Sunteți pe pagina 1din 12

vestibular

GEOGRAFIA
O professor Avelino com Projees Cartogrficas

Jornal de Fato
Sbado, 10 de outubro de 2009 www.defato.com
telefone (84)3315-8900

HISTRIA

O professor Bruno Balbino descreve Imperialismo

GEOGRAFIA
O professor Blnio Marcos define Fontes de Energia

2
CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

vestibular

T NA REA
Prof. Svio Marcelus

ENEM
O Ministrio da Educao e Cultura (MEC) vai aplicar o Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM-2009) nos dias 5 e 6 de dezembro. O anncio foi feito pelo ministro da Educao, Fernando Haddad, depois de reunio com o ministro da Justia, Tarso Genro, que ofereceu apoio da Polcia Federal e da Fora Nacional de Segurana para aplicao das provas. A nova data, alm de provocar o adiamento de vestibulares em pelo menos seis universidades federais e seis estaduais, tambm vai adiar a realizao de dois grandes concursos pblicos federais: IBGE e Receita Federal.

considerada a padroeira dos professores. SALRIO Segundo pesquisa patrocinada pela Organizao das Naes Unidas para Educao e Cultura (UNESCO), metade dos professores do Brasil ganha menos de R$ 720,00, com salrios baixos e formao deficiente. Essa a realidade de 2.803.761 brasileiros. O que chama mais ateno a situao do Nordeste. A realidade salarial pior ainda, pois segundo a pesquisa esse ndice salarial de R$ 420,00. Falta vontade poltica, e que s poder vir da melhor forma possvel atravs da articulao da Unio, dos Estados e dos Municpios. Sem essa articulao, com certeza, teremos ainda muitos problemas. RANKING De acordo com pesquisa publicada pela Organizao das Naes Unidas (ONU), e que relata o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Noruega o pas onde a vida das pessoas melhor. J, o Brasil ficou em 75 posio no ranking de 182 pases avaliados pelo IDH, com a incluso de Andorra e Liechtenstein pela primeira vez e a volta do Afeganisto, que havia sado do ndice em 1996. O IDH brasileiro subiu levemente, de 0,808 para 0, 813. Mas, mesmo assim, o pas, que no ano passado ocupava a 70 posio no ranking do Pnud, aps uma reviso do ndice, passou a ser o 75 (com IDH de 0,808). Agora, com os

novos nmeros, o Brasil manteve a posio e permaneceu no grupo dos pases com alto desenvolvimento humano. J, a China foi o pas que registrou o maior aumento, subindo sete posies, seguida pela Colmbia e pelo Peru, que melhoraram cinco posies no ranking. BOLSA EMPRESA um programa adotado por empresas que visam a investir na capacitao dos funcionrios. A companhia financia os estudos do contratado atravs de bolsas parciais ou integrais, permitindo o crescimento profissional do empregado e qualificao de mo-de-obra para a empresa. REGRAS PARA A BOLSA Como a iniciativa de custear a graduao do funcionrio parte da empresa, cada grupo empresarial possui as prprias regras de seleo. A dica para quem quer se candidatar a esse tipo de bolsa investir num curso relacionado a sua rea de atuao na companhia para compensar a qualificao recebida. QUANTIDADE DE BOLSAS A quantidade de bolsas oferecidas varia conforme a companhia. Tudo depende do acordo feito entre patres e empregados. Para requerer o benefcio, consulte o setor de recursos humanos ou de treinamento do grupo em que voc trabalha para ficar por dentro das condies para concorrer a esse tipo de bolsa.

NOVAS DATAS As instituies de ensino superior que vo utilizar o Exame Nacional do Ensino Mdio como forma de selecionar novos alunos esto dispostas a fazer mudanas em seus calendrios desde que no haja atraso no incio das aulas em 2010. O adiamento do Enem provavelmente vai coincidir com vestibulares de universidades federais. Com isso, o MEC apresentou um levantamento com as datas de todas as selees do pas. Devido data do novo exame ser de responsabilidade do Ministrio da Educao e Cultura, as universidades tero apenas de se adequar. Qualquer mudana do processo seletivo ser de plena responsabilidade de todas as universidades, que podero, inclusive, deixar de utilizar as notas do Enem, como o caso da Universidade do Estado do RN (UERN). DEFESA O MEC deve contar com o total apoio dos representantes do Conselho Nacional de Secre-

trios de Educao (CONSED), pois a entidade vai apresentar um pedido formal s instituies federais que vo utilizar o Enem como forma de seleo de novos alunos para que mantenham a adeso ao exame nacional, mesmo com atraso da prova. Com uma nota de apoio ao Ministrio da Educao e Cultura, manifestando apoio ao Enem e lamentando os acontecimentos e defendendo a total apurao dos fatos. DIA DO PROFESSOR A criao da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primrias do pas, que foram chamadas de "Escolas de Primeiras Letras". Comemorado mundialmente no dia 05/10, no Brasil o feriado foi institudo nacionalmente por meio do decreto 52.682/63, assinado pelo ento presidente da Repblica Joo Goulart, em 1963, e tendo como base religiosa Santa Tereza d'villa,

EDIO ESPECIAL DO JORNAL DE FATO NO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

vestibular

EDITOR GERAL William Robson COORDENAO PEDAGGICA Svio Marcellus

DIAGRAMAO Telmaco Sandino IMPRESSO Grfica de Fato

SANTOS EDITORA DE JORNAIS LTDA Redao e oficinas: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossor-RN - CEP: 59.611-400

vestibular

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

LNGUA PORTUGUESA
PROJEES CARTOGRFICAS
Projeo cartogrfica a representao de uma superfcie esfrica (a Terra) num plano (o mapa), ou seja, trata-se de um "sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode ser desenhado um mapa" (Erwin Raisz. Cartografia geral. P. 58). O grande problema da cartografia consiste em ter de representar uma superfcie esfrica num plano, pois, como sabido, a esfera um slido no- desenvolvvel, isto , no-achatvel ou no planificvel. Assim, sempre que achatarmos uma esfera, necessariamente ela sofrer alteraes ou deformaes. Experimente, por exemplo, cortar uma laranja ao meio e depois pressionar (achatar) uma dessas partes sobre uma superfcie plana. Isso quer dizer que todas as projees apresentam deformaes, que podem ser em relao s distncias, s reas ou aos ngulos. Assim, cabe ao cartgrafo escolher o tipo de projeo que melhor atenda aos objetivos do mapa. Obs: A melhor forma de representar a Terra atravs do Globo Terrestre Os tipos de propriedades geomtricas que caracterizam as projees cartogrficas, em suas relaes entre a esfera (Terra) e um plano, que o mapa, so: a) Conformes - conservam as formas, porm distorcem as reas. Ex: Mercator b) Equivalentes - conservam as reas, mas distorcem as formas. Ex: Peters c) Equidistantes - conservam as distncias, mas distorcem formas e reas A maior parte das projees hoje existentes deriva dos trs tipos ou mtodos originais, a saber: cilndricas, cnicas e plaMarcos Garcia

AVELINO SOUZA
Professor colaborador

nas ou azimutais. A projeo cilndrica resulta da projeo dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que posteriormente desenvolvido (planificado). Esse tipo de projeo:

A projeo cnica resulta da projeo do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente planificado. Esse tipo de projeo:

A projeo azimutal resulta da projeo da superfcie terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). De acordo com Erwin Raisz (famoso cartgrafo americano), as projees azimutais so de trs tipos: polar, equatorial e oblqua. Elas so utilizadas para confeccionar mapas especiais, principalmente os nuticos e aeronuticos, isso porque do tipo Eqidistante, fato que facilita o clculo com preciso das distncias entre os diversos pontos da Terra.

apresenta os paralelos retos e horizontais e os meridianos retos e verticais; acarreta um crescimento (deformao) exagerado das regies de elevadas latitudes; o mais utilizado para a representao total da Terra (mapas-mndi).

apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto , retas que se originam de um nico ponto; usado principalmente para a representao de pases ou regies de latitudes intermedirias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.

Vejamos, a seguir, alguns dos


CONTINUA...

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

vestibular

mais conhecidos tipos de projeo cartogrfica. Projeo de Mercator Nesta projeo os meridianos e os paralelos so linhas retas que se cortam em ngulos retos. Publicada pela primeira vez no auge das grandes navegaes, a projeo de Mercator valoriza as reas de mdia e de baixa latitude, dando a elas um tamanho maior do que o real Nela as regies polares aparecem muito exageradas. Essa projeo do tipo cilndrica, conforme e eurocntrica

Projeo Cilndrica Equivalente de Peters Projeo de Mollweide Nesta projeo os paralelos so linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua rea proporcional da esfera terrestre, tendo a forma elptica. As zonas centrais apresent am grande exatido, tanto em rea como em configurao, mas as extremidades apresentam grandes distores. Vale salientar que destacamos aqui, apenas alguns tipos de projees cartogrficas, pelo menos as mais usadas e tambm cobradas nos vestibulares, porm existem diversos outros tipos de projees.

Projees de Mercator, cilndrica e conforme Projeo de Peters Outra projeo muito utilizada para planisfrios a de Arno Peters, que data de 1973. Essa projeo valoriza as reas pobres da Terra, fazendo com elas apaream em suas propores reais. Sua base cilndrica equivalente, e determina uma distribuio dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador at os plos, como podemos observar no mapa a seguir.

Exerccios
Todo mapa confeccionado num determinado sistema de projeo. Observe o mapa a seguir e assinale o tipo de projeo em que foi desenhado.

01

02 (Ufscar)

a) Cnica b) Cilndrica c) Policnica d) Circular

Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reao simblica dos pases subdesenvolvidos - o Sul geoeconmico - contra a cartografia tradicional, em especial a projeo
CONTINUA...

vestibular
de Mercator, que mostra o norte "acima" do sul e a Europa no centro. Mas essa idia logo foi abandonada por falta de consistncia. Analise as seguintes afirmativas sobre essa questo: I. A projeo de Peters mostra a proporo exata de cada rea sem distorcer os seus formatos. II. O impacto poltico-ideolgico de se colocar o sul "acima" do norte diminudo ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos pases est no hemisfrio norte, sendo o sul mais ocenico. III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posio mais correta para analisar um mapa na horizontal, estando ele sobre uma mesa. IV. A projeo de Peters melhor para a navegao do que a de Mercator. As afirmativas corretas so: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV.

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

e) As projees cartogrficas permitem que, na construo dos mapas temticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

Observe as representaes do continente africano, realizadas por meio das projees de Mercator e de Peters.

04

Os conhecimentos sobre projees cartogrficas e uso de mapas possibilitam afirmar: a) A projeo azimutal fornece uma viso eurocntrica do mundo e, por isso, ela no mais utilizada. b) As distores da representao, nas projees cilndricas, so maiores no Equador e menores nos plos. c) A projeo de Peters a nica que no pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade. d) A projeo cnica s pode ser utilizada para representar grandes regies, porque as distores so pequenas entre os trpicos, no representando, portanto, a realidade das reas mapeadas.

03

Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p.40) Assinale a alternativa correta: a) Na projeo de Peters, as distncias entre os paralelos crescem medida em que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das reas localizadas prximas aos plos. b) A projeo de Mercator no se presta para a comparao de superfcies ou para medir distncias, uma vez que foi criada para atender s necessidades de navegao do sculo XVI. c) Tanto a projeo de Mercator como a de Peters falseiam a superfcie dos continentes, seja pela deformao latitudinal (Mercator) ou pela deformao longitudinal (Peters). d) Por situar a frica no centro, a projeo de Peters torna a frica maior do que de fato ela , se comparada aos demais continentes.

LNGUA PORTUGUESA
A INVENO DO ORIENTALISMO: O ORIENTE COMO ESPELHO DO OCIDENTE
Muitas vezes acreditamos que as palavras, as coisas, as ideias, os sentimentos, os hbitos e os costumes so elementos naturalizados e que desde sempre existiram como um a priori. Geralmente somos levados a pensar que a nossa maneira de amar, de relacionar com os pares, de comer, de cheirar, de sentir e de se identificar como nordestino, brasileiro, potiguar, mossoroense, algo natural e, portanto, a-histrico. Dificilmente nos indagamos por que comemos assim e no assado? Por que nos vestimos de uma maneira e no de outra? Por que selecionamos cheiros e odores?Por que somos chamados de nordestinos? Por que somos sul-americanos? Por que somos Ocidentais e outros so Orientais? Esse conjunto de indagaes chega para ns historiadores como objeto de estudo. Nosso mtier desnaturalizar algo tido como naturalizado, dado, desencarnado, fixo, ou seja, mostrar atravs do conhecimento histrico que o mundo e tudo aquilo que est inserido nele, desde as vestimentas, passando
CONTINUA...

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

vestibular
Marcos Garcia

pelos hbitos gastronmicos at as identidades locais, regionais e nacionais, , na verdade, uma construo poltica, econmica, cultural, e, absolutamente, histrica. Nesse sentido, queremos esboar brevemente nesse texto uma histria dos conceitos, isto , de como uma determinada ideia formulada pelo discurso e, portanto, transformado em conhecimento se constituiu como uma dada maneira de ver e de dizer sobre o Ocidente, o Oriente e o Orientalismo, conceitos estes que foram 'inventados' e localizados historicamente. Partiremos daqui! O Oriente um conceito, uma construo discursiva, uma ideia, elaborada pelo pensamento europeu desde a Idade Mdia, mas que ganhou fora com o Imperialismo francs e ingls no sculo XIX. O que a Europa chama de Oriente era a regio colonial adjacente ao seu mundo, rica em civilizaes que os europeus consideravam seu prprio passado. Era a regio hoje identificada como Oriente Mdio, o Egito e o mundo rabe. Essa vastssima rea, imaginada geograficamente, permitiu a generalizao dessa regio, ao mes-

BRUNO BALBINO
Professor colaborador

mo tempo em que escamoteou as diferenas locais atravs de um movimento de homogeneizao. Dessa representao do Oriente surgiu o conceito de "orientalismo". O Orientalismo nasceu como campo de estudo que engloba um conjunto de conhecimentos e de disciplinas especializadas em estudar o Oriente. Entretanto, seu significado

no para por a. O referido termo possui vrias definies: uma delas se expressa numa forma de pensamento ou de uma tradio na qual se baseiam escritores e artistas, sobretudo da Europa, agrupados num complexo de determinadas ideias que se acreditam constituir o Oriente. E por ltimo, o orientalismo uma forma de negociar com o Oriente, uma for-

ma de dominao tpica do imperialismo europeu do sculo XIX. Foi no sculo XIX que surgiram os termos "orientalismo" e "orientalistas" para designar os estudiosos que traduziam os textos orientais para o Ingls. A prtica de traduo nesse momento da histria europia era
CONTINUA...

vestibular
motivada pela noo de que a conquista colonial necessitava de um conhecimento do povo conquistado. Desta forma, a relao entre o Oriente e Ocidente, via o pensamento calcado no orientalismo, passou a ser de dominao. O Ocidente criou uma viso distorcida do Oriente como o Outro, numa tentativa de diferenciao que servia os interesses do colonialismo permeando graus variados de uma complexa hegemonia do primeiro em detrimento ao segundo. A construo do Oriente pela Europa, se deu primeiro como ideia e depois como realidade poltica baseada na conquista e na colonizao. Era preciso reunir um conjunto de saberes acadmicos sobre o Oriente para que possibilitasse -atravs do saber- uma forma de colonizao. vlido destacar tambm que a inveno do conceito Oriente no serviu somente coCONTINUA...

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

O Concerto da Concubina do Gro-Turco, Carle Vanloo, 1737

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

vestibular

mo uma tentativa de impor uma certa autoridade no jogo do poder entre as duas espacialidades (Oriente e Ocidente). A cultura europia ganhou fora e identidade comparando-se com o Oriente como uma espcie de identidade substituta e at mesmo subterrnea, clandestina. Dessa maneira, para que exista um Ocidente, mesmo que na imaginao de seus integrantes, preciso que exista tambm um Oriente. As duas entidades geogrficas imaginadas apiam-se atravs de um espelho que reflete uma outra. O Ocidente produziu um conjunto de imagens estereotipadas para representar o que considerava ser a cultura ocidental- ou seja, a cultura do Oriente Mdio e do mundo rabe. O Oriente era entendido como sensual com seus harns, desptico, violento e primitivo. Nesse sentido, o orientalismo do sculo XIX foi responsvel por construir obras eruditas sobre costumes rabes e egpcios e tambm por produzir uma enxurrada de literatura popular na Frana, Inglaterra e Alemanha sobre os esteretipos orientais. No incio do sculo XX, a descoberta da tumba de Tutancamon no Egito, por exemplo, fascinou o pblico europeu e gerou uma onda orientalista na moda e nos mveis. Vrias verses d'As mil e uma noites foram publicadas nesse perodo. Tal sucesso se deveu popularizao do discurso orientalista que enfatizava o Oriente como sensual e mgico. O fascnio e a sensualidade caracterizaram no incio do sculo XX imagens e discursos sobre um espao extico e Outro. Entretanto, os sentidos criados para o Oriente foram sendo, ao longo do tempo, resignificados atravs de uma nova conjuntura poltica e econmica pautada em outros nveis de Imperialismo e de novas formas de negociar - sobretudo, com o aparecimento de novos agentes como os EUA - com o mundo oriental. Atualmente, as formas que se estabelecem no dilogo entre Ocidente e Oriente se contornam pelas expresses do terrorismo e do fundamentalismo.

Oriente x Ocidente

Estes conceitos produzem efeitos de dizibilidade e visibilidade que se constituem como uma nova maneira de olhar para o Oriente atravs do signo dos ataques terroristas e do radicalismo religioso. Nesse sentido, aparece uma reorganizao da geografia imaginria, de um lado, o Ocidente representado pelos EUA, apresentados como corajosos e defensores dos valores humanos e democrticos e do outro, o mundo oriental, tendo como representante o mundo islmico. Assim, as imagens do extico, do sensual e do maravilhoso, dantes criadas pelo perodo oitocentista, foram sendo cambiados por novos esteretipos aladas por novas condies geopolticas. O Oriente passa a ser o inimigo, o infiel, o radical, o no-cristo, o fundamentalista. Em posio oposta o Ocidente se define atravs

de um jogo de espelho como o benevolente, o fiel, o cristo, o promotor da paz. Em breves palavras, conclumos que: o Oriente uma inveno do Ocidente e, portanto, no existe como civilizao nem mesmo como regio. Ambos so construes Histricas. O Oriente um conjunto de ideias, vises, imagens, textos, tipos humanos, representaes dominado por preconceitos, construdos pelo Ocidente como forma de se identificar como superior. Ao considerar o Oriente primitivo, violento, desptico, o Ocidente, ao mesmo tempo, est se considerando avanado, democrtico, esclarecido. O Ocidente se constri a partir da Europa, e mais tarde pelos EUA, como um discurso que identifica o Oriente como o Outro, como a oposio, como o que o Ocidente no deveria ser. im-

portante destacar que o Oriente nunca foi passivo a essa construo e at hoje resiste dominao cultural do Ocidente. Dessa maneira, podemos perceber que a inveno dos espaos perpassa por relaes de poder que tentam homogeneizar representar o Outro. Como nos mostra o crtico literrio palestino Edwar Said a representao do Oriente obra do Ocidente e que o orientalismo exterior e afastado do Oriente dependendo mais do Ocidente que do prprio mundo oriental. As maneiras de representar o Outro, isto , o Oriente, tornam-o visvel, claro e "l" no discurso sobre ele. no discurso sobre o outro que se tenta legitimar e apontar as suas prprias diferenas, em suma, apresentar o Oriente como o outro e o "l" para se identificar a partir dele a diferena do mundo ocidental.

vestibular

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

LNGUA PORTUGUESA
FONTES DE ENERGIA DO BRASIL
Energia a capacidade de produzir trabalho. Na histria, a descoberta de novas fontes energticas e o aumento do consumo de energia sempre acompanharam a ampliao da capacidade produtiva das sociedades. O aumento do consumo e a diversificao das fontes responderam s mudanas das necessidades sociais. O homem primitivo limitava o seu consumo energtico s necessidades postas pelo preparo dos alimentos. Mais tarde, necessidades vinculadas ao conforto domstico e produo agrcola ou industrial, passaram a predominar. H quase dois sculos as necessidades energticas foram ampliadas pela evoluo das tcnicas de produo e de transportes. O homem do sculo XIX consumia quase quarenta vezes a energia despendida pelo homem primitivo. O homem atual consome mais de trs vezes a energia despendida no tempo da revoluo industrial. Essa exploso do consumo energtico um fenmeno caracterstico dos pases desenvovidos. Atualmente, os recursos energticos mais utilizados no mundo so o carvo mineral, o petrleo, a gua e o tomo; juntos eles correspondem a mais de 90% da oferta mundial de energia. A utilizao de qualquer um deles acarreta danos ambientais: o petrleo e o carvo, alm de extremamente poluentes, contribuem para o aquecimento do planeta; as usinas hidreltricas exigem a inundao de vastas reas, o que pode ser bastante grave em regies florestadas; a energia nuclear, alm do risco de acidentes, gera resduos com grande poder de contaminao. O potencial energtico do Brasil Carvo Mineral: um hidroMarcos Garcia

BLNIO MARCOS
Professor colaborador

carboneto formado pela decomposio de restos vegetais que sofreram um lento processo de solidificao. Milhes de anos foram necessrios para que ele fosse constiudo. A transformao da matria vegetal em carvo s se completa em ambientes propcios. necessrio que haja pouca oxigenao, pois isso dificulta a ao de bactrias aerbias, impedindo a decomposio total dos vegetais. Nos ambientes tropicais, a vegetao mais exuberante, porm a maior quantidade de oxignio disponvel faz com que a ao bacteriana decomponha os restos vegetais antes da sua carbonizao. As maiores reservas carbonferas do globo esto localizadas nas zonas temeperadas. No Brasil, o carvo encontrado na bacia sedimentar do Paran, destacando-se nela as seguintes localidades: vale do Rio Cinzas no Paran, vale do Jacu no Rio Grande do Sul e principalmente vale do Tubaro em Santa Catarina, nos municpios de Criscima, Lauro Muller, Si-

derpolis, Ararangu e Urussanga. O carvo extrado do tipo hulha, de baixa qualidade com grande concentrao de cinzas e enxofre. O transporte feito pela estrada de ferro Dona Teresa Cristina at o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e de l vai para o porto de Angra dos Reis, onde misturado ao carvo importado e posteriormente utilizado nas siderrgicas concentradas no Sudeste. Petrleo: um hidrocarboneto que se apresenta sob a forma fluda, formado por restos vegetais e animais em ambientes marinhos. Os restos dos animais e vegetais microscpicos (plncton) que vivem na superfcie, so depositados junto com lama e areia no fundo do mar. Essa fonte passou a ser encarada como fator estratgico durante o Estado Novo (1937-1945). O nacionalismo industrialista de Getlio Vargas foi responsvel pela criao do Conselho Nacional do Petrleo (CNP), em 1938. Mais tarde, no ps-guerra, tambm seria Vargas, o criador da Petro-

brs empresa estatal monopolista, em 1953. Contudo, at o incio de 1970, os maiores investimentos da Petrobras concentravam-se em seu parque de refino. As reservas do Recncavo Baiano e da bacia sedimentar do Nordeste j eram conhecidas e exploradas, mas o preo do petrleo no mercado interncaional era baixo demais para justificar grandes investimentos em pesquisa e prospeco do leo no Brasil. A extrao de petrleo no subsolo dos oceanos uma atividade cara e exposta a muitos riscos. Mesmo assim, atualmente 70% do petrleo extradono Brasil provm da plataforma continental. O grande destaque o estado do Rio de Janeiro, onde se localizamas dezoito plataformas da Bacia de Campos. Atualmente, no contexto da abertura da economia brasileira, o monoplio da Petrobras foi rompido. A Agncia Nacional do Petrleo (ANP), estabeleciCONTINUA...

1 0

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

vestibular
cidade para as regies Sudeste e Sul. Nela esto instalados cerca de 70% do potencial gerador nacional. O Sudeste conta ainda com a hidreltrica de Trs Marias, na Bacia do So Francisco e as usinas de Salto Grande e Mascarenhas no Rio Doce. Em meados da dcada de 1970, abriuse mais uma onde de investimentos no setor eltrico, desta vez destinados construo de hidreltricas de grande porte em regies distantes dos mercados urbano-industriais. Em 1975 foi assinado um tratado associando o Brasil ao Paraguai na construo de Itaipu, uma das maiores usinas hidreltricas do mundo. Na regio Nordeste, a construo de usinas hidreltricas na Bacia do So Francisco integrou o plano de desenvolvimento regional implantado pelo governo federal na dcada de 1960. assim nasceram as usinas do sistema Centrais Hidreltricas do So Francisco (Chesf), completado nas dcadas de 1980 e 1990 pelas usinas de Itaparica e Xing. O Programa Nacional do lcool - Prolcool O Prolcool foi lanado em 1975, no contexto da primeira crise do petrleo, deveria contribuir para aliviar a conta de importaes do pas e reduzir a dependncia em relao ao petrleo. O programa tinha como meta a substituio paulatina da gasolina pelo lcool nos carros de passeio. Para incentivar o aumento da produo de lcool de cana-de-acar, o Prolcool previa a concesso de uma srie de benefcios financeiros aos plantadores de cana e aos proprietrios de usinas, principalmente os da regio Sudeste. ao mesmo tempo, as indstrias automobilsticas foram incentivadas a passar a produzir carros movidos a lcool e, aos usurios desses automveis, foram concedidos benefcios fiscais. O auge do Prolcool ocorreu em 1986, quando o consumo de lcool combustvel ultrapassou o de gasolina automotiva. Entretanto, a reduo dos preos internacionais do petrleo colocou limites para a substituio da gasolina, acabando por arrastar o prprio Prolcool para uma crise. A Guerra do Golfo, em 1991, e a subsequente diminuio da influncia da Opep reacenderam o debate em torno do futuro do combustvel automobilstico no Brasil. Os crticos do Prolcool tendem a insistir no elevado custo econmico dos subsdios, defendendo uma atitude liberal em relao questo energtica, que deveria se regulada pelas leis de mercado. Alguns deles tambm enxergam no programa uma influncia negativa para o setor agrcola, j que a lucratividade artificial do cultivo de cana-deacar para as usinas alcooleiras estaria desviando terras aptas para a produo de alimentos e matrias-primas industriais.

da em 1998, concedeu reas de prospeco para empresas transnacionais. Assim, um sistema misto - estatal e privado - passou a vigorar no setor petrolfero do pas. As Usinas Nucleares A histria das usinas termonucleares no Brasil comeou em 1969, quando o governo comprou da empresa norte-americana Westinghouse a usina de Angra I, com capacidade de 600 MW, alimentada por urnio enriquecido. Como o acordo de venda no previa a transferncia a tecnologia de enriquecimento, o Brasil precisava importar dos pases desenvolvidos o urnio a ser consumido na usina. Em 1975, o general Ernesto Geisel assinou um acordo com a Alemanha para a construo de reatores nucleares que gerariam 10.400 MW em 1990 e 75.000 MW no ano 2000. o custo dos reatores atingiria trinta bilhes de dlares, cerca de duas vezes o preo de Itaipu, cuja capacidade ultrapassa os 12.000 MW. O acordo Nuclear Basil-Alemanha jamais chegaria a ser completado. Dos oitos reatores previstos, apenas dois - Angra II e III, iniciariam a fase de construo. Alm da energia, as usinas geram tambm uma imensa quantidade de resduos radioativos. Esse um dos principais alvos da crtica dos ambientalistas com relao s usinas nucleares brasileiras: ainda

no se resolveu o que fazer com o material radiativo, estocado em depsitos "provisrios". A Energia Hidrletrica A capacidade instalada do Brasil para a produo de eletricidade de aproximadamente 58.140 MW, e as usinas hidreltricas so responsveis por mais de 90% desse total. O alto potencial hidreltrico brasileiro determinado pela conjuno de dois fatores: o volume de guas e o relevo. As elevadas mdias pluviomtricas, decorrentes do predomnio de climas equatoriais e tropicais no territrio, e a disposio dos divisores de guas que delimitam as principais bacias hidrogrficas brasileiras tm como resultado a existncia de muitos rios caudalosos e planlticos no pas. Nas bacias do Amazonas, Tocantins e Paran encontra-se a maior parte do potencial hidreltrico nacional. Distribuio geogrfica do potencial instalado A concentrao espacial da indstria no Brasil reflete-se na concentrao espacial da demanda energtica. A regio Sudeste, plo industrial do pas, responsvel por cerca de 50% do consumo total da eletricidade. As regies Sul e Nordeste ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares. A Bacia do Paran a principal fornecedora de hidreletri-

Exerccios
O petrleo um recurso bsico para a moderna sociedade industrial. Assinale o que for correto sobre as caractersticas desse recurso natural. a) Os inmeros derivados do petrleo produzidos pela indstria petroqumica so biodegradveis, ou seja, no trazem problemas para o ambiente. b) Como se trata de uma riqueza natural renovvel, o petrleo jamais se esgotar. c) No Brasil, a extrao do petrleo

01

realizada basicamente em poos terrestres, sendo que a maior parte est localizada na bacia sedimentar amaznica. d) O petrleo a matria-prima bsica para inmeros tipos de indstrias qumicas, como de plsticos, de asfalto e de borracha sinttica. e) As maiores reservas mundiais de petrleo conhecidas na atualidade localizam-se na Amrica Central, particularmente, em Cuba.

energia e sua utilizao no Brasil permitem afirmar: a) As mais modernas fontes de energia, utilizadas amplamente no Brasil, so a maremotriz e a solar. b) O carvo vegetal produzido na regio Nordeste possui alto teor de combusto e utilizado nas indstrias siderrgicas da regio. c) O petrleo foi elemento bsico na produo de energia no Brasil, todavia foi plenamente substitudo pelo lcool.
CONTINUA...

02

Os conhecimentos sobre fontes de

vestibular
d) A utilizao de lenha como fonte de energia foi totalmente substituda pelo gs vindo da Bolvia. e) No Brasil, mais de 85% da energia eltrica consumida so geradas nas usinas hidreltricas. Algumas fontes de energia, com o petrleo e o carvo mineral so consideradas no renovveis. Isso preocupa, e tem levado alguns pases a adotarem medidas no sentido de: a) parar de usar essas fontes, protelando assim seu esgotamento. b) investir mais em fontes de energia renovveis, visando a diminuir a dependncia em relao aos recursos no renovveis. c) proibir o consumo desse tipo de energia como combustvel, reservado o seu uso apenas como matria prima. d) limitar a comercializao desses recursos, encarecendo o preo dos produtos deles derivados. e) substitu-las totalmente por outras fontes de energia. Atualmente, um dos objetivos da Petrobrs aumentar, at 2010, a participao do gs natural dos atuais 7,5% para 12%. Sobre esse combustvel, correto afirmar que a) a descoberta de reservas no Recncavo Baiano deve tornar o pas auto-suficiente e beneficiar os setores automotivo e residencial, principais consumidores de gs. b) novos acordos com a Venezuela e com o Equador devem ampliar a oferta de gs natural e propiciar a instalao de novas usinas termeltricas. c) a instabilidade poltica do nosso maior fornecedor preocupa principalmente o setor industrial que consome cerca de metade do gs oferecido. d) a Bolvia, nossa principal fornecedora de gs natural, tem subsidiado a construo de novos gasodutos com o objetivo de aumentar o consumo brasileiro do combustvel. e) as usinas trmicas brasileiras, abastecidas com o gs boliviano, trabalham com capacidade mxima e consomem pouco mais da metade do combustvel importado. Um problema ainda no resolvido da gerao nuclear de eletricidade a destinao dos rejeitos radiativos, o chamado "lixo atmico". Os rejeitos mais ativos ficam por um perodo em piscinas de ao inoxidvel nas prprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que so dispostos em reas cercadas ou encerrados em depsitos subterrneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atmico, comparativamente a outros lixos com substncias txicas, se deve ao fato de a) emitir radiaes nocivas, por milhares de anos, em um processo que no tem como ser interrompido artificialmente. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constitudo de materiais orgnicos que podem contaminar muitas espcies vivas, incluindo os prprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirvel por milhares de anos. e) emitir radiaes e gases que podem destruir a camada de oznio e agravar o efeito estufa. Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma dificuldade para o aproveitamento dos rios da Bacia Amaznica, no que se refere gerao de energia eltrica. a) A baixa declividade ao longo de seus cursos, que, ao serem represados, causam grande impacto com o alagamento de grandes reas florestadas. b) A navegao, uma das principais formas de deslocamento na regio amaznica, limitada em represas utilizadas para gerao de energia eltrica. c) A economia da regio amaznica, baseada no extrativismo mineral, vegetal, na pecuria extensiva e ainda a ausncia de indstrias, no gera grande consumo de energia eltrica. d) O clima Equatorial, predominante na regio amaznica, apresenta uma estao seca no inverno, que reduz a vazo dos rios e inviabiliza a produo de energia eltrica.

Jornal de Fato Sbado, 10 de outubro de 2009

1 1

05

e) As entidades ambientalistas internacionais argumentam que as termoeltricas, que utilizam carvo vegetal, causam menos impactos ambientais Floresta Amaznica do que as hidroeltricas. O Brasil apresenta elevado potencial hidreltrico determinado pela interao entre regime pluvial e relevo. Sobre as usinas hidreltricas instaladas no territrio brasileiro, pode-se afirmar que I. localizam-se em reas com grande volume de guas f luviais, inf luenciado pelo clima e com predomnio de relevo do tipo planalto. II. concentram-se em funo da demanda urbano-industrial, da viabilidade econmica e das polticas pblicas que definem o modelo energtico. III. ocasionam impactos que provocam a perda de solos agricultveis e a remoo das populaes ribeirinhas. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. As crises de petrleo dos anos 70 levaram o Brasil a ampliar sua produo interna e a estimular a busca de fontes alternativas de energia, como o lcool, na tentativa de substituir parcialmente o consumo do petrleo. NO conseqncia e/ou ref lexo ambiental do uso do lcool como fonte alternativa: a) O lcool substitui a gasolina, mas no o leo diesel, que a base do transporte de carga e dos equipamentos agrcolas no Pas. b) A substituio de lavouras de produo de alimentos pela monocultura canavieira favoreceu a concentrao da propriedade da terra. c) A utilizao de queimadas nos canaviais facilita o corte, mas favorece a mineralizao do solo, afetando a produtividade. d) As empresas usineiras, por interesse de proteo ambiental, impedem, como padro de comportamento, que o vinhoto se torne agente de poluio.

03

07

04

08

06

CIANOMAGENTAAMARELOPRETO

S-ar putea să vă placă și