Sunteți pe pagina 1din 2

O filme Misso ao centro da terra (The Core), dirigido por Jon Amiel, de fico cientifica, lanado em 2003.

Relata a parada do ncleo da terra, devido ao projeto Destino do governo americano o qual produzia pulsos eltricos magnticos, atingindo diretamente o centro da terra fazendo-o parar de girar. Isso trouxe consequncias desastrosas para o planeta, pois propiciou a degradao do magnetismo e consequentemente da atmosfera terrestre. Buscando a soluo para resolver esta problemtica o geofsico Josh Keyes, juntamente com uma equipe dos melhores cientistas do planeta, vo at ao ncleo da Terra na tentativa de reativar a rotao do planeta.

O filme trata basicamente do campo magntico da terra sendo este produzido atravs da diferena eltrica entre o ncleo externo liquido e o ncleo interno slido, que geram uma corrente eltrica. A rotao da terra e as correntes eltricas produzem ento um campo eltrico e este por sua vez gera um magntico, este processo conhecido como efeito dnamo, que pode variar sua intensidade de lugar para lugar pela diversidade de composio da crosta terrestre, pois o campo magntico do planeta um sistema altamente complexo. O longa-metragem mostra um cenrio em que o ncleo para de girar a partir de um pulso eltrico, que seria utilizado como arma ssmica, porm este pulsar interferiu nas movimentaes internas da terra, e assim por ser uma obra de

fico, Misso ao centro da Terra continha bastante exageros para dar maior dramaticidade a questo. Apesar de hoje ser possvel a criao de grandes campos magnticos no se consegue fazer este vibrar- levando-o a produo de intensas correntes eltricas- somente exploses nucleares podem fazer isso, elas influenciam nos campos eltricos e magnticos levando a um superaquecimento desses e a gerao da grande descarga e da possvel interferncia. No filme, a partir do momento que o ncleo para de girar comea a ocorrer eventos aparentemente estranhos, como a desorientao dos pombos, e a morte de pessoas com marca passos, esses eventos podem ser explicados como um distrbio gerado pela desacelerao do ncleo.

Pois, os bicos dos pombos se orientavam por pequenos ims contidos em seus bicos que se alinhavam ao polo magntico da terra. J os marca passos aparelhos muito frgeiscom o pulso gerado pela maquina Destino deram uma pane. Tambm houve os fenmenos atmosfricos como a aurora boreal, esta ocorreu no hemisfrio norte, sendo uma reao da atmosfera as partculas dos ventos solares, gerando ondas fluorescentes no cu, pela interao com a ionosfera. J as tempestades eltricas, ocorrem no filme pelo carregamento do ar devido maior entrada de partculas de o vento solar na atmosfera induzindo a criao de fortes correntes e potentes raios, vencendo a resistncia do ar. Outro efeito dessa melhor condutividade gerando mais descargas a interferncia nas telecomunicaes principalmente nas de rdios e nos satlites deixando nosso planeta nesse contexto sem comunicao aps algum tempo.
Referencias: http://www.adorocinema.com/filmes/nucleo/ http://www.brasilescola.com/fisica/o-campo-magnetico-terra.htm

S-ar putea să vă placă și