Sunteți pe pagina 1din 66

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA

& CIDADE
CONTEMPORNEAS

ANTONIO CASTELNOU
CURITIBA 2010

SUMRIO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Introduo Ecletismo - Arts & Crafts Pr-Urbanismo Art Nouveau Arte Moderna Pr-Modernismo Movimento Moderno Organicismo Modernismo nos EUA Desurbanismo Art Dco Arquitetura da Celebrao Planejamento Urbano Arte Contempornea Ps-Modernismo Formalismo Contextualismo Arquitetura Latinoamericana Tardomodernismo Tecnicismo Brutalismo Esculturismo Tecnotopismo Neomodernismo Minimalismo Desconstrutivismo Blobitecture Ambientalismo Green Architecture Consideraes Finais

05 11 17 23 29 35 39 45 51 57 61 67 73 79 85 89 95 103 109 115 121 127 133 139 143 149 155 159 165 171 172 174
3

Referncias Bibliogrficas Lista de Sites

1
INTRODUO

Segundo SNYDER & CATANESE (1984), h 03 (trs) tipos de anlise arquitetnica, que correspondem a modos de entender a arquitetura:
ANLISE HISTRICA: Trata das teorias, dos eventos e dos mtodos de projeto e de construo no decorrer do tempo. Pretende estabelecer uma seqncia cronolgica de fatos do passado, que mantm uma relao direta ou no com o presente, permitindo projet-la para o futuro (Histria da arquitetura). ANLISE CONCEITUAL: Trata da conceituao da arquitetura o que , por que assim produzida e como deveria faz-lo. Busca princpios que conceituem o pensamento que a produziu, identificando-o e explicandoo, de modo a aplic-lo futuramente (Teoria da arquitetura). ANLISE CRTICA: Trata do processo e registro das respostas ao meio ambiente construdo, sendo estas verbais ou no. Pretende estabelecer uma valorao da arquitetura, baseada na histria e na teoria da mesma (Crtica da Arquitetura).

Ao mesmo tempo, cincia e arte; produo material e expresso espiritual, a ARQUITETURA representa, dentro de sua complexidade, um dos reflexos mais caractersticos, em um dado momento histrico, da sociedade que lhe deu sua razo de ser, atravs de seu programa, sua tecnologia e, enfim, sua ideologia.
As condies de produo particulares a cada sociedade, como seu sistema poltico e sua estrutura socioeconmica, agem paralelamente aos fatores utilitrios, tcnicos, artsticos e ideolgicos, resultando na construo de uma edificao. FORMA (Firmitas) e FUNO (Utilitas) so, por conseguinte, regidos pelas condies particulares de determinado momento, por um lado; e pela ideologia existente na sociedade, por outro lado, a qual lhe confere seu CARTER (Venustas) (COLIN, 2000).

Ao se estudar a HISTRIA, faz-se o reconhecimento de uma evoluo e o enriquecimento da realidade dentro de sua unidade ao longo do tempo. Sua verdadeira razo de ser encontra-se na apreenso e na compreenso dos problemas presentes e, como tal, constitui-se em um instrumento capaz de engendrar transformaes na atualidade.
Sendo a arquitetura uma rea especfica do conhecimento e das atividades humanas, quando se fala em HISTRIA DA ARQUITETURA, faz-se uma esquematizao da realidade que une toda sua experincia enquanto arte. J a TEORIA DA ARQUITETURA consiste no conjunto de idias, princpios e atitudes que fundamentam o projeto arquitetnico, sendo proveniente de conceitos, experincias e vises de mundo. Baseada em um mtodo de estudo histrico, em termos gerais, ela depende do repertrio individual de cada um; do ambiente socioeconmico em que se est inserido; das referncias culturais que se tem e do senso esttico que se adquire.

Qualquer anlise terica da prtica arquitetnica equivale a um modo de interpret-la, ou melhor, de identific-la, descrev-la e compreend-la.
A fim de que essa interpretao tenha sentido, deve iluminar pelo menos um aspecto permanente da arquitetura, ou seja, deve demonstrar a sua eficcia na explicao de todas as demais obras. A anlise arquitetnica essencial, uma vez que permite a identificao de metas no processo projetual, alm da compreenso dos condicionantes em operao dentro da sociedade.

REVOLUO INDUSTRIAL
A Histria da Arquitetura Contempornea tem suas principais bases nas mudanas produzidas devido REVOLUO INDUSTRIAL (1750-1830), caracterizada pelo conjunto de transformaes econmicas, polticas, sociais, culturais e tecnolgicas, que se processaram desde finais do sculo XVIII e culminaram na primeira metade do sculo XIX.
A INDUSTRIALIZAO constituiuse na passagem da produo baseada na ferramenta (artesanato/manufatura) para aquela baseada na mquina (fbrica/indstria), o que ocorreu por meio do desenvolvimento contnuo da tecnologia para fornecimento, em maior quantidade e melhor qualidade, de inventos para o homem. Diminuio da mortalidade a partir de 1750 (Aumento do crescimento vegetativo) Melhoria geral dos nveis de vida (Aumento de condies sanitrias) Tais males ocorreram pela falta de coordenao entre o progresso cientfico e a organizao geral da sociedade europia, alm da falta de providncias administrativas para controlar as conseqncias das novas mudanas socioeconmicas.

Incremento demogrfico e industrial (Demanda por bens e servios) Aumento dos processos industriais (Estmulo produo cientfica)

Esse desequilbrio acabou se refletindo na arquitetura do sculo XIX, cujo sistema era tradicionalmente regido por leis naturais e pelas convenes deduzidas na Antiguidade clssica e em parte individualizadas pelo pensamento renascentista, mas que passou, no sculo XVIII, a ser analisado em suas fontes tericas (BENEVOLO, 1998). Modificaes tcnico-construtivas:
Racionalizao no emprego de materiais tradicionais, resultando na melhoria de qualidade, acabamento e transporte; Uso sistematizado de materiais novos (ferro, vidro e concreto simples, depois armado); Difuso das mquinas e melhoria do aparelhamento dos canteiros de obras; Desenvolvimento das vias de transporte terrestre e aqutico (canais, pontes, estradas e ferrovias), graas aos avanos na geometria, topografia, etc.

Ela processou-se a partir do aumento dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos, proporcionado pela crescente demanda por bens (alimentao, vesturio, moradia, etc.) dado o incremento populacional desde 1750, o que, por sua vez, resultou em fenmenos como: a urbanizao acelerada, a proletarizao de milhares de artesos e a periferizao de trabalhadores provenientes do campo.

Progressos cientfico-culturais:
Surgimento das regras de geometria descritiva, de Gaspard Monge (1746-1818); Difuso do sistema mtrico decimal a partir da Revoluo Francesa (1789/99); Desenvolvimento de novos conceitos fsicos desde R. Hooke (1635-1703), J. Bernoulli (1654-1705) e C. A. Coulomb (1736-1806), alm de invenes, como a mquina a vapor de James Watt (1736-1819); Ciso entre os ensinos de arquitetura e engenharia, com a fundao das Escolas Politcnicas e a incorporao do ensino arquitetnico s Escolas de Belas Artes a partir do sculo XIX.

Os progressos industriais deram-se devido ao esprito empreendedor do homem, buscando solucionar problemas atravs do clculo e reflexo. Porm, tambm revelaram decises arriscadas, aes incompletas e contraditrias, que permearam os sucessos e avanos com crises e sofrimento.

At o surgimento das primeiras escolas de engenharia na Frana a cole des Ponts et Chausses (1747) e a cole des Ingnieurs de Mzires (1748) o arquiteto era, ao mesmo tempo, o criador da forma e o nico capacitado para realiz-la. Isto se modifica com o aparecimento do engenheiro civil.
Os criadores da nova profisso, como Jean-Baptiste Rondelet (17431829) e Jean-Nicolas-Louis Durand (1760-1835), eram todos construtores, de linha racionalista, tanto que enfatizavam economia, estabilidade e funcionalidade. Foram eles alguns dos responsveis pela fundao da cole Polytechnique de Paris em 1796.

As doutrinas arquitetnicas oitocentistas centralizavam-se em uma atitude acadmica, que ignorava a vastido dos novos problemas sociais a que a arquitetura deveria servir, em uma atitude tcnico-cientfica margem de seus fundamentos culturais. Surgiu ento, produto do historicismo predominante, o REVIVALISMO de estilos do passado, representado pela arquitetura neoclssica, neogtica, neo-barroca e assim por diante, at culminar com a miscelnea estilstica.
A partir da segunda metade do sculo XIX, a arquitetura perdeu o contato com a realidade de seu tempo. O papel do arquiteto passou a estar reservado parte esttica, deixando para outros a parte ligada tcnica e construo propriamente dita, o que o tornou alheio discusso dos fins da produo arquitetnica e apenas ligado a questes estilsticas.

Desde seu momento inicial, a ENGENHARIA CIVIL fundou-se na investigao cientfica dos problemas fsicos que lidava herana dos mestres gticos at marcar o grande desenvolvimento do sculo XIX e o engenheiro ser considerado o homem moderno por excelncia.
Foi ele quem resolveu os novos problemas funcionais da cidade industrial, que requeriam solues criativas, principalmente atravs das novas tcnicas e materiais. A profisso do arquiteto entrava em uma fase de desprestgio e, em 1808, o ensino francs de arquitetura acabou incorporado pelas coles des BeauxArts, juntamente com os de pintura e escultura (FRAMPTON, 2000).
Assim, a formao do arquiteto acabou ficando isolada do conhecimento e contato com a realidade cultural de renovao do sculo XIX, assim como dos aspectos construtivos que a engenharia aperfeioava rapidamente. Sua atividade restringiu-se a uma prtica historicista, caracterizada pelo monumentalismo, pelo fachadismo e pelo ornamentalismo.

Esta situao culminou com a disseminao do ECLETISMO (mistura de citaes histricas de vrios estilos do passado na mesma obra), incentivado pelo maior conhecimento da histria e pela recente difuso da arqueologia. Tanto aos pesquisadores e tericos do sculo XIX como aos profissionais em sua prtica, passavam desapercebidas a profundidade das transformaes iniciadas na sociedade industrial e a importncia da arquitetura buscar novos destinos, devido inclusive ao prprio surgimento de novas funes.

A partir de meados do sculo XVIII, vrios programas novos apareceram, tais como, bancos, bolsas, faculdades, bibliotecas, parlamentos, ministrios, mercados, fbricas e depsitos, o que reivindicava uma nova metodologia de projeto.
Nos EUA, os ensinos de ARQUITETURA e ENGENHARIA permaneceram dependentes da Europa at a primeira metade do sculo XIX, a partir de quando as iniciativas locais passaram a se destacar, quando ocorreu a fundao da American Society of Civil Engineers (1852), e do American Institute of Technology (1857). O primeiro curso norte-americano de arquitetura foi introduzindo somente em 1866, no Massachusetts Institute of Technology MIT (Cambridge, MA).

CIDADE INDUSTRIAL
O processo de INDUSTRIALIZAO consistiu em um conjunto de mudanas lentas, progressivas e decisivas, as quais aconteceram em 03 (trs) nveis:
Econmico-tecnolgico: aumento da produo, da circulao e do consumo de bens e servios atravs da inveno das mquinas; Scio-poltico: proletarizao de milhares de artesos e formao de uma reserva de mode-obra nas cidades; Urbano-territorial: nova distribuio da populao no territrio e mudanas na infraestrutura urbana.

A situao crtica da cidade industrial, principalmente no que se referia s suas condies higinicas e sanitrias, levaram ao MOVIMENTO HIGIENISTA, na primeira metade do sculo XIX, responsvel pela primeira legislao de sade pblica, que regulamentava medidas de limpeza das cidades, construo de esgotos e canais para guas livres de contaminao.
A partir de 1830, de acordo com BENEVOLO (1994), epidemias de clera se alastraram na Inglaterra. Com bases estatsticas, o higienista Edwin Chadwick (1800-90) estabeleceu a existncia de uma correlao entre condies de vida e mortalidade. Seu trabalho, demonstrando que doenas transmissveis eram causadas por miasmas surgidos da matria em decomposio, levou ao nascimento das primeiras Leis Sanitrias inglesas (09/agosto/1844 e 31/agosto/1848).

No sculo XIX, a cidade tornou-se o maior problema das naes industrializadas, transformada em uma totalidade em veloz crescimento, o que fez surgir questes urgentes ligadas s condies sanitrias, habitao popular e difuso das ferrovias. Isto acabou fazendo nascer o germe para o planejamento urbano.
Modificou-se radicalmente a conformao usual das cidades tradicionais europias, fazendo com que seu antigo ncleo formado principalmente pelos maiores monumentos, moradias, praas e ruas estreitas fosse abandonado pelas classes mais ricas, que acabaram se estabelecendo em bairros de luxo aos arredores da cidade.
Os palcio e palacetes foram ocupados por imigrantes e trabalhadores (proletariado), tal como os jardins pblicos por depsitos e casas mais pobres. Bairros operrios compactos e desordenados multiplicavam-se ao redor das cidades, ao lado de indstrias e de villas burguesas (KOSTOF, 1991).

Novo cenrio do Capital, a CIDADE INDUSTRIAL transformou-se em um emaranhado de problemas, que passou a ser um campo de experimentaes urbansticas, ora a partir de modelos neoclssicos de inspirao francesa, ora por meio de amplos programas habitacionais de bases britnicas; ou ainda atravs de traados em retcula ortogonal, aplicados tambm na Amrica.

Tais mudanas resultaram em graves problemas de transporte, habitao, servios e salubridade, reivindicando medidas de saneamento para que os conflitos sociais no se tornassem insuportveis. Vrios governos tomaram providncias a fim de resolver essa situao primeiro na Inglaterra e depois nos demais pases , os quais puderam dar os primeiros passos de planejamento.
LEIS SANITRIAS passaram a vigorar, as quais no somente se preocupavam com a higiene e a sade dos moradores, como cuidavam da questo habitacional, que passou a ser subvencionada pelo Estado. Desde ento, definiram-se regulamentos para a construo mnima, assim como normas para a composio de conjuntos operrios (BENEVOLO, 1994).

A nova sociedade que emergiu com o capitalismo industrial fez nascer tambm uma nova ordem do espao urbano, que conduziu a uma revoluo no modo de pensar a cidade. Esta passou a ser compreendida como CAOS que precisava ser controlado e dirigido, de modo a garantir o desenvolvimento das novas relaes socioeconmicas.

Em meados do sculo XIX, nascia a disciplina do URBANISMO, a partir de ento definido como a arte de produzir ou mudar a forma fsica das cidades, sendo assim formado por aes e prticas de organizao do espao que se apiam sobre um corpo de saberes, em conjunto a tcnicas e instrumentos de interveno, que se traduzem por meio de prescries dirigidas aos seus gestores (HALL, 2002).
No emergir da cidade industrial, liberal e capitalista, nasciam tambm a Sociedade da Mquina e uma nova forma de ver, sentir e viver a vida urbana. As transformaes que marcavam a paisagem das cidades europias, na qual novos elementos barulho, adensamento, movimento; os transportes e a vida fervilhante passaram a preencher o cotidiano das avenidas, praas e galerias urbanas. Em 1857, o poeta e crtico francs Charles Baudelaire (1821-67) publicava sua principal obra, Flores do mal, tornando a cidade sua maior personagem, no como espao concreto, mas sua alegoria: a multido flutuante, instvel e fulgaz, atravs da qual o poeta via Paris (CASTELNOU, 2005). Por meio das imagens momentneas, paisagens passantes ou olhares furtivos que se cruzavam nos becos e nas ruas da metrpole que comeava a se desenhar, descrevia aquela experincia vivida do choque da modernidade e, segundo o filsofo Walter Benjamin (18921 1940) , do desenvolvimento da cultura como mercadoria, o que marcaria a sociedade de massa.
Adotando a elegncia de um dandy e uma atitude de cio e liberdade, Baudelaire foi enormemente criativo. Fascinado pela modernidade que se manifestava na urbanizao europia, atuou como verdadeiro flneur, ou seja, um passante ocioso, perdido na grande metrpole, livre para vaguear, observar, meditar e sonhar uma anttese do burgus, imerso totalmente no sistema.
1

A flnerie seria um modo de sociabilidade em que se guarda ciosamente a sua individualidade e, obscurecendo-se por detrs da mscara do annimo e insignificante homem da multido, envereda por um percurso que o aliena da eventual possibilidade de uma relao intersubjetiva mais aprofundada com os outros agentes que se movimentam nela.

As origens da urbanstica moderna deram-se a partir de 02 (dois) grupos de agentes que se propuseram a transformar a CIDADE INDUSTRIAL, a saber:
Reformadores urbanos ou urbanistas neoconservadores: agentes e executores de grandes intervenes de renovao de alguns centros europeus especialmente Paris e Viena que, diante da necessidade de dotar as cidades de condies para o enfrentamento das mudanas produzidas pela indstria, reforaram o carter tcnico do urbanismo, promovendo reformas grandiosas; Socialistas utpicos ou pr-urbanistas: generalistas na maioria, historiadores, economistas e polticos que apresentaram uma srie de propostas, as quais no passavam de obras hipotticas, de cunho essencialmente utpico j que se pensava ser possvel o restabelecimento da ordem, abandonando-se a cidade industrial e voltandose a viver no campo, numa atitude nostlgica.

URBANISMO NEOCONSERVADOR
Com os movimentos e revoltas sociais da segunda metade do sculo XIX, conforme BENEVOLO (1994), muitos pases europeus submeteram-se a uma nova direita, autoritria e popular, por meio da qual se passou a fazer o controle direto do Estado sobre a vida econmica e social, alm de efetuar uma srie de reformas de carter coordenador e de preocupao anti-revolucionria.
Iniciaram-se assim grandes intervenes urbanas visando regular a CIDADE INDUSTRIAL em uma escala apropriada nova ordem socioeconmica, atravs da prtica de programas saneadores e de remoo do proletariado das reas centrais com a demolio das reas insalubres. 9

O filsofo e escritor alemo de origem israelita Walter Benjamin (1892-1940) pode ser considerado um dos maiores crticos da esttica do sculo XX, especialmente devido sua reflexo sobre linguagem e arte sob a tica marxista que fez junto Escola de Frankfurt. Particularmente interessante foi sua contribuio com A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica (1936), em que j identificava as novas atitudes do pblico, realizadores e atores, transformados pelo progresso tcnico e esttico do cinema (N.A.).

Buscando um plano unitrio entendido como modelo urbano ideal, uniforme e regular, o URBANISMO NEOCONSERVADOR do sculo XIX pode ser exemplificado por:
Paris (1853/69) Georges-Eugne Haussmann (1809-91)

PLANO DE NOVA YORK (1811)


Como colnia britnica de 1607 a 1783, os EUA tiveram como elementos de sua tradio urbanstica aqueles provenientes da Inglaterra, derivados de trama reticulada, disposta de modo rigoroso e invarivel como ponto de referncia para a implantao arquitetnica (modulao ortogonal), como atestam Filadlfia PE (1682), Cambridge MA (1699), Savannah GO (1732) e Reading PE (1748). Com o fim da Guerra da Independncia Americana (1775/83), instaurou-se uma democracia fundada na soberania popular e nos direitos inalienveis do Homem. A criao das novas sedes dos orgos polticos e administrativos dos 13 Estados e a nova Capital do pas, Washington DC construda entre 1800 e 1871 , exigiram a adoo de um novo estilo, optando-se pelo NEOCLSSICO por seu significado: smbolo da virtude republicana de bases francesas.
Nascia assim a imagem da Amrica radical, em que se buscava a difcil conciliao entre as formas palladianas e o ideal democrtico. Foi o arquiteto e presidente Thomas Jefferson (1743-1826) quem melhor representou essa duplicidade arquitetnico-poltica da tradio americana, reconhecendo com extrema lucidez o valor institucional e pedaggico da arquitetura ao mesmo tempo em que adotava o neoclassicismo como guia prtico para a construo da democracia americana.

Plano de carter esttico, tcnico e higienista, que incluiu a abertura de novas artrias para o trnsito nos velhos bairros; a criao de praas e grandes parques; a urbanizao de terrenos perifricos, atravs da construo de novos subrbios; a reconstruo de prdios ao longo dos recentes alinhamentos; e a renovao dos sistemas de gua, saneamento, iluminao e transporte pblico; alm da reforma de todo o sistema administrativo parisiense, com descentralizao e instalao de novos edifcios pblicos.

Viena (1857/69)

L. C. F. Frster (1797-1863) e outros

Plano de reforma urbana baseado na demolio das antigas muralhas da cidade e na construo da Ringstrasse, uma rua circular ligando novas instituies polticas e culturais.

Barcelona (1859/70)

Ildefons Cerd (1815-76)

Plano reticular de expanso urbana (LEixample), de forte carter estrutural, baseado em uma inovadora proposta de distribuio e ocupao de quadras por espaos pblicos.

Londres (1863/91)

London County Council LCC (1889)

Conjunto de aes que incluram a criao do Metropolitan Railway (1863), o primeiro metr do mundo; do Peabody Buildings (1870) para abrigar pobres; e do primeiro borough (bairro proletrio) do LCC (1891).

O Plano de Haussmann (1853-69), realizado a mando de Napoleo III (1808-73), acabou se repercutindo nos planos de Florena (1864), Marselha (1865), Estocolmo (1866) e de Toulouse (1868); assim como influenciou as propostas que se seguiram para Roma, Bolonha, Colnia, Leipzig, Copenhague, Adelaide e Brisbane, entre outras. No se pode esquecer suas influncias em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No sculo XVIII, a nova cultura americana considerava a grade (grid) como um instrumento geral, aplicvel em qualquer escala: para desenhar uma cidade, repartir um terreno agrcola ou marcar os limites de um Estado. Em 1786, criou-se a Law Ordinance, que estabelecia a malha reticulada orientada segundo os meridianos e paralelos como norma universal para colonizar os novos territrios do Oeste (BENEVOLO, 2001). NOVA YORK, um entreposto de peles situado na foz do rio Hudson, ao sul da Ilha de Manhattan, criado em 1624 pelos holandeses como Nova Amsterd, possua um traado irregular e espontneo, mas seu excepcional crescimento como porto e centro polticoadministrativo exigiu um plano retilneo de expanso, aplicado no incio do sculo XIX.
Implantado a partir de 1811, o Plano de Nova York caracterizou-se pela retcula uniforme que desconsiderava a topografia da Ilha de Manhattan e era composta por avenidas no sentido Norte-Sul e ruas no sentido LesteOeste, com a previso de uma ampla rea verde, a qual teve uma parte posteriormente destinada ao lazer pblico urbano, com a proposta do Central Park em 1858.

FORMAO DOS EUA

10

2
ECLETISMO

Todo o sculo XIX foi marcado pelo retorno a fontes histricas, as quais inspiraram todas as correntes artsticas e arquitetnicas da Europa e Amricas. No incio, o principal foco de resgate foi a Antiguidade Clssica, o que conduziu ao Estilo Neoclssico, que expressava os interesses, os hbitos e a mentalidade da burguesia mercantilista, que assumira a direo da sociedade europia com a Revoluo Francesa (1789/99) e o Imprio de Napoleo, entre 1804 e 1814.
Embora iniciado na Itlia ento incentivado pelas descobertas em Pompia e Herculano em 1748 , foi na Frana que o NEOCLASSICISMO (1780-1830) encontrou sua mxima expresso, passando sua arquitetura a ser caracterizada pela exatido, monumentalidade e uso de elementos greco-romanos (frontes, colunas, arcos, cpulas, entablamentos, etc.).

No Neoclassicismo, destacaram-se os pintores franceses Jacques-Louis David (1748-1825) e Jean-Dominique Ingres (1780-1867); o escultor italiano Antonio Canova (1757-1822) e o dinamarqus Betel Thorwaldsen (1768/70-1840); e os arquitetos franceses Germain Soufflot (1713-1780), tienne-Louis Boulle (1728-99), Claude-Nicolas Ledoux (1736-1806), Pierre B. Vignon (1763-1828), Jean Chalgrin (1739-1811), Charles Percier (1764-1838) e Henri Labrouste (1801-75); alm dos britnicos James Gibbs (1682-1754), William Chambers (1723-96), Robert Adam (1728-1782) e John Nash (17521835); e dos alemes Carl Langhans (1732-1808) e Karl Friedrick Schinkel (1781-1841).

Com a difuso dos ideais do Romantismo e principalmente com o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-78), que insuflou geraes prtica de uma moral rebelde, a arte romntica eclodiu no incio do sculo XIX, marcada pela ampliao dos meios de comunicao e expresso artsticas (exposies individuais, colecionismo burgus, empastamento das tintas, etc.). Rousseau intentava fazer possvel a existncia do bom selvagem no mundo contemporneo, atravs de um regresso ao seu estado natural com a manuteno de sua independncia e liberdade ao longo da vida. Para tanto, props um sistema de educao que permitisse ao homem manter sua bondade, inocncia e virtudes naturais. Suas idias influenciaram todo o pensamento romntico e tiveram vrios seguidores, entre os quais o austraco Johann H. Pestalozzi (1746-1827) e o alemo Johann W. von Goethe (1749-1832).

Tambm chamado de Academicismo, o Estilo Neoclssico teve como base a reao promovida pela nova burguesia contra a aristocracia, seus faustos e caprichos exibidos atravs do Barroco e Rococ; alm da afirmao do Iluminismo, especialmente no que se refere razo humana e seus princpios; e a teorizao desenvolvida pelo alemo Johann Winckelmann (1717-1768), baseada na busca do belo absoluto, a partir da inspirao nos modelos clssicos. Caracterizando-se pelo uso dos princpios de harmonia, regularidade da forma, temtica herica e serenidade da expresso, a arte neoclssica idealizava a sociedade burguesa e alienava o artista da vida social e poltica de sua poca.

Na arquitetura, o ROMANTISMO (182060) refletiu-se no Estilo Neogtico, que se disseminou rapidamente, elegendo o sentimento e a imaginao como fontes artsticas criadoras e apontando para o uso de formas medievais (arcos ogivais, abbadas, vitrais, pinculos, etc.).
Tambm conhecido como Neomedievalismo, esta corrente artstica caracterizou-se pela oposio ao rigor neoclssico em desenho e em composio atravs do movimento e da cor, voltou-se natureza, sentimentalismo e individualismo. Sua pintura apresentou liberdade de criao, com pinceladas pastosas e irregulares, alm de planejamentos ondulados, movimentao das formas e temtica emocional. Da mesma forma, a escultura mostrava movimentos livres, variedade e dinamismo (GOMBRICH, 1999).

11

Os principais nomes do Romantismo foram os dos pintores franceses Theodore Gricault (1791-1824) e Eugne Delacroix (1789-1863), alm dos ingleses John Constable (1776-1837) e Joseph W. Turner (1775-1851); e do espanhol Francisco de Goya y Lucientes (17461828), este com fortes tendncias realistas; os escultores franceses Franois Rude (1784-1855), Jean-Baptiste Carpeaux (1827-75) e Antoine L. Barye (1796-1875); e os arquitetos britnicos sir Charles Barry (1795-1860) e Augustus Welby N. Pugin (1812-52), alm do alemo Gottfried Semper (1803-79) e do francs Eugne E. Viollet-le-Duc (1814-79).

Por volta de 1850, Inglaterra e Frana eram as naes mais ricas e prsperas da Europa, devido ao desenvolvimento industrial (PEVSNER, 1998). Entretanto, a acelerada industrializao no permitiu o aperfeioamento esttico das inovaes, que acabaram nas mos de especuladores sem cultura, muito mais interessados em lucros, j que os artistas de valor no participavam da indstria.
O historicismo e o liberalismo econmico impulsionavam a criao de qualquer gnero e qualidade de produto, desde que se conseguisse vend-lo e se obtivesse lucro. Para os arquitetos daquela poca, o homem j havia resolvido todos os problemas arquitetnicos no passado, solues estas a que se devia voltar como tendncia nacional e universal. O ECLETISMO no era interpretado como uma posio de incerteza, mas como um propsito deliberado de no se fechar em qualquer formulao unilateral, mas sim de julgar caso a caso. Embora quase todos os eclticos principiem protestando contra a reproduo de estilos antigos, propondo-se a reinterpret-los, na prtica, foram as imitaes que proliferaram, principalmente pela intromisso do cliente.

A arte realista foi fruto do aumento das crticas tanto idealizao neoclssica como subjetividade e liberdade de interpretao dos romnticos. Assim, inclinava-se mais para temas populares e atuais, caracterizando-se pela veracidade de suas criaes artsticas, alm do nacionalismo (temas nacionais), do cientificismo (carter descritivo baseado em fatos exatos) e do sentido de contemporaneidade (preocupaes polticas e sociais do presente e no do passado clssico ou medieval).

Tambm denominado de Naturalismo, o REALISMO (1850-90) foi a corrente artstica predominante da segunda metade do sculo XIX, certamente o perodo em que a arte pela arte (arte entendida como resultado da situao de excepcionalidade em que o artista colocase diante da sociedade) adquiriu uma fora considervel.
Na arquitetura, a expresso ecltica foi a que mais se aproximou dos ideais realistas da arte oitocentsita. A partir de 1850, a arquitetura voltou-se totalmente para a estril discusso estilstica atravs do chamado ECLETISMO.
Os maiores escritores realistas foram Gustave Flaubert (1821-80) e Alexandre Dumas Fils (1824-95). Nas artes plsticas, os principais nomes do Realismo foram: os pintores franceses Camille Corot (1796-1875), Honor Daumier (1808-79), Thodore Rousseau (1812-67), JeanFranois Miller (1814-75) e Gustave Coubert (1819-77); e o escultor francs Auguste Rodin (1840-1917).

Os arquitetos eclticos, lanando mo dos princpios de Julien Guadet (1834-1908) arquiteto francs que foi o responsvel pela nova programao dos cursos de arquitetura na Frana, baseada no direito de se escolher livremente seu mestre ou direo artstica , criaram uma linguagem marcada pela liberdade e pelo primado da fantasia, porm sem nenhuma originalidade. Entre os artistas do perodo vale destacar o arquiteto Charles Garnier (1825-58), criador da clebre pera de Paris (1861/75), hoje conhecida como pera Garnier.

12

Em interiores e mobilirio, o ECLETISMO reunia de modo desordenado candelabros, tabernculos, cortinagens, folhagens espiraladas e fechos pendurais do Renascimento poca barroca , junto aos ps retorcidos e bossagens da poca de Louis XIII (1601/17) e de Boulle2 ou ornamentao a la Berain3 do reinado de Louis XIV (1660/1715). Foi a corrente esttica que predominou durante toda a segunda metade do sculo XIX, correspondendo aos estilos de Louis Philippe (1773-1850), rei francs de 1830 e 1848; e do perodo do II Imprio, referente ao governo de Napoleo III (180873), de 1848 a 1870.

EXPOSIES UNIVERSAIS
A construo em ferro e vidro caracterizou o sculo XIX como o Sculo da Engenharia, cujos progressos resultaram, de 1851 em diante, nas EXPOSIES UNIVERSAIS, as quais estabeleciam uma relao direta entre produtores, comerciantes e consumidores, depois da abolio das corporaes e disseminao do liberalismo econmico, alm de propiciarem a difuso de equipamentos, materiais e tcnicas modernas.

Tal mistura estilstica foi acompanhada de um excesso de ornamentao que aumentou cada vez mais, o que sobreviveu por muitas dcadas, mas aos poucos foi se destituindo de toda sustentao terica e impedido por posies cada vez mais progressistas, as quais anteciparam o MODERNISMO. Outrossim, o gosto ecltico teve especial ressonncia na Inglaterra da Rainha Vitria, de 1837 a 1901. No final do sculo, comearam a surgir preocupaes e uma srie de crticas para a renovao das artes aplicadas (arquitetura e decorao). O sentido comum era melhorar a qualidade artstica geral, combatendo a vulgaridade e o exagero trazidos pela postura ecltica. O acmulo e a profuso da ornamentao no deixavam espao ao vazio. Ao amontoado dos motivos correspondeu uma policromia brilhante e vistosa, servida por uma variedade de materiais que misturava os mrmores aos prfiros, aos mosaicos, ao bronze, ao nix, prata, aos dourados, aos cristais, aos vitrais, aos lambris incrustados de madeiras raras ou escurecidas como o bano, s porcelanas pintadas e s lacas (Estilo Vitoriano).
2

Estas foram consideradas as principais Exposies Universais ou Internacionais da Era Industrial, realizadas entre 1851 e 1939: LONDRES
(1851): Primeira Exposio Universal inglesa, organizada por Henry Cole (1808-82), na qual se construiu o Palcio de Cristal, obra do engenheiro Joseph Paxton (1803-65), com 556 m de comprimento e 33 m de p-direito, de ferro e vidro e incendiado em 1936; francesa, na qual se destacou o Palais delIndustrie, obra ecltica em alvenaria de J. M. Viel (1796-1863), com cobertura de ferro e vidro, posteriormente substitudo pelos Grand Palais e Petit Palais, reguidos como smbolo da III Repblica para a Exposio Universal de 1900, ocorrida tambm em Paris.

PARIS (1855): Primeira Exposio Universal

O ebanista francs Andr-Charles Boulle (16421732) foi quem introduziu reforos em bronze nos mveis barrocos, desenvolvendo a aplicao de outros materiais inclusive pequenos pedaos de madeira formando desenhos em arabescos; no em relevo, mas embutidos: era a MARCHETARIA (Marqueterie ou Marcheterie). Alm da madeira, fazia a incrustao geralmente de bronze, ncar, ouro, prata e cobre, entre outros materiais (N.A.).
3

LONDRES (1862), PORTO (1865), PARIS


(1867), MADRID (1871), VIENA (1873), PHILADELPHIA (1878), PARIS (1878), MELBOURNE (1880), AMSTERD (1883), ANVERS (1885) e BARCELONA (1888).

PARIS (1889): Quarta Exposio Universal


francesa, na qual foram construdos a Halle des Machines, de Charles Dutert (1845-1906), com uma abbada de 45 m de altura por 115 m de vo, e a Tour Eiffel, realizada em ferro pelo engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), com 300 m de altura (mais 20 m da antena no topo). Possui 1652 degraus at o terceiro andar, que tambm pode ser acessado por elevadores.

O decorador Jean Berain (1639-1711) foi um dos principais expoentes do Segundo Estilo Louis XIV, que perdurou de 1690 a 1715 na Frana, sob influncia de Louis LeVau (1612-70) e Jules Hardouin-Masart (1646-1708); e que foi considerado de transio, aparecendo nos ltimos anos do reinado, onde uma nova leveza das formas e fantasia das linhas j anunciavam o Estilo Louis XV, predominante entre 1723 e 1774.

CHICAGO (1893), LYON (1894), BRUXELAS


(1897), PARIS (1900), TURIM (1902), STLOUIS (1904), MILO (1906), NANCY (1909), SAN FRANCISCO (1915), BARCELONA (1929), LIGE (1930), PARIS (1937) e NEW YORK (1939).

13

Com o aparecimento de 02 (dois) novos programas arquitetnicos, essencialmente urbanos as estaes ferrovirias, devido ao aumento populacional e necessidade de transporte; e os mercados cobertos, dado o crescente comrcio de materiais e produtos, alm da necessidade de abastecimento geral , o uso dos materiais novos (ferro, vidro e concreto) tornou-se cada vez mais requisitado, cuja produo industrializada levou progressivamente ao barateamento da construo e sua melhoria tcnica.
A ARQUITETURA DE FERRO dos engenheiros, embora admitida mais para as funes utilitrias ou mesmo transitrias, demonstrava-se melhor adaptada s condies da poca, comeando a aparecer tentativas de explorar sua plasticidade. Surgiu ento a necessidade da arquitetura conhecer a tcnica das construes e suas relaes com a formao artstica, questionando-se academicamente a tradicional orientao dos estudos e a situao do arquiteto no como artista, mas como profissional.
Dentre aqueles que lamentavam as contradies do Ecletismo, uma parte percebeu que o discurso estava sendo levado apenas por aparncias formais e que era preciso ancorar as escolhas formais em razes objetivas, demonstrveis racionalmente. No final do sculo, a liberdade de escolha ecltica comeou a ser contrariada pela prerrogativa coletiva, que dependia muito mais da razo que da emoo, nascendo o germe do modernismo.

ARTS & CRAFTS


O Movimento das Artes e Ofcios (1880/90) constituiu-se da ao de um grupo de artesos ingleses, que visava a renovao do artesanato artstico em menosprezo s artes industriais. Foram fundadas 05 (cinco) sociedades que, atravs de seus trabalhos em cermica, madeira e metais, apontaram a necessidade de buscar originalidade e sensibilidade nas artes da Gr-Bretanha. Seus fundamentos estavam nas idias do escritor ingls John Ruskin (1819-1900), que buscava solues para a degenerescncia da arte de seu tempo, colocando como sua causa o regime econmico burgus e a indstria capitalista. Em The seven lamps of architecture (1849), defendia a iniciativa da classe trabalhadora e o resgate do artesanato.
Como crtico e esteta, Ruskin escreveu tambm os 03 (trs) volumes de The Stones of Venice (1851/53), onde reagia contra o materialismo da era vitoriana, aliando a prdica moral e as iniciativas sociais reflexo sobre a arte. Ele defendia o resgate da Idade Mdia (Neomedievalismo), que considerava mais autntica que a Renascena, apoiando a Irmandade Pr-Rafaelista4.

Os principais responsveis pelo fortalecimento da postura racional na arquitetura da segunda metade do sculo XIX foram:
HENRI LABROUSTE (1801-75): Arquiteto francs considerado a figura mais importante do racionalismo neoclssico, atravs de uma prtica revolucionria do emprego de ferro na construo, trabalhando-o de forma exposta e lgica. Entre 1843 e 1850, reconstruiu a Biblioteca de Sainte-Genevive, em Paris, cujo exterior estritamente neo-renascentista enquanto o interior, em duas naves com arcos e abbadas de bero, formado de colunas e nervuras de ferro vista. EUGNE E. VIOLLET-LE-DUC (1814-79): Arquiteto francs ligado ao revivalismo, que trabalhou como restaurador de edifcios, dado seu conhecimento de histria, alm de defensor do princpio de construo gtica e uso de ferro na arquitetura. Dizia que o valor das obras medievais residia na sua honestidade em relao expresso dos materiais e dos processos construtivos. Publicou o Dictionnaire raisonn de larchitecture franaise du XI e au XVIe sicle (1854/68) e Entretiens (1863), no qual divulga a arquitetura ps-industrializao.

RUSKIN atacava a mquina, para ele, a principal vil da era industrial; e difundia o retorno ao artesanato, propondo assim iniciar a reforma do sistema socioeconmico a partir da renovao das artes plsticas. Seu maior discpulo, o arquiteto e socilogo William Morris (1834-96), tambm 5 influenciado pelo utopista Bellamy , procurou aplicar seus ideais, defendendo uma arte do povo para o povo e organizando grupos para a revificao do trabalho artesanal.
4

A Irmandade Pr-Rafaelita ou Pre-Raphaelite Brotherhood foi um grupo de pintores fundado em 1848 por William H. Hunt (1827-1910), Dante G. Rossetti (1828-82), e John E. Millais (1829-96). Organizado ao modo de uma confraria medieval, surgiu como reao arte acadmica que seguia os moldes dos renascentistas. Inseridos no esprito romntico, os pr-rafaelitas desejavam devolver arte a sua pureza e honestidade anteriores, que consideravam existir no Gtico tardio (N.A.).
5

Edward Bellamy (1850-98) foi um escritor norteamericano que em seu livro 2000 to 1887 (Olhando para trs, 1888), props uma visita Boston do futuro, onde existiria um sistema industrial perfeito, no qual todos viveriam iguais e em paz, atravs de uma forma cooperativa de produo e distribuio socialista (N.A.).

14

Como artista e ativista, MORRIS contribuiu para a renovao das artes decorativas a partir de sua ao prtica em defesa do artesanato, lutando contra a ausncia do sentido de unidade artstica na produo ecltica. Atravs de sua firma, fundada em 1861 na George Edmund Street, que criava objetos para interiores e a vida diria (papis de parede, vitrais, tecidos, tapetes, tapearias e mveis) impulsionou o ARTS & CRAFTS MOVEMENT.
Em 1891, William Morris escreveu News from nowhere (Notcias de nenhuma parte), obra utpica e, ao mesmo tempo, potica e humana, em que mostrava o retorno a uma sociedade agrcola e artesanal, em cujo seio a luta de classes romperia com o socialismo estatal, alm de apresentar a concepo social-democrata de um programa mnimo de reformas graduais e um programa mximo a ser implementado em um futuro indefinido. Seu livro oferecia uma soluo para se alcanar uma genuna democracia de trabalhadores, da mesma forma que defendia a vida harmoniosa junto natureza.

PARK MOVEMENT
Em meados do sculo XIX, os ideais romnticos e naturalistas conduziram os norte-americanos para o desenvolvimento do chamado Park Movement, o qual se contraps baixa qualidade de vida nas cidades, decorrente dos efeitos negativos da industrializao, bem como dos graves processos de explorao da natureza, estes exercidos pela agricultura e pecuria em expanso nos EUA.
Este movimento contribuiu para uma radical transformao no significado da relao entre homem e natureza, alm de promover uma grande campanha pela conservao dos recursos naturais, assim como pela renovao das paisagens deterioradas pela ao humana naquele pas (FRANCO, 2000).

Entretanto, os participantes do ARTS & CRAFTS chegaram concluso de que era quase impossvel que a produo artstica artesanal fosse barata, pois somente seria possvel obter preos mais baixos custa da desvalorizao da vida e do trabalho humano. De qualquer forma, sua ao inovadora trouxe 03 (trs) contribuies valiosas:
Defesa da originalidade a todo custo, abandonando-se as preferncias eclticas; nfase ao trabalho simples e dedicado junto natureza prpria dos materiais; Desenvolvimento de criativas padronagens estilizadas, lmpidas e geomtricas.

As bases do movimento dos parques americanos encontravam-se nos textos de escritores que criticavam as graves conseqncias da industrializao:
George P. Marsh (1801-82): considerado um dos fundadores do conservacionismo norteamericano, atravs de seu livro Man and nature (Homem e natureza, 1864), atacou o mito da superabundncia e introduziu uma nova viso ecolgica, apontando a deteriorao dos solos e as inundaes como resultados do descaso humano em relao ao meio ambiente natural; Ralph W. Emerson (1803-82): ensasta que no via a natureza apenas como fonte de satisfaes espirituais e de sade fsica, mas tambm de lies prticas, guardando os segredos de uma ordem racional e justa. Para ele, a filosofia da natureza deveria transformase na moral de conquista e na tica do trabalho;

Seus maiores expoentes foram: os artfices Ernest Gimson (1864-1920) e sir Ambrose Heal (1872-1959); os pintores e ilustradores Walter Crane (1845-1915) e Charles R. Ashbee (1863-1942) e o arquiteto Arthur H. Mackmurdo (1851-1942).

1840
Romantismo

1860

1880
Impressionismo

1900
Art Nouveau Ps-Impressionismo

Realismo Simbolismo Ecletismo Escola de Chicago Arts & Crafts Proto-Racionalismo

15

Henry D. Thoreau (1817-62): apresentou, em Walden or life in the woods (Walden ou vida nos bosques, 1854), entre outros, a natureza no como um cenrio impessoal a emoldurar o homem, mas como alvo de uma experincia pessoal e direta, baseada na emoo. Para ele, o homem no estaria acima da natureza, mas seria parte integrante dela. Walt Whitman (1819-92): poeta que definiu a cidade como produto da American Democracy; e a realizao de um ambiente urbano eficiente, so e democrtico, desde ento como o maior desafio da nova cultura na Amrica.

Olmsted defendeu o uso econmico do espao livre, procurando melhorar o clima urbano e minorar a poluio do ar e gua, alm de mitigar as enchentes e proporcionar um espao agradvel para passeio e moradia; fornecendo um contraponto naturalstico aos edifcios e ruas congestionadas. Ele via nos parques a possibilidade de assegurar comodidade, segurana, ordem e economia nas grandes cidades e, mais ainda, vendo-os como sinnimo de justia social e de participao democrtica.

Andrew J. Downing (1815-52), editor da revista The Horticulturist desde 1845, foi um dos maiores propagandistas da idia de parque pblico, para a qual preconizou o estilo a que chamou de Beautiful, por meio de uma esttica orgnica e uma linguagem pitoresca que traduziriam as imagens naturais, de valores religiosos e sociais, na teoria e na prtica do American Landscape. Mesmo com poucas chances de colocar em prtica suas idias, seus escritos assinalavam a importncia das virtudes rurais sobre os processos de crescimento urbano e acabaram influenciando o movimento nacional a favor da criao de parques.
Entre 1843 e 1845, Robert F. Gourlay (1778-1863) elaborou os planos de ordenao de Boston e Nova York; e em 1844, William C. Bryant (17941878) iniciou no New York Evening Post uma campanha a favor dos parques pblicos. J em 1851, Downing descreveu como deveria ser o parque no centro da ilha de Manhattan, em Nova 6 York o Central Park projetado 05 (cinco) anos aps seu falecimento, por Frederick L. Olmsted (1822-1903) e Calvert Vaux (1824-95).

A partir de Olmsted, o PARQUE URBANO passou a ser smbolo de uma nova vida comunitria e, ao mesmo tempo uma opo urbanstica que se justificava em argumentos de ordem econmico-funcional, alm de consideraes tico-ideolgicas sobre sua funo social (CIUCCI et al., 1975).
Alm dos citados, tambm fizeram parte do Park Movement: Jacob Weidenmann (1829-93), graas sua ao propagandista e obras desenvolvidas desde 1864 como superintendente dos parques de Hartford; Horace S. Cleveland (1814-1900), que realizou, a partir de 1883, o plano de Minneapolis j com o conceito de uma reforma urbana global; e Charles Eliot (1859-97), herdeiro da obra iniciada em 1867 por Olmsted em Boston MA7.

Foi sem dvida Frederick L. Olmsted (1822-1903) o arquiteto paisagista que, atravs de seus trabalhos em Nova York, Chicago, Detroit, San Francisco, Washington, Filadlfia e Boston, alm de outras, quem forjou um papel definitivo para os parques urbanos no sculo XIX, estabelecendo-os em estreita relao com a diminuio dos problemas ambientais e sociais da cidade naquela poca (KOSTOF, 1991).
6

Paralelamente ao Movimento dos Parques Americanos, surgiu uma srie de estudos que deu bases ao CONSERVATION MOVEMENT, ou seja, o conjunto de aes pela conservao e/ou preservao das reas naturais nos EUA, que resultou em uma importante influncia no urban planning e na cultura norte-americana. Um dos pioneiros desse movimento foi John W. Powell (1834-1902), representante do Geographic and Geological Survey, na regio das Montanhas Rochosas dos EUA. Suas consideraes foram decisivas para a definio das diretrizes da poltica de colonizao do oeste americano. Da sua ao e de seus discpulos nasceu a primeira reserva natural do mundo, em 1872, o Yellowstone National Park, situado em Wyoming.
7

Fruto de um concurso pblico em 1858, do qual o Greesward Plan, de Olmsted e Vaux, foi o vencedor, o Central Park consiste basicamente de um retngulo de 750 m por 3750 m, o que perfaz 2 cerca de 3.000.000 m , ou seja, 770 acres, dos quais 150 foram reservados para a gua. Possui ainda a separao de sistemas virios para pedestres, cavaleiros e carruagens, assim como ruas de trnsito externo e passagens em desnvel nas interseces , alm de caminhos pitorescos.

Olmsted props um plano integrado de parques focado sobre seis intervenes principais, coordenadas na direo leste-oeste por um sistema de parkways, o qual foi a primeira expresso da exigncia de se formular planos urbanstico de conjunto, visando a reestruturao de uma cidade. A partir de 1880, Boston converteu-se em um dos centros mais dinmicos de difuso do paisagismo.

16

3
PR-URBANISMO
O processo de urbanizao decorrente da REVOLUO INDUSTRIAL (1750-1830) foi surpreendente. De 1830 a 1900, Londres passou de dois para quatro milhes de habitantes; e Paris, no mesmo perodo, passou de um milho para pouco mais de dois milhes. Berlim, do incio do sculo XIX at 1890 teve sua populao aumentada de 150.000 para 1.300.000.
Se em 1800, no havia nenhuma cidade no mundo com mais de um milho de habitantes, em 1850, j existiam quatro e, em 1900, 19. Esse crescimento acelerado conduziu a inmeros problemas de habitao, circulao, abastecimento e, em especial, saneamento, provocando vrias epidemias e fazendo nascer as primeiras LEIS SANITRIAS.
Iniciadas na Inglaterra em 1844, as leis sanitrias incidiam diretamente nas condies de moradia e construo da cidade industrial, acabando por forar os governos a agir sobre a planificao urbana, o que conduziu formulao das primeiras leis urbansticas na Europa, como as da Itlia (1865), Sucia (1874), Prssia (1875) e Holanda (1901). Tanto no Reino Unido como na Frana, tais normalizaes sobre as questes urbanas demoraram para se unificarem, ocorrendo apenas, respectivamente, em 1909 e 1919 (BENEVOLO, 2001).

Segundo FERRARI (1991), foi o catalo Ildefonso Cerd (1815-76), responsvel pelo Plano de Barcelona (1859/70), quem primeiro empregou o termo urbanizao, em sua obra pioneira intitulada Teoria geral da urbanizao (1867), para explicar a organizao das cidades industriais em seu atual sentido sociolgico.

Ao mesmo tempo em que se efetivavam, nas grandes capitais europias, as medidas prticas de remodelao urbana pelos urbanistas neoconservadores, surgiram projetos ou modelos utpicos de comunidades alternativas, cujo conjunto recebe o nome de PR-URBANISMO, j que consistiam em propostas hipotticas, feitas por generalistas, na maioria de cunho poltico-econmico e/ou sciocultural, mas que se caracterizavam como uma mostra de indignao diante das condies em que vivia o proletariado.
Sua importncia de estudo est no fato de que, pela primeira vez na histria das cidades, tinha-se uma viso integrada do significado das relaes sociais e econmicas na influncia sobre as questes da estruturao fsica e esttica dos espaos urbanos.
Apesar de algumas tentativas de aplicao prtica e pouqussimas bem-sucedidas, tais modelos no passaram de utopia, inclusive por proporem uma interveno radical no s na distribuio de riquezas dentro da sociedade, como tambm na vida em famlia, como a diviso por sexo e idade.

Alm disso, acreditava-se que a iniciativa de transformao urbana partiria do prprio empresariado (classe dominante); ou ainda se defendia a destruio das mquinas, o abandono da indstria e o retorno s atividades agrcolas de subsistncia, em uma atitude nitidamente nostlgica.

A teorizao cientfica a respeito dos termos urbanizao e urbanismo na acepo de planejamento urbano somente surgiu a partir da segunda metade do sculo XIX, quando se implementaram medidas de saneamento e grandes reformas urbanas, estas expressadas por meio do chamado URBANISMO NEOCONSERVADOR.

De acordo com CHOAY (1998), possvel identificar duas atitudes diversas nesses modelos urbanos dos pr-urbanistas:
o PROGRESSISMO, que se voltava mais para o futuro, aceitando a industrializao como chave dos tempos modernos, em uma atitude descritiva, como aquela presente nas propostas de Saint-Simon, Owen, Fourier e outros; o CULTURALISMO, mais voltado ao passado, negando a indstria e apontando a mquina como fator causador do desaparecimento de um mundo melhor, presente em Ruskin e Bellamy, alm dos socialistas cientficos (Marx e Engels).

17

PROGRESSISMO
Defensores da mquina e da indstria, os progressistas propuseram sociedades utpicas ou comunidades afastadas dos centros urbanos, incentivando a produo coletiva e a organizao cooperativa, de iniciativa patronal.
Claude Henri de Rouvroy (1760-1825)
Conhecido como o Conde de Saint-Simon, acreditava que o avano da cincia determinaria a mudana poltico-social, alm da moral e da religio, considerando que, no futuro, a sociedade seria formada somente por cientistas e industriais. Quando descreveu esta nova sociedade, em seus escritos entre 1807 e 1821, imaginou uma imensa fbrica, na qual a explorao do homem pelo homem seria substituda por uma administrao coletiva. A propriedade privada no caberia mais nesse novo sistema industrial. Seu modelo, porm, mantinha a idia de uma sociedade hierarquizada, onde no topo estariam os diretores da indstria e produo, engenheiros, artistas e cientistas; e, mais abaixo, os trabalhadores responsveis pela execuo dos projetos feitos pelos inventores e diretores. Ele foi o primeiro a perceber que o conflito de classes estava relacionado com a economia e que seria nas mos dos trabalhadores que o futuro seria construdo, embora devendo serem guiados por algum. Apesar de defender um novo cristianismo que teria como imperativo a fraternidade e a justia social, tinha uma concepo anti-igualitria e antidemocrtica.

NEW HARMONY, INDIANA EUA Robert Owen (1771-1858)


Reformador gals de origem modesta, que se tornou proprietrio de uma tecelagem de algodo, em New Lanark, Esccia, elaborando um sistema baseado na cooperao mtua e na autogesto de bens. Em Uma nova viso da sociedade (1813), defendia a idia de que era necessrio reconstruir o ambiente a servio do homem, antes de se pensar em qualquer vantagem econmica, individual ou poltica. A partir disso, elaborou um modelo ideal de convivncia, no qual as habitaes seriam agrupadas ao redor de um grande espao aberto, onde se localizariam os edifcios comunitrios. As casas seriam comunais, com dormitrios, refeitrios, salas e escolas. Envolvendo as moradias, haveria grandes jardins e hortas; e, em um dos lados do conjunto, situar-se-iam a fbrica e as oficinas. Alm de uma estrada, um cinturo agrcola circundaria todo o complexo. Nesta comunidade de 300 a 2.000 pessoas, a maquinaria para os trabalhos seria moderna e todos estariam obrigados a produzir (CHOAY, 1998). Em 1824, mudou-se para os EUA e fundou a colnia de NEW HARMONY, em Indiana, uma cidadezinha para uma comunidade agrcola restrita.

Charles Fourier (1772-1837) PLANO DE NAUVOO, ILL. (1848)


Comerciante francs que escreveu O novo mundo industrial e societrio (1829), entre outras obras, em que desenvolvia uma proposta de cidade ideal, La Falange, a qual seria desenvolvida em anis concntricos, partindo de um ncleo comercial e administrativo, circundado pela rea industrial e esta, por sua vez, pelo setor agrcola. Sua comunidade pode ser definida como um modelo de habitao coletiva, de oficinas-modelo e de construes rurais-tipo. Criada para cerca de 1.600 habitantes, caracterizava-se pela disposio sistemtica de lugares e atividades; assim como pelo FALANSTRIO; um edifcio monumental ou palcio social, no qual as pessoas viveriam de forma comunitria. Tais idias baseavam-se em um sistema filosfico-poltico, que propunha a unio de esforos para se alcanar um estado de harmonia universal, conseguido somente com a satisfao de paixes naturais. Em 1832, passou a publicar o semanrio Le Phalanstre, o qual pregava a formao de suas sociedades cooperativas de produo e consumo. Foram seus discpulos: o francs Victor Considrant (1808-93) e o alemo Wilhelm Weitling (1808-71).

Etienne Cabet (1788-1856)


Francs que lanou o romance Viagem Icaria (1842), onde apresentava uma nao utpica dividida em 100 provncias; e cada uma delas possuindo dez distritos municipais, sendo que no centro de cada um destes haveria uma capital. A cidade de ICARIA seria uma grande metrpole, dividida por um rio retilneo, com uma ilha no meio, formada por uma retcula de ruas amplas e rodeada por dois anis concntricos de boulevares. Os quarteires seriam formados por 15 casas iguais, onde a vida humana seria muito organizada e toda a propriedade estatal. O produto do trabalho seria dividido eqitativamente entre os trabalhadores, cujas roupas seriam uniformizadas. Em 1848, mudou-se para os EUA, onde fundou uma colnia em Nauvoo, Illinois, com 500 imigrantes. Houve brigas e desavenas, mas a colnia conseguiu resistir at 1855. Seus maiores discpulos foram os espanhis Narcs Monturiol i Estarriol (1819-85), fundador do jornal utopista La Fraternidad (1847/8); e Jos Anselmo Clav (1824-74).

FALANSTRIO (1829)

18

James Silk Buckingham (1786-1855)


Reformador ingls que publicou Males nacionais e medidas prticas com um plano de uma cidade-modelo (1849), onde propunha um novo modelo de cidade a ser repetido em srie para combater o desemprego. VICTORIA, a primeira dessas cidades, consistiria em um quadrado de uma milha de lado destinado a abrigar 10.000 pessoas. As habitaes estariam dispostas em sete fileiras concntricas: no centro estariam as casas espaosas da classe alta, enquanto os operrios de estratos inferiores viveriam na periferia, prximos s fbricas situadas no espao externo cidade. Paralelamente, as escolhas estilsticas de cada edificao seguiriam a diferena entre as classes. Estavam previstos todos os tipos de servio social e para a sua realizao utilizar-se-ia uma tcnica muito avanada para a poca: uma torre de 300 ps de altura, que iluminaria toda a cidade da praa central. Seus principais objetivos eram unir o mximo grau de ordem, espacialidade e higiene, com a mxima abundncia de luz e ar, alm de um perfeito sistema de esgotos, com conforto e convivncia de todas as classes.

Jean-Baptiste Andr Godin (1817-88)


Industrial francs, fabricante de foges e aquecedores, que fundou uma oficina metalrgica em Guise, Frana, em 1859, seguindo os princpios corporativos de Fourier, por visar repassar os lucros do trabalho assalariado aos operrios. Criou o FAMILISTRIO, uma reduo do modelo fourierista composta por um edifcio igualmente formado por trs blocos fechados, mas com ptios menores e cobertos por vidros, desempenhando as funes das rues intrieures de Fourier. Diversamente da vida comunitria e do carter agrcola, optou pelo regate da vida familiar e servios que facilitassem a convivncia social, alm do trabalho industrial assumir um carter hegemnico. Publicou sua teoria atravs de Solues sociais (1870). Funcionando como cooperativa de operrios at 1968, hoje o familistrio uma sociedade annima, cujo edifcio em que vivem 300 famlias tido patrimnio da humanidade, sob cuidados da Unio Europia.

CULTURALISMO
No decorrer do sculo XIX, vrios escritores europeus como os franceses Honor de Balzac (1799-1850), com as 95 obras de sua Comdia Humana; Victor-Marie Hugo (180285) e mile Zola (1840-1902); alm do ingls Charles Dickens (1812-70) denunciaram em suas obras condies da cidade liberal. O utopismo culturalista encontrou em
JOHN RUSKIN (1819-1900) seu maior expoente. Paralelamente, alguns utopistas passaram a utilizar repblicas ou sociedades imaginrias para apresentar suas crticas polticas, destacando-se:
George A. Ellis (1810-40): em New Britain: a narrative of a journey (1820), criticava as comunidades experimentais na Amrica; Robert Pemberton (1788-1879): em The happy colony (1854), parodiava o utopismo britnico. Samuel Butler (1835-1902): em Erewhom (1872), satirizava as injustias da Inglaterra vitoriana ao descrever uma sociedade, cujas leis, princpios morais e concepes cientficas tinham se tornado a sua prpria oposio.

VICTORIA (1849) Pierre Joseph Proudhon (1809-63)


Reformador francs considerado um dos pais do anarquismo ou comunismo libertrio; um movimento ideolgico baseado na rejeio autoridade e exigncia da liberdade. Acreditava que a posse individual da propriedade era a garantia essencial para a existncia da sociedade livre, desde que ningum possusse em excesso. Suas idias baseavam-se na luta contra o passadismo para promover uma forma global de existncia moderna; uma racionalizao das formas de comportamento e do papel da indstria na nova cidade. Defendia a ao de minorias impulsionando as massas e organizando a produo e o consumo em nome do federalismo. Aps o fracasso da Revoluo de 1848, passou a confiar unicamente no mutualismo e na organizao do crdito gratuito como resposta ao problema da misria social. Teve vrios seguidores na rea poltica e sua influncia sobre a classe operria do II Imprio foi considervel.

Karl Marx (1818-83) & Friedrich Engels (1828-95)


Pensadores alemes que procuraram passar o socialismo da utopia cincia, avaliando a crtica social dos utopistas em seu Manifesto Comunista (1848), acusando-os de no proporem meios adequados para alcanar a sociedade ideal. Seus escritos introduziram reivindicaes futuras, como a supresso da oposio entre campo e cidade e o fim da propriedade privada e do trabalho assalariado. Embora aqum do dinamismo da realidade, suas aes desempenhariam importante papel no movimento de conscientizao do proletariado. Fundaram o SOCIALISMO CIENTFICO, que consiste na realizao daqueles objetivos no marco histrico concreto/material, negando-se a profetizar acerca da futura sociedade comunista ou a estabelecer modelos urbanos de utopia.

FAMILISTRIO (1859)

19

COMPANY-TOWNS MOVEMENT
Papel relevante na histria do urbanismo desempenharam as experincias norteamericanas das COMPANY-TOWNS ou cidades-fbrica, que se desenvolveram no final do sculo XVIII at se tornarem freqentes no sculo XIX, podendo ser consideradas a utopia do Capital empenhado, desde seus primrdios, em edificar um sistema econmico que deixasse de se basear na terra e passasse a 8 ser realizado por mquinas .

Francis Cabot Lowell (1775-1817)


Tpico empresrio de New England EUA que, em 1814, introduziu o tear mecnico em suas manufaturas de Waltham; fator fundamental para tornar rentveis as vrias fbricas algodoeiras que se multiplicavam s margens dos rios da regio, de modo a assegurar uma produtividade que permitisse o nascimento de um verdadeiro sistema urbano-industrial. Sensvel aos problemas sociais, Lowell imaginou uma comunidade ideal dedicada ao trabalho e concentrada ao redor das atividades produtivas, cuja principal finalidade seria alcanar a mxima eficincia, concebendo uma cidade formada por dois grupos sociais distintos, os cidados e os assalariados, sendo a vida dos primeiros livre e a dos segundos completamente controlada pela Companhia.

Kirk Boot (1780-1837)


Diretor da Merrimack Manufacturing Company, formada cinco anos aps a morte de Lowell, que acolheu suas idias e props-se a criar uma comunidade industrial iniciada em 1823. O ncleo central da nova cidade de LOWELL, Massachusetts, foi a localizao das instalaes manufatureiras, que foram dispostas de modo a garantir o mximo aproveitamento dos recursos hdricos do rio Merrimack e de um sistema de canais artificiais realizados na rea da implantao. Ao invs de seguir leis orgnicas de crescimento ou traados de justificativas geomtrico-sociais, estabelecia-se em funo direta das exigncias produtivas das instalaes industriais. Soma-se a isto uma preocupao excessiva da Companhia em exercer um controle absoluto da mo-de-obra, criando seu prprio mercado de fora de trabalho, assim como a considerao da moradia e dos servios urbanos apenas como conseqncias simples e diretas do trabalho, resultando em uma estrutura urbana extremamente rgida, que refletia a diviso de classes.

LOWELL PLAN, MASSACHUSETTS EUA (1823)


As CIDADES-FBRICA configuraram uma drstica ruptura em relao tradio rural da cultura yankee, implementando comunidades cujas componentes sociais tradicionais tenderiam a desaparecer. Como modelo urbanstico bsico, representavam uma alternativa completa cidade histrica, j que se colocavam contra esta que significava continuidade, seja em termos de desenvolvimento econmico como de estrutura social.

Seu ideal rechaava a civilizao urbana e configurava um modelo puramente econmico; produto de uma ideologia que tendia a anular a cidade atravs da fbrica, fazendo-a desaparecer e integrando o urbano no produtivo, priorizando os processos de racionalizao produtiva e a maximalizao da explorao. Sua influncia estendeu-se at a Europa.
8

Embora anteriores, foi a partir do sculo XIX que essas comunidades difundiram-se e, mesmo subsistindo Guerra Civil Americana (1861/65), acabaram por se revestir de uma funo poltica concreta, convertendo-se em um instrumento econmico interno e tpico do processo de acumulao capitalista. Um dos primeiros exemplos foi a cidade-fbrica de Paterson, criada em New Jersey em fins dos setecentos pela Society for Establishing Useful Manufactures; por Pierre Charles LEnfant (1754-1852) e Nehemiah Hubbard (1721-1811). Entre as company-towns da poca que precedeu guerra, destacaram-se New Manchester, onde atuou desde 1836 a Amoseag Manufacturing Company; e Lawrence, iniciada no final da dcada de 1840 pela Bay Satate Mills e pela Essex Company. Alm disso, outros assentamentos de New Hampshire, como New Ipswick e New Market, converteram-se em significativas cidades industriais naquela regio.

SALTAIRE PLAN, WEST YORKSHIRE GB Titus Salt (1803-76)


Criador da cidade-fbrica de SALTAIRE, em West Yorkshire, perto de Shipley, Inglaterra, melhor exemplo da influncia do movimento na Europa. Construda entre 1850 e 1863, possua a maior fbrica do pas e casas dispostas em padro paladiano. Tendo como princpios de composio o senso de liberdade, a justia social, a pequena escala e a vida junto natureza, apresentava algumas preocupaes modernas com seus edifcios pblicos, tais como centros comunitrios, hospitais, escolas e igrejas. Usou-se como modelo as idias das factory villages (vilarejos-fbrica), descritas nos romances de Benjamin Disraeli (1804-81).

20

George Mortimer Pullman (1831-97)


Fabricante norte-americano de vages que, percebendo a necessidade de melhoria das condies dos trabalhadores para o sucesso de seu empreendimento, fundou nas imediaes de Chicago, prximo ao lago Calumet, uma cidade-fbrica homnima, PULLMAN, cujas obras iniciaram-se em 1880, segundo um projeto elaborado por Solon Spencer Beman (1853-1914) e Nathan Franklin Barrett (1845-1919) e que receberia, j em junho do ano seguinte, seus primeiros 650 habitantes (CIUCCI et al., 1975). A partir de um pioneiro processo de construo planificada e de estandardizao de moradias, a cidade j produzia a todo vapor um ano depois e, em 1884, alcanaria uma populao de 8.500 pessoas, alm de poder contar com um centro comercial, o Arcade Building, os principais edifcios pblicos, a igreja municipal e um suntuoso teatro.

O mundo do laissez-faire norte-americano encontrou sua crtica atravs do pensamento de vrios utopistas, destacando-se EDWARD BELLAMY (1850-98). Alm dele, deve-se destacar outros dois autores, cuja herana terica marcaria as idias, as aes e os debates no campo da planificao urbana, no incio do sculo passado:
Henry George (1839-97): em Progress and poverty (Progresso e pobreza, 1880), defendia que a terra deveria pertencer a todos, instituindo-se uma taxa nica (single-tax) sobre a renda fundiria; Thorstein Veblen (1857-1929): em The theory of leisure class (A teoria da classe ociosa, 1899), detectou e criticou a tendncia de formao de uma sociedade tecnocrtica, cujo poder estaria nas mos de empresrios, banqueiros e tcnicos.

Paralelamente, um outro fenmeno caracterstico dessa poca foram as cidades norte-americanas ligadas minerao, as chamadas COAL-TOWNS, assim como aquelas relacionadas histria do petrleo, sendo a mais famosa a cidade de Pithole, na Pensilvnia, surgida em 1862 e que, aps trs meses de existncia, j contava com cerca de 15.000 habitantes.
Houve ainda as company-towns que surgiram ao longo dos eixos de expanso das ferrovias: tanto as existentes, que foram revitalizadas com a chegada de novas linhas, como os novos povoamentos criados diretamente pelas companhias ferrovirias (CIUCCI et al., 1975). Em praticamente todos os casos das company-towns ou das coal-towns implementadas, o mito da CIDADE-MODELO dedicada ao trabalho caiu por terra pela formao da prpria conscincia de classe, o que conduziu a greves e lutas por melhores salrios. Esse novo modelo de vida moderna, que rechaava a civilizao urbana em prol de uma comunidade voltada somente ao trabalho e produo industrial, permitia ao mesmo tempo uma singular intensificao dos laos de solidariedade entre os operrios, que reagiram a seu paternalismo e exigiram seus direitos como trabalhadores.
No decorrer do sculo XIX, com o desenvolvimento da industrializao, as cidades americanas tiveram um crescimento surpreendente, em especial aquelas ligadas ao carvo da Pensilvnia (Filadlfia e Pittsburgh) ou ao minrio de ferro s margens dos Grandes Lagos, em Minnesota (Minneapolis), Wisconsin (Milwaukee), Illinois (Chicago), Michigan (Detroit), Ohio (Cleveland) e N. York (Buffalo). Neste perodo, consolidou-se ainda mais o papel centralizador do Capital empresarial de NY City.

GARDEN-CITIES MOVEMENT
No utopismo sociopoltico expresso pela cidade oitocentista, a proposta mais contundente de integrao entre a cidade e a natureza foi o modelo, de claras bases culturalistas, representado pela proposta das GARDEN-CITIES ou cidades-jardim, idealizadas pelo britnico Ebenezer Howard (1850-1928).
Howard acreditava que todas as vantagens da vida mais ativa no meio urbano e toda a beleza e delcias do meio rural poderiam estar combinadas de modo satisfatrio, atravs de uma nova forma de planejamento.

O Movimento das Cidades-Jardim foi uma das experincias mais profcuas do sculo passado, a qual defendia a noo de cidade-parque e conduziu formao de vrios bairros-jardim em todo mundo. No incio do sculo XX, os princpios deste modelo foram aplicados em prottipos urbanos tanto na Europa como nos EUA, assim como no Brasil, sendo suas caractersticas bsicas:
a) A malha de anis concntricos, recortados por vias radiais; b) As demarcaes precisas de setores e limites por meio de cintures verdes; c) A eliminao da especulao atravs do arrendamento dos terrenos; d) O controle de sua expanso, j que, ao se atingir uma populao de 32.000 pessoas, seria fundada uma nova comunidade, ligada como satlite a um centro maior.

21

Ebenezer Howard (1850-1928)


Autor do livro Amanh: um caminho pacfico para a verdadeira reforma (1898), mais tarde reeditado como Cidades-jardim de amanh (1902), defendia a integrao entre campo e cidade considerados como ims para a populao , atravs da proposta de cidades para 32.000 habitantes, com rea aproximada de 400 ha e um cinturo agrcola de 2.000 h, com autonomia econmica. Em 1899, fundou a Garden City Association, procurando aplicar na prtica seus conceitos, os quais no passavam de esquemas tericos (CHOAY, 1998). Martin Wagner (1885-1957) e Ernest May (18861970) podem ser considerados seguidores de Howard na Alemanha, assim como Henri Sellier (1883-1943) na Frana.

WHITE CITY MOVEMENT


Em fins do sculo XIX, diante da situao crtica das cidades americanas industriais, surgiram vrios questionamentos sua conformao, esta guiada pelo laissezfaire (livre concorrncia) e marcada profundamente pela explorao da mais valia imobiliria, estando sua gesto nas mos do chamado boss (chefe) da construo, sem que houvesse nenhuma autoridade para intervir sequer nos controles parciais de ocupao do solo.
O boss organizava a massa de imigrantes, introduzindo-os no ciclo produtivo das cidades e, depois, na estrutura social, oferecendo servios urbanos mnimos em troca de uma lealdade que se materializava em votos (CIUCCI et al., 1975). Contra tal situao, desenvolveu-se uma srie de movimentos reformadores progressistas, entre 1890 e 1900, cujo conjunto ficou conhecido como WHITE CITY MOVEMENT, consistindo na primeira mobilizao baseada em um controle coordenado da cidade norteamericana; e destinado a produzir resultados nitidamente opostos prxis do liberalismo. Tal movimento caracterizou-se pela defesa de uma ao coordenada de funes destinadas a tornar a cidade higinica e mais saudvel, tais como a pavimentao e iluminao das ruas; o abastecimento de gua potvel e implantao da rede de esgoto; a coleta de lixo e o controle dos incndios; um conjunto de medidas sanitrias em geral, que deveria ser tratado pelas regras ditadas pela cincia e tecnologia.
Bastante influenciado pelo Higienismo e pelos trabalhos de Haussmann em Paris, ocorridos entre 1853 e 1869, assim como pelas reformas das capitais europias, esse movimento concentrava-se principalmente em medidas sanitrias visando a qualidade de vida nas cidades. Seu pice aconteceu por ocasio da Worlds Columbian Exposition a Exposio Universal de Chicago (1893) Realizada em homenagem ao 400 aniversrio do Descobrimento da Amrica, esta feira foi projetada por Daniel H. Burnham (1846-1912) e Frederick Law Olmsted (1822-1903) como um prottipo de como uma cidade moderna deveria ser. Com cerca de 2,4 km2 e mais de 200 novos edifcios classicistas, era composta por lagoas, canais e monumentos. Seus maiores destaques foram: o Administration Building, de Richard M. Hunt (1827-95); o Agricultural Building, de Charles F. McKim (1847-1909); o Manufactures and Liberal Arts Building, de Georges B. Post (1837-1913); e o Mines and Mining Building, de Solon S. Beman (1853-1914).

Raymond Unwin (1863-1940) & Barry Parker (1867-1947)


Arquitetos ingleses cuja empresa durou de 1896 a 1914 e foi responsvel pela criao de vrias cidadesjardim, como a primeira delas, LETCHWORTH, implantada em 1903, a cerca de 56 km de Londres, para uma populao de 33.000 habitantes, alm do subrbio londrino de Hampstead Garden Suburb. A publicao de suas idias e trabalhos a partir de 1908 influenciou todo o urbanismo anglo-saxo do sculo XX.

Louis de Soissons (1904-97)


Fundador da clebre cidade-jardim de WELWYN, criada em 1919 e localizada a 15 km de Letchworth, Inglaterra, projetada para 40.000 habitantes, com previso de expanso para no mximo de 50.000 pessoas.

LECHTWORTH (1903)

WELWYN (1919)

22

4
ART NOUVEAU

O Art Nouveau expressava o tom festivo de uma moda ou estilo criado de improviso e transitrio, muito mais prximo do sculo XIX que o XX, pelas suas razes histrias e ideolgicas.
Seu elemento mais marcante foi a linha ondulada e assimtrica, que terminava em um movimento cheio de energia como o da ponta de um chicote. Tal linha decorativa pde ser elegante e graciosa (Inglaterra) ou dinmica e animada (Frana); e tinha fundo simblico j que expressava nascimento; florescimento , no qual se selecionavam vrios elementos naturais, tais como o rebento vioso, o broto vegetal, o boto floral e a figura feminina (CHAMPIGNEULLE,1984).
O Art Nouveau desenvolveu-se dentro de uma dicotomia: de um lado, a presso asfixiante do materialismo e do desenvolvimento tecnolgico; e do outro lado, a influncia do simbolismo e a atitude esttica do artista. Esta foi uma das causas para o rpido desaparecimento do estilo, que j a partir de 1910 tornou-se raro: ele no conhecia solues para o problema de como relacionar a mquina com as exigncias artsticas.

O final do sculo XIX foi marcado por muitas declaraes de insatisfao em relao ao ECLETISMO, principalmente de artistas e arquitetos, que alegavam sua deteriorao por causas tcnicas e culturais. Apontavam a falta de poder criativo da arquitetura e a necessidade de encontrar um estilo novo e original, abandonando aquela que seria a tentativa frustrada de reviver tradies antigas.
As correntes historicistas tinham conscincia que a modernidade industrial havia colocado em crise a arte, que vivia uma carncia em temas e propostas originais. Assim, cresceu cada vez mais a oposio entre aqueles que tiravam partido do Ecletismo disponvel e aqueles que afirmavam a necessidade de romper com o passado por meio de um novo estilo artstico que refletisse as transformaes e a velocidade da modernidade emergente.

De qualquer forma, o estilo Art Nouveau foi uma reao ao ECLETISMO, o que equivaleu a uma srie de iniciativas que se baseavam, na sua totalidade, na recusa da associao entre o repertrio estilstico tradicional (historicismo) e as tcnicas modernas, defendendo principalmente o uso do ferro e vidro. Esse perodo, que se estende at o incio da Primeira Guerra Mundial (1914/18), ficou conhecido como a Belle poque, por ser uma fase de paz e prosperidade econmica europia, devido expanso do comrcio internacional e o aumento da confiana no progresso das classes dominantes. Isto abriu campo a experincias de vanguarda de grupos ou artistas isolados na busca de um estilo original e totalmente livre de precedentes (SEMBACH, 2007).
Desde 1870, as estradas de ferro interligavam quase toda a Europa, intensificando as relaes comerciais feitas at ento quase somente por via martima e fortalecendo a sociedade industrial. Com o surgimento do primeiro gerador eltrico de uso comercial, a eletricidade comeou a ser difundida no nvel de transporte pblico (bondes eltricos), bombas dgua, e iluminao urbana, o que transformou rapidamente a vida nas cidades. Foram dessa poca as seguintes invenes: telefone (1876), lmpada eltrica (1879), motor a exploso (1885), elevadores (Otis, 1887), ferrovia eltrica (1890), rdio (1894), cinematgrafo (1895), avio (1903), etc..

Denomina-se ART NOUVEAU ou Arte Nova o conjunto de movimentos artsticos europeus, iniciados por volta de 1890, que visavam a renovao das artes aplicadas (arquitetura e decorao) e que se caracterizavam por uma grande experincia recproca de personalidades singulares, que tinham em comum nica e basicamente a novidade em estilos pessoais.

Com muitas razes e precursores,


manifestou-se principalmente na decorao e mobilirio, embora tenha influenciado todas as esferas da arte, inclusive moda e adereos. Por fim, foi uma criao original, que tinha por finalidade principal renegar a herana artstica do passado e criar algo completamente novo (MADSEN, 1967).

23

Durante a BELLE POQUE, a mquina ainda no havia invadido totalmente os lugares humanos e os objetos ornamentados produzidos ainda satisfaziam o grande pblico, apesar de algumas crticas: alguns consideram que o Art Nouveau j nasceu morto, por ainda estar preso ao ornamentalismo e ao individualismo, mas outros percebem sua importncia na ruptura de velhos conceitos de criao nas artes ainda que no tenha alcanado na prtica todos os seus propsitos conceituais.
Mesmo tendo condenados seu carter
inicial e desaparecimento precoce, ainda permaneceu para a sociedade contempornea o retrato da experincia de interao que o Art Nouveau promoveu nas artes. Esse movimento deixou o legado das primeiras manifestaes nas artes grficas, que deram origem publicidade; e a preocupao de unidade com o design e com o detalhe na arquitetura, interiores, objetos e moda. Tratava-se enfim de uma arte que manifestava a alegria de viver e o nascer de uma nova era (BENEVOLO, 1998).

O ART NOUVEAU significou inovao em praticamente todos os pases, acabando por receber vrias denominaes, tais como: Style Modern, Mtro ou Fin-de-Sicle (Frana); Stile Liberty ou Florale (Itlia); Arte Joven ou El Modernismo (Espanha); Jugendstil (Alemanha); Estilo Drago (Escandinvia) e Style Tiffany (EUA) (PEVSNER, 2001). Suas principais caractersticas foram:
a) Acentuado interesse pelas artes aplicadas, por influncia terica de Ruskin e Morris, alm da prtica do Movimento Arts & Crafts, resultando em uma decorao espaosa e bem planejada, restabelecendo o senso de unidade; b) Motivos decorativos derivados da arte oriental (repertrio vegetal e mundo aqutico), com tendncia estilizao e abstrao linear c) Inspirao naturalista na flora (botes de flores, orqudeas, lrios, crisntemos, nenfares e ninfias; superfcies com entrecruzamentos de caules, espinhos e ondulaes) e na fauna (borboletas, liblulas, pssaros e rs); d) Inspirao na figura feminina, associando-se a mulher ao princpio elementar da vida, tanto pelo sexo como pelas formas curvilneas (rosto, busto, quadril, cabelos, etc.); e) Preferncia pelos ritmos grficos ou plsticos da linha curva e suas variantes, como a espiral, a voluta e a linha em chicotada (uso de arabescos, formas sinuosas e ovides); f) Recusa de proporo e equilbrio clssicos, buscando-se dinamismo e ritmos musicais; e enfatizando-se juventude, leveza e otimismo (cores em tons plidos e transparentes, formando zonas planas e esfumaadas);

g) Tendncia em resolver valores plsticos atravs de elementos lineares e cromticos, acentuando a sensao de movimento e a estruturao da forma; e fundindo ornamento e objeto; h) Individualismo artstico em contradio ao tentar uma aliana entre o social e o esttico; entre o popular e o erudito: produo original, mas cara e luxuosa (estilo de artistas).

O ART NOUVEAU opunha-se esterilidade artstica da era industrial, tendo como principal objetivo combater o historicismo que vigorava desde o sculo XV. Denominava-se arte nova no sentido de romper com o mtodo criativo do passado, de inspirao na antiguidade; e por tentar melhorar a qualidade artstica da poca. Propunhase assim a dar novo rumo s artes aplicadas, integrando artesanato e indstria.

Nascido na Blgica pas fora do contexto daqueles que normalmente eram precursores de vanguardas , foi um movimento muito abrangente, que atingiu vrios pases e recebeu em cada um denominaes diferentes. Alm disso, suas fronteiras temporais no se apresentaram delimitadas com nitidez, o que fez com que fosse considerado por muitos crticos mais como um momento de transio para o modernismo do que estilo unitrio. 24

AVENUE RAPP, 29 LYCE ITALIEN LONARD DAVINCI (1901, PARIS) (1899, PARIS)
Vrios artistas destacaram-se no ART NOUVEAU, tornado-se importantes pelo uso que fizeram da estrutura arquitetnica e sua explorao como meio artstico de expresso, alm do culto que lhe fizeram. Embora no tenham conseguido produzir um estilo adequado produo em massa, prepararam o campo para as pesquisas modernas do sculo passado.

BLGICA E FRANA
Situada no Norte europeu, a Blgica foi colnia espanhola do sculo XVI ao XVIII; e depois de disputas de domnio por parte de austracos e franceses, passou a integrar os Pases Baixos em 1815. Em 1830, tornou-se um pas independente, catlico e neutro, de regime monrquico constitucional e parlamento democrtico.
Desde a instalao de seu primeiro regente, Leopoldo I (1790-1865), da casa dos Saxe-Coburgos, em 1831, o pas transformou-se em um centro de indstrias de luxo e plo de atrao, em especial durante o reinado de Leopoldo II (1835-1909), a partir de 1865, no qual se destacaram as atuaes excepcionais de:
GUSTAVE SERRURIER-BOVY (1858-1910): Arquiteto e ebanista belga que, aps visitar a Inglaterra em 1884, voltou Blgica pas bastante influenciado pelo Arts & Crafts, incluindo seus elementos em seu trabalho, especialmente em sua residncia prpria LAube, situada no Parc de Cointe, em Lige. PAUL HANKAR (1859-1901): Arquiteto e ebanista belga, que comeou como escultor, mas, a partir de 1888, dedicou-se arquitetura. Em 1893, construiu sua prpria casa em Buxelas (Maison Hankar), considerada precursora do novo estilo, junto ao trabalho de Horta. Sua obra foi amplamente reconhecida com a Exposio Universal de Bruxelas (1897). Outras obras, na mesma cidade: Maison Zegers-Regnard (1895), Maison & Pharmacy Peeters (1896) e Htel Ciamberlani (1897). VICTOR HORTA (1861-1947): Arquiteto belga considerado precursor do Art Nouveau devido sua primeira obra, o Htel Tassel (1892/93, Bruxelas), que criou certa discusso nos meios artsticos por no apresentar nenhum elemento tradicional. Depois desta obra, construiu muitas residncias, escritrios e lojas, introduzindo uma sntese das formas arquitetnicas e das novas tcnicas construtivas. Algumas obras em Bruxelas: Htel Solvay (1895/1900), Htel van Eetvelde (1895/98), Maison du Peuple (1896/98), Maison & Atelier Horta (1898) e o Palais des Beaux-Arts de Bruxelles (1922/28). HENRY VAN DE VELDE (1863-1957): Arquiteto belga, que procurou esclarecer os fundamentos do movimento reformador. Aplicando a Teoria de Einfuehlung (Simpatia fisiopsicolgica da linha como elemento artstico figurativo, que deve encontrar justificativas cientficas nas sensaes psquicas que provoca), fez vrios projetos grficos, mobilirios singulares e trabalhos decorativos, como na Maison Bloemenwerf (1895/96, Uccle), no Museu Flokwang (1900/02, Hagen) e na Villa Esche (1902/03, Chemnitiz). Na Alemanha, tornou-se conselheiro artstico e participou da Deustcher Werkbund, importante base moderna.

Outros destaques do Art Nouveau belga foram: o arquiteto e engenheiro Jules Brunfaut (1852-1942), o ceramista Auguste Delaherche (1857-1940), o joalheiro Philippe Wolfers (1858-1929) e o pintor James Ensor (1860-1949). No trabalho dos belgas, tornou-se evidente a influncia dos elementos do Simbolismo9, que encontrou grande repercusso no pas, atravs das obras do dramaturgo e ensasta belga Maurice Maeterlinck (1862-1949), um dos maiores inspiradores de Horta e Van de Velde.

RUE RAMUR, 124 (1905, PARIS)

HTEL GUIMARD (1909/10, PARIS)

Na Frana, a prosperidade do reinado de Napoleo III (1808-73), de 1848 a 1870, assim como as reformas empreendidas pelo Baro de Haussmann, entre as dcadas de 1860 e 1870, fizeram de Paris um modelo de modernizao, cultura e progresso. Contudo, o ecletismo predominava em praticamente todas as construes, ocultando as estruturas em concreto, ferro e vidro. As exposies universais de 1855, 1867 e 1878, sediadas em Paris, permitiram o ensaio de tcnicas novas, as quais culminaram com a de 1889. Victor Baltard (1805-74), arquiteto dos Halles de Paris (1852/72), alm dos trabalhos de Gustave Eiffel (18321923) e Charles Dutert (1845-1906), influenciados por Viollet-Le-Duc, apontavam cada vez mais para o emprego de materiais industrializados.

Basicamente, o SIMBOLISMO ou Decadentismo foi uma corrente literria e artstica que surgiu na Frana no final do sculo XIX como oposio ao Realismo e tendo Baudelaire como precursor. A partir de 1881, poetas, dramaturgos e escritores franceses em geral destacando-se Stphane Mallarm (1842-98), Paul Verlaine (1844-96) e Arthur Rimbaud (1854-91) , influenciados pelo misticismo advindo do grande intercmbio com as artes, filosofias e religies orientais, procuraram refletir em suas produes uma atmosfera mstica, subjetiva e transcendental. De temtica alegrica e geralmente espiritual, os simbolistas buscavam expressar sentimentos pessoais e ocultos, alm de enfatizar a musicalidade (N.A.).

25

Preocupados em dar resposta ao gosto variado da clientela aristocrtica e burguesa, os artfices franceses buscaram inspirao na Blgica e passaram a explorar as formas do Art Nouveau, que, rebatizado de STYLE MODERNE, despontou no incio do sculo XX.

O meio cultural parisiense buscava um estilo que refletisse, de maneira apropriada, a modernidade que estava surgindo, traduzindo o progresso tecnolgico daquela poca de prosperidade. Embora inspirado pelo gosto popular, devido suas formas curvilneas e motivos florais, sua criao teve carter muito individual, s vezes exagerado, resultando em objetos carssimos, que por causa da dificuldade de produo e execuo, ficaram restritos a clientes muito ricos.
Com a primeira temporada parisiense dos Ballets Russes, em 1909, a elite francesa descobriu os encantos do orientalismo e a arte japonesa passou a ser fonte de inspirao do Style Fin-de-Sicle. Difundiram-se as lacas, vernizes e talhas, alm do uso de molduras, lambris e cornijas, tanto em interiores como no mobilirio.

Em 1901, foi fundada a COLE DE NANCY, uma associao de artistas locais que produziu um Art Nouveau bastante delicado e colorido, revolucionando as tcnicas de fabricao de vidro e loua (leitosidade, uso de matizes e decoraes cravadas), assim como o desenho de mveis leves e brilhantes. Foram estes seuss principais expoentes:
MIL GALL (1846-1904): Arteso francs que foi o fundador da cole de Nancy, juntamente com o ebanista Majorelle e um dos irmos vidreiros, Auguste Daum, presidindo-a at a morte. Naturalista e botnico, desenhou objetos e mveis em formas inspiradas em plantas e asas de borboletas e liblulas. EUGNE VALLIN (1856-1922): arquiteto e ebanista francs, que abriu seu prprio estdio em 1895, no Boulevard Lobau, Nancy. Sucedeu Majorelle e Daum na vice-presidncia da Associao, que funcionou at a I Guerra. VICTOR PROUV (1858-1943): pintor, gravador e escultor nascido em Nancy, que trabalhou com Gall e Vallin, alm de Camille Martin. Tornou-se o segundo presidente da cole de Nancy, aps a morte de Gall em 1904. De 1919 a 1940, foi diretor da cole des BeauxArts de Nancy. JACQUES GRBER (1870-1936): Artista plstico e mestre vidreiro que abriu em 1893 seu prprio atelier em Nancy, tendo trabalhado com Majorelle e Daum e consagrando-se na arte dos vitrais. Seus maiores trabalhos foram as vidraas do Chambre de Commerce et d'Industrie de Nancy e da Villa Majorelle (1901/02, Nancy), alm da cpula envidraada das Galeries Lafayette (1896/1912, Paris).

Entre os maiores expoentes do Art Nouveau na Frana, destacaram-se:


JACQUES DOUCET (1853-1929): Estilista francs que fundou uma das primeiras casas de alta costura em Paris, trabalhando com a sobreposio de cores em vestidos difanos e muito ornamentados inspirados no sculo XVIII e incorporando citaes impressionistas. Assinou o vesturio de muitas atrizes da poca, como Sarah Bernhardt (1844-1923) e Ccile Sorel (1873-1966); e se tornou mecenas e colecionador de mveis Art Nouveau. REN JULES LALIQUE (1860-1945): Mestre vidreiro e joalheiro francs, que se tornou famoso pelo desenho faustoso e elegante de frascos de perfumes, candelabros, jias, taas e vasos, abrindo sua prpria fbrica, at hoje existente. Suas maiores fontes de inspirao eram: paves-reais, borboletas e outros insetos, reais e imaginrios, alm da flora em geral. HECTOR GUIMARD (1867-1942): Arquiteto francs responsvel pela fora criadora e popularidade do Art Nouveau na Frana, aps visitar Bruxelas e propor uma expresso mais elevada e refinada do estilo, marcada por relevos em espirais quebradas e linhas em chicotada. Suas obras mais importantes em Paris foram: o Castel Branger (1895/98), a Maison Coilliot (1900) e a Salle Humbert-deRomans (1901), alm de algumas entradas para o metr parisiense, feitas entre 1899 e 1904.

Outros artistas que se destacaram em Nancy foram: os pintores e ilustradores Louis Hestaux (1858-1919) e Louis Guingot (1874-1948); os escultores e ceramistas Ernest Bussire (1863-1913) e Alfred Finot (1876-1947); os arquitetos e ebanistas Louis Majorelle (1859-1926), Lucien Weissenburguer (1860-1929), Camille Martin (1861-98) e Franois-mile Andr (1871-1933); os vidreiros e irmos Auguste (1853-1909) e Antonin Daum (1864-1930), alm do decorador Henri Berg (1870-1937).

USTRIA E ALEMANHA
Na Alemanha, o movimento pela renovao das artes decorativas comeou logo aps a experincia belga, mas encontrou grande resistncia. Algumas exposies simbolistas e, principalmente, a publicao de revistas Pan (1895), Simplicissimus (1896), Jugend (1896) e Dekorative Kunst (1897) foram fundamentais para sua disseminao. A revista Jugend, fundada por Georg Hirth (1865-1902), teve ampla aceitao e rebatizou o Art Nouveau alemo como JUGENDSTIL (estilo da juventude).

Outros destaques: os arquitetos Georges Chdanne (1861-1940), Eugnne Gaillard (1862-1933), Jules Lavirotte (1864-1924) e Paul Charbonnier (18651953); o designer Georges De Feure (1868-1943) e o pintor Gaston Gerard (1878-1969). Tambm se cita o ilustrador suo Thophile Steinlen (1859-1923) e o pintor theco Alfonse Mucha (1860-1939). Em 1893, uma exposio de artes decorativas e industriais em Nancy, situada na regio da Lorena, no Noroeste da Frana, chamou a ateno pela originalidade dos trabalhos de seus vidreiros, ceramistas e ebanistas.

26

Os maiores centros de difuso do novo estilo foram Munique e Darmstadt, apresentando-se de forma peculiar e bastante influenciado por Van de Velde, que tambm atuou no pas, alm de outros estrangeiros.

KOLOMAN MOSER (1868-1918): Artista


austraco que exerceu grande influncia nas artes aplicadas e decorativas de Viena, produzindo vitrais, porcelanas, jias, mveis e desenhos grficos, todos em linhas lmpidas e classicistas. Entre 1901 e 1902, publicou Die Quelle (A Origem), um catlogo de desenhos de tapearia. Trabalhou com Hoffmann e entre suas obras destacam-se os vitrais da Igreja de So Leopoldo, em Viena. JOSEPH MARIA OLBRICH (1869-1908): Arquiteto austraco que foi um dos fundadores da Sezession, tendo como caractersticas: a negao do sentido do edifcio como organismo fechado (supresso de eixos de simetria e fachadas principais), o uso de cores vivas a partir do emprego de vrios materiais na decorao e manuteno dos processos tcnicos tradicionais. Entre suas obras, destacou-se a Hochzeitturm (1907), torre panormica realizada no complexo da Exposio da Sezession de 1898, com articulao livre e variedade de materiais e adornos. JOSEPH HOFFMANN (1870-1956): Arquiteto austraco que foi aluno de Wagner e tambm fundador da Sezession, tornandose professor na academia em 1899 e dedicando-se posteriormente criao livre de mveis com traos medievais (poltronas de ramagens, armrios quadrados claros, camas de cabeceiras modeladas, etc.). Sua arquitetura, exemplificada pelo Sanatrio de Purkersdorf (1903) e pelo Palcio Stoclet (1905, Bruxelas), caracterizava-se pela simplificao do discurso arquitetnico atravs de uma elegncia refinada de linhas (enquadramento de paredes), um gracioso colorido e uma rigorosa propriedade tcnica. Interessante valor teve seu mobilirio, como as cadeiras Sitzmaschine (1905/08) e a Side Chair 311 (1906) (PEVSNER,1998).

Entre os expoentes do Jugendstil, destacaram-se os nomes de:


RICHARD RIEMERSCHMID (1868-1957): Arquiteto alemo que atuou principalmente em Munique, onde fundou a Deutschen Werksttten fr Handwerkskunst em 1895; uma associao de defesa do artesanato por influncia inglesa. Dedicou-se ao Judenstil para depois ingressar na Deutscher Werkbund, importante base para a arquitetura moderna. Algumas obras: Villa Fieser (1902/03, Baden-Baden), Villa Fischel (1904/05, Kiel) e Villa Frank (1906, Gttingen). AUGUST ENDELL (1871-1925): Arquiteto autodidata alemo, que estudou filosofia e tornou-se da Academia de Breslau. Sua maior obra foi o Ateli fotogrfico Elvira (1897, Munique), por indicao de seu amigo, Obrist, com portas e janelas desiguais, numa fachada contendo a abstrao de um gigantesco drago, infelizmente demolido em 1944. OTTO ECKMANN (1865-1902): Pintor e ilustrador alemo que trabalhos nas revistas Pan e Jugend, alm de ter realizado logomarcas, cartazes e capas de livros segundo os princpios do Jugendstil. HERMANN OBRIST (1863-1927): Escultor de origem sua, que estudou botnica e geologia para depois ser aluno da Escola de Artes Decorativas de Karlsruhe e de Escultura em Paris. Depois de atuar em Florena, transferiuse definitivamente em 1893 para Munique, onde abriu um ateli de bordado. Seus trabalhos caracterizam-se pela estilizao floral, como os painis bordados em Coup-de-Fouet (1895) ou a fonte para Kruppvon Bohlen (1913, Essen).

Foi na ustria que o Art Nouveau encontrou sua verso mais geometrizada, confundindose com o movimento vienense da SEZESSION, termo que designou todas as tendncias artsticas que quiseram romper com a tradio acadmica no final do sculo. O Sezessionstil, de formas geomtricas e abstratas, surgiu a partir da fundao em Viena do grupo da Secesso em 1897, por OTTO WAGNER (1841-1918), seu maior expoente e propagador, reunindo um conjunto de artistas em torno de si.
OTTO WAGNER (1841-1918): Arquiteto austraco que comeou como ecltico para depois se tornar um dos mais importantes representantes do Sezessionstil, tornandose, em 1894, professor na Academia de Belas-Artes de Viena. Em 1896, publicou um livro Moderne Architektur, no qual defendia uma arquitetura livre de imitaes e que considerasse as condies tcnicas modernas. Alguns exemplos de suas obras vienenses: Majolika Haus (1898), a Karlsplatiz Stastbahn Station (1900) e o Palcio do Banco Postal (1904/05).

ESPANHA
O centro espanhol do Art Nouveau foi Barcelona, cidade em pleno processo de industrializao, dotada de uma rica e prspera burguesia, enquanto o resto do pas passava por um conturbado contexto poltico e cultural, marcado por rebelies e atentados. Chamado pelos catales de EL MODERNIMO ou Estilo Joven, o novo estilo apresentou-se com fortes traos medievais e preocupaes simblicas, revestido de grande fora mstica expressa principalmente pelas obras de ANTONI GAUDI (1852-1926), que trabalhou com materiais rudes, formas plsticas e conotaes religiosas.
Alm de Gaudi, outros representantes do modernismo catalo foram: Llus Domnec i Montaner (1850-1923), Josep Puig i Cadaphalc (1867-12956) e Josep Marias Jujol (1879-1949), entre vrios artistas.

27

GR-BRETANHA E EUA
Desde meados do sculo XVIII, o governo britnico procurava estabelecer uma colaborao entre artesanato e indstria, atravs da Society of Arts (1754). Porm, foi em 1835 que as escolas oficiais de desenho foram criadas com o objetivo determinado de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compatvel com a industrializao. O advento do Arts & Crafts foi
fundamental para se encontrar uma direo para a renovao das artes aplicadas e decorativas inglesas, mas no foi suficiente para uma transformao radical. De qualquer forma, a experincia de um grupo de artistas em Glasgow, na Esccia, acabou se inserindo no debate da vanguarda europia.
Ao expor em Londres em 1890, um grupo de pintores escoceses chamado Glasgow Boys entre os quais, James Paterson (1854-1932), John Lavery (1856-1941), James Guthrie (1859-1930), Edward A. Walton (18601922) e Alexander Roche (1861-1923) chamou ateno para aquele ambiente cultural e, logo depois, formou-se um grupo de artistas, composto por Charles R. Mackintosh (1868-1928) James Hebert MacNair (18681955), e suas respectivas esposas, as irms Margareth (1864-) e Frances MacDonald (1873-1921). Conhecido como The Fours, esse grupo revolucionou o desenho grfico e mobilirio, expondo em Londres em 1896.

ANTONI GAUD Y CORNET (1852-1926):


Arquiteto catalo que abandonou toda referncia histrica para basear sua criao em rochosas formas parablicas, na busca de uma fantasia naturalista (plstica telrica). Suas obras em Barcelona caracterizam-se pela inspirao na geologia, zoologia e botnica; interpretao pessoal de tradies mouras e catals; emprego de mtodos artesanais e empricos; uso de materiais naturais; concepo da arquitetura como arte plstica. Principais obras: o Parque Gell (1885-1900), Casa Batl (1905), Casa Mil (1907) e a Igreja da Sagrada Famlia (1883-1926, ainda inacabada).

ITLIA
No final do sculo XIX, a sociedade italiana realizada um esforo conjunto e com vitalidade para se inserir culturalmente no debate europeu, procurando apropriar-se das vanguardas artsticas norte e centro-europias. O Nuovo Stile chegou por influncia direta dos ingleses, tanto que recebeu no pas o nome de STILE LIBERTY, por aluso ao nome de uma loja londrina de departamentos. A Liberty & Co. foi fundada por Arthur
Lasenby Liberty (1843-1917) em 1875, situada na Regent Street, em Londres, e tornou-se famosa por reunir muita da produo do Arts & Crafts e do Art Nouveau, adquirindo grande prestgio e renome mundial.
A publicao das revistas Arte Italiana Decorativa e Industriali (1892) e Emporium (1895) tornou-as veculos de divulgao do Stile Florale, que passou cada vez mais a ser aceito. Sua consagrao ocorreu na Exposio Internacional de Turim, ocorrida em 1902, seguida pela de Milo, em 1906, que influenciou muitos artistas.

A corrente escocesa diferenciou-se por


manter um equilbrio conservador entre a tradio verticalista gtica a inovao atravs de arabescos geomtricos, que qualificam espacialmente os ambientes e objetos, independente da simetria.
CHARLES RENNIE MACKINTOSH (18681928): Arquiteto escocs, que se caracterizou pelo maior apego pureza construtiva e sobriedade decorativa, afastando-se do carter linear e naturalista do Art Nouveau europeu. Em seus ltimos anos, dedicou-se mais decorao (Willow Tea Rooms, 1904) e desenho de mveis, entre os quais as Side Chair (1897) e Hill House Chair (1902).

No Reino Unido, tambm devem ser destacados os trabalhos dos designers escoceses Christopher Dresser (1834-1904) e George Walton (1867-1933), irmo de Edward; e dos ilustradores ingleses Kate Greenaway (1846-1901) e Aubrey V. Beardsley (1872-98).

Nos EUA, o Art Nouveau derivou diretamente do europeu, tendo sido difundido a partir da firma Tiffany & Co. fundada em 1837 por Charles Lewis Tiffany (1812-1902), em Nova York, cujo filho tornou-se seu maior expoente.
LOUIS CONFORT TIFFANY (1848-1933): Arteso norte-americano herdeiro da Tiffany & Co., que iniciou como pintor para depois se dedicar s artes decorativas e vidraria. Tornouse mundialmente famoso por sua prataria e artigos de luxo, influenciando a Europa atravs de seus vitrais e vasos soprados, de inspirao vegetal e irisaes infinitamente variadas.

Entre seus expoentes, destacaram-se


Ernesto Basile (1857-1932), Raimondo Tommaso DAronco (1857-1932), Pietro Fenoglio (1865-1927), Giovanni Michelazzi (1879-1920) e, em especial, Giuseppe Sommaruga (1867-1917), que introduziu o estilo no pas com seu Palazzo Castiglioni (1901/03, Milo, Lombardia).

28

5
ARTE MODERNA

Sua originalidade estava no fato de ter elaborado, base da observao da luz solar, uma TEORIA DE CORES: cada um de seus artistas interessava-se essencialmente pela incidncia dos raios solares na paisagem e na figura humana, principalmente ao ar livre. Tal teoria negava a linha (construo
intelectual) e defendia uma concepo dinmica do universo. Assim, suas pinturas caracterizavam-se principalmente pelo seu carter cientfico (reflexo da poca paleoindustrial) e eminentemente visual (interesse pelo aspecto exterior, sem quaisquer preocupaes polticas ou sociais); e sua inspirao realista (os temas giravam em torno de paisagens marinhas, o lazer e a vida cotidiana). Seus princpios bsicos eram:
I. A cor no uma qualidade permanente na natureza, mas muda constantemente conforme a incidncia dos raios solares; A linha no existe na natureza, mas sim planos de cores que delimitam as formas e os volumes na realidade; As sombras no so pretas ou escuras, mas luminosas e coloridas, devendo-se sempre aplicar reflexos luminosos ou o contraste de cores (Lei das Cores Complementares).

No campo das artes, a pintura foi sempre a antena mais sensvel para perceber as mudanas histricas. Se antes era condicionada pelos regimes polticos, a partir do final do sculo XIX, ela adquiriu uma liberdade total, o que a levou, junto com a escultura, a uma posio crtica da situao scio-econmica atravs de formas revolucionrias.
Se at ento as artes figurativas (pintura e escultura) mantinham-se isoladas das artes aplicadas, com o Art Nouveau, as primeiras passaram a influenciar as segundas, influncia esta que foi decisiva para a criao da Nova Arquitetura.
Na passagem do sculo XIX para o XX, tanto a pintura como a arquitetura passaram a recusar o passado e desbancar a burguesia, que, para os artistas de vanguarda, era a portadora das tradies que se queria superar, juntandose para criar as bases de uma arte verdadeiramente nova (ARGAN 1992).
Este inter-relacionamento deu-se como conseqncia dos debates sobre formulaes pseudo-cientficas da viso esttica moderna, alm da prpria unidade fundamental das 03 (trs) artes, pertencentes mesma academia. Declarou-se guerra ao vocabulrio figurativo tradicional, estabelecendo-se uma nova lingstica para se elaborar um estilo verdadeiramente moderno.

II. III.

Os maiores pintores impressionistas foram os franceses Camille Pissarro (1830-1903), Edouard Manet (1832-83), Edgar Degas (1834-1917), Claude Monet (1840-1926), Jean Frdric Bazile (1841-70), Berthe Morisot (1841-95), Pierre Auguste Renoir (1841-1919), Armand Guillaumin (1841-1927) e Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), alm do ingls Alfred Sisley (1839-99) e de vrios outros artistas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Alguns autores no consideram o


IMPRESSIONISMO como uma escola ou movimento, j que seus expoentes no aplicavam o mesmo sistema ou cnone: tratava-se, antes de qualquer coisa, de espontaneidade ou liberdade de captar sem regras as impresses o termo provinha da tela Impression, soleil levant (1874), de Claude Monet (1840-1926).
O Impressionismo eliminava o tema, substituindo-o pelo motivo; e fazia desaparecer o contorno, o sombreado e o croqui: consistia em uma viso rpida, a qual exigia uma execuo imediata. Interessavam o efmero, o fugaz e o fludico logo, o mar, o cu, o sol, a fumaa; tudo o que fosse movimento e que se dissolvesse, como o reflexo da luz na gua; e que no se repetia. Por isso, equivaleu fuga do ateli (plein-air) em busca da luz-liberdade.

Como primeiro passo para a Modernismo pode-se apontar o IMPRESSIONISMO (18741910) que, conforme MAILLARD (1981), foi uma reao s correntes realistas, apesar de ter-se originado delas prprias. Desenvolvido no decorrer de 08 (oito) exposies, ocorreu em uma poca onde os artistas estavam inseridos em um profundo interesse cientfico geral, principalmente devido aos progressos decorrentes da industrializao.

A oitava exposio impressionista apresentava um novo princpio, em que a dissociao das tonalidades ou a mistura tica dos matizes deveriam ser empregadas, seguindo as teorias de Michel-Eugne Chevreuil (1786-1889) e outros cientistas sobre a fisiologia da viso: era o PONTILHISMO (Neo-impressionismo ou Divisionismo), que se baseava na decomposio de tons graas a pequenas pinceladas arredondadas. Seus expoentes foram os pintores franceses Georges Seurat (1859-91) e Paul Signac (1863-1935). 29

Alm da experincia expressionista, o SIMBOLISMO tambm contribuiu para uma crtica arte realista. De bases poticas e literrias, ops-se ao positivismo cientfico do final do sculo XIX, desenvolvendo-se principalmente nos primeiros anos do sculo passado10.
Tambm denominado de Decadentismo, devido ao fato de apoiar a decadncia das normas acadmicas, a arte simbolista possua uma grande sensibilidade, um forte espiritualismo e um jogo simblico que influenciariam bastante o surgimento da pintura abstrata e moderna.
Na Frana, seus maiores expoentes foram os pintores Gustave Moreau (1826-98), Odilon Redon (1840-1916) e Henri Rousseau (1844-1910); alm do escultor Aristide Maillol (1861-1944).
Tambm fizeram parte do Movimento Simbolista nas artes plsticas os austracos Gustav Klimt (1862-1918) e Egon Schielle (1890-1918); os holandeses Jan Toorop (1858-1928) e Johan Thorn-Prikker (1868-1932); o russo Mikhail Vrubel (1856-1910) e o noruegus Edvard Munch (1863-1944), alm do escultor romeno Constantin Brancusi (1876-1957). No Brasil, destacaram-se Rodolfo Amoedo (1857-1941) e Eliseu Visconti (1866-1944).

Do mesmo modo que houve a passagem das duas dimenses (plano) na Idade Mdia para as trs dimenses (espao) no Renascimento, o MODERNISMO inclua a quarta dimenso (tempo) na arte, revolucionando a viso que se tinha do mundo e da forma de represent-lo. Os primeiros artistas modernos
queriam descartar a concepo naturalista do espao ordenado pela tradicional perspectiva geomtrica ou area, e tambm a representao tridimensional dos objetos. Buscava-se suprimir o mundo fsico como mbito vital em suas formas naturais, humanas ou arquitetnicas, para elaborar um novo modo expressivo (abstrao): a busca do absoluto pela forma pura, que expressa o sentido de um novo mundo.
Na primeira metade do sculo XX, o conceito da arte pela arte caiu por terra e os artistas de vanguarda propuseram-se a participar da reconstruo do primeiro psguerra. Pintores, escultores e arquitetos uniram-se, atravs de intenes e esforos, para este objetivo comum, em especial os que compartilhavam uma viso racionalista do mundo.
Foram 03 (trs) os pintores ps-impressionistas que foram considerados precursores da ARTE MODERNA, por terem questionado os princpios acadmicos no final do sculo XIX e lanado as bases para a pesquisa livre em linguagens artsticas totalmente pessoais: PAUL CZANNE (1839-1906): Pintor francs cuja vontade construtiva passou a organizar os planos sem perspectiva, preocupando-se com o peso e estruturao dos objetos representados, acabando por facet-los em pinceladas coloridas e geometrizadas; PAUL GAUGIN (1848-1903): Pintor francs bastante influenciado pela arte primitiva, que defendia uma expresso artstica baseada na memria, simples e ingnua, o que o levou ao emprego de cores chapadas, contorno em linhas escuras e abandono da perspectiva11; VINCENT VAN GOGH (1853-1890): Pintor holands, cuja arte assim como sua vida foi marcada por forte emocionalismo e conflitos internos, estes expressos atravs de formas distorcidas; pinceladas nervosas e coloridas; tenso e energia.
11

De 1888 em diante comearam a acontecer inmeras exposies de arte na Europa, permitindo uma grande troca de experincias internacionais. Houve cada vez mais uma aproximao entre arte e vida cotidiana, alm da difuso de cartazes, gravuras, jornais e revistas: era o incio da linguagem da propaganda, que diminua a distncia entre artistas e ilustradores em breve, graphic designers e o pblico em geral.
10

A busca do indizvel e invisvel; a predileo pelo sonho e fantasias; e a primazia da idia sobre a forma eram as principais caractersticas do SIMBOLISMO, o que inclusive resultou em uma grande diversidade estilstica entre seus artistas, alm da adoo de uma multiplicidade de termos. Por exemplo, o SINTETISMO foi definido pelo pintor Maurice Denis (1870-1943) como a busca por sintetizar no sentido de suprimir (sacrificar; subordinar) certas partes do objeto, simplificando e hierarquizando, para submeter cada quadro a um s ritmo ou dominante. J o termo NABISMO tinha origem hebraica, significando os profetas; e foi dado pelo poeta HenriCazalis (1840-1909), inspirando os pintores Pierre Bonnard (1867-1947) e douard Vuillard (1868-1940) (N.A.).

De bases simbolistas, o termo CLOISONNISME (alveolismo) surgiu da obra de Paul Gaugin, que fechava os arabescos fortemente apoiados em vastas superfcies unidas pelas cores puras e justapostas sem transio. Ele dizia querer sacrificar tudo cor pura, exaltando o plano e suprimindo a perspectiva. Era preciso ir alm da frisa de cavalos do Parthenon em direo das civilizaes micnica, egpcia ou cambodgeana.

30

Do Impressionismo ao Cubismo, a arte moderna cumpriu uma etapa: tornou-se autnoma. A partir de ento, no parou mais a experimentao, inclusive da sua prpria negao. Foram estas as principais correntes de ARTE MODERNA do incio do sculo XX:
Cubismo (1907-14)
Movimento essencial, desenvolvido na Frana entre 1907 a 1914, que, abandonando completamente a linguagem tradicional, lanou os novos elementos para a arte moderna: a quadridimensionalidade (multiplicao de pontos de vista) e a geometrizao formal (decomposio da integralidade das imagens em linhas, superfcies e cores). Influenciado pela geometria no-euclidiana, que concebia o espao como relativo a um ponto de referncia que se move sem cessar, substituiu a viso imvel do espao por uma concepo dinmica, no se contentando em apenas ver o real de um s ngulo nem as coisas na sucesso das aparncias exteriores. Quis penetrlos, ou seja, projetar-se na sua constituio interna. Atravessando duas fases analtica (interrupo da continuidade naturalstica das imagens) e sinttica (incluso de colagem de materiais e superfcies) , propunha a interpenetrao de linhas, planos e volumes, que passaram a avanar e retroceder, promovendo transparncia e desintegrao espacial, o que influenciou tambm a arquitetura. Suas bases encontraram-se em Czanne assim como na arte primitiva, especialmente a africana. Seus maiores expoentes foram os pintores espanhis Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927), alm do francs Georges Braque (1882-1963).

Futurismo (1909-18)
Movimento italiano, iniciado como programa literrio, lanado atravs de um manifesto em 1909 pelo escritor Fillipo Marinetti (1878-1944), o qual expressava a sensao de ultrapassagem de uma tradio clssica por outra nova, baseada na mquina e na velocidade. A partir de 1910, na pintura, e de 1912, na escultura, manifestos futuristas exaltavam o espetculo do movimento, principalmente a experincia dinmica do automobilismo. Anunciava-se a aniquilao do espao e do tempo, e louvava-se a guerra como agente limpador da sociedade (destruio dos museus, bibliotecas e moralismo burgus). Enfim, faz-se a apoteose da energia eltrica e do ambiente urbano e mecanizado. Artistas como Umberto Boccioni (1882-1916) e Giacomo Balla (1871-1958) passaram a expressar a deformao e multiplicao de imagens visuais causadas pela persistncia da retina, e a destruio da solidez dos corpos pela luz e movimento. Outros expoentes foram: Carlo Carr (1881-1966), Gino Severini (1883-1966) e Luigi Russolo (1885-1947). Seu maior arquiteto foi Antonio SantElia (18881916), cujo trabalho consistiu numa srie de desenhos realizados entre 1912 e 1914, mais tarde publicados sob o nome de Citt Nuova.

Expressionismo (1905-1939)
Corrente de arte moderna que se caracterizou por uma grande espiritualidade e intensidade de sentimentos, nas quais se usava o exagero deliberadamente para distorcer a realidade. Experimentando formas e imagens de modo a evocar uma resposta emotiva mxima, consistiu em uma justaposio entre construo e pintura ou escultura, baseada na experincia interior que negava a validez do utilitrio e sonhava com um mundo desvinculado da sociedade massiva e tecnolgica. De bases no sculo XIX e no trabalho de Van Gogh, seus maiores representantes foram o belga James Ensor (1860-1949), o noruegus Edvard Munch (1863-1944), o francs Georges Rouault (1871-1958) e o austraco Oskar Kokoschka (1886-1980). Na Alemanha, atravs de dois grupos o Die Brcke (A Ponte), de Dresden, formado em 1905 e dissolvido em 1913; e o Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) ttulo de um quadro do russo Wassily Kandinsky (1866-1944) , de Munique em 1912 atingiu todas as esferas da arte, explorando a tenso, o sentimento e a cor. Os maiores nomes alemes foram Emil Nolde (1867-1956), Ernest L. Kirchner (1880-1938), Erich Heckel (1883-1970), Max Beckman (18841950), Karl-Schmidt Rottluff (1884-1976) e August Macke (1887-1914) (LYNTON, 1996). A arquitetura expressionista foi marcada pela valorizao plstica das superfcies e uso de planimetrias irregulares, linhas curvas, ngulos agudos e elementos antropomrficos. Os maiores nomes foram os de Hans Poelzig (1869-1936), Bruno Taut (1880-1938) e Erich Mendelsohn (18871953), este criador da Einsteinturm (1919/22, Potsdam), alm do holands Michel De Klerk (18641923), que liderou a chamada Escola de Amsterd, a qual conciliava doses de subjetivismo e historicismo. O Expressionismo possui dois plos de ao: uma subjetividade quase doentia, que o levou a dar o salto metafsico; e uma aguda participao social e poltica, o que o manteve como tendncia permanente da histria da arte, manifesta em pocas de crise.

Orfismo (1911-14)
Corrente abstrata do cubismo, tambm denominada de Cubismo rfico, liderada por Robert Delaunay (1885-1941) , e assim batizada em 1913 pelo poeta francs Guillaume Apollinaire (1880-1918), caracterizando-se por um cromatismo intenso, cheio de vitalidade e ritmo. O pintor tcheco Frank Kupka (1871-1957) tambm foi um de seus defensores, para os quais deveria haver o primado da cor na construo pictrica.

Fauvismo (1905-07)
Corrente francesa de arte moderna surgida em 1905, cujo nome derivou da expresso Cage-aux-fauves (gaiola-de-feras), devido violncia com que usava as cores fortes, puras e sem matizes, sobre formas vigorosas e simplificadas. Atravs de um deliberado primitivismo, recusou as regras tradicionais da pintura marcadas pelo realismo visual, detalhes, claro-eescuro e meio-tons. Inspirados por Gaugin e Czanne, seus expoentes seguiram caminhos individuais, embora unidos pelo projeto comum de expressar as sensaes do artista e agitar o fundo sensual do homem. A partir de 1910, a tendncia racionalista dos cubistas e neoplsticos acabou por colocar o movimento em decantao. Seus principais representantes foram os franceses Henri Matisse (1869-1954), Raoul Dufy (1877-1953), Jean Puy (1876-1960), Maurice De Vlaminck (1876-1958) e Andr Derain (1880-1954); e o pintor e escultor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920).

31

Neoplasticismo (1915-25)
Corrente holandesa criada em 1915 que visava fundar um estilo despido de figurao, com atributos sociais e culturais (plstica pura). A partir da justaposio de elementos bidimensionais (linhas e planos), segundo um novo senso de relaes recprocas (equilbrio assimtrico), pretendia fazer surgir uma nova plasticidade, buscando reconstruir o ambiente urbano em seu conjunto, de acordo com as necessidades tcnicas e psicolgicas da modernidade. Divulgado pelo grupo e revista De Stijl (1917), seu maior expoente foi Piet Mondrian (18721944), cujas telas apresentam formas ortogonais e superfcies de cor com o objetivo de nadificao dos elementos individuais. Outros membros do movimento foram: Barth van der Leck (1876-1958), Theo van Doesburg (1883-1931), Vilmos Huszr (1884-1960) e Georges Vantongerloo (1886-1965), entre outros.

Raionismo (1911-15)
Corrente pictrica russa criada em 1911 pelo casal de artistas Mikhail Larionov (1881-1964) e Natalia Gontcharova (1881-1962), por influncia futurista, que se baseava na relao dinmica das cores, atravs da criao de composies abstratas, vibrantes e provocativas. Apesar da pouca durao, teve papel fundamental para o despojamento da arte sovitica e afirmao dos movimentos russos.

No-Objetivismo (1915-18)
Corrente russa fundada por Aleksander Rodtchenko (1891-1956), pioneiro da fotomontagem, que consistiu em uma posio intermediria entre o suprematismo (carter metafsico) e o construtivismo (carter pragmtico). Caracterziando-se pela projeo, na magia das linhas e formas, do mundo interior dos artistas, aproximava-se das intenes de Malevich, mas seu entusiasmo pela mecnica apontava-o para outras direes. Foi aqui que nasceram as experimentaes com mbiles e estbiles. Mais tarde, Rodtchenko acabou escolhendo o caminho de uma arte produtivista (unificao entre arte e tcnica).

Elementarismo (1926-35)
Corrente holandesa derivada do Neoplasticismo, que surgiu a partir da afirmao de Theo van Doesburg (1883-1931) de que, em um quadro no-figurativo geomtrico, as linhas, formas e cores eram objetos concretos, do mesmo modo que uma rvore ou animal reais; afirmativa ia contra a inicial pretenso neoplstica de uma expresso transcendente em que todos os elementos materiais se dissolvem. Isto provocou uma ruptura no grupo e van Doesburg acabou criando, em 1926, a arte elementarista a partir de um manifesto da De Stijl e da decorao do Cabar Aubette (1928, Strasburg, Frana). O espao tornou-se contnuo e aberto, passando a obra de arte a ser uma estrutura que torna manifesta sua retangularidade ao dar corpo a linhas de grade e aos planos e volumes entre estas. Para os elementaristas, como os arquitetos Sybold van Ravesten (1889-1983) e Jacobus J. P. Oud (1890-1963) a arte deveria ser feita de elementos entendidos como simplesmente unidades de estrutura e diviso do espao, sem noes simblicas, sendo seu maior expoente o arquiteto Gerrit Rietveld (18881964), criador da Red-and-Blue Chair (1917/18) e da Schroder House (1924, Utrech, Holanda).

Construtivismo (1917-1934)
Corrente sovitica que, a partir de 1917, opunha-se tendncia metafsica dos raionistas e suprematistas, possuindo um carter mais pragmtico e fascnio direto pela mecnica. Interessando-se mais pela construo de objetos e contra-relevos em metal, plstico, vidro e madeira, renunciando linha e cor como elementos pictricos, trabalhando com texturas e superfcies ticas. Defendido por Vladimir Tatlin (1885-1953), atravs de uma srie de construes abstratas que exploravam o emprego de materiais industrializados, teve como obra mxima o Monumento da Terceira Mostra Internacional de Moscou (1919), consistindo na maquete de uma gigantesca espiral metlica de 400 m de altura. Em 1920, os irmos Naum Gabo (1890-1977) e Anton Pevsner (1886-1962) lanaram o Manifesto Realista, no qual os princpios do movimento foram colocados estritamente no que se refere materialidade e composio tridimensional, impulsionando a chamada arte cintica (hastes que desenham slidos virtuais no espao).

Suprematismo (1913-35)
Movimento russo iniciado em 1913 por Kazimir Malevich (1878-1935), que pregava a supremacia da sensibilidade na arte, isto , o essencial da realidade no eram as aparncias, mas sim a sensibilidade independente do meio em que tivesse origem. Buscando a expresso pura e abstrata, foi uma corrente que despojou a pintura de todas as contaminaes do mundo natural, reduzindo seu vocabulrio a algumas cores e figuras geomtricas. No esforo de captar a experincia da sensibilidade antes que tomasse a forma convencional das representaes objetivas, alcanou o absoluto com o Quadrado branco sobre fundo branco (1918). Seu interesse pela arquitetura permaneceu sempre em elevados princpios abstratos, como revelam os architectonem (modelos plsticos) e os planits (desenhos visionrios de habitaes). El Lissitsky (1890-1947) e Lszlo Moholy-Nagy (1895-1946) foram os arquitetos que mais se aproximaram da arte suprematista, embora tenham reduzido o problema da sensibilidade pura expresso de relaes ticas, sem qualquer transcendncia (prouns).

Purismo (1918-25)
Movimento francs fundado em 1918 pelo manifesto Aprs le Cubisme, dos pintores Amde Ozenfant (1886-1966) e Charles-Edouard Jeanneret (18871965), segundo o qual as formas volumtricas puras seriam as fontes primrias das sensaes estticas. Seus expoentes defendiam a restaurao de uma arte s, sem fantasias e preciosismos, bem como quer restituir aos objetos sua simplicidade arquitetnica. Considerando a arte cubista desordenada e pessoal, propunha-se a atingir o objeto-tipo (o objeto absoluto livre dos acidentes da personalidade, perspectiva ou tempo, a ser produzido em srie e em massa). Baseando-se nos princpios da economia, geometrizao e universalismo (impessoalidade), mantinha a figurao, mas aproximando-a da industrializao padronizada. Seu rgo difusor foi a revista LEsprit Nouveau, que proclamava a beleza das formas elementares e no-ornamentadas.

32

Dadasmo (1916-25)
Movimento literrio e artstico suo, que foi considerado uma corrente anarquista (anti-arte), fundada em Zurique pelo poeta francs, de origem romena, Tristan Tzara (1896-1963) e pelo pintor e escultor francs Jean Hans Arp (1887-1966), os quais se posicionavam contra todas as coisas institucionalizadas, defendendo a liberdade a partir da transgresso e debochando da atitude filosfica O acaso e o fortuito faziam parte da sua anti-esttica: o prprio nome foi escolhido ocasionalmente quando Tzara folheava um dicionrio, da mesma maneira como a palavra merz (detrito) foi retirada por Kurt Schwitters (1887-1948) de um pedao rasgado de jornal. Assim, o Dad refletia um estado de esprito de insatisfao, de tdio ou at nojo da arte moderna. Atravs de montagens irreverentes, desmistificando objetos de arte venerados e expondo objetos do cotidiano, provocava o questionamento das realidades aceitas e reduzia ao absurdo normas e convenes. Iniciando-se como protesto e adquirindo aos poucos o perfil de revolta, era uma arte negativista e provocadora, baseada na subverso da forma, na reformulao da linguagem expressiva (materiais, tcnicas e experimentao) e na improvisao criativa. A este esprito de protesto e provocao, onde a liberdade, a espontaneidade e a anarquia absoluta imperavam, vrios artistas foram aderindo, tais como os franceses Francis Picabia (1879-1953) e Marcel Duchamp (1887-1968), os alemes Georg Grosz (1893-1959) e Otto Dix (1891-1969), alm do norte-americano Man Ray (1890-1976). O readymade (feito-pronto) foi criado por Duchamp e era uma apropriao de objetos, de preferncia aqueles produzidos pela indstria, que acabavam transformados ou aproximados uns dos outros, visando a produo de novos significados.

Arte Metafsica (1917-20)


Corrente pictrica que foi uma reao ao dinamismo futurista, retomando a nostalgia do antigo, do silncio e das horas perdidas, ao descobris o mistrio das aparies imprevistas. Seu maior expoente foi o italiano Giorgio De Chirico (1888-1978), que pintou prticos e arcadas oitocentistas, em cenas nihilistas; e introduzindo o manquim como um dos elementos da esttica metafsica, santificando a realidade Outros representantes da Pittura Metafisica foram o irmo de De Chirico, Alberto Savinio (1891-1952), Filippo de Pisis (1896-1956), alm de Carlo Carr (1881-1966), vindo do Futurismo; e Giorgio Morandi (1890-1964), vindo do Cubismo, o qual reps esta pintura no caminho construtivo.

Arte Abstrata (1910-36)


Tambm chamada de Abstracionismo Lrico, consistia na corrente artstica que, rejeitando a representao objetiva do real tangvel, expressava-se atravs de cores e gestos, buscando uma convergncia csmica atravs de um estado de abstrao do esprito, ou seja, de completa liberdade em relao ao mundo concreto e visvel. Seu maior expoente foi o pintor e poeta russo Wassily Kandinsky (1866-1944), considerado o autor da primeira aquarela abstrata (1910). Aproximando pintura da msica, intitulava suas obras de composies, falando em sons puros e msica das esferas. Outros discpulos foram: o tcheco Frank Kupka (1871-1957), o italiano Alberto Magnelli (1888-1971) e os franceses Auguste Herbin (1882-1960) e Jean Hlion (1904-87) os quais fundaram a associao Abstraction-Cration (1931) em Paris para se opor ao Surrealismo , alm da pintora e escultora francesa Sophie Tauber-Arp (1889-1943). Como a msica determinava uma abstrao relativa (a figura ou tema que serviram de ponto de partida no desapareciam totalmente), contraps-se tendncia lrica o Abstracionismo Absoluto ou Geomtrico, que se mostrou mais racional e construtivo, como no caso de Piet Mondrian (18721944) e outrso artistas neoplsticos.

Surrealismo (1924-39)
Tambm conhecido como Superrealismo, foi iniciado com o manifesto escrito pelo poeta francs Andr Breton (1896-1966) em 1924, segundo o qual o irreal era to verdadeiro quanto o real, sendo o sonho e a realidade vasos comunicantes, inspirandose no inconsciente, no instinto e no desejo. Baseando-se na poesia de Baudelaire e Rimbaud; e, principalmente, nas teorias de psicanlise de Sigmund Freud (1856-1939), era a arte que desprezava a lgica e renegava a ordem moral e social, investigando com os padres estabelecidos. Segundo o alemo Max Ernest (1891-1976), seu objetivo consistia na descoberta de novas relaes entre os objetos, mas fundadas sobre meios doravante irrefletidos, e que s poderiam suscitar irrupo por processos irracionais, do inconsciente, do espontneo, do fortuito ou do automatismo, fora de toda sistematizao ou codificao Atravs do uso de imagens de referncia e de solicitaes inconscientes, caracterizou-se por sua atitude alternativa direo anrquica da arte dadasta, de onde teve suas bases, ou utopia tecnoltrica da arte futurista. Destacaram-se o pintor russo naturalizado francs Marc Chagall (1887-1985), o belga Ren Magritte (1898-1967) e o espanhol Salvador Dali (1904-89). Alguns de seus expoentes se voltaram a aluses onricas ou humorsticas, tais como o suo Paul Klee (1879-1940) e o espanhol Joan Mir (1893-1983), deixando-se influenciar pela poesia, pelo lirismo e pelo imaginrio.

Arte Concreta (1930-50)


Termo cunhado em 1930 por Theo van Doesburg (1883-1931) para substituir a expresso arte abstrata denominao considerada j gasta visando designar a produo artstica que resultava em um objeto concreto uma figura ideolgica tornada visvel e traduzvel em quadro ; fruto da transformao de uma imagem-idia em imagemobjeto. Para o artista suo Max Bill (1908-94), tratava-se enfim de uma poesia visual resultante de uma lei de desenvolvimento, a qual era oriunda de um tema alheio arte (o assunto, a histria) e exposta como uma estrutura. A partir de noes de contnuo/descontnuo, preciso/impreciso, limitado/ilimitado, os artistas do Concretismo criam realidades poticas que, embora aparentemente nada tm a ver com a vida diria do homem, so, apesar de tudo, de transcendental importncia. Seus maiores expoentes foram: Josef Albers (1888-1976), Lszlo Moholy-Nagy (18951946), Alexander Calder (1898-1976) e Alfredo Hlito (1923-93). No Brasil, ocorreu nos anos 50 com artistas como Lus Sacilotto (1924-2003).

33

O grfico abaixo trata de uma sntese do desenvolvimento da ARTE MODERNA, desde sua gnese, em meados da dcada de 1870 at a segunda metade do sculo XX, sendo depois completado com o ps-modernismo (pgina 84); e contendo todos os dados referentes gnese e desenvolvimento de cada ismo. A data de cada movimento sempre a da publicao do manifesto (Surrealismo, 1924), da primeira exposio (Impressionismo, 1874) ou de seu reconhecimento oficial (o prmio de Rautschemberg na Bienal de Veneza, em 1964, foi a confirmao da Pop Art). No mesmo sentido, considerou-se a sede de cada movimento: a primeira exposio do Futurismo teve lugar em Paris, em 1912, trs anos depois do primeiro manisfesto publicado na Itlia e assinado pelo poeta Marinetti. Porm, o movimento, nitidamente italiano, com sede em Milo, somente tomou corpo com o segundo manifesto, publicado em 1910; e com as assinaturas dos pintores Severini, Carra e Boccioni. J o Dad manifestouse simultaneamente em vrias capitais.

A importncia de cada corrente artstica pode ser sentida pelo nmero de ligaes (as linhas pontilhadas indicam influncias menos fortes). Neste particular, o tamanho da letra ajuda a identificao e, alm disso, fornece outras informaes: diferentes denominaes de um movimento, tendncias afins ou divises (no Cubismo, foram trs fases). Na frisa, ao alto, encontram-se homenageados os fatores estticos e anestsicos que repercutiram sobre a evoluo da arte moderna (1. Oriente, 2. Artes primitivas, 3. Psicanlise, 4. Mquina, 5. Outras) e os nmeros no canto direito superior de cada ismo, estabelecem a ligao entre estes e as escolas. Este grfico rigorosamente histrico e objetivo, como se poder constatar consultando dicionrios, manuais, livros e revistas. Contudo, nem por isso exclui certo carter interpretativo. Isto ocorre no s em algumas ligaes entre escolas, como tambm na diviso entre movimentos caracterizadores e seus artistas expoentes, que, geralmente, participaram de mais de um.

34

6
PR-MODERNISMO

Na passagem do sculo XIX para o XX, o INDUSTRIALISMO entrou em uma segunda fase, correspondente aplicao das inovaes tecnolgicas trazidas pela Revoluo Industrial (1750-1830) na vida cotidiana, o que contribuiu para o amadurecimento do pensamento racional.
O momento decisivo para a formao das bases da Nova Arquitetura foi o perodo de 1890 a aproximadamente 1915, no qual se desenvolveram tendncias de recusa ao historicismo, atravs do conjunto de movimentos de vanguarda.
Em uma fase de deteriorao do Art Nouveau, surgiram correntes antiornamentais e proto-racionalistas principalmente CUBISMO, FUTURISMO e NEOPLASTICISMO como movimentos de reforma das artes figurativas (pintura e escultura) e tambm tendncias para as artes aplicadas (arquitetura e decorao), as quais preparam o campo para o MODERNISMO (DORFLES, 2000).
Seguindo BENEVOLO (1998), as correntes artsticas que formaram a base do MOVIMENTO MODERNO (1915/45) trouxeram uma nova concepo da arquitetura como sntese das artes plsticas, de formas puras, ortogonais e sem ornamentos. Houve uma atitude anti-clssica e antiromntica em relao ao passado, negando-se o classicismo por suas formas habituais encarnarem o passado e tambm o romantismo por sua tnica sentimental e nostlgica, o que repudia a vida nas metrpoles e a acelerada industrializao. As correntes realistas e arquitetura de ferro dos engenheiros apontavam as direes do novo sculo.

No incio do sculo passado, qualificou-se o novo mundo em formao como uma CIVILIZAO INDUSTRIAL, voltada ao pensamento coletivo e universal e no mais ao particular e individual. A fase que antecede a Primeira Guerra Mundial (1914/18) foi marcada pelo PRMODERNISMO, ou seja, um processo de afirmao da ligao entre o valor esttico e o valor funcional, inspirando-se na mquina e mantendo um conceito racional do belo como a perfeita adequao ao uso atravs da perfeita forma geomtrica.
Por volta de 1880 em diante, tanto o Impressionismo como o Simbolismo reagiram contra a arte realista, apesar de terem se originado dela prpria e seus expoentes se viram inseridos no debate cientfico geral, principalmente devido aos progressos tecnolgicos, em especial a FOTOGRAFIA que, apesar de surgida em 1839, aperfeioava-se cada vez mais, at finalmente tornar-se colorida em 1907, por meio do processo ento apresentado pelos irmos Auguste (1862-1954) e Louis Lumire (18641948), os inventores do cinematgrafo (1895), que tambm colocou em xeque a representao bidimensional esttica e naturalista.
Os ps-impressionistas declararam guerra ao vocabulrio figurativo tradicional, estabelecendo-se uma nova lingstica para elaborar um estilo moderno. As experincias de Czanne, Gaugin e Van Gogh por fim estabeleceram as premissas bsicas para libertar a cultura artstica das regras visuais do passado, at ento reguladas pelas normas da perspectiva, supostamente correspondentes s leis naturais da viso humana.
Paralelamente, a partir de 1890, surgiram os primeiros edifcios altos de estrutura em concreto, ao ou mista, os chamados ARRANHA-CUS, ou seja, prdios em altura, nos quais a funo de parede-mestra passava a ser desempenhada por um esqueleto estrutural, separando suporte de vedao, o que resultou maior racionalidade, liberdade em planta e tambm altura.

Vrios fatores concorreram para o


fortalecimento do FUNCIONALISMO, como a impossibilidade de nenhum dos estilos tradicionais afirmar-se como autntica e adequada forma daquela poca, uma vez que as formas antigas eram dificilmente adaptveis s mudanas que vinham se processando no mundo.
Alm disso, o Art Nouveau era incapaz de resolver os problemas de produo em massa, tendo em vista que, embora buscasse emocionalmente a autntica criao, livre de imitaes estilsticas, esta se adaptava a propsitos somente artsticos e particulares; e no industriais.

Na Europa, o proto-racionalismo desenvolveu-se principalmente atravs de 03 (trs) correntes de artes aplicadas, que aconteceram de forma concomitante e cujos centros de difuso foram respectivamente a Frana, a ustria e a Alemanha: a Sucesso acadmica francesa, a Secesso vienense e a Deutscher Werkbund (BANHAM, 1979). 35

SUCCESSION ACADMIQUE
Concomitante Exposio Internacional de Paris de 1900, a qual apresentou o Art Nouveau ao repertrio ecltico dos arquitetos franceses, houve duas experincias de natureza totalmente diversa, que se basearam na linha mestra da tradio clssica representada racionalidade, clareza e harmonia e que definiriam os caminhos que seriam seguidos pela Escola francesa moderna.
Superando o decorativismo, os experimentos da Sucesso Acadmica francesa fundamentaram-se em uma rigorosa coerncia estrutural, de razes na apurada tradio tcnica do pas, na arquitetura de ferro das Exposies Universais e no desenvolvimento do concreto armado, atravs da ao de:
AUGUSTE PERRET (1874-1954): Arquiteto francs que, juntamente com seus irmos Gustave (1876-1952) e Claude Perret (18801960), desenvolveu obras que se caracterizaram pelo rigor construtivo, pela simplificao formal (ossatura estrutural determinando a composio fachadstica) e pela fidelidade s regras de composio clssica (simetria e proporo), tais como o Prdio da Rue Franklin, n. 25-Bis (1903, Paris) e a Garagem da rue Ponthieu (1905, Paris), contribuindo para a difuso e aceitao da aplicao do concreto armado. Outro destaque: a glise de Notre-Dame du Raincy (1922/23). TONY GARNIER (1869-1948): Arquiteto francs que elaborou, rompendo com as regras acadmicas, o projeto premiado da Cit Industrielle (1901/17), toda em ferro, vidro e concreto, que causou polmica, embora antecipasse questes urbansticas modernas, como a importncia dos fatores higinicos (iluminao, ventilao e arborizao); a separao entre vias carroveis e de pedestres; e a racionalizao das construes (ortogonalidade e eliminao da plstica secundria). Em 1904, tornou-se o arquitetochefe de Lyon, onde iniciou uma experincia de 14 anos, que muito contribuiu para o Movimento Moderno. Destacaram-se entre as obras realizadas em Lyon: os Abattoirs de La Mouche (1906/32) e os de Lyonnais (1909/28), alm do Estade de Gerland (1913/26).

SEZESSION VIENENSE
No prprio seio da Sezession, surgiu uma experincia proto-racionalista que a criticava, alegando uma certa dissipao cultural desde o apelo wagneriano liberdade do artista at a inspirao decorativista de Olbrich e Hoffmann: era Adolf Loos (1870-1933), que escreveu vrios textos e fez uma srie de conferncias defendendo o antiornamentalismo na arquitetura.

Em Ornament und verbrechen (Ornamento e delito, 1908), Loos considerava a decorao, seja qual for, um resduo de hbitos brbaros, a partir de quando comeou a demonstrar na prtica suas teses.
ADOLF LOOS (1870-1933): Arquiteto e jornalista austraco que, afastando-se da linha de seus companheiros da Sezession vienense, assim como da posio conciliadora de Otto Wagner (1841-1918), levou ao extremo a simplificao do repertrio tradicional, abandonando totalmente a plstica secundria, mas conservando a pureza e a ordenao volumtrica. Alegando horror ao desperdcio tcnico e moral representado pelo ornamento, criou mobilirios puristas e obras como as casas Michaelerplatz (1909/11), Steiner (1910), Rufer (1922), Mller (1928/30) e Moller (1927/28), todas em Viena e consideradas manifestos puritanos contra o Art Nouveau. Denomina-se Herana Loosiana a reduo extrema dos meios expressivos na construo, de modo que se obtenha um volume puro recortado somente pelas aberturas, em repdio tradio antiga e apoiando-se na beleza individualizada na forma funcional e no na ornamentao. Este foi um dos elementos fundamentais da linguagem modernista nas primeiras dcadas do sculo XX (BENEVOLO, 1998; BANHAM, 2006).

STEIRNER HOUSE (1910, VIENA)

DEUTSCHER WERKBUND
No incio do sculo XX, as principais indstrias alems estavam comeando a se interessar por produtos de qualidade e melhor aparncia, a fim de produzir em massa. A prpria situao econmica e interesse nacional conduziram formao de uma organizao dos artistas alemes.
36

A iniciativa partiu do arquiteto HERMANN MUTHESIUS (1861-1927), que fundou em 1907 a Deutscher Werkbund (Associao Alem do Trabalho), cujo objetivo era o de aproximar artesos criativos e a indstria de produo, criando uma organizao eficaz e til economia nacional. Esta associao pelo trabalho com qualidade, conforme BANHAM (1979), postulou os princpios da estandardizao da arquitetura e preparou o campo para o funcionalismo e o desenho industrial.

AEG TURBINE FACTOR


Y

(1908/1 0, BERLIM)
PETER BEHRENS (1868-1940): Arquiteto alemo que comeou dentro do Jugendstil, mas que a partir de 1904 emancipou-se do movimento. Foi um dos fundadores da Sezession muniquense e amadureceu na Werkbund a colaborao entre arte e indstria. Considerado uma ponte entre as vanguardas proto-racionalistas e o modernismo, teve em seu escritrio a presena de Gropius, Mies e Le Corbusier. Em 1906, tornou-se o arquiteto consultor da AEG, empresa alem de material eltrico, passando a produzir seus prdios, fbricas e lojas, alm de designer de seus produtos e impressos. Caracterizou-se pelo uso equilibrado de formas tradicionais, ritmo uniforme, repeties indefinidas de motivos elementares e monumentalidade. Destacaramse a Fbrica de Turbinas da AEG (1908, Berlim) e a Fbrica da Hoechst (1920/25, Berlim). HANS POELZIG (1869-1936): Arquiteto alemo que inicialmente foi influenciado por Behrens, para depois dirigir-se plasticidade do concreto (Expressionismo emotivo). Sua arquitetura industrial caracterizou-se pela silhueta austera e pela superfcie mural macia, na qual as janelas eram praticamente aplicadas como penetraes na parede. Seus projetos mais destacados foram: a Fbrica Weider (1906, Breslau), o Palcio de Exposies (1911, Breslau) e o Complexo Industrial (1912, Luban). Depois da Primeira Guerra Mundial (1914/18), voltou-se para o tratamento plstico atravs do gosto pelo colorido. Concebendo o edifcio como unidade, sua arquitetura estabeleceu uma alucinante polmica anti-decompositiva e dramaticamente reintegradora, uma vez que no decompunha, mas trabalhava seus blocos tridimensionalmente, numa viso dinmica e pessoal. Da sua fase expressionista foram: o Grosse Schauspielhaus (1919, Berlim) e o projeto do Teatro de Salzburg (1920). BRUNO TAUT (1880-1938): Arquiteto alemo que foi o principal defensor de uma arquitetura dirigida transparncia e reflexo (Expressionismo geomtrico), da o uso extensivo do vidro industrial. Em 1919, seu livro Der Welt Baumeister (O Arquiteto do Mundo) apresentou suas idias de Deus como o criador do universo e sua concepo do que seria o comunismo csmico. Sua obra, de forte impulso potico e metafrico, possua fortes conotaes msticas e romnticas de um mundo novo que emergisse das cinzas da destruio e fosse coroado pelo smbolo arquitetnico de uma catedral cristalina. Esta proposta influenciou toda uma corrente de arquitetura moderna no perodo entre-guerras. Uma obra de destaque foi seu Pavilho das Indstrias (1914), na Exposio da Werkbund de Colnia, no qual apresentava uma estrutura tridimensional em forma de pinha, com nervuras de concreto e cpula dupla em vidro. Foram de 1919: Die Stadtkrone (A coroa da cidade) e Alpine architektur (Arquitetura alpina).

Segundo Muthesius, alm de se ajustar produo mecanizada, a forma deveria expressar a unidade espiritual da sua poca: queria fundar Maschinenstil ou Estilo da Mquina. Sob a liderana da arquitetura, todas as artes deveriam desenvolver-se em direo ao estabelecimento de padres (tipos e normas) de um estilo homogneo. Partindo dessa idia, o movimento alemo da Werkbund promoveu um vivo debate entre os arquitetos, bem mais rico que as experincias isoladas de Perret, Garnier ou Loos, o que fortaleceu as bases do MOVIMENTO MODERNO (1915/45). No Congresso da Werkbund de 1911,
Muthesius proferiu a palestra Wohin gehen wir? (Para onde vamos?), quando defendeu a idia da padronizao enquanto virtude e da forma abstrata como base esttica, iniciando uma discusso direta com Henry Van De Velde (18631957), expoente mximo do Art Nouveau e que defendia a liberdade artstica acima de tudo.
O debate de 1911 influenciou enormemente a platia, no somente constituda por membros da associao, como Behrens, Poelzig e Taut, mas tambm pelos futuros representantes do Modernismo europeu, como os alemes Walter Gropius (1883-1969) e Mies van der Rohe (1886-1969), alm do suo Le Corbusier (18871965), este ltimo ento designado pela cole des BeauxArts de La Chaux-de-Fonds para estudar a arquitetura alem e a obra da Deutscher Werkbund.

Foram estas as principais conseqncias da ao desse grupo alemo:


Surgimento da simplicidade formal, atravs da eliminao do ornamento, como condio essencial para a estandardizao e a fabricao mecnica em larga escala; Reafirmao do conceito de funcionalidade como a adequao da forma ao uso (concepo funcionalista da forma artstica); Apoio mquina pela admirao de sua capacidade de produzir objetos a baixo custo e portanto acessveis a todos (contraria o pensamento de Morris, embora ainda se baseie em seu contedo social); nfase nas necessidades massivas dos objetos de uso comum do homem, produzidos pela indstria, em contraposio arte e arquitetura do passado, voltada a obras singulares e monumentos (nascimento do industrial design).

37

BASES DO URBANISMO MODERNO


Somente nos ltimos anos do sculo XIX e especialmente nas primeiras dcadas do sculo XX, com os problemas trazidos com a Primeira Guerra Mundial (1914/18), que o urbanismo moderno firmou-se com propostas mais realistas e viveis que as dos socialistas utpicos, embora algumas ainda esbarrassem nas suas condies de implementao. As bases tericas do URBANISMO MODERNO amadureceram entre as dcadas de 1890 e 1920 em direo busca de alternativas para a cidade burguesa ps-liberal, mas sem procurar corrigir seus conflitos, limitando-se mais a dar continuidade a algumas idias dos pr-urbanistas, adequando-as mais realidade.
Ainda conforme a categorizao de CHOAY (1998), enquanto que, para os progressistas, o que interessava era o rendimento mximo dos operrios eficincia que seria conseguida atravs da melhoria da sua situao espacial, incluindo habitao e infra-estrutura ; para os culturalistas, a preocupao girava mais em torno de questes morais, especialmente ligadas s relaes sociais e culturais, em que a cidade no deveria se sobrepor aos seus moradores.

CIUDAD LINEAL (1882/90)

Arturo Soria y Mata (1844-1920)


Engenheiro espanhol que idealizou a proposta da CIUDAD LINEAL, que, ao contrrio dos outros utopistas do sculo XIX, abandonava a configurao circular/quadrada e adotava o formato linear como mecanismo para a resoluo de problemas como especulao imobiliria, congestionamentos e marginalizao da populao. Sua cidade ideal eliminava a distino entre centro e periferia j que se caracterizava em um nico e contnuo cinturo urbano, paralelo s linhas de transporte, para ligar os centros histricos mais antigos (cidades-ponto), ou seja, uma cidade-rua que deveria possuir uma largura mdia de 500 m e que podia ser prolongada indefinidamente. A resultante superfcie interna s triangulaes seria destinada s atividades agrcola e industrial.Publicado em 1882 pelo jornal madrileno El progreso e implementado a partir de 1890, o modelo previa a mecanizao dos transportes e a melhoria das condies higinicas, propondo a realizao de um distrito alongado em 5,2 km nos arredores orientais de Madri, tomando como elemento estruturante a linha de bonde eltrico (ferrocarril).

O plano da CIT INDUSTRIELLE de Tony Garnier (1869-1948) elaborado entre 1901 e 1904, mas somente publicado em 1917 constituiu-se na maior inovao do perodo. Isto porque, prevendo um modelo progressista de implantao de uma cidade para 35.000 habitantes, j preconizava o zoneamento funcional e o emprego dos materiais modernos, alm de cuidados higinicos e paisagsticos.
Sua proposta exibia caractersticas lineares em planta, em que se distinguia pelo espao verde, que separava a zona residencial da comercial; pela distribuio ordenada de atividades, o que setorizava a cidade em reas distintas; e ainda por seu sistema de transportes, que caracterizava os eixos de ligao por meio de avenidas.

Camillo Sitte (1843-1903)


Arquiteto austraco que, preocupando-se com o desaparecimento da vida cvica e das formas artsticas das cidades, estudou a funo e a distribuio das praas pblicas, colocando nelas o papel de verdadeiros centros cvicos; locais de encontro e passeio de pessoas que estariam profundamente ameaados com o desenvolvimento do automvel. Em seu livro L'art de btir les villes selon ss fondements artis (A construo das cidades segundo seus princpios artsticos, 1889), props a reconquista da qualidade ambiental da cidade, por meio do resgate cultural e artstico, alm da harmonia entre cheios e vazios e o respeito s formas herdadas do passado, em uma atitude tipicamente culturalista. Censurava a falta de criatividade, a austeridade e a monotonia dos traados retilneos; o isolamento dos monumentos em vastos espaos abertos; e, principalmente, a ausncia de continuidade entre as malhas existentes e aquelas que eram propostas pelos progressistas. Sua obra sobressaiu-se sobretudo como uma anlise morfolgica de setores das cidades antigas, objetivando uma definio consciente, tanto dos princpios como do mtodo mais adequado para a elaborao de um plano urbanstico. Para ele, questes como zoneamento, infra-estrutura, densidades ou ndices urbansticos, deveriam ser colocadas em segundo plano (FERRARI, 1991).

A experincia da CIUDAD LINEAL (1882/90) do espanhol Arturo de Soria y Mata (1844-1920) tambm contribuiu com alguns elementos da urbanstica moderna, especialmente pela nfase viria e preocupaes sanitrias. Por outro lado, o Garden-City Movement liderado por Ebenezer Howard (1850-1950), que havia proposto a Cidade-Jardim do futuro (1898) , continuava em franca expanso, destacando a importncia da relao entre cidade e verde. Por sua vez, aparecia a proposta culturalista de CAMILLO SITTE (1843-1903), a qual defendia uma nova busca da estrutura urbana orgnica como reao contra a geometria racional e o haussmannismo.

38

7
MOVIMENTO MODERNO

O sculo XX pode ser considerado o Sculo da Tecnologia, pois foi um perodo onde ocorreram mudanas radicais na produo e consumo de bens em todo o mundo, em especial na arquitetura e no urbanismo, resultado da srie de transformaes que vinham se processando devido industrializao.
Uma renovao completa somente pde nascer depois de uma longa etapa de maturao, na qual interagiram basicamente trs fatores, cujos resultados comeam a aparecer j no final do sculo XIX, a saber:
A produo industrializada e seus efeitos materiais e espirituais sobre a sociedade; As crticas no mbito social, cultural e artstico contra a postura historicista (Ecletismo); e A ao reformadora dos artistas modernos atravs de uma nova concepo da arquitetura.

Mesmo afetada espiritualmente, a vida cultural e artstica do Primeiro Ps-Guerra manteve-se ativa. Novos movimentos pictricos surgiram com o impulso criador de renovar as condies prprias da nova civilizao. Criaram-se novas expresses de arte, como o Construtivismo e o Purismo, nas quais o passado desapareceu como referncia, apoiando-se na ao renovadora de pintores e arquitetos atravs de manifestos e declaraes (KULTERMANN, 1969).

O MOVIMENTO MODERNO (1915/45) consistiu em uma srie de transformaes no modo de pensar e fazer arquitetura, tendo sido constitudo por vrias correntes vanguardistas que buscavam a expresso de uma arquitetura definitiva para a sociedade industrial, que seria baseada na funcionalidade, pureza geomtrica e industrializao dos materiais e mtodos.
Alm dos elementos utpicos e revolucionrios da nova esttica, o MODERNISMO na arquitetura e no urbanismo, focalizado principalmente no perodo entre-guerras, caracterizouse pela sua vontade de assumir os princpios tcnico-cientficos que passaram a reger os novos processos de reproduo econmica e social.
Ao mesmo tempo em que o urbanismo, a arquitetura e o design modernos produziam objetos adequados a valores sociais igualitrios uma concepo esttica funcional de bases socialistas , tambm eram fiis aos requisitos racionalizados de sua produo tcnica, na qual havia a perda progressiva da sua dimenso individual (SUBIRATS, 1984).

Na Belle poque, alm das mudanas nas condies e estilo de vida, devido s invenes da Era da Mquina, ocorriam transformaes socioeconmicas fundamentais, como a passagem da economia de livre concorrncia para a de monoplio; a volta do protecionismo e o retorno ao colonialismo um quadro poltico e cultural que conduziu a grandes modificaes que acabariam por conduzir ecloso da Primeira Guerra Mundial (1914/18); uma guerra civil auto-destruidora da comum cultura europia, cuja principal consequncia foi a desmoralizao e perda de f no progresso que at ento se afirmava no pensamento europeu, basicamente por dois motivos: o prolongado perodo de paz e desenvolvimento nacionais; e a difuso do Positivismo, sustento filosfico dos ideais burgueses.

1900
Art Nouveau Cubismo Succession

1920
Purismo Racionalismo Neoplasticismo Dadasmo Art Dco

1940

1960

Organicismo Elementarismo Surrealismo

Neo-Realismo Neo-Racionalismo Arte Concreta Brutalismo

SUCCESSION ACADMIQUE Fovismo


Sessezion Futurismo Deutscher Werkbund

Movimentos Russos Expressionismo Bauhaus

Celebralismo Neo-Expressionismo International Style

39

O desenvolvimento do MODERNISMO deu-se paralelamente a um gradativo empenho tecnolgico, sem o qual as bases funcionalistas no poderiam se afirmar. Novos princpios estruturais permitiram uma ampliao progressiva de espaos abertos e a reduo de nmeros de apoios. Nesse perodo, enfim, houve a reatao dos vnculos entre arquitetura e engenharia, perdidos no sculo XIX: novamente, a criao de formas originais via-se ligada profundidade cientfica das tcnicas estruturais (KOPP, 1990).
O mrito da ENGENHARIA MODERNA foi romper, pela primeira vez e com deciso, o classicismo e enfrentar os problemas estticos sem preconceitos. As principais inovaes no perodo acontecem principalmente na fase que antecede a Segunda Guerra Mundial (1939/45), a saber:
Desenvolvimento da estrutura em concreto armado, que permitia maior resistncia e plasticidade, sendo um material que podia ser aplicado nas mais diversas funes, como foi o caso das pontes do engenheiro suo Robert Maillart (1872-1940); Aplicao da protenso do concreto armado, que comeou a ser pesquisado e que apontava para o caminho de uma arquitetura de grandes vos e eficincia tcnica, como antecipada pelas experincias do engenheiro francs Eugne Freyssinet (1879-1962). Emprego cada vez maior de peas prmoldadas combinadas entre si, revolucionando o uso de padres e a rapidez executiva, principalmente de construes esportivas, como no caso das obras do engenheiro italiano Pier Luigi Nervi (1891-1979);

De modo geral, pode-se dividir o perodo do MOVIMENTO MODERNO em 02 (duas) fases:


I. FASE TRIUNFALISTA: Ocorrida das primeiras manifestaes aps a Primeira Guerra Mundial at a dcada de 1920, foi marcada pela enorme necessidade de divulgao do pensamento funcional, aproveitando-se da ocasio do ps-guerra para demonstrar que os novos princpios podiam ser aplicados com sucesso aos problemas modernos, tais como a carncia de moradias, a implantao de indstrias, a planificao de cidades, etc. Caracterizou-se pela ao racional da arquitetura como responsvel pelo estabelecimento da justia e igualdade sociais (Racionalismo). FASE REVISIONISTA: Acontecida principalmente na dcada de 1930, durante a crise poltica, econmica e social que acabou conduzindo Segunda Guerra Mundial, quando se anularam parcialmente os produtos da primeira fase, o que se fez voltar a pseudo-estilos histricos em pases dominados por governos autoritrios (Arquitetura e Urbanismo de Celebrao). Entretanto, paralelamente, surgiu uma corrente crtica que apontava as limitaes da postura racional e resultaria em uma tendncia orgnica no Norte europeu (Organicismo).

II.

PAVILHO ALEMO (1929, BARCELONA)


Embora se localize o MOVIMENTO MODERNO no perodo de 30 anos que compreendeu o entre-guerras, suas bases j vinham se formando desde 1750, com os prenncios das transformaes polticas, econmicas, sociais e culturais trazidas pelo industrialismo. Todo esse perodo at o pr-modernismo trouxe uma revoluo geral no conceito arquitetnico tradicional atravs do FUNCIONALISMO, ou seja, da doutrina segundo a qual a forma na arquitetura deve guiar-se pelo seu ideal utilitrio, isto , basear-se em vantagens funcionais demonstrveis racionalmente e no somente por premissas estticas.

Para a arquitetura, o entusiasmo da dcada de 1920 atribuiu-se ao seu carter de atividade til a ser cumprida, principalmente devido necessidade urgente de habitaes. O centro de renovao arquitetnica foi a ALEMANHA, o que aconteceu at o advento do Nazismo no incio da dcada de 1930. As principais razes para o pioneirismo moderno alemo foram:
a) A ao do grupo da Deustcher Werkbund para a formao das bases tericas de sntese da forma, o que levou fundao da Staatliches Bauhaus (1919/33); b) A depresso econmica, pela derrota do pas na guerra, seguida pela inflao e destruio de hbitos radicados, o que promoveu um clima psicolgico que favorecia tendncias inovadoras; c) O desenvolvimento crescente e acelerado da industrializao no pas, sobrepondose ao imperativo urbanstico e habitacional do primeiro ps-guerra.

Para ZEVI (1984), a ARQUITETURA


FUNCIONAL baseia-se na metodologia projetual segundo a qual, a partir de uma anlise programtica (programa de necessidades) e de sua estruturao (organograma/fluxograma), possvel orientar as escolhas formais, sempre de acordo com as questes espaciais e tcnicas (pr-dimensionamento bsico). Ela dirige-se mais ao tcnico que ao leigo, por se voltar mais Razo (conscincia) que Emoo (sentimento): trata-se da exaltao da deduo sobre a intuio.

40

BAUHAUS (1919/33)
Escola alem de artes aplicadas fundada em abril de 1919, por Walter Gropius (18831969), na cidade de Weimar, a STAATLICHES BAUHAUS (Casa estatal da construo) surgiu da fuso de duas escolas existentes: a Escola de Artes e Ofcios, dirigida por H. van de Velde, e a de Belas-Artes, cujo diretor era H. Muthesius, ocupando inicialmente um edifcio construdo em 1905 por van de Velde. Baseada na experincia anterior da
Deutscher Werkbund (1907), tinha como objetivo principal o de se constituir em um centro de reunio de todas as correntes vitais de vanguarda europia, este concebido como local de sntese das artes, artesanato e indstria. Desde sua fundao, defendia uma mudana de postura dos arquitetos, na sua adequao realidade de seu tempo, e no pela busca de mais um estilo, que poderia ser substitudo por outro. A arquitetura moderna seria a superao de todos os estilos, atravs de sua atuao definitiva no universo da produo espacial.
A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criao com a finalidade de ressaltar cada personalidade. Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenmenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Para tanto, pregava-se entre professores (artistas e mestres de oficinas) e alunos a liberdade de criao, mas dentro de convices filosficas comuns (DENIS, 2000).

Somente a partir de 1924, quando a situao econmica alem comeou a melhorar, a Bauhaus passou a receber encomendas da indstria, ao mesmo tempo em que surgiu uma reao muito forte contra seus mtodos. Os tradicionalistas acusavam-na de ser um movimento subversivo, por no levar em conta a herana histrica e tentar transformar as bases do gosto; e os vanguardistas consideravam-na inconsequente, por cultivar a pluralidade e o no-compromisso da arte (DROSTE,1994).

Caracterizando-se pela presena de professores criativos, pelo contnuo contato com a realidade de trabalho e paralelismo entre ensino terico e prtico, o Mtodo Bauhaus era assim estruturado:
a) CURSO PREPARATRIO: Curso preliminar de seis meses denominado Vorkus, que visava dar uma idia de vocao para um material ou tcnica, e no para uma funo na sociedade. Procurava-se, atravs de aulas expressivas e mtodos polmicos, cultivar a sensibilidade intuitiva dos alunos e no a aquisio de conhecimentos o que se pretendia era libertar as habilidades inatas de cada um, no forando a aquisio de pr-conceitos. Sucederam-se os mestres: Johannes Itten (1888-1967), Lszl Moholy-Nagy (1895-1946) e Joseph Albers (1888-1963). b) CURSO MESTRE: Curso propriamente dito, de durao de trs anos, dividido em duas fases paralelas e complementares; a Formlehere, que reunia a parte formal e terica, onde se estudava mtodos de desenho (composio e representao), alm de outros contedos cientficos dirigidos por um professor; e a Werklehre, que correspondia parte tcnica e prtica, desenvolvida essencialmente em 07 (sete) oficinas com mestres artesos:
- Oficina de escultura e cermica - Oficina de carpintaria (talha e mobilirio) - Oficina de metais - Oficina de pintura (em vidro e mural) - Oficina de trabalhos txteis (tecidos e tapearia) - Oficina de trabalhos grficos (tipografia) - Oficina de iluminao e teatro

Para Gropius, a unidade arquitetnica


s podia ser obtida pela tarefa coletiva, a qual inclua os mais diferentes tipos de criao, como a pintura, a escultura, a msica, a dana, a fotografia e o teatro. Revolucionrio, seu mtodo pedaggico difundiu-se largamente, baseando-se na premissa que apenas se aprende fazendo, e no lendo livros ou assistindo aulas. Vistos como aprendizes, os estudantes deveriam receber uma formao artesanal, outra de desenho e outra cientfica.

Entre os professores da Bauhaus cita-se: Wassily Kandinsky (1866-1944), Lyonel Feininger (1871-1958), Paul Klee (1879-1940), Theo van Doesburg (1883-1931), Ludwig Hilberseimer (1885-1967),Oskar Schlemmer (1888-1943), El Lissitsky (1890-1947) e Johannes Molzahn (1892-1965). c) CURSO DE APERFEIOAMENTO: Curso de durao varivel que consistia na especializao em um campo das artes, como aquela baseada no projeto arquitetnico propriamente dito ou no trabalho prtico em oficinas. Ao final, atravs de um exame, recebia-se o diploma de Mestre de Artes. Com a presso das autoridades de Weimar, a escola acabou transferindo-se para a cidade de Dessau em 1925, oportunidade que empenhou todos seus integrantes numa ampla realizao concreta: alm da sua nova sede, projetada por Gropius, foram feitos a sede do rgo municipal do trabalho e todo um bairro residencial. No final do ano, formou-se uma pequena empresa, a Bauhaus GmbH, para distribuir os produtos projetados. Aps nove anos como diretor, Gropius retirou-se do cargo e escolheu para seu sucessor o arquiteto suo Hannes Meyer (1889-1954) que, em 1927, inaugurava o departamento de arquitetura revisando a didtica anterior.

De 1919 a 1923, a escola viveu um perodo de grande criao conjunta, com a predominncia dos ideais expressionistas, principalmente atravs das propostas de reconstruo do mundo a partir do comunismo csmico e da associao entre arte e indstria. Entretanto, devido alta inflao do ps-guerra, muitos dos seus programas no foram executados, alm de aparecerem crticas.

41

RACIONALISMO
BAUHAUS-SIGNET (1921/22) OSKAR SCHLEMMER

O perodo seguinte, de 1927 a 1932 foi marcado pelo aprofundamento das experincias, quando ex-alunos tornaram-se diretores dos laboratrios, unificando numa s pessoa o ensino terico e prtico das disciplinas. Entretanto, com a presso do Nazismo, a situao tornouse insuportvel. Em 1932, quando os nazistas subiram ao poder em Dessau, a escola, na ocasio sob direo do arquiteto Mies van der Rohe (1886-1969), emigrou para Berlim; porm, quando Hitler foi nomeado chanceler em 1933, acabou sendo fechada para dar lugar a um centro de formao de dirigentes polticos. O ambiente inspito s idias socialistas fez com que todos os mestres emigrassem principalmente para os EUA, onde MoholyNagy fundaria a New Bauhaus (1937, Chicago IL).

Correspondente primeira fase do Movimento Moderno, o RACIONALISMO arquitetnico foi a corrente que se desenvolveu no centro europeu, em especial na Alemanha do primeiro psguerra, principalmente com o surgimento da Bauhaus (1919/33), importante ncleo de formao e difuso do pensamento modernista.
De modo geral, a ARQUITETURA RACIONAL caracteriza-se por ter suas formas e espaos derivados de razes objetivas, lgicas, econmicas e tcnico-construtivas, atravs de uma linguagem geomtrica, purista e universal A formao de seus elementos lingsticos ocorreu no proto-racionalismo do final do sculo XIX e incio do XX, principalmente a partir das crticas ao ecletismo e ao decorativismo do Art Nouveau. (PEVSNER, 2001).
O gosto por superfcies e volumes simples (Sessezion vienense), o anti-ornamentalismo (Herana loosiana), o emprego da estrutura de concreto armado (Sucesso acadmica francesa) e a padronizao industrial (Deustcher Werkbund), entre outros fatores, prepararam o campo para uma arquitetura guiada por uma ideologia cientfica de elementaridade geomtrica e estereomtrica.

Segundo BENEVOLO (1998), foram estas


as principais modificaes promovidas na arquitetura a partir da BAUHAUS:
O projeto deixou de ser concebido como uma ao simples, passando a ser entendido como uma srie contnua de aes reguladas entre si, feito coletivamente e de modo sistemtico (metodologia racionalista de projeto); As experincias projetuais deixaram de ser consideradas independentes entre si, passando a significar uma espcie de colaborao permanente entre os projetistas, assim como cada obra passou a servir de campo de experimentao para a prxima; A arquitetura passou a ser entendida como a mediao entre qualidade (processo artstico de idealizao de formas) e quantidade (processo tcnico de execuo e multiplicao), concretizando-se a unio entre arte e indstria; A obra arquitetnica deixou de ser considerada espelho dos ideais da sociedade que depende da harmonia do contexto sociopoltico , passando a significar uma contribuio para a modificao deste equilbrio: a arte/arquitetura perdeu seu papel passivo e tornou-se agente de ao/modificao do cotidiano.

De acordo com SUBIRATS (1991), o


pensamento racional como manifestao da modernidade arquitetnica possua 03 (trs) pontos fundamentais:
A viso positivista da histria como progresso tcnico, ou seja, a confirmao da idia de que a evoluo tecnolgica progressiva estaria conduzindo ao desenvolvimento econmico e social (lgica produtiva do sistema capitalista); A afirmao do Estatuto Funcionalista (form follows function = a forma segue a funo) e da racionalidade absoluta, promovendo uma concepo funcionalista do design, do espao arquitetnico e da existncia humana; A esttica cartesiana, purista e universal, plenamente identificada com as exigncias industriais de racionalizao tcnica e econmica da forma e da cultura (identificao do processo tcnico com o esttico).

Foi na BAUHAUS que se gerou o design moderno, transformando-se em um ponto de confluncia das principais tendncias de vanguarda dos anos 20 no somente na arquitetura, mas em todos os campos da arte. Sua fora fez criar um estilo prprio, caracterizado pelo emprego de materiais industrializados (ao, vidro, frmica, etc.) em formas filebianas; com acabamentos sintticos brilhantes e em cores bsicas. Despido de ornamentos, funcional e
universal, o Estilo Bauhaus pode ser exemplificado pelo mobilirio feito por alguns de seus ex-alunos, como Mart Stam (1899-1986) e, em especial, Marcel Breuer (1902-81), com a Wassily Chair (1925) e a Chair B32 (1928).

Os principais meios de propagao da ARQUITETURA FUNCIONAL, alm dos prprios edifcios, eram as publicaes do perodo, as exposies realizadas e as participaes em concursos. Nos anos prximos a 1930, ela atingiu o mximo de prestgio e popularidade, sobretudo na Alemanha, Frana e Itlia, a partir de quando comeou a ter sua expresso limitada pela presso poltica de regimes autoritrios.

42

Na dcada de 1930, a crise poltica, econmica e social da Europa, que acabou conduzindo Segunda Guerra Mundial (1939/45), anulou parcialmente os produtos da primeira fase do modernismo, o que se fez voltar a pseudo-estilos em pases dominados por governos autoritrios. Paralelamente, surgiu uma crtica que apontava as limitaes da postura racionalista, que resultaria em uma tendncia contraposta, de viso eminentemente organicista (ZEVI, 1980).

As marcas de Mies sempre foram a busca sistemtica de volumes simplificados, de pureza geomtrica e flexibilidade espacial, alm da fluidez de ambientes, eficincia tcnica e ressonncia material. Algumas de suas idias:
A arquitetura a vontade de uma poca traduzida em espao, devendo ser guiada pela grande fluidez e ressonncia geomtrica e material (edifcios no encerrados em si mesmos, mas caracterizados por volumes e superfcies que fluem entre si). A forma no deve ser o objetivo da arquitetura, pois em si ela no existe; ela deve ser um meio de integrao, pois como objetivo em si puro formalismo; Os problemas da construo restringem-se estrutura, s disciplinas de projeto e industrializao dos mtodos (nfase do empenho tecnolgico dos elementos funcionais e do conhecimento cientfico dos materiais de construo).

Foram estes os maiores mestres do racionalismo europeu:


WALTER GROPIUS (1883-1969): Arquiteto alemo, fundador da Bauhaus, considerado o maior educador moderno, pois atravs da sua ao didtica, levou prtica iniciativas sociais, artsticas e metodolgicas. Acreditava que o conhecimento de todo processo arquitetnico, pela experincia direta e manual alm do domnio de todas as leis da fsica e matemtica , permitiria uma viso global e completa do mtodo de projeto. Publicou Internationale architektur (Bauhaus: Novarquitetura, 1925), que impulsionou o lanamento de muitas publicaes da arquitetura moderna. Nesta primeira fase, suas principais obras foram a Fagus Fabrik (1911, Asfeld) e a Nova Sede da Bauhaus (1925, Dessau), alm de estudos sobre o Teatro Total e a casa prfabricada ideal. Entre suas idias, destaca-se:
O cliente no deve interferir no trabalho do arquiteto, que , ao mesmo tempo, servo e lder. O verdadeiro trabalho criativo somente pode ser feito quando se domina todas as leis fsicas (Esttica, tica, Acstica, etc.), pois s assim possvel dar vida e forma a uma viso interior dos ambientes. O estilo um repetio que deve ser repensada a partir de outro ngulo, pois cabe arquitetura reelaborar idias antigas, acrescentando uma concepo prpria (o racionalismo no um programa ideolgico, mas sim um mtodo de trabalho).

LE CORBUSIER (1887-1965): Arquiteto francosuo, cuja experincia individual foi fundamental para a formao e difuso da arquitetura moderna, principalmente pela sua unidade. Seu grande mrito foi o de empenhar seu incomparvel talento no campo da razo e da comunicao geral. Pretendendo que suas obras fossem teis e universalmente aplicveis, foi manaco por codificaes, investigador de esquemas (Sistema Modulor) e propagandista verstil. No se interessava por livros ou arquitetura que no demonstrassem um tema ou postulassem um princpio. Iniciou-se como pintor, cujo nome verdadeiro era c Charles-Edouard Jeanneret (1887-1965), fundador do Purismo (1918); e, em meados da dcada de 1920, procurou idealizar e demonstrar a clula habitacional econmica, a ser produzida em srie, em uma coleo de projetos residenciais. Em seu livro de 1923, Vers une Architecture (Por uma Arquitetura), props uma ligao entre o progresso tcnico e a inovao esttica, inspirando-se na tecnologia e engenharia modernas. Le Corbusier foi o mestre racionalista por excelncia, sendo o maior propagador do funcionalismo. Da sua primeira fase, destacaram-se: o projeto para Unne Ville Contemporaine (1922), o Pavilho LEsprit Nouveau da Exposio Internacional de Artes Decorativas de Paris (1925), a Villa Stein (1927, Garches) e a Villa Savoye (1929, Poissy).

BAUHAUS (1924/25, DESSAU)

LUDWIG MIES VAN DER ROHE (1886-1969): Arquiteto alemo, de bases expressionistas e neoplsticas, cuja carreira, desde cedo, foi dedicada integrao da arquitetura s exigncias e recursos da moderna sociedade industrial. Desde seus primeiros projetos (Casa Fuchs, 1911, Berlim), verifica-se um amor quase artesanal pelo estudo dos elementos construtivos e um propsito de agir sobre as partes funcionais do edifcio. Sua obra evoluiu cada vez mais no sentido de um despojamento total at se tornar osso e pele, como passou a ser conhecida nos EUA (arquitetura imaterial). Suas Cadeira Weissenhof (1927), Barcelona (1929) e Brno (1930) ficaram mundialmente famosas, assim como o Pavilho alemo da Exposio Internacional de Barcelona (1929) e a Casa Tugendhat (1930, Brno, Alemanha).

LOSSATURE STANDARD DOM-INO (1914)

43

O mobilirio de Le Corbusier, desenvolvido em conjunto com Pierre Jeanneret (1896-1967) e Charlotte Perriand (1903-99), tambm mereceu destaque, como sua Chaise Longue (1928) e a Poltrona Grand Confort (1928), entre outros. Em 1926, formulou os Cinco Elementos da Nova Arquitetura:
1. A planta-livre (liberao das paredes de vedao em relao estrutura); 2. A fachada-livre (abandono das regras de composio acadmica); 3. As janelas-fita ou longitudinais (ampliao da rea de iluminao e ventilao); 4. Os tetos-jardim (abolio dos telhados e domnio sobre a natureza); 5. Os pilotis (libertao em relao ao solo e conseqente liberao espacial).

O argumento usado era puramente experimental: precisava-se convencer que a Nova Arquitetura funcionava melhor do que a antiga. Entretanto, devido complexidade temtica e a necessidade de atualizao constante da arquitetura funcional, passaram a ser realizados depois de 1928 os Congressos Internacionais pela Arquitetura Moderna CIAMs, que ocorriam periodicamente e tinham basicamente 02 (dois) objetivos:
Confrontar de tempos em tempos as experincias modernas a fim de aprofundar os problemas surgidos com a industrializao (tcnicas construtivas; padronizao e economia; urbanstica moderna, etc.); Decidir a melhor maneira de apresentar ao pblico as solues na medida em que estas fossem encontradas pelos arquitetos (educao da juventude; influncia do Estado na realizao arquitetnica, etc.).

VILLA SAVOYE (1929, POISSY)

Entre as principais idias de Le Corbusier, destacam-se as seguintes:


Os elementos da Nova Arquitetura esto nos navios, nos avies e nos automveis [...] Esto tanto no Parthenon como num aparelho telefnico [...] e devem estar tambm nas casas, nas ruas e nas cidades (a funcionalidade, a economia e a racionalidade). A obra arquitetnica, inspirando-se na engenharia, embasada no clculo e no uso de formas geomtricas, satisfaz os olhos pela geometria e o esprito pela matemtica (a arquitetura deve ser submetida ao controle de traados geomtricos). Arquitetura o jogo sbio de volumes sob a luz (a luz, a sombra, o muro e o espao so os elementos que devem se interrelacionar proporcionalmente em uma edificao). A casa deve ser concebida como uma mquina de morar, a ser produzida em srie, industrialmente, uma vez que todos os homens tm as mesmas funes, o mesmo organismo e as mesmas necessidades (universalismo e estandardizao arquitetnica). A arquitetura a manifestao do homem em criar o seu prprio universo imagem da natureza, submetendo-se s leis naturais, mas fundamentando-se na razo (acontextualidade, idealismo e artificialismo).

Sendo o primeiro realizado em 1928, em La Sarraz, Sua, os CIAMs duraram at 1959, quando ocorreu o ltimo em Otterloo. Os mais importantes foram os de Frankfurt (1929), Bruxelas (1930), Atenas (1933) e Paris (1937). A adeso foi progressiva entre os pases, comeando com a Alemanha, ustria, Blgica, Frana, Holanda, Itlia, Rssia e Sua, para posterior incluso do grupo ingls chamado Modern Architecture Research Society MARS, seguido por Argentina, Brasil, EUA, Hungria e Polnia, entre outros. O mais importante CIAM foi o quarto,
ocorrido em 1933 num cruzeiro martimo Marselha-Atenas-Marselha, onde foi formulada em 15 dias a CARTA DE ATENAS (1933); um documento que reunia 95 concluses tiradas a partir da anlise de 33 cidades e que trazia princpios e solues para os problemas urbanos acumulados no ltimo sculo. Publicada anonimamente s em 1943, sob a iniciativa de Le Corbusier (1887-1965) que se identificou como o autor do texto apenas em 1957 este compndio de textos tornou-se o mais importante documento do URBANISMO MODERNO. Entre as suas principais destacam-se as seguintes:

CIAMS (1928/59)
Na Europa, a dcada de 1920 foi marcada pela enorme necessidade de divulgao do pensamento moderno funcionalista, aproveitando-se da ocasio para demonstrar que os novos princpios podiam ser aplicados com sucesso aos problemas concretos, tais como a grande carncia de moradias devido situao do ps-guerra, a urgncia da implantao de indstrias e a necessidade de planificao de cidades, entre outros.
44

concluses,

A cidade e o campo dependem um do outro e so elementos inseparveis de uma mesma unidade regional; O desenvolvimento urbano depende das caractersticas geogrficas, das potencialidades econmicas e da situao poltica e social das cidades em questo; As chaves do urbanismo moderno ou funcionalista encontram-se em 04 (quatro) funes urbanas que devem ser tratadas especificadamente: a habitao, o trabalho, o lazer e o transporte (sistema de circulao).

8
ORGANICISMO

Se a dcada de 1920 foi um perodo de difuso e propagao do MOVIMENTO MODERNO, sustentado pela posio apoltica defendida por Gropius e demais racionalistas, que acreditavam que o trabalho coletivo no deveria identificar-se com direes polticas, nos anos 30, tal situao na Europa modificou-se.
Em alguns pases centrais, a crise poltica, econmica e social, acabou bloqueando todas as experincias concretas, especialmente as pblicas, uma vez que o debate poltico alterouse: os partidos democrticos lutavam pela sua sobrevivncia devido a novos e crescentes movimentos autoritrios.
O conflito entre o pensamento moderno e os regimes autoritrios de alguns pases europeus isolou todas as experincias funcionalistas, chegando, por volta de 1935 e em diante, a uma total supresso destas (Alemanha e ustria) ou a um desenvolvimento marginal (Frana e Itlia), com a difuso do Art Dco.
Ao mesmo tempo em que o Nazismo ou o Fascimo rpressionava as escolas liberais, defendendo um ensino convencional e academicista, alm de apoiar uma arquitetura monumental e celebralista; a crtica internacional comeou a pregar a nfase por uma arquitetura e design modernos mais humanos e livres, estes ligados a valores individuais e tradicionais, o que fez surgir uma nova vertente do FUNCIONALISMO, atravs do trabalho de projetistas, principalmente do Norte europeu. Esta nova verso da arquitetura moderna propunha-se libertar de seus dogmas racionalistas (pureza geomtrica, unidade e universalismo).

O ORGANICISMO arquitetnico criticava o geometrismo e o universalismo dos racionalistas, voltando-se mais para a pluralidade das formas oblquas ou onduladas, desprezando o emprego de standards e defendendo vises pessoais e abordagens particulares. Passou-se a se preocupar mais com o espao interno das edificaes, assim como para com as condicionantes psicolgicas da forma.
Os organicistas passaram a incorporar as mais recentes investigaes sobre a cincia das estruturas, sobre o controle ambiental e sobre a acstica das habitaes. Para eles, o edifcio ainda era considerado como uma obra de arte expressiva e vinculada vida moderna, mas no deveria negar a NATUREZA nem as exigncias individuais de seus usurios. Segundo ZEVI (1984), seu pensamento girava em torno de 02 (duas) idias:
Na apropriao das caractersticas locais e das tradies regionais, principalmente em relao a formas e materiais, alm da renncia doutrina de modelos estereomtricos. Na incorporao do fator psicolgico na lista das funes programticas, assim como das preocupaes com o bem-estar, o conforto e a reaproximao com o meio ambiente natural.

Naquele momento, no era mais necessrio propor um limitado vocabulrio plstico e rgidas frmulas para se opor ao historicismo, como ocorreu na primeira fase: o principal problema era encontrar um elo entre o utilitarismo e uma arquitetura mais familiar, cotidiana e folclrica.

O ORGANICISMO difundiu-se principalmente a partir do Norte europeu, atravs do trabalho de arquitetos escandinavos, mas teve como impulso fundamental a atuao de Frank Lloyd Wright (1869-1959), que defendia uma arquitetura integrada natureza, sem menosprezar os avanos tecnolgicos e a aplicao dos materiais industrializados. Deste modo, possvel identificar 02 (duas) fontes irradiadoras do pensamento organicista durante a segunda fase do MODERNISMO:
A europia, expressa pelas experincias escandinavas de apropriao da tradio, em especial na obra de Alvar Aalto (1898-1976). A norte-americana, representada pela postura do arquiteto Frank Lloyd Wright (1869-1959), numa viso reintegradora da arquitetura que passou a ser difundida na Europa pela crtica anti-racionalista somente nos anos 30 e 40.

Uma nova corrente moderna nascia: a da ARQUITETURA ORGANICISTA ou orgnica, que abandonou gradativamente o acromatismo e o purismo formal em direo ao uso de materiais naturais, como madeira e tijolo, e forma composta.

45

Pode-se dizer que, a partir da dcada de 1930, os prprios mestres racionalistas acabam absorvendo influncias organicistas, como ocorreu com Gropius e Le Corbusier. Procurando refletir, na sequncia e ordenao dos espaos arquitetnicos, os movimentos reais e fundamentais do homem na edificao, a ARQUITETURA ORGNICA reintegrou a completa realidade estrutural da obra, em nome de um conceito ampliado de funo: a funo psicolgica e espacial; e no somente tcnico-utilitria ou fsico-biolgica.

INTERNATIONAL STYLE
Alguns autores renem em um nico perodo, que compreenderia de 1920 a 1970, o chamado FUNCIONALISMO, que abrangeria a etapa de formao e fundamentao terica do Movimento Moderno (dcadas de 1910/20), e a fase de disseminao e reviso (dcadas de 1930/40). Sua ltima etapa, nos anos 50/60, seria a transio de um estilo totalitrio (International Style) para um mais livre (Pluralismo ps-moderno).
Em 1932, com uma exposio no Modern Museum of Art MoMA, de Nova York; e a publicao do livro The International Style: architecture since 1922, de Henry-Russell Hitchcock (1903-87) e Philip Johnson (19062005), constatou-se o nascimento de um novo estilo, fruto das experincias funcionalistas.
Resultante da primeira exposio sobre arquitetura moderna no MoMA, esse importante documento reconhecia que a vontade utpica e o entusiasmo representados pela nova experimentao formal moderna, iniciada com a Bauhaus de Dessau, haviam se reduzido a uma frmula esttica, ou seja, uma sintaxe de ordem internamente lgica, seguida do fenmeno positivista de sua efetiva difuso (THOENES, 2003).

Foram estes os maiores mestres organicistas na Europa:


ERIK GUNNAR ASPLUND (1885-1940): Arquiteto sueco que, insatisfeito com a frmula racionalista, procurou humanizar a arquitetura, baseado na tradio romntica da Sucia, salientando a importncia do fator psicolgico na construo. Procurando sempre alternar as formas tradicionais s modernas, defendia a contextualidade arquitetnica. Suas obras caracterizavam-se pela imerso na paisagem natural e valorizao dos interiores como compensao psicolgica da vida moderna. Destacaram-se as suas obras em Estocolmo: Biblioteca Municipal (1928), Pavilho da Exposio (1930), Casa de Veraneio (1933), Armazns Bredenberg (1933/35) e Crematrio do Cemitrio Woodland de Enskede (1935/40).

SVEN MARKELIUS (1889-1972): Arquiteto sueco considerado um dos pioneiros do racionalismo arquitetnico na Escandinvia, que, a partir dos anos 30, comeou a fazer sutis referncias tradio nrdica, em uma interpretao regional do funcionalismo. Suas principais caractersticas foram a disposio aberta das plantas, a elegncia do colorido e dos pormenores, e o uso delicado e harmnico de materiais naturais. Salientam-se as obras da Sala de Concertos de Hlsingborg (1932), do Pavilho Sueco da Exposio Internacional de N. York (1939) e da Casa em Kevinge (1945). ALVAR AALTO (1898-1976): Arquiteto finlands que, gradativamente, criou uma nova organicidade, na qual nenhum elemento arquitetnico era livre por si mesmo, ou seja, estrutura, fachadas, plantas e janelas, tudo interliga-se de modo a libertar o homem e o espao. Aproveitando-se dos progressos industriais, reivindicava maior modstia (menor escala), maior habilidade com os detalhes (preocupao tecnolgica) e maior preocupao com a vida humana (psicologia e ergonomia), partindo para o regionalismo e buscando uma racionalidade de formas expressivas e funcionais no necessariamente ortogonais. Entre 1932 e 1945, Aalto desenvolveu mveis em compensado curvo como a Paimio Chair (1931/32) e a Chaise Loungue (1935/36) a serem produzidos em srie e concebidos conforme a linha orgnica do corpo, mas sempre levando em considerao a produo industrial (pureza de linhas e planos), para possibilitar barateamento e consequente viabilidade executiva. Suas principais obras, nesta sua primeira fase, foram: o Sanatrio de Paimio (1929), a Biblioteca de Viipuri (1934), a Villa Mairea (1938) e o Pavilho Finlands da Exposio Internacional de Nova York (1939).

O MODERNISMO reivindicava a necessidade de uma esttica nova, esta correspondente s novas idias e necessidades da sociedade industrial (BANHAM, 2006). Contudo, esta no nasceu da arquitetura pr-existente, na qual predominava a tradio, o historicismo e o ornamentalismo, mas sim de um processo analtico de depurao de todas as contaminaes simblicas intencionais. Tendo em vista que estava voltado a ideais universais, sem referncias locais ou particulares, o novo estilo recebeu o nome de INTERNATIONAL STYLE ou Estilo Internacional.

46

ARQUITETURA RACIONALISTA
Homogeneidade e uniformidade Unidade e simplicidade Estabilidade (linha e planos ortogonais) Idealismo e universalismo Produto do pensamento, da lgica e da razo Aspira ao sistema, regra e lei normativa Esttica da forma (plstica externa) Funcionalismo fisiolgico e estrutural Compactao volumtrica do organograma Planimetria regular e modulao estrutural Domnio e desconsiderao da natureza Preferncia por materiais industrializados

ARQUITETURA ORGANICISTA
Heterogeneidade e diversidade Multiplicidade e complexidade Dinamismo (linhas oblquas e curvas) Realismo e individualismo Produto do sentimento, da intuio e da emoo Busca liberdade, independncia e variedade Esttica do espao (plstica interna) Funcionalismo psico-biolgico e espacial Liberdade de distribuio do organograma Planimetria irregular e variao estrutural Elogio e incorporao da natureza Preferncia por materiais naturais

No incio dos anos 30, a transformao do Modernismo em um fenmeno meramente formal j estava evidente, apontando para o esgotamento da linguagem racionalista como teoria arquitetnica. Tanto as crticas empreendidas pelos organicistas como a reao academicista expressada pelo Art Dco e o neoclassicismo pregado pelos regimes autoritrios comprovariam essa situao (KOPP, 1990). Isto pode ser exemplificado pela
prpria exposio Werkbundsiedlung (1932, Viena, ustria), que se constitui em um panorama deste esprito formalista que proliferava. Tratava-se de um bairro experimental, composto por 30 casasmodelo, simples e funcionais, projetadas pelos maiores arquitetos europeus, entre os quais Adolf Loos (1870-1933) e Joseph Hoffmann (1870-1956), que existe at hoje. As obras do alemo Emil Fahrenkamp (1885-1966) e do austraco Clemens Holzmeister (1886-1983) refletiam tal tendncia (BENEVOLO, 1998).

Segundo BENEVOLO (1985), seriam os seguintes os valores essenciais do International Sytle que comearam a ser discutidos j a partir da dcada de 1950, fundamentando a ao maneirista:
a) UNIVERSALISMO: Auto-proposio como soluo genrica e universal para todos e quaisquer problemas construtivos, independente de cultura, lugar ou tempo; b) A-HISTORICISMO: Rompimento com a histria da arquitetura, ou pelo menos, com tudo aquilo anterior Primeira Guerra Mundial (1914/18); c) FUNCIONALISMO: Elevao do programa funcional e da estrutura construtiva posio de nicos referenciais para a gerao de formas arquitetnicas; d) ABSTRACIONISMO: Formalmente, tendncia a empregar formas geomtricas puras (anti-ornamentais), simples e/ou articuladas, com emprego de materiais industrializados (modernos ou tradicionais) e elementos como: pilotis, janelas longitudinais, fachadas-cortina, coberturas planas, esqueletos estruturais, etc.; e) ESQUEMATISMO: Espacialmente, tendncia a usar a planta livre (independncia entre estrutura e vedao), composta por modulaes, volumes puros e/ou compostos, divises planas ou curvas, interpenetrao de espaos, etc.; f) URBANISMO FUNCIONALISTA: Respeito incondicional aos preceitos bsicos ditados pela da Carta de Atenas (1933), entre os quais:
Zoneamento (zooning) das funes urbanas e priorizao do sistema virio (circulao de veculos); Estandardizao e racionalizao de equipamentos urbanos visando maior eficincia tcnica e econmica; Supresso de valores individuais e histricos, a partir da padronizao de formas habitacionais sem continuidade e imersas em grandes reas verdes.

O ESTILO INTERNACIONAL foi resultado da sntese entre o Racionalismo e o Organicismo com predomnio do primeiro , os quais tinham em comum principalmente o respeito ao Estatuto Funcionalista, enunciado pela primeira vez por Louis Sullivan (1856-1954). Em geral, o estilo, consagrado nos anos 30 e 40, possua 03 (trs) regras fundamentais:
A passagem da composio de linhas e massas para uma de planos e volumes (pureza geomtrica e articulao volumtrica);

A passagem do equilbrio esttico, simtrico e regular para uma harmonia dinmica e dotada de variedade (composio assimtrica); A passagem da historicidade e decorativismo para uma universalidade e funcionalismo (a-historicismo e anti-ornamentalismo).

47

URBANISMO MODERNO
No primeiro ps-guerra, o problema da moradia tornou-se agudo em muitos pases europeus, graas grande carncia de habitaes, tanto devido aos danos da guerra como paralisao da atividade de construo durante o conflito.
Isto, somado ao encarecimento dos materiais, da mo-de-obra e dos terrenos, fez necessria a interveno do Estado, esta voltada a assegurar a moradia para as classes mais baixas, o que se deu de 02 (duas) maneiras:
a) Por meio de crditos e facilidades concedidas a associaes particulares, o que ocorreu principalmente na Inglaterra, atravs de vrias leis criadas entre 1919 e 1930, onde se subvencionava at 75% das iniciativas pblicas e privadas. Estas leis foram unificadas em 1936 atravs da Housing Act. Tal sistema tambm foi adotado em outros pases, como a Sucia, a Blgica e a Frana. b) Por meio de construes de alojamentos por iniciativa direta de entidades pblicas, o que era mais adequado para a soluo de situaes de emergncia. Na Frana, fundou-se em 1914 o Office Municipale des Habitations Bon March de Paris, que comeou a trabalhar em 1920; e, na Inglaterra, criou-se o London City Council que, entre 1920 e 1936, construiu cerca de 70.000 alojamentos, sendo um dos maiores o de Becontree, em Essex, com 25.000 unidades. Casos semelhantes ocorreram na Alemanha, na Holanda e na Itlia, sendo o mais destacado aquele promovido pela administrao socialista de Viena, em 1920.

Fruto do amadurecimento das propostas dos pr-urbanistas, tanto progressistas como culturalistas, o URBANISMO MODERNO despontou entre os anos 20 e 30. Entre seus precursores, devem ser lembrados os trabalhos de Soria y Mata e Tony Garnier, alm das experincias de Howard e as proposies de Sitte. Refletindo sobre a cidade industrial, os
urbanistas modernos fizeram nascer e desenvolver o chamado PLANEJAMENTO URBANO ou Urban Planning , que passou a se constituir no conjunto de procedimentos racionais, que visam a tomada de decises para conduzir os processos urbanos segundo metas e objetivos pr-estabelecidos. Ultrapassando a simples investigao sobre a cidade, o arquiteto-urbanista ou planejador urbano deve-se voltar reflexo urbana, promovendo a formulao de uma srie de metodologias de ao.

Enquanto as intervenes pblicas na Europa psPrimeira Guerra aumentaram de tal modo a controlarem a maior parte da construo de moradias e bairros proletrios, as orientaes urbansticas atravs de leis e planos reguladores cresceram em menos intensidade.

Tendo como objeto fundamental a organizao do conjunto dos espaos construdos e abertos que estruturam a cidade moderna, o PLANEJAMENTO URBANO pode ser definido como o processo de deciso que objetiva causar uma combinao tima de atividades em uma rea especfica e pelo qual a utilizao dos instrumentos de poltica seja coordenada, considerados os objetivos do sistema e as limitaes impostas pelos 12 recursos disponveis . O urban planning tambm pode ser visto como uma ao contnua que serve de instrumento dirigido a racionalizar as tomadas de decises individuais ou coletivas em relao 13 evoluo de determinado objeto no caso, a cidade.
Com o nascimento da urbanstica moderna, a cidade psindustrial passou a ser estudada a partir de sua decomposio setores, bairros, quadras e ruas, clulas ou unidades elementares ; metodologia que objetivava a economia de meios de realizao, j que respondia a critrios de produo industrial. Entretanto, quando algumas idias modernas tornaram-se maduras para serem colocadas em prtica, atravs de modelos aplicveis na realidade, a produo da construo civil comeou a declinar, por efeito da crise econmica dos anos 30, a qual conduziu Segunda Guerra Mundial (1939/45), que adiou mais uma vez sua implementao.
12

Na Inglaterra, entre 1919 e 1925, surgiram algumas leis que tornaram obrigatrios os planos de ampliao para cidades maiores. Nos demais pases, a legislao urbanstica demorou um pouco para aparecer, ocorrendo nos pases escandinavos na dcada de 1930; na Itlia em 1942; e na Frana somente no segundo psguerra, final da dcada de 1940.

UNE VILLE CONTEMPORAINE (1922)

HILHORST, J. G. M. Planejamento regional: enfoque sobre sistemas. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. 13 GONZALES, S. F. N. Consideraes em torno do planejamento urbano. In: PLANEJAMENTO. Braslia DF: Introduo disciplina de Planejamento Urbano, Universidade de Braslia UnB, s.l., 1980. p.12-21.

48

Embora guiados pelos mesmos pressupostos funcionalistas, h diferenas bsicas entre as propostas urbanas dos racionalistas e dos organicistas. Entre os expoentes do racionalismo urbano, alm de Le Corbusier (1887-1965), que escreveu um livro sobre o tema, destacaram-se os mestres da BAUHAUS, como Walter Gropius (1883-1969) e Ludwig Hilberseimer (1885-1979).
Considerando essencialmente os aspectos quantitativos da cidade, seus representantes viam o homem apenas como uma unidade estatstica, preocupando-se com as questes de circulao, habitao, eficincia e produtividade (cidades-mquina). Para os racionalistas, as grandes densidades demogrficas, sob o aspecto econmico, eram altamente aceitveis, fazendo-se uma apologia do arranha-cu, este entendido como a verdadeira mquina de morar.
Le Corbusier era fascinado pelas grandes cidades, segundo o qual seriam clulas ardentes do mundo [...] delas surge a paz ou a guerra, a abundncia ou a misria, a glria, o esprito triunfante ou a beleza. A grande cidade expressa as potncias do homem: as casas, que obrigam um ardor ativo, elevam-se em uma ordem insigne (FERRARI, 1991).

Os racionalistas desenvolveram uma srie de propostas, principalmente no perodo entre-guerras, muitas das quais aplicadas na criao de novos bairros de cidades europias, voltados s classes proletrias e aos refugiados de guerra.
Esses NOVOS BAIRROS eram compostos de modo unitrio e em bloco (edifcios-villas), com cuidados de ventilao e iluminao, separao de trfego e arborizao, baseados na racionalizao (padronizao de elementos construtivos e prfabricao visando a industrializao) e na estandardizao (adoo de modelos para as unidades habitacionais, preferindo-se as casas em fileiras ou agrupadas em blocos de at trs andares) (BENEVOLO, 1998). Como exemplos podem ser citados os seguintes bairros projetados:
os conjuntos residenciais feitos em Tusschendijken (1920), Mathenesse (1922) e Kiefhoek (1925), Holanda, por Jacobus J. P. Oud (1890-1963); o Italiensichergarten e o Georgsgarten (1923/24), criados em Zelle, na Alemanha, por Otto Haesler (1880-1962); os Britz e Zehlendorf (1925/27), bairros projetados em Berlim por Bruno Taut (18801938) ; o Weissenhof Siedlung (1926/27), bairro experimental da Deutscher Werkbund, proposto por vrios arquitetos em Stuttgart, Alemanha; o conjunto habitacional Trten (1926/28), situado em Dessau, na Alemanha, de Walter Gropius; o bairro experimental de Wekbund Siedlung (1931/32), tambm criado coletivamente em Viena, ustria.

Os modelos das cidades modernas


racionalistas eram altamente segregacionistas, sendo depois criticados por sua atitude pouco democrtica. Consideravam as reas verdes sob a tica higienista e enfatizavam o zoneamento funcional, fundamentando-se em 04 (quatro) postulados bsicos:
Descongestionar o centro das cidades para fazer face s exigncias da circulao e da produtividade; Aumentar a densidade do centro das cidades para realizar o contato exigido pelos negcios; Aumentar os meios de circulao, ou seja, modificar completamente a concepo atual da rua que se encontra sem efeito diante do novo fenmeno dos meios modernos de transporte (metrs ou automveis, trens, avies, etc.); Aumentar as superfcies verdes, a nica maneira de assegurar a higiene suficiente e a calma til ao trabalho atento exigido pelo novo sistema de negcios.

UNE VILLE CONTEMPORAINE (1922)


Com a crise da dcada de 1930, quando os regimes autoritrios de alguns pases europeus centrais acabaram bloqueando todas as experincias urbanas concretas, a urbanstica moderna encontrou maior desenvolvimento na Amrica, uma vez que os regimes ditatoriais conduziram a um retrocesso das prticas urbanas, recaindo em um retrgrado URBANISMO DE CELEBRAO.

49

Le Corbusier (1887-1965)
Arquiteto franco-suo responsvel por alguns planos fundamentais do urbanismo racionalista, insuperveis tanto em termos ideolgicos como formais (traados geomtricos e princpios funcionalistas). Em 1922, apresentou o modelo utpico para Une ville contemporaine; um centro urbano para 3.000.000 habitantes dividido em trs setores distintos, que seriam delimitados por cintures verdes e interligados por uma eficiente rede de transportes. A proposta caracterizada pela simetria do conjunto, a ortogonalidade das vias e a sistematizao viria, alm da criao de prdios-villas. Com o Plan Voisin, realizado em 1925 para Paris (no-executado); e os planos para Montevidu, Buenos Aires, So Paulo e Rio de Janeiro, propostos entre 1929 e 1931, formulou a hiptese terica mais elevada da urbanstica moderna, culminando com as experincias do Plan Obus (1931), para Argel; e da proposta para La Ville Radieuse (1930/5). Extremamente ambicioso, o Plan Voisin (1925) substitua a tradicional rede viria parisiense por um gigantesco sistema de auto-estradas retilneas, alm da demolio do centro antigo e a criao de um sistema simtrico de arranha-cus em forma de cruz. Os edifcios eram imersos em reas verdes e as vias de circulao categorizadas por fluxo e tipo de trfego. Em 1950, Le Corbusier projetou Chandigarh, a nova capital do Punjab (ndia), em substituio a Lahore, que ficou em territrio paquistans. Constituda de grandes edifcios pblicos, a nova cidade reuniria 150.000 habitantes, com a previso de se ampliar at 500.000 e constituindo-se em um exemplo do urbanismo moderno.

Foram estes os principais pontos que introduziram na discusso urbana moderna:


Valorizar as caractersticas culturais e o carter humano dos locais pblicos, especialmente as praas e os parques; Resgatar as relaes de convivncia entre as pessoas, assim como o contato humano com a natureza, buscando enfatizar a noo de vizinhana (influncia norte-americana); Explorar a variedade formal, a multiplicidade espacial e a complexidade compositiva, fugindo de esteretipos. Durante a dcada de 1940, paralelamente reconstruo do segundo ps-guerra, os PASES ESCANDINAVOS evoluram na pesquisa urbana atravs das experincias organicistas, cujos planos afastaram-se dos esquemas geomtricos dos franceses ou dos alemes, apoiando uma maior integrao com a natureza, o traado orgnico e o resgate da escala humana e sentido de comunidade (HALL, 2002).

Na Finlndia, destacou-se a atuao de


ELIEL SAARINEN (1873-1950), que escreveu o livro The city (1915) e fez o plano de Munkkiniemi-Haaga, alm do de Budapest (1911/15). Outro destaque foi ALVAR AALTO (1898-1976), que em paralelo a suas obras arquitetnicas, fez o plano regional do Vale do rio Kokemaki (1942), o da Ilha de Syntsalo (1942/9) e o de reconstruo de Rovaniemi (1945). Outros urbanistas finlandeses: Otto Meurman (1890-1994), Olli Kivinen (192199) e Aarne Ervi (1910-77), este ltimo criador da cidade de Tapiola (1951). J o melhor exemplo do urbanismo organicista sueco foi o bairro de Rosviks (1943/46), criado em Estocolmo, por Ancker, Gate & Lindegren. Na Dinamarca, o destaque foi ARNE JACOBSEN (1902-71), alm de Niels & Eva Kppel, que realizaram o bairro de Sllerd (1954), em Copenhague.

PLANO DE CHANDIGARH, NDIA (1950/55)

Desde as dcadas finais do sculo XIX e a profcua experincia das cidadesjardim, liderada pelas idias de Howard, a tradio urbana culturalista enfatizava uma reflexo sobre a cidade de forma mais humana e mais integrada ao verde, mas no vendo a natureza somente pelo aspecto sanitarista como tambm em termos de harmonia e equilbrio espiritual.
Os urbanistas organicistas, cujas idias difundiram-se nos anos 30 e 40, procuraram dar uma expresso mais popular e cotidiana ao urbanismo moderno, trabalhando com formas livres, compostas e no-ortogonais, desprezando a padronizao, embora mantendo o zonning e a hierarquia. 50

PLANO DE ROVANIEMI (1945) Arne Jacobsen (1902-71)


Arquiteto e urbanista dinamarqus que procurou associar a tradio danesa de cuidados com os detalhes e a escolha criteriosa dos materiais com o funcionalismo, produzindo, alm de uma arquitetura e design de bases orgnicas, bairros residenciais de carter mais flexvel e dinmico, como os de: Ibstupparken II (1946, Copenhague), Jaegersborg (1947, Gentofte), Soholm (1950, Copenhague), Islevvaenge (1951, Rodvre) e Allehusene (1952, Gentofte), entre outros.

9
MODERNISMO NOS EUA

Embora se considere a Alemanha de Weimar como o bero do MODERNISMO, o ambiente norte-americano, bastante propcio s novidades trazidas com a industrializao, apresentou importante faceta ao desenvolvimento da arquitetura moderna. O pas, livre politicamente da Europa aps a Guerra da Independncia (1775/83), manteve-se a ela vinculado culturalmente todo o sculo XIX.
Desde sua ocupao, iniciada no
sculo XVII, os primeiros colonos esforaram-se em reproduzir sistemas convencionais de construo europia, como a cantaria de pedra e a alvenaria de tijolos, sendo a carpintaria aquele que se tornou mais vivel. Baseada no repertrio clssico ingls, foi adaptada s condies climticas do local, marcadas por invernos rigorosos e veres quentes (uso de varandas externas, chamins com lareiras, telhados de guas, etc.).
Denomina-se Baloon Frame a tcnica construtiva norteamericana em carpintaria, constituida basicamente de uma estrutura externa coberta com tbuas horizontais e internamente com revestimentos leves, deixando-se uma cmara de ar isolante e pequenas aberturas. Consistiu no sistema de construo predominante na arquiitetura residencial do sculo XVII ao XIX, preterida pela alvenaria no caso de obras de valor administrativo e simblico.

THOMAS JEFFERSON (17431826), o terceiro presidente dos EUA, foi quem representou a duplicidade arquitetnico-poltica da tradio americana. Projetou sua residncia, Monticello (1769, Charlottesville, Virg.) em estilo neoclssico, alm de outras obras. Destacam-se como outros grandes arquitetos neoclssicos do pas: James Hoban (1762-1831), Charles Bulfinch (1763-1844) e Benjamin Latrobe (1764-1820).

ESCOLA DE CHICAGO
Fundada em 1804 por John Kinzie (17631828), a partir de um forte s margens do lago Michigan, Chicago possua suas caractersticas urbanas baseadas na tradio americana de se dividir o terreno de modo reticular, alm de ser inteiramente em madeira, no tradicional sistema do balloon frame.
Em 1871, um grande incndio destruiu quase que completamente a cidade, a partir de quando se iniciou um frtil perodo de reconstruo intensificada de seu loop (centro comercial), onde arquitetos e engenheiros experimentaram novos materiais e sistemas construtivos, formando uma corrente pioneira do racionalismo arquitetnico. Denominou-se ESCOLA DE CHICAGO o conjunto de protagonistas que participaram desse processo de reconstruo, tratando-se de um esforo de renovao caracterizado por uma srie de tentativas isoladas e inspiradas pela tradio ecltica, mas que foram pioneiras na busca da forma pura. Todas elas apropriaram-se dos avanos tecnolgicos que estavam ocorrendo, alm de difundir o conceito funcionalista na arquitetura. Entre suas contribuies mais importantes para o modernismo, pode-se citar:

Depois de sua emancipao poltica, os EUA adotaram o NEOCLASSICISMO como estilo oficial, o qual perdurou at aproximadamente 1840, quando as correntes neogticas e, finalmente, eclticas passaram a predominar no pas. Assim, a mais importante contribuio americana ao modernismo ocorreu somente depois de 1870, atravs da herana racionalista deixada pela experincia ocorrida em Chicago, no Illinois, a qual manteve um acentuado carter unitrio e funcionalista.

Aperfeioamento de novos sistemas de fundaes e de elevadores (hidrulicos e eltricos), alm da apropriao do telefone e do correio pneumtico; Aplicao de novas tecnologias na construo de estruturas em esqueleto de ao, que permitia maior rapidez e economia na execuo; Desenvolvimento do conceito do skyscraper ou arranha-cu, isto , do edifcio vertical constitudo de estrutura de sustentao independente de paredes internas e externas somente para a vedao, que se transformaria no smbolo da metrpole americana.

51

A experincia pr-modernista de Chicago foi formada basicamente por duas geraes de profissionais:
A primeira gerao, composta principalmente por engenheiros que trabalharam logo aps o incndio, da qual faziam parte: Jonh Mills van Osdel (1811-91), William W. Boyington (181898) e William LeBaron Jenney (1832-1907). A segunda gerao, constituda mais por arquitetos, responsveis pelo pioneirismo dos arranha-cus, tais como: Dankmar Adler (18441900), Daniel H. Burnham (1846-1912), John W. Root (1850-91), Martin Roche (1853-1927) e William Holabird (1854-1923).

BEAUTIFUL CITY MOVEMENT


Durante o sculo XIX, tanto o Park Movement como o White City Movement foram decisivos para a afirmao da arquitetura da paisagem norte-americana e seu processo moderno de planejamento. Ambas experincias conduziram ao conjunto de aes de embelezamento das cidades que caracterizaram o BEAUTIFUL CITY MOVEMENT, que ocorreu nas primeiras dcadas do sculo XX e teve Chicago como maior centro de difuso. Este movimento, como ideologia e atividade, encontrou sua mxima interpretao nas exigncias pacificadoras e estabilizadoras do presidente Theodore Roosevelt (1858-1919), florescendo durante cerca de 15 anos, em parte porque as cidades nos EUA especialmente seus centros cvicos e sedes do governo do Estado ainda no estavam totalmente construdas e, conforme RELPH (2002), quaisquer idias imaginativas sobre como constru-las eram bem-vindas.
Tendo como seu principal terico Charles M. Robinson (1869-1920), consistiu em uma metodologia classicista, que visava dotar a cidade de um carter cerimonial e simblico, retomando o vocabulrio monumental e perspectivo. Seus ideais influenciaram arquitetos como: Herbert Baker (1862-1946), cujas idias nacionalistas, ritualistas e imperialistas, refletiram-se nos edifcios governamentais de Pretria, na frica do Sul; e Edwin Lutyens (1862-1944), responsvel pelas feies da nova capital da ndia, Nova Dehli, depois concludas por Baker, onde, dentro de reticulados hexagonais, casas foram distribudas segundo uma frmula complicada de raa, profisso e status socioeconmico.

Depois da Columbian Worlds Fair (1893), Chicago tornouse uma metrpole emergente, a qual crescia desmensuradamente, passando a requerer um processo de planificao. Daniel H. Burnham (1846-1912), que havia sido o diretor dessa exposio, tornou-se o responsvel pela remodelao e adaptao do traado centenrio das artrias comerciais. Junto a Edward H. Bennet (1874-1954), Burnham props o PLANO DE CHICAGO, que foi iniciado em 1906, publicado em 1909 e parcialmente implementado, buscando devolver cidade sua perdida harmonia visual e esttica; e enfatizando a arborizao viria e a situao de prdios simblicos (teatros, bibliotecas e museus); elementos fundamentais para a afirmao do BEAUTIFUL CITY MOVEMENT. Burnham trabalhou em planos para Washington DC (1901), Cleveland (1903) e San Francisco (1906), alm de Manilla e Baguio, nas Filipinas. Sua atuao como construtor tambm foi grande, com obras em Chicago, Detroit e Pittsburg, sendo de sua autoria um dos primeiros arranha-cus de Nova York, o Flatiron Building (1902).

Nessa poca, dois outros arquitetos de


Chicago merecem ateno especial, pois foram os responsveis pelos fundamentos da arquitetura moderna americana:
HENRY HOBSON RICHARDSON (1838-86): Arquiteto norte-americano que em 1885 transferiu-se para Chicago a fim de projetar os grandes Magazines Marshall, Field & Co., cujo aspecto influenciou toda a Escola de Chicago. Por ter estudado em Paris, pertenceu a uma gerao de arquitetos que trouxe para os EUA o conhecimento da cultura artstica europia, especialmente a linguagem romntica de paredes macias de pedra sem polimento, pequenas aberturas isoladas ritmicamente e referncias medievais. Anunciando a arquitetura dos arranha-cus atravs de seus blocks (Chicago American Express), Richardson influenciou diretamente Sullivan e Wright. LOUIS SULLIVAN (1856-1924): Arquiteto norteamericano que tambm estudou em Paris e que, em 1874, entrou para o escritrio de Danker Adler em Chicago, de quem ficou scio de 1881 a 1895. Em suas obras, apontava a funcionalidade e a racionalidade geomtrica como condies bsicas da arquitetura moderna, respeitando seu lema a forma segue a funo. Considerava a arquitetura como uma manifestao social e a expresso de um povo, que deve ser manifesta atravs da fora e verticalidade. Importantes foram suas experincias com a estrutura de ferro e a simplificao decorativa de obras como o Rotschild Building (1881) e o Auditorium de Wabash Avenue (1886), ambos em Chicago.

CANBERRA PLAN (1911/20)

52

A proposta da nova capital da Austrlia, Canberra, foi da autoria de Walter B. Griffin (1876-1937), norte-americano que ganhou um concurso em 1911, juntamente com sua esposa Marion L. Mahoney (1871-1961). Entre 1913 e 1920, tentou realizar seu projeto, mas, devido a inmeros problemas, acabou desistindo. Surpreendentemente, depois de 44 anos, seu projeto foi continuado, destacando-se sua grandiosidade, nobreza e elegncia, sem perder o aspecto repousante (HALL, 2002).

Apesar de no ter havido na Europa


muitas chances para a aplicao de seus princpios, considera-se a reconstruo da Kingsway (1900/10) em Londres GB, influenciada pelo movimento, assim como a arquitetura celebralista dos anos 30/40. Mesmo de carter superficial, as propostas do BEAUTIFUL CITY anteciparam muitas das preocupaes urbansticas modernas, tais como o tamanho e a forma das ruas; a dimenso, o carter dos edifcios e sua localizao na relao recproca com os espaos pblicos; a disposio das zonas sem edificao (reas verdes ou livres); e o tratamento destas com a eventual presena de ruas e com a distribuio dos objetos emergentes sobre elas.
No incio do sculo XX, o mall da capital norte-americana, WASHINGTON DC, foi remodelado, sob direo de Daniel H. Burnham (1846-1912), Charles F. McKim (1847-1909) e Frederick L. Olmsted Jr. (1870-1957); ao gosto do Beautiful City, que tambm teria rebatimentos no Brasil, atravs das remodelaes da ento Capital federal, Rio de Janeiro (1902/06); alm de So Paulo (1914/19) e, mais tarde, Recife, Porto Alegre e Curitiba, onde atuou o urbanista francs Donat-Alfred Agache (1875-1934), com influncias diretas desse movimento.

WASHINGTON DC
Em 1790, o Congresso norte-americano decidiu construir uma capital federal perto do esturio do rio Potomac, batizada em homenagem a George Washington (1732-99), primeiro presidente dos EUA, entre 1789 e 1797, depois de comandar as foras das 13 colnias na luta pela independncia. A cidade foi construda de 1800 a 1871, mais ou menos segundo o plano do francs Pierre Charles LEnfant (1754-1825), elaborado em 1791.
Na planificao de Washington, o programa ideolgico jeffersoniano foi aceito integralmente. Atravs de um traado regular, em tabuleiro de xadrez cortado por diagonais, em que se criavam jardins e esplanadas, fundava-se um mundo novo, que correspondia a uma escolha unitria; uma deciso que nenhuma vontade coletiva tinha apresentado na Europa.
Sua conformao urbana assumiu um significado primrio e preponderante dos modelos disponveis da cultura e da prxis urbanista europia. A partir da tradio americana, sobreps-se um quadrillage colonial ao esquema, ento de vanguarda, sugerido pelo jardim francs, pelo plano de Wren para Londres e pela fantstica Paris de Patte. A cidade tornou-se de fato uma nova natureza e os modelos da cultura absolutista acabaram expropriados e traduzidos pela capital democrtica (TAFURI, 1997).

Aps o sucesso da Exposio Colombiana de 1893, a fisionomia proto-racionalista de Chicago acabou perdida e propagou-se um retorno ao HISTORICISMO, enquanto que na Europa ocorria uma verdadeira renovao da cultura arquitetnica atravs do Art Nouveau.

Incendiada em 1814, a cidade foi


lentamente reconstruda e s retomou seu pleno desenvolvimento aps a Guerra da Secesso (1861/65). Em 1878, perdeu sua autonomia com a criao do Distrito de Columbia; e, a partir de 1901, seu mall (centro cvico) sofreu intervenes pelo MCMILLAN PLAN (1901/10), proposto por Burnham, McKim & Olmsted Jr, segundo os princpios dos White City e Beautiful City Movements, destacando-se a valorizao cnica de edifcios monumentais, reforando sua funo de marcos perspectivos e simblicos.

De 1880 at prximo a Primeira


Guerra Mundial (1914/18), como uma tendncia paralela concentrao vertical de atividades no centro das metrpoles, causada pelo boom dos arranha-cus, foi ocorrendo uma diluio dos bairros residenciais nas periferias urbanas americanas (suburbia = sub + urbe), devido difuso do automvel e tambm dos conceitos funcionalistas e antiurbanistas de Richardson-Sullivan-Wright.

53

MODERNISMO AMERICANO
No incio do sculo XX at a crise de 1929, a construo civil norte-americana foi intensa, mas marcada pelos estilos historicistas e pela verticalizao dos centros urbanos. O ARRANHA-CU afirmou-se como derivado das edificaes comerciais de Chicago, passando agora a ser tratado como torre de acentuada verticalizao de carter neogtico e, depois, Art Dco (PEVSNER, 2001).
Vrios construtores atuaram at os anos 20, produzindo arranha-cus que, apesar de incorporarem a tecnologia moderna de vedao independente, com estrutura em concreto armado ou ao, mantinham referncias historicistas e decorativas.
Entre os destaques, podem ser citadas, as firmas de Holabird & Roche, que ainda atuava em Chicago com o Tacoma Building (1886/89), o Hotel La Salle (1908/09) e o Rand McNally & Co. Building (1911/12) ; e a de Raymond M. Hood (1881-1934) & John M. Howells (18681959), atuante em Nova York, onde produziu: a Chicago Tribune Tower (1924); o Daily News Buildind (1930) e o Rockefeller Center (1930/33), este ltimo com participao de outros profissionais.

Nos EUA, a arquitetura racionalista


estabeleceu-se entre os anos de 1929 e 1939, atravs do trabalho pioneiro de 03 (trs) grandes experincias:
HOWE & LESCAZE (1929-55): Firma construtora fundada pelo arquiteto norteamericano George Howe (1886-1955) e pelo suo emigrado para os EUA em 1920, tambm arquiteto, William Lescaze (1896-1969). Considerada a pioneira do racionalismo na costa leste americana, atravs do emprego de paredes lisas, coroamentos horizontais escalonados e encaixes volumtricos puros, foi da sua autoria o primeiro arranha-cu considerado moderno nos EUA, o Savings Fund Society Building (1929/32, Filadlfia), que apresenta planta livre e racional. Tambm se destacaram seus trabalhos de urbanizao da Dartington Hall Village (1930/38, Devon). ALBERT KAHN (1869-1942): Arquiteto alemo, cuja famlia emigrou para os EUA em 1880. Em 1884, ingressou no escritrio da Masoin & Price, no qual ascendou at se tornar diretor dos projetos da firma. Fundando seu prprio estdio em 1902, iniciou a criao e construo de vrias fbricas, como as da Packard Motor Car Company (1903/10, Detroit), Ford Motor Company (1917/39, Dearborn, Mich.) e Chrysler Corporation 1938, Warren, Mich.). Foi pioneiro da arquitetura industrial norte-americana, preocupado, de forma pragmtica, com a funcionalidade e a flexibilidade espacial. RICHARD NEUTRA (1892-1970): Arquiteto austraco, que trabalhou com Loos e Mendelsohn na Europa, imigrando em 1923 para os EUA, onde atuou em Chicago na firma de Holabird & Roche e no estdio de Frank Lloyd Wright. Em 1925, instalou-se em Los Angeles Cal., tornando-se o pioneiro racionalista na costa oeste. Atravs de um extremo rigor tcnico-construtivo, props uma srie de casas modernas, econmicas e funcionais uma arquitetura de volumetria simples e superfcies claras, sem concesses naturalistas ao ambiente ou preocupaes urbansticas. Desta primeira fase, foram obras suas: o Sanatrio Lovell (1927/29, Los Angeles CA), o Silverlake Research Center (1933/34, Los Angeles CA) e a Von Sternberg House (1936, Valle San Fernando CA). A partir de 1940, a arquitetura de Neutra comeou a incorporar preocupaes organicistas, como o uso de materiais naturais e aplicao de preocupaes psicolgicas. Desta fase, foram algumas casas da clientela do mundo cinematogrfico, tais como a Sidney Kahn House (1940, San Francisco), a Kaufmann House (1946, Palm Springs CA) e a Tromaine House (1947, Santa Barbara CA). ELIEL SAARINEN (1873-1950): Arquiteto finlands que imigrou em 1923 para os EUA, instalando-se em Chicago e tornando-se um dos pioneiros do racionalismo no norte do pas como professor na Universidade de Michigan, para a qual projetou, a partir de 1925, uma srie de edifcios. Embora suas obras ainda apresentem referncias medievais herana de seu trabalho na Finlndia , destacaram-se pela exatido tcnica e pela funcionalidade.. Entre suas obras, destacaram-se: a Academia de Artes Cranbrook (1941, Michigan) e o Centro Cvico de Detroit (1947).

A transformao decisiva na arquitetura americana somente ocorreu por volta de 1930, coincidindo com a crise econmica, que provocou mudanas no quadro sociopoltico e cultural dos EUA. Franklin D. Roosevelt (1882-1945) tomou posse como presidente eleito em 1933 e ps em prtica o plano econmico do New Deal; uma ao estatal planificadora da economia nacional, que atingiu todas as esferas da sociedade americana.
A partir de ento, a arquitetura assumiu o papel de coordenadora das intervenes poltico-administrativas. Alm disso, de 1933 em diante, comearam a chegar os ex-alunos e mestres da Bauhaus alem, expulsos pelo Nazismo, que passaram a atuar e lecionar em universidades do pas.
Em 1937, Moholy-Nagy fundou a New Bauhaus em Chicago IL, onde tambm se estabelecem Mies van der Rohe e Hilberseimer. No mesmo ano, Walter Gropius e Marcel Breuer fixaram-se em Cambridge MA, na Universidade de Harvard, a partir de quando iniciaram uma importante pesquisa sobre casas pr-fabricadas que influenciaria enormemente as geraes futuras.

54

Alm desses profissionais, muitos outros europeus atuaram nos EUA, trazendo a lio funcionalista da arquitetura racional dos anos 20. O organicismo europeu, com sua tendncia humanizadora e crtica em relao aos dogmas racionalistas, somente foi introduzido atravs da Exposio Internacional de New York de 1939, com os pavilhes sueco, de Markelius, e finlands, de Aalto. Contudo, a atuao antecessora de Frank Lloyd Wright (1869-1959) j antecipara muitos de seus pressupostos.

II.

FASE DE TRANSIO (1911/34): Perodo marcado por muitos problemas em sua vida particular, ao mesmo tempo quando sua arquitetura sofreu influncias do Art Dco e de outros exotismos, entretanto, sem abandonar premissas funcionalistas. Fez alguns estudos urbansticos voltados ao naturalismo (Antiurbanismo). Destacaram-se: o Taliesin (1911, Spring Green, Wisc., reconstrudo em 1925), o Hotel Imperial (1915/16, Tokyo, Japo), o plano urbanstico da Broadacre City (1934) e o Conjunto de Escritrios S. C. Johnson & Son (1934, Rancine, Wisc.). FASE MODERNA (1931/59): Fase em que a arquitetura wrightiana chegou na sua maturidade, quando exaltava a horizontalidade (linha da terra) e os materiais naturais, visando a integrao com a paisagem. Buscando fazer os edifcios brotaram harmoniosamente do solo, aplicava formas, materiais e cores do entorno. A partir da criao de um repertrio vastssimo, teve sua obra divulgada na Europa, atravs de publicaes que vieram engrossar a corrente organicista europia. Seus maiores trabalhos at 1945 foram a Edgar J. Kaufmann House (1935/38, Bear Run, Penn.) a famosa Casa da Cascata ou Fallingwater House e o Taliesin West (1937, Scottsdale, Ariz.).

III.

ORGANICISMO WRIGHTIANO
Apresentando uma experincia prematura que j trazia preocupaes orgnicas desde seus trabalhos do final do sculo XIX. Frank Lloyd Wright (1869-1959) considerado profeta e gnio da arquitetura moderna norte-americana, j que promoveu uma revoluo na arquitetura residencial, abandonando as referncias classicistas de seu mestre Sullivan e afastando-se dos geometrismos abstratos da Escola de Chicago.
Wright antecipou em quase 40 anos os princpios da arquitetura orgnica e tornou-se o mais importante arquiteto dos EUA no sculo passado. Suas principais idias concentravam-se na explorao dos materiais tradicionais, na integrao com a paisagem e na valorizao do ambiente interno. Para ele, a mquina deveria construir o edifcio, mas no seria preciso constru-lo como se este tambm fosse uma mquina. Em termos gerais, seu trabalho pode ser dividido em 03 (trs) fases:
I. FASE PRELIMINAR (1894/10): Criao de uma srie de casas de campo as chamadas praire houses , as quais apresentavam traos prematuros do organicismo (o uso simblico da lareira como ponto de partida para a expanso cruciforme da planta; a concepo da casa como refgio; a criao de espaos contnuos e de transio; o emprego de amplas e pesadas coberturas de tenhas cermicas; a eliminao da ornamentao suprflua e a explorao dos novos recursos tecnolgicos). Desas, as mais importantes foram: a Winslow House (1893), a Roberts House (1908) e a Robie House (1909), localizadas em ou nos arredores de Chicago.

No apogeu de seu trabalho e reconhecimento, rebelandose contra a arquitetura cbica racionalista (a caixa aborrecida), Wright adotou uma variedade de formas e materiais. Defendia a concepo unitria da habitao, cujos espaos deveriam ser diferenciados para satisfazer exigncias particulares (descanso, alimentao, convvio, servios, etc.), alm da incluso de inovaes tecnolgicas (concreto armado e protendido, climatizao artificial, painis envidraados, etc.

Na dcada de 1940, um grupo de mais de 50 discpulos chamado Taliesin Fellowships formou-se, no intuito de divulgar as idias wrightianas, dentre as quais as seguintes:
O arquiteto deve construir para a vida que se vive dentro da construo; a mquina deve construir o edifcio, mas no preciso constru-lo como se este tambm fosse uma mquina.; O organicismo mais uma atitude ideolgica que um cdigo-estilo propriamente dito: deve-se interrelacionar o edifcio com a natureza (antecipao de questes ecolgicas), atravs de uma distribuio livre sobre o terreno, com planta funcional, flexvel e cmoda. Deve-se acentuar as linhas horizontais em respeito ao horizonte (a arquitetura deve brotar do solo), alm de usar materiais rsticos (pedras naturais, madeira bruta, cermica exposta, etc.) na busca de texturizao.

Destacou-se a corrente norte-americana que se formou nos anos 40, na Bay Region da Califrnia, constituda por jovens arquitetos inspirados pelos ensinamentos de Wright, mas ainda prximos da experincia de Neutra. Criticando os excessos wrightianos (exotismos suprfluos, interiores escuros, naturalismo, desconsideraes ergonomtricas, etc.), propem uma arquitetura a meio caminho entre razo e emoo, entre racionalismo e organicismo, que influenciou largamente a construo americana at o segundo ps-guerra. Os maiores representantes da ESCOLA ORGNICA CALIFORNIANA foram William W. Wurster (1895-1973) (Reynolds House, 1946, San Francisco, Cal.) e Harwell H. Harris (1903-90) (Hillside House, 1942, Berkeley, Cal.), alm de Raphael Soriano (1904-88), Gregory Ain (1908-88) e Joseph Esherick (1914-98) (ZEVI, 1980).

55

ANTI-URBANISMO AMERICANO
Entre as dcadas de 1920 e 1930, surgiu nos EUA uma corrente terica que se expressou atravs de uma abordagem antiurbana que buscava a integrao da cidade com o meio natural e acabou influenciando a constituio da paisagem norte-americana contempornea, em especial a formao dos SUBRBIOS.

URBANISMO MODERNO NOS EUA


O urbanismo funcionalista encontrou um vasto campo de aplicao nos EUA, pelo trabalho de alguns planejadores que intentaram viabilizar, de forma coerente e eficaz, os princpios das garden-cities e do organicismo em algumas comunidades norte-americanas, criando, por exemplo, o conceito de unidade de vizinhana.
Clarence A. Perry (1872-1944)
Socilogo norte-americano que idealizou, entre 1923 e 1929, em Nova York, a noo de Neighborhood Unit ou Unidade de Vizinhana UV, a qual tinha como preocupao central o resgate das relaes sociais entre vizinhos, que para ele estavam cada vez menos intensas na cidade moderna. Profundamente influenciado pelos escritos de Charles H. Cooley (1864-1929), que acentuava a importncia do grupo primrio para a associao e cooperao ntimas de uma comunidade, partiu do pressuposto que a escola poderia desempenhar a funo de elemento centralizador da vida comunitria. Alm disso, buscava fazer o resgate organicista da escala humana.

Defendida principalmente pelos 14 Southern Agrarians , esta corrente teve como principal modelo urbano a Broadacre City (1932/34), proposta por Frank Lloyd Wright (1869-1959), que, desde meados dos anos 20, concebeu a utopia de 15 Usonia , sintetizada no livro The disappearing city (1932), segundo a qual seria possvel o retorno do homem americano vida no campo, graas tecnologia (eletricidade e automvel).

Um dos precursores do movimento foi o economista e experimentalista Ralph Borsodi (1886-1977) que, rechaando completamente a cidade em que vivia a Nova York dos anos 20, marcada por vrios problemas, greves e protestos , fundou Suffern, uma pequena comunidade auto-sustentvel de 08 acres nas imediaes da metrpole, baseada no trabalho agrcola e na produo prpria de instrumentos para viver e trabalhar. Defendia assim o conceito de voluntary simplify, fundado nos ideais de descentralizao, comunitarismo e volta natureza.
14

Clarence Stein (1882-1975) & Henry Wright (1878-1936)


Planejadores urbanos norte-americanos que criaram o plano da cidade de RADBURN, em Nova Jersey, entre 1928 e 1929, seguindo a tradio das garden-cities e incorporando o conceito da UV, alm de inovarem por meio da separao sistemtica da circulao de veculos e de pedestres, da criao da superquadra suburbana formada por blocos habitacionais e da ampla utilizao do verde e de cul-de-sac.

Denominavam-se Southern Agrarians os escritores e poetas que formaram um grupo em torno da Vanderbilt University, em Nashiville Tenn. e da revista The American Review, no final dos anos 20, que se voltaram Idade Mdia europia que representava o mundo da arte, aprendizagem e moral e para a New England puritana e o Sul antes da Guerra Civil (1861/65). Seus principais membros foram: Stark Young (1881-1963), John G. Fletcher (1886-1950), Allen Tate (1899-1979) e Robert P. Warren (1905-89) (CIUCCI et al., 1975).
15

Usonia era o termo que Wright empregava para descrever a Terra Prometida dos americanos e que expressava sua viso sobre a paisagem norteamericana, tanto para o planejamento urbano como para a arquitetura. Provavelmente em 1927, criou o adjetivo Usonian em substituio a American para descrever o carter particular de Novo Mundo representado pela Amrica (USA), de modo livre e distinto das convenes anteriores (N.A.).

A partir de Radburn e da poltica do New Deal, apareceram algumas experincias urbanas empricas nos EUA, igualmente de influncia howardiana, em especial nas propostas das GREENBELTS, cidades inteiramente limitadas em extenso e populao, criadas depois de 1936 por iniciativa estatal e parcialmente bemsucedidas, pois no contavam com o apoio necessrio das comunidades envolvidas. Realizadas por meio do rgo federal
Resettlement Administration Communities of Greenbelt e cercadas por amplos cintures verdes, os melhores exemplos foram as cidades de Greenbelt (Maryland), Greendale (Wisconsin), Greenhills (Ohio) e Greenbrook (N. Jersey), entre outras.

56

10
DESURBANISMO

Com a Revoluo Russa (1917), as utopias poltico-econmicas dos primeiros anos do urbanismo sovitico adotaram formas, planos e metodologias diferentes das polmicas que agitavam o ambiente cultural da Europa no mesmo perodo. Na URSS, com a instalao do
regime comunista, a partir de outubro de 1917, o planejamento urbano passou a fazer parte do programa do Estado, centralizado e autoritrio, o que fez surgir uma srie de experincias urbanas, cujo conjunto denominou-se DESURBANISMO.
Em 19 de fevereiro de 1918, a Lei dos Direitos Fundamentais do Povo Trabalhador e Explorado eliminou a propriedade privada em todo o territrio sovitico, passando esta a ser propriedade de todo a povo, sem direito a indenizaes; e disposio da coletividade. Ao mesmo tempo, os bens culturais e naturais tornaram-se propriedade nacional.

No incio da dcada de 1920, iniciou-se na jovem Unio Sovitica, um extraordinrio perodo de inveno conjunta expresso pelo Produtivismo ou CONSTRUTIVISMO (Konstruktivismus), que foi fruto de um empenho imediato e entusiasta dos artistas russos nos acontecimentos revolucionrios, visando construir as novas formas de vida a partir dos novos princpios da arte e comeando ruidosos debates sobre a articulao entre a arquitetura e o poder.
Ao longo de uma fase de experimentao que durou todos os anos 20, paralelamente ao lanamento de uma nova poltica econmica, artistas e intelectuais procuraram pensar o quadro no qual deveria viver o "homem novo". Toda uma gerao globalmente designada como "de esquerda" rejeitou o passado para procurar os modelos de um radioso futuro comunista.
Grupos de artistas-pintores, como Vassili Kandinsky (1866-1944) e Kasimir S. Malievitch (1878-1935); poetas como Vladimir V. Maakovski (1893-1930) e Sergei A. Essenin (1895-1925) e escultores-arquitetos, como Vladimir Tatlin (1885-1953) e os irmos Anton Pevsner (1884-1962) e Naum Gabo (1890-1977); procuraram, de uma forma concreta, transformar a vida e as cidades atravs de experincias novas e originais em que cada pessoa fizesse necessariamente parte (BENEVOLO, 2001).

Em um pas predominantemente
rural e pobre, onde as participaes na Primeira Guerra Mundial (1914/18) e depois em uma guerra civil acabaram agravando a crise de abastecimentos existente desde meados de 1890, os revolucionrios soviticos ou sovietes acreditavam que uma nova vida s seria possvel em novas cidades.
Sua vontade de "reconstruir a forma de viver" fundava-se na viso global de uma sociedade em ruptura completa com o velho mundo, fosse esse rompimento expresso no plano poltico, econmico, social ou artstico. Procuraram assim promover uma legislao que favorecesse a mudana que reivindicavam e tambm desenvolver uma reflexo terica sobre as formas urbanas (BENEVOLO, 2001).
A Revoluo provocou forte emigrao, o que implicou diretamente no trabalho dos arquitetos e urbanistas russos, em especial para atender a demanda por novos espaos de moradia. Houve a recuperao de espaos pblicos e a busca da descentralizao, com base nas idias oriundas das cidades-jardim. Ao mesmo tempo, as tradicionais formas de ensino atravs das Academias de Belas-Artes de Moscou e So Petersburgo, assim como da Escola de Artes Industriais Stroganov, em Moscou, entre outras e as organizaes de classe anteriores (a Sociedade de Arquitetos de Moscou MAO e a Sociedade de Arquitetos de So Petersburgo PAO) foram destrudas.

Em 1920, criou-se o VKHUTEMAS, curso superior baseado em um sistema de atelis de arte e de tcnica, cujo papel foi similar ao da Bauhaus (rebatizado em 1928 como Vkhutein); e, em 1921, organizaram-se grupos de trabalho ligados ao Instituto de Cultura Artstica INKHOUK. Em 1923, constituiu-se a Associao dos Novos Arquitetos ASNOVA, destinada a lanar as bases de um novo vocabulrio formal (uso de volumetria simples e expressiva).
57

Entre os principais membros da ASNOVA citam-se: Konstantin Melnikov (1890-1974), Ivan Leonidov (1902-59) e os irmos Leonid (1880-1930), Victor (1882-1950) e Aleksandr Vesnin (1883-1959), alm de Tatlin, que props o projeto irrealizvel de uma torre em espiral inclinada de 400 m de altura para a sede da 3 Internacional Comunista (1919).

seguinte, promoveu um concurso para a proposta de novos alojamentos operrios, depois empreendidos pelo Comit de Construes Estatais STROIKOM, ento dirigido por Mosei J. Ginzburg (1892-1946) (BENEVOLO, 2001).
Como resultados apareceram as idias
dos clubes operrios (1927/29) propostos por K. Melnikov; a sede coletiva do Comissariado de Finanas NARKOMFIN (1928/29), criado por Mosei J. Ginzburg & Ignati F. Milinis; as casas comunitrias idealizadas por Mikhail A. Okhitovich (1896-1937), Viacheslav Vladimirov (1898-1942) e Mikhail O. Barshch (190476); ou ainda o projeto do bairro-satlite de Moscou feito em 1932 pelo arquiteto alemo Ernst May (1886-1970).
Em 04 de novembro de 1922, uma lei tornou obrigatria, em todo o territrio dos soviets, a planificao das cidades. Desde ento, os planos urbansticos da URSS, por influncia dos conceitos das cidades-jardim e da atitude anti-urbana, passaram a traduzir uma idia de disperso populacional, com a eliminao da dicotomia campo/cidade. Um exemplo foi a cidade-satlite de Sokol, criada em 1923, prxima a Moscou (FERRARI, 1991).

Em 1925, fundou-se a Unio dos Arquitetos Contemporneos (Obchestvo Sovremioneh Arkitevtorov OSA), que compreendia, alm dos arquitetos participantes da Bauhaus, outros tericos, artistas e designers renovados, como El Lissitski (18901947) e Aleksandr Rodtchenko (1891-1976).

Sua revista oficial, Arquitetura


Contempornea (Sovremennaa Arkhitektura SA), foi publicada entre 1926 e 1931, difundindo as idias de seus membros, que se autodefiniam como "construtivistas" e empenhados em reconciliar o indivduo com a mquina; o trabalho industrial e a criatividade pessoal.

Os CONSTRUTIVISTAS viam as cidades, assim como quaisquer outras formas de arte que produzissem, como verdadeiros condensadores sociais" capazes de transformar a humanidade enfim liberta do jugo da explorao. Apstolos da vida comunitria e coletiva, exploraram as possibilidades de alterao das relaes entre indivduos (pais e filhos, homens e mulheres, etc.) e ampliaram o conceito de casa at coincidir com o de cidade. Em meio a eles, arquitetos e
urbanistas ensaiaram algumas solues formais para a sociedade que esperavam ajudar a construir. Surgiu a demanda por habitaes de baixa renda, o que conduziu criao de conjuntos residenciais na periferia das grandes cidades, compostos por apartamentos individuais, cozinhas comunitrias e equipamentos pblicos como escolas e servios agregados, em que se aplicavam as idias modernas de estandardizao e de produo em larga escala (FERRARI, 1991).
A maior parte deles props novos tipos urbansticos de edificao, geralmente moradias comunitrias que virtualmente transformariam o organismo urbano e funcionariam como novos elementos urbanos repetveis, embora complexos, onde um determinado nmero de habitantes estaria associado a um dado rol de servios.

Os urbanistas soviticos discutiram


a cidade industrial, reexaminando seu organismo e reconhecendo sua lgica de concentrao, o que impedia a colocao dos elementos da sua construo unidade de habitao, centrais de servios, instalaes produtoras nas mesmas condies recprocas para superar essa lgica. Passaram ento a propor uma nova concepo de desintegrao urbana. At a ascenso do stalinismo na dcada 1930, desenvolveu-se a DESURBANIZAO, que propunha difundir as unidades habitacionais no territrio, concebendo a cidade mais como um agrupamento de elementos distanciados e em contato direto com o meio rural, eliminando o antagonismo entre cidade e campo.

Com isso, aparecem as idias de


descentralizao de grandes cidades (cidade-verde) e de reduo da cidade a uma faixa estreita ao longo das estradas e rios (cidade-linear). Tal corrente encontrou grande nmero de defensores como Ginzburg, Vladimirov, Barshch, Okhitovich e, principalmente, Nikolai A. Milyutin (1889-1942) , os quais esperavam que o pas escapasse aos malefcios da era das mquinas, transplantando as suas cidades para os espaos rurais.

Em 1926, a Revista SA publicou uma pesquisa sobre essas novas tendncias sociais para a moradia e, no ano
58

Nikolai A. Milyutin (1889-1942)


Em seu livro Sotsgorod (Cidade socialista), publicado em 1930, props um esquema linear em que distribua de forma racional as principais funes da cidade industrial: a produtiva e a residencial. Visava assim criar uma cidade racional e econmica, que funcionasse em um sistema linear que evitasse o desperdcio de dinheiro e de tempo no transporte. Essa CIDADE-LINEAR consistia em uma formao periurbana alongada composta de uma srie de setores paralelos funcionalmente especializados, dispostos ao longo de um rio e de acordo com as condicionantes naturais de iluminao e ventilao. Segundo FERRARI (1991), os setores seriam basicamente em nmero de 06 (seis): uma zona segregada de ferrovias; uma zona de produo e empresas comunitrias, com instituies educacionais, cientficas e tcnicas correspondentes; uma highway principal ou cinturo verde; uma zona residencial incluindo uma faixa de instituies sociais, uma faixa de edifcios residenciais e uma faixa infantil; um parque; uma zona agrcola com parques e sovkhozy (fazendas estatais). Tal proposta no pode ser vista como um desurbanismo puro, j que no abolia a cidade para criar um puro campo socialista industrializado, como queria Okhitovich. Buscava mais limitar o crescimento urbano, considerado o fruto das contradies do capital e uma das razes da opresso do proletariado. Buscava reformar o estilo de vida urbana aproximandoo do campo pelo compartilhamento de instituies sociais e residenciais; e deixava de lado o contraste entre organizao coletiva e individual e entre densidade forte ou fraca , mas insistindo na alternativa entre distribuio centralizada (hierrquica) e distribuio linear (igualitria).

DISURBAN CONCEPT (M. OKHITOVICH, 1927)


Em sua essncia, o DESURBANISMO buscava evitar a concentrao urbana e promover uma desintegrao das cidades que seriam, na sua opinio, smbolos da explorao capitalista do trabalho. Props ou atravs de ncleos dispersos no territrio ou da prpria imploso destes propostas para a planificao sovitica, tentando reorganizar as cidades existentes na URSS e idealizar as novas, exigidas pela localizao das instalaes industriais.

Contudo, no incio dos anos 30, sua


teorias foi considerada desviacionista pelos dirigentes russos. E, como o regime fundirio sovitico no poderia permanecer sob a forma que tomara no tempo dos czares, optou-se pela urbanizao funcional, sem substituir e/ou eliminar as cidades, mas sim transformando o campo de modo a acabar com a dicotomia rural-urbano: o campo deveria se urbanizar atravs da criao de cidades-agrcolas obtidas pela industrializao da populao agrcola. Mosei J. Ginzburg (1892-1946)
Urbanista e pesquisador sovitico que, juntamente aos demais construtivistas, procurou encontrar os "instrumentos arquitetnicos da nova cultura socialista". Suas reflexes sobre o espao de trabalho serviram de base ulterior edificao de "palcios operrios"; assim como aquelas que desenvolveu a propsito dos espaos de lazer edificao de clubes dos trabalhadores; e as suas anlises do espao familiar ao levantamento de alojamentos comunitrios (BENEVOLO, 2001). Em 1930, a Revista SA publicou um plano de descentralizao de Moscou proposto por Ginzburg, em conjunto com Mikhail O. Barshch (1904-76), denominado de CIDADE-VERDE, o qual propunha transformar em blocos o organismo centralizado da cidade distribuindo seus habitantes em faixas contnuas de casas baixas, ao longo das vias de circulao.

Em 1930, publicaram-se vrias propostas para uma nova cidade sovitica, MAGNITOGORSK, sendo quase todas desurbanistas, realizadas por arquitetos como Vladimirov, Barshch e Okhitovich, alm de Ivan Leonidov (1902-59), que chefiou um grupo de arquitetos da OSA, os quais previam uma faixa residencial complexa, com casas altas e baixas. Em termos gerais, os objetivos
fundamentais sovitico eram: do desurbanismo
Distribuir uniformemente a populao em todo o territrio, descentralizando a produo industrial e integrando-a agrcola; Integrar, por meio de vias de comunicao, todo o campo, retirando a populao rural dos camponeses (sovkhoz farmers) do isolamento e torpor tradicional; Priorizar a racionalidade, a funcionalidade e o coletivismo, propondo espaos comunitrios, tais como cozinhas, refeitrios, bibliotecas e clubes coletivos, alm de transformar os apartamentos em clulas habitacionais.

CIDADE-LINEAR (N. MILYUTIN, 1930)

59

Os ideais construtivistas de abstrao geomtrica e de utilitarismo determinaram uma atitude esttica que influenciou boa parte da produo artstica e da sensibilidade visual moderna do comeo do sculo passado. Considerados pelo poder stalinista como utpicos e contrarevolucionrios, acabaram suprimidos. Em 29 de maio de 1930, o comit
central do Partido Comunista declararia como antiproletrias as pesquisas sobre essa almejada reconstruo do modo de vida; e as associaes livres de arquitetos foram imediatamente dissolvidas, uma aps as outras. Em 1931, a OSA foi substituda pelo Instituto de Arquitetura e Construo VASI.

Em 1712, Peter, o Grande (16721725), deixou-a por sua capital, So Petersburgo; e Moscou tornou-se a segunda cidade do Imprio. So desta poca muitos de seus castelos e palcios, incluindo a universidade de 1755. Ocupada pelo exrcito de Napoleo em 1812, Moscou foi ento devastada por um imenso incndio e depois remodelada por Ossip Ivanovich Senkovsky (1800-58), arquiteto do Teatro Bolshoi (1821).
Aps a vitria de outubro de 1917 em Petrogrado, os bolcheviques sediaram seu poder em Moscou, que se tornou a sede do Conselho dos Comissionrios do Povo e a capital da Rssia sovitica URSS, de 1922 a 1991 , assumindo o papel de centro revolucionrio com a criao do Komintern (1919) por Vladimir I. Lnin (1870-1924).

Em 1918, Boris V. Sakulin props um


plano regional desurbanista para Moscou que, embora no totalmente realizado, teve grande influncia futura. Consistia na proposta de um triplo cinturo de cidadessatlites organizadas ao redor do ncleo histrico e imersas no verde, integrando residncias e indstrias por meio de uma slida infra-estrutura: uma ampla rede ferroviria separava as reas urbanas de um cinturo verde.
O planejamento da industrializao regional de Moscou acabou influenciando as anlises espaciais de regies econmicas em todo o mundo, tendo seus fundamentos nas idias de economistas russos como Stanislav G. Strumilin (1877-1974), autor do plano moderno de descentralizao moscovita de 1930.

PLANO DE MOSCOU
Mencionada pela primeira vez em 1147, Moscou (Moscovo) desenvolveu-se graas sua situao geogrfica, s margens do rio Moscova, em uma posio de entroncamento de grandes vias fluviais da Rssia, como o Volga e o Dnieper-Volkhov. No incio do sculo XIII, constituiu-se no centro de um principado doado ao gro-prncipe da cidade de Novgorod (hoje Vladimir).

Em 1326, transformou-se na capital da


Igreja Catlica Ortodoxa, quando seu metropolita, Ivan III, o Grande (14401505), que residia em Vladimir desde a queda de Kiev, mudou-se para l. Desde ento, seus gros-prncipes coordenaram as bases de formao de um Estado centralizado, chegando a Ivan IV, o Terrvel (1523-84), que se tornou o primeiro czar em 1547.

Entre 1922 e 1925, uma comisso


para o PLANO DA NOVA MOSCOU, composta por Aleksei V. Shchusev (1873-1949) e Andrei V. Shestakov (1877-1941), entre outros, orientou os programas para transform-la em uma cidade terciria e simblica, com uma populao prevista de 200.000 habitantes para 1945. No plano, consolidava-se a idia de um ncleo central e vrias cidades-jardim separadas entre si por grandes parques urbanos (BENEVOLO, 2001).
A Moscou moderna passou a ser um organismo polinucleado e policntrico, cercado por sucessivos anis concntricos formados por distritos residenciais e industriais, todos imersos em uma rede contnua de reas verdes (886 km2) e projetados para uma massa indiferenciada de pessoas. No centro, ficariam os principais rgos administrativos, as mais altas instituies sociais e culturais e os grandes armazns. Os distritos residenciais abrigam de 2.000 a 6.000 pessoas e possuem restaurantes, creches, postos de sade, armazns, etc. As escolas primrias servem ao mesmo tempo a mais de um distrito e situam-se separadas por reas verdes. Esse conjunto de distritos servidos por uma escola primria e outros equipamentos comunitrios (clube, correio, posto de sade, etc.) recebe o nome de radio (de 8.000 a 12.000 habitantes), que corresponde unidade de vizinhana ocidental.

A cidade medieval desenvolveu-se ao redor do Kremlin, atual sede do governo, da Praa Vermelha e da Igreja do Bem-Aventurado Santo Baslio (1554), transformando-se em um importante centro comercial e poltico. Entre os sculos XVI e XVII, foram construdas suas trs linhas de defesa concntricas, que delimitavam para alm do Kremlin: Kitaigorod (a cidade chinesa), Bielyigorod (a cidade branca) e Zemlianoigorod (a cidade da terra). Seu poderio religioso e econmico acabou por rivalizar com os de Roma e Constantinopla.

60

11
ART DCO
O ART DCO consistiu em um conjunto de manifestaes artsticas originadas na Europa, em especial em Paris, e que se expandiram para as Amricas, inclusive o Brasil, a partir da dcada de 1920, tendo seu apogeu entre os anos 30 e 40.
Ao contrrio do Modernismo, ele no pode ser definido propriamente como um movimento esttico, principalmente, por 02 (duas) razes:
A ausncia de uma doutrina terica unificadora, esta composta por manifestos, associaes e/ou publicaes, que ordenasse a produo segundo conceitos e paradigmas bem definidos e consensuais; A abrangncia limitada, pois, embora difundido mundialmente, no chegou a abarcar a totalidade da produo de uma poca ou regio, convivendo em sincronia, ao longo do seu desenvolvimento, com outras correntes artsticas, especialmente o racionalismo.

Basicamente, o desenvolvimento do ART DCO pode ser divido em 04 (quatro) perodos subsequentes:
I. II. III. IV. Formao e manifestaes embrionrias, at 1925; Lanamento ao pblico e divulgao mundial, de 1925 a 1930; Expanso, consolidao e apogeu, de 1930 a 1940; Manifestaes tardias, de 1940 a 1950.

Os artistas do ART DCO inspiraram-se muito no exotismo, como a moda egpcia despertada principalmente com a recm-descoberta da tumba do fara Tutankamon em 1922 ou a influncia do extremo Oriente (China e Japo), especialmente na cermica e na joalheria.
Combinavam detalhes exticos com

Suas origens situaram-se na Frana, mais precisamente na Societ das Artistes Dcorateurs (ou Sociedade dos Artistas Decoradores); um grupo que deu nome ao estilo e teve sua mxima expresso embora tenham havido outras variadas razes confluentes em 1925, na Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes, ocorrida em Paris e dirigida por Charles Plumet (1861-1928) (STRINER, 1994).

uma nova simetria, clareza e estilizao, produzindo uma linguagem artstica original e muito geometrizada. Tambm outros fatores contriburam para isto, como um novo interesse e valorizao das antigas civilizaes amerndias (astecas, maias e incas), alm da influncia direta das principais correntes de arte moderna (cubismo, neoplasticismo e fauvismo).
A poca do apogeu do ART DCO, entre as dcadas de 1930 e 1940, foi um perodo de elegantes embalagens e cartazes, extravagantes cenrios cinematogrficos e tipos de letras cheios de filigranas, com extremidades e cantos de complicado desenho. Foi essa tambm a era do jazz, e dos ritmos sincopados da msica o charleston, de origem americana; e o calipso, oriundo das Antilhas , que se refletiam nos padres em ziguezague dos tecidos e das jias.
J a partir dos anos 20, o novo estilo passou a ser o favorito para a tipologia de alguns edifcios, tais como garagens, cinemas, terminais de aeroportos, estaes de fora e clubes de piscina, os quais no possuam uma tradio anterior (MAENZ, 1974).

De modo geral, na ARQUITETURA


DCO, as concepes eram claras, simtricas e funcionais. Apenas variavam na riqueza dos materiais e acabamentos, assim como no luxo dos objetos de decorao. A surpresa dos longos corredores, os vidros e painis corredios ou em ladrilhos de vidro permitiam jogos de volumes e luz. Na Europa, a nova poltica social da dcada de 1930 veio propagar entre as classes populares um vocabulrio arquitetnico de um modernismo temperado, ainda impregnado de tradicionalismo e decorativismo.

O ART DCO foi um estilo que, ao contrrio do Art Nouveau, procurava conjugar a produo artstica e a Era da Mquina; criando cermicas, tecidos e mobilirios geomtricos, aerodinmicos e de inspirao moderna, que podiam ser produzidos em srie. Conjugou-se arte e indstria em projetos que eram produzidos em massa a baixo custo, tendo inicialmente objetivo social e popular.

61

A ARQUITETURA DCO correspondeu a um meio termo entre a prtica ecltica e a modernista, vindo ao encontro do gosto burgus, avesso a radicalismos, como aquele representado pelo despojamento total de ornamentos. Esta posio pode ser considerada uma reao ao racionalismo, embora no tenha deixado de incorporar alguns dos conceitos geometrizantes estabelecidos pelas vanguardas artsticas. Basicamente, eram essas as principais caractersticas do Art Dco:
Composio arquitetnica de linhas e planos de matriz clssica: no plano horizontal, simetria axial com acesso centralizado ou valorizando a esquina; e, no plano vertical, conjunto tripartido em base, corpo e coroamento escalonado; Predominncia de cheios sobre vazios, alm da articulao de volumes geometrizados e articulados (varandas semi-embutidas) ou sucesso de superfcies curvas (aerodinamismo no-funcional); Supresso da ornamentao considerada intil, limitando-a geralmente a um ornato floral de escasso relevo e de estilizao geomtrica (molduras, frisos, sulcos, etc.); Elaborao moderna e complexa com tcnicas refinadas e ricos materiais de acabamento, visando evitar a sensao de pobreza trazida pela simplificao racionalista das formas; Simplificao e pureza das linhas e planos do mobilirio, que mantiveram, em muitos casos, o decorativismo historicista antes dominante; Decorao de interiores atravs de uma soluo completa, confortvel e suntuosa, com a aplicao de temas de fauna e flora misturados com motivos de raiz arquitetnica e inclusive com cenas anedticas, que se combinavam com formas, padres e esquemas geomtricos; Iluminao ferica e cenogrfica, inteno esta manifesta desde as perspectivas que acompanham os projetos (provvel influncia cinematogrfica).

Como artista purista, Le Corbusier (1887-1965) foi influenciado pelo Art Dco, como atestou seu mobilirio da poca, assim como o pavilho LEsprit Nouveau, criado por ele para a Exposio de 1925 e que acabou menosprezado por apresentar uma drstica reduo dos elementos expressivos (estilo bolchevique ou cubista) em um esqueleto construtivo de geometria elementar. Foi neste pavilho que exps o polmico e revolucionrio Plan Voisin (1925) para o centro de Paris.

Segundo VAN DE LEMME (1996), no contexto do estilo Art Dec no existiu variao quanto tipologia do mobilirio: continuaram-se produzindo cmodas, armrios e poltronas, sem inovaes relevantes. Na verdade, o que se destacou no design destes mveis e objetos decorativos, assim como nos interiores, foi a substituio das formas sinuosas e curvilneas presentes outrora no Art Nouveau, pelas formas geomtricas, limpas e puras, alm das cores vivas e vibrantes dos acabamentos (tecidos, lacas e vernizes) como modo de compensar a ausncia de ornamentos. Basicamente, os projetos de mveis seguiam 02 (duas) vertentes:
Uma preocupao de produo em massa, que buscava conjugar o gosto burgus com o modelo de produo mecanizada, realizando um mobilirio composto de materiais industriais, como o ferro, o plstico e metais em geral; Uma criao extremamente requintada e especializada, que buscava produzir peas com materiais nobres, como lminas de madeira de lei, marfim e madreprola; ou at mesmo exticos, como pele de tubaro ou zebra.

Entre os artistas que se destacaram, citam-se os decoradores e ebanistas franceses Maurice Dufrne (1876-1955), Jean Dunand (1877-1942), mile-Jacques Ruhlmann (1879-1933) e Pierre Legrain (1888-1929), alm dos designers grficos Paul Colin (1892-1985) e Andr Mouron Cassandre (1901-68). Na escultura, destacou-se Seraphin Soudbinine (1870-1944); e, na pintura, foi excepcional a contribuio da polonesa Tamara Lempicka (1898-1980). Entre os ingleses, Wells Coates (1895-1958) e Clarice Cliff (1899-1972); e, na Itlia, Carlo Bugatti (1856-1940) (VAN DE LEMME, 1996).

No estilismo, Mariano Fortuny y


Madrazo (1871-1949), juntamente com Paul Poiret (1879-1944), tornaram-se os precursores das artes aplicadas moda. Poiret convidou escritores, artistas e maquetistas para trabalharem com ele, formando uma oficina de artes decorativas. J Fortuny, mais tarde, partiu para a pintura, a fotografia e a criao de tecidos e cenrios, alm de ser inventor de sistemas de iluminao cnica. Outro destaque foi Coco Chanel (1883-1971).

Nos interiores Art Dco, a combinao do mobilirio com a decorao resultava em ambientes extremamente surpreendentes e inusitados, que acima de tudo conferiam alegria e otimismo. Conciliando inspiraes tnicas e valores do mundo mecanizado, seus produtos simbolizavam modernidade, atravs de atributos como ritmo, velocidade e variedade (W EBER, 1994).

62

STREAMLINE
Em Nova York e outras metrpoles americanas, os construtores de arranhacus assimilaram o novo estilo bem rpido, que se constituiu em uma opo linguagem moderna, por demais purista; e acabou por transformar o pas no maior reduto do estilo fora da Frana.
Ao mesmo tempo em que foi se afirmando, o Art Dco foi adotando um contorno sinuoso, baseado na silhueta aerodinmica dos veculos, derivao esta que recebeu o nome de STREAMLINE. Isto se deu graas a alguns arquitetos e designers, cuja tendncia abrangeu tambm a arquitetura, a moda e o design moderno de objetos e equipamentos, inspirando-se na era industrial.
Os maiores exemplos do Art Dco novaiorquino so: o New York Telephone ou Barclay-Vesey Building (1923/26) de Ralph T. Walker (1889-1973); o Chrysler Building (1928/31) de William van Alen (1883-1954); o Empire State Building (1930/31) de R. H. Shreve (1877-1946), William F. Lamb (1883-1952) & Arthur L. Harmon (1878-1958); o Radio City Music Hall (1931/32) de Donald Deskey (1894-1989); e o Rockefeller Center (1931/40) da firma de Raymond M. Hood (1881-1934). No Art Dco norte-americano tambm se destacaram os escultores Rockwell Kent (1882-1971) e Paul Manship (18861966); e o pintor Grant Wood (1892-1942).

TROPICAL DCO
O TROPICAL DCO foi uma verso regional de meados dos anos 30 para o Streamline em determinados lugares dos EUA, especialmente na Flrida e em algumas reas da Califrnia. Seus edifcios eram construdos em concreto armado e revestidos com uma linguagem aerodinmica associada a detalhes em ziguezague, policromia e ornamentos estilizados, orgnicos ou abstratos. Nessa variante tropical, o branco
funcionalista passou a ser frequentemente coberto por um tratamento em cores pastis (rosa-flamingo, verde-mar e amarelo-canrio). Exemplificando, as fachadas dos hotis de Miami Beach caracterizam-se por planos curvilneos e ornatos aplicados, cujas estruturas horizontais so coroadas por smbolos futuristas e sinais em non. A variao dos tons pastis encarregava-se em providenciar certa diversidade, ao mesmo tempo em que as janelas geralmente eram enfeitadas por flamingos, garas, conchas do mar, palmeiras e nascer-de-sis. Entre os numerosos hotis da Ocean Drive, em Miami Beach, destacam-se: o Colony (1935), o Park Central (1937), o Century (1939) e o Cardozo (1939), todos projetados por Henry Hohauser (1885-1963); alm do Clevelander (1937), o Majestic (1940) e o Avalon (1941), de Albert Anis (1889-1964); e o Breakwater (1939), de Anton Skislewicz (18951980), entre vrios outros.

As principais caractersticas da verso


americana do Streamline eram:
Contornos pontiagudos, beiradas angulares, sulcos verticais de inspirao preciosista16; Faixas paralelas e coloridas visando dar a impresso de velocidade e movimento; Frisos em baixo relevo e molduras inspiradas em padres amerndios (apaches, astecas e maias); Janelas amplas, marquises planas e formas circulares como escotilhas (inspirao nutica); Torre central lembrando tanto a chamin de navios como um totem indgena.
16

O PRECIOSISMO foi uma corrente pictrica moderna, que floresceu nos EUA especialmente na dcada de 1920, a qual buscava novas atitudes em relao figurao e tambm quanto aos temas artsticos. Seus artistas trilharam a linha de fronteira entre a representao e a abstrao, simplificando as formas a um extremo de parcimnia geomtrica, usando retngulos de bordas bem definidas para indicar enormes arranha-cus e fbricas. Seus maiores representantes foram os pintores Charles Sheeler (1883-1965), Charles Demuth (1883-1935) e, principalmente, Georgia OKeeffe (1887-1986), que evocava a natureza sem descrev-la explicitamente, chegando s raias da abstrao.

Ao contrrio da tendncia da simplicidade do design moderno, o ART DCO trouxe de volta, em plenos anos 20 e 30, a decorao superficial das artes aplicadas, correspondendo a uma espcie de geometrizao do Art Nouveau, atravs de formas delicadas, cantos arredondados e superfcies escalonadas. Por meio de um aerodinamismo no-funcional e um tom eminentemente nostlgico, apresentou derivaes nacionais, ao mesmo tempo em que a arquitetura racionalista havia invadido livros e revistas. Jovens arquitetos de formao ecltica absorveram alguns de seus elementos lingsticos, criando assim uma verso suavizada de um moderno adocicado, ou seja, acolheram as novas contribuies formais (volumes puros, tetos planos, diviso em molduras e superfcies limpas e texturizadas), sem se empenhar nos problemas de substncia, tais como liberdade em planta, funcionalismo e economia.

63

GOOD DESIGN
DESENHO INDUSTRIAL ou Industrial Design consiste no conjunto de atividades tcnicas e artsticas, que se ocupa da concepo formal de objetos (produtos) e da programao visual, a partir de critrios funcionais e estticos, alm de parmetros culturais e socioeconmicos, visando sua fabricao em larga escala.
Por definio, um design moderno deve obedecer a diversos requisitos, tais como economia, segurana, durabilidade e criatividade, devendo-se sempre fazer uma pesquisa de mercado antes da sua criao.
As origens do Desenho Industrial remontam aos finais do sculo XIX, quando a produo mecanizada comeou a competir com o artesanato, o que fez surgir muitas reaes contrrias padronizao e estandardizao, como o Movimento Arts & Crafts, na Inglaterra; e o Art Nouveau, no restante da Europa.
Foi na Alemanha que ocorreu a primeira tentativa eficaz de aproximao entre os artistas e os industriais, atravs da criao da DEUSTCHER WERKBUND (1907); uma associao fundada por Hermann Muthesius (18611927), que estava interessada em e empenhada por uma produo industrial com qualidade artstica. Entretanto, foi somente depois da Primeira Guerra Mundial (1914/18), com a fundao da escola alem STAATLICHES BAUHAUS (1919/33), por Walter Gropius (1883-1969), que finalmente se institucionalizou a formao de artfices criadores de formas industriais (PEVSNER, 1980).

Alm dos mestres racionalistas Le


Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius, constituram-se nos maiores expoentes do GOOD DESIGN:
EILEEN GRAY (1878-1976): Arquiteta e designer francesa, de origem irlandesa, que se dedicou ao projeto de mveis, mantendo um estreito contato com o De Stijl. Baseando-se na estrutura tradicional da cadeira, associou materiais modernos e um esprito maquinista. Seu trabalho provocou elogios por parte dos racionalistas, graas sua pureza e limpeza visual, tendo tambm contribudo em trabalhos arquitetnicos, como no Pavillon des Temps Nouveaux, de Le Corbusier, da Exposio de Paris de 1937. Seu maior destaque foi a Transat Chair (1926), composta por uma estrutura de sicmoro presa por ligaes de metal cromado e assento contnuo de estofado. GERRIT RIETVELD (1888-1964): Arquiteto holands, cujos mveis foram resultado de um rigoroso processo de elaborao racionalista levado at as suas ltimas consequncias. Neles perseguia a reduo da forma a uma estrutura de componentes simples, atitude cujas origens localizavam-se na metodologia da forma proposta pela investigao cubista e neoplstica, e tambm dos exemplos concretos derivados dos procedimentos da construo em madeira tpicos da arquitetura verncula japonesa. Concebendo o design como uma via de articulao de elementos simples, atravs de preocupaes decompositivas da estrutura geomtrica total, influenciou vrios outros artistas. Obras destacadas: Red-and-Blue Chair (1917/18) e Zig-Zag Chair (1934), alm da Casa Schroder (Utrech, 1924). MART STAM (1899-1986): Arquiteto holands, cujas bases tambm foram neoplsticas, mantendo estreitas ligaes com o grupo De Stijl e os arquitetos J. J. P. Oud e G. Rietveld. Por volta de 1927, lecionou na Bauhaus onde tambm foi diretor e trabalhou com o arquiteto alemo ERNEST MAY (1886-1970), com nfase na pureza, na industrializao dos mtodos e no detalhamento tcnico. Suas cadeiras, entre as quais a S33 (1926), caracterizam-se pela leveza conseguida pela sbia associao de tubos de ao com tecido ou lona. JEAN PROUV (1901-84): Arquiteto e designer francs cujos pai e av trabalharam com Emille Gall, vindo portanto de uma tradio ligada cole de Nancy. Trabalhou com Le Corbusier, abrindo seu prprio estdio em 1923. A partir de ento se dedicou ao desenho de mveis modernos de metal, caracterizados pela pureza e racionalidade das formas. Depois de 1950, concentrou-se na revitalizao da linha funcionalista, abandonando o desenho de mobilirio a favor da arquitetura. Uma de suas mais notveis criaes foi a Chaise Antony (1950) e Chaise Lounge Cit (1950).

Por meio do estudo dos mtodos compositivos e da aprendizagem simultnea de tcnicas e materiais, com estgios paralelos em laboratrios e firmas industriais, assim como aulas de administrao e economia, a Bauhaus propunha-se a fundir arte e indstria, fazendo nascer o moderno DESENHO INDUSTRIAL. A Bauhaus decretava o fim do artista isolado e incentivava o trabalho coletivo de artistas e artfices, adaptados sociedade moderna. Embora o Nazismo a tenha fechado em 1933, sua influncia foi decisiva para a afirmao do design moderno e sua esttica. Seus expoentes, que defendiam a economia, a universalidade e a funcionalidade associadas a formas geomtricas puras o que conduziu ao International Style ou Estilo Internacional deram origem ao que comumente passou a ser chamado de GOOD DESIGN, sinnimo do design racionalista, funcional e universal. 64

MARCEL BREUER (1902-81): Arquiteto hngaro, ex-aluno, professor e diretor da Bauhaus, revolucionou os conceitos do mobilirio de escritrio e domstico, aplicando a noo de unidade modular por volta de 1925. Seus mveis eram econmicos, slidos e fceis de limpar, feitos de tubos de ao e ideais para o uso em escritrios, clnicas, transportes urbanos ou outros estabelecimentos pblicos. Entre 1937 e 1941, trabalhou com Gropius em Harvard, EUA, a partir de quando se voltou para o detalhe construtivo. Entre suas cadeiras, destacam-se a B32 e a B64 (1928), alm da renomada Wassily Chair (1925). GIUSEPPE TERRAGNI (1904-43): Arquiteto italiano que foi um dos fundadores do Gruppo Sette, responsvel pela disseminao do racionalismo na Itlia fascista, cujo trabalho caracterizou-se pela base geomtrica e purista e preocupao industrialista. Entre seu mobilirio mais famoso, destacam-se a Follia Chair (1934/36), a Lariana Chair (1935/36) e a SantElia Chair (1936). A primeira foi criada para a Casa del Fascio, em Como, de 1932, definida por um assento e encosto de madeira, pintados de preto e conectados por suportes esbeltos de ao curvo. As outras so estofados ligados por estruturas tubulares de ao.

Alm de ALVAR (1898-1976) com


sua Paimio Chair (1929) e sua esposa, AINO AALTO (1906-49), outros nomes do design escandinavo encontraram sua fora nos anos 30 e 40, passando a serem reconhecidos mundialmente, tais como:
BRUNO MATHSSON (1907-88): Arquiteto e designer de mveis sueco que aproximou com idias coloridas o funcionalismo moderno com a tradio artesanal da Sucia. Filho de carpinteiro, comeou a trabalhar com seu pai para depois abri seu prprio estdio. Desenvolveu uma tcnica especial para cadeiras em madeira, na qual seus componentes eram dobrados e colados sob gua quente. Obras de destaque: Grasshopper (1931), Mimat (1932), Eva Chair (1935) e Swivel Chair (1939/40). HANS WEGNER (1914-2007: Designer dinamarqus clebre por seu mobilirio que trabalhou com Arne Jacobsen, preocupando-se com a ergonomia e o trabalho criativo da madeira. Seus maiores destaques foram as cadeiras: Peacock (1947), Wishbone Y (1949) e Flag Halyard (1950), entre outras.

A partir dos anos 30, o conflito entre o pensamento moderno e os regimes autoritrios de alguns pases europeus acabou isolando e/ou bloqueando as experincias funcionalistas, o que incentivou a difuso do ART DCO. Apesar dessa crise, houve o surgimento de uma nova vertente do design moderno, no trabalho de projetistas escandinavos. As crticas organicistas levaram criao de um design mais orgnico, que passou a se apropriar de materiais naturais industrializados, como a madeira, couro e tecidos, alm de se preocupar mais com as questes ergonomtricas. Em paralelo, as presses do mercado comearam a exigir uma esttica mais atraente, o que muitas vezes acabou conduzindo a novas experimentaes, em especial na Itlia e na Frana.
Pode-se considerar o ORGANIC DESIGN como uma aproximao holstica e humanizante do good design, que pretendeu faz-lo captar o esprito da natureza a partir das dcadas de 1930 e 1940. Atravs do uso de formas orgnicas, incorporava texturas, curvas e cantos arredondados, contrariando o formalismo geomtrico com arestas do International Style ou Estilo Universal (FIELL & FIELL, 1993; DENIS, 2000).

Nos anos 40, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial (1939/45), em toda a Europa, disseminaram-se as derivaes escandinavas, que passaram a ser adaptadas com uma forte diversidade de pontos de vista em matria de esttica industrial e de conceitos decorativos, merecendo destaque as combinaes italianas como Franco Albini (1905-77) e Luigi Caccia Dominioni (1913-) e as francesas Pierre Chareau (1883-1950), Ren Gabriel (1890-1950), Ren Herbst (1891-1982) e Jean Royre (1902-81) , onde subsistiam com fora tendncias tradicionais de base artesanal associadas a preocupaes modernas

Nas dcadas de 1940 e 1950,


desenvolveu-se o conceito da organizao do conjunto habitvel, marcado por um desejo de bem-estar e de simplicidade que conduziu a se diminuir a pureza das formas e a uma nova mentalidade em torno da elegncia e do conforto. Aparecia na Itlia uma notvel renovao da artesania na moblia, particularmente no foco milans e um desejo de se afastar tanto dos frios esquemas racionalistas como das solues escandinavas, estranhas sensibilidade latina. Em uma tendncia nitidamente neo-expressionista, os italianos passaram a usar progressivamente a madeira de teca, combinada com o couro e as matrias plsticas, alm das armaes metlicas, dos elementos moldados e da espuma de ltex, com o particular atrativo de que os produtos fabricados em srie mantinham o agradvel aspecto humanizado que tinham os artesanais.

65

Apontam-se os seguintes como representantes da linha funcionalista, orgnica e expressiva do design italiano:
GIO PONTI (1891-1979): Arquiteto milans que foi o catalizador do rejuvenescimento do design italiano do segundo ps-guerra. Desenvolveu em seus projetos uma modernidade elegante, evitando os extremos do racionalismo ou do neoclassicismo acadmico. Com uma obra que abrange da arquitetura ao mobilirio, cenografia e urbanismo, foi o diretor fundador da influente revista Domus (1928/41 e 1948/79). Sua Cadeira Superleggera (1955/57) em estrutura de madeira e assento tranado equivaleu ao retorno da tradio sem perda do esprito moderno de pureza e funcionalidade. Suas principais obras foram as torres milanesas Montecatini (1936) e Pirelli (1956/58) e a Catedral de Tarano (1971), entre outras. CARLO MOLLINO (1905-73): Arquiteto italiano, filho do proeminente engenheiro Eugenio Mollino, que tambm foi professor em Turim e trabalhou como designer de mobilirio e interiores, alm de estilista e designer de automveis de corrida, incluindo o Osca 1100, vencedor do circuito Le Mans de 24 horas de 1954. Seu interesse pelo ocultismo refletiu-se em seu design, baseado em formas orgnicas e volumosas. Entre seus trabalhos, destacam-se a Cadeira Lisa & Gio Ponti (1940), a Poltrona Ardea (1944) e a Cadeira 10-Ply Ash (1949). MARCO ZANUSO (1916-): Arquiteto milans que tambm foi diretor da revista Domus. Entre 1947 e 1949, foi o chefe-editor da revista Casabella, importante veculo de divulgao do moderno design italiano. Trabalhou para a Pirelli, desenvolvendo vrias obras marcadas pela ergonomia e pela plasticidade, onde explorava as potencialidades da espuma de ltex como material de estofamento. Em 1950, a companhia criou a firma Arflex para produzir suas obras e de outros artistas que utilizassem este material. Entre suas obras, merecem destaque a Antropus Chair (1950) primeira cadeira da Arflex , a Poltrona Lady (1951), a Fiorenza Chair (1952) e a Childs Chair (1961).

A influncia do esprito escandinavo alcanou uma intensidade particular nos EUA manifestada com o emprego de desenhos com amplas curvas que facilitavam a aplicao de matrias plsticas moldadas aos mveis e refletiam a extenso de conceitos organicistas e neoexpressionistas de raiz arquitetnica para a moblia e a decorao de interiores. Esta tendncia aparecia claramente a partir da Exposio de Esttica Industrial de Nova York em 1940, onde alcanou plena aceitao.

Entre os nomes do design americano,


que, a partir das experincias europias dos anos 40 e 50, desenvolveram um novo senso de propores e funcionalidade, incorporando o emprego de materiais industrializados, destacaram-se:
CHARLES (1907-78) & RAY EAMES (1912-88): Casal de arquitetos e designers que criaram vrias peas notveis, conciliando funcionalismo e tecnologia. Notabilizaram-se principalmente por cadeiras em contraplacado moldado e poltronas em forma de concha em polister e fibra de vidro (1955). Charles formouse em Washington, montando escritrio em St. Louis em 1930. Em 1936, ofereceram-lhe uma bolsa de estudos na Academia de Arte de Cranbrook, Michigan, onde conheceu sua futura esposa, Ray Kaiser, e Eero Saarinen. Em 1941, o casal mudou-se para a Califrnia, onde trabalharam em parceria a partir de 1944, criando mobilirios produzidos por Hermann Miller. Depois, passaram produo de filmes, fotografias e design de exposies. Sua lista de clientes inclua o governo americano e a IBM. GEORGE NELSON (1907-86): Arquiteto e designer norte-americano que, em 1931, venceu o Prix di Roma, financiando sua viagem Europa. De volta aos EUA, em 1933, tornou-se o editor da revista Architectural Forum, onde promoveu a arquitetura e o design modernos que vira na Europa. A sua poltrona Storagewall (1945), exibida na revista Life, levou-o a uma longa associao com Hermann Miller (1946/66), para quem executou vrios designs de mobilirio, inclusive o Sof Marshmallowe (1952), a Cococut Chair (1956), a Kangaroo Chair (1956), a MAA Chair (1958), a DAF Chair (1958) e o Action Office (1961). EERO SAARINEM (1910-61): Arquiteto finlands que em 1923 foi para os EUA com seu pai, Eliel Saarinen, passando a trabalhar com ele em 1923, destacando-se no design de mobilirio plstico. Na arquitetura, percebeu que o ao e vidro no tinham a fora necessria para comunicar o significado de um edifcio, preferindo empenhar-se na pesquisa estrutural. A partir dos anos 50, suas obras modificam-se pela acentuao da forma escultrica e moderao tcnica. No mobilirio, destacaramse Womb Chair (1946) e Tulip Chair (1955/57).

A partir dos anos 40, o desenvolvimento tecnolgico possibilitou a ampliao das pesquisas em design, com a aplicao de novos materiais e conceitos, principalmente com os progressos da ergonomia e do aerodinamismo. Entre os destaques, citam-se o dinamarqus Arne Jacobsen (1902-71), o suo Hans Corey (1906-91), o italiano Osvaldo Borsani (1911-85), o catalo Antoni Bonet i Castellana (1913-) e o japons Sori Yanagi (1915-). Nos EUA, particular relevo alcanaram as atividades da firma KNOLL (1938), fundada por Hans (1900-55) & Florence Knoll (1917-), que equivaleu em uma espcie de continuao da Bauhaus, agrupando diversos profissionais interessados em aperfeioar as tcnicas de fabricao em srie com diversos materiais, os quais obtiveram grande difuso e aceitao comercial.

HARRY BERTOIA (1915-78): Designer italiano que se mudou para os EUA em 1930. Depois de ensinar a arte de criar em metal, trabalhou com Charles Eames em cadeiras de madeira compensada e arame. Tambm escultor, em 1950, montou seu prprio estdio, criando para a Knoll International as famosas cadeiras em tela metlica sobre ps de ao soldado, na linha de suas esculturas, igualmente elaboradas a partir de tubos de metal coloridos. Destacou-se a Diamond Chair (1955).

66

S-ar putea să vă placă și