Sunteți pe pagina 1din 2

UTFPR

Aluno:

UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLGICA DO PARAN Curso: Ensino medio Disciplina: Fsica 4 Prof Rogerio Mazur Prova 1 data _____/____/____ Valor: 9,0 ptos Nota:

Observao: Fazer a avaliao somente com caneta azul ou preta. No use corretivo.
S sero aceita as questes com demonstrao dos clculos. proibido o uso de celular. O cilindro de metal destas de um embolo mvel, em questes. 1. PUC-PR Um no cumprimento dotado observaes invalidar as cujo interior se
encontra um gs em equilbrio termodinmico, e semelhante a uma bomba de encher pneus de bicicleta com a sada de ar bloqueada. Ao fazer-se uma forca sobre o embolo, resultando na compresso muito rpida do gs, o que caracteriza uma transformao adiabtica: I. ocorre um aumento na temperatura do gs. II. o trabalho realizado pela forca aumenta a energia interna do gs. III. o trabalho realizado pela forca e igual ao calor liberado para o meio externo. Quais alternativas esto certas?

2. Indique V para verdadeiro e F para falso. ( ) A 1 lei da termodinmica pode ser traduzida pela seguinte afirmao: A energia no pode ser criada nem destruda, mas somente transformada de uma espcie em outra. ( ) O calor flui, espontaneamente, de um corpo mais frio para um corpo mais quente. ( ) A energia interna de uma dada massa de um gs perfeito no depende da temperatura do gs. ( ) O rendimento de uma maquina de Carnot independe da temperatura das fontes fria e quente. ( ) E impossvel transformar calor em trabalho utilizando duas fontes de calor em temperaturas diferentes. ( ) O termmetro e um aparelho destinado a medir diretamente o calor de um corpo. ( ) As transformaes que compem o ciclo de Carnot so todas reversveis. ( ) Na transformao cclica, o trabalho realizado pelo gs e sempre igual ao calor por ele trocado com o exterior. 3. Uma maquina trmica operando de acordo com o ciclo de Carnot possui rendimento de 30% e temperatura da fonte quente a 227C. Calcule a temperatura da fonte fria em C 4. UFSC Assinale a(s) proposies verdadeira(s) e some os valores. 01) O ciclo de Carnot e um ciclo reversvel e num diagrama p x V e representado por duas curvas adiabticas e duas isotrmicas. 02) impossvel para um dispositivo que opere em ciclos converter integralmente calor em trabalho. 04) Uma maquina trmica que operasse de acordo com o ciclo de Carnot poderia ter rendimento prximo de 100% apenas quando a temperatura da fonte fria se aproximasse do zero absoluto, isto e, T2 0K. 08) Uma maquina trmica que opere em ciclos pode ter rendimento igual ou superior a uma maquina de Carnot (isto e, aquela que opera obedecendo ao ciclo de Carnot) apenas quando a razo entre as temperaturas das fontes quente e fria for muito prxima de 100. 16) Uma maquina trmica de Carnot que opere entre duas fontes, cujas temperaturas sao 177C e 27C, tem rendimento aproximadamente igual a 33,3%.. 5. Considere a onda representada a seguir, cuja velocidade de propagao e 2,0 m/s.

Determine: a) o comprimento de onda. b) a amplitude da oscilao.

c) a freqncia. d) a menor distancia entre dois pontos em fase 6 . PUC-RJ As ondas de um forno de micro-ondas so: a) ondas mecnicas que produzem vibraes das molculas dos alimentos. b) ondas de calor, portanto no so eletromagnticas. c) ondas eletromagnticas cujo comprimento e menor que o da luz, denominadas, por isso, micro-ondas. d) ondas eletromagnticas tal como a luz visvel. e) ondas sonoras de freqncia superior as do ultrassom. 7. Como so classificadas as ondas, com relao a natureza, direo de propagao e formas, cite exemplos.

8. Na superfcie de um lago, o vento produz ondas peridicas que se propagam com velocidade de 2,0 m/s. O comprimento de onda e de 8,0 m. Uma embarcao ancorada nesse lago executa movimento oscilatrio, de perodo:

9. Uma determinada mquina trmica deve operar em ciclo entre as temperaturas de 27C e 227C. Em cada ciclo ela recebe 1 000 J da fonte quente. O mximo de trabalho que a mquina pode fornecer por ciclo ao exterior, vale:

S-ar putea să vă placă și