Sunteți pe pagina 1din 12

Montagem, desmontagem e manuteno

Montagem dos rolamentos


Regras gerais Princpios de montagem Montagem a quente Montagem com prensa (ou martelo anti-ricochete) Buchas de aperto

136
136 136 137 138 139

Desmontagem dos rolamentos


Desmontagem com extratores ou prensa Desmontagem dos rolamentos com furo cnico

140
140 141

Manuteno
Monitoramento e manuteno preventiva Causa de deteriorao prematura dos rolamentos Vistoria dos rolamentos deteriorados Aspecto das deterioraes Origem das deterioraes Estocagem Embalagem Condies de estocagem

141
141 142 142 142 145 146 146 146

Montagem, desmontagem e manuteno


Montagem dos rolamentos
Regras gerais
Limpeza A limpeza deve ser a preocupao permanente do operador. Qualquer penetrao de corpo estranho provoca uma deteriorao rpida do rolamento. Proteger o rolamento contra a poluio se ele deve ser estocado em oficina antes da montagem. Precaues de montagem para as vedaes Lubrificar os suportes das juntas no momento da montagem. Um cordo de graxa depositado ao nvel do lbio da junta e da passagem do eixo contribui para reforar a eficcia da junta e limita os riscos de deterioraes.

Princpios de montagem
Verificar a identificao do rolamento em funo dos planos, especificaes, procedimentos Verificar se as dimenses e a exatido das formas e posies de suportes de rolamentos correspondem aos desenhos e especificaes SNR. Preparar todo o material, as peas, as ferramentas necessrias antes de iniciar a instalao. Certificar-se da limpeza. Limpar cuidadosamente e verificar todas as peas e rgos em torno do rolamento Remover o rolamento da embalagem no ltimo momento, numa zona de trabalho perfeitamente limpa Nunca o lave, exceto em caso excepcional especificado. O rolamento protegido contra a oxidao por um leve filme do leo compatvel com todos os lubrificantes. Realizar a montagem do rolamento conforme o mtodo escolhido. Lubrificar com uma graxa especial para rolamentos seguindo as instrues dadas Aps a montagem e antes da operao definitiva, fazer uma verificao em funcionamento, de modo a detectar as anomalias eventuais (rudo, vibraes, temperatura, jogo anormal) Caso dos crteres que comportam uma presso interna Em certas aplicaes, h uma diferena de presso entre o crter e o meio exterior que exige certas precaues de montagem. Os rolamentos de vedao integrada padro no permitem diferena de presso entre um e lado e outro do rolamento, devido ao risco de eliminao do lubrificante do rolamento e de rotao dos lbios das juntas. Somente as juntas independentes do rolamento podem suportar uma diferena de presso. Trata-se essencialmente das juntas metaloplsticas e das juntas mecnicas. Quando a diferena de presso grande, tem-se o recurso das juntas especiais adaptadas especialmente aos meios presentes. Certos mecanismos so postos em leve sobrepresso para evitar a poluio dos rgos internos. Nesse caso o sistema de proteo ser do tipo sem atrito de maneira a facilitar o escapamento do ar.

136

Montagem a quente
Importante: O aquecimento por chama absolutamente proibido.

A montagem a quente permite dilatar o rolamento e mont-lo sobre o seu eixo sem esforo. A temperatura no deve ser elevada demais, de modo a no modificar as caractersticas do ao (mximo 130 C) ou dos componentes internos do rolamento. Por outro lado, ela deve ser suficiente para provocar uma dilatao conveniente que permita uma fcil instalao do rolamento por anulao temporria do aperto. A temperatura de aquecimento funo, por um lado, da dimenso e, por outro lado, do ajuste e do material do suporte. Dimetro de furo
at 100 mm de 100 150 mm acima de 150 mm

Como regra geral, os seguintes valores de temperatura podem ser aplicados:

Temp. de aquecimento mx.


+ 90C +120C +130C

Os diferentes modos de aquecimento utilizados para montar um rolamento sobre o seu eixo so:

Aquecimento por induo com os aparelhos SNR O aquecimento por induo o mais racional e o mais seguro: Q Segurana do operador Somente a pea a aquecer sofre uma elevao de temperatura, o que facilita a manipulao e reduz o risco de queimadura. Q Controle da temperatura A temperatura controlada por uma sonda integrada. As qualidades iniciais do rolamento so, assim, totalmente preservadas. Q Desmagnetizao No fim do ciclo, uma desmagnetizao automtica pilotada pela eletrnica do aparelho.

137

Montagem, desmontagem e manuteno


Montagem dos rolamentos
Banho de leo O leo e o recipiente devem estar limpos. O leo deve ser fluido (leo F, por exemplo). Temperaturas localmente mais elevadas podem-se produzir no banho e deteriorar o rolamento, com isso interpor um suporte isolante entre o rolamento e o fundo do recipiente.

(continuao)

Mesa aquecedora Se a placa aquecedora no comporta uma regulagem automtica, evitar o contato direto do rolamento com a placa por meio de uma cunha. A cunha imprescindvel para os rolamentos vedados.

Estufa Resfriamento do eixo A montagem pode tambm ser feita a frio por contrao do eixo por meio de um banho de nitrognio lquido (-170C).

Montagem com prensa (ou martelo anti-ricochete)


Aplicar o esforo sobre o anel a montar. Esse esforo no deve ser transmitido em hiptese alguma pelos corpos rolantes, o que provocaria impresses sobre as pistas de rolamento. Utilizar um tubo ou um casquilho apoiando sobre o anel que deve ser firmado com um ajuste apertado.

Prensa

Prensa

Anel interior apertado

Anel exterior apertado

138

Q Se o ajuste apertado sobre o eixo e no alojamento, emprega-se um casquilho que age simultaneamente sobre os dois anis. As duas superfcies de apoio esto num mesmo plano para dar uma instalao correta do rolamento. Q Essa ferramenta particularmente recomendada para a instalao dos rolamentos autocompensadores de esferas ou rolos.

Prensa

tubo anilha apoio sobre os dois anis anel interior e exterior apertados

Buchas de aperto
Dois tipos principais de buchas Bucha de aperto, o mais freqente

Bucha de desmontagem que facilita a desmontagem dos rolamentos grandes

Montagem dos rolamentos autocompensadores de esferas ou rolos esfricos Rolamentos de esferas Durante o aperto da porca, controlar: a suavidade da rotao a facilidade da rotao do anel exterior O aperto efetuado muito progressivamente at que se perceba um incio de resistncia rotao; nesse momento, a rotao deve ainda ser fcil. Rolamentos de rolos A ficha de jogo SNR define o jogo prescrito e o procedimento de verificao a seguir utilizando cunhas de espessura.

139

Montagem, desmontagem e manuteno


Desmontagem dos rolamentos
Desmontagem com extratores ou com prensa
Aplicar o esforo sobre o anel a desmontar. Esse esforo no deve ser transmitido em hiptese alguma pelos corpos rolantes.

Extrator

Rolamentos montados com ajuste apertado sobre o eixo Segurar o rolamento pelo seu anel interior para no transmitir o esforo de arrancamento pelos corpos rolantes.

Se no se dispe de um extrator, utilizar um torno, o anel interior repousando sobre um suporte acima das mandbulas, e o eixo estando suspenso livremente entre elas. O esforo de extrao exercido com a marreta ou com a prensa. Se o rolamento bate contra um ressalto mais alto do que a espessura do anel, possvel solt-lo graas ao aparelho da figura ao lado. Essa contraplaca pode em seguida servir de apoio para o extrator.

Suporte especfico ou torno

Contraplaca

Rolamentos montados apertados no alojamento Exercer o esforo de desmontagem sobre uma das faces do anel exterior por meio de um casquilho, como o representado na figura ao lado.
Suporte especfico ou torno

Rolamentos montados apertados sobre o eixo e no alojamento O princpio consiste em deixar que o eixo siga o rolamento quando se o extrai do alojamento. O esforo deve ser exercido sobre o anel exterior e no sobre o eixo. A figura ao lado ilustra esse procedimento que supe que o alojamento seja acessvel dos dois lados. O rolamento em seguida separado do eixo.
140

Suporte especfico ou torno

Desmontagem dos rolamentos com furo cnico


Para os rolamentos montados sobre bucha de aperto, desaparafusar a porca e depois extrair o rolamento pelo seu anel interior. Os rolamentos montados sobre bucha de desmontagem so extrados por meio de uma porca de desmontagem. Os rolamentos grandes so s vezes montados diretamente sobre o eixo cujo suporte cnico (ex. mancal de laminador). Nesse caso, a desmontagem se faz por presso de leo. Furos especialmente previstos para esse efeito permitem conectar uma bomba de alta presso que envia o leo entre o suporte de eixo e o anel interior, cuja dilatao elstica permite retirar o rolamento.

Manuteno
Monitoramento e manuteno preventiva
De modo geral, o rolamento em funcionamento no exige nenhum monitoramento ou interveno, exceto as aplicaes de lubrificante quando previstas. Em certas aplicaes, devemse evitar absolutamente falhas do rolamento, seja por razes de segurana (aeronutica, ventilao de minas), seja por razes econmicas (deteriorao da mquina, parada da produo). ento necessrio proceder a um monitoramento e a uma manuteno preventiva. Um incio de deteriorao do rolamento pode ser diagnosticado por uma ultrapassagem do seu nvel de vibrao, rudo, temperatura, momento de rotao. O meio de controle mais freqente refere-se ao nvel vibratrio. A deteco pode ser feita de maneira sucinta, ouvindo (transmisso por estetoscpio ou haste metlica), ou por dispositivos eletrnicos (analisadores de freqncia e de amplitude) que do alerta ou param a mquina. A eficcia desses controles baseia-se na qualificao e na experincia do operador, assim como na qualidade do material empregado. No caso dos rolamentos lubrificados com graxa, o acompanhamento do nvel trmico tambm um bom indicador do estado do rolamento. A freqncia dos controles depende da confiabilidade procurada, da taxa de utilizao do material e da organizao interna das empresas. Essa freqncia deve ser baseada na vida til provvel do rolamento.

141

Montagem, desmontagem e manuteno


Manuteno
(continuao)

Causa de deteriorao prematura dos rolamentos


Vistoria dos rolamentos deteriorados A vistoria de um rolamento deteriorado uma fonte preciosa de informaes sobre as suas condies de montagem e de funcionamento, devendo ser efetuada com preciso e mtodo: Antes da desmontagem observar os rudos vibraes elevao da temperatura perda de lubrificante contaminao Durante a desmontagem retirar as tampas dos mancais, juntas (sem as lavar) e graxa, conserv-las num local limpo para exame posterior observar o torque de aperto nas faces da porca observar as posies axial e radial do rolamento (marcaes sobre os anis com relao ao eixo e ao alojamento) e o sentido de montagem controlar os ajustes (eixo e alojamento) observar o estado dos suportes e das peas circundantes Aps a desmontagem exame visual desmontagem do rolamento exame dos componentes anlise da graxa, verificao de partculas estranhas por lavagem e filtragem

Aspecto das deterioraes Escamao de fadiga Fissurao e remoo de fragmentos de material.

Escamao superficial Manchas em superfcie proveniente de arrancamentos superficiais de metal.

142

Gripagem Zonas foscas com remoo de material, traos escuros de aquecimento, deformao dos corpos rolantes, microfuses e laminao do metal.

Impresses por deformao Impresses das esferas ou dos rolos (geratrizes) correspondentes ao seu afastamento. O fundo da impresso brilhante, encontram-se a traos da retificao. O material foi expulso, sem desgaste.

Impresses dos corpos rolantes por abraso Impresses correspondentes ou no ao afastamento dos corpos rolantes. Houve remoo do material por desgaste devido s vibraes sofridas pelo rolamento no estado estacionrio.

Desgaste Desgaste generalizado dos corpos rolantes, das pistas e gaiolas. Tom cinza (devido ao efeito de uma poluio abrasiva).

Crateras e estrias Marcas de bordos definidos ou sucesso de faixas estreitas paralelas, ligadas a uma passagem de corrente eltrica.

143

Montagem, desmontagem e manuteno


Manuteno
(continuao)

Golpes, fissuras, quebras Choques violentos, remoo de material em superfcie, fissuras, rupturas dos anis.

Corroso de contato Colorao vermelha ou preta sobre as superfcies de apoio do rolamento, no furo e sobre o dimetro externo.

Corroso Oxidao localizada ou generalizada, por dentro ou por fora do rolamento.

Colorao Colorao das pistas de rolamento e dos corpos rolantes.

Deteriorao das gaiolas Deformao, desgaste, ruptura.

144

Origem das deterioraes As causas de deterioraes podem-se relacionar a quatro origens principais: M qualidade da montagem Mtodo e meios inadequados ou mal adaptados Poluio na montagem Instalao violenta M construo dos rgos receptores: eixo e alojamentos fora da tolerncia, mau acesso do lubrificante, defeito de desalinhamento Condies de funcionamento Sobrecargas acidentais ou no Vibraes em marcha ou na parada Velocidades excessivas Flexes dos eixos Condies ambientais Temperatura ambiente baixa demais ou alta demais Passagem de corrente Poluio por gua, poeira, produtos qumicos, resduos txteis... Lubrificao (as deterioraes podem ter uma ou vrias causas. Elas esto resumidas na tabela a seguir, permitindo que o usurio descubra a sua provvel origem) M escolha do lubrificante Qualidade inapropriada Freqncia de manuteno inadequada O dossi tcnico SNR Causas de destruio prematura dos rolamentos descreve e ilustra de modo preciso a constatao, as causas e as solues das diversas deterioraes do rolamento. Para uma vistoria mais profunda, consultar a SNR.
por abr ES TR DE as TR A CO IAS OS o RP OS DE EST GO CO LPE RA RR NH SOS OS O FIS SU DE CO RA CO RR SNT OS ATO QU O EB RA DE S TER IOR A O DA SG AIO LA S

I porMPRE def SS o E IMP rmaS DE RES o o COR S u ar POS r R ES DE ancam OLA DE N CO SG RP ento TES AS OS TES d RO e me C
145

LA N

A O ES de CA fad MA i ga Os GR up IPA erf GE i ci a M l

ORIGEM MONTAGEM Falta de cuidado Golpes Defeitos de alojamentos ou suportes Ajuste apertado demais Ajuste muito livre Desalinhamento FUNCIONAMENTO Sobrecarga Vibraes Velocidade excessiva AMBIENTE Temperatura baixa demais Passagem de corrente eltrica Poluio de gua Poluio poeira LUBRIFICAO Lubrificao inadequada Falta de lubrificante Excesso de lubrificante

ES CA M

RA TER

AS -

IMP RES

S ES

TES

tal

Montagem, desmontagem e manuteno


Manuteno
Estocagem
O rolamento deve ser estocado num local sadio. Certas regras devem ser respeitadas para conservar as suas qualidades de origem.

(continuao)

Embalagem O rolamento protegido e embalado pela SNR nas melhores condies: A montagem realizada em meio climatizado e livre de poeira. Uma graxa de proteo antioxidante de alto poder de cobertura aplicada em ambiente controlado. Ela compatvel com todos os lubrificantes correntes. Uma embalagem de proteo vedada com graxa confere adicionalmente propriedades antiferrugem O carto da embalagem completa a proteo O rolamento deve ser estocado na sua embalagem de origem que s deve ser aberta no momento da utilizao.

Condies de estocagem Local As condies normais de estocagem so as seguintes: limpeza geral, ausncia de poeira e de ambiente corrosivo, temperatura recomendada: 18 a 20 C, teor de umidade mximo: 65%. Para situaes climticas excepcionais, uma embalagem especfica ser necessria (embalagem tropical). Evitar as estantes de madeira. Afastar pelo menos 30 cm do solo, das paredes e das canalizaes de aquecimento. Evitar a exposio ao sol. Estocar as caixas no plano. No empilhar cargas elevadas. Dispor as caixas de maneira que se possam ler as referncias do rolamento sem manipulao. Durao de estocagem O acondicionamento padro unitrio dos rolamentos SNR garante-lhes, em condies normais de estocagem sob cobertura, uma longa durao de conservao. Para isso, necessrio que a embalagem no tenha sido nem aberta, nem modificada, nem deteriorada. Essa durao deduzida a partir da data indicada na embalagem. Certos acondicionamentos especficos para os fornecimentos em montagem de fbrica so adaptados a uma utilizao mais rpida dos produtos e no permitem uma durao de conservao to longa.

146

S-ar putea să vă placă și