diversos campos do saber. A primeira pesquisa realizada no Brasil sobre Psicologia e profisso, foi de Sylvia Leser de Mello (1983), segundo a autora nesse perodo ainda era recente a regulamentao da Psicologia enquanto profisso no pas, fato que justifica a parcela equivalente a 52% de psiclogos que tinham como nica atividade a atuao na clnica com a psicoterapia. Como no se pode negar a crise econmica da dcada de 80 repercutiu em todas as estruturas econmicas do pas, o psiclogo enquanto profissional da clnica que atende classe mdia teve sua atuao abalada, o levando a galgar novos espaos como por exemplo, a insero como profissional da Sade Pblica e em diversas instituies. A observao dos Conselhos Regionais de Psicologia, leva em considerao a crescente atuao dos psiclogos em diferentes segmentos, fazendo com que a demanda de trabalho do profissional v alm da metodologia e capacitao oferecida pelas instituies de ensino as quais muitas vezes oferecem abordagens e estgios mais generalistas. Devido atuao do psiclogo estar alinhado s necessidades sociais, este vem conquistando muito espao em segmentos profissionais at ento desconhecidos. Com um exemplo no muito distante da psicologia clnica que h pouco tempo atrs definia o seu ambiente de trabalho somente no setting teraputico que se dava em seu espao fsico do consultrio. Hoje percebemos que as barreiras arquitetnicas vm sendo rompidas e sua atuao vai alm dos espaos fsicos e busca atender uma gama social mais ampla, j que o atendimento individual no acessvel a todos. Temos como exemplos a psicologia hospitalar, educacional, organizacional, jurdica entre outras, so reas que tem acolhido o psiclogo e mostrado aos poucos quais os pontos que necessitam de sua interveno, essa descoberta muitas vezes vai acontecendo naturalmente a medida que o profissional percebe e avalia necessidades que cabem o sua prtica. Dessa forma as necessidades sociais que vo emergindo ao longo do tempo podem no estar alinhadas as praticas que so abordadas nos cursos de Psicologia. Nesse contexto o profissional que ingressa no mercado de trabalho, vai desempenhando servios e papis, que posteriormente vai sendo costurada, regulamentada a prtica profissional reconhecida pelos diversos Conselhos. As pesquisas feitas durante muitos anos pelo Conselho Federal de Psicologia e por outros autores (CFP, 1988; Bastos, 1990, citado por Bastos e Achcar, 1994) possibilitaram um mapeamento mais concreto das tendncias e rumos que delineou a psicologia ao longo do tempo no pas, principalmente aps a dcada de 1980. A princpio como citado no pargrafo anterior, ntida a predominncia da atuao clnica do psiclogo em seu consultrio particular, onde poucos podiam ter acesso a psicoterapia, e seu uso era preponderante por adultos de classe mdia. Em seguida sua insero no mbito Salvador-Ba 2011

organizacional onde empresas privadas faziam uso do profissional basicamente para atividades de recrutamento, seleo e treinamento de colaboradores. Na rea educacional, o modelo mdico irraigado na psicologia persistiu por certo tempo em conduzir a atuao somente para atividades de psicodiagnstico no desenvolvimento da aprendizagem, depois se ampliou as possibilidades de atuao para orientao psicopedaggica institucional e orientao aos pais levando em considerao o vis social, predominando atuao em instituies particulares. J no mbito social, devido ausncia de referenciais terico-metodolgicos, a prtica do psiclogo tinha sempre o embasamento da atividade clnica, mas tendendo a compreenso dos fenmenos psicolgicos pelos fatores sociais, polticos e econmicos da sociedade. A ausncia de fundamentao cientifica dessas reas emergentes deixava o psiclogo numa atmosfera de insegurana, por conta da falta de pilares que proporcionassem desenvolvimento de competncias previas para o exerccio dessas novas prticas, principalmente em instituies. Ampliar as possibilidades de atuao era uma alternativa plausvel, porm ficava clara a necessidade de uma formao que redefinisse as possibilidades enquanto profisso garantindo que novos rumos se firmassem de maneira mais embasada e segura, fazendo com que as experincias de prticas assertivas deixassem de acontecer isoladamente por cada profissional, mais que essa prtica pudesse ser integrada qualitativamente, para que o psiclogo contribusse de fato com o seu fazer psicolgico, para uma massa significativa de pessoas, trazendo beneficio social para todo o pas e alavancando o campo de conhecimento da cincia. Atualmente existe a legislao que regulamenta a profisso do psiclogo definindo reas de atuao, a Lei 4.119/62 reconhece especialidades no campo aplicado da Psicologia: estipulando o direito ao registro aos portadores de certificados e diplomas de especialista em Psicologia Educacional, Psicologia Clnica e Psicologia Aplicada ao Trabalho. Esta lei apresenta o Decreto (53.464/64) que define as funes do psiclogo, tais como realizar diagnstico psicolgico, orientao psicopedaggica entre outros mais subjetivos, como exemplo a utilizao de tcnicas e mtodos psicolgicos com o objetivo de solucionar problemas de ajustamento. Partindo dessa classificao legislativa, ser exposta neste trabalho a atuao do psiclogo na instituio educacional.

Salvador-Ba 2011

PAPEL DO PSICLOGO NA INSTITUIO ENQUANTO FACILITADOR DE MUDANAS No mbito educacional por se trabalhar com uma instituio social complexa com formao de grupos e relaes em sua maioria hierarquizadas, antes de se estabelecer tcnicas, metodologias e contedos pragmticos, o psiclogo precisa identificar qual a demanda da instituio, em que concernem os conflitos existentes para atuar enquanto facilitador de mudanas e para isso faz-se necessria a investigao e anlise de vrios pontos chaves, tais como: O contexto social no qual a instituio est inserida e os usurios de seus servios, observarem a constituio e funcionamento dos grupos e subgrupos que a compem, suas relaes de poder suas demandas, identificando a filosofia que a fundamenta e a poltica educacional que norteia a gesto como um todo. O levantamento desses dados e a caracterizao dos aspectos organizacionais devem possibilitar e conduzir ao diagnstico da instituio. Freqentemente as queixas por parte da instituio se referem a dificuldades e demandas do aluno, como individuo que faz parte de um processo complexo que tem uma estrutura definida com mtodos ditos assertivos, ento se a instituio segue metodologias alinhadas, o problema teoricamente estaria no aluno. A partir da surgem as rotulaes unilaterais de que o problema o desinteresse, o baixo rendimento a disperso, desateno o desequilbrio na relao entre professor-aluno na famlia, mas dificilmente levado em considerao a responsabilidade da instituio em relao a muitos pontos importantes no processo de desenvolvimento do individuo que podem estar comprometidos e desencadeando uma srie de conflitos. E quando esses conflitos so identificados as medidas tomadas nem sempre so louvveis, pois os mecanismos de controle por parte da instituio tendem a intensificar a rigidez desenvolvendo atitudes repressivas em relao aos alunos, no que diz respeito a avaliaes, notas e feedback aos pais. Outra medida significante encaminhar os alunos problemas para os diversos servios de orientao educacional, ou de psicologia, como se esses profissionais tivessem ferramentas mgicas para sanar definitivamente esses sintomas, os quais reaparecem a todo instante numa gama muito maior de alunos, enquanto a causa no tratada.

Salvador-Ba 2011

Nesse contexto sintomtico de problemas que transparecem nos usurios da instituio escolar, o psiclogo se encontra diante de um desafio mpar, pois levantar pontos causais em relao a instituio pode parecer simples, porm as medidas assertivas para resolv-los depende no s do profissional envolvido, mas de toda a equipe multidisciplinar e grupos que constituem a instituio no desenvolvimento de planos e polticas referentes ao Sistema Educacional. A princpio, o psiclogo deve atuar como facilitador de mudanas que podero ocorrer na instituio, fazendo trabalhos com os grupos e abordando temticas reflexivas em relao aos problemas e solues, fazendo com que todos se engendrem nesse processo de mudana, se conscientizando dos papis a serem representados e a responsabilidade de cada um no sucesso desse trabalho. O psiclogo enquanto catalisador da angustia que essa mudana desencadeia, deve proporcionar um ambiente de conscientizao por parte da equipe acadmica, em relao as expectativas da equipe-instituio e alunos-instituio para que a realidade escolar seja vista de outro ngulo, ou melhor de vrios ngulos que a compe, para que se desenvolva uma viso tridimensional a respeito dos objetivos, responsabilidades, papis, indivduos e expectativas que envolvem todo o processo que antes era sintomtico. O papel do psiclogo nesse processo minucioso, pois envolve uma srie de estratgias que tecem as possibilidades de resolver os problemas e conflitos. Segue abaixo a explanao de algumas estratgias utilizadas para facilitar as mudanas: -O profissional deve antes de qualquer coisa fazer uma ponte entre os conhecimentos da Psicologia e sua aplicabilidade no mbito educacional, seja no que se refere ao desenvolvimento do individuo ou na postura reflexiva dos papis. -Estimular o desenvolvimento individual de cada um muito importante, pois atravs desse desenvolvimento ser levantado questionamento acerca dos entraves que bloqueiam o funcionamento produtivo tanto dos grupos quanto da prpria instituio. -Conscientizar sobre fatores psicossociais nas discusses e reflexes pode ser muito esclarecedor, uma vez que possibilita a integrao de todos os envolvidos no sistema escolar, sejam pais, alunos, equipe acadmica, onde todos possam se conscientizar do desenvolvimento de potencialidades que cada um tem. -A relao professor-aluno um grande aspecto a ser trabalhado, onde a discusso de metologias que favorecem o Salvador-Ba 2011

aprendizado, no deve ficar de lado uma vez que, nessa relao que transparece o fator institucional. Diante disso o psiclogo pode ser a ponte para estimular novos projetos pedaggicos e programas alternativos que sejam mais eficazes no processo de ensinoaprendizagem. -O trabalho com todas as equipes essencial para horizontalizar a responsabilidade de todos envolvidos, nesse processo fundamental a discusso das polticas educacionais para que as relaes dos grupos fiquem uniformizadas com o objetivo da instituio, sem deixar de lado o desenvolvimento do potencial de cada um e sua contribuio para a equipe. -Agora como complemento e no mais como nica medida possvel, o psiclogo poder diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos alunos seja no mbito institucional ou em conflitos psicolgicos especficos que possam dificultar o processo de aprendizado e desenvolvimento das potencialidades. Sem perder de vista o fator instituio, o trabalho do psiclogo deve consistir em estimular mudanas significativas, por mais desconfortante que possa parecer. Pois a conscientizao deve promover uma crtica mobilizadora a ponto de perceber todos os responsveis e co-responsveis pelos problemas existentes, para que a lente unilateral antes visualizadora somente do grupo estudantil possa levantar outros fatores que concernem a instituio. Dessa forma o trabalho com grupos operativos tem se mostrado eficaz nesse processo de mudana, uma vez que pode ser realizado tanto com os alunos quanto professores e equipe acadmica, como um todo. No existe formula pronta para os bons resultados, mas as ferramentas teis nesse processo de mudana devem ser questionadas com toda a equipe envolvida, pois as formas alternativas que podem surgir, pode estimular uma implicao maior de todos envolvidos no trabalho, de forma que ao final de tudo a instituio tenha autonomia suficiente para saber gerir e prevenir os futuros problemas na tentativa de se alinhar cada vez mais a realidade educacional a realidade da vida.

Salvador-Ba 2011

BIBLIOGRAFIA
MELLO, S. L. Psicologia e profisso em So Paulo. So Paulo: Atica, 1975. NOVAES, M. H. - Psicologia escolar. Petrpolis. Vozes Ed. 1980.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA Psiclogo Brasileiro: construo de novos espaos. Campinas: tomo, 1992. Conselho Federal de Psicologia. (1994). Psiclogo brasileiro: Prticas emergentes e desafios para a profisso. So Paulo: Casa do Psiclogo. Yamamoto, O. H. (2000). A LDB e a Psicologia. Psicologia: Cincia e Profisso BORGES-ANDRADE, J.E. Avaliao do Exerccio Profissional. In: Conselho Federal de Psicologia. Quem o Psiclogo Brasileiro. So Paulo: Edicon, 1988

Salvador-Ba 2011

S-ar putea să vă placă și