Sunteți pe pagina 1din 11

Luiz Henrique Coletto e-mail: henrique@cirp.usp.

br Seo tcnica de manuteno Apresentao Os avanos da comunicao nos ltimos anos, possibilitaram o surgimento de vrias tecnologias, que desde ento, procuram atender a real necessidade de seus usurios, com a melhor qualidade possvel. No incio eram mquinas mono-usurio, muito tevese que evoluir at chegar as redes de computadores atuais. Hoje em dia, as empresas esto apostando numa das mais novas e revolucionrias tendncias tecnolgicas: a comunicao Wireless( Rede sem fio). O que Wireless Data Communication ? Sistemas de Informtica conectados a um ambiente de trabalho , via ligaes sem fio.

Protocolos Wireless Lan Devem conter: Deteco de colises; Roteamento de dados entre rede cabeada e rede wireless. O mais utilizado o TCP/IP. Frame Ethernet IEEE 802.11 Padro para redes sem fio: -prev acesso das estaes ao backbone -camada fsica com 3 possibilidades: -Rdio com salto de freqncia (FH); -Rdio com seqncia direta (DS); Luz no espectro do infravermelho. -Camada de Enlace -2 topologias bsicas: -estaes centralizadas a uma estao; -acesso direto entre estaes. Suporta: Protocolos: TCP/IP

IPX NETBEUI Velocidade: 1 Mbps 11 Mbps Distncia: de alguns metros at 70km Mtodo de Acesso ao Meio usado como mtodo de acesso primrio o DCF (funo de distribuio coordenada); com protocolo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access - Colision Avoidance); Prev a utilizao de um algoritmo de criptografia chamado privacidade equivalente ao fio (WEP); Tecnologias de Wireless Data Communication Rdio Freqncia; Microondas; Infravermelho; Laser; Wireless Radio Freqncia Spread Spectrum Tecnologia conhecida como CDMA (code-division multiple access) Vantagens: -supera problemas de interferncia intencionais de espionagem -atravessa obstculos com mais facilidade -largura da Banda Passante (BandSwitch) mais larga Tipos de Spread Spectrum FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) Espectro de Freqncia Espalhada em Saltos DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) Espectro de Freqncia Espalhada em Seqncia Direta Frequence Hopping Spread Spectrum Transmite sinal aparentemente aleatrio de freqncias de rdio Recebe apenas se a srie de freqncias conhecida - transmissor e receptor contm o mesmo algoritmo Pode chegar at a 2 Mbps Frequence Hopping (Grfico)

Direct Sequence Spread Spectrum Conhecida como pseudonoise (pseudo rudo); Transmite o sinal com adio de bits redundantes chamados chips; Receptor utiliza um correlator baseado no cdigo de difuso e remove os chips, recuperando os dados; Pode funcionar vrias redes sem interferncia uma na outra. Direct Sequence (Grfico)

Antena Ominidirecional

Antena Yagi

Wireless Microondas Deve ter visada direta -antena com formato de parablica -velocidades at 15 Mbps

Antena Parablica

Antena Parablica (Tipo Vazada)

Exemplo com integrao de Dados, Voz e Imagem

Exemplo de Provedor Wireless

Exemplo entre Prdios distantes com obstculo Link de 2 mbps sem visada direta (com obstculo) com Repetidor e LAN cabeada

Exemplo usando Bridge de alto desempenho (3,2 mbps) a 30km

Exemplos conectando redes distantes (WAN) com satlites

Wireless Infravermelho - At 16 Mbps de velocidade - Exige visada sem obstculos - Freqncia de transmisso pode atingir at 100 TeraHertz

Wireless Laser - Conexes ponto a ponto ou multiponto de longa distancia - Visada direta - No pode haver obstculos

Exemplo de Equipamento Wireless Laser

Comunicao Wireless Laser Mono Ponto na cidade

Exemplo de Wireless-Laser Multiponto na cidade

Concluso

- Flexibilidade e mobilidade para mover PCs, notebooks, laptop em qualquer lugar em um escritrio, entre escritrios, ambientes de campi ou em reas onde as convencionais redes LANs cabeadas no pode ser usadas, so recursos oferecidos pelo mundo mvel, que oferece a constante interligao do usurio ao seu ambiente de trabalho. possvel utilizar redes sem fio em lugares fisicamente impossveis de se ter uma rede cabeada. Adaptvel a qualquer mudana, a Wireless tornou-se uma tendncia mundial. Operadoras de telecomunicaes de todo o mundo, fabricantes e investidores pblicos e privados se movimentam para ampliar a planta existente, desenvolver tecnologias e gerar novas solues de atendimento. So as exigncias de uma demanda crescente por linhas e servios para uma populao que busca cada vez mais mobilidade e integrao.

S-ar putea să vă placă și