Sunteți pe pagina 1din 11

www.pciconcursos.com.

br

UnB/CESPE ABIN

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS GERAIS
Texto para os itens de 1 a 11
1

Com relao s ideias do texto, julgue os itens seguintes.


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

Nas ltimas dcadas, o aumento dos ndices de criminalidade e a atuao de organizaes criminosas transnacionais colocaram a segurana pblica entre as principais preocupaes da sociedade e do Estado brasileiros. A delinquncia e a violncia criminal afetam, em maior ou menor grau, toda a populao, provocando apreenso e medo na sociedade, e despertando o sentimento de descrena em relao s instituies estatais responsveis pela manuteno da paz social. No projeto Segurana Pblica para o Brasil, da Secretaria Nacional de Segurana Pblica, aponta-se como principal causa do aumento da criminalidade o trfico de drogas e de armas. A articulao entre esses dois ilcitos potencializa e diversifica as atividades criminosas. Homicdios dolosos, roubos, furtos, sequestros e latrocnios esto, frequentemente, associados ao consumo e venda de drogas e utilizao de armas ilegais. Mundialmente, o trip integrado por narcotraficantes, terroristas e contrabandistas de armas atua em conjunto ou de forma complementar, constituindo uma grave ameaa sociedade e aos Estados nacionais. A globalizao favoreceu a expanso geogrfica dos crimes transnacionais, cujos agentes utilizam as facilidades comerciais, as comunicaes e os mltiplos meios de transportes para encobrir suas atividades ilcitas. Em razo da complexidade, da amplitude e do poderio das redes criminosas transnacionais, a soluo para a criminalidade depende de decises poltico-econmico-sociais e, concomitantemente, de aes preventivas e repressivas de rgos estatais. Nesse contexto, as operaes de inteligncia so instrumentos legais de que dispe o Estado na busca pela manuteno e proteo de dados sigilosos. A Agncia Brasileira de Inteligncia (ABIN), rgo central do Sistema Brasileiro de Inteligncia (SISBIN), deve assumir a misso de centralizar, processar e distribuir dados e informaes estratgicas para municiar os rgos policiais (federais, estaduais e municipais) nas aes de combate ao crime organizado. Alm disso, a ABIN responsvel por manter contato com os servios de inteligncia parceiros, para favorecer a troca de informaes e a cooperao multilateral.
Cristina Clia Fonseca Rodrigues. A atividade operacional em benefcio da segurana pblica: o combate ao crime organizado. In: Revista Brasileira de Inteligncia. Braslia: ABIN, n.o 5, out./2009. Internet: <www.abin.gov.br> (com adaptaes).

Depreende-se da leitura do texto que uma das razes para o descrdito das instituies responsveis pela segurana pblica a corrupo existente entre seus membros. Das informaes do texto conclui-se que o intercmbio de dados e informaes entre agncias de inteligncia cobe a expanso de redes criminosas. Considerando-se que as operaes de inteligncia so instrumentos legais disponveis ao Estado, correto inferir que os servios de inteligncia prescindem das formalidades legais para a obteno de dados sigilosos. O argumento de que a criminalidade intensificada pela associao do narcotrfico com o contrabando de armas refora a ideia central do texto, que pode ser expressa nos seguintes termos: os servios de inteligncia so imprescindveis para a reduo da criminalidade no mundo. De acordo com o texto, o processo de globalizao o principal responsvel pelo aumento dos ndices de criminalidade no Brasil. Infere-se do texto que as autoridades do Estado devem valer-se dos servios de inteligncia para combater o crime organizado.

Com referncia s estruturas lingusticas empregadas no texto, julgue os itens subsequentes.


7

Na linha 31, a preposio de empregada antes de que exigncia sinttica da forma verbal dispe; portanto, sua retirada implicaria prejuzo correo gramatical do perodo. A substituio do termo estratgicas (R.36) por estratgicos no causaria prejuzo correo gramatical nem ao sentido do texto. A substituio da expresso ao crime organizado (R.37-38) por criminalidade alteraria o sentido original do texto, mas no prejudicaria a correo gramatical do perodo. Estaria gramaticalmente correto o emprego da preposio a antes de toda a populao (R.6) a toda a populao visto que a forma verbal afetam (R.5) apresenta dupla regncia. A supresso das vrgulas que isolam a expresso da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (R.10-11) alteraria o sentido do texto, visto que estaria subentendida a existncia de, pelo menos, mais um projeto denominado Segurana Pblica para o Brasil.
1

10

11

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

Os itens a seguir so excertos adaptados do texto A atividade operacional em benefcio da segurana pblica: o combate ao crime organizado (op. cit.). Julgue-os no que se refere correo gramatical e coerncia das ideias.
12

RASCUNHO

A globalizao do crime e as perspectivas de crescimento das organizaes criminosas transnacionais com ampliao de redes de atuao e constantes inovaes no modo de ao exige dos Estados nacionais atividades coordenadas a nvel de segurana pblica. Para combater, eficientemente, as diversas modalidades de crimes transnacionais preciso penetrar na hierarquia compartimentalizada das organizaes criminosas para conhecer seus objetivos e ligaes e antecipar suas aes. Os crimes transnacionais proliferam velocidade altssima, por conseguinte, beneficiam-se do avano das telecomunicaes, razo porque a inteligncia torna-se essencial para o combate dos mesmos. Os dados e as informaes reunidas pelas operaes de inteligncia possibilitam a identificao e a compreenso das caractersticas, da estrutura, das formas de financiamento e do modo de operao das organizaes criminosas e de seus componentes.

13

14

15

Considere que, em um rgo de inteligncia, o responsvel por determinado setor disponha de 20 agentes, sendo 5 especialistas em tcnicas de entrevista, 8 especialistas em reconhecimento operacional e 7 especialistas em tcnicas de levantamento de informaes, todos com bom desempenho na tarefa de acompanhamento de investigado. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir.
16

Se, para cumprir determinada misso, for necessrio fazer, simultaneamente, reconhecimento operacional em 3 locais diferentes, ento o responsvel pelo setor ter 340 maneiras distintas de compor uma equipe da qual faam parte 3 agentes especialistas para essa misso, sendo um especialista para cada local. Considere que uma das tcnicas de acompanhamento de investigado que se desloque por uma rua retilnea consista em manter um agente no mesmo lado da via que o investigado, alguns metros atrs deste, e dois outros agentes do lado oposto da rua, um caminhando exatamente ao lado do investigado e outro, alguns metros atrs. Nessa situao, h 10 maneiras distintas de 3 agentes previamente escolhidos se organizarem durante uma misso de acompanhamento em que seja utilizada essa tcnica. H mais de 270 maneiras distintas de o responsvel pelo setor organizar uma equipe composta por 1 especialista em entrevista, 1 em reconhecimento operacional e 1 em levantamento de informaes, para determinada misso.
2

17

18

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

Um entrevistador obteve de um suspeito a seguinte declarao: Ora, se eu fosse um espio, ento eu no amaria o meu pas, pois eu amo o meu pas, ou sou um traidor da ptria, j que no possvel acontecer as duas coisas ao mesmo tempo. Agora, se eu no fosse um traidor da ptria, ento eu amaria o meu pas. Logo, eu no sou um espio e amo o meu pas. Considerando a lgica sentencial apresentada, julgue os itens subsequentes.
19 20

De acordo com o que dispe o Decreto n. 4.376/2002 sobre a organizao e funcionamento do SISBIN, julgue os prximos itens.
28

Exige-se, nas reunies do conselho consultivo do SISBIN presena de, no mnimo, dois teros de seus membros.

29

As unidades da Federao podem compor o SISBIN, mediante ajustes especficos e convnios e aprovao necessria do conselho consultivo institudo pelo referido decreto.

O argumento do suspeito um argumento vlido. A negao da concluso do argumento utilizado pelo suspeito equivalente seguinte proposio: eu sou um espio ou no amo o meu pas.

Considerando os direitos, as obrigaes e as competncias dos ocupantes de cargos e funes da ABIN, julgue os itens que se seguem com base no disposto na Lei n. 11.776/2008 e no Decreto n. 6.408/2008.
30

Acerca do uso de ferramentas, tcnicas e aplicativos para a Internet e intranet, julgue os itens que se seguem.
21

A utilizao dos padres de correio eletrnico implica a gerao automtica, pelo IMAP (Internet message access protocol), de uma assinatura digital, que pode ser verificada pelo destinatrio. A troca de mensagens eletrnicas entre cidades geograficamente distantes no pode ser realizada por meio de uma intranet, em razo das caractersticas dos protocolos de email usados em uma rede corporativa.

A cesso dos titulares de cargos integrantes do quadro de pessoal da ABIN s permitida para os casos previstos em legislao especfica ou investidura em cargo de natureza especial ou do grupo de direo e assessoramento superiores (DAS), nos nveis 4, 5 e 6, ou equivalentes.

22

31

A propriedade intelectual criada por qualquer agente pblico em decorrncia do exerccio de suas atribuies ou na condio de representante da ABIN pertence exclusivamente Unio, determinao que no abrange a produo intelectual dos alunos de cursos ministrados pelo rgo, nem patentes requeridas por ex-servidor da ABIN depois de decorrido um ano aps a extino do seu vnculo empregatcio.

Com relao ao ambiente Microsoft Office, julgue os prximos itens.


23

Uma planilha criada no Excel 2007 e armazenada em arquivo no formato xlsx pode ser exportada para o padro XML, por meio do prprio Excel 2007. Um documento criado no Word 2003 pode ser aberto no Word 2007 e salvo no formato docx.

24

Julgue os prximos itens com base no que estabelece o Cdigo Penal sobre falsidade documental e crimes praticados por funcionrio pblico.
32

Julgue o item abaixo, a respeito de mecanismos de segurana da informao, considerando que uma mensagem tenha sido criptografada com a chave pblica de determinado destino e enviada por meio de um canal de comunicao.
25

O funcionrio que inserir ou facilitar, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da administrao pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem, ou para causar dano est sujeito a pena de recluso de dois a doze anos, e multa, devendo, ainda, as penas ser aumentadas de um tero at a metade se a modificao ou alterao resultar em dano para a administrao pblica ou para o administrado.

A mensagem criptografada com a chave pblica do destinatrio garante que somente quem gerou a informao criptografada e o destinatrio sejam capazes de abri-la.

Com base na Lei n. 9.883/1999, que instituiu o SISBIN e criou a ABIN, julgue os seguintes itens.
26

Os atos administrativos, no mbito da ABIN, que viabilizem aquisies de bens e servios cuja publicidade possa comprometer o xito das atividades sigilosas da agncia devem ser publicados em extrato, cabendo ao gestor utilizar, nesses casos, recursos oramentrios sigilosos. O controle e a fiscalizao externos da atividade de inteligncia so exercidos pela Comisso Mista de Controle de rgos de Inteligncia do Congresso Nacional, criada junto com a ABIN. Integram-na os presidentes das Comisses de Relaes Exteriores e Defesa Nacional da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, os lderes da maioria e minoria na Cmara dos Deputados e no Senado Federal e o presidente do Tribunal de Contas da Unio.

33

A omisso, em documento pblico, de declarao que dele deveria constar, ou a insero de declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato jurdico relevante, sujeita o funcionrio pblico a pena de recluso de um a cinco anos e multa, se o documento for pblico; e de um a trs anos e multa, se o documento for particular. A pena ser aumentada em um sexto se a falsificao ou alterao for de assentamento de registro civil.
3

27

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

Julgue os prximos itens, relativos salvaguarda de dados, informaes, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurana da sociedade e do Estado no mbito da administrao pblica federal.
34

Julgue os itens seguintes, acerca da segurana pblica e das Foras Armadas.


41

A preparao, impresso ou, se for o caso, reproduo de documento sigiloso efetuada em tipografias, impressoras, oficinas grficas ou similares devem ser acompanhadas por pessoa oficialmente designada para tanto, sendo ela responsvel pela garantia do sigilo durante a confeco do documento e pela eliminao de notas manuscritas, tipos, clichs, carbonos, provas ou qualquer outro recurso que possa dar origem a cpia no autorizada do todo ou parte. Os equipamentos e sistemas utilizados para a produo de documentos com grau de sigilo secreto, confidencial e reservado s podem integrar redes de computadores que possuam sistemas de criptografia e segurana adequados proteo dos documentos e que sejam fsica e logicamente isoladas de qualquer outra. Os titulares de rgos ou entidades pblicos encarregados da preparao de planos, pesquisas e trabalhos de aperfeioamento ou de novo projeto, prova, produo, aquisio, armazenagem ou emprego de material sigiloso so os responsveis pela expedio das instrues adicionais que se tornarem necessrias salvaguarda dos assuntos a eles relacionados. Os rgos e entidades pblicos e as instituies de carter pblico, para dar conhecimento de minuta de contrato cujo objeto seja sigiloso ou cuja execuo implique a divulgao de desenhos, plantas, materiais, dados ou informaes de natureza sigilosa devem exigir dos interessados na contratao a assinatura de termo de compromisso de manuteno do sigilo.

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, os aspectos relativos legalidade da imposio de punio constritiva da liberdade, em procedimento administrativo castrense, podem ser discutidos por meio de habeas corpus. permitido a um estado da Federao criar instituto geral de percias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos rgos encarregados do exerccio da segurana pblica. As corporaes consideradas foras auxiliares e reserva do Exrcito subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territrios.

42

43

35

Com referncia a aspectos constitucionais, julgue os itens que se seguem.


44

36

Embora seja da competncia da Unio legislar sobre defesa territorial, na hiptese de ocorrncia de omisso legislativa acerca desse tema, aos estados-membros concedida autorizao constitucional para o exerccio da competncia legislativa suplementar. A soberania popular exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituio Federal brasileira consagra, tambm, a democracia participativa ao prever instrumentos de participao intensa e efetiva do cidado nas decises governamentais.

45

37

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos poderes e atos administrativos.


46 47

A revogao de um ato revogador no restaura, automaticamente, a validade do primeiro ato revogado. Considere a seguinte situao hipottica. Um municpio estabeleceu que somente seriam concedidos alvars de funcionamento a restaurantes que tivessem instalado exaustor de fumaa acima de cada fogo industrial. Na vigncia dessa determinao, um fiscal do municpio atestou, falsamente, que o restaurante X possua o referido equipamento, tendo-lhe sido concedido o alvar. Dias aps a fiscalizao, a administrao verificou que no havia no referido estabelecimento o exaustor de fumaa. Nessa situao hipottica, considera-se nulo o alvar, dada a inexistncia de motivo do ato administrativo. A licena um ato administrativo que revela o carter preventivo da atuao da administrao no exerccio do poder de polcia.

Acerca da Poltica de Segurana da Informao (PSI) nos rgos e entidades da administrao pblica federal, instituda pelo Decreto n. 3.505/2000, julgue os seguintes itens.
38

Cabe Secretaria de Defesa Nacional, assessorada pelo Comit Gestor da Segurana da Informao e pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico da ABIN, estabelecer normas, padres, nveis, tipos e demais aspectos relacionados ao emprego dos produtos que incorporem recursos criptogrficos, de modo a assegurar-lhes confidencialidade, autenticidade e integridade, assim como a garantir a interoperabilidade entre os sistemas de segurana da informao. Os membros do Comit Gestor da Segurana da Informao s podem participar de processos, no mbito da segurana da informao, de iniciativa do setor privado, caso essa participao seja julgada imprescindvel para atender aos interesses da defesa nacional, a critrio do Comit Gestor e aps aprovao do Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica. Entre os objetivos da PSI, insere-se o estmulo participao competitiva do setor produtivo no mercado de bens e de servios relacionados com a segurana da informao, incluindo-se a fabricao de produtos que incorporem recursos criptogrficos.

48

39

No que se refere ao regime jurdico dos servidores pblicos civis da administrao federal, julgue os itens a seguir.
49

40

O servidor pblico removido de ofcio, no interesse da administrao, pode alegar a garantia da inamovibilidade para permanecer no local onde exerce suas funes. Afasta-se a responsabilidade penal do servidor pblico que pratique fato previsto, na legislao, como contraveno penal, dada a baixa lesividade da conduta, subsistindo a responsabilidade civil e administrativa.
4

50

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Julgue os itens a seguir, acerca de teorias, princpios e terminologia vinculados arquivologia.
51

Com relao avaliao de documentos, julgue os itens subsequentes.


62

Segundo o princpio da universalidade, compete ao arquivista apreender, compreender, estruturar, classificar, organizar e descrever a informao orgnica, registrada de modo global, antes de pass-la para uma etapa mais pormenorizada. A teoria das trs idades, tambm conhecida como ciclo vital dos documentos, ganhou expresso a partir da exploso documental ps-Segunda Guerra Mundial, quando os norteamericanos e canadenses passaram a aplicar a gesto de documentos nas vrias fases dos documentos, a fim de racionalizar sua produo e destinao. Atualmente, no contexto da evoluo da disciplina arquivstica, o termo informao arquivstica substitui o termo documento arquivstico. Os princpios de respeito aos fundos e ordem original dos documentos so suficientes para perpetuar e demonstrar as inter-relaes dos documentos contemporneos e autenticar seu significado. O princpio da provenincia consiste em procedimentos lgicos e prticos que visam mesclar os conjuntos documentais produzidos e acumulados por diversas entidades coletivas, pessoas ou famlias no decorrer de suas atividades.

Segundo Schellenberg, para se definir o valor informativo dos documentos oficiais, trs princpios fundamentais devem ser considerados: unicidade, naturalidade e contedo. No mbito da administrao pblica, a comisso de avaliao de documentos deve ser formada por um grupo multidisciplinar, encarregado da avaliao de documentos de um arquivo, que tenha como uma de suas atividades o estabelecimento de prazos de temporalidade para os documentos arquivsticos.

63

52

53

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.


64

54

Quando uma instituio recebe documentos de vrias pessoas que tm entre si uma ligao de parentesco, a classificao e o inventrio devem respeitar a individualidade de cada um, no havendo razo para evidenciar a hierarquia de seus fundos. Comumente consideradas semelhantes pelos arquivistas brasileiros, as operaes de classificao e arranjo so distintas, aplicadas na organizao dos arquivos correntes e dos arquivos permanentes, respectivamente. A organizao dos documentos de valor secundrio fundamenta-se na premissa de que, para o usurio, a informao contida no documento mais importante do que o contexto que a criou. O arranjo documental se baseia em dois mtodos, estrutural e funcional, e sua aplicao tem gerado controvrsias na literatura e na prtica arquivstica. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que no h a adoo de um mtodo puramente estrutural ou funcional. Para Schellenberg, as colees naturais e os arquivos so termos que no podem ser usados indistintamente porque dizem respeito a documentos que so comumente oriundos da mesma fonte e reunidos concomitantemente com as aes a que se referem. A classificao dos documentos deve refletir a organizao e as funes/atividades do(s) rgo(s) que os produziram.

65

55

66

Acerca do gerenciamento da informao e da gesto de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.
56

67

A maioria dos servios arquivsticos governamentais brasileiros so desprovidos de padres bsicos de gerenciamento da informao. A soluo para isso, segundo o consenso entre os principais autores que tratam desse tema, investir em recursos informticos. Caso um arquivista seja chamado a fazer um diagnstico da documentao de um rgo ele deve, primeiramente, apresentar ao rgo solicitante um projeto arquivstico. Sob o enfoque arquivstico, a partir da incorporao de uma mensagem eletrnica ao sistema eletrnico de gesto de uma empresa governamental, a mensagem deve, obrigatoriamente, ser apagada do sistema eletrnico do produtor ou receptor. O acesso de pesquisadores documentao de fase intermediria contraria as concepes arquivsticas, que tm por base dois argumentos: a documentao perderia suas caractersticas principais, entre as quais, operar com baixo custo; e as fontes no devem ser objeto de consulta sem antes passar pelo processo de arranjo e elaborao de instrumentos de pesquisa, atividades tpicas dos arquivos permanentes. As atividades de protocolo esto diretamente relacionadas ao arquivo corrente, motivo pelo qual razovel distribuir as atividades dos arquivos correntes em: protocolo, expedio, arquivamento, emprstimo e consulta, e destinao. O plano de classificao e a tabela de temporalidade de documentos so instrumentos tcnicos fundamentais para o gerenciamento da informao dos rgos pblicos, e a existncia do plano fundamental para a devida aplicao da tabela.

68

57

58

69

59

A grande acumulao de documentos pblicos, aliada s necessidades da pesquisa e da divulgao, exige o estabelecimento de polticas de descrio que se concretizem em programas descritivos. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir.
70

O estabelecimento de uma poltica de descrio arquivstica depende do estabelecimento de uma eficiente poltica pblica arquivstica. O guia o instrumento de pesquisa que descreve, sumria ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, e sua apresentao obedece a uma ordenao lgica que pode refletir ou no a disposio fsica dos documentos. Segundo a Norma Geral Internacional de Descrio Arquivstica ISAD (G) , processos relacionados descrio permitem instituir controles intelectuais necessrios para tornar confiveis, autnticas, significativas e acessveis as descries que sero mantidas ao longo do tempo. O estudo de usurios em arquivos, apesar de no ser usual, fundamental para se compreender os perfis dos usurios e das pesquisas por eles realizadas.
5

71

60

72

61

73

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

Julgue os seguintes itens, que tratam de polticas, planejamento e tcnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.
74

86

Para a preservao de documentos histricos, recomenda-se a utilizao de filmes de sais de prata, nos quais a camada fotossensvel composta de halogenetos de prata, permitindo reprodues mais durveis. Denomina-se microfilme de substituio o microfilme que serve preservao das informaes contidas em documentos que so eliminados, tendo em vista a racionalizao e o aproveitamento de espao. Os documentos microfilmados que apresentarem imagens ilegveis, por falha de operao ou por problema tcnico, sero reproduzidos posteriormente, no sendo permitido corte ou insero no filme original. A utilizao da tcnica microgrfica para a reproduo dos documentos de carter permanente visa eliminar os documentos originais e ampliar a possibilidade de uso da informao pelos pesquisadores. A incinerao dos documentos microfilmados ou sua transferncia para outro local vedada por lei. Ao utilizar a tcnica microgrfica para preservar documentos histricos, h que se garantir a produo de, pelo menos, trs filmes: filme original em sais de prata, matriz a ser reservada para sempre; uma cpia (filme de segunda gerao), em prata, positivo, para fazer reprodues; e outra, em prata, diapositivo, para consulta e leitura local. Um bom servio de informtica visa estabelecer uma organizao arquivstica e garantir uma adequada avaliao e seleo do acervo documental. Na microfilmagem de documentos arquivsticos, o uso de logotipo e identificao do projeto de microfilmagem proibido, mesmo que tenha sido realizado por meio de patrocnio, convnio ou intercmbio.

O gerenciamento eletrnico de documentos, conjunto de tecnologias utilizadas para organizao da informao estruturada de um rgo ou entidade, pode ser dividido de acordo com as seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuio. Tanto no gerenciamento eletrnico de documentos quanto no sistema informatizado de gesto arquivstica de documentos, os documentos so tratados em uma concepo orgnica, na qual os documentos possuem uma inter-relao que reflete as atividades da instituio que os criou. Definir e utilizar formatos padronizados na elaborao de documentos digitais facilita a definio de tcnicas de preservao digital e reduz custos, embora esses padres no sejam perenes. A interoperabilidade, intercmbio coerente de informaes e servios entre sistemas, possibilita a substituio de qualquer componente ou produto usado nos pontos de interligao por outro de especificao similar, sem comprometimento das funcionalidades do sistema. O Open Archival Information System um projeto de pesquisa que se baseia na arquivologia e na diplomtica com o objetivo de garantir mtodos seguros de gesto e preservao de documentos digitais de valor histrico. O carimbo de tempo, cdigo binrio que registra data e hora em que ocorreu um evento ligado a um documento, uma forma de autenticao do documento.

87

75

88

76

89

77

78

90

79

91

80

Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservao, conservao e restaurao de documentos arquivsticos.


92

81

Em relao s tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.


82

Os documentos que tenham qualquer qualidade ou caracterstica de valor intrnseco devem ser mantidos, se possvel, em sua forma original. O conceito de valor intrnseco, portanto, no relativo. Porm, a aplicao do conceito de valor intrnseco relativa, visto que as opinies sobre o valor intrnseco dos registros podem variar de arquivista para arquivista. Em caso de emergncia, devem-se priorizar o resgate do acervo, a segurana humana e a recuperao do prdio, sucessivamente. Partculas magnticas, aglutinante e suporte so fontes potenciais de falha para um meio de fita magntica. O controle da temperatura e da umidade relativa do ar fundamental para a preservao de documentos arquivsticos. Recomenda-se, em geral, temperatura estvel de 21C e umidade relativa do ar tambm estvel, ou seja, umidade de, no mnimo, 30%, e, no mximo, 50%. O suporte ptico, assim como o suporte magntico, sofre influncia das ondas magnticas; portanto, no pode ser exposto a campos magnticos. A melhor forma de acondicionamento de lbuns de fotografias a utilizao de caixas estojo, que no so abrasivas e protegem a lombada da luz e da poeira.
6

93

A Infraestrutura de Chaves Pblicas no Brasil (ICP-Brasil) define procedimentos para a realizao de dois servios complementares de certificao digital com algoritmos de criptografia assimtrica: assinatura digital e criptografia de sigilo. O documento digital composto por: hardware, software e informao armazenada em um suporte. De acordo com a concepo arquivstica ps-custodial, no ambiente eletrnico, os documentos devem permanecer sob o gerenciamento da instituio que os criou e devem continuar a ser tratados de acordo com o ciclo vital de documentos. A funo principal das trilhas de auditoria de um sistema , a partir de um conjunto de informaes registradas, rastrear todas as intervenes feitas em um documento.

94

95

83

84

96

85

97

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN
98

Os fatores que mais ameaam a preservao de acervos arquivsticos so as grandes dimenses e o crescimento contnuo, a limitao de recursos financeiros disponveis e a carncia de equipes tcnicas com conhecimentos especficos. A encapsulao um mtodo de restaurao que consiste em envolver com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose as duas faces do documento, e coloc-lo em uma prensa hidrulica, sob presso mdia de 7 kg/cm a 8 kg/cm e temperatura de 145 C a 155 C. No caso de o acervo arquivstico ser infestado por pragas, o tratamento deve ser adequado espcie e ao tipo de material infestado. Devem-se utilizar, preferencialmente, os tratamentos qumicos, e, como ltimo recurso, as cmaras de congelamento ou a modificao da atmosfera.

Com relao aos procedimentos de eliminao de documentos, julgue os itens subsequentes.


112

Os rgos que no tenham elaborado suas prprias tabelas de temporalidade podem eliminar documentos desde que constituam comisses de avaliao e submetam a proposta instituio arquivstica pblica.

99

113

Os editais de eliminao decorrem da aplicao das tabelas de temporalidade de documentos de arquivo.

100

114

Os editais de eliminao de documentos de arquivo dos rgos e entidades integrantes do Poder Executivo federal devem ser publicados no Dirio Oficial da Unio.

Acerca do sistema de gesto de documentos de arquivo (SIGA), julgue os itens a seguir.


101 102

115

Os editais para eliminao de documentos devem consignar prazo mnimo de sessenta dias para manifestaes contrrias, desentranhamento de documentos ou para cpias de peas de processos.

O Conselho Nacional de Arquivos, formulador da poltica nacional de arquivos, o rgo central do SIGA. So rgos setoriais do SIGA as unidades responsveis pela coordenao das atividades de gesto de documentos de arquivo nos ministrios e rgos equivalentes. Incluem-se entre as competncias dos rgos seccionais do SIGA a coordenao da elaborao do cdigo de classificao de documentos de arquivo e o acompanhamento de sua aplicao. Os ministrios e rgos equivalentes devem criar, para identificar necessidades, subcomisses de coordenao do SIGA. Entre as competncias do SIGA, inclui-se a de estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos. O SIGA organiza as atividades de gesto de documentos dos rgos dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo.
116

A eliminao de documentos nos rgos e entidades do Poder Executivo federal deve ocorrer aps a concluso do processo de avaliao, conduzido por uma comisso de avaliao de documentos de arquivo.

103

117

Os documentos a serem eliminados devem ser registrados no plano de destinao de documentos de arquivo.

104

118

O ato de eliminao deve ser registrado por meio de listagem de eliminao.

105

Julgue os seguintes itens com base na legislao relativa microfilmagem de documentos no Brasil.
119

106

No processo de microfilmagem de documentos arquivsticos, adotam-se smbolos constantes na ISO 9878/1990 bem como o seu roteiro de sinalticas.

Julgue os itens que se seguem, a respeito das medidas a serem observadas na transferncia ou no recolhimento de acervos documentais para instituies arquivsticas pblicas.
107

120

De acordo com o roteiro de sinalticas, o nmero do filme deve ser resultado da composio do cdigo de classificao de documentos com um nmero sequencial.

Os acervos a serem transferidos ou recolhidos no precisam estar necessariamente avaliados ou classificados, atividades que devem ser executadas pelo rgo central do SIGA. Os documentos passveis de recolhimento s instituies arquivsticas pblicas devem ser higienizados e acondicionados. Na transferncia ou no recolhimento, os acervos devem ser acompanhados de um instrumento descritivo que permita sua identificao e controle. A transferncia a ao de conduo dos documentos ao arquivo permanente. A ao de recolhimento consiste na passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermedirio, onde aguardaro destinao final, que pode ser a eliminao ou a guarda permanente desses documentos.

121

Para efeito de segurana, necessria e obrigatria a extrao de filme cpia do filme original.

108

122

A microfilmagem deve abranger, em todo territrio nacional, todos os documentos oficiais ou pblicos de qualquer espcie, com restrio apenas a alguns suportes materiais da informao.

109

123

De acordo com a legislao arquivstica, os documentos permanentes, ainda que microfilmados, no podem ser eliminados.

110 111

124

Os documentos oficiais ou pblicos podem ser eliminados logo aps a finalizao do processo de microfilmagem, sendo desnecessrio, nesse caso, registro na tabela de temporalidade.
7

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

Considerando o cdigo de classificao e a tabela de temporalidade de documentos das atividades-fim e atividades-meio a serem adotados como modelo para os arquivos dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, julgue os itens a seguir.
125

Julgue os itens que se seguem, relativos transferncia e ao recolhimento de documentos digitais.


137

A atualizao da tabela de temporalidade de documentos e do cdigo de classificao das atividades-meio deve ser feita pelos rgos seccionais do SIGA. As classes do Cdigo de Classificao de Documentos de Arquivo para a Administrao Pblica relativas s atividadesfim so as de nmero 100 a 800. As adaptaes necessrias para a correta aplicao da tabela de temporalidade aos conjuntos documentais produzidos e recebidos nos rgos e entidades do Poder Executivo federal deve ser feita pelo rgo central do Sistema Nacional de Arquivos. As classes do cdigo de classificao relacionadas s atividades-fim do rgo ou entidade do Poder Executivo federal devem ser aprovadas pelo Arquivo Nacional. Os prazos de guarda e a destinao final dos documentos acumulados pelas atividades-fim de rgo do Poder Executivo federal devem ser elaborados pelo SIGA e aprovados pelo Conselho Nacional de Arquivos.

138

126

139

127

140

141

128

142

129

Os documentos digitais acumulados pelos rgos da administrao pblica federal devem ser enviados em mdias ou protocolos de transmisso previstos pelas normas do Arquivo Nacional. Na listagem descritiva para transferncia ou recolhimento de documentos digitais de arquivo, dispensam-se as informaes relacionadas s eliminaes realizadas. A presuno da autenticidade dos documentos digitais transferidos ou recolhidos instituio arquivstica pblica feita a partir de informaes, principalmente dos metadados relacionados aos documentos digitais, tais como: nome do autor, nome do destinatrio, assunto, data de produo, entre outros. Por motivo de segurana, imprescindvel que o rgo ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivsticos digitais mantenha, permanentemente, uma cpia desse material. Os procedimentos de transferncia e recolhimento de documentos digitais s instituies arquivsticas pblicas so completamente diferentes dos adotados para os documentos em outros suportes documentais. O documento digital pode ser transferido ou recolhido em qualquer formato instituio arquivstica pblica.

Considerando a adoo do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gesto arquivstica de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.
143

Acerca da insero dos documentos digitais em programas de gesto de documentos, julgue os itens subsequentes.
130

A avaliao e a destinao dos documentos digitais so feitas a partir de instrumento de avaliao prprio, diferente da tabela de temporalidade. Documento arquivstico digital o documento de arquivo codificado em dgitos binrios, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Todos os documentos digitais, por suas caractersticas, independentemente da sua natureza arquivstica, devem ser includos nos programas de gesto de documentos. O programa de gesto arquivstica de documentos aplicvel, independentemente da forma ou do suporte, em ambientes convencionais, digitais ou hbridos onde as informaes sejam produzidas e armazenadas. So requisitos funcionais de um sistema eletrnico de gesto arquivstica de documentos a utilizao de padres abertos, independncia de fornecedor e integrao de sistemas com legados. Os metadados so informaes estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo. Incluem-se, entre os exemplos de metadados de documentos digitais, o cdigo de classificao, a tipologia documental e o contexto tecnolgico.

131

132

133

O sistema informatizado de gesto arquivstica de documentos foi desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar exclusivamente documentos arquivsticos digitais em ambiente eletrnico. 144 O e-ARQ Brasil aplicvel aos sistemas que produzam e mantenham somente documentos digitais ou a sistemas que compreendam documentos digitais e convencionais ao mesmo tempo. 145 Um sistema de gesto arquivstica de documentos deve ter a capacidade de capturar dossis, processos ou documentos convencionais e gerenci-los de forma diferente da realizada com os documentos digitais. 146 Denomina-se requisitos o conjunto de condies a serem cumpridas pela organizao produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gesto arquivstica e pelos prprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, bem como o seu acesso. A respeito das recomendaes para digitalizao de documentos arquivsticos permanentes, julgue os itens seguintes.
147

134

135

136

O CONARQ determina que seja criada uma cpia digital de segurana, que deve estar armazenada fora de linha, ou seja, sem conexo fsica na rede de dados. 148 Os equipamentos utilizados para a digitalizao devem permitir a captura digital de um documento arquivstico de forma a garantir a gerao de um representante digital que reproduza, no mnimo, a mesma dimenso fsica e cores do original em escala 1:1. 149 Em imagem digital, as sinalticas bsicas so: escala de cinza, escala de cores, escalas e sinalizao de dimenses. 150 Os formatos de acesso so os representantes digitais de acesso para visualizao em tela, de navegao, de impresso e para download.
8

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Em determinado rgo da administrao pblica federal, a quantidade de documentos produzidos e recebidos diariamente atinge, aproximadamente, duas mil unidades. Esses documentos so registrados no setor de protocolo e, em seguida, distribudos aos demais setores de trabalho, que apreciam o assunto. O espao para armazenamento desses documentos muito pequeno, o que aumenta o custo de manuteno dos documentos em arquivo, dada a exigncia de condies especiais de guarda. Percebe-se que impossvel guardar todos os documentos acumulados e no h, inclusive, certeza da necessidade da manuteno de todos eles.

Considerando essa situao hipottica, discorra sobre a implantao de um processo de avaliao de documentos de arquivo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

criao de comisso de avaliao de documentos; composio de tabela de temporalidade de documentos de arquivo; providncias necessrias para a eliminao de documentos pblicos.

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE ABIN

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo 4: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Arquivologia

10

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și