Sunteți pe pagina 1din 19

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 1

CAPA

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 2

TODOS SO IGUAIS PERANTE A LEI*

*Artigo 5 da Constituio Brasileira

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 4

TODOS TM DIREITO A SER DIFERENTES... SEM PRECONCEITOS! SEM DISCRIMINAO!


COMO QUE , ENTO? PRA SER IGUAL OU PRA SER DIFERENTE?

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 6

PRA SER COMO VOC . MAS, TAMBM, PRA TER DIREITOS IGUAIS AOS DE TODO SER HUMANO.

A Histria nos ensina muita coisa. Uma delas que as pessoas j tiveram que viver em tempos e lugares onde s valia a lei do mais forte. Essas pessoas no tinham nenhuma segurana. Corriam risco de vida. No tinham garantias de conseguir comida e gua; no tinham lugar para morar; eram impedidas de entrar ou passar por certos lugares; no podiam trabalhar; no podiam aprender a ler; no podiam dizer o nome de seus deuses; eram desrespeitadas s por causa de sua origem ou etnia. Sofriam isso e muito mais!

ESSE MUNDO TINHA QUE MUDAR!

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 8

H certas coisas que um ser humano no pode ficar sem. Liberdade, respeito, educao e segurana, por exemplo, so to importantes quanto comida e abrigo. Essas coisas fazem um ser humano ter uma vida que vale a pena ser vivida.

ESSAS COISAS SO FUNDAMENTAIS!

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 10

De que condies um ser humano precisa para viver uma vida que vale a pena qualquer ser humano, seja de onde for e esteja onde estiver? Qual seria o mnimo necessrio?

A resposta a essa pergunta foi a criao de uma rede de proteo. Por mais que a pessoa caia, que fique sem dinheiro, sem famlia, sem ptria, sem condies de levar a vida adiante, ela no passa dessa rede. Essa rede a garantia de que a pessoa igual a qualquer outra. De que no est nem um pouquinho abaixo!

ESSA REDE DE PROTEO SO OS DIREITOS HUMANOS

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 12

OS DIREITOS HUMANOS FAZEM UM SER HUMANO VIRAR CIDADO


Essas garantias so obrigaes que os pases tm com seus habitantes, os cidados. E so, tambm, obrigaes dos cidados entre si. Ser cidado, o que ? participar da sociedade. saber dos seus direitos. cobrar seus direitos. defender e respeitar os direitos dos outros. Os pases tm que criar leis para garantir os direitos a todos, sem discriminaes nem privilgios. No nosso pas, a Constituio Federal garante esses direitos. Constituio o conjunto de leis mais bsico do pas. praticamente o manual de instrues do Brasil. Fala-se dos direitos humanos em vrias partes da Constituio e em outros conjuntos de leis chamados cdigos.

10

11

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 14

VEJA COMO OS DIREITOS HUMANOS ESTO NA SUA VIDA...


Ningum pode te impedir de andar por a ou viver sua vida por motivo de preconceito. No importa se por causa de sua origem, da quantia de dinheiro que voc tem, cor da pele, idade, sexo ou crena. seu direito no ser prejudicado por preconceito. s vezes, os preconceitos so to fortes que chegam a arriscar a vida de uma populao inteira. Por isso, temos leis para impedir o genocdio. Genocdio o crime de tentar destruir, por qualquer meio, grupos de pessoas que se caracterizam por raa, etnia, religio ou nacionalidade.

12

13

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 16

Um cidado que passa fome e dorme ao relento perde a dignidade. Para respeitar seus direitos humanos, o pas deve garantir que todo cidado tenha, pelo menos, o que comer e onde se abrigar. Isso deve ser feito por meio dos servios pblicos de assistncia social ou do pagamento de uma quantia mnima para o cidado enfrentar a pobreza.

Todo cidado recebe os servios do pas. Mas o pas precisa saber que o cidado existe. Tem que ser registrado e ter documentos de identidade. Registrar as crianas dever dos pais. Mas quem no pode pagar recebe os documentos de graa.

Quem trabalha j est fazendo uma coisa muito digna. Mas tem trabalho por a que desrespeita os direitos humanos. No Brasil h uma srie de obrigaes que os patres tem que cumprir para no abusar dos empregados. Todo mundo tem que lembrar que escravido no legal.

14

15

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 18

A SADE DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO*


Estando com sade, t tudo bem. Todos sabem que sade a base de uma vida digna. Tendo sade, o cidado pode estudar, trabalhar e se desenvolver. Mas dar condies de sade no s abrir hospitais. O que o pas tem que fazer para garantir o direito sade diminuir o risco de doenas, com muita ateno higiene, vacinao e ao acompanhamento mdico preventivo. Portadores de HIV ou soropositivos so pessoas que tem o vrus da AIDS no sangue e podem estar ou no doentes. Alm de ter direito assistncia mdica, essas pessoas tm direito a levar a sua vida em paz. Nenhuma dificuldade causada por preconceito permitida. Homens e mulheres que o povo acostumou chamar de loucos so conhecidos como pessoas portadoras de sofrimento psquico. J se provou que elas no precisam ficar presas em hospcios e hospitais psiquitricos, longe dos outros, para melhorar. Pelo contrrio! Viver junto das famlias que os amam o melhor remdio. direito delas receber tratamento digno.

16

* artigo 196 da Constituio Brasileira

17

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 20

Diferentes, todos ns somos, em alguma coisa. Mas as pessoas portadoras de necessidades especiais tm dificuldades que a sociedade deve ajudar a vencer. direito delas, antes de tudo, serem tratadas sem preconceitos e discriminaes. Se o deficiente fsico tem um emprego, por exemplo, deve ganhar o mesmo salrio de seus colegas. Eas barreiras devem cair. O portador de deficincia tem direito ao acesso mais fcil aos locais de trabalho, de estudo e aos transportes coletivos.

Mulheres e homens so diferentes que bom! mas so iguais em cidadania. Por isso, nada de colocar barreiras s mulheres, nada de agredir, nada de xingar, nem de diminuir. Prejudicar uma cidad por motivo de preconceito contra os direitos humanos.

Quando a gente fica velho, pode at faltar fora, mas no pode faltar dignidade. dever de todos amparar as pessoas idosas, garantindo renda e qualidade de vida para elas. E mantendo seu lugar na famlia e na comunidade. Quer dizer, todo vov tem direito cadeira de balano... mas s se gostar de cadeira de balano!

18

19

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 22

ADOLESCENTES E CRIANAS VM PRIMEIRO!


O nico jeito de uma sociedade melhorar caprichar nas suas crianas. Por isso, crianas e adolescentes tm prioridade em tudo que a sociedade faz para garantir osdireitos humanos. Devem ser colocados a salvo de tudo que violncia e abuso. como se os direitos humanos formassem um ninho para as crianas crescerem.

O modo como voc desenvolve a sua sexualidade assunto s seu. O desenvolvimento sexual de adolescentes e crianas deve ser protegido. Ningum pode forar outro a fazer sexo, nem explorar a sexualidade dos outros para ganhar dinheiro. Sexo com menores de 14 anos sempre considerado uma violncia sexual. E toda explorao sexual crime: o abuso sexual, a pornografia infantil e a pedofilia. 20 21

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:42

Pgina 24

Todos desenvolvem uma orientao sexual. As diferentes orientaes sexuais levam as pessoas a diferentes relacionamentos. O respeito opo sexual defendido pelo conjunto de direitos humanos igualdade, privacidade, dignidade, liberdade de associao e liberdade de expresso.

Um ambiente poludo e ecologicamente desequilibrado prejudica quem vive nele. E o pior que, se continuar o abuso, o meio ambiente vai estar destrudo quando as futuras geraes chegarem. Quando voc crescer e quando seus filhos nascerem, vo precisar de rvores, solo frtil e gua limpa. direito de todos um meio ambiente bem preservado. E de quem o dever de preserv-lo? Percebeu, n? Tambm de todos! J disseram por a que a gente no precisa s de comida. Precisa, tambm, de cultura. No vida viver feito um rob, sem hbitos, tradies e histria. Todos tm direito a praticar a msica, a dana, o teatro, a literatura, o artesanato, as festas tpicas. A arte e a cultura devem circular pelo pas. O mesmo vale para a prtica da cincia. Por outro lado, quem autor de obras artsticas ou descobertas cientficas tem direito a ser reconhecido e receber pelo uso delas.

22

23

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 26

Os acidentes de trnsito causam um nmero enorme de mortes no pas. Trnsito seguro direito de todos. Para garantir esse direito trabalham as instituies do Sistema Nacional de Trnsito. Mas, para o sistema funcionar, o que preciso, mesmo, a sociedade resolver obedecer risca s normas de trnsito.

Os representantes da lei so considerados autoridades porque trabalham para a sociedade. Por isso, alm de merecerem respeito, recebem certos poderes e so protegidos, por lei, contra desacatos sua autoridade. Por outro lado, quando a autoridade abusa de seus poderes, isso tambm considerado crime. Para se defender do abuso de autoridade, o cidado pode pedir um documento chamado habeas corpus. Quando, por exemplo, no existem provas para prender algum, possvel pedir a um juiz que mande soltar.

uma falta de dignidade voc comprar um produto ou contratar um servio e ser prejudicado por isso. Existe no pas um conjunto de leis chamado Cdigo de Defesa do Consumidor que garantem o direito de consumir sem susto.

24

25

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 28

Quando um grupo forte e armado pega uma pessoa sozinha e desarmada e, por qualquer meio, causa dor e sofrimiento a ela, est fazendo uma grande crime contra os direitos humanos. a tortura. No existe tortura leve. Toda tortura indigna e desumana. No existe tortura justificada. Ela sempre parte do princpio de que as pessoas no so iguais e algumas podem ser torturadas para soltarem informaes ou serem castigadas. Esse crime no praticado apenas por representantes da lei, como policiais e militares. Acontece tambm nas ruas na forma de linchamentos e espancamentos - e at dentro de casa - na forma de violncia domstica. s vezes procuram defender a tortura como um ltimo recurso para defender a sociedade de outros crimes. Mas, se a sociedade permite um caso desses, est desistindo da idia de que todos somos iguais.

26

27

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 30

A priso um ato de defender a sociedade e punir o criminoso, mas no um ato de vingana. O preso s perde, temporariamente, os direitos polticos e a liberdade de ir e vir. Continua tendo todos os outros direitos. Por isso, o preso no pode sofrer tratamentos desumanos e degradantes. Acreditar que a vida dentro da lei melhor e que a sociedade protege seus cidados so as nicas coisas que podem tirar uma pessoa do crime.

O policial tem um papel importante na defesa dos direitos humanos. Afinal, ele um defensor das leis e seu dever servir comunidade, protegendo as pessoas contra atos ilegais. A sociedade espera que ele s use a fora na medida exata da necessidade, que no tolere atos de tortura e que no cometa atos de corrupo. Mas, para fazer isso tudo, o policial tem o direito de receber boas condies de trabalho, principalmente, treinamento e equipamento.

28

29

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 32

Os direitos humanos esto em tudo que a sociedade faz. Mas foram compreendidos aos poucos, ao longo da Histria, por geraes e geraes de pessoas que lutaram por seus direitos. Na Revoluo Francesa, de 1792, surgiu a bandeira da liberdade, igualdade e fraternidade.

Depois da Segunda Guerra Mundial, com o mundo destrudo pelo abuso, os pases se reuniram na Organizao das Naes Unidas. Em 1948 foi assinado o documento mais importante da organizao: a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Nela, so enumerados todos os direitos fundamentais de que falamos nesta cartilha. Os pases que assinaram a declarao passaram a fazer leis que ajudassem a garantir os direitos humanos. No Brasil, a Constituio Federal, de 1988, toda baseada nesses ideais.

30

31

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 34

Agora que voc j sabe tudo sobre os direitos humanos, se prepare para defend-los, que o mundo no perfeito. Quando voc ouvir que precisamos de mais cidadania, no vai mais ficar boiando. E pode estar certo de que os direitos humanos ainda vo estar do seu lado em muitos momentos da vida.

3a capa

32

cartilha direitos humanos layout:Layout 1

2008-09-05

13:43

Pgina 36

4 a capa

S-ar putea să vă placă și