Sunteți pe pagina 1din 5

Anexo II Contrato de Cesso de Direitos Autorais EDITORA IFB INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE BRASLIA Contrato que

e entre si fazem o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Braslia e ............................................................................................... ............................................................. para a edio de obra bibliogrfica pela EDITORA IFB. A Editora IFB, vinculada Pr-Reitoria de Pesquisa e Inovao do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Braslia, com sede na SEPN 504, Bloco A, 3 Andar, Edifcio Ana Carolina, em Braslia DF, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) sob o no 10.791.831/0001-82, neste ato representada por seu reitor interino, WILSON CONCIANI, no uso de suas atribuies legais, e daqui por diante denominada simplesmente EDITORA IFB, e o(a) sr.() ............. ......................................................................................................... ........................................................., portador(a) do CPF no ........................................ - ............ e da carteira de identidade no ........................., expedida pelo ............................ - ........., residente na................................................................. ............................................................................................................ ............, doravante denominado simplesmente AUTOR(A), assinam o presente contrato para edio de obra bibliogrfica abaixo discriminada, doravante denominada simplesmente OBRA, pela EDITORA IFB, mediante as seguintes clusulas e condies: CLUSULA PRIMEIRA DO TTULO E DAS EDIES 1o O(a) AUTOR(A) transfere EDITORA, por fora da assinatura do presente contrato, o direito exclusivo de publicao em lngua portuguesa e comercializao no mundo todo da obra ......................................................................................................... ........ ............................................................................................................ .............................. ............... ......................................................................................................... ........... autorizando o lanamento de quantas edies a EDITORA julgar conveniente, de acordo com a capacidade de absoro do mercado, e observadas as condies estabelecidas no 2o da Clusula Terceira deste contrato.

2o A EDITORA, de comum acordo com a AUTOR(A), poder modificar o ttulo inicial da OBRA em nome da clareza e conciso, objetivando adequ-lo aos requisitos promocionais e ao mercado livreiro. 3o O(a) AUTOR(A) autoriza a EDITORA, a critrio desta, a assinar contrato de coedio com outra instituio congnere ou patrocinadora, que possam trazer vantagens publicao e/ou circulao da OBRA. 4o Durante a vigncia do contrato, o(a) AUTOR(A) autoriza a EDITORA, a critrio desta, a assinar contratos com editoras estrangeiras, licenciando-as a publicar tradues da referida OBRA em outras lnguas que no o portugus. 5o De acordo com o exposto no Ttulo IV, Captulo I, Art. 63 da Lei no 9.610 de 19/2/1998, que trata da edio de obras intelectuais, enquanto no se esgotarem as edies a que tiver direito o editor, no poder o(a) AUTOR(A) dispor de sua obra. Assim, fica vedada qualquer reproduo, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgao, impresso ou eletrnico, sem autorizao prvia e necessria da EDITORA. CLUSULA SEGUNDA DOS ORIGINAIS 1o O(a) AUTOR(A) declara que a OBRA de sua criao original, de acordo com o Ttulo II, Captulo II da Lei no 9.610, assumindo inteiramente qualquer responsabilidade moral e material consequente possvel impugnao da OBRA por parte de terceiros, e que proprietrio dos direitos patrimoniais da OBRA. 2o Se for necessria a autorizao de terceiros para a publicao de qualquer material na OBRA, sejam textos ou ilustraes ou ainda para o exerccio de qualquer direito concedido neste contrato, o(a) AUTOR(A) obriga-se a obter tal autorizao por sua conta e seu custo, respondendo perante esses terceiros por qualquer violao de direitos. CLUSULA TERCEIRA DA TIRAGEM 1o No prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps o esgotamento da primeira edio, poder a EDITORA, a seu critrio, promover uma segunda edio e/ou tiragem e assim sucessivamente, mediante pagamento de acordo com o indicado na Clusula Quarta. Decorrido este prazo, sem que o(a) AUTOR(A) tenha sido notificada extrajudicialmente e por escrito sobre o interesse da EDITORA, toda e qualquer futura edio da OBRA poder ser livremente negociada pela AUTOR(A). 2o Ao() AUTOR(A) fica assegurado o direito de receber, gratuitamente, 10 (dez) exemplars da OBRA na sua primeira edio e 5 (cinco) exemplares nas subsequentes. 3o A ttulo de promoo publicitria junto aos crticos literrios, livreiros, bibliotecas e afins, a EDITORA distribuir gratuitamente at 10% (dez por cento) do nmero de cpias de cada edio e/ou tiragem da OBRA.

CLUSULA QUARTA DOS DIREITOS AUTORAIS 1o A AUTOR(A), em retribuio cesso e transmisso dos direitos de exclusividade de publicao e comercializao da OBRA, que ora faz EDITORA, receber uma bolsa, de acordo com o Edital de Convocao N 36/2011/Editora do IFB, de 6 de maio de 2011, a qual ser creditada na conta-corrente regular do(a) AUTOR(A) (QUE NO SEJA CONTA POUPANA OU CONJUNTA), ressalvado o disposto na Clusula Stima, conforme detalhado no citado Edital. 2o Dos valores lquidos recebidos em decorrncia de contratos de cesso de direitos sobre a OBRA a editoras estrangeiras, a EDITORA compromete-se a pagar ao() AUTOR(A) 30% (trinta por cento) do total recebido. CLUSULA QUINTA DAS CARACTERSTICAS TCNICAS EDITORIAIS A OBRA ser editada de acordo com as normas tcnicas e editoriais fixadas pela EDITORA no tocante ao uso de realces grficos, notas, referncias bibliogrficas, ortografia, sintaxe, layout de capa, disposio do ttulo, indicao de autoria, assim como de adequao da forma da OBRA ao pblico a que se destina. Todas as demais caractersticas tcnicas e editoriais aqui no mencionadas sero determinadas nica e exclusivamente pelos padres e normas tcnicas da EDITORA. CLUSULA SEXTA DA REVISO Tendo em vista que a edio ser feita por nica e exclusiva responsabilidade da EDITORA e que seus contratos de edio com as grficas prevem a liberao de originais pela prpria EDITORA, esta submeter ao() AUTOR(A) as provas tipogrficas da edio, nas condies expressas nos pargrafos desta clusula. 1o No caber ao() AUTOR(A) qualquer acrscimo, alterao ou supresso nos originais entregues EDITORA. 2o Sero aceitas as correes ortogrficas ou tipogrficas, com a anuncia da EDITORA. 3o Ao(a) AUTOR(A) ser informada pela EDITORA sobre o prazo de que dispor para exame da prova, que dever ser feito na sede da prpria EDITORA. CLUSULA STIMA DO ESTOQUE REMANESCENTE Aps vinte e quatro meses a partir da data de publicao da primeira ou da mais recente edio/reimpresso da OBRA, a EDITORA, a seu critrio, poder tomar as medidas que lhe convier para a liquidao do estoque remanescente da OBRA objeto deste contrato. 1o Esta deciso ser comunicada por escrito ao() AUTOR(A) no endereo que consta do cadastro, com a antecedncia de 30 (trinta) dias da medida a ser tomada, contados da data de postagem do aviso nos correios. A(o) AUTOR(A) ter preferncia na aquisio do estoque remanescente a preo no maior que o de custo, se assim o desejar. Decorrido este prazo, se no houver manifestao de interesse da AUTOR(A), a EDITORA estar livre e autorizada a dar

andamento ao processo de liquidao e/ou doao, isenta de qualquer nus. 2o Por preo de custo entende-se o somatrio das despesas realizadas pela EDITORA com a produo editorial e grfica da obra, reajustadas pela variao do ndice de correo monetria ou de preos do governo federal, em vigor a partir da data do seu desembolso. CLUSULA OITAVA DOS PRAZOS 1o A partir da data de assinatura do presente contrato, a E DITORA ter um prazo mximo de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses para publicar e divulgar a OBRA. 2o Caso este contrato tenha sido assinado pelas partes sem que tenha havido a entrega dos originais definitivos para publicao, o prazo ser contado a partir da data do recebimento na E DITORA do material a ser produzido (texto impresso, cd ou disquete). 3o A validade deste contrato de 5 (cinco) anos, podendo ser estendido por prazo igual, inferior ou superior a este, se as partes assim o desejarem. 4o Aps a publicao, o(a) AUTOR(A) ter um prazo de at 3 (trs) meses para buscar, na Coordenadoria de Publicaes do IFB, o original da OBRA e o arquivo eletrnico entregues para produo. No buscando esse material, o(a) AUTOR(A) estar autorizando a Editora a destru-lo. 5o Pertencem EDITORA as provas com preparao de originais, corrigidas, e a final. CLUSULA NONA DO ENCERRAMENTO DO CONTRATO No caso de encerramento deste contrato, fica desde j estabelecido que pertencem EDITORA os fotolitos da OBRA e/ou outros meios de armazenamento do contedo da OBRA, podendo a EDITORA vend-los ao() AUTOR(A) ao preo de, no mnimo, o equivalente ao valor pago por eles. CLUSULA DCIMA DO FORO Para dirimir qualquer dvida da interpretao do presente contrato, fica eleito, pelas partes contratantes, o foro de Braslia DF, com expressa renncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E assim, por estarem compromissados e reciprocamente obrigados ao fiel e estrito cumprimento das clusulas indicadas, lavrou-se o presente contrato em trs vias de igual teor, uma das quais neste ato entregue AUTOR(A), permanecendo as demais em poder da EDITORA, aps assinatura das partes contratantes. Braslia, ____/____/2011.

......................................... EDITORA IFB ......................................... Autor(a)

......................................... Testemunha 1

......................................... Testemunha 2

S-ar putea să vă placă și