Sunteți pe pagina 1din 4

4 idias para a escola ideal

Aulas que comeam s 11h e duram 15 minutos, provas semanais e alfabetizao fontica de novo. A cincia est revolucionando o jeito de aprender

01/09/2007 18:52 Texto Pedro Burgos


Foto: Priscila Prade

As aulas devem comear mais tarde durante a adolescncia

Pergunte a seus pais como eram as aulas na escola deles. Tirando os castigos e o fato de educao sexual ou ecologia no figurar nos livros, as coisas no eram l muito diferentes de hoje. Professor na frente da turma, escrevendo a matria no quadro e explicando o contedo, alunos anotando tudo para serem testados em provas, semanas depois. H dcadas o modelo o mesmo. O problema que, do tempo da escola dos nossos pais at hoje, a cincia descobriu muita coisa sobre o caminho que a informao faz quando sai do quadro-negro, livro ou computador, passa pelos olhos e ouvidos e se transforma em memria. H 10 anos, pedagogos e psiclogos tinham o monoplio das teorias sobre o assunto. Mais recentemente, cientistas de outras reas resolveram estudar o chamado sistema cognitivo. Quanto mais aprendemos sobre como nosso crebro processa e armazena novas informaes, mais descobrimos que nosso sistema educacional est errado, diz Jamshed Bharucha, doutor em psicologia cognitiva pelaUniversidade Harvard, dos EUA. As pesquisas tm derrubado mitos, apontado mtodos mais eficazes e comprovado o que psiclogos, filsofos e pedagogos j falam h dcadas: uma sala de aula deve ser mais do que esta que est a.

1- Menos horrios

Primeira mudana: as aulas dos adolescentes devem comear mais tarde, l pelas 11 horas. Para a Fundao Americana do Sono, dos EUA, o hbito de matar a 1 aula, chegar atrasado ou tirar um cochilo fruto dos hormnios da adolescncia, que pedem pelo menos 9 horas de sono por dia e fazem a ateno dos jovens s atingir o pico s 11 horas. A escola deveria se adaptar a esse metabolismo diferente. Uma pesquisa da fundao mostrou que 60% dos adolescentes tm sono de manh bem mais que as crianas. Escolas americanas que transferiram o incio das aulas das 7h15 para as 8h40 tiveram alunos mais atentos. Na regio da Nova Inglaterra (EUA), pesquisas mostraram que a mdia das notas aumentou, as faltas caram e os alunos passaram a ter menos sono. Outra pesquisa sobre o impacto do sono sugere uma mudana mais radical: instituir a sesta depois de uma aula puxada. Um estudo da Universidade Harvard mostrou que, ao passar por aulas que exigiam muita ateno, os alunos lembravam-se mais do contedo quando tiravam uma sonequinha de 30 a 50 minutos.

2 - Mais provas
Alm do horrio de incio da aula, h uma outra conveno sem base cientfica: aulas de 50 minutos. muito tempo para o crebro de uma criana. Nos 10 primeiros minutos de aula a ateno do aluno boa. Se a informao for importante, ele segura a ateno; de outra forma, dispersa, diz Leonor Guerra, da UFMG. importante dividir esse tempo em atividades diferentes. Para saber o tanto que os alunos prestam ateno na aula, uma escola perto de Newcastle, na Inglaterra, decidiu testar o mesmo contedo em turmas diferentes com mtodos completamente distintos. Em uma delas, a matria do dia seria formatada em sees de 8 minutos. Depois disso, uma pausa de 10 minutos, com brincadeiras que no tinham nada a ver com a disciplina. Mais 8 minutos do mesmo contedo. Pausa de 10 minutos, outra reviso. A reteno do contedo foi muito maior que a partir do mtodo comum, mostrando que no comeo da aula a crianada presta ateno se o contedo for interessante. E, se houver pausas, melhor ainda. Outro problema da educao convencional a semana de provas. Voc se acha meio devagar por ter estudado para um monte de matrias e dali a 6 meses no lembrar de mais nada? Calma, h uma explicao cientfica. Quando h muitas provas de diferentes matrias em pouco tempo, a chance de o aluno reter as informaes muito menor do que se a avaliao fosse dispersa no tempo. Uma escola ideal tende a ter avaliao baseada na matria estudada, e no no tempo que o aluno assiste s aulas, diz Fredric Litto, professor da Escola do Futuro da USP , ncleo que pesquisa novas formas de educao.

3 - Menos diferena
Na ltima dcada, virou bandeira da educao no Brasil a incluso de alunos com necessidades especiais nas escolas comuns. A idia por trs dessa poltica fazer as crianas conviverem com as diferentes e respeit-las desde cedo. A teoria bonita, mas encontra restries entre alguns cientistas. Um estudo da USP avaliou 7500 alunos surdos congnitos (que raciocinam na linguagem dos sinais) e deficientes auditivos (que raciocinam em portugus) de 15 estados brasileiros. A concluso que a escola especial para surdos produz melhor compreenso de leitura que a escola comum traz para surdos. Na Inglaterra, segundo a Associao Nacional dos Autistas, 2 em cada 5 alunos com esse problema so vtimas de bullying nas escolas comuns, o dobro da taxa dos outros alunos. Ns agora temos mais capacidade de realizar uma educao mais personalizada e inclusiva, na medida em que entendemos quais as causas de dificuldades dos estudantes, afirma Koji Myiamoto, autor de Understanding the Brain: The Birth of a Learning Science (Entendendo o Crebro: O Nascimento de uma Cincia do Aprendizado, sem edio brasileira). A educaco personalizada tem se mostrado eficaz at quando as crianas so educadas em casa. Nos EUA, geralmente por causa da religio da famlia, j h 2 milhes de crianas estudando com os pais ou com o apoio dos pais ou de professores particulares coisa que no reconhecida por lei no Brasil. Nos testes pblicos de avaliao de desempenho, as crianas com educao domstica tm notas 30 a 37% melhores que seus colegas das escolas pblicas e privadas. Mas no se deve subestimar o papel crucial da interao social em todos os modos de aprendizado, afirmam os autores do livro Understanding the Brain.

4- Mais slabas
Outra forte linha da pedagogia que hoje se questiona o construtivismo. Segundo essa teoria, que tem o francs Jean Piaget como principal nome, a pessoa aprende no por meio da memorizao de contedos passados pelo professor, mas quando ela prpria constri o conhecimento, por atividades como gincanas. Aplicado alfabetizao, o construtivismo rejeita livros didticos. Nada de aprender slabas usando frases como I-vo viu a u-va. Na verso brasileira da alfabetizao construtivista, a criana tem contato com palavras e imagens e tenta associar a palavra inteira ao contexto. Esse mtodo o contrrio do fontico, onde o caminho aprender o cdigo: primeiro o som das letras, depois das slabas e como elas formam palavras, que ganham sentido na frase.

Para os crticos do mtodo construtivista, ela tem ajudado a produzir altos ndices de analfabetismo funcional quando a pessoa sabe ler, mas no consegue interpretar o texto. Some-se a isso o fato de o Ministrio da Educao ter dado como diretriz evitar a repetncia de ano e o que se v que, das 27000 escolas pblicas de 1 a 4 sries avaliadas pelo ltimo Prova Brasil, s 166 tm mdia comparvel dos pases desenvolvidos. A poltica de no repetir os alunos disfara o fracasso do monoplio da pseudoalfabetizao construtivista que dominou o Brasil nos ltimos 25 anos, diz Fernando Capovilla, professor do Instituto de Psicologia da USP.

S-ar putea să vă placă și