Sunteți pe pagina 1din 9

CONCORDNCIA VERBAL Concordncia verbal a correspondncia de flexo entre dois termos. Crianas morrem.

. Crianas: sujeito na 3 pessoa do plural; morrem: verbo na 3 pessoal do plural. Mulheres subnutridas. Mulheres: substantivo feminino plural; subnutridas: adjetivo feminino plural. Concordncia Verbal: Quando o verbo se flexiona para concordar com o sujeito (primeiro exemplo). Concordncia Nominal: Quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexiona para concordar com o substantivo a que se referem (segundo exemplo). A. Regras Gerais I. Sujeito Simples: a) Claro: O pediatra atendeu o paciente. b) Subentendido: No podemos escapar dessa realidade. (sujeito ns) c) Anteposto: As mulheres subnutridas geram crianas com problemas. d) Posposto: Participaro do encontro vrios especialistas. II. Sujeito Composto: a) Se o sujeito for composto por elementos da 3 pessoa gramatical, o verbo ir para a 3 pessoal do plural. Maringela e Maria levaram dois meses para produzir o livro. Vrios problemas e algumas mulheres j me tiraram o sono. b) Se o sujeito for composto por elementos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo ir para o plural, obedecendo seguinte lei de prevalncia: 1. A primeira pessoa prevalece sobre as demais. O mdico e eu tomaremos providncias. O mdico: 3 pessoa do singular (ele); eu: 1 pessoa do singular (eu); tomaremos: 1 pessoa do plural.

2. A segunda prevalece sobre a terceira. O mdico e tu tomareis providncias. O mdico: 3 pessoa do singular. (ele) tu: 2 pessoa do singular. (tu) tomareis: 2 pessoa do plural. (vs) Observao: Nesse ltimo caso, o verbo poder ir tambm para a 3 pessoa do plural. O mdico e tu tomaro providncias. B. Casos Particulares I. Sujeito Simples: a) Sujeito formado por expresses partitivas (uma poro de, parte de, a maioria de etc.) ou quantidade aproximada: Expresso partitiva + substantivo ou pronome = verbo no singular ou no plural. A maioria das crianas sobreviver. A maioria das crianas sobrevivero b) Sujeito formado por nmero percentual ou fracionrio: Percentual ou fracionrio + substantivo, pronome ou equivalente = verbo concorda com o numeral. 8,5% das crianas nascem desnutridas. 1% das crianas recebeu alimentos. 2/4 das crianas ficaram sem matrculas. das crianas recebeu alimentos. c) Sujeito formado por mais de um: Mais de um + substantivo = verbo no singular. Mais de um deputado se manifestou a favor. Observao: Quando depois de mais de, aparecer outro numeral, o verbo tem que concordar com o numeral a que se refere. Mais de dois deputados se manifestaram a favor.

d) Pronome relativo que funcionando como sujeito: Orao principal onde aparece o antecedente do que + que = o verbo concorda com o antecedente do que. Sou eu que dou as cartas. s tu que ds as cartas. Somos ns que damos as cartas. e) Pronome relativo quem funcionando como sujeito: Orao principal onde aparece o antecedente do quem = concorda com o sujeito quem ficando na 3 pessoa do singular ou concorda com o antecedente do quem. Sou eu quem d as cartas. Sou eu quem dou as cartas. Eram as mes quem tirava os filhos da cama. Eram as mes quem tiravam os filhos da cama. f) Sujeito formado pela expresso um dos que: Orao principal onde aparece a expresso um dos, seguida ou no de substantivo + que = vai para a 3 pessoa do plural ou fica na 3 pessoa do singular. O professor um dos que esto deixando o seu secretariado. O professor um dos que est deixando o seu secretariado. g) O sujeito um pronome interrogativo, demonstrativo ou indefinido no plural, seguido da expresso de ns ou de vs. Pronome interrogativo, demonstrativo ou indefinido + de ns ou de vs = concorda com o primeiro pronome ou concorda com ns / vs. Muitos de ns tiveram medo. Muitos de ns tivemos medo. Quantos de vs atingiro essa meta? Quantos de vs atingireis essa meta?

h)

Sujeito formado por nomes que s tm no plural: Nome que s tem no plural, NO precedido de artigo = singular. Pedras Altas ficava s margens da rodovia. Estados Unidos fica na Amrica do Norte. Nome que s tem no plural, precedidos de artigo = plural. Os Estados Unidos j esto estudando a concesso de uma ajuda de urgncia. Observao: se o sujeito for o nome de uma obra artstica, o verbo poder ficar no singular ou ir para ou plural. Os Sertes contriburam muito para nossa historiografia. Os Sertes contribuiu muito para nossa historiografia.

i)

Sujeito formado por coletivo: Sujeito for coletivo no singular = singular O povo faz a festa na avenida. Observao: quando o coletivo vier seguido de uma expresso no plural, o verbo pode concordar com esse plural. Um grupo de palestinos morava ao lado. Um grupo de palestinos moravam ao lado.

j)

Sujeito um pronome de tratamento: Sujeito for um pronome de tratamento = verbo fica na 3 pessoa Vossas Excelncias no imaginam o trabalho que j tive.

k)

Concordncia dos verbos bater, dar e soar: Nmero de horas = verbo concorda com o numeral. Davam quatro horas quando ela chegou. Bateu uma hora. Soaram trs horas no cartrio. Observao: quando o sujeito for a palavra relgio, sino, carrilho etc., o verbo concordar com esse sujeito. O velho relgio d dez horas. Os sinos batem seis horas. O sino bate seis horas.

l)

Se como partcula apassivadora: Verbo (transitivo direto ou transitivo direto e indireto) concorda com o sujeito paciente + partcula se = singular ou plural (vai depender do sujeito paciente). Ouvem-se gemidos e gritos lancinantes. Vende-se casa. Vendem-se casas.

m)

Se como ndice de indeterminao do sujeito: Verbo (intransitivo ou transitivo indireto) fica sempre na 3 pessoa do singular + ndice de indeterminao do sujeito = sujeito indeterminado. Pigarreava-se grosso por toda a parte. Suspeitou-se dos funcionrios do banco.

n)

Verbos impessoais: Verbo impessoal fica sempre na 3 pessoa do singular = sujeito inexistente. So impessoais: O verbo haver no sentido de existir; O verbo fazer e haver indicando tempo decorrido; Os verbos que indicam fenmenos meteorolgicos; O verbo passar indicando tempo. Parecer e ficar. Bastar e chegar, seguidos de preposio de. Havia jardins, havia manhs naquele tempo. Fazia calor, sempre fazia. Anoitecia em Belo Horizonte. Passava das quatro horas. Parece inverno / Ficou escuro de repente. Chega de fofocas / Basta de lamrias. II. Sujeito Composto a) Sujeito posposto ao verbo: Verbo vai para o plural ou concorda com o ncleo mais prximo. Do magro cardpio constam geralmente feijo e bocados de carne. Do magro cardpio consta geralmente feijo e bocados de carne.

b) Sujeito formado por ncleos sinnimos ou quase sinnimos: O verbo vai para o plural ou singular. O medo e o temor estrangulavam aqueles homens. O medo e o temor estrangulava aqueles homens. c) Os ncleos constituindo uma gradao de ideias: O verbo vai para o plural ou singular. Um ms, um ano, um sculo no bastava para esquec-la. Um ms, um ano, um sculo no bastavam para esquec-la. d) Os ncleos do sujeito so infinitivos: Infinitivo + infinitivo = verbo no singular. Escrever e ler a mais recente conquista de Francisca. Observao: se os infinitivos vierem determinados por artigo ou se forem antnimos, o verbo poder ir para o plural. O Escrever e o ler so a mais recente conquista de Francisca. Imergir e emergir eram tarefas do mergulhador. e) Componentes do sujeito resumidos por pronome indefinido (tudo, nada, ningum etc.): Nesse caso, o verbo fica no singular. Os olhos marrons, os cabelos marrons, a pele morena e suave, tudo dava a seu rosto uma ar de mulher. f) Componentes do sujeito ligados por ou: 1 elemento + ou + 2 elemento: concorda com o ncleo mais prximo se a conjuno indicar excluso ou retificao; vai para o plural, se a conjuno indicar que o verbo se refere aos dois elementos. Pedro ou Joo poder chegar presidncia do clube. (excluso) O Curupira ou Currupira figura em uma infinidade de lendas. (retificao) Quando Deus ou o Diabo me livraro de sua presena!

g) Componentes do sujeito ligados por nem: (nem) + 1 elemento + nem + 2 elemento = verbo vai para o plural. Nem Flor, nem Vadinho podiam suportar tal situao. Observao: o verbo poder ficar no singular, principalmente quando o sujeito vier posposto: Nunca se recusa gua nem comida a um pedinte. h) O sujeito a expresso um ou outro: Verbo vai fica no singular. Um ou outro resolver o problema por mim. i) O sujeito formado pelas expresses um e outro ou nem um nem outro: O verbo fica no singular ou vai para o plural. Um e outro descendiam de alemes. Um e outro descendia de alemes. No adianta correr. Nem um nem outro escaparo. No adianta correr. Nem um nem outro escapar. j) Os componentes do sujeito so ligados por com: 1 elemento + com + 2 elemento = verbo vai para o plural. O Deputado com o senador evitaram a catstrofe. Observao: o verbo pode ficar no singular quando se deseja enfatizar o primeiro elemento. O prefeito, com sua pequena comitiva, conseguiu impedir o sucesso da exposio. k) Componentes do sujeito ligados por conjuno comparativa: Tanto + 1 elemento + quanto + 2 elemento; 1 elemento + assim como + 2 elemento; 1 elemento + bem como + 2 elemento. Nesses casos o verbo ou fica no singular ou vai para o plural. O leite, como o po, subiu / subiram de preo. Tanto o leito quanto o po subiram / subiu de preo. O leite, bem como o po, subiram / subiu de preo.

l) A expresso haja vista: Nessa expresso, a palavra vista sempre invarivel, podendo ocorrer trs construes: 1 - Poucos alunos estudaram. Haja vista os resultados obtidos pela maioria. 2 - Poucos alunos estudaram. Haja vista aos resultados obtidos pela maioria. 3 - Poucos alunos estudaram. Haja vistam os resultados obtidos pela maioria. No portugus do Brasil, a construo mais utilizada a primeira: a expresso toda fica invarivel e o complemento vem ligado a ela sem preposio. III. Concordncia do verbo ser A concordncia verbal se processa sempre entre o verbo e o sujeito da orao. No caso do verbo ser, essa concordncia pode se dar tambm entre o verbo e o predicativo do sujeito. O verbo ser concordar com o predicativo do sujeito: a) quando o sujeito for um dos seguintes pronomes: isto, isso, aquilo, tudo, o: Isso so segredos. Nem tudo so flores no caminho da av. Tudo isto eram sintomas graves. b) quando o sujeito estiver no singular e se referir a coisas, e o predicativo for um substantivo no plural: Nossa comida, durante todo o tempo da doena, foram bananas com caf. Observao: 1 pode-se tambm concordar com o sujeito, quando se quer enfatiz-lo: A vida s tristeza. 2 se o sujeito indicar pessoa, o verbo concordar com esse sujeito: Antenor foi apenas decepes. c) quando o sujeito for o pronome interrogativo que ou quem: Quem so vocs? Que seriam aqueles rudos estranhos? d) quando o verbo ser indicar hora, distncia ou perodo de tempo: De 1900 a 1930 so trinta anos, se a minha aritmtica no falha. So exatamente seis e vinte da manh de sbado.

Oservao: Na indicao de datas admitem-se as duas concordncias: Hoje 12 de junho. Hoje so 12 de junho. e) quando o sujeito for formado por expresses numricas que exprimem quantidade, medida, preo etc. Cinco milhes alguma coisa de srio. Quatro mil ris por ms loucura. f) quando o predicativo do sujeito for um pronome pessoal do caso reto: Nesta terra o chefe sou eu. Aqui, os responsveis somos ns. Observao: quando o sujeito e o predicativo forem pronomes pessoais do caso reto, o verbo concordar com o sujeito: g) quando o sujeito for um expresso de sentido coletivo ou partitivo: A grande maioria eram jagunos. Eu sabia que a maior parte eram fricotes dela.
FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de. Gramtica. 13 edio. So Paulo. Editora tica, 1994.

S-ar putea să vă placă și