Sunteți pe pagina 1din 3

1

E ns com Cabeza de Vaca?


Alceu A. Sperana

Histria mais ou menos como interpretar quadro surrealista: cada qual v de um jeito, com seu vis. O vis uma espcie de demoniozinho que cutuca sua cabea com um traioeiro tridente. Um psicopata poder interpretar o desenho de uma cndida borboleta como um cenrio de tragdia. Costuma-se apresentar como histria micro-regional a passagem do figuro espanhol Cabeza de Vaca pela regio Oeste do Paran, h 470 anos. Mas histria no apenas o que aconteceu, um registro em arquivo empoeirado nem data em calendrio: o que produz e deixa consequncias. Netos de pessoas maravilhosas se queixam de que seus avs no aparecem nos livros de histria: foram pioneiros e tm muitas histrias para contar. Ficariam felizes se os seus entes queridos figurassem na histria. Seu carinho aos parentes os faz confundir histria e memria. Memria pode eventualmente ser histria se apresentar consequncias que encadeadas sugerem transformaes ou impressionam o historiador e seu vis. Onde muitos veem histria na passagem de Cabeza de Vaca meu vis-demoniozinho v apenas um agente imperialista europeu em trnsito. Algo como Bill Clinton ter visitado as Cataratas em 2001.

Cabeza de Vaca: invadindo o Texas e prisioneiros dos ndios

Histria feita por aqueles que influem de certa forma no presente e no futuro e no s porque moraram ou vieram para algum lugar como pioneiros. O papelrio dos arquivos e dos velhos livros mais oculta que revela. Quem se basear apenas neles estraga at seu prprio vis. preciso ler muitas entrelinhas. Abstraindo o fato de Cabeza de Vaca no ter nada a ver com a micro-histria do Oeste do Paran, ele tem a ver com a histria das Amricas, alm de ser uma figura fascinante. o que vemos em A Saga, por exemplo. No admirvel livro Arapuka: conflitos e labirintos do paraso (diz c o vis que o melhor j escrito sobre o Oeste do Paran), Rogrio Bonato, sem pernsticas embromaes academicistas, expe a figura mpar de Cabeza de Vaca e a desconexo dele com a histria que se seguiu. Nada contra teses acadmicas. Sem elas seria impossvel o acesso a preciosas escavaes de dados ocultos ou perdidos. No teramos interpretaes mltiplas para avaliar e escolher aquelas menos enviesadas pelas distores de classe do observador.

O fato de preferir as produes acadmicas que combinam qualidade narrativa com riqueza documental, na linha do mestre Raymundo Faoro ou, transversalmente, de Eduardo Galeano, coisa do vis. No supermercado, o garotinho pega o que tem mais sabor. O macaco velho pe no carrinho o que tem menos gordura trans.
Memorial a Cabeza de Vaca no Marco das Trs Fronteiras

Para fins micro-histricos, a passagem de Cabeza de Vaca apenas uma nota de p de pgina. Foi uma figura admirvel, como admirvel o av do cidado que deseja seu querido antepassado figurando com um belo retrato de pgina inteira na histria de sua cidade. O espanhol no teve realmente nada a ver com a micro-histria do Oeste do Paran, mas escreveu suas memrias e foi uma figura invulgar. Preso pelos ndios por ter invadido seus domnios, foi solto. J os ndios apanhados em domnios europeus no seriam poupados to facilmente. Os ndios, alis, tiveram tudo a ver com a histria e no tm retratos nem tribais nos livros de histria. Quem guiou o jovem tenente Firmino? Quem levou os irmos Borba s Sete Quedas e runas da Ciudad Real Del Guayr? Por que esses ndios no esto na histria no lugar dos enroles que lucram no poder custa de povos pobres? Um fascista ver na represso dentro da USP o imprio da lei e da ordem, enquanto a gente v pssima gesto e escassa democracia. Jos Ortega y Gasset era ele e sua circunstncia. Somos ns e nossas circunstncias, nelas incluso o vis que nos faz ver a mesma coisa de maneiras diferentes.

S-ar putea să vă placă și