Sunteți pe pagina 1din 8

A sabedoria oculta dos jogos

Foto: Shutterstock

TODO JOGO CARREGA A SABEDORIA INICITICA DA CULTURA QUE O CRIOU, E O SIGNIFICADO DA POCA HISTRICA ONDE SURGIU 21 de Setembro de 2011 s 18:15 Por Luis Pellegrini

Jogo de reis, rei dos jogos. Um tabuleiro de xadrez, com todas as suas belas peas brancas e negras que se movimentam segundo regras e estratgias precisas, ou de damas (um jogo que do xadrez deriva), carrega milnios de tradies, conhecimentos esotricos e smbolos rituais. O xadrez, cujas origens precisas so desconhecidas, sabendo-se apenas que nasceu na sia em algum momento perdido da histria, faz parte de um conjunto de jogos que atravessaram os sculos e chegaram at ns, trazendo testemunhos de civilizaes, crenas e conhecimentos muito antigos. A tal ponto que, atravs do estudo do sentido e da lgica desses jogos, possvel conhecer os sistemas filosficos, religiosos e mgicos que os produziram. Para alm do seu aspecto esportivo ou de puro divertimento, um jogo como o xadrez apresenta vrios sentidos profundos. Na ndia antiga por exemplo, onde o xadrez era largamente praticado, um simbolismo mais evidente do jogo liga-se estratgia guerreira conforme estudada e desenvolvida pela casta dos kshatrias, a parte da populao indiana que, por tradio, dedica-se s questes militares das guerras e dos combates. O desenrolar do jogo um combate entre peas negras e peas brancas, entre a sombra e a luz, entre os mitolgicos tits (asuras) e os deuses (devas). A lgica da estratgia guerreira do xadrez a mesma que se observa na descrio das batalhas do Bagavad Gita, a grande epopia blica da literatura indiana. O que se aposta nessas batalhas sempre a supremacia sobre o mundo. Seja ele o mundo objetivo de fora, ou o mundo subjetivo da interioridade do ser humano.

Quando se examina o importante simbolismo do jogo de xadrez preciso considerar, de um lado, o jogo propriamente dito e, do outro, o tabuleiro sobre o

qual ele se desenrola. O tabuleiro uma representao do mundo manifestado, tecido de sombra e de luz, em que se alternam e equilibram as foras iguais e contrrias do yin e do yang. Na sua forma elementar o tabuleiro uma mandala (smbolo da existncia) quaternria simples, representando o plano existencial da terra, o lugar onde as coisas e os seres criados se manifestam, onde tudo nasce, cresce, morre e renasce. O tabuleiro normal tem 64 casas, e esse nmero tambm no foi escolhido arbitrariamente. 64, na metafsica indiana, o nmero da realizao da unidade csmica. O tabuleiro considerado uma representao da Vastupurushamandala, um esquema csmico de certa forma anlogo ao nmero de ouro de Pitgoras. Entendido como representao sinttica dos processos csmicos criativos, esse esquema utilizado para a construo dos templos da ndia, bem como para o estudo dos ritmos e dos ciclos csmicos. Significa que o mundo construdo como um tabuleiro de xadrez, e as coisas que acontecem no mundo respeitam leis muito anlogas s leis que regem os movimentos das peas do jogo de xadrez. Sem esquecer que, como toda mandala um smbolo da existncia, e sendo o tabuleiro uma mandala, a luta de foras e tendncias que se processa na sua superfcie representa tambm todas as lutas, todos os choques de foras, todas as combinaes de tendncias que acontecem no ntimo de cada um de ns. Alm disso, o jogo pe em ao essencialmente a inteligncia e o rigor lgico. Quando joga, o praticante de xadrez participa tambm da inteligncia universal (que em snscrito se diz Viraj) da qual a Vastupurushamandala tambm um smbolo. A dominao do mundo pela participao na Viraj uma arte de guerreiro: a arte dos reis. O xadrez, por tais razes, tambm chamado de "jogo de reis", bem como de "rei dos jogos". Ele simboliza a tomada de controle no s sobre adversrios ou sobre um territrio, mas tambm sobre si mesmo, sobre o prprio eu, porquanto a diviso interior do psiquismo humano em reas luminosas e reas escuras igualmente o cenrio de um combate.

Jogos como o xadrez sempre despertaram o interesse dos ocultistas por uma razo muito simples: como eles so estruturados a partir do conhecimento e da utilizao de leis universais, como aquela da Vastupurushamandala, isso significa que conhec-los conhecer essas leis, e pratic-los saber o que acontece quando essas leis so postas em movimento. Um jogo uma representao do mundo e dos processos do mundo; quando se conhece um processo, pode-se saber de antemo aonde ele vai levar. Por isso, muitas vezes os jogos so utilizados tambm como sistemas de adivinhao. Este o caso do tar e de vrios outros jogos de cartas. Papus, ocultista hispanofrancs (1865-1916), concluiu que o tar foi a origem comum da maior parte dos jogos de salo que conhecemos. Ele explicava que fixando-se os personagens do baralho num tabuleiro dividido em casas pretas e brancas, tem-se um perfeito jogo de xadrez. E, ao se fazer uma espiral com as cartas dos naipes de espadas, paus, ouros e copas, e em seguida sacar os nmeros como se fosse um jogo de dados, pode-se disputar o velho jogo da glria. As relaes so corretas. O nico equvoco de Papus que o xadrez muito mais antigo do que o tar, e portanto, este ltimo que provavelmente deriva do primeiro. O nome atual do xadrez parece derivar da palavra persa x, que significa rei ou chefe; por isso, durante muito tempo acreditou-se que o jogo fosse inveno persa. Verificou-se depois que ele muito mais antigo do que a civilizao persa. O prprio Plato refere-se em seus escritos que, durante a poca de Moiss, havia um passatempo semelhante ao xadrez, com o nome hebreu de Ithkakit. H uma tradio cabalista segundo a qual foi o prprio Moiss a cri-lo.

Mas uma das verses mais aceitas sobre as origens do xadrez como hoje o conhecemos vai ao sculo sexto de nossa era. Conta que Sissa, monge brmane encarregado da educao do jovem raj Chech-Rama, inventou o jogo para demonstrar ao aluno que um rei no capaz de nada sem a ajuda dos seus sditos. E, alm disso, para ensin-lo que, numa sociedade organizada, cada um tem uma funo especfica que deve ser respeitada. No corresponder s possibilidades oferecidas por sua funo, no tentar desfrutar ao mximo dela, ou ento ultrapassar os limites dessa funo, quebrando assim uma regra do jogo, significa derrota certa. Respeitar as regras, e aplicar-se ao combate com inteligncia, coragem e disposio, atitude que pode conduzir vitria desde que o adversrio no seja mais forte.

Nosso xadrez moderno assim, provavelmente, filho do Schatransch indiano (Tschaturanga, em snscrito), embora suas peas sejam um tanto diferentes. Esse jogo inclui oito soldados de infantaria, dois carros, dois cavaleiros, dois elefantes, um general e um rei - enquanto o nosso xadrez consiste em oito pees (soldados), duas torres, dois bispos, dois cavalos, rainha e rei. Embora considerado o mais nobre e refinado dos jogos de inteligncia, o xadrez no o nico deles. Quase todas as culturas da antiguidade inventaram os seus prprios sistemas ldicos baseados, todos eles, na percepo de que no universo existe uma lgica inelutvel, de tipo matemtico, que rege todos os seus fenmenos. O prprio jogo de dados, na aparncia um simples passatempo em que vitria ou derrota acontecem por acaso, baseia-se na verdade na antiga cincia dos nmeros. A numerologia metafsica, segundo a qual cada cifra numrica corresponde a uma precisa lei csmica.

O jogo do astrgalo (ossinho situado na articulao da perna do boi ou do carneiro), por exemplo, o precursor do jogo de dados e nasceu na Grcia. No comeo, servia apenas aos processos divinatrios: "Perto do rio Duraico", escrevia Pausnidas, "existe uma caverna; nessa caverna vive um orculo que conhece o futuro atravs de um tabuleiro de astrgalos". O astrgalo teve muita popularidade no mundo antigo, depois que perdeu seu carter sagrado. O jogador atirava quatro ossinhos sobre a mesa. A jogada mais favorvel (chamada "de Vnus") consistia em obter quatro pontos diferentes. Os pontos dependiam da posio em que os ossinhos caiam. Os verdadeiros dados, porm, nasceram no Egito. Plato revela isso em sua obra Fdon: "Ouvi dizer que prximo a Murratis, no Egito, existe um dos mais antigos deuses, a quem foi consagrada a ave bis, cujo nome Thot, e que foi o primeiro a descobrir os nmeros, o clculo, a geometria, a astronomia e os dados". Os romanos adaptaram quase todos os jogos egpcios e gregos; e sua paixo por jogos transparece no s nos antigos documentos, como nas runas arqueolgicas. Em certos templos de Roma, existem ainda gravados, sobre os ladrilhos do cho, riscos em forma de crculos ou quadrados, atravessados por diagonais. Era o jogo de damas da poca. Mas foram tambm os gregos que, graas a seus conhecimentos, criaram certas regras matemticas que permitem ganhar no jogo de damas. O segredo era guardado pelos discpulos de Pitgoras; para eles, as relaes matemticas, os nmeros e suas leis proporcionavam a explicao do universo. Conhec-los significa conhecer o mundo. Um velho jogo chins, o wei-chi, ou "jogo do go", nasceu provavelmente na Monglia sete sculos antes da nossa era, e nas ltimas dcadas tem conquistado milhares de adeptos principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Sua originalidade consiste na aplicao de tcnicas que fazem alternar a anlise e a sntese, o lugar (uma parte determinada do tabuleiro) e a totalidade (todo o tabuleiro). Ainda na China existe uma espcie de jogo de damas muito popular, o tiao-ki, que se baseia nas oposies yang e yin, a base da filosofia taosta. Os coreanos tem um jogo equivalente,o kono. O mesmo acontece com os muulmanos, e seu jogo chama-se al-qirq. curioso que tambm os ndios americanos conheam um passatempo baseado no jogo das oposies: chama-se serpente-voadora. E, no Brasil e em outros pases americanos onde se implantaram religies africanas, pratica-se o jogo de bzios, um sistema altamente complexo utilizado para a adivinhao e tambm para a comunicao com as divindades do panteo afro-americano.

Nenhum jogo, seja ele de salo como o xadrez, o domin, dados ou cartas, ou uma competio atltica como o futebol, o tenis ou a corrida de obstculos, , no seu significado mais essencial, um simples passatempo ou um esporte. O jogo fundamentalmente um smbolo de luta, luta contra a morte (jogos funerrios), contra os elementos (jogos agrrios), contra as foras hostis (jogos guerreiros), contra si mesmo (contra o medo, as fraquezas, as dvidas etc). Os jogos esto, na origem, ligados ao sagrado, mesmo que seus praticantes contemporneos no tenham conscincia disso. Entre os gregos e romanos os jogos eram cerimnias peridicas que acompanhavam determinadas festas religiosas e no curso das quais se enfrentavam, em diferentes provas, de um lado, atletas e acrobatas, de outro, msicos e declamadores. Cada cidade organizava seus jogos prprios por ocasio das festas. As cidades aliadas participam de jogos comuns. O jogo aparece, ento, como um rito social, que exprime e refora, maneira de um smbolo, a unidade do grupo, cujas oposies internas se exteriorizam e se resolvem precisamente nessas manifestaes ldicas. A importncia sociopsicolgica dos grandes jogos pblicos era muito grande: "foi em torno deles que se cristalizaram o sentimento cvico e o sentimento nacional. Foram, para os habitantes de uma mesma cidade, para os filhos de uma mesma raa... o lao que lhes recordava seus interesses comuns, sua origem comum. Tinham suas incidncias na vida privada e na vida pblica. Alimentavam em todos a idia de que a educao fsica deve ser ativada pelo treinamento dos moos nos centros de ginstica; mas eram tambm, para os membros dispersos de uma mesma famlia tnica, a ocasio de se reencontrarem na exaltao de um ideal que os distinguia dos brbaros. Para celebrar esse ideal, calavam-se as rivalidades e dios que dividiam as cidades" (Devambez, Dicionrio da civilizao grega). Durante o perodo dos jogos, no havia guerra, nem execues capitais, nem penhora judicial; era a trgua total. Infelizmente, perdeu-se hoje o simbolismo psicolgico e espiritual de muitos jogos antigos que ainda so praticados: o pau-de-sebo ou mastro-de-cocanha est ligado aos mitos da conquista do cu; o futebol, disputa do globo solar entre duas fratrias antagonistas; empinar papagaios ou pipas representava, no Extremo Oriente, deixar voar a alma do proprietrio, o qual permanecendo, embora, no solo, continuava magicamente ligado a ela pelo fio e podia, atravs desse elemento de ligao, desfrutar da liberdade que sua alma experimentava. A amarelinha representava provavelmente o labirinto onde o iniciado se perdia no primeiro instante para reencontrar a soluo ao final. Todos esses jogos e brincadeiras no deixam de ter, ainda hoje, uma razo de ser; deixaram de ser sagrados mas ainda desempenham papel psicolgico e social dos mais importantes como smbolos agonsticos e pedaggicos.

Por tais razes continuam a ser praticados, e novos jogos continuam a ser inventados. Porque os jogos apresentam os mais variados aspectos segundo as necessidades de cada poca. Cirlot, em seu Dicionrio de Smbolos, tambm afirma que os jogos no so apenas passatempos. Explica que eles podem ser iniciticos, didticos, mimticos, competitivos. E comenta que "o sucesso, nas ltimas dcadas, dos jogos eletrnicos, anuncia o advento de uma nova forma de inteligncia mais apta a compreender as proezas da tecnologia que as finuras da retrica. Os jogos predominantes numa poca simbolizam os seus interesses principais. Exemplo: o monoplio, os jogos de negcio e de bolsa de valores, o Master Mind, o cubo de Rubik, etc. Refletem seu tempo: anunciam a era eletrnica e telemtica, matemtica, mecnica e robtica". So arautos dos deuses de um futuro que j encosta no presente. Continuam a esconder sabedorias que vo alm das simples aparncias. Servem ainda para transmitir ensinamentos, para desenvolver o poder de reflexo da mente, e para ensinar que o jogo da vida do homem est indissoluvelmente ligado ao jogo da existncia do mundo.

S-ar putea să vă placă și