Sunteți pe pagina 1din 34

IMPERMEABILIZACO E PROJETO PARA UMA CONSTRUO SUSTENTVEL

Elka Porcincula
arquiteta elkawp@gmail.com

IMPERMEABILIZAO QUAL O MOMENTO DE PENSAR NELA?

Fonte : PINI WEB

Fonte : IBI SP

Fonte : Jorge Lima

No momento em que iniciamos a escavao para as fundaes de nossa edificao, encontramos guas proveniente de chuvas e/ou lenol fretico. Como proteger nossas estruturas enterradas?

A impermeabilizao deve ser pensada desde a fase de PROJETOS , desta forma podemos comear a preparar os elementos construtivos esperando os sistemas indicados para cada local especfico.

A ascenso capilar de umidade do solo acontece nos pavimentos em contato com o terreno em funo da posio do nvel do lenol fretico e do tipo de solo... A umidade pode ser interrompida por uma camada drenante ou por rebaixamento do nvel do lenol fretico. A impermeabilizao de elementos de fundao de concreto armado, como blocos e vigas baldrames, alm de evitar a ascenso da umidade colabora para a durabilidade da estrutura. No caso de solos ou guas agressivas em contato com as fundaes, a necessidade de proteo impermeabilizante quase que obrigatria

Fonte : paralelas projetos edif Itacoatiara

A necessidade de impermeabilizao na construo civil imposta porque os componentes utilizados em obras (ex: tijolos, blocos de concreto, argamassas etc) so porosos e permitem a penetrao da umidade... A penetrao da umidade na edificao causa diversas patologias como: mofos, eflorescncias, destacamento do revestimento, degradao da argamassa, corroso da estrutura, etc...

O objetivo da impermeabilizao, alm de permitir a habitabilidade e funcionalidade da construo civil, proteger a edificao de inmeros problemas patolgicos que podero surgir com infiltrao de gua, integrada ao oxignio e outros componentes agressivos da atmosfera, tais como: gases poluentes, chuva cida, etc... j que uma grande quantidade de materiais constituintes das edificaes sofre um processo de deteriorao e degradao, quando em presena desses elementos.

Fonte : VIAPOL

QUANTO CUSTA UMA IMPERMEABILIZAO?

Na Construo Civil estima-se que o custo de uma impermeabilizao correta est em torno de 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, uma impermeabilizao ineficaz poder gerar custos de reservio da ordem de 5% a 10% do custo da obra isso envolve quebra de pisos cermicos, granitos, argamassas, mo de obra,etc., Sem considerar custos de conseqncias patolgicas mais importantes como as corroses de armaduras e danos estruturais e outros transtornos ocasionados, depreciao de valor patrimonial, e desgastes entre usurios e construtores etc.

IMPERMEABILIZAO POR DEFINIO NBR 9575 2003


Impermeabilizao o produto resultante de um conjuntos de componentes e elementos construtivos que objetivam proteger a construo contra a ao deletria de fluidos, vapores e de umidade. Esta Norma estabelece as diretrizes relativas seleo e projeto de impermeabilizao que atendam as condies mnimas de proteo da construo contra a passagem de fluidos de forma a garantir a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram.

O projeto de impermeabilizao pode ser feito logo aps o projeto legal de arquitetura (NBR 13532). . mas antes do incio da execuo das fundaes da construo.

CONCEITO PERMEABILIDADE X IMPERMEABILIDADE


a capacidade de um material para transmitir fluidos a capacidade de um material para evitar a passagem de fluidos sob determinada presso

PERCOLAO Migrao de fluidos na forma de um fluxo laminar atravs de pequenas


fraturas, fissuras e/ou poros da superfcie expostas.

POR PRESSO (positiva ou negativa )

CONDENSAO a umidade carregada pelo ar e o contato com uma


superfcie adequadamente fria.

SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAO
o conjunto de produtos e servios destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construo.

Fonte : viapol

PRODUTO + TCNICA

Fonte : viapol

Fonte : revista Techne

SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAO

__ RGIDO ou __ FLEXVEL

TIPOS DE IMPERMEABILIZAO
Fonte : revista Techne IMPERMEABILIZAO RGIDA _ Aplicada a reas no sujeitas a movimentaes e fissuras.

IMPERMEABILIZAO FLEXVEL :Fonte: Jorge Lima _ Aplicada a reas sujeitas a movimentaes e fissuras.

IMPERMEABILIZAO RGIDA
argamassa impermevel com aditivo hidrfugo: Impermeabilizao no industrializado aplicado em substrato de concreto ou alvenaria constitudo de areia, cimento, aditivo hidrfugo e gua formando um revestimento com propriedades impermeabilizantes. argamassa modificada com polmero: Impermeabilizao no industrializada, aplicada em substrato de concreto ou alvenaria, constituda de agregados minerais inertes, cimento e polmeros adequados, formando um revestimento com propriedades impermeabilizantes.

membrana epoxdica:
Produto impermeabilizante, moldado no local, a base de epoxi.

IMPERMEABILIZAO FLEXVEL
Asfalto modificado sem adio de polmero Produto slido de cor entre preta e marrom escura, obtido pela modificao do cimento asfltico de petrleo, que se funde gradualmente pelo calor de modo a se obter determinadas caractersticas fsico-qumicas;

Asfalto modificado com adio de polmeros


Produto slido de cor entre preta e marrom escura, obtido pela modificao do cimento asfltico de petrleo com polmeros, que se funde gradualmente pelo calor de modo a se obter determinadas caractersticas fsico-qumicas; Emulso asfltica

Produto resultante da disperso de asfalto em gua, atravs de agentes emulsificantes;

IMPERMEABILIZAO FLEXVEL
Soluo asfltica elastomrica Dissoluo de asfalto elastomrico em solventes orgnicos ;

Elastmeros
Polmeros naturais ou sintticos que conferem caractersticas elsticas ao produto final . Polmeros

Substncia constituda de molculas caracterizadas pela repetio de um ou diversos tipos de monmeros modificada com cimento;
Membrana acrlica Polmeros obtidos atravs de cidos acrlicos ou metacrlicos e de seus derivados;

DEFINIO DO SISTEMA ADEQUADO:

_ imposta pela gua de percolao;


Fonte : PARALELAS PROJETOS

imposta pela gua de condensao; imposta pela umidade do solo;


Fonte : revista casa. abril

Fonte : revista casa. abril

imposta pelo fluido sob presso unilateral ou bilateral.


Fonte : revista construo e reforma

SUBSTRATOS A SEREM TRATADOS


alvenaria;
Fonte : revista Techne

concreto; fibrocimento ou fibra sinttica; gesso acartonado;


Fonte : IBRACON

Fonte : Brasilit

madeira;

Fonte : DryWall

metal;
Fonte : revista Arq e Construo

plstico;
Fonte : revista Techne

solo.
Fonte : revista Techne

Fonte : Nortene

SERVIOS COMPLEMENTARES:

_Tratamento de juntas: Faixas de mantas asflticas, selantes, membranas elastomrica estruturada, perfil de policloreto de vinila PVC;
_Camada de amortecimento: areia + cimento + emulso asfltica, geotxtil de poliester, emulso asfltica + borracha moda, poliestireno expandido EPS; _Camada drenante: geotxtil, polipropileno;

Fonte : revista Techne

SERVIOS COMPLEMENTARES: _Camada separadora: filme polietileno, papel kraft betumado;


_Camada de proteo mecnica: argamassa, concreto, geotxtil, solo; _Camada de proteo trmica: l de rocha, concreto celular, l de vidro, poliestireno, poliuretano;

O desempenho adequado da impermeabilizao obtido com interao de vrios componentes, a falha de um deles pode prejudicar o desempenho e durabilidade de todo o sistema aplicado.

Projeto de impermeabilizao Qualidade de materiais e sistema de impermeabilizao Qualidade da execuo da impermeabilizao Qualidade da construo da edificao Fiscalizao Preservao da impermeabilizao

Na ausncia de Projeto de Impermeabilizao.

A impermeabilizao influi e altera todas as fases da obra. O projeto dever ser desenvolvido com os projetos setoriais. Na inexistncia de projeto a firma impermeabilizadora que define as solues a serem aplicadas. No so previstos detalhes fundamentais para o bom funcionamento da impermeabilizao. Improvisaes na obra implicam em solues onerosas e no so satisfatrias. Na contratao, como definir materiais, servios e responsabilidades das diversas partes envolvidas ?

PROJETO DE IMPERMEABILIZAO:
_O projeto deve ser desenvolvido em conjunto e compatibilizado com os demais projetos da construo sendo previstas as correspondentes especificaes, dimenses, cargas e detalhes. _A NBR 9575 _Seleo e Projeto de Impermeabilizao um importante agente de mudanas incorporando diversos conceitos e tipos de impermeabilizao. _A obrigatoriedade do Projeto de Impermeabilizao tem feito incorporadores e construtoras repensarem este servio, encarando sua fundamental importncia na durabilidade de uma edificao.

_Pela Norma, o Projeto de Impermeabilizao e os servios de execuo, devem ser realizados por profissionais legalmente habilitados, o responsvel tcnico pela execuo deve obedecer de forma integral o Projeto.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE IMPERMEABILIZAO:


1 __ ESTUDO PRELIMINAR;

2 __PROJETO BSICO DE IMPERMEABILIZAO;

3 __PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAO;

4 __MEMORIAL DESCRITIVO;

ESTUDO PRELIMINAR
Anlise dos dados necessrios do projeto arquitetnico e demais projetos envolvidos. Definir entre os diversos tipos de impermeabilizaes viveis os sistemas indicados as diferentes situaes. Localizao dos diversos sistemas por pavimento.

Fonte : Elka Porciuncula

PROJETO BSICO DE IMPERMEABILIZAO


Avaliao de dados especficos do projeto arquitetnico e demais projetos nos locais onde recebero impermeabilizao. Recomendaes iniciais sobre variveis envolvidas nos projetos que interferem no desempenho dos sistemas escolhidos. Elaborao de planilha das reas a serem impermeabilizadas .

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAO


Apresentao de plantas, cortes e detalhes especficos das reas que recebero impermeabilizao. Detalhamento das interfaces construtivas de diferentes situaes que interferem no desempenho dos sistemas escolhidos. Planilha das reas a serem impermeabilizadas com quantitativos.

MEMORIAL DESCRITIVO
Demonstram detalhadamente: os sistemas indicados, os materiais especificados, as tcnicas empregadas, os procedimentos de aplicao, indicando as normas e ensaios.

a inclinao do substrato deve ser no mnimo de 1% em direo aos coletores de gua;

a diferena entre cotas da rea interna e externa da edificao deve ser de no mnimo 6 cm;
os coletores devem ter dimetro mnimo 100mm (75mm _norma) e devem ser rigidamente fixados estrutura;
Fonte : Jorge Lima Fonte : Jorge Lima Fonte : Elka Porciuncula

deve ser previsto encaixe para embutir a impermeabilizao a altura de 20 cm acima do nvel do piso acabado ou 10 cm do nvel mximo que a gua pode atingir; toda instalao que necessite ser fixada na estrutura deve possuir detalhes especficos de arremate;

Fonte : Elka Porciuncula

deve-se analisar o arremate nos caixilhos, contra-marcos, batentes etc;

deve avanar no mnimo 50 cm para o interior, com declividade acentuada para reas externas;

Fonte : Revista Tecniche

DETALHES CONSTRUTIVOS IMPORTANTES A CONSIDERAR:

quando houver tubulaes de gua quente embutidas, deve ser previsto proteo adequada; as arestas e os cantos vivos devem ser arredondadas; todo encontro entre planos verticais e horizontais deve possuir detalhes especficos rigidamente solidarizados s estruturas, prevendo-se os reforos necessrios; todas as reas sujeitas a enchimento devem conter sob e sobre, camada de impermeabilizao; as protees mecnicas devem possuir juntas de retrao e trabalho trmico preenchidos com materiais deformveis;

as tubulaes devem ser executadas sobre a impermeabilizao e nunca sob a mesma, devem ser executadas 10 cm acima do nvel do piso acabado e afastadas entre elas no mnimo 10 cm;
as juntas de dilatao devem ser divisores de gua.

COMO IMPERMEABILIZAR? Devemos estar atentos a todas as etapas construtivas, certos detalhes de impermeabilizao no podem ser decididos em obra...

Fonte : Revista Techne

Fonte : Elka Porciuncula

SER QUE FOI INFILTRAO? Um empreendimento que abrigar vidas humanas no pode correr riscos por desconhecimentos tcnicos e/ou economias mnimas em Projetos e Qualidade de execuo...
(BA 2008) Segundo a Defesa Civil, infiltraes na base do edifcio de oito andares abalaram a estrutura

(Angola DNIC 2008) 24 mortos _ infiltraes na base do edifcio

(2008) O presidente da Emop Empresa de Obras Pblicas, caro Moreno, informou que o abalo na estrutura do prdio ocorreu devido a uma infiltrao em sua base que o fez ficar inclinado 18 graus em relao ao seu eixo.

Bibliografia para consulta: ABNT - Associaao Brasileira de Normas Tcnicas. ... www.abnt.org.br/ CUNHA, Aimar Gonalves, 1997 Impermeabilizao e Isolamento Trmico; Normas NB 279 / 75, NBR 9574. BORIGATO, Itamar C. Impermeabilizao de reas midas. 17 ed. Boletim Dilogo Construtivo. Indstria Knauf do Brasil Ltda., Jan./fev. 2003. www.knauf.com.br/index.php/71 STORTE, Marcos. Impermeabilizao Preveno e proteo. Disponvel em: http://www.ibracon.org.br/

Revista_Concreto_55
Santos, Fernando Vila www.fernandoavilasantos.kit.net/tecon.htm

OBRIGADA!
PARALELAS PROJETOS elkawp@gmail.com Fone 81-32411590

De todos os aspectos que envolvem a impermeabilizao, a ausncia de projetos especficos parece ser a raiz principal do problema. A impermeabilizao influi e altera uma estrutura, um gabarito de obra, um projeto eltrico e hidrulico, ou seja, interfere em todas as fases da obra. O projeto de impermeabilizao dever ser desenvolvido conjuntamente com os projetos setoriais de modo a serem previstas as correspondentes especificaes em termos de dimenses, cargas e detalhes de arremates. Quando inexiste o projeto de impermeabilizao a firma impermeabilizadora, chamada quando o edifcio j est quase concludo, que define as solues a serem aplicadas. comum no serem previstos os caimentos, protees, rebaixos e outros detalhes, fundamentais para o bom funcionamento da impermeabilizao, nem foram prevista, no clculo da laje a sobrecarga, provenientes dos enchimentos e protees necessrios. A falta de um projeto especfico de impermeabilizao implica uma srie de improvisaes na obra, onerosas e no so satisfatrias. Sem uma especificao clara e precisa dos materiais e servios leva a uma srie de problemas na contratao e na definio das responsabilidades das diversas partes envolvidas (projetistas, executor da obra, executor da impermeabilizao, etc.).

O desempenho adequado da impermeabilizao obtido com interao de vrios componentes, a falha de um deles pode prejudicar o desempenho e durabilidade de todo o sistema aplicado. Projeto de impermeabilizao deve fazer parte integrante dos projetos complementares de uma edificao pois necessita ser estudado e compatibilizado com todos os componentes de uma construo para no sofrer ou ocasionar interferncias. Qualidade de materiais e sistema de impermeabilizao definindo dentro de diversos produtos impermeabilizantes, de qualidade e desempenho variveis, de diversas origens e mtodos de aplicao, (normalizados ou no), um adequado as necessidades impostas. Qualidade da execuo da impermeabilizao procurando sempre recorrer a equipes especializadas na aplicao dos materiais impermeabilizantes, que devem ter conhecimento do projeto de impermeabilizao, ser recomendado pelo fabricante do material e que possua equipe tcnica e suporte financeiro compatvel com o porte da obra, oferecendo garantia dos servios executados, etc. Qualidade da construo da edificao, pois a impermeabilizao deve sempre ser executada sobre um substrato adequado, de forma a no sofrer interferncias que comprometam seu desempenho, tais como: regularizao mal executada, fissurao do substrato, falhas de concretagem, cobrimento de armadura insuficiente, sujeira, resduos de desmoldantes, ralos e tubulaes mal chumbados, detalhes construtivos que dificultam a impermeabilizao. etc. Fiscalizao buscando o rigoroso controle da execuo da impermeabilizao isso fundamental para seu desempenho. Preservao da impermeabilizao impedindo que a impermeabilizao aplicada seja danificada por terceiros, ainda que involuntariamente, por ocasio da colocao de pregos, luminrias, pra-raios, antenas, pisos e revestimentos, etc.

S-ar putea să vă placă și