Sunteți pe pagina 1din 9

Fardados e disciplinados: recrutamento e enquadramento social na Armada Imperial e na Polcia da Corte (1870-1889) Fabiana Martins Bandeira

Resumo: A relao entre o recrutamento militar na Armada Imperial e na Polcia da Corte e as estratgias de enquadramento social das camadas marginalizadas o objeto central da pesquisa que vem sendo desenvolvida por ns, geradora deste artigo. Aqui, procuramos apresentar e analisar as formas de recrutamento nessas instituies, relacionando-as idia de ordem no Rio de Janeiro das ltimas dcadas do sculo XIX. Pautadas basicamente no carter compulsrio e uso sistemtico da violncia, as aes de recrutamento na Corte cumpriam um duplo papel: alm de forjar soldados que servissem nas foras de defesa e represso do Estado Imperial, buscavam neutralizar a ao de indivduos excludos da esfera da ordem, homens livres pobres, forros e escravos, entendidos ento como ameaas ao estabelecimento da ordem urbana e nacional. Palavras-chave: recrutamento militar; ordem urbana; Segundo Reinado Rsum : La relation entre le recrutement militaire par lArmada Imperial et par la Police de la Cour et les stratgies dencadrement social des classes marginalises sont lobjet central de cette recherche en cours. On prsente lanalyse des formes de recrutement dans ces institutions, en les relationnant lide dordre Rio de Janeiro pendant les dernires dcades du XIXe sicle. Par son characteristique compulsoire et par lutilisation systmatique de la violence, les actions de recrutement avaient un double rle de fabriquer les soldats qui svissaient dans les forces de dfense et de rpression dtat Imperial et aussi de neutraliser les actions des individus exclus de la sphre de lordre, des hommes livres et pauvres, les affranchisses et les esclaves, compris a ce-moment l comme des menaces l tablissement de lordre urbaine et national. Recrutement militaire ; ordre urbaine ; Second rgne

UNIRIO- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestranda

2 O Rio de Janeiro das ltimas dcadas da Monarquia o cenrio no qual se desenvolve o tema da pesquisa que d origem ao presente artigo. O recrutamento de indivduos para a Armada Imperial e para a Polcia o objeto central deste estudo, projeto que vimos desenvolvendo no Programa de Ps-Graduao em Histria da UNIRIO, com nfase em Histria das Instituies. Buscamos relacionar o alistamento de homens para essas foras com a idia de manuteno da ordem, fundamental para a consolidao do projeto poltico imperial, construdo principalmente durante o Segundo Reinado. Encontramo-nos na fase inicial da pesquisa, na qual o levantamento e a anlise de fontes est em andamento. Assim, este artigo apresenta os objetivos do projeto e os primeiros resultados do levantamento bibliogrfico, a partir dos quais propomos uma discusso. A fim de levantar e analisar as estratgias de recrutamento nessas duas instituies, necessrio destacar a origem das mesmas, isto , o processo pelo qual foram implementadas enquanto rgos do Estado. Alm de uma bibliografia de contextualizao a respeito do perodo imperial, especialmente do Segundo Reinado, levantamos textos que tratem das duas instituies analisadas. Destacam-se, nesse sentido, as obras de lvaro Pereira do Nascimento a respeito do recrutamento na Armada Imperial (2001) e tambm as obras de Jos Miguel Arias Neto (2001). Quanto bibliografia sobre a Polcia, Thomas Holloway (1977) tem sido uma importante fonte, ao estudar a formao da instituio, mas tambm as formas de resistncia popular na cidade do Rio de Janeiro. Alm deste autor, Marcos Bretas (1998) e Marcos David Salem (2007) discutem a formao da polcia em relao a seu alinhamento com as classes dominantes. Como ponto comum de anlise entre as duas instituies, ambas esto voltadas para a defesa, embora a Armada esteja voltada, a priori, para as ameaas exteriores e a Polcia concentrada na manuteno da ordem interna. De um lado, a Armada Imperial seria responsvel pela defesa do territrio brasileiro e da nao em situaes de Guerra, resguardando assim a ordem nacional. J Polcia caberia a observao do cumprimento das leis e condutas a fim de manter a ordem urbana, especificamente da Corte, que, sinaliza valores e prticas para todo o Imprio.

3 Tanto a Armada Imperial quanto a Polcia fundamentam-se em suas correlatas portuguesas, e seus processos de institucionalizao no Brasil esto ligados ao processo de burocratizao do controle metropolitano, ainda num momento anterior Independncia. Com a transferncia da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, a partir de 1808, esse processo catalisado pela necessidade de proteo da nova sede do Imprio Portugus e de sua Corte, mas tambm da regulamentao dos costumes e prticas na cidade que se transformava para adaptar-se a seu novo status. O Rio de Janeiro foi se transformando numa cidade cortes, ao passo que se desfazia dos vnculos com o passado colonial, associado barbrie.1 A cidade o laboratrio onde a instituio da ordem ser experimentada, sendo necessrio garantir algo alm da obedincia dos cativos, mas a implementao do projeto civilizatrio imperial. (PECHMAN, 2002:107) A polcia um rgo importante nesse processo, pois garantiria a paz na Corte diante de intensas transformaes, sem a qual no seria possvel no restante do Imprio. Lugar de difuso da autoridade real para todo o Imprio, a Corte tambm a cidade do medo. pelo medo que se criam significaes de bem e mal e que se dividem os espaos de cada um. (PECHMAN, 2002:109). O medo branco impulsiona a tentativa da elite imperial - com olhos na Europa e os ps na Amrica (MATTOS, 2004: 126) em conter a massa ao estilo europeu, organizando-a, medida que se forjava a identidade brasileira. O contexto internacional do sculo XIX - da expanso do capitalismo e da fragmentao do antigo sistema colonial - deu origem emergncia de Estados Nacionais. Essa circunstncia obrigou as novas naes a delimitar que papis ocupariam no cenrio internacional. Segundo Salles, era necessrio, portanto, criar formas mais amplas e complexas de dominao poltica e ideolgica (SALLES, 1996:52), as quais so delimitadas na idia de manuteno da ordem urbana e nacional, presentes no projeto poltico imperial desenvolvido durante o Segundo Reinado.

1 A chegada da Corte trouxe-nos o rei e todo o cerimonial que cercava o respeito monarquia, instituindo formas de sociabilidade desconhecidas e que instauravam novas formas de dominao que combinar-se-iam com as formas tradicionais de assegurar o convvio social, baseadas no poder que o indivduo se investia ao ser proprietrio de terras, escravos ou coisas. (PECHMAN, 2002:129-130)

4 As duas instituies, embora se debruassem sobre diferentes objetos de ao, agiriam com o objetivo comum da manuteno da ordem no Imprio: seja na represso das sedies provinciais, seja na conteno das camadas populares e dos escravos, o modelo disciplinador das instituies militares promove e refora a ordem imperial diante da ameaa da desagregao do modelo social que tanto assustava as elites escravocratas brasileiras, temerosas de um levante de escravos, principalmente aps a dcada de 1830. O policiamento da cidade colonial no estava organizado nem profissionalizado, cabendo a uma srie de pequenas corporaes, entre militares, civis e paramilitares. Esse quadro passa a ser transformado a partir de 1808, quando da criao da Intendncia Geral da Polcia da Corte e do Estado do Brasil, criada dos moldes do servio policial de Lisboa. quela instituio cabiam tarefas que variavam desde a investigao e captura de criminosos, passando pela vigilncia do decoro pblico e dos divertimentos, chegando fiscalizao e manuteno de servios como iluminao, transportes, etc. Cabe lembrar que a represso vadiagem j uma preocupao policial expressa no texto do Alvar de 1760, mandado cumprir aqui em 1808. (SALEM, 2007:19), sendo a represso e conteno da massa escrava a grande questo policial ao longo de todo o sculo XIX. Em 1809 criada a Guarda Real de Polcia, sendo o primeiro ncleo profissional de policiamento, subordinado Intendncia Geral de Polcia. Destaca-se sobretudo na captura de escravos, destruio de quilombos e combate aos distrbios na cidade, principalmente aqueles praticados por capoeiras, cabendo-lhe, em muitas ocasies, a comparao com os capites-do-mato. Com a promulgao da Constituio de 1824, as prticas policiais e judicirias passam a ser regulamentadas, o que no entanto s diz respeito ao pequeno contingente cidado, enquanto a maioria desprovida de direitos pelo conceito de cidadania restritiva2, como os escravos e os pobres livres continuavam a ser alvo da suspeio generalizada e da violncia policial, haja vista as demandas de segurana da classe senhorial, utilizando a polcia como seu instrumento. A Marinha brasileira forma-se a partir da emancipao poltica do Brasil em relao a Portugal em 1822, quando da necessidade de defesa do territrio da nao que se forjava.
A constituio de 1824 delimita os grupos sociais que so ou no cidados. um modelo de cidadania restritiva que exclui grande parte da populao. E mesmo entre aqueles considerados pela lei como cidados, h outra diviso: h os cidados ativos e os inativos. A atividade da cidadania est intimamente relacionada ao critrio censitrio, como nos moldes burgueses da Revoluo Francesa. (NEVES; MACHADO, 1999)
2

5 Tendo participado ativamente dos movimentos que garantiam a independncia brasileira, entre os quais a represso resistncia baiana, a Marinha foi se tornando uma instituio de prestgio poltico. Alm da reduzida frota, outra dificuldade encontrada pela Marinha em seus primeiros anos foi a falta de pessoal para o servio. Desde a sua criao, a Armada encontrava grande obstculo em formar oficiais e marinheiros em nmero suficiente para garantir a defesa do territrio brasileiro. Essa questo de pessoal se estendeu durante o sculo XIX. Embora a oficialidade tenha sido formada por estrangeiros mercenrios a princpio, no era fcil encontrar homens dispostos ao trabalho na marinhagem. Ao utilizar-se do recrutamento forado, impunha-se a necessidade de rgida disciplina para com os recrutados, oriundos das camadas populares que encontravam dificuldade de adaptao aos ditames militares. Fortalecida pela Guerra do Paraguai3, a Armada tentava abrir mo do recrutamento forado a fim de favorecer a disciplina nas embarcaes e quartis, mas no obtinha o xito esperado em suas Companhias de Aprendizes nas provncias. Assistimos, ainda na dcada de 1870, a um crescimento da Polcia, embora uma lei de 1871 tenha retirado desta os poderes judiciais. Houve um aumento da eficincia e especializao do aparelho repressor, que passou a se dedicar exclusivamente s tarefas de investigao e vigilncia (SALEM, 2007:92). Em geral, durante grande parte do sculo XIX, as duas instituies lanaram mo do recrutamento forado, buscando nas camadas populares, entre os indivduos classificados como vadios ou desordeiros, entendidos como ameaas ordem, os braos para os trabalhos a desenvolvidos. Ainda que houvesse outras formas de alistamento, como o voluntariado e, na Marinha, as Companhias de Aprendizes Marinheiros, a partir da dcada
Ao longo do sculo XIX, a Armada Imperial representou a imagem que o Imprio Brasileiro fazia de si para fora de seus limites. A Marinha teve um papel fundamental nesse sentido, pois atuou como representante do Imprio debelando sedies provinciais no Primeiro Reinado, resguardando a unidade territorial do pas que ameaava se perder nos conflitos. Nesse mesmo sentido, esteve presente na Guerra da Cisplatina na dcada de 1820, defendendo os interesses de expanso territorial do Brasil na bacia platina. No entanto, foi na Guerra do Paraguai que a Armada se fortaleceu enquanto instituio de defesa, tendo tido uma ao decisria dos rumos da Guerra no sentido da derrota paraguaia. Externamente, o Brasil tentava se afirmar como nao, num contexto internacional imperialista, marcado por campanhas militares. Assim, a realizao de aes militares e diplomticas se colocou como condio para o reconhecimento internacional da nacionalidade brasileira
3

6 de 1860, o grande provedor de homens para serem transformados em soldados foi o alistamento compulsrio. Considerando que este alistamento destinava-se aos indivduos marginalizados, sejam forros, homens livres pobres e outros considerados vadios e perigosos, principalmente por estarem excludos do que era considerado o mundo da ordem, cabe-nos questionar qual o sentido poltico do recrutamento. Isto , quais as intenes dos recrutadores ao admitir indivduos oriundos justamente das camadas sociais que buscavam conter. Nossa hiptese est ligada a um duplo sentido do recrutamento. Alm da necessidade de homens para formar os quadros das instituies - que, como j foi dito, foi um problema constante ao longo do sculo XIX -, tm-se a necessidade de conter essa populao que parecia to perigosa aos olhos das elites imperiais. pelo processo disciplinar atravs do servio militar que Polcia e Armada conteriam o mundo da desordem. Michel Foucault, em Vigiar e Punir (1987) entende que, na poca moderna, o castigo que se d no corpo do condenado atravs do suplcio se desenvolve at chegar alma do mesmo. Com isso, diversos mecanismos disciplinadores so criados, a fim de docilizar os corpos atravs de conjuntos de normas especficas, tal qual nas instituies estudadas, onde a rigidez da disciplina, hierarquia e rotina controlada agem sobre o comportamento do indivduo. Os castigos corporais agem sobre o corpo do castigado. Alguns conceitos levantados por Foucault nos interessam particularmente: a idia do processo disciplinar que age sobre o corpo e sobre as estruturas cotidianas, sendo inclusive citada a idia de fabricao do soldado atravs da disciplina. Alm disso, conceitos como saber-poder, isto , o conjunto de conhecimentos que norteia e delimita as relaes de poder, bem como a idia do poder como uma teia tambm so relevantes aqui. Tomamos ainda os conceitos de dominao e disciplina de Max Weber (1991), segundo o qual a disciplina o treinamento cotidiano na obedincia, que se relaciona com a dominao fundadora do Estado. Dessa forma, nesse primeiro momento de nossas investigaes, estamos trabalhando com esse conjunto de conceitos e relacionando-os com as fontes que estamos levantando. Alm da bibliografia j comentada, procuramos utilizar como fontes primrias correspondncias internas das instituies e relatrios ministeriais do perodo. Interessa-nos ainda levantar

7 fontes que possam servir para conhecer e compreender a quais processos o indivduo recrutado submetido no seu processo de institucionalizao. Por institucionalizao, entendemos o processo pelo qual o indivduo que est submetido a uma determinada instituio passa para alcanar um padro social ou propriedade (JEPPERSON, 1999:195). Sendo assim, um dos objetivos principais de nossas pesquisas compreender esse(s) processo(s) de institucionalizao e trazer luz quais eram as motivaes envolvidas, isto , que idias e que objetivos embasavam a definio desse padro social a ser alcanado. Concordando com Holloway, entendemos que (...) as instituies no acontecem por acaso. Elas so criadas e mantidas para conduzir a algum objetivo, resolver problemas criados ou atender as necessidades sentidas (1977:29). Dessa forma, o que estava em jogo nas ltimas dcadas do sculo XIX era no s a construo de um projeto poltico imperial que forjasse e sustentasse a imagem do Brasil como nao mas tambm, para as elites, a manuteno de certas estruturas sociais. medida que a escravido era desmontada, a classe senhorial sentia a necessidade de impedir que as classes perigosas se aproximassem. A partir desta pesquisa, ainda na fase inicial, pretendemos compreender os interesses por trs do recrutamento, sua relao com a necessidade de ordem social na cidade, mas ainda trazer tona as resistncias. Conclumos com uma citao de Holloway que, embora um pouco extensa, bastante representativa do que buscamos comunicar. Referindo-se ao perodo posterior metade do sculo XIX:
Era grande a diversidade interna e a complexidade tnica dos no-escravos e, embora a maioria fosse negra ou mulata, uma parcela cada vez maior se constitua de imigrantes portugueses. O que eles tinham em comum aos olhos da elite eram os atributos negativos: no possuam riqueza, nem status, nem poder. Quando qualquer uma dessas pessoas, escravo ou livre, quebrava as regras do comportamento pblico aceitvel, podia esperar o confronto com as instituies de represso que a elite criara para mant-las dentro de determinados limites. Os registros que estas instituies deixaram seletivos, distorcidos e filtrados revelam mais diretamente a natureza e a localizao das fronteiras que a elite traou para o comportamento pblico aceitvel e como semelhante cdigo era cumprido. Mas tambm revelam que muitos habitantes do Rio de Janeiro, tanto

8
escravos como livres, pautavam suas vidas por um cdigo diferente e contraditrio. (1977:24-25)

nesse sentido que conduzimos nossas hipteses, ainda em fase de testes. Em um momento posterior da pesquisa, pretendemos levantar e analisar as possveis formas de resistncia que possam ter ocorrido no interior das instituies. A intensa indisciplina dos soldados, documentada em processos internos, serve como exemplo de que vestir a farda no representava garantia de docilizao dos corpos desses indivduos. As brechas de atuao fora da instituio parecem ter sido aproveitadas em uma forma de reao. O xito do disciplinamento social dependeria ainda de imposio. Referncias ARIAS NETO, Jos Miguel. Violncia sistmica na organizao militar do Imprio e a luta dos imperiais marinheiros pela conquista de direitos. In: Histria: questes e debates, Curitiba, n.35, p.81-115, 2001. Editora da UFPR BATISTA, Vera Malaguti. O medo na cidade do Rio de Janeiro: dois tempos de uma histria. Rio de Janeiro:Editora Revan, 2004. BRETAS, Marcos Luiz. A polcia carioca no Imprio. In: Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, v.12, n. 22, 1998. CARVALHO, Jos Murilo. (org.). Nao e cidadania no Imprio: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. CHALHOUB, Sidney. Vises da liberdade: uma histria das ltimas dcadas da escravido na Corte. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da priso, Petrpolis: Vozes, 1987. _______ . A verdade e as formas jurdicas, Rio de Janeiro: Nau Editora, 1996. _______ . A microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. HOLLOWAY, Thomas H. Polcia na cidade do Rio de Janeiro: represso e resistncia numa cidade do sculo XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1977. estratgias institucionais para alm da

9 IZECKSOHN, Vitor.

Recrutamento militar no Rio de Janeiro durante a Guerra do

Paraguai. In: CASTRO, Celso, IZECKSOHN, Vitor; KRAAY, Hendrik (org). Nova Histria Militar Brasileira, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. JEPPERSON, Ronald L. Instituciones, efectos institucionales e institucionalismo. In: POWELL, Walter W.; DIMAGGIO, Paul J. (compil.). El nuevo institucionalismo en el anlisis organizacional. Mxico: Fondo de Cultura Econmica,1999. MATTOS, Ilmar Roloff. O tempo saquarema Rio de Janeiro: Hucitec,2004. MENDES, Fbio Faria. Encargos, privilgios e direitos: o recrutamento militar no Brasil dos sculos XVIII e XIX. In: CASTRO, Celso; IZECKSOHN, Vitor ; KRAAY, Hendrik (org). Nova Histria Militar Brasileira, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. MOREIRA, Carlos Eduardo de Arajo [et al.]. Cidades negras: africanos, crioulos e espaos urbanos no Brasil escravista do sculo XIX. So Paulo: Alameda, 2006. NASCIMENTO, lvaro Pereira do. A ressaca da marujada: recrutamento e disciplina na Armada Imperial. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. NEVES, Lcia Maria Bastos, MACHADO, Humberto Fernandes. O Imprio do Brasil, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999. PECHMAN, Robert Moses. Cidades estreitamente vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002. SALEM, Marcos David. Histria da Polcia no Rio de Janeiro: 1808 a 1930: uma instituio a servio das classes dominantes. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2007. SALLES, Ricardo. Nostalgia imperial: a formao da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996. WEBER, Max. Economia e sociedade:fundamentos da sociologia compreensiva. Braslia: EdUnb, 1991, v.1.

S-ar putea să vă placă și