Sunteți pe pagina 1din 4

DESCRIO DAS ATIVIDADES ENSINO FUDAMENTAL Na histria humana a questo religiosa sempre tem sido alvo de debates em nossos

dias, devido a vrios dogmas que foram quebrados pela sociedade, sociedade esta que muitas vezes se esquece da importncia que a religio tem na formao do indivduo e na conservao da famlia. O ser humano sempre busca algo para satisfazer suas angstias e anseios e encontra na religio meio para suprir ou diminuir muitas de suas frustraes e encontrar conforto para suas inquietaes. Atravs de uma crena religiosa seguem princpios que por muitas vezes fazem com que o ser humano passe a ser um cidado alvo de preconceito dentro do local de trabalho, no convvio social e escolar. Atravs dessas inquietaes desenvolvemos uma pesquisa regional que visa conhecer os credos religiosos de nossa regio, levando o indivduo a conhecer e respeitar as opes religiosas de cada um. Pesquisa essa que foi apresentada em forma de oficinas para os alunos das sextas e stimas sries do ensino fundamental da Escola de Educao Bsica Melo e Alvim, no municpio de Herval dOeste. No dia 14 de outubro de 2010 no perodo matutino foram desenvolvidas as aulas na turma da sexta srie da referida escola. Primeiramente foi feita uma breve apresentao dos acadmicos e a exposio dos objetivos da aula, em seguida foi feita uma exposio sobre questes religiosas presentes em debates polticos, como a questo do aborto, casamento homossexual, entre outras. Posteriormente foi feita uma apresentao em forma de slides que contextualizou as cinco maiores religies presentes no mundo Hindusmo, Islamismo, Judasmo, Budismo e Cristianismo, enfatizando o cristianismo como a principal religio na nossa regio. No dia 15 de outubro aconteceu a segunda aula para a sexta srie, tambm no perodo matutino. No incio da aula foram feitos questionamentos acerca da crena religiosa dos alunos e a questo da transmisso dessas crenas, feita pelos pais e aceitas pelos alunos. A seguir, foi feita uma exposio dos significados dos smbolos das cinco maiores religies da atualidade, acompanhada de uma discusso acerca dos smbolos religiosos presentes no nosso dia a dia. Ainda no dia 15 de outubro, aconteceu a primeira aula para a turma da stima srie, no perodo matutino.

No incio dessa aula foi feita uma abordagem com a apresentao dos acadmicos e os objetivos da aula para a turma que era formada apenas por alunos do sexo masculino. Posteriormente os alunos foram questionados sobre as questes religiosas que interferem no nosso cotidiano como, por exemplo, a questo do preconceito religioso. Ao trmino da discusso, foi realizada uma exposio sobre as principais doutrinas das cinco maiores religies do mundo e sobre a importncia do respeito s diferentes crenas. No dia 18 de outubro, foi desenvolvida a terceira aula para a srie, no perodo matutino. Inicialmente foi feita uma abordagem sobre a origem de trs grandes religies do mundo islmica, judaica e crist, e sobre a presena das mesmas em nossa regio. Posteriormente um dos acadmicos entrou na sala de aula caracterizado como a personagem bblica Abrao e abordou a importncia dessa personagem na origem das trs grandes religies personagem essa considerada o pai do islamismo, do judasmo e do cristianismo. Ainda no dia 18 de outubro aconteceu a segunda aula para a turma da stima srie, no perodo matutino. Foi feita uma abordagem e discusso sobre o surgimento de diversas novas igrejas e sobre a importncia que as mesmas tm na formao moral do indivduo. Posteriormente foi feita uma exposio sobre a origem das igrejas protestantes e a importncia da Reforma Religiosa para a histria da humanidade. No dia 21 de outubro, aconteceu a terceira aula para a turma da stima srie, no perodo matutino. Iniciou-se a aula com uma reflexo sobre as igrejas protestantes de Joaaba e foi retomada a importncia da reforma com a identificao de pensamentos reformistas nas igrejas protestantes da nossa regio. Posteriormente foi realizada uma exposio dos instrumentos de perseguio e tortura que a que os adeptos das igrejas protestantes foram submetidos na idade moderna. No dia 22 de outubro, aconteceu a quarta aula para a turma da stima srie, no perodo matutino. Primeiramente foram abordados os principais motivos da reforma religiosa abuso do poder da igreja catlica busca constante pelo acumulo de riquezas por parte da Santa Igreja entre outros. Em seguida foi feita uma exposio sobre os motivos da

reforma protestante com uma breve discusso acerca das razes que motivaram o surgimento de tal movimento. No dia 22 de outubro, aconteceu quarta aula para a turma da sexta serie, no perodo matutino. Na abordagem inicial foi mencionada a importncia da religio como mantenedora de questes morais na sociedade e posteriormente foi feita uma exposio atravs de slides sobre escritos de Abrao nos livros sagrados do Alcoro, do Tor e da Bblia. No dia 25 de outubro, aconteceu a quinta aula para a turma da sexta srie, no perodo matutino. Foi feita uma reviso do contedo exposto durante as aulas anteriores. Como atividade final, foi aplicado um jogo, onde eram mostradas as imagens dos smbolos religiosos que deviam ser identificados pelos alunos. Tambm foi aplicado um questionrio acerca do assunto estudado, alm de um caa palavras sobre a temtica. No dia 25 de outubro, aconteceu a quinta aula para a turma da stima srie, no perodo matutino. Foi feita uma reviso do contedo aplicado nas aulas anteriores e em seguida foi aplicada uma atividade na qual a turma foi divida em quatro grupos, os quais receberam folhas de papel A4. Foram projetadas perguntas atravs do projetor multimdia, alm de imagens sobre os contedos. Para cada questionamento eram apresentadas quatro alternativas que deviam ser selecionados pelos grupos simultaneamente, durante um perodo de tempo determinado e cronometrado pelos acadmicos. Essa atividade, de carter competitivo teve como propsito verificar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. DESCRIO DAS ATIVIDADES ENSINO MDIO

A principal razo para o estudo da histria Africana que sem ela se torna impossvel bem conhecer a histria do Brasil. Muitos fatores da histria nossa ficam de compreenso falha, subestimados ou desprezados face a ausncia da informao de raiz deste fatos histricos. A excluso da Histria Africana uma dentre as vrias demonstraes do racismo brasileiro. Ela produz a eliminao simblica do africano e da histria nacional.

Foi pensando nesta deficincia na formao escolar que no dia 9 de janeiro de 2003 foi aprovada a Lei 10.639 que alterou o currculo oficial da rede de ensino e torna obrigatrio o ensino de histria da frica e da histria e cultura afro-brasileira. Dotada de carter poltico, a lei pretende simultaneamente contribuir para o fim de preconceitos raciais e afirmao da identidade e orgulho das origens. Trata-se de uma medida reparatria e de incluso que visa contribuir para a construo de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e livre de preconceitos. Com base nessas informaes foram desenvolvidos planos de aulas sobre a cultura e a trajetria do povo africano at chegarem aqui no Brasil, e foram aplicados esses planos paras a primeira e terceira serie do ensino fundamental do Colgio So Jos.

S-ar putea să vă placă și