Sunteți pe pagina 1din 2

ESCOLA BSICA 2 E 3 CICLOS DE S.

BERNARDO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Ficha de Trabalho de Grupo 9 ano Aluno: ______________________________________________n ___ Turma __

Data. __ /11/2011

Subtema: Portugal da 1 Repblica Ditadura Militar

Horizontais
2. 5. 9. 12. 13. 14. 15. 1. 3. 4. 6. Partido que criticava a sociedade capitalista e defendia a no aceitao da propriedade privada dos meios de produo. General que liderou o golpe militar de 28 de Maio de 1926. Ministro das finanas em 1928. Exigncia da retirada das foras portuguesas feita por Inglaterra dos territrios entre Angola e Moambique. Resoluo sobre uma proposta submetida ao voto do povo para a sua aprovao ou rejeio. Primeiro Presidente da repblica. Legislao que institua o direito greve.

Verticais
Doutrina poltica que visa a abolio da Monarquia e sua substituio pela Repblica Presidiu o governo provisrio aps a queda da monarquia. Moeda introduzida pela Repblica. Regime poltico que suspende as liberdades individuais, tendo por isso um carcter totalitrio, e que mantido e exercido pelas foras armadas. 7. Poltico da Repblica que ficou conhecido por "mata-frades". 8. Sociedade secreta de inspirao iluminista, defensora dos princpios da liberdade, igualdade e fraternidade. 10. Cidade em que se deu a primeira tentativa de derrube da monarquia em Portugal. 11. Grupo social mais beneficiado com a Repblica.

Pr of essor a Elis abet e G onal ves

Pgina 1 de 2

Subtema: Sociedade e Cultura num mundo em mudana

Horizontais
1. 5. 10. 13. 14. 18. 20. 21. 22. 23. 2. 3. 4. 6. 7. 8. 9. 11. 12. 15. 16. 17. 19. Pintor portugus adepto do futurismo. Movimento artstico dos finais do sculo XIX que privilegiava a decorao ligada natureza, aplicando formas ondulantes e novas tcnicas e materiais, como o vidro e o ferro. Corrente artstica que valoriza a interpretao subjetiva, atravs da combinao das cores e das formas. Corrente artstica que pretendeu retratar a civilizao industrial do futuro, representando sempre uma ideia de movimento. Cincia que estuda a vida do Homem atravs dos tempos. Perodo de cultura cosmopolita na histria da Europa que comeou no final do sculo XIX (1871) e durou at a ecloso da Primeira Guerra Mundial em 1914. Arte que privilegia a adaptao do edifcio s funes a que se destina. Corrente filosfica que predominou nas primeiras dcadas do sculo XX. Classe social que teve na Belle poque um papel preponderante nas mudanas polticas, culturais e sociais. Conjunto de meios de comunicao social que difundem uma cultura de massas. Tipo de arquitetura que se preocupava em enquadrar o edifcio no ambiente natural. Teoria da formao e expanso do Universo. poca a seguir I Guerra Mundial em que as pessoas procuram prazer e divertimento. Mquina de uso domstico criado em 1900 para facilitar certas tarefas no lar. Corrente artstica cujas principais inspiraes foram o sonho, a imaginao, a alucinao e o subconsciente. Grupo social cujos valores giravam em torno da riqueza e do bem-estar. Historiador que escreveu "Combates pela Histria". Cultura transmitida pelos meios de comunicao social, os quais possibilitam uma difuso cultural acessvel s mais amplas camadas da populao. Corrente artstica que reduz as formas a volumes geomtricos, atravs da observao dos objetos e das figuras de vrios sobrepostos. Revista portuguesa que revolucionou e escandalizou os meios intelectuais da sua poca, pela sua crtica e criatividade e introduziu o futurismo no nosso pas. Cidade capital da arte nova em Portugal. Classe que, com a ajuda do sindicalismo, conseguiu melhores condies de vida. Movimento de emancipao feminina que procura promover o direito igualdade das mulheres em relao aos homens.

Verticais

S-ar putea să vă placă și