Sunteți pe pagina 1din 24

1

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

EXPOSIO 500 ANOS DE BRASIL NA BIBLIOTECA NACIONAL Mdulo: A Inquisio e o cristo novo no Brasil Colonial Autor: Ronaldo Vainfas Foi com a chegada da Famlia Real portuguesa ao Brasil, em 1808, que chegaram, presumidamente, os primeiros documentos da Inquisio que hoje compe o acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sobre o Santo Ofcio. D.Joo, ento Prncipe Regente, mandou encaixotar, alm dos livros que abrigaria a futura Biblioteca Real, manuscritos de origem diversa, entre os quais diversos papis do Santo Ofcio. No se sabe bem o por qu de terem sido alguns documentos da Inquisio trazidos ao Brasil, em primeiro lugar porque material fragmentrio e de natureza variada. Entre os manuscritos, h cpias de algumas sentenas, cartas de nomeao de alguns funcionrios do Santo Ofcio, pareceres do Tribunal de Lisboa, alguma documentao do distante Tribunal de Goa _ criado em 1560 com jurisdio sobre o oriente portugus e a costa oriental africana, notadamente Moambique. No houve nenhum critrio ntido para a escolha desse material, no sendo impossvel que tenha chegado ao Brasil por acaso. Em segundo lugar, porque a documentao inquisitorial era secreta, em tese, somente acessvel aos prprios inquisidores. Mas o prprio Santo Ofcio estava, no tempo do futuro D.Joo VI, em franca decadncia _ e isto desde o reinado de D.Jos I (1750-77), dada a ao secularizadora do Estado levada a cabo pelo Marqus de Pombal. Se no reinado de D.Joo V (1706-50), o Santo Ofcio ostentou talvez o mximo de seu poder, com numerosos autos-da-f e execues capitais em todo o reino, no reinado de D.Jos I seria submetido razo de Estado da monarquia ilustrada. A abolio da distino entre cristos velhos e cristos novos, em 1773 _ sendo esses ltimos, desde o incio da Inquisio (1536-40), os rus prediletos do Tribunal, deram um golpe de morte no Santo Ofcio portugus. O canto do cisne fora a execuo do jesuta Gabriel Malagrida, obra arquitetada pelo prprio Marqus, ento Conde de Oeiras, na sua luta exitosa contra os inacianos, a comprovar, no entanto, que a Inquisio no passava, ento, de um fantoche do todo-poderoso ministro. Um fantasma, na verdade, do poderoso tribunal de outrora, reduzido a funes menores, como a censura de livros perigosos ou sediciosos ou eventual perseguio dos pedreiros-livres ou maons. Penas capitais no mais ocorreriam depois da execuo de Malagrida, em 1761, embora somente em 1821 fosse enfim abolido o Santo Ofcio pelas Cortes convocadas aps a revoluo liberal. Mas certo que, j no tempo joanino, com a Corte no Rio de Janeiro, o Santo Ofcio no valia grande coisa no aparelho de Estado portugus. Tanto que, no obstante tenha reimplantado no

2
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Rio de Janeiro boa parte das instituies metropolitanas, a exemplo das Secretarias de Estado, da Mesa da Conscincia e Ordens, etc, no fez o mesmo com a Inquisio, contentando-se com a estrutura de Comissrias ento existente. As razes que moveram o regente D.Joo a trazer para o Brasil alguns documentos da Inquisio, se que as houve, parecem estar assim, condenadas ao mistrio. A quase totalidade do acervo inquisitorial permaneceu no reino, sobretudo em Lisboa, e hoje se encontra majoritariamente depositada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. documentao riqussima sobre a ao inquisitorial no Brasil, parte dela produzida na prpria sociedade colonial. E a razo para que a documentao manuscrita do Santo Ofcio relativa ao Brasil tenha sido arquivada em Portugal muito simples: o Brasil jamais viu erigir-se um tribunal inquisitorial prprio, ficando todos os casos de heresia aqui ocorridos na alada do tribunal de Lisboa, cuja jurisdio abrangia, alm da capital portuguesa e a regio central do reino, todo o mundo atlntico, incluindo a costa ocidental africana, as ilhas atlnticas e o prprio Brasil. O nico tribunal ultramarino da Inquisio portuguesa foi o solitrio tribunal gos, com sua jurisdio basicamente restrita ao ndico, como j mencionei. O acervo inquisitorial depositado na Biblioteca Nacional , portanto, fragmentrio, como fragmentria tambm a memria brasileira sobre os tempos e a atuao do Santo Ofcio na Colnia. O Santo Ofcio assunto praticamente ignorado nos livros didticos sobre a histria do Brasil e, durante dcadas, foi virtualmente ignorado pela historiografia. No sculo XIX, apesar de no t-lo mencionado em sua Histria Geral do Brasil, Varnhagen ao menos copiou e publicou uma lista de rus da Inquisio portuguesa moradores na Colnia penitenciados publicamente nos autosde-f lisboetas _ lista preciosa para os pesquisadores do assunto1. Nas primeiras dcadas do sculo XX, seria a vez de Capistrano de Abreu descobrir, copiar e publicar alguns livros da visitao do Santo Ofcio Bahia. Pouco depois, apareceriam os da visitao a Pernambuco, com prefcio de Rodolpho Garcia. Mas estudos sobre a Inquisio tardariam a aparecer, sendo talvez pioneiro, entre ns, o de Jos Antnio Gonalves de Mello, Gente da Nao, publicado em 1947. livro magnfico sobre a atuao inquisitorial e, sobretudo, sobre a vida e costumes dos principais rus da Inquisio portuguesa: os cristos-novos, moradores de Pernambuco, no caso desse livro2. Apesar de fragmentrio, o acervo inquisitorial depositado na Biblioteca Nacional, entre manuscritos, impressos e bibliografia analtica, ilumina momentos-chave e aspectos essenciais da
1- Excertos de vrias listas de condenados pela Inquisio de Lisboa, desde o ano de 1711 ao de 1767 compreendendo s brasileiros ou colonos estabelecidos no Brasil. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, tomo VII, 1931. 2 - Gente da Nao: cristos-novos e judeus em Pernambuco, 1542-1654. 2a ed. Recife. Editora Massangana/Fundao Joaquim Nabuco,1996

3
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

histria do Santo Ofcio no Brasil. H na Biblioteca Nacional, por exemplo, documentos sobre os dois primeiros casos clebres da Inquisio no Brasil, ambos ocorridos em tempo inicial da colonizao e do prprio Tribunal do Santo Ofcio portugus. O primeiro diz respeito ao donatrio de Porto Seguro, Pero do Campo Tourinho, fidalgo egresso da nobreza local de Viana do Castelo. Foi dos poucos a migrar para o Brasil, aps receber de D. Joo III, as insgnias de donatrio, levando consigo a famlia e vrios colonos. Encontrou regio rica em madeiras e, apesar de ser, segundo Varnhagen, capito menos ativo que Duarte Coelho, deu rpido desenvolvimento capitania. Mas as disputas em torno do acesso mo-de-obra indgena e a superposio de jurisdies civis e eclesisticas, alimentaram tenses e oposies contra o donatrio, que acabou vtima de um compl, reunindo colonos, franciscanos, o vigrio francs Aureajac e seu prprio filho, Andr do Campo. Em 1546, Pero do Campo foi formalmente acusado de blasfemar contra a igreja e a f catlica. O vigrio, Bernardo de Aureajac, na companhia de Pero Escorcio e Pero Anes Vicente, juizes ordinrios do cvel e do crime, instruram processo constitudo de acusaes de blasfmia imputadas ao donatrio, documentao riqussima, em grande parte publicada por Carlos Malheiro Dias, em 19243. Pero do Campo acabou preso e enviado a ferros para a Inquisio de Lisboa, sendo o primeiro morador da Colnia processado pelo Santo Ofcio. A Inquisio optou por no aceitar o libelo apresentado contra o donatrio, mas o impediu de voltar ao Brasil. Pero do Campo doou a capitania a seu filho, Ferno de Campos Tourinho, que depois a passou sua irm, D. Leonor de Campos. O segundo foi o caso de Jean de Bols, cujo processo integral encontra-se na Biblioteca Nacional4. Tambm conhecido como Senhor de Bols ou Jean Cointa, nasceu catlico em Bols, na regio de Champagne. Doutorou-se na Sorbonne e participou da ocupao francesa da baa de Guanabara, convidado pelo almirante Coligny. Em 7 de maro de 1557, chegou ao Rio de Janeiro a bordo do navio comandado por Bois Le Comte, sobrinho de Villegaignon. A colnia francesa no teve vida longa e logo se dilacerou por conta das rivalidades entre catlicos e protestantes. Para no se envolver, Cointa refugiou-se longe da fortaleza francesa at saber da deciso de Villegaigon de incitar os guaranis contra So Vicente. Apesar de discordar do assalto, fingiu adotar a empresa, mas avisou os portugueses dos planos franceses. Bandeou-se para o lado lusitano e viajou Bahia. Em Pernambuco e Bahia, tratou com Mem de S, ajudando-o a localizar o ponto frgil da defesa francesa na Guanabara.

3 - Histria da Colonizao Portuguesa do Brasil. Porto, Litografia Nacional, 1924. 4 - Foi integralmente publicado nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, v.XXV:215-308, 1904.

4
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Em Bertioga, Bols emitiu, porm, algumas idias heterodoxas que chegaram ao conhecimento de Luis da Gr, provincial da Companhia de Jesus na poca. A partir de 1560, montaram-se dois processos, de que Bols s tomou cincia depois de preso na Bahia por ordem do bispo D. Pedro Leito. Acusaram-no de culpas herticas como denunciar a riqueza material da Igreja, considerar os santos falsos, questionar a infalibilidade do papa. Suas opinies sobre o papa arranhavam a ortodoxia, pois questionava a infalibilidade de suas decises. Em 1561, o Inquisidor Geral exigiu a priso do herege nos crceres do tribunal de Lisboa. Passados 3 anos e vrias sesses de interrogatrio, foi condenado a abjurar de seus erros na mesa dos inquisidores, absolto in forma ecclesiae da excomunho, obrigado a certas penitncias espirituais e proibido de deixar o reino sem autorizao. Mas a atuao inquisitorial no Brasil s foi inaugurada de forma mais sistemtica no final do sculo XVI, j consumada a Unio Ibrica, tempo em que o Inquisidor Geral era ningum menos do que o Cardeal Arquiduque Alberto d ustria, preposto de Felipe II de Espanha como Vice-rei de Portugal. Pois foi em 1591 que o Santo Ofcio enviou a primeira visitao ao Brasil, do que resultaram centenas de acusaes, confisses e algumas dezenas de processos contra moradores da Colnia. O mecanismo da visitao fora usado no prprio reino portugus no incio da Inquisio e funcionava como uma inquisio volante, uma inspeo que percorria determinados territrios para ouvir confisses e denncias de crimes atinentes ao Santo Ofcio, isto , heresias. Nesta poca eram os cristos novos _ judeus e seus descendentes convertidos fora ao catolicismo no reinado de D.Manuel (1495-1521) _ os alvos principais do tribunal, sempre suspeitos de conservar em segredo as antigas prticas judaicas, apesar de catlicos batizados. A primeira visitao do Santo Ofcio ao Brasil percorreu a Bahia, Pernambuco, Itamarac e Paraba, retornando a Portugal em 1595. Foi ela confiada ao Licenciado Heitor Furtado de Mendoa, ex- desembargador real e capelo del rei, que exercia o cargo de Deputado do Santo Ofcio. Contava ento com idade de 30 a 40 anos e tinha foro de nobreza, tendo sua competncia e s conscincia reconhecida pelo Cardeal Arquiduque Alberto d ustria, o Inquisidor-Geral que o nomeou. As razes de ter a Inquisio de Lisboa enviado a Visitao ao Brasil motivo de controvrsia na historiografia especializada. Anita Novinsky atribuiu a deciso crescente prosperidade aucareira do nordeste colonial e ao fato de que muitos comerciantes e senhores de engenho da regio eram cristos novos, ali estabelecidos desde meados do sculo XVI5. Sugere, portanto, que a motivao principal da visitao teria sido a perseguio aos cristos novos e o
5 - Cristos-novos na Bahia. So Paulo, Perspectiva, 1972.

5
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

confisco de seus bens. Snia Siqueira buscou uma explicao mais geral, frisando que os objetivos centrais da visitao visaram a integrar o Brasil no mundo cristo e a investigar sobre quais estruturas calcava-se a f dos colonos6. So ambas as explicaes vlidas, porm insuficientes. Estudos sobre a instituio inquisitorial portuguesa tm demonstrado que o envio da primeira visitao do Santo Ofcio no possuiu nenhuma razo especial, exceto a de integrar-se a uma nova estratgia da Inquisio lisboeta que, embora possusse alada sobre as conquistas atlnticas de Portugal, at fins dos quinhentos pouco ou nada tinha feito na frica ocidental ou no Brasil, como assevera Francisco Bethencourt7. O prprio Heitor Furtado fora incumbido de visitar, alm do nordeste, as capitanias do sul do Brasil e os bispados de So Tom e Cabo Verde _ arquiplagos da costa africana _, o que s no fez por tardar na Bahia mais do que o previsto. Na mesma poca da visitao de Heitor Furtado ao nordeste, o padre Jernimo Teixeira visitaria, em nome do Santo Ofcio, os Aores e a Madeira e, pouco depois, entre 1596 e 1598, seria a vez do padre Jorge Pedreira visitar o reino de Angola. Foi, portanto, em meio ao processo de expanso atlntica da Inquisio de Lisboa que se inseriu a primeira visitao ao Brasil. A visitao de 1591-1595 causou, seguramente, grande impacto das regies inspecionadas. Foi o visitador recebido com grande pompa, juramentos de fidelidade da parte do Bispo, governana, cmara municipal e mais autoridades coloniais. Afixou, como de praxe, o Edital da F, instigando a todos que delatassem e confessassem as heresias sabidas ou praticadas, e fez ler o chamado Monitrio, rol dos crimes ou indcios deles que cabia ao Santo Ofcio julgar. Nele despontava a heresia judaica ou criptojudasmo, cujos indcios podiam ser, entre outros, guardar o calendrio judaico, observar seus ritos funerrios, abster-se de comer carne de porco, no trabalhar aos sbados, etc. Mas j constavam do Monitrio uma gama variada de outros crimes, considerados herticos e passveis de pena inquisitorial, a exemplo da adeso seita de Lutero (nome genrico dado aos hereges protestantes no Santo Ofcio), feiticeiros, sodomitas, bgamos, defensores da fornicao, blasfemos, contestadores da pureza da Virgem e vrios outros. A Inquisio portuguesa, a exemplo da espanhola, assumiu as inquietaes da Contra Reforma, sobretudo o medo do avano protestante e a preocupao em disciplinar os comportamentos morais e sexuais. Dos nove livros produzidos pela primeira visitao, somente quatro deles foram encontrados: um livro de denunciaes e outro de confisses da Bahia; um curto livro de confisses de

6 - A Inquisio portuguesa e a sociedade colonial. So Paulo, tica, 1978. 7 - Histria das Inquisies. So Paulo, Companhia das Letras, 2000.

6
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Pernambuco e arredores; um livro de denunciaes relativo a Pernambuco8. Trata-se de documentao muito rica, seja para estudar a ao inquisitorial na Colnia, seja para rastrear os modos de vida, valores e costumes de nosso primeiro sculo, sobretudo se acrescida dos processos manuscritos depositados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. No que toca aos livros da visitao, cuja descoberta pioneira foi mrito de Capistrano de Abreu, que trasladou os livros relativos Bahia, encontram-se todos na Seo de Obras Raras da Biblioteca Nacional. Voltando, porm, a esta primeira visitao, vale dizer que Heitor Furtado estava incumbido de s despachar em ltima instncia os delitos menos gravosos, enviando os suspeitos de judasmo para serem julgados em Lisboa. Nesse ltimo ponto parece ter cumprido risca as instrues de Lisboa. Por outro lado, o primeiro visitador excedeu-se na perseguio a outros denunciados, ultrapassando as instrues que recebera. Condenou vrios sodomitas ao degredo e s gals, procesou diversos fornicrios, blasfemos e alguns bgamos, tardando na Bahia muito mais do que estava autorizado. Pesou na demora o fato de o visitador ter descoberto uma extraordinria abuso indgena _ movimento milenarista liderado por ndios _, o qual contestava a escravido, os portugueses, os jesutas, mas fora paradoxalmente protegido por importante senhor de engenho local, Ferno Cabral de Tade. Trata-se da Santidade de Jaguaripe, a mais importante e documentada das santidades indgenas do Brasil colonial, ocorrida na dcada de 1580, nos sertes de Jaguaripe, ao sul do recncavo baiano. Sua grande originalidade residiu na forte mescla entre as crenas e ritos indgenas e catlicos, o que se explica, em grande parte, pelo fato de suas lideranas terem passado por misses jesutas. No plano das crenas, paraso cristo e Terra sem Mal se confundiam com o horizonte utpico dos ndios e, no plano dos ritos, mesclavam-se os bailes e o frenesi causado pela erva-santa (tabaco) com o uso de rosrios e cruzes. O lder dessa Santidade, um ndio batizado como Antnio pelos jesutas, fugira de um aldeamento inaciano para se proclamar o prprio ancestral Tamandar, ao mesmo tempo em que dizia ser o verdadeiro Papa. Nomeava bispos e santos, entre os principais do movimento, a exemplo de So Paulo e So Lus, e sua principal esposa era uma ndia intitulada Santa Maria Me de Deus. Apesar da mescla catlico-tupinamb, a Santidade de Jaguaripe fomentou inmeras fugas e revoltas na Bahia. Aps inmeras peripcias, migrou para a fazenda de Ferno Cabral de Tade, homem que, com a inteno de destruir o movimento indgena ou engrossar a mo
8 - Primeira visitao do Santo Ofcio s partes do Brasil. Denunciaes da Bahia - 1591-1593. Intruoduo de C. de Abreu. S.Paulo, P.Prado, 1925; Santo Ofcio de Lisboa. Confisses da Bahia. Introduo de R. Vainfas. S.Paulo, Cia das Letras, 1997; Primeira visitao do Santo Ofcio s partes do Brasil. Denunciaes de Pernambuco. Introduo de R.Garcia. So Paulo, P.Prado, 1929; Primeira Visitao do Santo Ofcio s partes do Brasil Confisses de Pernambuco. Org. de J.G.de Melo. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1970.

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

de obra de seu engenho, prometera aos ndios liberdade de culto em suas terras. Ali o ndios erigiram uma igreja e prosseguiram cerca seis meses com suas cerimnias, sendo que o marac personificado da cerimnia tradicional dos ndios se apresentou ento como dolo de pedra-mrmore. O movimento acabaria destrudo por ordens do Governador Manuel Teles Barreto, em 1585, e dele se tem notcia e farta documentao exatamente em razo da Visitao do Santo Ofcio da Inquisio enviada Bahia, que prendeu e processou vrios colonos envolvidos com a Santidade, a comear pelo senhor de engenho que supostamente a protegera. Foi ele condenado a ouvir publicamente a sua sentena, em Salvador, a pagar elevada multa e ao desterro para fora da capitania por um perodo de dois anos. Os livros da visitao registram boa parte dessa histria, cujo desenlace s se pode conhecer, porm, atravs da consulta aos processos manuscritos depositados na Torre do Tombo, em Lisboa9. Mas, exceto por esse caso inusitado da Santidade, quase um acidente de percurso na visitao quinhentista, o alvo principal de Heitor Furtado residia nos cristos novos. Da ter prendido e mandado para Lisboa um certo Salvador da Maia, acusado, entre outras coisas, de fazer sexo com a esposa deitado sobre um crucifixo. O mesmo fez com o riqussimo mercador de Pernambuco, Joo Nunes, acusado de ter um servidor onde fazia suas necessidades fisiolgicas perto de um crucifixo, igualmente. Mas foram esses processos mal instrudos, de modo que deles saram os rus absolvidos ou com penas muito leves. A grande vtima da visitao quinhentista foi uma velha senhora crist nova, Ana Rodrigues, e algumas de suas filhas, acusadas de praticar ritos judaicos no engenho da famlia, em Matoim, recncavo baiano. Crist nova portuguesa, Ana Rodrigues chegou Bahia em 1557, com o marido, Heitor Antunes, vrios filhos e alguns parentes, na mesma nau que trouxe Mem de S para assumir o Governo Geral do Brasil. Citado por Mem de S em relatrio enviado ao rei D.Sebastio, em 1572, Heitor Antunes desfrutava da confiana do Governador, apesar de ser cristo novo. Senhor de terras e de engenho em Matoim, era ainda responsvel pela coleta do imposto do acar. A famlia Antunes foi uma dentre os grupos de cristos novos que vieram tentar a vida no Brasil nos primeiros tempos da colonizao. Heitor Antunes j era morto na poca da visitao do Santo Ofcio, o que no impediu que vrias pessoas o acusassem de ser verdadeiro rabino e de ser o engenho de Matoim uma espcie de sinagoga clandestina, ou esnoga, como se dizia poca. Embora praticamente toda a extensa
9 - Vainfas, Ronaldo. A heresia dos ndios: catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. So Paulo, Companhia das Letras, 1995.

8
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

famlia Antunes tenha sido denunciada e prestado depoimento ao visitador, a mais acusada foi a matriarca Ana Rodrigues. Octogenria em 1591, Ana pertencera primeira gerao de convertidos fora por D.Manuel, em 1497, e por certo aprendera desde criana os ritos judaicos que repetiria por dcadas na Bahia. Acusada de participar de cerimnias judaicas, de guardar o sbado, de fazer oraes judaicas, de seguir as interdies alimentares e os ritos funerrios do judasmo, Ana Rodrigues, algumas de suas filhas e sobrinhas, foram apontadas como judaizantes pelos prprios genros, netos e vizinhos. Diante do visitador, a velha Ana admitiu certos erros judaizantes, mas alegou que os cometera sem m-f. Suspeita de ser judaizante, Ana Rodrigues foi julgada em Lisboa, para onde foi enviada em 1593. Contando com mais de 80 anos, voltou a Portugal enjaulada e no chegou a ouvir a sentena que a condenou fogueira. Morreu no crcere no mesmo ano de 1593 e em 1604 foi queimada em efgie, teve sua memria amaldioada, seus ossos desenterrados e queimados. Seu retrato atravessou o Atlntico e foi afixado na igreja de Matoim, para conservar viva a infmia da condenao inquisitorial10. Outro caso clebre dessa visitao, menos pelos fatos do que pela memria e representao que deles se fez, posteriormente, foi o de Branca Dias. Natural de Viana, no Minho portugus, a primeira notcia que dela se tem no Brasil data de 1551, quando veio encontrar o marido, Diogo Fernandes, instalado em Pernambuco desde 1542. Cristo novo com sesmaria em Camarajibe, concedida pelo donatrio Duarte Coelho, Diogo Fernandes foi um, dentre tantos outros colonos, que teve dificuldades para transformar suas terras em verdadeiro engenho, carente de recursos e flagelado pelo ataque dos tabajaras, em 1555. A essa altura Branca Dias j acompanhava o marido nessas lias, cujas complicaes acabaram levando o casal a perder parte dos domnios de Camarajibe para outro cristo novo, Bento Dias de Santiago, em 1563. Depois da morte de Diogo Fernandes, ocorrida entre os anos de 1563 e 1567, Branca Dias assumiu a direo do que restara de Camarajibe e continuou a dar aulas de costura e bordados para moas do lugar. A histria dessa crist nova que se aventurou a atravessar o oceano teria ficado sem qualquer registro no fosse a visitao do Santo Ofcio. Chegando em Pernambuco em 1593, o visitador recebeu inmeras denncias contra Diogo Fernandes e Branca Dias, acusados de judasmo. Dentre as delatoras estavam cinco ex-alunas que Branca Dias ensinara em sua casa, onde teriam observado, cerca de 35 anos antes da chegada da Visitao, prticas suspeitas de judasmo: guardar o sbado, limpar e arrumar a casa na sexta-feira, preparar e comer iguarias especiais, nunca pronunciar o nome
10 - Lipiner, Elias. Os judaizantes nas capitanias de cima. S.Paulo, Brasiliense, 1969.

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

de Jesus, manter atitudes desrespeitosas durante a missa, ter em casa uma toura (tor), que expunha em casa aos sbados. As denncias acabaram por revelar que em Camarajibe funcionava uma espcie de sinagoga secreta durante toda a dcada de 1560. Depois disso, Branca Dias e seus 11 filhos muitos deles casados com cristos velhos continuaram a manter alguns rituais da religio hebria, cada vez mais reduzidos, no entanto, s prticas domsticas e femininas do judasmo. Branca Dias morreu com cerca de 70 anos, entre os anos de 1579 e 1581, cerca de 10 anos antes da chegada do visitador. Mas seu caso deu origem a documentos envolvendo vrios membros da famlia, sobretudo as filhas e netas da matriarca de Camarajibe. Na verdade, Branca Dias nada mais fizera do que dar continuidade, na colnia, s prticas que a haviam levado aos crceres da Inquisio de Lisboa, antes de migrar para o Brasil. Acusada pela me e pela irm de judaizar em segredo, fora denunciada em 1543, penitenciada em 1544 e em 1545 autorizada a deixar de usar o sambenito, hbito penitencial. Veio fugida para o Brasil onde seria outra vez denunciada, depois de morta. A histria de Branca Dias possui ainda outra peculiaridade: foi objeto de inmeras peas literrias, inclusive o Santo Inqurito, de Dias Gomes, e escritos histricos que a tomaram como vtima exemplar do Santo Ofcio. Mas a Inquisio de Lisboa, em acrdo de 17 maro de 1595, no considerou as prticas de Diogo Fernandes e sua mulher suficientes provas de judasmo. J Evaldo Cabral de Melo salienta que, na verdade, h mais de uma Branca Dias: a da histria e a da lenda, esta ltima surgida na literatura pernambucana em meados do sculo XIX. Joana Maria de Freitas Gamboa escreveu Branca Dias dos Apicucos, histria lendria de uma judia rica do sculo XVI que, para fugir do confisco inquisitorial, havia depositado toda sua riqueza em um afluente do rio Camarajibe, depois conhecido pelo nome de riacho da Prata. Desaparecida, a Branca Dias dos Apicucos teria reaparecido na Paraba, em meados do sculo XVIII, onde viveria algum tempo, antes de ser queimada em auto de f celebrado em Lisboa. O sacrifcio de Branca dos Apicucos chegou a ganhar um painel a leo, afixado no claustro do convento de So Francisco da Paraba. Mas figura lendria essa ltima11. Judaizantes parte, fossem reais, fossem imaginrios, outros rus, acusados de heresias diversas, desfilam nos livros da visitao quinhentista, alguns deles punidos, outros no. Entre os que se livraram de castigos, encontra-se um certo Francisco Manicongo, amante de vrios outros escravos, que insistia em usar os trajes feminis dos quimbandas, sacerdotes do Congo e de Angola adeptos do homoerotismo. Ou o de um tal Baltazar da Lomba, portugus com cerca de 60 anos,
11 - Mello, Evaldo Cabral de. Branca Dias e outras sombras. In: O nome e o sangue. 2a. ed. Rio de Janeiro Topbooks, 2000.

10

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

amante de vrios ndios que por isso chegou a se mudar para uma aldeia de Pernambuco, no sculo XVI e era com certeza chamado de tibira, palavra que os tupinambs usavam para designar os homens que agiam sexualmente como se fossem mulheres _ conta-nos Gabriel Soares no seu Tratado de 1587. Entre os severamente punidos, desponta um sapateiro de Pernambuco, morador no Recife, Andr de Freitas Lessa, homem que praticamente chefiava uma troupe de fanchonos useira em sodomizar escravos e jovens de poucos recursos com a promessa de dar-lhes botas, sapatos e outros favores _ condenado, no caso, a dez anos de gals. Foi tambm triste o destino de Filipa de Sousa, mulher acusadssima de praticar atos lsbicos, ento chamados de sodomia foeminarum. Era natural de Tavira, no Algarve, e contava cerca de 35 anos quando chegou Bahia o visitador do Santo Ofcio. Casara-se e enviuvara de um pedreiro e tornara a se casar com modesto lavrador, o que no a desobrigava de trabalhar como costureira na Salvador quinhentista. Mas o que sobressai na documentao inquisitorial sobre esta personagem o sem-nmero de relaes homoerticas de que participou. Diversas mulheres da Bahia confessaram ou foram acusadas desses amores femininos na mesa da visitao, sendo que uma delas possua mesmo a alcunha de a do veludo em razo de um instrumento flico aveludado que usava em suas relaes sexuais. Nenhuma delas superou, porm, Filipa de Sousa, que manteve romances variados, com mooilas, mulheres de sua idade, e at com a esposa do Contador da fazenda do Governo, Paula de Siqueira, tudo narrado em detalhe nos livros da visitao. Convicta de suas preferncias, Felipa de Sousa no fez como as demais mulheres que, diante do visitador, renegaram seus atos, mostraram-se arrependidas ou atriburam seus desejos a fragilidades momentneas. Filipa ousou dizer que namorava e tinha damas pelo grande amor e afeio carnal que sentia ao v-las. Foi por isto condenada a receber aoites pelas ruas de Salvador e ao degredo perptuo para fora da capitania. Ainda no perodo da Unio Ibrica, a Inquisio de Lisboa, enviaria uma segunda visitao somente Bahia, que ali permaneceu entre 1618 e 1621. Confio-a ao licenciado Marcos Teixeira, visitador mais discreto que o primeiro e observante zeloso das instrues que recebera. Sua motivao foi a de sempre, investigar a prtica de heresias, sobretudo a judaica, e de fato alguns moradores da Bahia foram enviados presos a Lisboa. Mas tudo parece indicar que a segunda visitao possuiu um motivo especial, a saber, a desconfiana, nutrida pela dinastia Habsburgo reinante em Portugal, de que os cristos novos, por suas ligaes diretas ou indiretas com os judeus

11

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

de Amsterdam, poderiam vir a auxiliar a temida invaso flamenga. Nada se apurou de concreto nesse sentido e a prpria visitao produziu poucos livros e processos12. Mas a invaso holandesa seria mesmo tentada na Bahia, em 1624, e consumada, em Pernambuco, em 1630, havendo indcios de colaborao de cristos novos nos dois episdios. Ainda no sculo XVII outras visitaes parecem ter sido enviadas ao Brasil, uma a Pernambuco, outra s capitanias do sul, ambas em 1627 e talvez no mesmo contexto do temor luso-espanhol de uma conspirao flamengo-judaica no Brasil. Mas delas no se encontrou vestgio documental slido, como nos informa Jos Gonalves do Salvador13. De todo modo, a dominao holandesa em Pernambuco iria jogar papel decisivo na vasta comunidade de cristos novos da regio. Isto porque muitos judeus de origem portuguesa haviam migrado para a Holanda no tempo da converso forada de 1496-7, e continuaram mantendo, em graus variados, relaes com os cristos novos de Portugal, sobretudo no domnio comercial. Eram os chamados sefarditas ou sefardim, diferena dos judeus askhenazi ou askhenazin da Europa centrooriental, que gozavam de inteira liberdade religiosa nos Pases Baixos calvinistas, desenvolvendo ali inmeras atividades. O exemplo mais clebre desses judeus de origem portuguesa talvez seja o do filsofo Spinoza, cuja obra foi escrita principalmente em Amsterdam. Com a dominao holandesa, muitos sefarditas de Amsterdam migraram para o nordeste e passaram a atuar na economia aucareira como mercadores e senhores de engenho, articulados Companhia das ndias Ocidentais. Neste perodo chegou-se a falar mesmo de uma Rua dos Judeus no Recife, a Jodenstraat, em holands, e de fato foram fundadas duas sinagogas na regio. A primeira no Recife, sob a chancela da Kahal Kadosh Zur Israel e a segunda no outro lado do rio (Capibaribe), sob a guarda da Kahal Kadosh Maghen Abraham. Muitos cristos novos portugueses que jamais haviam conhecido o judasmo retornaram, ento, religio de seus ancestrais14. Entre os personagens clebres do perodo, encontra-se Jacob Rabi, embora tenha sido ele um caso excepcional, pois nem freqentava sinagoga, nem tratava com os cristos novos de origem judaica. Asquenazi de origem alem, natural do condado de Waldeck, migrou para os Pases Baixos e

12 - Segunda visitao do Santo Ofcio s partes do Brasil. Denunciaes da Bahia. Introduo de R. Garcia. Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol, 49, 1927; Segunda vistao do Santo Ofcio s partes do Brasil. Livro das Confisses e Ratificaes da Bahia. Introduo de E. dO.Frana e S.Siqueira. S.Paulo, t.XVII, 1963. 13 - Cristos-novos, jesutas e Inquisio. So Paulo, Pioneira/Edusp, 1969. 14 - Bohm, G. Los sefardes en los domnios holandeses de Amrica del Sur y del Caribe (1630-1750). Frankfurt, Verlag, 1992.

12

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

chegou ao Recife junto com Maurcio de Nassau, em janeiro de 1637. Atuou como funcionrio da Companhia das ndias Ocidentais e destacou-se, sobretudo como intrprete, pois cedo aprendeu a lngua dos tapuias aliados dos holandeses, embora no se saiba de que grupo especfico tapuia Rabi aprendeu a lngua. Os estudiosos mencionam os jandus, sendo certo que se uniu a uma tapuia de nome Domingas, filha de um principal , passando a servir os holandeses com centenas de guerreiros. A controvrsia sobre Rabi existe a propsito de sua liderana em dois massacres no Rio Grande do Norte, ambos em 1645, depois de iniciada a Insurreio Pernambucana. O primeiro ocorreu em Cunha, em 16 de julho, quando Rabi liderou numeroso grupo de tapuias e soldados holandeses que trucidou 69 pessoas que ouviam missa. O segundo ocorreu em 3 de outubro, onde Rabi aparece na documentao como chefe de soldados holandeses, tapuias e potiguares dissidentes num ataque a portugueses, homens, mulheres e crianas, desta vez em Uruau. No ano seguinte Jacob Rabi foi assassinado pelos holandeses numa emboscada, talvez pela sua atuao no que Charles Boxer considerou como um dos crimes de guerra do conflito luso-holands. Os culpados foram identificados em inqurito da Companhia holandesa, mas permaneceram impunes15. Parte das vtimas desse massacre foram, no ano 2000, beatificadas pelo Papa Joo Paulo II. Outro personagem-limite, celebrizado por Elias Lipiner16, foi o jovem Isaac de Castro Tartas. Descendia de cristos novos portugueses, nascido na Frana, cerca de 1625. Cresceu na Amsterdam calvinista, viveu no Pernambuco holands e acabaria na Inquisio lisboeta no meado do sculo XVII. Era filho de Cristovo Lus e de Isabel da Paz, cristos novos, naturais de Bragana, que migraram para a Frana, possivelmente porque fossem judaizantes, apesar de catlicos batizados. O casal se estabeleceu por algum tempo em Tartas, vila francesa onde Isaac nasceu e foi batizado no catolicismo com o nome Toms Luis ou Joo de Lis. Da passaram Amsterdam, lugar onde a famlia enfim apostasiou, abraando de vez o judasmo dos ancestrais, tornando-se judeus de sinal como se chamava aos judeus explcitos em Portugal e colnias. Seu pai mudou o nome para Abrao de Castro, sua me para Benvinda de Castro e ele mesmo virou Isaac de Castro, sendo que pai e filho se fizeram circuncidar. H dvida sobre se Isaac voltou Frana para estudar ou se estudou na Frana antes de os pais se transferirem para Amsterdam, mas o fato que, em Paris e Bordeaux, estudou filosofia, retrica e alguns princpios de medicina.
15 - Os holandeses no Brasil (1957). Trad. S.Paulo, Cia Ed. Nacional, 1961 16 - Isaque de Castro: o mancebo que veio preso do Brasil. Recife, Massangana, 1992.

13

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

No tinha nem 20 anos quando se transferiu para o Pernambuco holands. Acompanhou na viagem seus tios maternos, entre os quais Moiss Rafael de Aguilar, homem importante na comunidade judaica do Brasil holands. Isaac, que j havia apostasiado na Europa, freqentou as sinagogas do Recife, tratou com cristos novos e judeus e dedicou-se ao comrcio. Endividou-se e por isso fugiu para Salvador, embora alguns afirmem que foi Bahia para pregar o judasmo para os cristos novos. Foi ali preso em 1644, primeiro por ordens do governador Antnio Telles da Silva, sob suspeita de ser espio holands, pois falava, alm do flamengo, francs, espanhol e mui outras lnguas, como hebraico, latim e at portugus. Verificando-se que era cristo novo, libertaram-no, para logo depois, por ordem do bispo, tornarem a prend-lo com base em denncias de ser ele judaizante. Isaac de Castro tentou de tudo para escapar Inquisio, inclusive sugerindo, certa altura dos primeiros interrogatrios, que nunca fora batizado no catolicismo, sendo judeu de nascimento _ o que lhe tiraria da alada inquisitorial. De nada adiantou, pois foi enviado a Lisboa e processado. Acabou por admitir todas as suas culpas e defender o prprio judasmo. Um dos dominicanos que lhe interrogou, instando para que abjurasse, afirmou que tinha muita agudeza e conhecimento de teologia e histria e grande apegamento lei mosaica. Isaac de Castro transformou-se num herege pertinaz, chegando a dizer aos inquisidores que a prosperidade da Holanda se originava do fato de terem ali se acolhido os judeus expulsos de Portugal. Foi condenado a morrer na fogueira, em 1648, e foi dos poucos queimados vivos _ sem ser antes garroteado, como de praxe _ na histria da Inquisio portuguesa, recusando-se a abjurar da heresia na hora da morte. Dominao holandesa parte, a ltima visitao inquisitorial enviada ao Brasil foi a do Gro Par, confiada a Geraldo Jos de Abranches, que fora vigrio-geral da Justia Eclesistica nos bispados de So Paulo e Mariana. Tratou-se de visitao tardia _ descoberta pelo historiador Amaral Lapa17, nos anos 1970. Visitao tardia porque realizada entre 1763 e 1769, em plena era pombalina, tempo em que a Inquisio estava debilitada e submetida ao Estado. Alguns historiadores sugerem ter sido essa visitao um expediente do Marqus de Pombal com vistas a rastrear as condies da regio norte aps a expulso dos jesutas. Mas nada disso se comprova. Sua documentao, no entanto, possui interesse, pois envolve confisses de magias envolvendo ndios. Desapareceram, por outro lado, as causas de judasmo, pois foi no perodo de Pombal que a

17

- Livro da visitao do Santo Ofcio da Inquisio ao Estado do Gro Par - 1763/1769. Introduo de J.Roberto do Amaral Lapa. Petrpolis, Vozes, 1978.

14
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Inquisio abandonou a matria, no tardando, como j disse, a ser abolida a diferena jurdica entre cristos velhos e novos (1773). Nos meados, porm, do sculo XVII, tempo em que a Inquisio era fortssima e aumentavam as tenses entre o Santo Ofcio e a Companhia de Jesus, ocorreu o caso mais clebre da Inquisio portuguesa: o processo contra Antnio Vieira, do qual a Biblioteca Nacional conserva diversas peas, tendo sido ele recentemente publicado em edio crtica pela Editora da UNESP18. Falar de Antnio Vieira falar sobre a colonizao do Brasil, suas estruturas, seus conflitos diversos, incluindo o assunto central no que toca Inquisio, ou seja, a perseguio dos cristos novos. Nascido em 1608, em Lisboa, Antnio Vieira veio para o Brasil com a famlia em 1614. Filho de Cristvo Vieira Ravasco e Maria de Azevedo, entrou para o colgio dos jesutas da Bahia ainda menino e em 1623, com 15 anos de idade, deu incio ao noviciado na Companhia de Jesus, onde foi recebido pelo ento reitor do Colgio, padre Ferno Cardim. Para afast-lo da ingerncia da famlia, que no aceitava sua vocao religiosa, Vieira foi transferido para a aldeia do Esprito Santo, distante cerca de 40 km de Salvador, onde teve contato, pela primeira vez, com um povoado indgena, a partir do que tomou conscincia da grandiosa misso jesutica da catequese. Seu talento para a escrita e a oratria foi logo observado e, em 1626, com apenas 18 anos, foi encarregado de redigir a Carta nua da provncia inaciana do Brasil. Nas Cartas sobre os anos de 1624 e 1625, Vieira descreveu os horrores da chegada da armada holandesa costa baiana, em 8 de maio de 1624, tempestade de fogo e ferro que ps em fuga a populao da capitania e os prprios jesutas, agonia s encerrada em 30 de abril de 1625 quando os holandeses foram finalmente expulsos. Ao participar diretamente desse grave episdio, Vieira viu despertar seu interesse pelos mais altos assuntos do reino, demonstrando sensibilidade e vocao para a poltica. Como religioso, antes mesmo de fazer todos os votos da Companhia, em 1634, Vieira j pregava na Bahia, atividade que o tornaria clebre, tanto pelo apuro retrico como pela profundidade e viso crtica. Em 1633 pregou em favor da escravido africana, aconselhando os negros para que se conformassem com o cativeiro, pois deles seria o reino dos Cus, enquanto admoestava os senhores para que tratassem de forma crist os cativos, facultando-lhe os sacramentos, castigando-os com moderao. Este sermo sinaliza o grande contraste na posio, no s de Vieira, como da maioria dos jesutas da Colnia, ou seja, defesa da escravido africana combinada oposio ao cativeiro indgena. Vieira retomaria, no fim da vida, o tema da escravido africana, revelando absoluta coerncia com o que pregara ainda jovem. E seria dele, alis, o parecer favorvel represso final do
18

- Os Autos do Processo de Vieira na Inquisio. Transcrio, glossrio e notas de A.F.Muhana. S.Paulo, UNESP, 1995

15
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

quilombo dos Palmares, em carta datada de 1691, na qual dizia que escravos rebeldes eram pecadores mortais aos quais no se poderia ministrar quaisquer sacramentos. Ainda no seu tempo de jovem inaciano, no sermo de 20 de janeiro de 1634, dia de So Sebastio, Vieira esboaria sua face sebastianista, aludindo relao descoberto/encoberto para se referir histria do santo homnimo do jovem rei desaparecido na batalha de Alccer Quibir, em 1578. Pregando em plena vigncia da dominao castelhana, Vieira parecia estimular a esperana de que o rei e a independncia do reino fossem recuperados, pois, segundo disse, a morte de quem morre por Deus e para Deus no o que parece, uma aparncia da morte debaixo da realidade da vida. Mas seria depois da Restaurao portuguesa, sobretudo no reinado de D.Joo IV, primeiro da dinastia de Bragana, que Vieira conheceria seus maiores momentos de glria, seguidos pelas mais infamantes humilhaes. To logo soube da boa nova da Restaurao, Vieira conseguiu autorizao para voltar ao reino, depois de 26 anos no Brasil. Chegou em Lisboa em fevereiro de 1641 e, em 30 de abril, teve sua primeira audincia com D.Joo IV. A proximidade do monarca e o poder que junto a ele granjeou alaram Vieira ao mundo das cortes e a misses diplomticas que fariam o clebre jesuta viajar pela Europa e travar contato com comunidades judaicas na Holanda, assunto que, mais tarde, agravaria sua situao diante do processo contra ele movido pela Inquisio. A questo judaica fora, desde a dcada de 1640, assunto caro a Vieira. O jesuta reivindicara o perdo geral para os judaizantes portugueses, defendendo ainda a acolhida dos judeus foragidos, pois acreditava ser esta a nica forma de conservao econmica do reino. Embora no seja fcil compreender exatamente as razes de Vieira para defesa to arriscada, em tempos de Inquisio, parece insuficiente reduzir ao aspecto econmico os objetivos da defesa que fazia dos cristos novos. Suas elaboraes profticas sobre os destinos do reino, redigidas alguns anos depois, sugerem convices verdadeiramente filossemticas, e integravam uma construo a um s tempo poltica e doutrinria. Vale lembrar que desde o primeiro sermo pregado no pao, Vieira defendeu o carter proftico das Trovas atribudas ao sapateiro Bandarra, possvel cristo novo processado pelo Santo Ofcio no sculo XVI, trovas essas consideradas por muitos como a bblia do sebastianismo, espera messinica de um rei encoberto para a fundao do Quinto Imprio do Mundo. Aos problemas que Vieira teria que enfrentar pela defesa dessas idias, juntar-se-iam suas malogradas aes diplomticas em Paris, Roma, Londres e Amsterdam. Essas misses visaram, dentre outras coisas, a busca de apoio para a soluo da ocupao de Pernambuco pelos holandeses desde 1630. Enquanto a maioria do reino era partidria da luta armada, deflagrada, de fato, em 1645,

16

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Vieira era favorvel a um acordo com os holandeses, o que lhe valeria a acusao de traidor pelos seus j numerosos inimigos, sobretudo depois da morte de seu protetor, D.Joo IV. O ocaso de Vieira na corte comearia, porm, antes mesmo da morte de D.Joo IV, ocorrida em 1656, embora se tenham agravado no reinado de D.Afonso VI, sucessor de D.Joo IV. Em 1652, j politicamente enfraquecido, voltou vida missionria, desta vez no Maranho e Gro-Par. Destacar-se-ia, ento como grande missionrio, efetivo fundador da Misso no Maranho, que percorreu como Visitador da Companhia, do que resultaria o Regulamento das Aldeias, redigido em 1658-60. Ao regressar a Portugal, em 1664, chegou disposto a alterar a legislao que permitia o cativeiro dos nativos. Depois da morte do rei, regressou s misses no Brasil, onde permaneceu at 1661, quando foi expulso do Maranho e do Gro-Par em razo das presses dos senhores locais, defensores implacveis da escravido dos nativos. Diversos sermes de Vieira exprimem sem rodeios sua frontal oposio ao cativeiro indgena e ajudam a compreender as tenses entre jesutas e colonos nas capitanias do norte. De volta ao reino, viveria o auge das disputas entre D.Afonso e D.Pedro. Nessa altura, Vieira j havia sido denunciado ao Santo Ofcio pelo contedo de sua Carta ao Bispo do Japo, Esperana de Portugal, Quinto Imprio do Mundo, de 1659. O escrito tinha sido condenado por conter odor de judasmo e por usar abusadamente a Sagrada Escritura. Na verdade, Vieira fora denunciado pela primeira vez em 1649, acusado pelo padre Martim Leito de ter em seu poder livros de profecias considerados pouco catlicos e suspeitos de heresia. Mas s depois da morte de D. Joo IV, Vieira teria que responder Inquisio por suas idias e profecias. O processo que o levaria aos crceres inquisitoriais entre os anos de 1665 e 1667 teve incio em 1663. A Carta ao Bispo do Japo era uma interpretao atualizada das Trovas do sapateiro Bandarra, a quem Vieira atribua esprito proftico, e afirmava, dentre outras coisas, a futura existncia do Quinto Imprio, cuja sede seria Portugal e o imperador D.Joo IV ressuscitado. O escrito que levou Vieira Inquisio foi a base do que ficou conhecido como o corpus proftico vieiriano, base da famosa Histria do Futuro, s publicada em 1718, e da inacabada Clavis Prophetarum. Na Histria do Futuro Vieira levaria s ltimas conseqncias seu projeto messinico para a implantao do Quinto imprio, lugar de harmonia e paz, onde todas as religies e heresias se sujeitariam verdadeira f catlica, por um tempo indeterminado de, no mnimo, mil anos. A Clavis Prophetarum seria a consumao da trilogia milenarista e messincia de Vieira, quase um tratado teolgico. Giovani Andreoni, o famoso Antonil, reitor do Colgio da Bahia onde Vieira morreu,

17

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

sugeriu a Tirso Gonzlez, Geral da Companhia, que o melhor seria omitir as opinies singulares de grande jesuta, pois era doutrina s admissvel se aprovada em conclio universal. Preso pela Inquisio, Vieira comprometeu-se a enviar sua defesa por escrito, de que h cpia na Biblioteca Nacional, mas no o fez at ser recolhido ao crcere em 1665, de onde s sairia em 1667, condenado perda de voz ativa e passiva, proibido de pregar e obrigado a residir no Colgio de sua ordem indicado pelo tribunal. Em 1668, com a chegada de D.Pedro II ao trono, Vieira conseguiu licena para ir a Roma, onde tratou da anulao de sua condenao, obtida em 1675 junto ao papa Clemente X, que o retirou para sempre da jurisdio da Inquisio portuguesa. Em 1681 regressou Bahia, onde organizou 12 tomos de seus sermes, at morrer em 18 de julho de 1697, aos 89 anos19. Enquanto Vieira era processado pela Inquisio, em Portugal, o Santo Ofcio permanecia atuante no Brasil, e s-lo-ia ainda mais no sculo XVIII, ainda que sem utilizar o velho mecanismo das visitaes e ainda que jamais tenha erigido um tribunal prprio para a Amrica Portuguesa. Alis, o fato de nunca se ter estabelecido um tribunal do Santo Ofcio no Brasil sempre foi motivo de controvrsia. Cogitou-se da instalao de um Tribunal na colnia no tempo da dominao filipina, mas o projeto jamais prosperou, talvez em razo da oposio jesutica. Assim, carente de tribunais prprios e subordinada s decises do distante tribunal de Lisboa, a ao inquisitorial no Brasil foi bastante acanhada, se comparada, por exemplo, vizinha Amrica Espanhola, onde a existncia de tribunais em Lima, Mxico e Cartagena resultaria numa ao muito mais intensa. Nem por isso a mquina inquisitorial luso-brasileira foi acanhada. Assentou-se, a partir do meado do sculo XVII, e sobretudo no XVIII, numa extensa rede de familiares e comissrios e contou, como mecanismo ancilar, com as visitas diocesanas ou devassas eclesisticas, cada vez mais acionadas aps a promulgao das Constituies Primeiras do Arcebispado da Bahia (1707), incluindo o Regimento do Auditrio Eclesistico20. A rede de familiares do Santo Ofcio no Brasil, como no prprio reino, era instrumento essencial para o xito da ao inquisitorial. Alguns autores sugerem erroneamente que a principal funo dos familiares era delatar suspeitos de heresia ao Santo Ofcio, embora a Inquisio por vezes infiltrasse familiares nos crceres para extrair confisses de presos relutantes em admitir suas culpas.
19 - Azevedo, Joo Lcio. de. Histria de Antnio Vieira Lisboa, Clssica, 1931, 2 vols; Hermann, Jacqueline. No reino do Desejado: a construo do sebastianismo em Portugal. So Paulo, Companhia das Letras, 1998. 20 - Boschi, Caio. As visitas diocesanas e a Inquisio na Colnia. Revista Brasileira de Histria, vol. 7, n.4, mar-ago. 1987.

18

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

As principais funes dos Familiares eram, no entanto, ligadas mquina policial do Santo Ofcio, cabendo-lhes executar as prises de suspeitos de heresia, em nome do Santo Ofcio, seqestrar os bens dos suspeitos nos crimes que implicassem confisco e efetuar diligncias variadas a mando dos inquisidores. Assim aparecem os Familiares, corriqueiramente, nos milhares de processos da Inquisio portuguesa. Havia ainda Familiares mdicos que avaliavam a resistncia dos torturados ou eram enviados para examinar condenados. Os Familiares exerciam, tambm, funo precpua nos clebres autos de f inquisitoriais, trajados com pompa, ladeando a p os penitentes em procisso e os condenados morte at o cadafalso. Os candidatos a Familiares deviam demonstrar pureza ou limpeza de sangue, isto , ausncia de ndoa de raa infecta de judeu, mouro, mulato, ndio, negro, etc, conforme a linguagem dos estatutos de limpeza de sangue vigentes. Uma vez que a heresia era muito associada ascendncia infiel e impura do herege, o postulante ao cargo devia estar isento de mculas na ascendncia. Outra condio era o habilitando no ter contra si rumor de conduta moral desviante, a exemplo de possuir amantes, de sorte a manter sua honorabilidade junto comunidade em que atuaria em nome da Inquisio. Enfim, uma terceira condio essencial era a de que o postulante tivesse posses, seja para que resistisse tentao de seqestrar os bens dos suspeitos em proveito prprio, seja para custear os longos e caros processos de habilitao. Encontram-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo os processos de habilitao dos Familiares do Santo Ofcio portugus, incluindo os da Amrica Portuguesa, havendo alguns diplomas, ou cpias deles no acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Os processos de habilitao incluam diligncias exaustivas sobre o sangue e a conduta do postulante, de sua esposa, caso a tivesse, e dos seus parentes at os avs. Um simples rumor apurado nessas diligncias poderia prejudicar a habilitao, havendo casos de indeferimento por sintoma de mulatice nalgum parente, por fama de amancebamento e por presuno de ndoa de sangue judaico na famlia. Em certo caso do Brasil Colonial, um candidato foi inabilitado por sido apurado, nas diligncias, que a av do mesmo, quando brigava com o av, costumava cham-lo de judeu. Os que passavam pela provas obtinham, alm da Familiatura, privilgios considerveis, como a iseno de certos impostos. Talvez por isso, expressiva maioria dos Familiares luso-brasileiros tenha sado do grupo de comerciantes. Alm de privilgios materiais, o cargo conferia prestgio, expresso na ostentao da medalha de familiar, na credibilidade de ser algum no qual a Inquisio confiava. Por outro lado, riqussimo o conjunto de processos da Inquisio movidos contra certos Familiares, indivduos acusados de obstruir o reto ministrio do Santo Ofcio: processos contra

19
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Familiares que abusaram do seu cargo, seqestrando bens em proveito prprio, ameaando pessoas ou pressionando-as em troca de favores, inclusive sexuais; processos contra falsos Familiares, homens que se fizeram passar por agentes do Santo Ofcio, quer por razes materiais, quer para granjear prestgio e poder. A habilitao dos familiares ou a vigilncia que o Santo Ofcio exercia sobre eles, no deixava de ser, como indicou Daniela Calainho, uma Inquisio dentro da Inquisio21. O cargo mximo da Inquisio no Brasil era, porm, o dos Comissrios, verdadeiros representantes do tribunal de Lisboa na Amrica Portuguesa, exceto quando do envio de visitadores. Os comissrios tinham por funo realizar devassas e investigaes dos suspeitos de delitos atinentes ao Tribunal, ordenar diligncias para habilitaes aos cargos da Inquisio, instruir processos, ordenar prises e confiscos de bens, remeter os rus para o Tribunal de Lisboa e manter os Inquisidores permanentemente informados das ocorrncias nas suas reas de atuao. Dos 29 Comissrios que se espalharam pela Bahia entre 1692 e 1780, Joo Calmon foi o de maior destaque. Ao longo de 36 anos de servio ao Santo Ofcio, atuou em inmeros processos, destacando-se o do Padre Manuel Lopes de Carvalho, que dizendo-se Messias e defendendo vrias proposies herticas, foi punido com a fogueira em Lisboa, em 172622. Pois foi com base nesta trade composta por Familiares-Comissrios-Visitas diocesanas que a Inquisio atuou no Brasil durante o sculo XVIII, tempo em que, sem prejuzo de sua ao no nordeste, deslocou sua ateno para o eixo Minas Gerais-Rio de Janeiro, como sugeriu Laura de Mello e Souza, frisando, com razo, que o Santo Ofcio seguia o rastro do sistema colonial23. Minas, como seu ouro e seus diamantes, tornou-se o novo plo dinmico da economia colonial na primeira metade do sculo XVIII, e o Rio de Janeiro consolidou sua posio de cabea de um imprio colonial cada vez mais nucleado no Atlntico Sul. Do eixo Minas-Rio no estavam ausentes os cristos novos, pelo contrrio, e foram eles os principais rus do Santo Ofcio no reinado de D.Joo V (1706-1750), perodo em que a Inquisio Portuguesa talvez tenha alcanado o seu pice. Da saga dos cristos novos do Rio de Janeiro nos crceres e fogueiras inquisitoriais trataram, entre outros, Alberto Dines24

21 - Em nome do Santo Ofcio: Familiares da Inquisio Portuguesa no Brasil Colonial. Dissertao de mestrado apresentada UFRJ, Rio de Janeiro, 1992 22 - MOTT, Luiz. Um nome... Em nome do Santo Ofcio: o Cnego Joo Calmon, Comissrio da Inquisio na Bahia setecentista. Universitas, Revista da UFBa, 37, jul/set. 1987. 23 - O Diabo e a Terra de Santa Cruz. So Paulo, Companhia das Letras, 1986. 24 - Dines, A. Vnculos de Fogo: Antnio Jos da Silva, o Judeu, e outras histrias da Inquisio em Portugal e no Brasil. S.Paulo, Cia das Letras, 1992

20
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

e Lina Gorenstein25, sem falar de muitas pesquisas em andamento. E dentre esses rus, o mais clebre foi Antnio Jos da Silva, dalcunha O judeu, ttulo de famoso romance histrico de Camilo Castelo Branco (1866) e do recente filme de Daniel Azulay. Filho de Joo Mendes da Silva, advogado, e Lourena Justiniana Coutinha, Antnio Jos da Silva nasceu em 1705, no Rio de Janeiro. Sua infncia foi marcada pela priso dos pais, quando tinha apenas 6 anos de idade. Acusados de judasmo, Joo Miguel e Lourena foram presos em 1711 e enviados para Lisboa em 1712. O cargo de Procurador Geral da Fazenda no Rio de Janeiro, a suposta autoria de livros devotos, como Cristiados, Vida de Cristo Senhor Nosso e o grande nmeros de religiosos na famlia no foram suficientes para impedir a priso de Joo Mendes. O ru negou o quanto pode, mas acabou admitindo sua ascendncia crist nova. Negou, no entanto, qualquer apego Lei de Moiss. Antnio Jos da Silva, desde a priso dos pais, ainda no Rio de Janeiro, passou pela casa de parentes, at seguir com os prisioneiros para Portugal. Seus pais, e mais 53 integrantes da famlia Mendes da Silva saram no auto-de-f de 9 de julho de 1713. Criado em casa cheia de livros e nos comeos da valorizao das Luzes em Lisboa, tornou-se advogado como o pai, mas notabilizou-se como dramaturgo, autor de peras de bonecos e folhetos de cordel, atuando no Teatro do Bairro Alto. Em 1734, casou-se com Leonor Maria de Carvalho, crist nova de Covilh, bispado da Guarda, mulher j condenada como judaizante, em Valladolid. Alis, condenada tal como o marido, que, em 1726, sara em seu primeiro auto de f, penitenciado por judasmo, embora reconciliado. Antnio Jos da Silva, bem como sua mulher e outra vez sua me, voltaram a ser presos e acusados de judasmo, em 1737. As denncias contra o dramaturgo eram as mesmas repetidas h anos nas sentenas inquisitoriais: guardar o sbado, no respeitar os santos, observar os jejuns judaicos. Seu caso teve ainda ingredientes detetivescos, pois conta-se que espies foram colocados em sua cela, onde presenciaram rituais judaicos. Leonor e Lourena foram condenadas a crcere e hbito perptuo e Antnio condenado fogueira, em 1739. A sentena: convicto, pertinaz e relapso no crime de heresia e apostasia. Dentre suas peas, a ltima que viu em encenada foi As variedades de Proteu, que trata da descrena na simulao e nos disfarces, talvez aludindo ao que lhe imputavam como crime. Nesse mesmo texto escreveu: Se tudo morrer, escolherei a morte que me for mais suave. Noutra obra, Precipcio de Faetonte, mais realista, escrevera: uma coisa desejar a morte, outra v-la executar.

25 - Herticos e impuros: a Inquisio e os cristos-novos no Rio de Janeiro, sculo XVIII. Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, 1995.

21

VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

A execuo de Antnio Jos da Silva ocorreu em momento ambguo em Portugal, pois se D.Joo V dava mostras de querer reformar o Estado, fortaleceu o Santo Ofcio. No fcil compreender o caso do judeu sem relacion-lo ao contexto poltico da poca, sobretudo quando sabemos que o dramaturgo tinha boas relaes na corte: Antnio Isidoro da Fonseca, editor de algumas de suas obras e primeiro tipgrafo do Rio de Janeiro, foi impressor da Biblioteca Lusitana, de Diogo Barbosa Machado. De todo modo, no sabemos se foi a confiana nos amigos ou a sua convico que o fez afirmar: se culpa o no ter culpa, eu culpa tenho. Outro ru notrio desta poca, biografado recentemente por Plnio Gomes26, foi Pedro de Rates Henequim. Nascido em Lisboa em 1680, Pedro de Rates Henequim era filho bastardo do consul holands Francisco Henequim, natural de Roterdam, e de Maria da Silva e Castro, catlica de baixa extrao e de quem quase nada se sabe. rfo de pai muito cedo, Henequim passaria boa parte de sua infncia na casa consular, at ter sua tutela assumida por um dominicano de nome Rodolfo que, dizendo-se amigo de seu pai, pretendia afast-lo da influncia religiosa calvinista. Aos 10 anos de idade ingressou no colgio jesuta de Santo Anto e, em 1700, entre seguir para a Holanda ou aventurar-se na Amrica, optou pelo Brasil, atrado pelo ouro das Gerais. Chegou a ser Superintendente do Rio das Velhas e h quem diga ter sido um dos descobridores de veios aurferos. Este foi, em resumo, o percurso de um colono aventureiro que, como tantos outros, seguiu em busca do enriquecimento no chamado Novo Mundo. Henequim, no entanto, tornou-se conhecido porque, como vrios outros, caiu nas malhas da Inquisio em 1741, ano em que, novamente em Portugal, acabaria denunciado como herege pelas afirmaes que fazia acerca da criao do mundo, da corporalidade dos espritos e da consumao do Quinto Imprio no Brasil. Mas antes de ser denunciado, j com 61 anos de idade, Henequim percorrera uma trajetria bastante peculiar e tortuosa, enfrentando dificuldades que muito devem ter influenciado a formao de uma personalidade to peculiar. Depois da formao jesutica que recebera, trabalhou nas Minas Gerais em busca de ouro por cerca de 20 anos, enfrentando as intempries e o nomadismo que caracterizaram o alvorecer daquela atividade. Conheceu cristos novos, iniciando-se nos conhecimentos de judasmo. Foi tambm contemporneo da chamada Guerra dos Emboabas (17079), embora sejam mnimos os registros de seu envolvimento naqueles episdios. Regressou a Portugal, em 1722, e uma das razes aventadas para tanto seria o desejo de Henequim ingressar na vida religiosa, projeto que abandonou no ano seguinte, depois de tratar
26 - Um herege vai ao paraso. S.Paulo, Cia das Letras, 1997.

22
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

casamento com Joana Maria da Encarnao. Em nova mudana de rumo, desistiu do matrimnio, acabou confundido com um padre da Bahia, Simo de Santa Teresa, e assumiu a identidade do religioso para tentar justificar a impossibilidade do enlace com Joana. Desfeita a confuso, casou-se, mas abandonou a mulher com um filho pequeno, passando a viver de atividade desconhecida, entregando-se, a partir de 1740, ao misticismo e interpretao da Sagrada Escritura. Preso em outubro de 1741, Henequim no hesitou em expor sua cosmologia heterodoxa, condensada em 101 teses que tratavam das mais srias questes teolgicas. Afirmava, dentre outras coisas, que todos os seres foram criados do cu e da terra, incluindo a Natureza Divina e o prprio Criador, reduzido assim a uma criatura como todas as outras. Sobre a Virgem Maria e sua natureza sexual e genital fez vrias proposies, pois entendia que a vulva da Madre de Deus no tinha orifcio e trazia partes de varo, que era casada com o Esprito Santo e, tal como o esposo, tinha natureza divina. Afirmava terem os anjos natureza corprea e sexo definido por Deus, assim como definia geograficamente o lugar do Paraso Terreal, para Henequim to concreto como o sexo dos anjos. A ousadia de suas afirmaes e a altivez com que as defendia irritaram os inquisidores. Em 1744, saiu em auto de f e foi relaxado ao brao secular, isto , queimado. Um terceiro caso clebre da ao inquisitorial na primeira metade do sculo XVIII merece meno: o do padre Manuel Lopes de Carvalho, queimado pelo tribunal de Lisboa, cuja sentena, em cpia manuscrita, encontra-se na Seo de Manuscritos de nossa Biblioteca Nacional Nasceu na Bahia, entre 1670 e 1680, estudou com os jesutas e se tornou clrigo secular, atuando, ao que parece, em Cotegipe. Foi ordenado por D.Sebastio Monteiro da Vide, primeiro arcebispo do Brasil. Apesar de ordenado, tinha fama de cristo novo pelo lado materno, pois sua me, Maria Assuno, descendia do cl de Diogo de Leo, estudado por Anita Novinsky em Cristos Novos na Bahia. Por volta dos anos 1720 passou a externar proposies francamente herticas que o levariam ao Tribunal do Santo Ofcio. Entre outras, dizia que os judeus s haviam errado por no reconhecerem Jesus como Messias, mas haviam acertado ao guardarem o sbado e ao fazerem a circunciso. Dizia tambm que se no fosse a Inquisio, talvez no houvesse tantos judeus, opinio que a crtica ilustrada iria difundir, com xito, dcadas depois. Afirmava tambm que Antnio Vieira, outrora processado pela Inquisio pelo odor de judasmo de algumas proposies, foi a melhor coisa de toda a Igreja. Foi acusado por vrias pessoas, inclusive colegas de batina. Foi preso em 1723, sendo seu processo instrudo pelo comissrio do Santo Ofcio Joo Calmon, conforme j disse. Uma vez nos crceres secretos da Inquisio, em Lisboa, passou por inmeros interrogatrios e chegou a escrever vrias pginas no crcere maldizendo os maus tratos por

23
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

que passava. Desafiou os inquisidores e radicalizou suas opinies herticas, chegando a dizer que ele mesmo podia ser o Messias. Numa das ltimas sesses de interrogatrio, disse que a Inquisio era um tribunal de ladres e tentou o suicdio, jogando-se pela janela. Foi condenado fogueira e morreu queimado em auto-de-f, em 1726. Manuel Lopes de Carvalho, Antnio Jos da Silva, cristos novos. Pedro Rates Henequim, simpatizante de algumas causas deles, com os quais convivera em Minas. Manuel Lopes e Henequim, vieiristas, e, portanto, bandarristas e sebastianistas, numa prova dos caminhos invisveis atravs dos quais o sebastianismo de cariz judaico chegou ao Brasil e nele se enraizou. Mas foram esses os casos derradeiros da atuao mais incisiva da Inquisio portuguesa contra moradores ou ex-colonos do Brasil. Aps 1750 o Santo Ofcio seria enfraquecido, ou ao menos domesticado pelo Marqus de Pombal. Teramos ainda o caso de Rosa Egipcaca da Vera Cruz, negra visionria que previra seu casamento com o prprio rei D.Sebastio, aps um dilvio que igualmente previra no Rio de Janeiro _ mulher cuja recuperao da histria devemos a Luiz Mott27. Presa pelo Santo Ofcio, parece ter morrido no crcere, pois nada se sabe do caso aps 1765. Teramos, ainda, para saltar dos annimos para os clebres, o caso do jesuta Gabriel Malagrida, grande missionrio na Amrica Portuguesa, queimado pelo Santo Ofcio, em 1761, no ltimo auto-de-f pblico com pena capital da Inquisio portuguesa28. Inquisio pombalina, se me for permitida tal expresso, que martirizou Malagrida no contexto da perseguio movida pelo Despotismo Esclarecido contra os inacianos no reino e no ultramar. Ao menos os cristos novos ficariam definitivamente livres da Inquisio aps 1773, finda a distino legal entre cristos velhos e novos _ o que, na verdade, a sociedade j havia operado atravs dos casamentos mistos nas vrias partes do imprio portugus, inclusive em Portugal. Nem por isso a Inquisio deixou de atuar. Plida, manietada, andou perseguindo intelectuais portugueses no tempo da Viradeira, acusados de maons _ os pedreiros-livres _ ou simplesmente de amigos de novidades, a exemplo de Antnio de Morais e Silva, o grande dicionarista, ou Francisco de Melo e Franco, autor de O reino da estupidez, referindo-se Universidade, considerado herege, naturalista e dogntico. As penas eram obviamente leves, no final do sculo XVIII, mas no deixam de revelar o engajamento do Santo Ofcio, carente de hereges, na defesa do Antigo Regime portugus. No Brasil faria o mesmo papel, recolhendo denncias contra personagens envolvidos na Conjurao do Rio de
27 - Rosa Egipcaca. Uma Santa Africana no Brasil. Rio de Janeiro, Bertrand, 1993. 28 - Mury, P. Histria do Padre Gabriel Malagrida. Trad. So Paulo, Loyola, 1992.

24
VAINFAS, R. A Inquisio e o cristo-novo no Brasil Colonial. In: P.R.Pereira. (Org.). BRASILIANA DA BIBLIOTECA NACIONAL: GUIA DAS FONTES SOBRE O BRASIL. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, v. 1, p. 143-160.

Janeiro, em 1794, conforme descobriu David Higgs29. E ainda no incio do sculo XIX, conforme demonstra o mesmo Higgs30, andou o Santo Ofcio no encalo de alguns bgamos, fiel a uma tradio persecutria que a poca pombalina no havia suprimido de todo, embora no tenha incentivado. O Santo Ofcio seria solenemente abolido em 1821, no contexto das Cortes constituintes que se seguiram Revoluo do Porto, irrompida um ano antes para pr freio ao absolutismo monrquico. Abolido como instituio anacrnica e contrria ao liberalismo nascente, deixou, porm, marcas profundas, no mundo luso-brasileiro e, por que no dizer, no imprio colonial portugus. Imprio que, pelo menos durante os longos sculos inquisitoriais, foi tambm um imprio da f.

29 - Notas sobre um documento acerca da histria poltico-religiosa do Rio de Janeiro no perodo da Revoluo Francesa. Coimbra, Revista de Histria das Idias, vol.9, 1987. 30 - Bigamia e migrao no Brasil Colonial ao fim do sculo XVIII. Toronto, mimeo, 1987.

S-ar putea să vă placă și