Sunteți pe pagina 1din 4

1

CONSULTA DE ENFERMAGEM

1-CONSULTA DE ENFERMAGEM: A consulta de enfermagem uma atividade privativa da (o) enfermeira, na qual esta (e) assume absoluta responsabilidade de suas aes. Por este fato, constitui-se num espao ideal para o exerccio da autonomia profissional. uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza componentes do mtodo cientfico para identificar situao sade/ doena, prescrever e implementar medidas de enfermagem que contribuam para a promoo, preveno, proteo da sade, recuperao e reabilitao do indivduo, famlia e comunidade. Resoluo COFEN 159/96. Segundo a lei n 7.498 de 25 de junho de 1986, essa lei d o respaldo legal para o desenvolvimento da consulta de enfermagem. Sendo esta atividade enfermagem. Privativa do enfermeiro. A obrigatoriedade da Sistematizao da Assistncia de enfermagem em unidades de sade pblicas e privada segue o 2 artigo do COFEN do resoluo 272/ 2002 resoluo 272/ 2002.

2-DESENVOLVIMENTO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM: Segundo Santos (1999) O enfermeiro (a), necessita para a realizao da consulta de enfermagem, determinado conhecimentos tais como: 1. Conhecimento em semiologia: exame fsico para o levantamento e o estudo dos sinais e sintomas do ponto de vista da Enfermagem, 2. Conhecimento em semiotcnica: aborda as tcnicas de enfermagem que compreendem as aes indicadas para atender aos problemas relacionados levantados no exame fsico, 3. Ter habilidade para comunicar-se (fundamental para que haja interao entre enfermeira (o) e cliente a fim de que ambos estejam envolvidos na soluo dos problemas identificados), 4. Aplicar a metodologia de assistncia de enfermagem fundamentada num marco terico, num processo de coleta, anlise e interpretao das informaes obtidas, visando tomada de deciso sobre a avaliao da situao de sade do cliente em termos de normalidade e anormalidade, alm de conhecimentos na rea da antropologia, sociologia e epidemiologia. De acordo com Silva (1996), Na consulta de enfermagem fundamental que a (o) enfermeira (o) tenha habilidade para comunicar-se tanto de forma verbal como no-verbal, pois conforme o processo comunicativo est inserido nas relaes sociais do ser humano e a fala, a escrita, as expresses faciais, a audio e o tato so formas de comunicao amplamente utilizadas. Faria (1998) ressalta que a comunicao sempre tem um aspecto de contedo (comunicao verbal) e um aspecto de relao (comunicao no - verbal).

CONSULTA DE ENFERMAGEM

Com o propsito de assistir ao cliente e sua famlia de forma holstica, e contribuir para maior independncia dos servios de sade, a consulta de enfermagem deve ser uma atividade integrada s aes de outros profissionais da rea da sade (PADILHA, 1993; SANTOS, 1999). Sendo desta maneira, cada profissional de sade tem o seu papel de suporte para a melhoria da sade do cliente. A (o) enfermeira (o) tem seu papel no acompanhamento e anlise da evoluo da condio/situao de sade do cliente, em termos de resolver ou no dos problemas identificados, em funo das aes implementadas. Cumpre os procedimentos de enfermagem que se fizerem necessrios, realiza orientaes no momento da consulta e conduz a outros profissionais quando a competncia de resoluo do problema no estiver em seu campo de ao. A qualidade da consulta de enfermagem um fator que ir depender do dilogo que estabelecido na relao cliente/enfermeira (o). Por isso h necessidade em se considerar as crenas, valores e saberes do cliente a fim de promover a identificao das suas limitaes e possibilidades, e ir atrs de alternativas mutuamente. Isso s ir ocorrer quando estiver estabelecida uma relao de dilogo mtuo de confiana, a autonomia e a liberdade de alternativa do cliente mantida. 3-RELAO INTERPESSOAL NA CONSULTA DE ENFERMAGEM: A relao interpessoal insere-se na consulta de enfermagem, pois antev a "interdependncia comunicativa", relacionamento, proximidade fsica, troca e compreenso de mensagens verbais e/ou no-verbais, informalidade e flexibilidade do dilogo entre duas ou mais pessoas. Devido a isso, o enfermeiro deve ser comunicativo na realizao da consulta de enfermagem. A formao do enfermeiro beneficia que este profissional exera a consulta de enfermagem com a clientela assistida usando o conhecimento tcnico-cientfico e empatia. A consulta de enfermagem abriga os vrios mtodos de vulnerabilidade, necessidades e agravos do cliente, ao considerar a sua complexidade. Na prtica, o seu significado no perder de vista a diversidade humana e, de forma consequente, a vivncia do cliente, estabelecida em meio a processo scio-histrico, esboar a ateno sua sade a partir do cuidado holstico e humanizado, ponderar a dinmica das relaes sociais, geraes, raas, culturas, biologia humana e sexualidades, ambiente, gnero.

4-ETAPAS DA SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Histrico de enfermagem consiste em "um roteiro sistematizado para o levantamento de dados que sejam significativos para a enfermagem sobre o paciente, famlia ou comunidade, a fim de tornar possvel a identificao dos seus problemas de modo que, ao analis-lo adequadamente, possa chegar ao diagnstico de enfermagem" (Cianciarullo, 1976). Exame fsico; Segundo Daniel (1979), o exame fsico consiste no estudo bio-psico-scioespiritual do indivduo, por intermdio da observao, de interrogatrio, de inspeo manual, de testes psicolgicos, testes de laboratrio e do uso de instrumentos.

CONSULTA DE ENFERMAGEM

Diagnstico de enfermagem; O enfermeiro aps ter analisado os dados selecionados no histrico e exame fsico, coligar os problemas de Enfermagem, as necessidades bsicas afetadas, grau de dependncia e far um apreciao clnica sobre as respostas do indivduo, da famlia e comunidade aos problemas/processos de vida vigentes ou potenciais. Prescrio de enfermagem; Paim (1988) relata que a prescrio de enfermagem significa medidas de soluo para os problemas do paciente, indicados e registrados previamente pelo enfermeiro, com finalidade de atender as necessidades humanas desse mesmo paciente sob sua responsabilidade. Evoluo de enfermagem; Para Horta (1979), a evoluo de enfermagem o relato dirio ou peridico das mudanas sucessivas que ocorrem no ser humano enquanto estiver sob assistncia profissional, ou seja, uma avaliao global do plano de cuidados. Anotao de enfermagem; Para Fernandes et al. (1981), a anotao um instrumento valorativo de grande significado na assistncia de enfermagem e na sua continuidade, tornando-se, pois, indispensvel na aplicao do processo de enfermagem, pois est presente em todas as fases do processo.

CONSULTA DE ENFERMAGEM

S-ar putea să vă placă și