Sunteți pe pagina 1din 2

Nova desordem mundial

Talvez no seja o incio da Terceira Guerra Mundial o surpreendente ataque terrorista aos maiores smbolos do poder econmico-militar norte-americano no dia 11 de setembro de 2001. As conseqncias dessa insanidade so ainda imprevisveis e a retaliao possivelmente ser pesada, mas no tenho dvida de que os fatos presenciados ao vivo por todo o planeta naquela tera-feira fatdica marcam o verdadeiro incio do Terceiro Milnio. E o que pior: a travessia se deu pelas portas do horror. Toda aquela pregao de que estaramos entrando na "era de aqurios", de que seria o sculo das preocupaes ticas e ecolgicas com o destino da humanidade e com a conservao do meio ambiente, veio por gua abaixo. Ou melhor, com as torres do World Trade Center abaixo. Definitivamente, no h razes para otimismo e ingenuidade. Estamos, isso sim, diante de um novo tipo de barbrie, sofisticada e letal, traioeira e cinematogrfica. Qualquer um pode ser suspeito, ou alvo. Abre-se um precedente assutador para que as regras, tratados, acordos ou convenes internacionais (ou setoriais) no sejam respeitadas. Mais que um golpe profundo e desmoralizador na Globalizao, a crena na humanidade civilizada foi abalada, justamente quando se imaginava estar superando o sculo do holocausto nazista e das exploses nucleares. Parece que o filsofo ingls Thomas Hobbes (1588-1679) tinha mesmo razo: o homem o lobo de si mesmo e do semelhante, uma vez que seu estado natural a guerra. No se poder confiar nele. Mais que uma crtica prepotncia e ao imperialismo histricos dos EUA, tais fatos demonstram que a razo fracassou e que o ideal de civlizao apenas uma miragem. Nenhum dilogo possvel diante do dio e do fanatismo. Liberdade de pensamento no combina com o dogma, seja ele qual for. Alm disso, o terrorismo no prope nada que substitua a ordem que pretende destruir. A proposta terrorista se esgota na prpria destruio. A propalada "nova ordem mundial" revela uma fragilidade desconcertante e autodestrutiva. Na verdade, a fragilidade do ser humano, vtima dos mitos que cria para si mesmo, desde o medo e a solido ancestrais nas cavernas. Estamos diante da "nova desordem mundial": econmica, poltica, religiosa, tnica. Desordem sem precedentes, em escala planetria. A globalizao e a tecnologia deram estupidez local o carter de universalidade. Resta-nos escolher a que estupidez estaremos aliados.

Uma nova (des)ordem mundial?


(Marcus Eduardo de Oliveira, 2001-10-22) O mundo ser melhor se a riqueza usada para atacar terroristas escondidos nas montanhas do Afeganisto for usada tambm para atacar a misria nas savanas africanas Cristovam Buarque Professor da UnB

No passado, Guerra Fria. Na atualidade, Guerra Santa. Ontem, Sadam Hussein contra George Bush pai. Hoje, Bin Laden contra George W. Bush filho. No passado no muito distante, bomba atmica. Nos dias mais do que atuais, bombas biolgica e qumica. Ontem, o inimigo era conhecido e fixo. Hoje, o inimigo desconhecido e mvel. Ser isso tudo uma nova desordem mundial?

Com o fim da Guerra Fria, a derrocada do bloco socialista, a derrubada do muro de Berlim e o desfalecimento do Imprio Sovitico, o mundo presenciou, pouco mais de uma dcada atrs, o fim da bipolaridade mundial (EUA x URSS). Parecia, ento, haver iniciado, poca, uma nova ordem econmica, poltica, militar e, tambm, social. Certo? No. O que se seguiu, a partir de ento, foi uma verdadeira desordem mundial.

Ao longo desses dez anos que se seguiram aos acontecimentos acima citados, importantes fatos marcaram e imprimiram ao novo mundo uma srie de transformaes que hoje sacodem a paz mundial. Se o fim da Guerra Fria afastou o risco de eclodir uma Terceira Guerra Mundial; predominando, a partir desse fim, uma s fora (econmica, poltica, militar) hegemnica EUA -, essa mesma fora, usando de sua supremacia, prepotncia e poderio diversos, preocupada to somente com a manuteno dessa supremacia, chegando a exercer o papel de policiais do mundo, descuidou de verificar o surgimento de novos e temveis adversrios. Um deles, o crescimento do fundamentalismo islmico que, deturpado por pseudolderes, fez surgir milcias formadas por extremistas dispostos a tudo, inclusive a matar e a morrer em nome de Alh. Fao meno aqui, exclusivamente, ao Talib.

Formada a partir dos anos 90, essa milcia agrega hoje - por ironia do destino -, algum que aprendeu tticas de guerrilha, obteve treinamento e que conheceu mecanismos de defesa com a CIA (Agncia de Inteligncia Americana). Esse lder, Osama Bin Laden, trata-se, pois, de um produto dos Estados Unidos que, ao desenrolar da guerra do Afeganisto, por conta da invaso sovitica, nos anos 80, foi instrudo pelos norte-americanos, com o intuito de combater os soviticos, ento inimigo dos americanos poca. Resultado disso: hoje, o feitio virou contra o feiticeiro.

Logo, me parece ento extremamente prudente afirmar que os Estados Unidos esto colhendo o que sempre plantaram. Para corroborar com esse argumento, vale lembrar que, aps a implantao da Doutrina Monroe, no final do sculo 19, a poltica externa posta em prtica pelos Estados Unidos era de conseguir, a todo custo, a Amrica para os americanos. A partir de ento, invadiram Cuba, em 1.902, fazendo da Ilha uma espcie de bordel dos magnatas americanos. Assim tambm o fizeram no episdio que culminou com a criao do Panam, para to somente usufrurem a construo do Canal do Panam. Em 1964, ajudaram a articular o golpe militar instalado no Brasil, atravs da participao ativa do embaixador Lincoln Gordon.

Nos anos 70, foi vez do Chile conhecer a mo de ferro dos interesses americanos quando, apoiaram o golpe liderado por Pinochet que culminou com a deposio e morte do presidente marxista Salvador Allende. Isso tudo, somado a outros tantos casos, proporcionou, nica e exclusivamente, aos EUA acumularem vrios e diferentes inimigos ao redor do mundo, criando assim, essa nova desordem hoje presenciada por todos ns.

S-ar putea să vă placă și