Sunteți pe pagina 1din 3

IMPLANTE DE SILICONE MAMOPLASTIA DE AUMENTO A mamoplastia de aumento traduz a beleza e a singularidade da cirurgia plstica, onde no h rigidez nem frmulas

s prontas para cada paciente, oferecendo ao cirurgio liberdade para optar por diferentes implantes, incises e tcnicas. A histria se inicia quando Thomas Cronin e Frank Gerow, em 1961, desenvolveram os primeiros implantes de silicone em associao Dow Corning Corporation e realizaram a primeira cirurgia em 1962.

Em resposta ao implante de Cronin-Gerow que era duro e rgido foi desenvolvido na dcada de 70 um implante com de silicone mais lquido e cpsula mais fina. Porm, a longo prazo, os resultados no foram satisfatrios pois causavam a contratura da mama com freqncia. Por isto, existe o falso mito de trocar o implante cada 10 anos.

Na dcada de 90, foram desenvolvidos os implantes modernos e seguros com gel de silicone de alta coesividade que simula a textura da mama natural. A alta coeso do gel no permite a sada do interior do implante. Nem se houver uma eventual ruptura da cpsula.

A cirurgia de aumento das mamas deve ser indicada em pacientes que apresentam mamas pequenas, ptosadas (cadas), assimtricas ou nos casos de reconstruo por acidentes ou cncer de mama. Aps uma consulta mdica com exame fsico minucioso, o mdico deve decidir com bom senso e de acordo com a vontade da paciente o formato e o volume do implante a ser utilizado, assim como a localizao da inciso. Existem implantes de formato redondo ou anatmico e de superfcie lisa, texturizada ou de poliuretano.

Os implantes ainda podem ser colocados anterior ou posteriormente ao msculo grande peitoral conforme a necessidade e bitipo da paciente.

Existem 3 localizaes principais para o posicionamento da cicatriz: via infra-mamria, via peri-areolar (meia lua contornando inferiormente a arola) e a via axilar.

Mitos e Verdades - A liberao dos implantes de gel de silicone nos EUA em novembro de 2006 serviu para corroborar a segurana dos implantes que j vinham sendo usados no Brasil e no resto do mundo. Existe comprovao atravs de estudos cientficos que a prtese de mama no est associada a doenas auto-imunes e ao cncer de mama. - Silicone Breast Implants and Connective Tissue Disease: An Updated Review of the Epidemiologic Evidence. Loren Lipworth, ScD,* Robert E. Tarone, PhD,* and Joseph K. McLaughlin, Annals of Plastic Surgery Volume 52, Number 6, June 2004 - Cancer Risk among Los Angeles Women with Cosmetic Breast Implants. Deapen, Dennis M. Dr.P.H.; Hirsch, Elliot M. B.A.; Brody, Garry S. M.D. Plastic & Reconstructive Surgery. 119(7):1987-1992, June 2007. - Breast Cancer in the Previously Augmented Breast. McCarthy, Colleen M. M.D.; Pusic, Andrea L. M.D., M.H.S.; Disa, Joseph J. M.D.; Cordeiro, Peter G. M.D.; Cody, Hiram S. III M.D.; Mehrara, Babak M.D. Plastic & Reconstructive Surgery. 119(1):49-58, January 2007. A cirurgia deve ser realizada sob anestesia geral. Esta frequentemente utilizada por ser segura e eficiente. Tambm pode ser utilizado o bloqueio peridural torcico. No compartilhamos simpatia pela anestesia local com sedao para este tipo de procedimento. Portanto, vimos brevemente que existem diversos caminhos e formas para se obter um resultado gracioso e satisfatrio para a paciente. Para tanto necessrio escolher cuidadosamente o cirurgio plstico, sempre pessoalmente atravs de uma consulta mdica e certificando-se do seu ttulo de especialista, alm de verificar se um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica (www.cirurgiaplastica.org.br).

S-ar putea să vă placă și