Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE AQUIDAUANA UNIDADE LL CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

BIOFSICA DA AUDIO

RICARDO VALRIO DA SILVA

AQUIDAUANA NOVEMBRO DE 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE AQUIDAUANA UNIDADE LL CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

BIOFSICA DA AUDIO

Trabalho apresentado ao professor Jos Rimolli, pelo acadmico Ricardo Valrio da Silva, como mtodo avaliativo da

disciplina, Biofsica.

AQUIDAUANA NOVEMBRO DE 2011

1 - INTRODUO

Os rgos dos sentidos formam um conjunto que responsvel por captar e transmitir as informaes externas para o crebro atravs de transformaes biofsicas, que convertem os estmulos recebidos em impulsos eltricos. Este trabalho tem como finalidade ilustrar do ponto de vista biofsico o funcionamento da audio.

2 - BIOFSICA DA AUDIO

O aparelho auditivo dos humanos um sistema com mecanismos que se relacionam entre si, convertendo estmulos mecnicos (ondas mecnicas) em informaes para o crebro. Essas informaes so processadas pelo crebro em forma de impulso eltrico, onde causam a sensao psicofsica da audio. Alm de permitir a percepo dos sons, a audio tem tambm a capacidade de transmitir mensagens emocionais, ativando outros sentidos e reas do crebro, sendo tambm de fundamental importncia no equilbrio e postura humana.

2 - FISICA DO SOM

O Som pode ser compreendido como uma onda mecnica que nada mais do que uma perturbao material que se propaga atravs de movimentos ondulatrios, longitudinais. Os sons tm particularidades e distinguem-se um do outro por caractersticas fsicas (comprimento de ondas, velocidade, frequncia) e fisiolgicas - acstica (intensidade, altura e timbre). So caractersticas fsicas do som: 1- Comprimento de ondas: a distncia percorrida em um ciclo completo e varia conforme o meio de propagao. Representa-se pela letra grega lambda.

2- Velocidade: o espao percorrido pela onda no intervalo de tempo. Depende do meio de propagao. Obtemos a velocidade dividindo o comprimento pelo perodo.

3- Frequncia: o nmero de vezes que o fenmeno se repete em determinado intervalo de tempo, medida em valor por segundo.

3 - O APARELHO AUDITIVO

Entende se como aparelho auditivo o conjunto que compe um sistema capaz de converter estmulos externos de origem fsica - mecnica em impulsos eltricos internos, que so conduzidos atravs das clulas ciliadas e seus terminais ao crebro, este codificando por sua vez o estimulo mecnico inicial em sensao auditiva.

4 - ESTRUTURA E FUNO DO APARELHO AUDITIVO

Como ilustra a figura 1, o ouvido humano composto principalmente por 3 partes.

Figura 1. Anatomia resumida do ouvido humano

A seguir iremos discorrer separadamente sobre cada uma dessas tres partes. 4.1 - Ouvido externo Captao e conduo do som. a estrutura do ouvido que se encontra em contato com o meio externo, onde se incide o estimulo fisico sonoro das ondas de som, o ouvido externo formado pela orelha, e o canal auditivo. O canal tem aproximadamente 0,7 cm de dimetro e 2,5 cm de comprimento e termina na membrana timpnica.

Figura 2. Estrutura do ouvido externo.

4.2 - Ouvido Mdio - Converso de energia sonora em mecnica. Tem inicio na membrana timpnica, esta que se comunica com o meio extrerior atravs de um estrutura denominada trompa de eustquio, uma cavidade de ar com volume de aproximadamente 2cm, tem como funo equacionar a prexo entre o ouvido interno e medio, nele esta localizado as estruturas mecanicas que transmitem o som ao ouvido interno. O tmpano vibra sob o impacto da presso sonora, em amplitude proporcional a intensidade do som. A eficcia mecnica do tmpano, que uma membrana de 65mm2, com apenas 0,1 mm de espessura, permite que os seus movimentos sejam transmitidos ao martelo, da para a bigorna e desta para o estribo. Atravs desse sistema de alavancas, a presso exercida na janela oval pelo estribo pode ser 3 a 20 vezes maior que a presso exercida pelo som no tmpano. Essa necessidade interessante para os eventos seguintes da audio que ocorrem em meio lquido,a cclea.

Figura 3. Estrutura do ouvido mdio. 4.3 - Ouvido Interno converso de movimento mecnico em hidraulico e este posteriomente em pulso eletrico. Nesta estrutura do ouvido a energia transportada pelo estmulo sonoro ser convertido em um sinal eltrico que ser levado ao crtex auditivo. Sua estrutura contm a cclea, que constitui o labirinto anterior. A cclea tem 21/2 voltas, e est representada como um cone de 35 mm de comprimento. separada em dois compartimentos principais, a rampa vestibular (em cima) e a rampa timpnica (embaixo) pela membrana basilar.

A galeria superior da cclea, ou rampa vestibular, comunica-se com o ouvido mdio atravs da janela oval. A galeria mdia ou canal coclear contm o orgo de Corti. A galeria inferior ou rampa timpnica, se comunica com o ouvido mdio atravs da janela redonda. O pulso se propaga rapidamente, mas durante o trajeto, estabelece gradientes de presso entre a rampa superior e a inferior. Esse gradiente de presso comprime o rgo de Corti, que gera um impulso eltrico.

Figura 4. Ouvido interno.

5 - CAPTAO E TRANSMISSO DE ONDAS SONORAS ATRAVZ DO OUVIDO.

As clulas receptoras e de sustentao tem em comum a membrana basilar em toda sua extenso, por isso quando h uma oscilao na base dessa membrana, o estmulo se propaga como uma onda viajante. Essas ondas viajantes chegaro ao crebro atravs das clulas ciliadas internas que fazem sinapses com neurnios. O estribo faz vibrar a janela oval, que gera uma onda viajante propagando-se pela perilinfa, oscilando a membrana basilar. As clulas ciliares se comportam como um transdutor convertendo energia mecnica em eltrica ou vice-versa. As sinapses se utilizam de vrios neurotransmissores, como acetilcolina e encefalina. Resumidamente a funo do ouvido interno transformar as ondas de energia de compresso dentro do fludo em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro.

6 - INTENSIDADE DO SOM RECEBIDO

As diferentes intensidades de som ocorrem quando ocoore o deslocmento da onda Basiliar e o orgo de Corti, proporcionamente a intensidade de som. O som entra como um onda hidraulica, se o som for fraco desloca pouco a membrana basiliar, caso seja um som de intensidade mais forte a membrana basiliar tem deslocamento maior. Ou seja, quanto maior a amplitude do deslocamento, mais o pulso eltrico e seu potencial de ao. Neste sentido, quanto maior a corrente, mais clulas so acionadas, provocando intensa sensao sonora no crebro. A percepo sonora varia ainda de acordo com a frequencia sonora, sendo que a percepo da inicio de acordo com um valor minino da frequencia na qual a perceptividade da se inicio, vale resaltar ainda que se o valor dessa frequencia for muito elevado aos padres da audio causa se a sensao de dor no aparelho auditivo, devido ao aumento da presso acustica. Ondas acusticas muito elevadas causam sensaes de mal estar, como nauseas, dores fortes e ainda vertigens, pos se a intensidade do som for muito forte as celulas capilares chegam a vibrar tambm causando esses efeitos. A intensidade do som medida atravs de uma escala que usa por medida uma unidade chamada Decibel, o ouvido humano ouve confortavelmente ate um valor de 60 decibeis, acima disso causa incomodo no aparelho auditivo, acima de 120 decibeis a sensao causada de dor.

7 - ANOMALIAS DA AUDIO

As anomalias da audio podem ser agrupadas em dois grupos: Surdez de condio e Surdez nervosa. No caso da surdez de conduo a disfuno ocorre no limiar do canal auditivo externo atravz de obstrues, ou ainda leses no timpano ou ossiculos, podem ocorrer por causas simples como obstruo do canal auditivo atravz de cerumes por exemplo, ou causas gravaes atravz de traumas com consequencias por exemplo como quebra dos ossiculos. Na surdez nervosa podem ocorrer leses na coclea caracterizando um tipo mais grave de surdez pois podem ocorrer infeces que podem destruir a coclea, essas infeces podem ser acarretadas atravez do uso de antibiticos, a surdez causada por medicamentos irreversvel.

8 - DIAGNSTICO DE ANOMALIAS NA AUDIO

Existem testes e exames que verificam e diferenciam os tipos de surdez de maneira muito eficiente. Dentre eles, podemos citar: teste de Weber, teste de Rinne, teste do diapaso e teste da orelhinha.

1- Teste de Weber: Um diapaso vibrante colocado no plano sagital em contato com atesta para verificar ambos os ouvidos.

2- Teste de Rinne: O diapaso vibrante colocado sobre a apfise do temporal. A medida que a energia se dissipa, o som vai diminuindo.

3- Teste do diapaso: O instrumento vibrando testado alternadamente nos dois ouvidos, por obliterao de um deles. O diapaso vai sendo afastado at que o paciente indique que no mais ouve.

4- Teste da orelhinha: Um teste simples feito 48 horas aps o nascimento do beb pode detectar se ele tem algum problema auditivo e evitar problemas na fala e no aprendizado da criana. A avaliao rpida, indolor e importante para toda a vida da pessoa. O exame feito no berrio em sono natural, de preferncia no 2 ou 3 dia de vida Demo-ra de 5 a 10 minutos, no tem qualquer contra-indicao, no acorda nem incomoda o beb No exige nenhum tipo de interveno invasiva (uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante) e absolutamente incuo. A triagem auditiva feita inicialmente atravs do exame de Emis-ses acsticas evocadas (cdigo 51.01.039-9 AMB).

Geralmente aps o diagnstico de surdez de conduo, ao paciente indica-do desobstruo do pavilho auditivo, e nos casos mais graves, a surdez nervosa, indicada uso de aparelhos auditivos, sendo que h excees que no h como tratar.

9 - CONCLUSO

O aparelho auditivo, objeto de estudo desse trabalho, apresenta-se com alto grau de complexidade como qualquer outro sistema biolgico. Trata-se de uma estrutura altamente especializada que nos possibilita receber estmulos externos, convertendo em informaes que vo diretamente ao crebro. fundamental reafirmar a importncia do aparelho auditivo, inclusive no mbito psicomotor do ser humano, na medida em que contribui para manuteno do equilbrio da sua estrutura fsica, assim como sua fundamental importncia desse sentido na percepo dos estmulos externos.

10 - REFERNCIAS BIBLIOGRAFICA

BIOFSICA DO APARELHO AUDITIVO. Disponvel em http://www.ufpa.br/ccen/fisica/biofisica/capit3/capitulo3.html Acesso em 07/11/2011

S-ar putea să vă placă și