Sunteți pe pagina 1din 30

A Linguagem e o Algoritmo

http://www.facom.ufba.br/Pos/monclar/experII.html "Vai-se repetindo que a cincia uma lngua bem feita. dizer tambm que a lngua comeo de cincia, e que o algoritmo a forma adulta de linguagem" (Merleau-Ponty - A Prosa do Mundo) Numa poca, como a nossa, em que os resultados e procedimentos da cincia servem de modelo e critrio para que as prticas sejam consideradas legtimas por qualquer grupo social, no de estranhar que tambm a linguagem seja vinculada a demandas de um "saber-dizer" que a submeteriam, em ltima instncia, aos padres de constituio do "objeto", segundo o paradigma cientfico. Com frequncia ouvimos dizer, em diferentes contextos, que a linguagem deve ser, antes de tudo, precisa, o que supe entre as representaes por ela produzidas e seus referentes uma relao determinada pela lgica da identidade. A linguagem funcionaria, ento, associando, de modo claro e inequvoco, os significantes constitudos pelos sinais materiais acessveis aos nossos sentidos - e os significados - constitudos por contedos mentais, correspondentes s situaes e aos objetos da vida real, de modo determinado, singular e unvoco. Entre o mundo dos signos e dos pensamentos haveria, portanto, uma "relao", ao mesmo tempo analtica e global, de paralelismo e correspondncia; a linguagem no seria seno designao; e a "boa expresso" consistiria apenas em substituir "uma percepo ou uma idia por um sinal convencionado que a anuncia, evoca ou abriga" (1). Porm, supor ou desejar que a linguagem tenda a um algoritmo no significaria negar-lhe o prprio pathos criador e confin-la numa dimenso puramente instrumental? Como uma espcie de "duplo do mundo", ela estaria impedida de ser, e, no entanto, obrigada a representar os seres, de modo inequvoco, embora sempre distncia. A linguagem deixaria ento de se constituir, por um lado, em campo e condio de possibilidade da poesia - que se nutre justamente de sua polissemia e de sua equivocidade - e, por outro lado, em acontecimento da comunicao, posto que, instrumento de designao de objetos exteriores a ela, esta linguagem j se encontraria pronta antes de qualquer dilogo e no seria capaz seno de circular, com a fixidez de uma mensagem cifrada, entre "sujeitos pensantes fechados sobre suas significaes". Como assinala Merleau-Ponty, neste processo no encontraramos jamais, nas palavras dos outros, nada alm do que ns mesmos houvssemos colocado nelas, e a comunicao seria apenas uma aparncia, no podendo nos ensinar nada de verdadeiramente novo. O que haveria por trs de tais noes? Qual seria o sentido desta

representao da linguagem como pura representao? De um modo geral, esta concepo algortmica da linguagem teria a "virtude" de reafirmar, cartesianamente, a transparncia do pensamento para o sujeito: nossa expresso no consistiria seno em "substituir as aluses confusas que cada um de nossos pensamentos faz a todos os outros por atos de significao de que sejamos verdadeiramente responsveis (...)" (2). Mas esta "responsabilidade" do sujeito sobre seu pensamento e sua expresso, ao mesmo tempo que reafirmao de seu suposto poder, seria tambm sintoma da impotncia da prpria linguagem, testemunho do seu carter secundrio em relao prpria significao; evidncia, enfim, de que a palavra no passaria de um mero sinal capaz de cifrar um pensamento em tudo anterior e superior a ela. No haveria a uma condenao da linguagem, como se preferssemos nos libertar dela para nos relacionarmos diretamente com o "mundo das coisas"? No estaramos retomando a a velha recusa da experincia efetiva, em nome de um mundo essencial, inaparente, ideal, sublime e "verdadeiro"? Ora, a vivncia que os falantes reais tm da linguagem no coincide com aquele esquema. Sabemos que as lnguas so sistemas simblicos, dotados de regras e limites precisos, mas a riqueza da fala - ao mesmo tempo sua fora e seu mistrio - est em ultrapassar efetivamente qualquer determinao prvia do sentido. Em primeiro lugar, porque, enquanto prtica, toda linguagem se realiza atravs de uma conduta que introjeta suas regras e se exerce fluentemente sem que precisemos ter, a todo momento, conscincia de seu carter sistemtico, estrutural e normativo, j que o falante no submete o que diz a uma anlise sinttica prvia, e as exigncias gramaticais operam nele apenas implicitamente. Em segundo lugar, porque, embora composto por um conjunto de unidades fixas - os fonemas, na linguagem oral, e sua representao alfabtica, na escrita -, este sistema permite a gerao virtualmente infinita de imagens e mensagens sempre novas. E, finalmente, porque, mesmo em sua dimenso sistemtica, a lngua est continuamente incorporando expresses, neologismos e modos de dizer que surgem e se difundem no universo constitudo pela atividade atual dos falantes concretos. O que se revela, portanto, neste elogio da "expresso pura", no seno um certo niilismo (3) da linguagem, sua negao pura e simples. Como ser vivo natural, cultural e histrico - o homem jamais deixa de ocupar (a no ser com a sua prpria morte) uma situao cujos contornos esto definidos simultaneamente de modo perceptivo, lingustico e histrico. Essas dimenses constituem efetivamente o seu horizonte existencial, ou seja, o campo em relao ao qual no h, para ele, exterior possvel; ou, como diria Merleau-Ponty, o domnio para o qual as portas "s se abrem por dentro". Pela mesma razo porque no lhe dado, em ltima instncia, distanciar-se da vida para julg-la, no cabe ao homem igualmente emitir juzos cabais sobre sua condio de existente, de ser situado num horizonte.

Acusar o corpo e a carne, negar a autonomia e a eficcia simblica dos processos culturais ou desejar sobrepor-se ao tempo so apenas outras formas de negar a vida em sua dinmica prpria, de conden-la em funo de um "deve ser" cujo modelo s pode estar fora do mundo, num "alm" moral e metafsico indiferente s condies concretas de sua experincia. Por essa razo, no que se refere particularmente expresso, possvel afirmar que "o algoritmo, o projeto de uma lngua universal, a revolta contra a linguagem dada. No se quer depender de suas confuses, quer-se refaz-la na medida da verdade, redefini-la segundo o pensamento de Deus, recomear do zero a histria da palavra, ou antes arrancar a palavra histria" (4).

Linguagem e Experincia
"Pode-se dizer: sem a linguagem no podemos nos comunicar? Isso soa como se houvesse comunicao sem linguagem. Porm o conceito de linguagem repousa sobre o conceito mesmo de comunicao" (Wittgenstein - Os Cadernos Azul e Marrom) Esta concepo, segundo a qual usar palavras consiste em enunciar idias, das quais aquelas seriam o significado "adequado e imediato", no se apresenta apenas no mbito do senso comum, mas tem uma longa histria na prpria literatura filosfica, mesmo fora da tradio teolgica ou explicitamente metafsica. Ainda no final do sculo XVII, um empirista como John Locke no hesita em escrever, por exemplo, que "o uso comum, por um acordo tcito, atribui certos sons a certas idias em todas as linguagens, limitando assim o significado desse som que, a menos que uma pessoa o aplique mesma idia, ela no fala corretamente (...)" (5). Ou seja, embora referindo-se ao "uso comum", a uma correspondncia estabelecida no plano mental (entre palavra e idia) que o autor remete a realidade ltima da linguagem: "as palavras constituem os substitutos das idias que esto na mente dos homens e, portanto, sua nica funo a transmisso de pensamentos" (6). Em sua teoria, a idia - isto , "qualquer coisa que consiste em objeto do entendimento quando o homem pensa" (7) - tem sua origem na "experincia", e esta ltima dada exclusivamente por duas fontes: a sensao e a reflexo, conforme vivenciadas individualmente. Neste empirismo atomista, portanto, a relao palavra-idia se d com referncia a um campo de significaes privadas, de modo que "a menos que as palavras de uma pessoa estimulem as mesmas idias em quem as escuta, tornando-

as significativas no discurso, no fala inteligivelmente" (8). Desse modo, neste horizonte conceitual, mesmo aquela "transmisso de pensamentos", que, segundo o prprio Locke, caracterizaria a nica funo da linguagem, extremamente redundante, algo bastante distinto do que entendemos hoje por comunicao. Tomando o significado como se este fosse uma "substncia", escapa-lhe o fato de que a significao - antes que uma relao formal - um processo concreto de atribuio de valor, no contexto de uma interao. Atendo-nos, por enquanto, tradio filosfica, encontraremos num autor do nosso sculo, Ludwig Wittgenstein - cuja trajetria intelectual se desenvolveu a partir de uma concepo igualmente representacionista -,a primeira crtica realmente ampla e contudente concepo da linguagem como designao. Em suas Investigaes Filosficas, ele aponta os dois aspectos bsicos das concepes convencionais: a idia de que a linguagem uma maneira de se representar uma realidade dada de antemo, independente dela, e a idia de que a linguagem "pode ser descrita como uma atividade essencialmente monolgica e individual, e apenas acidentalmente dialgica, isto , comunicativa e social" (9). Em oposio a tais noes, ele procura mostrar o vnculo indissolvel entre a funo expressivo-representativa da linguagem e sua funo comunicativa. Para Wittgenstein, ao contrrio do que acreditaram Locke e seus seguidores, " impossvel a existncia de uma linguagem estritamente privada, pois todo significado apia-se numa base social e se adquire praticando um jogo de linguagem" (10). Enquanto para Locke o uso de uma palavra apenas a "marca sensvel" da idia que lhe corresponde, para ele, exatamente aquilo que d vida ao signo e se confunde com o seu significado. A significao deixa de ser, portanto, "representao" e passa a ser entendida funcionalmente, com referncia ao contexto em que as palavras so de fato utilizadas. Comentando um texto das Confisses de Santo Agostinho, onde este reduz a linguagem ao processo de denominao, Wittgenstein escreve: "nessas palavras temos, assim me parece, uma determinada imagem da essncia da linguagem humana. A saber, esta: as palavras da linguagem denominam objetos - frases so ligaes de tais denominaes. Nesta imagem da linguagem encontramos as razes da idia: cada palavra tem uma significao. Esta significao agregada palavra. o objeto que a palavra substitui" (11). Wittgenstein se empenha em mostrar o carter reducionista desta concepo, assinalando que um tal conceito filosfico de significao "cabe bem numa representao primitiva da maneira pela qual a linguagem funciona", acrescentando em seguida: "mas, pode-se dizer tambm, a representao de uma linguagem mais primitiva do que a nossa" (Ibid.: 2). Nossa linguagem, escreve ele mais adiante, "pode ser considerada como uma velha cidade: uma rede de ruelas e praas, casas novas e velhas, e casas construdas em diferentes pocas; e isto tudo cercado por uma quantidade de novos subrbios com ruas retas e regulares e com casas

uniformes" (Ibid.: 18). O autor caminha, portanto, de uma concepo formal da linguagem em direo apreenso de sua natureza de coisa viva: "Quantas espcies de frases existem? Afirmao, pergunta e comando, talvez? - H inmeras de tais espcies: inmeras espcies diferentes de emprego daquilo que chamamos de "signo", "palavras", "frases". E essa pluralidade no nada fixo, um dado para sempre; mas novos tipos de linguagem, novos jogos de linguagem, como poderamos dizer, nascem e outros envelhecem esquecidos" (Ibid.: 23). O termo "jogo de linguagem" deve, como esclarece o prprio Wittgenstein, "salientar que o falar da linguagem uma parte de uma atividade ou de uma forma de vida" (Ibid.: 23). Ele implica, ao mesmo tempo, que a denotao e a enunciao, so apenas determinados jogos de linguagem entre inmeros outros; e que a linguagem uma atividade ligada "a uma prtica coletiva e suas normas, ou ainda, que a linguagem um complexo inseparvel de atos lingusticos e extra-lingsticos" (12). A noo de "jogo de linguagem" refere-se, portanto, simultaneamente: capacidade de interao que rege tanto o aprendizado lingustico quanto a interlocuo; ao modo de fixao do significado de um termo em determinadas condies de uso; e, finalmente, ao "conjunto da linguagem e das atividades com as quais est interligada" (13). Em suma, a gramtica do jogo de linguagem "no pode ser descrita, exclusivamente, em termos da habilidade de aplicar convenes semnticas de formao, mas em termos de internalizao de normas e papis. A competncia lingustica envolvida no aprendizado basicamente uma competncia comunicativa, no apenas a capacidade de aplicar morfologicamente regras semnticas e sintticas" (14). compreensvel que um linguista neo-cartesiano como Noam Chomsky para quem "o sistema inteiro da lngua, isto , o sistema de regras que permitem gerar e transformar as diferentes frases e expresses que pertencem a uma lngua, est virtualmente presente em cada indivduo, como uma espcie de mecanismo inato no sujeito" (15) - considere "taxionmico-behaviorista" a concepo que Wittgenstein tem da linguagem, e no perceba a nfase que este ltimo coloca no aspecto institucional da ao lingustica e da comunicao, em sentido amplo. Mas foi o prprio Wittgenstein, antes mesmo que Chomsky pudesse pensar em suas objees, quem assinalou o fato de que a capacidade de usar uma regra s se revela efetivamente no comportamento de algum que a aplique em um contexto concreto e depende, portanto, de um aprendizado, assim como qualquer tcnica, qualquer saber-fazer. Como assinala Guido de Almeida, para Wittgenstein, " se toda regra supe um saber-fazer, a aplicao da regra exige em cada momento uma deciso de que esta a aplicao correta: a regra precisa ser compreendida, e compreender uma regra significa saber us-la corretamente" (16). Evidentemente, a noo de uso (e seus correlatos: hbito, costume, tcnica,

etc.) no suficientemente desenvolvida e precisada a ponto de permitir uma ampla elucidao dos jogos de linguagem. Alm do mais, como observa John Searle - um dos seguidores contemporneos da ltima fase de Wittgenstein - "a palavra 'uso' to vaga, que inclui, de uma s vez, as condies de verdade da proposio expressa e o propsito, ou fora ilocucionria, que caracteriza a realizao da frase correspondente" (17). Searle nos adverte contra o perigo de transformar a noo de que "a significao o uso" em um slogan to formal e vazio quanto as noes que sua adoo visava deslocar criticamente. Com ela pretende-se acentuar o fato de que a significao de uma palavra ou expresso deve ser estabelecida por um cuidadoso exame de como ela realmente utilizada na linguagem ordinria, e no pela procura de um contedo mental subjetivo ou de uma entidade - abstrata ou concreta- a que ela estaria associada, enquanto "representao". Sua fora crtica, na superao das concepes tradicionais grande, mas seu poder analtico menor do que pareceu aos autores que a empregaram inicialmente. Partindo da idia de que a linguagem "um comportamento intencional regido por regras" e do que ele denomina "princpio da expressabilidade" - a afirmao de que "tudo o que se quer dizer pode ser dito" -, Searle conclui que "a unidade da comunicao lingustica no , como se tem geralmente suposto, o smbolo, a palavra, ou a frase, ou mesmo a ocorrncia de smbolo, palavra ou sentena na execuo do ato da fala. (...) Mais precisamente, a produo ou emisso de uma ocorrncia de frase sob certas condies um ato da fala, e os atos da fala (...) so a unidade bsica ou mnima da comunicao lingustica". Para ele, portanto, "o estudo da significao das frases e o estudo dos atos da fala no constituem dois domnios independentes, mas um nico apenas, visto sob dois aspectos diferentes" (18) De um modo mais amplo, o autor considera que "falar uma lngua executar atos da fala, atos como: fazer afirmaes, dar ordens, fazer perguntas, fazer promessas, etc., e num domnio mais, atos como: referir e predicar; em segundo lugar, estes atos so, em geral, possveis graas a certas regras para o uso de elementos lingusticos e em conformidade com elas que eles se realizam (l9). Em suma, falar uma experincia, mas no uma experincia privada, monolgica e eventual. Falar uma experincia sistemtica de interao. Searle observa que "falar uma lngua , a todo momento, comprometer-se, assumir obrigaes, encontrar argumentos que devam convencer, etc." (20). A linguagem esta unidade de ao e normatizao numa interao comunicativa. E a, novamente, se revelam a fora e o mistrio de sua riqueza. Como toda prtica coletiva, a linguagem uma instncia da experincia humana em que o social e o individual se inscrevem e se reiteram um no outro.

Linguagem e Ao
"(...) se a nossa concepo da linguagem correta, (...) uma teoria de linguagem parte de uma teoria da ao, simplesmente porque falar uma forma de comportamento regida por regras". (John Searle - Os Atos da Fala) A crtica s concepes convencionais permite-nos superar um duplo reducionismo: dizer que a linguagem uma forma de ao dizer que ela no se reduz simples representao de sujeitos isolados, nem se limita mera reiterao de frmulas vazias partilhadas por um grupo. Enquanto comportamento regido por regras, a linguagem tem evidentemente uma estrutura de elementos formais que admite um estudo independente, mas um tal estudo jamais daria conta da experincia da comunicao, enquanto interao efetiva. Como assinala Searle, "muito pode ser dito no estudo da linguagem sem estudar os atos da fala, mas todas estas teorias puramente formais so necessariamente incompletas" (21). Se nos afastarmos daquela viso simplificadora que trata a linguagem como um conjunto de enunciados denotativos, onde cada expresso apenas designa ou descreve coisas, fatos ou situaes, poderemos perceber, no acontecimento da fala, dimenses mais ricas e complexas da experincia da linguagem, em que explicitamente "dizer fazer" (22). Austin - o primeiro a introduzir a noo de "atos da fala" no horizonte delimitado pelo conceito de "jogo de linguagem" - inicialmente distingue dois tipos de atos da fala que lhe pareciam independentes e mutuamente exclusivos: os proferimentos constatativos - capazes de enunciar um ato exterior a eles mesmos; passveis de uma avaliao em termos de veracidade ou falsidade; e definindo, portanto, uma dimenso primariamente monolgica da linguagem e os proferimentos performativos - que seriam por si ss a realizao de um ato, definido por alguma norma social que associaria determinadas expresses, proferidas por determinados falantes em determinadas circunstncias,a determinados efeitos (como prometer, jurar, suplicar, advertir, etc.). Tal distino, contudo, revela-se tambm de carter relativamente formal, posto que os proferimentos constatativos tm igualmente uma dimenso performativa, e estes podem tambm admitir uma avaliao na escala do verdadeiro e do falso. Como assinala Guido Almeida, "estas e muitas outras dificuldades levaram Austin a abandonar a distino, isto , a tentativa de distinguir classes mutuamente exclusivas de proferimentos, em favor da tentativa de distinguir nveis estruturais dos fatos lingusticos" (23). Ele passa, ento, a distinguir trs tipos de atos que podem se realizar simultaneamente num mesmo proferimento: os atos locucionrios, os ilocucionrios e os perlocucionrios. O primeiro tipo refere-se simples emisso de palavra de uma lngua determinada, segundo "uma determinada estrutura sinttica e pronunciada num certo tom de voz e entonao, e

veiculando um sentido e uma referncia de acordo com o contexto e a inteno do locutor" (24). O segundo refere-se ao ato que se pode realizar como decorrncia convencional de atos locucionrios particulares, dotados de carter performativo. Finalmente, os atos perlocucionrios, que visam obter sobre o interlocutor, atravs de um ato locucionrio ou ilocucionrio, um efeito derivado, no de uma conveno, mas de uma relao natural ou causal (como, por exemplo, na intimidao, na persuaso, na dissuao, etc.). Seria possvel questionar essa classificao, pondo em dvida o carter necessariamente convencional do prprio ato ilocucionrio. Se algum capaz de fazer o interlocutor reconhecer, por trs do uso de uma expresso ou de uma frase, sua inteno significativa (avisar, pedir, advertir, etc.), ento, seu ato de fala ter fora ilocucionria, independente de qualquer conveno. Contudo - e o prprio Searle responde a esta objeo -, esse locutor s poder contar com o reconhecimento de sua inteno, presumindo que ele e seu interlocutor compartilhem um conjunto de regras que associam certas conotaes de sua expresso ou frase a determinadas circunstncias em que elas podem ser proferidas. Ou seja, h, na lngua, e em cada tipo de ato da fala, um sistema de regras que se materializa num determinado conjunto de convenes, reconhecidas como tais pelos falantes. "A regra constitutiva do ato da fala estabelece uma equivalncia entre fazer e dizer, e essa equivalncia advm de uma conveno e no de uma consequncia natural" (25), como poderia parecer, primeira vista, em certos casos. Desse modo, na perspectiva de Searle, "os atos da fala pressupem sempre uma instituio social, ou seja, uma maneira institucionalizada de proceder e o quadro da instituio social em que esse comportamento tem lugar" (26). Se, numa concepo atomista da linguagem, o sujeito individual dado como a "instncia ltima do discurso", enquanto a linguagem aparece como simples "expresso de seus pensamentos e representaes dos objetos com que se defronta", nesta concepo pragmtica - representada, aqui, por esses trs autores: Wittgenstein, Austin e Searle -, " a instituio social (um grupo, classe, a famlia, a escola, a instituio militar, etc.) que a verdadeira instncia ou substrato do ato de linguagem" (27), e ela que faz aparecer, em determinadas circunstncias, por um efeito "ideolgico", a figura desse suposto sujeito individual da linguagem. Por outro lado, necessrio observar que as regras que definem o ato de linguagem no so sua "determinao", assim como o seu substrato institucional tambm no sua "causa", mas so, ambos, sua condio de possibilidade. Se descrevemos a fala efetiva dos homens atravs das noes de "jogo de linguagem" e "ato da fala", no podemos cair no formalismo de considerar este jogo apenas como "o conjunto das regras que o descrevem" (28). preciso admitir que esta definio pode servir para caracterizar cada jogo de linguagem particular, mas devemos considerar, ao

mesmo tempo, que o "jogar" desse jogo irredutvel a regras que o definam cabalmente, posto que a prpria "definio" um jogo de linguagem. A propsito dessa noo do jogo de linguagem, alis, Jean-Franois Lyotard faz trs observaes interessantes, que vale a pena retomar aqui: "A primeira que suas regras no possuem sua legitimao nelas mesmas, mas constituem objeto de um contrato, explcito ou no, entre os jogadores (o que no quer dizer todavia que estes as inventem). A segunda que na ausncia de regras no existe jogo, que uma modificao, por mnima que seja, de uma regra, modifica a natureza do jogo, e que um "lance" ou um enunciado que no satisfaa as regras, no pertence ao jogo definido por elas. A terceira observao acaba de ser inferida: todo enunciado deve ser considerado como um "lance" feito num jogo" (29). Em resumo, o estudo da linguagem a partir das noes de "ato da fala" e "jogo de linguagem" situa a fala como uma espcie particular de empenho que se origina num universo marcado pela polmica e pelas polarizaes, sem obscurecer o fato de que este comportamento se refere a uma atividade coletiva e o fato de que, por sua vez, tambm "o vnculo social observvel feito de "lances" de linguagem" (30). Neste horizonte, portanto, a linguagem deixa de ser um instrumento para a expresso de representaes individuais e se torna um campo de interaes significantes.

Linguagem e Conveno
"O lao que une o significante ao significado arbitrrio ou ento, visto que entendemos por signo o total resultante da associao de um significante com um significado, podemos dizer mais simplesmente: o signo lingustico arbitrrio". (Saussure - Curso de Lingustica Geral) Nas formulaes apresentadas at aqui procuramos, a partir de uma abordagem da linguagem ordinria, ir alm das tentativas de explicao de seu funcionamento com base numa anlise interna do sistema lingstico. Neste sentido, tais formulaes aproximam-se do que se poderia, talvez, classificar como uma anlise sociolingistica em sentido amplo. Mas, como adverte Eni Orlandi em um texto voltado para a questo da conveno na linguagem, mesmo neste mbito geral "no se trata de propor uma teoria sociolingustica que se constitua de uma teoria lingustica (sintaxe e fonologia) com parmetros sociolgicos que se teria que formalizar adequadamente" (31). De incio, ser conveniente retomar, do horizonte da cincia da linguagem, a idia de que existe uma relao entre lngua e sociedade. Antes de mais nada, cabe lembrar que "a lingustica e a sociologia encontram-se no mesmo

plano analtico: o dos sistemas e instituies" (32). Mas isto no significa que possamos nos contentar com a simples afirmao de um suposto isomorfismo entre cada sociedade e a lngua falada pelos seus membros. possvel conceber um condicionamento recproco entre ambos, j que a lngua um pressuposto de qualquer identidade coletiva, ao mesmo tempo em que a estrutura social est de algum modo presente na estrutura lingustica. Mas esta seria ainda uma associao de termos separados, entre os quais seria sempre possvel imaginar uma relao de exterioridade e anterioridade. A equivalncia analtica entre sociologia e lingustica remete, antes, ao fato de que ambas procuram estudar prticas humanas, ou seja, formas de comportamento que compreendem a conduta individual sobre o fundo de uma regularidade institucional. Tanto uma quanto a outra investigam, portanto, modos de ao que se desenvolvem num campo de possibilidades delimitado por um sistema de normas sociais. "Melhor seria, ento, no se observar estaticamente os tipos de sistemas que se estuda, o social e o lingustico, mas olhar-se a partir de uma teoria geral de atuao, que, entre outras coisas, tratasse da relao entre aes no lingusticas e lingusticas" (33). Na abordagem lingustica inaugurada por Ferdinand de Saussure, a lngua considerada um "fato social" (34), no sentido que tem esse conceito na sociologia de mile Durkheim. Isto significa que a lngua, nesse registro, pensada como "representao coletiva" (exterior ao indivduo), dotada de um poder de coero em virtude do qual os fatos sociais se impem ao indivduo, e tem por substrato e suporte a conscincia coletiva" (35). Portanto, alm de envolver uma noo nebulosa como a "conscincia coletiva", esta conceituao implica a dicotomia - configurada na distino entre lngua e fala - entre o que seria social e abstrato, por um lado, e o que seria individual e concreto, por outro. "O fenmeno lingustico", pode-se ler no Curso de Lingustica Geral, "apresenta perpetuamente duas faces que se correspondem e das quais uma no vale seno pela outra" (36). certo que, ao caracterizar a lngua, como um todo, como "um sistema de signos que exprimem idias (37), Saussure no deixa de criticar "a concepo superficial do grande pblico", que "v na lngua somente uma nomenclatura" (38). Para ele, a definio da lngua como "fato social" no deve obscurecer o fato de que "a lngua no uma instituio social semelhante s outras em todos os pontos" (39), no apenas porque, ao contrrio de outras instituies sociais (cdigos, ritos, sinais funcionais, etc.), a lngua tem a participao de todos os homens a todo instante, mas antes de tudo porque "a lngua uma conveno e a natureza do signo convencional indiferente" (40), ou seja, pelo carter arbitrrio dos signos. Em particular, por esta razo, a lngua seria a instituio social que "oferece menos oportunidade s iniciativas (...). Justamente porque o signo arbitrrio, no conhece outra lei seno a da tradio, e por basear-se na tradio que pode ser arbitrrio" (41). Esta nfase no carter arbitrrio do

signo tem, por outro lado, como conseqncia, o primado terico da estrutura sistemtica da lngua em relao fala (42), e embora Saussure chame a ateno para o fato de que seja necessria "uma massa falante para que exista uma lngua", no hesita em afirmar que a lngua "a linguagem menos a fala" (43). Como assinala Eni Orlandi, Saussure, "apoiando-se na caracterizao abstrata da lngua, desvinculou-se daquilo que propriamente social e histrico. Quando fala do carter convencional da linguagem, toma, da conveno, apenas seu carter arbitrrio (e abstrato), e deixa de lado o que haveria de mais caracterizador, isto , seu aspecto social" (44). Num outro registro, para autores que definem a linguagem como produo e situam a produo lingustica na produo social geral, como Rossi-Landi (45), citado por Orlandi, "deve-se encarar a linguagem como trabalho e as lnguas como produto desse trabalho. O problema da arbitrariedade aparece, ento, analisado dessa perspectiva: o que produto do trabalho humano se contrape tanto ao que natural quanto ao que arbitrrio, ainda que parea natural ou arbitrrio uma vez que o produtor no possua o seu controle. (...) Em suma, a lngua no s um instrumento, nem um dado, mas um trabalho humano, um produto histrico-social" (46). Compreendemos o esforo da autora em explicar a idia de que a linguagem convencional, caracterizando a conveno "pelo seu contedo social e pela sua historicidade", atravs da associao entre os conceitos de linguagem e trabalho. Mas no nos parece que tal associao seja sustentvel. Tanto a linguagem quanto o trabalho so formas de ao intencional que se articulam social e historicamente, da que nos parea mais conveniente utilizar a noo de prtica para nos referirmos realidade de ambos (47). A prpria autora, alis, acentua, com propriedade, o carter concreto e singular das lnguas efetivas:" a lngua, em si, no existe. Assim como tambm fico a lngua homognea. Faz parte da prpria essncia da lngua revestir-se de concretizaes histricas determinadas, como o portugus, o francs, o alemo, o ingls, etc. Este o conceito da lngua histrica. (...) Essa lngua individual histrica constituda pela conscincia de seus falantes (isto : a conscincia de sua identidade lingustica) no homogna como supe o estruturalismo e o transformacionalismo. A homogeneidade atribuda lngua abstrao. A lngua individual concreta heterognea" (48). Neste sentido, um autor como Labov (49) define a comunidade lingustica como "um grupo de pessoas que compartilham um conjunto de normas comuns com respeito linguagem e no como um grupo de pessoas que falam do mesmo modo" (50). Num sentido mais amplo, com respeito no s variao e heterogeneidade lingustica, mas em relao prpria mutabilidade do signo, o prprio Saussure deduz, a partir da afirmao do seu carter arbitrrio, o necessrio deslocamento da relao entre o significado e o significante ao longo da histria (51). Fugindo, portanto, das oposies mais abstratas e formais entre a fala e o

sistema de lngua (ou entre a "performance" e a "competncia lingustica"), somos levados a tematizar a competncia comunicativa, admitindo que, ao contrrio de se "deformarem" em sua realizao efetiva, as lnguas incorporam e institucionalizam as atuaes da fala, e que a afirmao do carter absolutamente arbitrrio da conveno na linguagem deve ceder lugar investigao concreta do modo como se estabelecem e se modificam as convenes. Como afirma Eni Orlandi, "ao estritamente lingustico, quando pensando concretamente, juntam-se premissas sociais, atitudes, convices, que fazem parte do ato da linguagem, da comunicao. No podemos recusar esses fatores como constitutivos" (52).

Linguagem e Discurso
"(...) a questo do vnculo social, enquanto questo, um jogo de linguagem, o da interrogao, que posiciona imediatamente aquele que a apresenta, aquele a quem ela se dirige, e o referente que ela interroga: essa questo j assim o vnculo social". (Jean-Franois Lyotard: O Ps-Moderno) No simples, portanto, a relao que se pode estabelecer, no mbito da lngua e da linguagem, entre a ao individual e a conveno social. O mnimo que se pode dizer que, entre as restries impostas pela ordem sistemtica e o fluxo difuso e indeterminado da fala se estabelece tambm como entre o significante e o significado - um campo de tenses no qual se desenvolve incessantemente um jogo e uma disputa que no ope simplesmente a "ordem" das estruturas "liberdade" do discurso. Embora individual, o discurso - enquanto percurso de um termo a outro (ou de uma proposio a outra) no processo de raciocnio - j se manifesta como algo reconhecidamente articulado e ordenado, e, portanto, oposto simples escolha pessoal. Enquanto locuo - como uma srie de sons vocais que possui uma significao convencional -, o discurso "se compe de conceitos ou de termos concatenados em tal forma, que dizem algo acerca de algo" (53), definindo, pois, um objeto material, racional ou mesmo formal, que depende de um reconhecimento coletivo e pode ser submetido a abordagens sistemticas, como as da lgica, da retrica ou da potica, por exemplo. E mesmo considerado em um sentido amplo, como na semitica contempornea, enquanto "complexo de signos", o discurso est submetido a ordens ou tipologias, segundo os propsitos com que seja usado e os modos de significao que acione para atingir tais propsitos. Mas, em qualquer caso, a dimenso social das ordens a que podem estar submetidos os discursos complexa; e sua discusso, necessariamente problemtica. Em sua aula inaugural no Collge de France, proferida a 2 de dezembro de

l970 e em seguida editada sob o ttulo de A Ordem do Discurso, Michel Foucault refere-se aos mecanismos de controle a que estaria submetida a prpria produo dos discursos em toda sociedade. Diz ele: "a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por um certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar-lhe os poderes e os perigos, dirigir seu acontecimento aleatrio, livr-lo de sua pesada, temvel materialidade" (54). Nesta ocasio, ele assinalou e analisou alguns desses procedimentos limitadores: os de excluso (o interdito, a segregao e a oposio entre verdadeiro e falso); os de limitao do discurso (os princpios do comentrio, do autor e das disciplinas); e os de limitao dos sujeitos falantes (os rituais da fala, as sociedades de discurso e a apropriao social do discurso). Por outro lado, apontou alguns temas filosficos que reforam esse jogo de limitaes e excluses: o "sujeito fundador", a "experincia originria" e a "mediao universal". Tais limitaes - que, em sua base, supem que todo discurso enunciado deva se preencher e se formular sempre e apenas como um recurso de produo da "verdade" -, lhe atribuem "uma fisionomia tica ntida, uma responsabilidade produtiva e utilitria e um vetor finalista" (55). Essa malha de regras, interdies e limitaes, contudo, longe de caracterizar a submisso do discurso, revela a fora e o perigo daquilo que est continuamente escapando aos esquemas de dominao desenvolvidos para submeter sua potncia crtica e desviante. Desse modo, de um ponto de vista, que procure considerar o discurso em sua dinmica prpria, tornase necessrio: colocar em questo a nossa "vontade de verdade", que, por trs de exigncias lgicas, submete o discurso a desgnos, em ltima instncia, morais(56); restituir ao discurso seu carter de acontecimento; e suspender a soberania do significante, pela qual o discurso se v destitudo de sua fora e de sua vitalidade. Da que Foucault, tentando explicar o confronto entre o impulso espontneo proliferao do discurso e a reao disciplinadora da sociedade, afirme sua vinculao com o desejo e o poder e mostre o estmulo ertico envolvendo as prprias prticas discursivas. O discurso, escreve ele, "no simplesmente o que manifesta (ou encobre) o desejo; tambm o que o objeto do desejo; (...) no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo pelo qual e por meio do qual se luta, aquele poder de que todos querem se assenhorear" (57). A introduo da noo de discurso na abordagem do problema da linguagem nos permite, pois, perceber com maior clareza o carter institucional da ao lingustica. Mas isto no implica afirmar unilateralmente o primado da ordem (ou o da liberdade),por trs das convenes e dos cdigos lingusticos. Ao contrrio, o que se torna ainda mais evidente, com a noo de discurso, a profunda articulao entre a interveno individual e o sistema de regras, o que mostra, em ltima instncia, a relatividade e a parcialidade dessa dicotomia. Mas a noo de discurso - de maior alcance que a de "proposio", em geral circunscrita lgica - sugere-nos, ao mesmo tempo,

que tal articulao no obedece ao logos formal da lgica (58). O aspecto "linguageiro" da vida social assume, assim, nova amplitude e nova importncia, num conceito que no reduz o problema da linguagem " alternativa tradicional da palavra manipuladora ou da transmisso unilateral de mensagens, por um lado; ou da livre expresso ou do dilogo, por outro lado" (59). Portanto, se o reconhecimento da dinmica do discurso nos leva a relativizar o papel e o peso da "ordem" e a duvidar da possibilidade de uma total burocratizao das falas - posto que os limites que a instituio pode opor aos lances da linguagem "o resultado provisrio e a disputa de estratgias de linguagem travadas dentro e fora da instituio" (60) -, tal reconhecimento no deve, todavia, nos reconduzir a uma afirmao solipsista do "livre arbtrio" do sujeito da linguagem, transformado, agora, em sujeito do discurso. Este ltimo caso parece ser o da "teoria da enunciao" de Emile Benveniste, por exemplo (61). Embora procure uma passagem entre lngua e fala, entre enunciao e enunciado, ela, por fora de seu acento dicotmico com respeito ao que social e individual na linguagem - opondo estritamente ao aspecto convencional da linguagem (o domnio semitico) a ao individual de um "produtor de mensagens" (o domnio semntico) -, acaba por traduzir a realidade do discurso numa epopia do sujeito da enunciao. Nas palavras de Eni Orlandi: "observando a distino feita pelo autor, entre o semitico (que deve ser reconhecido) e o semntico (que deve ser compreendido), vemos que a enunciao, processo mediador do semntico, se define como um processo de apropriao, enquanto realizao individual. A linguagem aparece, ento, como a possibilidade da subjetividade e o discurso como provocando a emergncia da subjetividade" (62). Num outro plo, encontraramos, talvez, a "anlise do discurso" de Michel Pcheux (63), que parte da idia da linguagem como condio de possibilidade do discurso, para chegar a analis-lo, contudo, sob a perspectiva de uma teoria da determinao histrica dos processos semnticos, ou seja, a partir de suas condies de produo. Desse modo, a semntica lingustica (formal e referida ao nvel lxico e a suas transformaes) deve ser substituda por uma semntica discursiva, supostamente capaz de estabelecer a articulao entre o processo de produo de um discurso e as condies em que ele produzido. Tal aproximao entre o lingustico e o discursivo tem a vantagem de permitir a elaborao de uma teoria no-subjetiva da enunciao, posto que, segundo ela, "a fronteira que separa o lingustico e o discursivo sempre colocada em causa em toda prtica discursiva, e prprio da relao entre lngua e discurso que as regras fonolgicas, morfolgicas e sintticas - que so as condies materiais de base sobre as quais se desenvolvem os processos discursivos - sejam objeto de recobrimentos e apagamentos parciais(...). No o sujeito (locutor) que se apropria, mas h uma forma social da apropriao da linguagem em que est refletida a iluso do sujeito,

isto , sua interpelao feita pela ideologia" (64). Todavia, esse quadro interpretativo, ao vincular a teoria do discurso a uma teoria das formaes sociais (o materialismo histrico), no deixa de adotar um procedimento ainda reducionista, medida que busca uma determinao histrico-social do discurso, reintroduzindo, subrepticiamente, a categoria do sujeito, atravs da problemtica noo de "ideologia" (65). De fato, uma tentativa de interpretao do discurso como esta ltima oculta uma certa opo metodolgica - que j podemos considerar, a esta altura, tradicional, apesar (ou pelo fato mesmo) de ser "moderna", isto , de estar associada ao legado intelectual da Revoluo Francesa e do Iluminismo -, a partir da qual se analisa a insero do saber e do discurso na sociedade segundo um princpio de inteligibilidade que elege a "totalidade" sciohistrica como referncia ltima da experincia e da estrutura da sociedade humana. Tanto em sua verso positivista (atravs da crena de que a sociedade forma um todo funcional ou um sistema auto-regulvel, partilhada pelos fundadores da sociologia, pelo funcionalismo e pela abordagem ciberntica e sistmica da sociedade), quanto em sua verso dialtica (pelo princpio segundo o qual a sociedade se divide numa oposio classista que repousaria, em ltima instncia, nas "relaes de produo", as quais, no entanto, de acordo com as palavras do prprio Marx, "formam um todo"), o que est em jogo a idia de "determinao". O que a realidade contempornea, contudo, no cessa de nos mostrar que o vnculo social mais complexo e no h porque definir um mbito ou uma instncia que seja determinante do conjunto da sociedade e de sua histria e deva, por conseguinte, ser tomado como referncia terica obrigatria e decisiva na explicao de qualquer tipo de acontecimento. Os discursos, os saberes, as lnguas e as formas da sociedade so histricos, e isso nos envia cada vez menos a uma "lgica" de sua constituio e de seu desenvolvimento. "A histria", escreve Maurice Merleau-Ponty a esse respeito, "realiza um intercmbio de todas as ordens de atividade, das quais nenhuma pode receber a dignidade de causa exclusiva, e a questo , antes, a de saber se esta solidariedade de problemas anuncia sua resoluo simultnea, ou se no h concordncia e recorte seno na interrogao" (66). Ou seja, o que est posto em questo na atualidade esta prpria idia de "determinao" dos acontecimentos. E no que se refere linguagem e ao discurso, em particular, preciso admitir que, qualquer que seja a "natureza" atribuda ao vnculo social, os jogos de linguagem so "o mnimo de relao exigido para que haja sociedade" (67) e que a prpria questo do vnculo social , j, enquanto interrogao, um jogo de linguagem. Em suma, no se pode mais aceitar uma teoria da linguagem baseada no "sujeito fundador" e tampouco seria legtimo admitir sua construo a partir

de uma referncia social, supostamente indiferente s aes singulares e s relaes parciais e locais. Cada homem vive a histria tambm como sua histria. No quer e no pode deixar os acontecimentos de sua existncia completamente ao acaso, ou conceb-los como um mero caso das determinaes estruturais. Cada qual est entregue a si mesmo e sabe que este "si mesmo" muito pouco, mas no est isolado: " tomado numa textura de relaes mais complexa e mais mvel do que nunca. Est sempre, seja jovem ou velho, homem ou mulher, rico ou pobre, colocado sobre os "ns" dos circuitos de comunicao, por nfimos que sejam. (...) E ele no est nunca, mesmo o mais desfavorecido, privado de poder sobre estas mensagens que o atravessam posicionando-o, seja na posio de remetente, destintario ou referente" (68).

A Experincia do "arbitrrio" na Linguagem


"Existe entre o som e o significado uma conexo aparente, a qual, entretanto, s raramente se presta a uma elucidao exata; muitas vezes, apenas entrevista e na maioria dos casos permanece obscura". (Humboldt) No Crtilo, dilogo em que Plato tematiza a questo da significao, o personagem que d nome ao texto - para quem a linguagem liga a forma ao contedo "por natureza" -, ope-se a Hermgenes - para quem tal vnculo se d por conveno, costume, hbito. Ao afirmar que "a lngua uma conveno e a natureza do signo que se convencionou indiferente" e ao insistir na idia de que "o liame que une o significante ao significado arbitrio", Saussure, no que se refere ao problema da natureza do signo lingustico, se filia claramente tradio inaugurada por Hermgenes. O mesmo se pode dizer, por exemplo, de Dwight Whitney, linguista americano que o antecedeu e que afirmava, j no sculo passado, que a lngua uma instituio social caracterizada como "um sistema de signos arbitrrios e convencionais", ou de Leonard Bloomfield, que, na dcada de 30 do nosso sculo, insistia na idia de que "as formas da lngua so arbitrrias" (69). Todavia, se abandonarmos o terreno formal das definies e levarmos em conta a perspectiva das lnguas histricas reais e a experincia efetiva de seus falantes, estaremos em condies de observar que, na vivncia de uma determinada comunidade lingustica, a relao entre significado e significante no jamais, em sentido amplo, absolutamente arbitrria. E mesmo numa perspectiva conceitual e cientfica, a crtica idia do carter inteiramente arbitrrio do signo pode ser desenvolvida. Enquanto Saussure afirmava, por exemplo, que "os signos inteiramente arbitrrios realizam melhor que os outros o ideal do procedimento semiolgico", Charles Sanders Peirce, em suas reflexes semiticas, defendia j a idia de que os mais perfeitos dos signos so aqueles nos quais o carter icnico, o carter indicial e o carter

simblico "esto amalgamados em propores to iguais quanto possvel" (70). De fato, por mais que tenha um sentido convencional, o smbolo s acessvel mediante determinadas designaes, nas quais est presente algum tipo de indicao. E a frase, enquanto elemento constitutivo dos jogos de linguagem, traz, em geral, em sua arquitetura, indicaes estruturais espontaneamente partilhadas pelos falantes de um mesmo idioma. o que assinala, por exemplo, Jakobson, escrevendo a esse respeito: "a ordem temporal dos processos de enunciao tende a refletir a ordem dos processos do enunciado, quer se trate de uma ordem na durao ou de uma ordem segundo a posio" (71). Esta correspondncia quanto ordem entre a enunciao e o enunciado estendida por Peirce ao prprio signo, atravs da anlise pela qual ele distingue, no conjunto dos cones, as imagens - signos nos quais a semelhana entre significante e significado se refere s qualidades simples deste ltimo - e os diagramas - nos quais a semelhana "concerne apenas s relaes entre suas partes". Curvas estatsticas comparativas, grficos, partituras musicais e at mesmo as equaes algbricas seriam exemplos imediatos de diagramas. Mas Peirce chama ateno tambm para o fato de que, na prpria linguagem ordinria, "para que uma frase possa ser compreendida, mister que a colocao das palavras no seio dela tenha a funo de cone" (72). De um modo geral, Jakobson observa que, no que se refere a propriedades lingusticas, tais como "a conexo essencial das entidades lingusticas entre si e com os limites inicial e final da sequncia, a vizinhana imediata e a distncia, o carter central e o carter perifrico, as relaes simtricas e assimtricas e a supresso elptica de uma parte de componentes encontram equivalentes muito exatos na constituio dos grficos", de modo que se torna possvel destacar "as formas diagramticas, icnicas, dos traos estritamente convencionais, simblicos", do sistema sinttico em questo (73). E mais: segundo o autor, "verifica-se a existncia de um ntido carter diagramtico no somente na combinao de palavras em grupos sintticos, mas tambm na combinao de morfemas em palavras". Em suma, para Jakobson, a anlise dos procedimentos histricos que, nas diversas lnguas, constituem relaes diagramticas entre a enunciao e o enunciado contradiz a tese saussuriana de que o "significante, na sua estrutura fnica, no tem nada que lembre nem o valor nem o significado do signo". A experincia da linguaguem vem relativizar, portanto, o formalismo das abordagens sistemticas da comunicao verbal, limitando o papel de seus aspectos convencionais e questionando as duas caractersticas que a lingstica considera primordiais na estrutura de todas as lnguas: o arbitrrio do signo e o carter linear do significante. Como escreve Jakobson, "o 'sistema de diagramatizao', de um lado evidente e obrigatrio em toda a estrutura sinttica e morfolgica da linguagem, de outro lado latente e virtual

no seu aspecto lexical, arruna o dogma saussureano do arbitrrio, enquanto o segundo destes dois 'princpios gerais' - o carter linear do significante - ficou abalado pela dissociao dos fonemas em traos distintos. Uma vez abolidos esses dois princpios de base, seus corolrios, por sua vez, exigem uma reviso" (74).

Cincia e Experincia da Linguagem


"H uma Gestalt da lngua. (...) A significao e o sinal so de ordem perceptiva, no da ordem do Esprito absoluto". (Merleau-Ponty: A Prosa do Mundo) Uma abordagem atenta dinmica da linguagem nos conduz, portanto, a um exame crtico dos postulados metodolgicos que poderiam sustentar uma concepo algortmica e nos obriga a reconhecer a radical insero da linguagem (e da prpria "lngua") no horizonte prtico da experincia comunicativa. Mas talvez seja oportuno assinalar ainda dois outros aspectos relacionados ao carter desta insero. Em primeiro lugar, caberia observar que a presena de relaes diagramticas no seio da linguagem simblica (convencional) sugere uma relao ntima entre linguagem e percepo e evidencia a importncia desta ltima para os esquemas de recepo (ou captao) sgnica que representam um aspecto decisivo da competncia comunicativa. neste sentido, por exemplo, que um linguista como Whorf se refere aos "desenhos da estrutura da frase", uma gestalt do discurso, que revelaria, em ltima instncia, que o aspecto de estruturao (patternment) da linguagem domina e governa sempre seu aspecto de lexation ou de nominao. Por outro lado, os diagramas lingusticos permitem-nos enxergar a vida da linguagem a nvel do prprio enunciado - j que eles revelam, entre as palavras, "uma afinidade mtua, que provoca interao conjunta de seus significantes e de seus significados" (75) -, fazendo-nos perceber a sua potncia potica prpria - posto que, na lngua, mesmo "do ponto de vista da sintaxe e da morfologia (no que concerne, ao mesmo tempo, flexo e derivao)", ocorrem correspondncias diagramticas semelhantes s que so exploradas, a nvel do lxico, por procedimentos expressivos, tais como a paranomsia, a metfora e a metonmia (76). Todavia, acrescentemos, essas consideraes - que partem da relativizao do pressuposto de um arbitrrio lingustico, no devem nos conduzir afirmao de alguma espcie de "iconismo" da linguagem frente ao mundo. "A linguagem nos leva s prprias coisas na exata medida em que, antes de ter uma significao, ela significao" (77).

A idia de Peirce segundo a qual a compreenso de uma frase depende da funo icnica de sua estrutura gramatical independente de qualquer espcie de "ontologia do cone" que restitusse ao mundo algum tipo de prfigurao "captvel" pela linguagem. Uma tal concepo estaria totalmente no terreno da tradio representacionista. Seria uma teologia da forma, mas seria ainda uma teologia, como o ontologismo gramatical patrocinado pela Razo (78). "Parece-nos sempre", escreve Merleau-Ponty, "que os processos de experincia codificados em nossa lngua seguem as prprias articulaes do ser, porque atravs dela que aprendemos a vis-lo, e, querendo pensar a linguagem, ou seja, reduzi-la condio de uma coisa diante do pensamento, continuamos a correr o risco de tomar por uma intuio do ser da linguagem os processos pelos quais nossa linguagem tenta determinar o ser" (79). Uma reflexo sobre o ser a partir da linguagem pode escapar da tradio da metafsica da representao tendo em conta uma ontologia do mundo sensvel e do acontecimento, desenvolvidas a partir de uma fenomenologia da percepo e da experincia histrica. Cada uma dessas experincias conduz ao ser, mas, como no podemos isolar seus mbitos de vigncia, elas constituem para ns, simultaneamente, algo mais e menos que um "caminho". Uma reflexo que parta delas segue, portanto, um "atalho hermenutico" que nos permite compreender o "mundo" porque somos "mundo" e porque nossa presena permanece solidria com sua presena, instante a instante (80). Octvio Paz - um poeta que procura pensar a palavra - escreveu : "coisas e palavras sangram pela mesma ferida". No podemos, diz ele, escapar da linguagem, mas as palavras no vivem fora de ns. Em sua "realidade final", a linguagem nos escapa. Ela "uma condio de existncia do homem, no um objeto, um organismo ou um sistema convencional de signos que podemos aceitar ou rejeitar" (81). As palavras no so objetos nem idias, mas ocorrncia e campo de nossa experincia. "Ns somos o seu mundo e elas o nosso". Mas esta coincidncia ontolgica no tem nenhum contedo mstico ou transcendental, pois nossa existncia, nossa experincia do mundo e nossa experincia da expresso se do no reino da faticidade. "Para capturar a linguagem", diz Paz, "no precisamos mais que us-la. As redes de pescar palavras so feitas de palavras" (82). Merleau-Ponty diz algo semelhante: "tudo o que digo da linguagem a supe, mas isto no invalida o que digo, revela somente que a linguagem se toca e se compreende a si mesma, isto mostra somente que ela no objeto, que susceptvel de uma retomada, que acessvel do interior" (83). "O poder de transcendncia da palavra e da percepo resulta precisamente de sua prpria organizao", escreve ainda Merleau-Ponty. Isso implica, por um lado, que "para que alguma coisa seja dita preciso que nunca seja dita inteiramente", e, por outro lado, que "as coisas percebidas no seriam para ns irrecusveis, presentes em carne e osso, se no fossem inesgotveis,

nunca inteiramente dadas, no teriam o ar de eternidade que lhe encontramos se no se oferecessem a uma inspeo que em nenhum tempo pode terminar" (84). O corao da palavra, como o do "objeto", no est em sua forma (seu significante) nem em seu conceito (seu significado), mas no movimento expressivo que constitui sua significao, no gesto pelo qual se estabelece seu sentido. Este poder de me ultrapassar mediante a fala e a escrita, a escuta e a leitura, decorre do fato de ser eu "sujeito falante, gesticulao lingustica, como minha percepo s possvel por meu corpo" (85). Mas este gesto no a ao inteligente de um sujeito racional que decide a cada momento o que deve fazer para realizar seus propsitos. Assim como o pintor que, hesitando diante de seu quadro, leva, afinal, a mo "para a regio que chamava o pincel", meu propsito expressivo leva-me da linguagem linguagem sem que eu sequer me coloque conscientemente os problemas que minha palavra resolve: a tambm "o que fazemos tem mais sentido do que sabemos" (86). Essa qualidade refere-se, portanto, prpria expresso. Refere-se dimenso comunicativa da linguagem, para alm de sua estrutura sinttica. Da porque se pode dizer que "s h subentendidos numa lngua, qualquer que ela seja, a prpria idia de uma expresso adequada, aquela de um significante que viria cobrir exatamente o significado, aquela enfim de uma comunicao integral so inconsistentes (...), o morfema gramatical no se confunde com o que se poderia chamar o morfema de expresso. H negaes que confessam. O sentido est alm da letra, o sentido sempre irnico" (87). O sentido fugaz, portanto, e a natureza polissmica de cada palavra traduz e realiza a prpria potncia polissmica da linguagem. Ela uma espcie de "vetor desviante" na dimenso do sentido, ela projeta o sentido para atingir o sentido, num movimento contnuo que, no entanto, jamais se extravia . "Exprimir-se ento um empreendimento paradoxal, j que supe um fundo de expresses aparentadas, j estabelecidas, incontestadas, e que sobre esse fundo a forma empregada se destaque, permanea bastante nova para despertar a ateno. uma operao que tende sua prpria destruio, j que se suprime medida que se credita, e se anula se no se credita" (88). Apesar de sistema, portanto, cada lngua se d efetivamente num movimento perptuo de devir-linguagem, pois suas regularidades no se referem apenas a uma estrutura lingustica, mas ao campo das possibilidades expressivas. Da porque se possa dizer que a fala "no realiza somente as possibilidades inscritas na lngua" (89) e que a lngua, ela mesma, " toda acaso e toda razo" (90). Esse carter de movimento ininterrupto que prprio da lngua mostra que a dinmica do sentido no se refere estritamente aos signos, aos objetos ou mesmo a processos definidos, mas a um pathos diferencial a partir do qual se delimitam os objetos e processos lingusticos. "Tal como a percepo, a linguagem antes de mais nada atividade de articulao, de estruturao, e se institui originariamente como

dcoupage no continuum fontico primitivo, empobrecimento que constitui uma primeira doao de forma ao mundo sonoro" (91). Como o campo visual, escreve Merleau-Ponty, "o campo lingustico de um indivduo acaba no vago. que falar no ter sua disposio um certo nmero de sinais, mas possuir a lngua como princpio de distino, qualquer que seja o nmero de sinais que ela nos permite especificar" (92). Mas o prprio Saussure, falando sobre "o signo considerado na sua totalidade", reconhece este carter diferencial da significao. Na lngua, diz ele, "s existem diferenas. E mais ainda: uma diferena supe em geral termos positivos entre os quais ela se estabelece; mas na lngua h apenas diferenas sem termos positivos. Quer se considere o significado, quer o significante, a lngua no comporta nem idias nem sons preexistentes ao sistema lingustico, mas somente diferenas conceituais e diferenas fnicas resultantes deste sistema. O que haja de idia ou de matria fnica num signo importa menos que o que existe ao redor dele nos outros signos. A prova disso que o valor de um termo pode modificar-se sem que se lhe toque quer no sentido quer nos sons, unicamente pelo fato de um termo vizinho ter sofrido uma modificao" (93). no mesmo sentido que Merleau-Ponty afirma: "o que encontramos que os sinais, os morfemas, as palavras uma a uma no significam nada, que s venham a conter significao por sua reunio, e que enfim a comunicao vai do todo da lngua falada ao todo da lngua entendida. Falar a cada momento detalhar uma comunicao cujo princpio j est colocado" (94). Instituio, a lngua , portanto, tambm um movimento instituinte. Mas no h, na linguagem, princpio originrio, fundamento irredutvel e inicial que pudesse ser tomado como ponto de partida da significao, e que agisse de modo exterior e anterior aos prprios movimentos da linguagem. Dizer, portanto, que a linguagem no um algoritmo significa dizer que ela no s no se restringe nomeao de um objeto por um sujeito, mas que no se reduz igualmente a uma simples "relao" entre sujeitos previamente constitudos. dizer, de outro modo, que a linguagem tem um carter intrinsecamente relacional. Ela sempre um confronto entre uma "linguagem falada" - ou seja, "a massa de relaes de sinais estabelecidos como significaes disponveis" - e uma "linguagem falante" - "essa operao pela qual um certo arranjo de sinais e de significaes j disponveis vem a alterar, depois a transfigurar, cada um deles e finalmente secretar uma significao nova (...). Enquanto a linguagem funciona verdadeiramente, no simples convite, para quem escuta ou l, descobrir em si mesmo significaes que l j estejam. essa manha, pela qual o escritor ou o orador, tocando em ns essas significaes, tire delas sons estranhos e que parecem primeira vista falsos e dissonantes, e depois nos religue to bem ao seu sistema de harmonia que a partir de ento o tomamos pelo nosso" (95). A crtica concepo algortmica da linguagem no se resume, portanto,

rejeio do "naturalismo" e do "instrumentalismo" lingusticos, mas revela, no carter interativo, perspectivo e relacional da fala, a dimenso de sua potncia, sua condio de abertura para o ser. A linguagem, afirma Andrea Bonomi, "no se introduz na ordem do 'eu penso' mas na do 'eu posso', como sede de uma praxis orientada: a gnese do sentido deve ser procurada do lado do sujeito agente e concreto, tomado no tecido das relaes interhumanas" (96). Pela linguagem, o falante pode se transportar e se instalar numa outra perspectiva, e no apenas reduzir tudo a sua perspectiva de partida. "O eu que fala est instalado em seu corpo e em sua linguagem no como numa priso, mas ao contrrio, como num aparelho que o transporta magicamente na perspectiva de outrem". Este eu, portanto, no mais o sujeito ou o ego racional, ele no s "existe" como participa a sua existncia. "Porque eu falo presentemente", escreve Merleau-Ponty, "minha lngua no para mim uma soma de fatos, mas s um instrumento para uma vontade de expresso total. E porque ela isso para mim sou capaz de entrar em outros sistemas de expresso compreendendo-os primeiro como variantes do meu, depois deixando-me habitar por eles ao ponto de pensar o meu como uma variante daqueles" (97). "No compreendemos mesmo a linguagem a no ser a esse preo. Dizer que nenhum sinal isolado nada significa, e que a linguagem reenvia sempre linguagem, j que a cada momento s alguns sinais so recebidos, dizer tambm que a linguagem exprime tanto pelo que est entre as palavras como pelas prprias palavras, e pelo que no diz como pelo que diz, como o pintor pinta, tanto pelo que ele traa, pelos brancos que coloca, ou pelos traos de pincel que no realizou" (98). , provavelmente, a isto que se refere Octvio Paz, ao incluir a linguagem "no campo dos movimentos expressivos" (99). Na expresso, o homem se d a si prprio, se d como um todo, e se d todo: do gesto mmica, da palavra ao discurso, da literatura poesia e s artes. Se "a linguagem poesia em estado natural" (100) porque ela no nasce de um abismo, de uma pr-histria sem sentido; porque, pendendo do silncio, a palavra, no entanto, no provm de uma ausncia de significao: " preciso considerarmos a palavra antes que ela seja pronunciada, sobre o fundo do silncio que a precede, que no pra de acompanh-la, e sem o qual ela no diria nada; mais ainda, precisamos ser sensveis a esses fios de silncio com os quais o tecido da palavra est misturado" (101). Mas se a palavra "um smbolo que emite smbolos" (102), porque ela representifica o "real" atravs da sua presena. "Pois a potncia da linguagem no est no tte--tte que proporcionaria ao nosso esprito e s coisas, nem alis no privilgio que teriam recebido as primeiras palavras de designar os elementos mesmo do ser, como se todo conhecimento a vir e toda palavra ulterior se limitassem a combinar esses elementos. O poder da linguagem no est nem nesse futuro de inteleco para o qual vai, nem nesse passado mtico de onde proviria: est todo inteiro em seu presente na medida em que consegue ordenar as pretendidas palavras-chave de maneira a lhes fazer dizer mais que jamais disseram, que se ultrapasse como produto do passado

e nos d assim a iluso de ultrapassar qualquer palavra e ir s prprias coisas porque com efeito ultrapassamos toda linguagem dada" (103). A potncia da linguagem vivida, portanto, na experincia atual da linguagem: na expresso e na comunicao efetivas. E somente nesta experincia que ser possvel encontrar a "linguagem", enquanto palavra ou mesmo que para faz-la objeto de uma cincia: "a idia de uma linguagem se forma e apia sobre a linguagem atual que falamos, que somos, e a lingustica no passa de uma maneira metdica e mediata de esclarecer por todos os outros fatos de linguagem esta palavra que se pronuncia em ns e qual, mesmo em meio ao nosso trabalho cientfico, continuamos ligados como que por um cordo umbilical" (104).

Notas e Referncias
(1) MERLEAU-PONTY, M.: O Homem e a Comunicao (A Prosa do Mundo). Traduo de Celina Luz. RJ., Bloch, 1974, p. 19. (2) Id.: Ibid., p. 21. (3) "Na palavra niilismo, nihil no significa o no-ser e sim, inicialmente, um valor de nada. A vida assume um valor de nada na medida em que negada, depreciada. (...) Os valores superiores vida no se separam de seu efeito: a depreciao da vida, a negao deste mundo. (...) Em seu primeiro sentido e em seu fundamento, niilismo significa portanto: valor de nada assumido pela vida, fico dos valores superiores que lhe do esse valor de nada, vontade de nada que se exprime nesses valores superiores". DELEUZE, G.: Nietzsche e a Filosofia. Traduo de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. RJ., Editora Rio, 1976, p. 123. (4) MERLEAU-PONTY, M.: Op. cit., p. 21. (5) Apud NASCIMENTO, Jlio de Oliveira: "A Comunicao em Locke: Algumas Dificuldades". In MORENO, Arley e FAVARETTO, Celso (organizadores): Filosofia, Linguagem, Arte. S.P., EDUC (srie Cadernos PUC, n 21), 1985, p. 76. (6) NASCIMENTO, J.O.: Op. cit., p. 78. (7) CHAER, Marcos: "Pensamento, Linguagem e Comunicao". Ibid., p. 83. (8) LOCKE, J.: Op. cit., p. 229. (9) ALMEIDA, Guido Antnio de : "Aspectos da Filosofia da Linguagem". Cadernos SEAF. RJ, (1), agosto de 1978, p. 68.

(1O) NASCIMENTO, J.O.: Op. cit., p. 79. (11) WITTGENSTEIN, L.: Investigaes Filosficas. Traduo de Jos Carlos Bruni. S.P., Abril Cultural (Os Pensadores), 1975, 1, p. 13. (12) ALMEIDA, G.A.: Op. cit., p. 70. (13) WITTGENSTEIN, L.: Op. cit., 7, p. 16. (14) ALMEIDA, G.A.: Op. cit., p. 71. (15) Id.: Ibid., p. 73. (16) Id.: Ibid., p. 75. (17) SEARLE, J.R.: Os Actos de Fala. Traduo coordenada por Carlos Vogt. Coimbra, Livraria Almedina, 1981, p. 196. (18) Id. Ibid., p. 29. (19) Id.: Ibid., p. 26. (2O) Id.: Ibid., p. 261. (21) Id.: Ibid., p. 28. O autor acrescenta: "poderia ainda parecer que o nosso ponto de vista simplesmente, em termos saussureanos, um estudo da 'parole' e no da 'langue'. Sustentamos, entretanto, que um estudo adequado dos atos de fala um estudo da 'langue'". Voltaremos a esse ponto. (22) "Quand dire c'est faire" , alis, o ttulo da traduo francesa do texto de J.L. Austin: How to Do Things with Words. Oxford, 1962. (23) ALMEIDA, G.A.: Op. cit., p. 80. (24) Id.: Idid., p. 80. (25) Id.: Ibid., p. 83. (26) Id.: Ibid., p. 83. (27) Id.: Ibid., p. 86. (28) NEUMANN & MORGENSTERN: Theory of Games and Economic Behavior. Princeton U.P., 1944; 3a ed., 1954, p.49. Apud. LYOTARD, J.F.: O Ps-Moderno. Traduo de Ricardo Correia Barbosa, 3a ed., RJ, Jos Olympio, 1988, nota 33, p. 18. (29) LYOTARD, J.F.: Op. cit., p.l7.

(3O) Id.: Ibid., p. 17. (31) ORLANDI, Eni. P.: "A sociolingustica, a teoria da enunciao e a anlise do discurso". A Linguagem e seu Funcionamento, SP, Brasiliense, 1983, p.88. (32) Id.: Ibid., p.89. (33) Id.: Ibid., p. 89. (34) "A Lingustica tem relaes bastante estreitas com outras cincias, que tanto lhe tomam emprestados como lhe fornecem dados. Os limites que a separam das outras cincias no aparecem sempre nitidamente. Por, exemplo, a Lingstica deve ser cuidadosamente distinguida da Etnografia e da Pr-Histria, onde a lngua no intervm seno a ttulo de documento; distingue-se tambm da Antropologia, que estuda o homem somente do ponto de vista da espcie, enquanto a linguagem um fato social". SAUSSURE, F.: Curso de Lingstica Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Traduo de Antnio Chelini, Jos Paulo Paes e Izidoro Blikstein. SP, Cultrix, 9a ed., s/d, p.13. (35) ORLANDI, E.P.: Op. cit., p. 89. (36) SAUSSURE, F.: Op. cit., p. 15. (37) Id.: Ibid., p. 24. (38) Id.: Ibid., p. 25. (39) Id.: Ibid., p. 17. (40) Id.: Ibid., p. 18. (41) Id.: Ibid., p. 88. (42) "Com o separar a lngua da fala, separa-se ao mesmo tempo: 1, o que social do que individual; 2, o que essencial do que acessrio e mais ou menos acidental. A lngua no constitui, pois, uma funo do falante: o produto que o indivduo registra passivamente (...)". Id.: Ibid., p. 22. (43) Id.: Ibid., p. 92. (44) ORLANDI, E.P.: Op. cit., p.90. (45) ROSSI-LANDI, F.: "A Linguagem como Trabalho e como Mercado". Semiologia e Lingustica Hoje. Apud ORLANDI, E.P.: Op. cit., p. 90. (46) ORLANDI, E.P.: Op., p. 90.

(47) Este conceito tem se desenvolvido no horizonte aberto pelo trabalho de historiadores ps-estruturalistas, como Michel Foucault, por exemplo, ou Paul Marie Veyne, que escreve: " A prtica no uma instncia misteriosa, um subsolo da histria, um motor oculto: o que fazem as pessoas (a palavra significa exatamente o que diz). Se a prtica est, em certo sentido, "escondida", e se podemos, provisoriamente, cham-la "parte oculta do iceberg", simplesmente porque ela partilha da sorte da quase-totalidade de nossos comportamentos e da histria universal: temos, freqentemente, conscincia deles, mas no temos o conceito para eles. Do mesmo modo, quando falo, sei, geralmente, que falo e que no estou em estado de hipnose; entretanto, no tenho a concepo da gramtica que aplico intuitivamente; acredito exprimir-me naturalmente para dizer o que preciso; no estou consciente de que aplico regras estritas". VEYNE, P.M.: "Foucault Revoluciona a Histria". Como se Escreve a Histria. Traduo de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Braslia, Editora da Unb, 1982., p. 157. (48) ORLANDI, E.P.: Op. cit., p. 92. (49) Cf. ORLANDI, E.P.: Op. cit., p. 93. (5O) Apud ORLANDI, E.P.: Op. cit., p. 93. (51) "Uma lngua radicalmente incapaz de se defender dos fatores que deslocam, de minuto a minuto, a relao entre o significado e o significante. uma consequncia da arbitrariedade do Signo". SAUSSURE, F.: Op. cit., p.90. (52) ORLANDI, E.P.: Op.,p.94. (53) MORA, Jose Ferrater: Diccionario de Filosofia. Buenos Aires, Editorial Sudamericana, 4a ed., 1958, pp. 375-377. (54) FOUCAULT, M.: L'Ordre du Discours. Paris, Gallimard, 1971, pp 10 e 11. (55) SEVCENKO, Nicolau: "Charles Baudelaire: o discurso em desordem". In RIBEIRO, Renato Janine (organizador): Recordar Foucault. SP, Brasiliense, 1985, p. 189. (56) "(...) 'vontade de verdade' no significa 'eu no quero me deixar enganar', mas, e no h escolha: 'eu no quero enganar, nem a mim, nem aos outros' e eis-nos no terreno da moral. (...) No h dvida, o verdico, no sentido mais rigoroso e extremo, tal qual o prev a f na cincia, afirma destarte um outro mundo que aquele da vida, da natureza e da histria e enquanto afirma esse outro mundo, nega seu antpoda, este mundo, nosso mundo ... mas compreendeu-se ou se est em vias de compreender que sempre numa crena metafsica que repousa nossa f na cincia - que ns, tambm ns buscamos, ainda hoje, o conhecimento, ns, mpios e metafsicos, emprestamos nosso fogo ao incndio que uma f de mil anos

acendeu, essa f crist que tambm foi a de Plato e que admitia que Deus a verdade e que a verdade divina...". NIETZSCHE, F.: A Gaia Cincia. Traduo de Mrcio Pugliesi, Edson Bini e Norberto de Paula Lima. SP, Hemus, 1981, 344, p.228. (57) Segundo a traduo de Sevcenko. Op. cit., p. 189. (58) M. Callon refere-se a uma sociolgica: "A Sociolgica o movimento pelo qual os atores constituem e instituem diferenas, fronteiras entre o que social e o que no o , o que tcnico e o que no o , e o que imaginrio e o que real: o traado destas fronteiras uma disputa e nenhum consenso, salvo em caso de dominao, realizvel". Apud LYOTARD, J.F.: Op. cit., nota 64, p. 34. (59) LYOTARD, J.F.: Op. cit., p. 29. (6O) Id.: Ibid., p. 32 (61) BENVENISTE, E.: Problemas de Lingustica Geral. SP, Nacional, 1976. (62) A autora prossegue: " o locutor no exerccio do discurso que se apropria das formas que a linguagem prope e s quais ele se refere a sua pessoa definindo-se a si mesmo (como eu) e ao parceiro (como tu). Nessa perspectiva o processo do eu semntico, histrico, enquanto o tu permanece no nvel semitico. Benveniste diz que temos 'no locutor a vontade de referir pelo discurso e no outro a possibilidade de correferir identicamente no consenso pragmtico que faz de cada locutor um "colocutor"'. Assim, o interlocutor, enquanto tal, possibilidade estabelecida pelo semitico e, quando se faz semntica, se faz locutor. s nesse sentido que vemos um contato entre o semitico e o semntico, mas que no se faz como passagem, e dissimtrico. Nesse sentido, o quadro figurativo da enunciao - as duas figuras em posio de participantes que so alternativamente protagonistas da enunciao - aparece como cenrio para que o eu represente seu papel." ORLANDI, E.P.: Op. cit., p.98. (63) PCHEUX, M.: "Analyse Automatique du Discours". Paris, Dunod, 1969 e PCHEUX, M. et alii: "Analyse du Discours, Langue et Idologie". Langages, n 37. Paris, 1975. (64) ORLANDI, E.P.: Op. cit., pp. 101 e 102. (65) interessante retomar, nesse ponto, as objees que Foucault ope a esta noo: "A noo de ideologia me parece dificilmente utilizvel por trs razes. A primeira que, queira-se ou no, ela est sempre em oposio virtual a alguma coisa que seria a verdade. (...) Segundo inconveniente: refere-se necessariamente a alguma coisa como o sujeito. Enfim, a ideologia est em posio secundria com relao a alguma coisa que deve funcionar para ela como infra-estrutura ou determinao econmica, material, etc. Por estas trs razes creio que uma noo que no deve ser utilizada sem

precaues". FOUCAULT, M.: "Verdade e Poder" (entrevista). Microfsica do Poder. Traduo de Roberto Machado. RJ., Edies Graal, 1979., p. 7. (66) MERLEAU-PONTY, M. "Materiaux pour thorie de l'histoire" Rsums de Cours (College de France, 19562-1960). Paris, Gallimard, l968, p. 44. (67) LYOTARD, J-F.: Op. cit., p. 29. (68) Id.: Ibid., p.28. (69) JAKOBSON, R. " procura da Essncia da Linguagem". Lingustica e Comunicao. Traduo de Izidoro Blikstein e Jos Paulo Paes. SP., s/d, p.102. (70) Cf. JAKOBSON, R. Op. cit., p. 104. A tipologia dos signos formulada por Peirce bastante conhecida. Nos termos do prprio Jakobson: "Peirce, como Saussure, estabeleceu uma distino ntida entre as 'qualidades materiais', o significante de todo signo e seu 'intrprete imediato', isto , o significado. A diferena que se manifesta na relao entre o significante e o significado permite-lhe discernir trs variedades fundamentais de signos (ou de representamen, na sua terminologia). 1) O cone opera, antes de tudo, pela semelhana de fato entre seu significante e seu significado, (...) 2) O ndice opera, antes de tudo, pela contiguidade de fato, vivida, entre seu significante e seu significado (...) 3) O smbolo opera, antes de tudo, por contiguidade instituda, apreendida, entre significante e significado. O intrprete de um smbolo, qualquer que seja, deve obrigatoriamente conhecer esta regra convecional, e s e exclusivamente por causa desta regra que o signo ser efetivamentee interpretado. "Op. cit., pp. 100-101. (71) Id.: Ibid. p. 105. (72) Citado por Jakobson. Op. cit., p. 106. (73) Id.: Ibid., p. 107. (74) Id.: Ibid., p. 115. (75) Id.: Ibid., p. 111. (76) Id.: Ibid., p. 111-115. (77) MERLEAU-PONTY, M. A Prosa do Mundo, ed. cit., 30. (78) Lembremo-nos do que diz Nietzsche, escrevendo sobre "A 'Razo' na Filosofia": "A razo na linguagem, que velha embusteira! Temo que jamais nos livremos de Deus, posto que cremos ainda na gramtica". Crepsculo dos dolos. Traduo de Edson Bini e Mrcio Pugliesi. SP., Hemus, l976, p. 29.

(79) MERLEAU-PONTY, M.: Op. cit., 41. (80) Numa reflexo sobre "Sensibilidade e Inteligibilidade", Ernildo Stein assinala que Heidegger, ao contrrio da Escola Histrica Alem - que situa a compreenso ainda no campo do conhecimento -, "coloca a compreenso como um existencial: antes de nos darmos conta ns j compreendemos. O mundo j esta compreendido, no h como chegar antes dele e compreend-lo. E, sendo um existencial, uma marca da existncia humana e no um rgo, quer sensvel, quer inteligvel, de acesso ao mundo histrico. (...)A racionalidade do mundo histrico, portanto, no se esgota, ns nunca podemos estabelec-la definitivamente, pois vai se dando sempre. STEIN, E.: Racionalidade e Existncia. Porto Alegre, L & PM, 1988,p.31. (81) PAZ, Octvio: O Arco e a Lira. Traduo de Olga Savary. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982, pp.35 e 37. (82) Id. Ibid., p. 37. (83) MERLEAU-PONTY, M. Op cit., p. 39. (84) Id.: Ibid., pp. 50 e 51. O acesso linguagem da ordem perspectiva, portanto, perspectiva: "A claridade da linguagem de ordem perceptiva", p. 43. (85) Id. Ibid., p. 29. "Falar e ouvir, ao e percepo s so para mim operaes diferentes quando reflito, e decomponho as palavras pronunciadas em influxos motores ou em momentos de articulao - as palavras ouvidas em sensaes e percepes auditivas. Quando falo, no me represento os movimentos a fazer: todo o meu aparelho corporal se rene para alcanar e dizer a palavra como minha mo se mobiliza por si mesma para pegar o que me estendem" (p. 34). (86) Id. Ibid., p. 58-59. (87) Id. Ibid., p. 44. "A todo momento, sob o sistema da gramtica oficial, que atribui a tal sinal tal significao, v-se transparecer um outro sistema expressivo que traz o primeiro e procede diferentemente dele: a expresso, aqui, no est ordenada, ponto por ponto, ao exprimido; cada um de seus elementos no se precisa e no recebe a existncia lingustica a no ser pelo que ele recebe dos outros e pela modulao que imprime a todos os outros". Ibid., p. 42. (88) Id. Ibid., p. 50. (89) MELEAU-PONTY, M.: "Le Problme de la Parole" Rsums de Cours, p. 33. (90) "A lngua toda acaso e toda razo porque no existe sistema

expressivo que siga um plano e que no tenha sua origem em algum dado acidental, mas tambm no h acidente que se torne instrumento lingustico sem que a linguagem tenha insuflado nele o valor de uma nova maneira de falar, tratando-o como exemplo de uma regra futura que se aplicar a todo um setor de sinais (...). A vontade de expresso ela mesma ambgua e contm um fermento que trabalha para modific-la: cada lngua, diz por exemplo Vendryes, submetida a cada momento s necessidades gmeas e contrrias da expressividade e da uniformidade". Id.: A Prosa do Mundo. Ed. cit., p. 49. (91) BONOMI, A.: Fenomenologia e Estruturalismo. Traduo de Joo Paulo Monteiro, Patrizia Piozzi e Mauro Almeida Alves. SP., Ed. Perspectiva, 1974, p.11. (92) MERLEAU-PONTY, M.: A Prosa do Mundo. Ed. cit., p. 46. (93) SAUSSURE, F.: Op. cit., p. 139. (94) MERLEAU-PONTY, M.: Op. cit., p. 56. (95) Id: Ibid., pp. 28 e 29. (96) BONOMI, A.: Op. cit., p. 14. (97) MERLEAU-PONTY, M.: A Prosa do Mundo. Ed. cit., p. 54. (98) Id.: Ibid., p. 58. (99) PAZ, O.: Op. cit. p. 40. (100) Id.: Ibid., p. 41. (101) MERLEAU-PONTY, M.: A Prosa do Mundo. Ed. cit., p. 60. O autor acrescenta , na margem: "no se sabe o que se diz, sabe-se depois de ter dito". (102) PAZ, O.: Op. cit., p. 41. (103) MERLEAU-PONTY, M.: A Prosa do Mundo. Ed. cit. p. 55. (104) Id.: Ibid., p. 31.

S-ar putea să vă placă și