Sunteți pe pagina 1din 3

Qual o impacto das doenas crnicas no mundo?

? A Organizao Mundial da Sade (OMS) indica que as doenas crnicas de declarao no obrigatria, como as doenas cardiovasculares, a diabetes, a obesidade, o cancro e as doenas respiratrias, representam cerca de 59 por cento do total de 57 milhes de mortes por ano e 46 por cento do total de doenas. Afectam pases desenvolvidos e pases em vias de desenvolvimento. A expanso das doenas crnicas reflecte os processos de industrializao, urbanismo, desenvolvimento econmico e globalizao alimentar, que acarretam:

Alterao das dietas alimentares; Aumento dos hbitos sedentrios; Crescimento do consumo de tabaco. Cerca de metade das mortes causadas por doenas crnicas est directamente associada s doenas cardiovasculares.

Os ataques cardacos e os enfartes do miocrdio matam cerca de 12 milhes de pessoas por ano. A hipertenso e outras doenas cardacas matam, por sua vez, 3,9 milhes de pessoas. Cerca de 75 por cento das doenas cardiovasculares so atribuveis a:

Colesterol elevado; Tenso arterial elevada; Dieta pobre em frutas e vegetais; Sedentarismo; Tabagismo.

Calcula-se que, em todo o mundo, existam 177 milhes de pessoas a sofrer de diabetes, sobretudo de tipo 2. Dois teros do total vivem nos pases em vias de desenvolvimento. Mais de mil milhes de adultos sofrem de excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhes so clinicamente obesos. Porque que as doenas crnicas tm, a nvel mundial, um impacto to grande na sade? Porque os hbitos alimentares alteraram-se. As pessoas consomem, hoje em dia, alimentos mais calricos, com elevado nvel de acar e/ou gorduras saturadas, e excessivamente salgados. A mudana dos hbitos alimentares e a implantao de um estilo de vida sedentrio esto a ocorrer a um ritmo muito mais rpido nos pases em vias de desenvolvimento, por comparao com o que aconteceu nos pases desenvolvidos. As doenas crnicas esto a crescer em muitos dos pases mais pobres, articulando-se de forma muito perigosa com outra calamidade: as doenas infecciosas. Quais so os factores de risco? Apesar de muito diferentes entre si, as doenas crnicas apresentam factores de risco comuns. So poucos e podem ser prevenidos:

Colesterol elevado; Tenso arterial elevada; Obesidade; Tabagismo; Consumo de lcool.

Como reduzir os riscos de ocorrncia de doenas crnicas? Atravs da alterao do seu estilo de vida poder, em pouco tempo, reduzir o risco de desenvolver uma doena crnica.

Alterando a dieta alimentar privilegiar frutas, vegetais, frutos secos e cereais integrais; substituir as gorduras animais saturadas por gorduras vegetais insaturadas; reduzir as doses de alimentos salgados e doces; Iniciando a prtica de exerccio fsico dirio; Mantendo um peso normal ndice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9. Eliminando o consumo de tabaco.

J est comprovado que as intervenes comportamentais sustentadas so eficazes na reduo dos factores de risco para a populao. Mais de 80 por cento dos casos de ocorrncia de doenas cardacas coronrias, 90 por cento dos casos de diabetes de tipo 2 e de um tero das ocorrncias de cancro podem ser evitados atravs da alterao dos hbitos alimentares, do aumento de actividade fsica e do abandono do

PREVENO PARA UMA VIDA LONGA E DE QUALIDADE As doenas crnico-degenerativas so aquelas em que um conjunto de fatores leva deteriorao progressiva da sade do ser humano e que no basta um agente transmissvel identificvel para que elas ocorram. A sua etiologia multifatorial. Alm disso, sabe-se que existe uma interao entre comportamento, meio ambiente e perfil gentico. Estas doenas tm por caracterstica um longo perodo de exposio a fatores de risco comuns, geralmente dcadas. Os principais fatores modificveis so fumo, obesidade, dieta inadequada que inclui o consumo excessivo de bebidas alcolicas e inatividade fsica. A maioria destes fatores est associada a um estilo de vida pouco saudvel promovido pelo desenvolvimento tecnolgico e pela urbanizao. As doenas crnicodegenerativas so atualmente responsveis pela maior parte da morbi-mortalidade em todo o mundo, desenvolvido ou em desenvolvimento, e so representadas, principalmente, pelas doenas cardiovasculares, os cnceres, as doenas pulmonares obstrutivas crnicas e o diabetes. Os fatores de risco das doenas crnico-degenerativas tm a peculiaridade de se potencializarem quando concomitantes, de terem uma sinergia quanto a sua iniciao e manuteno (lcool e fumo, sedentarismo e obesidade), e de estarem associados a vrias condies ao mesmo tempo (obesidade fator de risco para diabetes, cncer e doena

cardaca; fumo fator de risco para doena cardaca, cncer e doena pulmonar, por exemplo). Por isso, uma pequena diminuio da prevalncia de um ou mais destes fatores de risco pode levar a uma grande reduo do impacto destas doenas como um todo em uma populao. Em vrios pases, a aplicao de conhecimento disponvel sobre a possibilidade de preveno de doenas crnico-degenerativas aumentou a expectativa de vida e a qualidade de vida dos adultos. Este controle foi decorrncia da implementao de aes amplas e integradas direcionadas para a populao como um todo, para as comunidades, para os grupos de alto risco, assim como para o indivduo. Estas aes se deram, basicamente, atravs do controle dos principais fatores de risco para as doenas a mais prevalentes. Para que o impacto destas aes preventivas seja significativo, elas devem se dar em vrios nveis - nacional, regional, comunitrio e individual; devem ser amplas e integradas, alcanando os indivduos em todos os seus ambientes: casa, escola, trabalho, locais de lazer, e atingir a populao nas suas vrias fases de desenvolvimento: da gestante (exposio intra-tero) ao idoso. Os prestadores de servios de sade devem ser consistentes e integrados nas suas mensagens em todos os momentos de contato com a populao (diretrizes), e deve-se fazer uso de vrios mtodos de interveno preventiva (comportamental, medicamentosa, rastreamento). Deve-se promover abordagens transdisciplinares, culturalmente adequadas. Alm disso, devem ser planejadas para serem de longo prazo e/ou permanentes. Estas so etapas de um programa progressivo e permanente que os sistemas de sade devem incorporar, retirando o foco da doena e voltando integralmente suas atenes sade, compreendida em todas as suas dimenses.

S-ar putea să vă placă și