Sunteți pe pagina 1din 3

Meios de Contraste 1

Exames Radiolgicos Contrastados

Nos exames simples de RX, algumas estruturas anatmicas so facilmente visualizadas devido opacidade dos tecidos. Exemplo: tecidos sseos. Outros rgos apresentam densidade semelhante em toda estrutura anatmica, impedindo sua perfeita visualizao. Exemplo: rins, estmago, intestinos, cpsulas articulares, etc. Para esses exames necessrio o uso de contrastes radiolgicos, que so substncias qumicas que servem para opacificar o interior de rgos, que no so visveis no RX simples.

Classificao:
- Os meios de contraste so classificados quanto capacidade de absoro dos RX, composio qumica, capacidade de dissoluo e vias de administrao.

Capacidade de absorver radiao:


- Positivos ou radiopacos: quando presentes em um rgo absorvem mais radiao que as estruturas vizinhas. - Negativos ou radiotransparentes: o caso de ar e dos gases que permitem a passagem dos RX mais facilmente servindo assim como contraste negativo. (ex: radiografias de duplo contraste,ar e brio).

Composio:
- Iodados: so os que contem iodo (I) como elemento radiopaco em sua frmula. - No iodados: no contem iodo, mas utiliza substncias como brio (Ba SO4) ou gadolnio em sua frmula.

Podem ser:
- Hidrossolveis: dissolve-se em gua. - Lipossolveis: dissolve-se em lipdios (gordura).

- Insolveis: no se dissolvem. Ex: sulfato de brio.

Vias de administrao:
- Oral: quando o meio de contraste ingerido pela boca. - Parenteral: quando o meio de contraste ministrado por vias endovenosas ou artrias. - Endocavitrio: quando o meio de contraste ministrado por orifcios naturais que se comunicam com o meio externo. (ex: uretra, reto, tero, etc). - Intracavitrio: quando o meio de contraste ministrado via parede da cavidade em questo. (ex: fstula).

Precaues, contra-indicaes e efeitos colaterais no uso de contraste iodado.


Pacientes com maior potencial para apresentar alergias ou reaes aos meios de contrastes so chamados de hipersensveis ao iodo. Por isso os mdicos radiologistas prescrevem um tratamento prvio com antihistamnicos e corticides, para aumentar o grau de aceitao do organismo droga. Em todo exame contrastado que necessrio usar meio de contraste iodado, imprescindvel que o paciente responda um questionrio previamente preparado, que encontrado em todos os departamentos radiolgicos, onde so feitas perguntas para analisar histricos alrgicos do mesmo. As principais contra indicaes para o uso desse meio de contraste so o hipertireoidismo manifesto e a insuficincia renal.

Os efeitos colaterais mais freqentes no uso dos iodados podem ser:


- Leves: sensao de calor e dor, eritema, nuseas e vmitos. Sendo que os dois ltimos no so considerados reaes alrgicas. - Moderados: urticria com ou sem prurido, tosse tipo irritativa, espirros, dispnia leve, calafrios, sudorese, lipotmia e cefalia. - Grave: edema periorbitrio, dor torcica, dispnia grave, taquicardia, hipotenso,

cianose, agitao, contuso e perda da conscincia, podendo levar ao bito.

Contra indicao no uso do Sulfato de Brio


Por ser um composto insolvel, o sulfato de brio contra indicado se houver qualquer chance de que possa escapar para a cavidade peritoneal. Isso pode ocorrer atravs de vsceras perfuradas, ou no ato cirrgico se este suceder o procedimento radiolgico. Em qualquer dos dois casos, deve ser usado ento contraste iodado ou hidrossolvel, que podem ser facilmente removidos por aspirao antes da cirurgia ou durante esta; por outro lado, se essas substncias passarem para a cavidade peritoneal, o organismo pode absorve-la facilmente. Quanto ao sulfato de brio no ser absorvido e dever ser removido pelo cirurgio, de qualquer lugar em que seja encontrado fora do canal alimentar. Embora seja raro, j foi descrito pacientes hipersensveis ao sulfato de brio, por isso todo paciente deve ser observado quanto a quaisquer sinais de reao alrgica.

S-ar putea să vă placă și