Sunteți pe pagina 1din 5

1.

3 Organizao e princpios constitucionais ORGANIZAO A Seguridade Social engloba um conceito amplo, abrangente, universal, destinado a todos que dela necessitem, desde que haja previso na lei sobre determinado evento a ser coberto. , na verdade, o gnero do qual so espcies a Previdncia Social, a Assistncia Social e a Sade. A Previdncia Social vai abranger, em suma, a cobertura de riscos decorrentes de doena, invalidez, velhice, desemprego, morte e proteo maternidade mediante contribuio, concedendo aposentadorias, penses etc. A Assistncia Social ir tratar de atender os hipossuficientes, destinando pequenos benefcios a pessoas que nunca contribuiram para o sistema (ex.: renda mensal vitalcia). A Sade pretende oferecer uma poltica social e econmica destinada a reduzir riscos de doena e outros agravos, proporcionando aes e servios pra a proteo e recuperao do indivduo. 1.3 PRINCPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL 1.3.1. INTRODUO Sendo um ramo especfico do Direito, a Seguridade Social tambm tem princpios prprios. O princpio de uma estrada o seu ponto de partida, ensinam os juristas. Alguns princpios da Seguridade Social tm natureza internacional, contidos em muitas legislaes, alm de serem bsicos, como o da universalidade, da suficincia das prestaes e da solidariedade. Podemos mencionar que certos princpiosde Direito, apesar de no serem especificamente de Direito da Seguridade Social, sero aplicveis a esta disciplina, como os da igualdade, da legalidade e do direito adquirido. Reza o caput do art. 5 da Constituio que "todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza..." A regra da igualdade consiste seno em aquinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que sejam desiguais. Nessa desigualdade social, proporcionada desigualdade natural, que se acha a verdadeira lei da igualdade. Tratar como desiguais a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e no igualdade real.

Dispe o art. 5,II, da Lei Fundamental que "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei". o que se denomina de princpio da legalidade, da reserva legal.A meno ao termo lei deve ser compreendida como sendo norma proveniente do Poder Legislativo, pois comum a expedio pelo Poder Executivo de portarias, ordens de servios, decretos etc., que no podem ser considerados como leis. S haver a obrigao de pagar determinada contribuio previdenciria ou a concesso de determinado benefcio da Seguridade Social, se houver previso em lei. Inexistindo esta no h obrigao de contribuir, nem direito a certo benefcio. Quanto ao direito adquirido (art. 5, XXXVI, da Lei Maior), h significativa importncia na Previdncia Social, principalmente no que diz respeito s aposentadorias. O segurado adquire direito aposentadoria no momento em que rene todos os requisitos necessrios a obt-la. 1.3.2 SOLIDARISMO A Repblica Federativa do Brasil tem como objetivo fundamental:"construir uma sociedade livre, justa e solidria" (art. 3,I).Aplicado este preceito Seguridade Social vamos encontrar que aqueles que tm melhores condies financeiras devem contribuir com uma parcela maior para financiar a Seguridade Social. Ao contrrio, os que tm menores condies de contribuir devem ter uma participao menor no custeio da Seguridade Social, de acordo com suas possibilidades, mas no podendo deixar de contribuir. Sendo assim, vai se formando a cotizao de cada uma das pessoas envolvidas pela Seguridade Social para a constituio do numerrio visando a concesso dos seus benefcios. 1.3.3 PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS O pargrafo nico do art. 194 do Estatuto Supremo determina ao Poder Pblico, no caso o federal, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base em objetivos, que poderamos dizer que so os verdadeiros princpios da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; eqidade na forma de participao no custeio;diversidade da base de financiamento; carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial dos trabalhadores, empresrios e aposentados. 1.3.3.1 Universalidade da Cobertura e do Atendimento No nosso sistema, tem a Seguridade Social como postulado bsico a universalidade, ou seja: todos os residentes no pas faro jus a seus benefcios, no devendo existir distines.

A universalidade de cobertura deve ser entendida como a necessidade daquelas pessoas que forem atingidas por uma contingncia humana, seja a impossibilidade de retornar ao trabalho, a idade avanada, a morte etc. J a universalidade do atendimento refere-se s contingncias que sero cobertas, no s pessoas envolvidas, ou seja, as adversidades ou acontecimentos em que a pessoa no tenha condies prprias de renda ou de subsistncia. 1.3.3.2 Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e Servios s Populaes Urbanas e Rurais A Constituio disciplina a uniformidade e equivalncia de benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, quando deveria ser para todo o sistema, inclusive para os servidores civis, militares e congressistas, mas estes possuem outro regime. Com a Lei n 8.213/91 foram institudos benefcios aos trabalhadores urbanos e rurais, sem qualquer distino. 1.3.3.3 Seletividade e Distributividade na Prestao de Benefcios e Servios A seleo das prestaes vai ser feita de acordo com as possibilidades econmico-financeiras do sistema da seguridade social. 1.3.3.4 Irredutibilidade do Valor dos Benefcios O poder aquisitivo dos benefcios no pode ser onerado. A forma de correo dos benefcios previdencirios vai ser feita de acordo com o preceituado na lei. No seio da Assemblia Constituinte houve muita preocupao com a reduo dos benefcios previdencirios, pois no decorrer dos anos o beneficirio vinha perdendo o poder aquisitivo que tinha quando se aposentou. A legislao salarial, ou correo do salrio mnimo, nunca implicou a preservao real dos benefcios previdencirios. Nem a atual lei de benefcios (Lei n 8.213) ir proporcionar a manuteno do poder aquisitivo real dos benefcios, pois perdas salariais ocorrem costumeiramente. 1.3.3.5 Eqidade na Forma de Participao no Custeio A Constituio no criou uma nica fonte de custeio, que facilitaria sobremaneira a fiscalizao. Apenas aqueles que estiverem em iguais condies contributivas que tero que contribuir da mesma forma.

1.3.3.6 Diversidade da Base de Financiamento A Constituio j prev diversas formas do financiamento da seguridade social, por meio da empresa, dos trabalhadores, dos entes pblicos e dos concursos de prognsticos (art. 195, I a III). Como menciona o art. 195, caput, da Lei Maior a seguridade social ser financiada por toda a sociedade. 1.3.3.7 Carter Democrtico e Descentralizado na Gesto Administrativa A Constituio dispe que os trabalhadores, os empresrios e os aposentados participaro da gesto administrativa da seguridade social que ter carter democrtico e descentralizado. Tal regra confirma o que j estava normatizado no art. 10 da Lei Fundamental, em qeu os trabalhadores e empregadores teriam participao nos colegiados dos rgos em que se discutam ou haja deliberao sobre questes previdencirias. 1.4 OUTROS PRINCPIOS 1.4.1 Trplice Forma de Custeio O custeio da seguridade social ser feito de forma trplice: pelos entes pblicos (Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios), pelos empregadores e pelos trabalhadores (art. 195, I a III da Constituio). Todos, portanto, devem participar do custeio do sistema, de acordo com a forma preconizada em lei. 1.4.2 Preexistncia do Custeio em Relao ao Benefcio ou Servio O princpio da precedncia do custeio em relao ao benefcio ou servio surge com a Emenda Constitucional n 11, fr f31-3-1965, ao acrescentar o 2 ao art. 157 da Constituio de 1946, com a seguinte redao "nenhuma prestao de servio de carter assistencial ou de benefcio compreendido na previdncia social poder ser criada, majorada ou estendida sem a correspondente fonte de custeio total". Nota-se que o dispositivo constitucional mencionava no s benefcio da previdncia social, mas tambm servio de carter assistencial. Assim, mesmo na assistncia social, para a prestao de um servio, havia necessidade da precedncia do custeio. 1. O que solidarismo?A solidariedade pode ser considerada como um postulado fundamental do Direito da Seguridade Social, encontrado inclusive na Constituio. No decorrer da histria da Seguridade Social certos grupos vinham se cotizando para cobrir determinadas contingncias sociais,como fome, doena, velhice, morte, etc., visando,mediante a contribuio de cada

participante do grupo, prevenir futuras adversidades. Passados os tempos, essa cotizao foi aumentando, formando-se grupos por profissionais, por empresas etc.,que, por intermdio de esforos em comum, ou da criao de determinado fundo, vinham se preparando para quando no mais pudessem trabalhar. Da o surgimento de pequenos descontos no salrio pra cobrir futuras aposentadorias, principalmente quando a pessoa no mais tinha condies de trabalhar para seu sustento.A solidariedade consistiria na contribuio da maioria em benefcio da minoria. 2. Existem princpios que so de Direito Constitucional e podem ser aplicados Seguridade Social? O pargrafo nico do art. 194 do Estatuto Supremo determina ao Poder Pblico, no caso o federal, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base em objetivos, que poderamos dizer que so os verdadeiros princpios da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais;seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor de financiamento; carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial dos trabalhadores, empresrios e aposentados.

S-ar putea să vă placă și