Sunteți pe pagina 1din 6

educao, cincia e tecnologia A DOENA MENTAL: DETERMINAO INDIVIDUAL OU CONSTRUO SOCIAL AMADEU MATOS GONALVES*

163

RESUMO Neste artigo procura-se reflectir sobre as representaes da doena mental luz da evoluo social. Centra-se na discusso dos conceitos chave da Sociologia da sade, desde logo, nos conceitos de sade e doena, mas tambm de cultura, relaes sociais, crenas e preconceitos acerca da doena mental. A este propsito distinguem-se alguns modelos de racionalidade que circulam na sociedade e abordam-se as principais determinantes sociais e culturais da sua construo e reproduo. A anlise da produo cientfica neste domnio sublinha a construo social da doena mental e valoriza a interpretao histrica e cultural deste fenmeno.

Palavras-chave: Doena mental, Determinao individual, Construo e Evoluo Social, Modelo Biomdico e Modelo Biopsicossocial.

CONSTRUO SOCIAL DA DOENA MENTAL Para Cathbras (1997), a doena , ao mesmo tempo, uma categoria natural e uma construo social. Nos vrios manuais de sociologia mdica encontramos bastantes referncias evoluo das cincias mdicas, que relacionam o progresso da medicina com a sade das populaes ao longo do tempo, dando mais nfase evoluo do conhecimento mdico, ou evoluo das condies socio-econmicas das sociedades. Tm-se vindo a desenvolver paradigmas ou modelos para explicar os conceitos
* Professor Adjunto da Escola Superior de Sade do Instituto Superior Politcnico de Viseu.

educao, cincia e tecnologia de sade e de doena. Tais modelos tm evoludo desde a nfase colocada na superstio, passando pela ateno centrada no indivduo, at nfase colocada na globalidade da pessoa relativamente ao seu ambiente e sociedade. No entanto, podemos constatar que domina um modelo biomdico, associado a concepes que reduzem as causas das doenas a modelos de causalidade biolgica e individual, sendo a doena explicada meramente como um fenmeno fisiolgico. Para o modelo biomdico, hoje dominante nas sociedades ocidentais, a alterao dos parmetros biolgicos, somticos que define a doena. A doena resulta de perturbaes fisiolgicas causadas por imperfeies genticas, desequilbrios bioqumicos ou ainda por danos provocados por agentes fsicos (ex: radiaes) ou agentes biolgicos (ex: vrus, bactrias). Os seguidores do modelo biomdico centrados numa viso organicista da doena e do sofrimento ignoram muitas vezes as determinantes sociais e culturais envolvidas. Porm, nos ltimos anos, este modelo redutor, de quem v a doena, o rgo e desvaloriza as ramificaes pessoais, familiares, sociais e culturais foi sendo contestado fazendo emergir um modelo holstico (biopsicossocial) em que os sintomas so importantes em si mesmo, em que a doena vista como pertencente a uma pessoa que parte integrante de um sistema de unidades organizadas hierarquicamente, do tomo clula, do rgo ao sistema, do corpo ao indivduo, do indivduo famlia; da cultura ao universo, unidas por um sistema de regulao. Nesta perspectiva, a sade e doena so tambm vistos como processos dinmicos, em evoluo constante, e explicados por uma multicausalidade em que para alm das variveis biolgicas individuais, entram igualmente as socioculturais, facto que sublinha a construo social da doena. Segundo David Ingleby (1982), a expresso construo social das doenas visa descrever uma interaco particular entre factores sociais, culturais atitudes, crenas, relaes sociais, ideias e as descobertas cientficas que permitem a definio e/ou transformao dos significados atribudos s doenas. No dizer deste autor, afirmar que a doena mental socialmente construda no equivale a dizer que a doena no existe; no significa negar a realidade dos sintomas ou do sofrimento das pessoas; significa antes que, ao explicar o sofrimento, ao colocar a doena num plano discursivo, o mdico ou outros tcnicos de sade podem influenciar a evoluo dos sintomas. neste sentido que podemos entender as palavras de Margareth Lock (1988), ao pretender demonstrar o carcter social e cultural de todo o conhecimento mdico, ...Existe evidentemente uma realidade biolgica, mas no momento em que so feitos esforos para explicar, ordenar e manipular esta realidade, ento tem lugar um processo de contextualizao, em que a relao dinmica entre biologia, valores culturais e ordem social tem de ser considerada (p.7).

164

educao, cincia e tecnologia Tambm Carapinheiro (1993), se refere construo social da doena, apresentando, a esse respeito, duas possibilidades de anlise: uma que permite traar o quadro da realidade social das doenas e outra que permite determinar os elementos de construo da identidade social do doente. A primeira permite-nos apreender a expresso social das doenas, o seu traado histrico numa sociedade; a prevalncia de umas doenas relativamente a outras; a sua distribuio por grupos e classes sociais e respectivos estatutos valorativos e, ainda, a instrumentalizao poltica que pode ser feita com estudos sobre as doenas. Toda a informao daqui resultante se constitui em indicadores que tipificam uma sociedade. O seu conhecimento importante para, na prtica profissional, podermos compreender e explicar a realidade que nos envolve e, consequentemente, organizar as estratgias mais adequadas satisfao das necessidades dos doentes e famlias que cuidamos. A segunda vertente analtica permite determinar os elementos da construo da identidade social do doente. Aqui importante referir os seguintes aspectos: - A relao do doente com a doena e a percepo que este tem da mesma. - Os nveis de discordncia entre a doena do doente e a doena do mdico, pois o doente transporta em si uma concepo prpria (psicolgica, social e cultural) da sua prpria situao. - A possibilidade de afirmao da perspectiva do doente, ou seja, como que um conjunto de ideias tecidas pelo doente sobre a sua prpria condio (autnomas relativamente ao saber do mdico) consegue integrar-se na relao teraputica com o mdico e com outros profissionais de sade. A este propsito, Eisenberg (1988) definiu quatro teses principais, no seu argumento sobre a construo social das doenas mentais: 1 Todos os conceitos cientficos so invenes da imaginao; o seu sucesso, que resulta de uma introduo da ordem no caos das aparncias, permite que os confundamos facilmente com a realidade que pretendem retratar. 2 As cincias humanas so reguladas por um paradoxo, na medida em que aquilo que acreditam ser verdade, em relao ao comportamento humano, influencia os comportamentos que pretendem explicar. 3 A trajectria das doenas influenciada pelas crenas dos doentes e dos mdicos, face sua evoluo e prognstico.

165

educao, cincia e tecnologia 4 Os profissionais de sade, tal como os doentes, so influenciados por papis que so tambm socialmente construdos. No dizer de Quartilho (2001), as concepes de sade e de doena constituem variveis socialmente determinadas, que so uma parte da cultura dos povos. O Homem aprende e incorpora conhecimentos, habilidades e experincias sobre a sade, a doena, a forma de se auto-cuidar/tratar, atravs de mensagens emitidas pelas mais diversas fontes: tradies, experincias pessoais ou de outrem, dos profissionais de sade, dos meios de comunicao, mensagens que incorporam no s a nvel individual, mas tambm colectivamente, na famlia, grupo social, comunidade onde vive e se relaciona. Como refere Berta Nunes (1987), as noes de sade e de doena no so as mesmas na cidade e no campo, no norte e no sul. So influenciadas por factores culturais, pelas condies de vida, pelo clima, pelas actividades econmicas dominantes, etc. se o mdico no entender esse facto (...) ver seriamente comprometida a sua eficcia teraputica... Na vez dele, os agentes da medicina popular tradicional continuaro a captar uma boa parte da procura de cuidados para a cura de males da populao (p. 233). A mesma autora, no seu livro O Saber Mdico do Povo, quando se refere medicina local, oral ou tradicional definia-a como: o conhecimento que vem da experincia acumulada na memria histrica do grupo social (1997; p.180). Assim, o saber da sade no se encontra exclusivamente ligado ao saber da medicina convencional; os profissionais de sade apenas possuem uma parte desse saber na medida em que os factores que condicionam o bem-estar das pessoas so de vria ordem: econmica, educativa, ambiental. Tambm Pereira (1987) refere que para a compreenso, reconhecimento e tratamento dos doentes, bem como para a promoo da sade, ... importante abarcar todas as determinantes envolvidas na sade e na doena; determinantes essas que so entre outras, as crenas, preconceitos e saberes que cada cultura aceita e transmite (pp. 185-193). Muitos diro que todo o conhecimento socialmente construdo, na medida em que todo o conhecimento conceptual e os conceitos so artefactos sociais. No entanto, David Ingleby (1982) nota que ainda estamos muito longe de compreender a construo social da doena mental de forma adequada ... no basta pr entre parntesis as questes epistemolgicas acerca do diagnstico, encarando simplesmente algumas pessoas como loucas e perguntando como a sociedade reage a elas, isto , para se compreender a construo social da doena mental preciso mais do que uma simples explicao das suas causas (pp. 88-111).

166

educao, cincia e tecnologia EVOLUO SOCIAL DA DOENA MENTAL Sendo a sade, a doena e a cura construdas social e culturalmente, estas entidades no s variam de sociedade para sociedade, como dentro de uma mesma sociedade encontramos distintas interpretaes e diferentes comportamentos face s entidades referidas. Estas entidades evoluem ao longo do processo de socializao, sendo resultado da interaco dos indivduos/sociedade, de acordo com os sistemas de pensamento dos grupos. A evoluo social diz-nos que o reconhecimento da doena (e a sua gravidade) influenciado por aspectos situacionais, que incluem, por exemplo, os acontecimentos de vida. Os sintomas de doena uma vez instalados no indivduo proporcionam uma srie de alteraes no seu ambiente social. No caso da doena mental, o indivduo transforma-se num elemento passivo, estigmatizado ou abandonado pelos familiares. Assim, o ambiente social interfere com os sintomas e estes por seu lado influenciam o ambiente social.

167

CONCLUSO Para alm da natural evoluo biolgica das doenas (ideia biomdica), existe tambm toda uma trajectria biogrfica e um contexto social em que os indivduos vivem, existindo assim uma dialctica entre o individual e o social que se situa nos espaos locais partilhados o bairro, a aldeia, a vizinhana, a rede social, a famlia ou mesmo os locais de trabalho; todos eles definidos pelas experincias interpessoais e processos sociais e culturais. A concepo de doena, tal como a de sade (historicamente construdas e variveis segundo a conjuntura social), um meio de acesso ao sentido que os indivduos do aos seus comportamentos individuais e s relaes que estabelecem com os membros da sociedade a que pertencem, bem como ao sistema de interpretaes, crenas e valores que lhe so subjacentes. Desta forma, educar para a sade significa intervir na cultura dos indivduos, quer dizer, sobre os seus conhecimentos, seus valores, suas crenas, sentimentos e comportamentos.

educao, cincia e tecnologia BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Jos Lus Nunes de. Os Valores culturais e a Relao Mdico Doente, Revista de Psiquiatria do Hospital Jlio de Matos, vol. 7, N. 3, Lisboa, 1994, pp. 193-196. CARAPINHEIRO, Graa. Saberes e Poderes no Hospital Uma Sociologia dos Servios Hospitalares. 2 ed. , Porto, Edies Afrontamento, 1993. CATHBRAS, P. Quest-ce quune maladie?, Rev Med Interne, n. 18, 1997, pp. 809-813. EISENBERG, L.. The Social Construction of Mental Illness. Psychological Medicine, n. 18, 1988, pp. 1-9. GONALVES, Amadeu Matos. A sade a doena e a cura: O Recurso aos Operadores Rituais alternativos entre os utentes das consultas de psiquiatria no concelho de Viseu Dissertao de Mestrado apresentada ao ISCTE, 2003. INGLEBY, David. A Construo Social da Doena Mental, Revista Crtica de Cincias Sociais, n. 9, Lisboa, 1982, pp. 89-113. LOCK, M.. Introduction. M. Lock, & D. Gordon (Eds), Biomedicine Examined. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 1988, pp. 3-10. NUNES, Berta. Sobre as Medicinas e as artes de Curar, Revista Crtica de Cincias Sociais, n. 23, Set. Coimbra, 1987, pp. 233-242. NUNES, Berta. O Saber Mdico do Povo, Edies Fim de sculo, Lisboa, 1997. PEREIRA, J. M.. Ser Possvel Uma Nova Medicina?, Revista Crtica de Cincias Sociais, n. 23, 1987, pp. 185-193. PEREIRA, Lus Silva. Medicinas Paralelas e Prtica Social, Sociologia Problemas e Prticas, n. 14, Lisboa, 1993. QUARTILHO, Manuel Joo Rodrigues Sintomas e Cultura, Psiquiatria Clnica, vol. 16, N. 1, Coimbra, 1995, pp. 5-10. QUARTILHO, Manuel Joo Rodrigues. Cultura, Medicina e Psiquiatria: Do Sintoma Experincia, Quarteto Editora, Coimbra, 2001.

168

S-ar putea să vă placă și