Sunteți pe pagina 1din 4

TEMA: A FORMAO DE UM LDER ... a ordem se matem com um lder sbio e sensato. PV. 28.

2 Por causa da transgresso da terra, mudam-se freqentemente os prncipes, mas por um, sbio e prudente, se faz estvel a sua ordem. PV 28.2 o Liderana Boa e Forte: isso o que mais precisa o mundo de Hoje. Qualquer lugar que olhemos governo, negcios, vizinhanas e lares. (encontramo-nos rodeados pelos devastadores resultados da instabilidade, da indeciso e corrupo. ... a ordem se matem com um lder sbio e sensato. PV. 28.2 o A palavra fala de um governante sbio e de uma ordem que Permanece. As naes, as famlias, os negcios e as igrejas so fortes e permanecem somente quando existe uma boa liderana. o Precisamos de mais pessoas dispostas a se reconhecer como lderes, e prontas para aprender princpios bblicos de liderana, aceitando tambm o desafio. o Na pirmide da liderana, produz-se estabilidade quando o nmero de lderes cresce de acordo com o aumento das tarefas correspondentes. Se as tarefas excedem o nmero de lderes, a pirmide derrubada. o Tudo se edifica ou se derruba conforme a liderana. Naqueles dias, no havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. Juzes 21.25 o Conseqncia a instabilidade o Quando h problema em sua famlia, nada acontece at que Algum assuma a liderana e diga: vamos fazer algo a respeito disso. o O programa espacial da NASA quase no existia at que um homem chamado John F. Kennedy disse: Vamos colocar um homem na lua antes que termine esta dcada o Ray Crock revolucionou a forma de fazer comida mundial quando disse: quero comida rpida a bom preo em ambiente limpo e assim surgia: Fast Food o Martin Luther King e disse: Tenho um Sonho, o movimento dos Direitos Civis dos Estados Unidos no era nada. 1. NADA ACONTECE AT QUE HAJA UM LDER Enquanto no apareceu um homem chamado

2. LIDERANA INFLUNCIA

3.

A PROVA DA LIDERANA ESTA: ALGUM EST SEGUINDO VOC?

o Para o Bem ou para o Mal. O apstolo Paulo compreendia isso. Sabia que havia se tornado um modelo para os demais cristos. Paulo entendia que Timteo o admirava e queria que, enquanto recebia sua influncia, este influenciasse outros. Por isso escreveu em 1 Timteo 4: 12 Ningum despreze a tua mocidade; pelo contrrio, torna-te padro dos fiis, na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza. o Todos somos lderes em alguma aspecto. o A Bblia define o lder como algum que tem capacidade

JESUS disse em Joo 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem. PAULO disse em I Corntios 11:1 Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo. No h duvidas de que os Cristos devem seguir a Cristo. certo tambm que todos precisam de modelos humanos para seguir. Precisam ver nos outros que aspectos h em sua liderana. John Maxwell nos oferece esta parbola: Quem pensa estar guiando, sem que ningum o siga, esta apenas dando uma passeio. Liderana no questo de ttulos ou de postos. questo de influncia. A maior parte de ns tende associar ttulo liderana. H uma grande diferena entre ser chefe e ser lder. So muitas pessoas com autoridade que no possuem liderana. Os verdadeiros lderes so os que marcam o passo, os que influenciam, os criativos que solucionam problemas.

dada por Deus e a responsabilidade de influencia um grupo de crentes a fim de que os propsitos de Deus para esse grupo sejam cumpridos. o Neemias um dos exemplos de liderana mais destacados na Bblia: Por qu? - Porque era um verdadeiro lder. - Porque compreendia o que o lder precisava fazer. - Porque organizou-se para realizar proezas incrveis em tempo recorde.

se voc um verdadeiro lder, no precisa lembra isso a ningum 4. O FUNAMENTO DA LIDERANA O CARTER E NO O CARISMA provvel que voc tenha visto um bom nmero de lderes com muito carisma, cujos ministrios no duram muito, porque careceram de carter. De fato, alguns lderes tm demonstrado grandes defeitos de carter. Se encanto pessoal os tem sustentado durante algum tempo, mas, no fim, manifesta nele a falta de carter. A liderana influncia, e sem credibilidade sua influncia no ir muito longe. Talvez as pessoas o sigam por um tempo, mas no demorar para que percebam que voc esta num caminho que no leva a lugar nenhum. Voc tem de inspirar as pessoas para que o sigam.

- Moiss era melanclico. - Abrao era fleumtico. Assim como as pessoas so diferentes, os lderes tambm so. Sua identidade esta formada pela credibilidade e pelo carter. Vejamos 3 caractersticas de bons lderes: o Tm uma mensagem digna de ser lembrada. Lembrem-se dos seus lderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua f. Hebreus 13:7 Quando eles falam, as pessoas escutam. Voc fala de tal maneira que deixa boas marcas no corao das pessoas? o Tm um estilo de vida digno de considerao o Tm uma f digna de ser imitada. 5. A LIDERANA PODE SER APRENDIDA.

Em sua carta a Timteo, Paulo apresenta as caractersticas necessrias para o lder da igreja. A liderana no se baseia no preparo acadmico. questo de carter, de quem voc . No h tipo de personalidade concreto para lderes. Observe os 4 temperamentos diferentes dos lderes que vemos na Bblia: - Paulo era colrico. - Pedro era sanguneo. A Bblia diz: Filipenses 4:9 O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz ser convosco. O ministrio de Jesus reflete a alta prioridade que ele dava ao treinamento de lderes. A palavra mostra escolheu doze designando-os apstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar..

Jesus Pedro, Tiago e Joo foram escolhidos para que o acompanhasse at o jardim do Getsmani e ao Monte da Transfigurao. Os trs foram mais ntimos. Em Glatas Paulo diz que Pedro, Tiago e Joo so as colunas da Igreja. Jesus investiu o mximo de tempo naqueles que carregariam o mximo de responsabilidade. Jesus passou maior parte do seu ministrio treinando. O aprendizado para ser lder leva toda a vida. Se o machado est embotado, e no se lhe afia o corte, preciso redobrar a fora; mas a sabedoria resolve com bom xito. Eclesiastes 10:10 Trabalhar esforadamente cansa e no produz. Precisamos aprender a trabalhar com inteligncia.

Melanclico um temperamento analtico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. introvertido por natureza. Mas as vezes levado por seu nimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. amigo fiel, mas no faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Fora-se a sofrer e sempre escolhe uma vocao difcil, que envolva grande sacrifcio pessoal. Muitos dos grandes gnios do mundo, artistas, msicos, inventores, filsofos, educadores e tericos, eram melanclicos. Podemos ver estas caractersticas em personagens bblicos de projeo como, Moiss, Elias, Salomo, o apstolo Joo e muitos outros. Fleumtico O fleumtico, geralmente calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo no solta um sorriso sequer; sempre diz: algum devia fazer alguma coisa, mas ele no faz. Porm habilidoso para promover paz e conciliao. Colrico um temperamento ardente, vivaz, ativo, prtico e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que esto ao seu redor, no cede sobre presses. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqentemente obter sucesso. No dado as emoes, por ser pouco analista, no v as armadilhas na sua trajetria. Muitos lderes mundiais e grandes generais foram colricos. Sanguneo Quando se fala do temperamento sanguneo, se fala de sangue quente, de vivacidade. um temperamento eufrico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e no pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso cr, mesmo em meio s adversidades.

S-ar putea să vă placă și