Sunteți pe pagina 1din 2

De acordo com a proposta Husserliana, fenomenologia significa realizar uma reflexo acerca dos fenmenos, porm, o que fenmeno?

? Fenmeno aquilo que aparece e mais que isso, aquilo que se mostra. Heidegger se refere quilo que surge, que se mostra como ente. Essa apario do ente que propicia uma reflexo sobre o seu significado feita sempre luz da compreenso humana. Pois somos ns, humanos, os realizadores da empreitada de percepo, anlise e registro do mundo, seja ele material ou abstrato. Como diria Hursserl, estamos no voltar para as coisas mesmas. Ao falar de fenmeno, apario, mostrar-se, pode vir mente a idia de algo que se retira do indefinido, do indeterminado e ocupa um lugar privilegiado em nossa percepo. Com isso o ente se mostra e permite que seja contemplado sob as mais diversas ticas singulares. Esse mostrar-se inicial constitui-se em uma exibio dos contornos, da delimitao do ente, antecessora questo do significado, do sentido, ou mesmo ainda de qualquer questo. Simultaneamente a apario do ente se d a sua percepo, e as ticas singulares que o percebem constituem-se em mbitos semeados por conceitos fundamentais. Visveis apenas atravs da investigao, esses conceitos fundamentais edificam os conhecimentos, inclusive cientficos, e terminam por determinar um modo de ver o mundo. A cincia, a teologia, a filosofia so exemplos de formas de abordar o mundo construdas a partir de conceitos fundamentais, por exemplo. Dentre as cincias, mais visivelmente, os conceitos fundamentais tambm determinam a capacidade de resistir a crises advindas de questionamentos de seus pressupostos.
Conceitos fundamentais so determinaes em que o mbito de objetos, que serve de base a todos os objetos temticos de uma cincia, compreendido previamente de modo a guiar todas as pesquisas [...]. Trata-se, portanto, de conceitos que s alcanam verdadeira legitimidade e fundamentao mediante uma investigao prvia que corresponda previamente ao respectivo mbito.

O pensamento fenomenolgico no nega os fatos porm se atm ao significado deles para a existncia do sujeito, pois o significado antecede o mbito que molda a forma de compreendermos. Quando a cincia busca se aproximar da verdade por exemplo, se quisermos questionar os conceitos fundamentais faremos a seguinte pergunta: O que a verdade? Veremos que os diferentes mbitos dos entes mostraro diferenas em seus princpios fundamentais quanto concepo de verdade e mais ainda, que se esforam para apreender os fenmenos dentro de suas prprias particularidades. Para ilustrar vamos dar o exemplo das cincias. Cada uma com seu ncleo duro abriga pressupostos fundamentais prprios, porm fora do ncleo existe uma fluidez que transporta, conecta, troca, dialoga com as demais. A realidade para a fsica newtoniana a da anlise das trs leis: inrcia, ao e reao e a das foras que geram mudana de movimento. Para qumica temos a realidade compreendida atravs da interao de tomos e substncias, para a biologia temos as formas de organizao da vida e quantas mais cincias houverem mais havero formas de perceber a realidade. Temos ento vrias realidades que compem uma s e comum que se completem e se aproximem na explicao dos fatos, porm existem fenmenos que levam uma a se distanciar da outra. Nesse momento fica mais claro que a concepo de verdade que

cada uma apresenta que diverge, aqui que vemos que cada d um sentido ao mundo, existncia e aqui que percebemos que a verdade se abriga no sentido e no no fato. A fenomenologia, mtodo filosfico, se aproxima do existencialismo, filosofia, quando se referem ao lugar e ao momento da vivncia, da experimentao, do ato de visada e da tomada de atitude (ao). Esse momento o nosso modo de ser primordial. Ele acontece anteriormente ao pensamento conceitual, modos de ser padronizados ou repetitivos. Acontece anterior reflexo e denominado pr-reflexivo, Heidegger se refere a ele como dasain, presena, ser-a, o ser-no-mundo. Como disse brilhantemente Yolanda Cintro Forghieri:
Encontramo-nos, em cada momento da vida, em nossa experincia cotidiana, tendo com ela uma familiaridade imediata e pr-reflexiva que no provm daquilo que a cincia nos ensina. a partir e dentro dessa vivncia diria que desenvolvemos todas as nossas atividades, inclusive cientficas, e que determinamos nossos objetivos e ideais. A experincia cotidiana imediata o cenrio dentro do qual decorre a nossa vida; ser-no-mundo a sua estrutura fundamental.

Na concepo de ser-no-mundo temos mais clara a aproximao com o existencialismo, vamos contextualizar, as emoes e sentimentos so timos exemplos. Quando sentimos raiva, medo, amor, cime, dor, prazer, alegria fcil notar que para que essas expresses sejam possveis de acontecer, e mesmo de serem concebidas, precisam de algo a qu se referir. Precisam de uma pessoa, de um lugar, de um objeto e as aes do ser-no-mundo localizam-se em dois tempos: no tempo cronolgico que o passado, presente ou futuro e no tempo do porvir inerente da ao. Para entendermos melhor o porvir, vamos fazer a seguinte anlise. Cada ao consiste de um tornar-se, de uma transformao. Assim como a gua passa da liberdade do estado gasoso para o lquido e para a imobilidade do slido, a ao consiste na realizao de possibilidades. Quanto mais prximo da esfera do real, do concretizado, uma ao se encontra, menos possibilidade ela conserva em si e quanto mais prximo estiver da esfera da possibilidade, menos materializada, menos realizada est a ao. No momento que me implico no que quer que seja estou na vivncia da possibilidade que escolhi, conscientemente ou no, e estou concretizando, realizando a possibilidade at que ela se acabe e eu tenha a materializao dela na ao realizada e terminada. O produto da realizao da ao gera novas possibilidades e o ciclo re reinicia com estrutura semelhante anterior, porm nunca da mesma forma. Tendo isso explicado, voltemos questo da contextualizao que prometi do ser-no-mundo com as emoes.

S-ar putea să vă placă și