Sunteți pe pagina 1din 16

Universidade do Minho Engenharia de comunicaes 1.

ano

Trabalho realizado por:


-Sara Martins n.39923 -Jorge Azevedo n.39922 -Jos Oliveira n.39259 -Manuel Pereira n. 39957

-INDICE:

1.1-Introduo ao MPLAB --------------------------------------------------------3 1.2-Escolher o modo de desenvolvimento --------------------------------------5 1.3-Desenhando o projecto --------------------------------------------------------6

1.4-Desenhar o ficheiro de assembly ---------------------------------------------9

1.5-Escrever o programa ---------------------------------------------------------11 1.6-MPSIM Simulador -----------------------------------------------------------12

1.7-Toolbar-------------------------------------------------------------------------14

1.1-Introduo ao MPLAB:

Ao entrarmos no MPLAB obtemos a imagem em baixo. Como podemos ver o MPLAB aparenta como quase todos os programas do Windows. Perto da rea de trabalho existe: um menu (em cima com as opes: File, Editetc.), o Toolbar (uma rea com ilustraes quadradas de pequeno tamanho), e uma linha de status no boto da janela. Existe uma opo no Windows que permite que os programas mais frequentemente utilizados sejam colocados debaixo do menu. Podendo ter acesso a eles facilmente e poupar tempo na execuo do trabalho. Noutras palavras, o que existe no Toolbar existe tambm no menu.

O ecr aps a abertura do MPLAB

O objectivo deste captulo para estarmos familiarizados com o ambiente do MPLAB e os seus elementos bsicos, tais como: -Escolher um modo de desenvolvimento; -Conceber um projecto; -Conceber um ficheiro para o programa original; -Escrever um programa de linguagem assembly; -Traduzir um programa em cdigo executivo; -Comear o programa; -Abrir uma nova janela para um simulador; -Abrir uma nova janela para variveis, cujos valores ns vemos; -Guardar uma janela com variveis, cujos valores se vem; - Colocar Break Points (pontos de quebra) no simulador.

-Preparar um programa para ser ligado num micro controlador exige alguns passos.

1.2-Escolher o Modo de Desenvolvimento:

Escolher o modo de desenvolvimento necessrio para que o MPLAB saiba que ferramentas vo ser usadas. Ao clicar em OPTIONSDEVOPMENT MODE, uma nova janela aparecer, como mostra a figura:

Escolher o modo de desenvolvimento

Devemos seleccionar a opo MPLAB-SIM Simulator, porque onde o programa vai ser simulado. Alm desta opo a opo Editor Only tambm est disponvel. Esta opo apenas usada se queremos escrever um programa por um programador de escrita hex file num micro controlador. A seleco do micro controlador feita no lado direito. O modelo PIC16F84 tem de ser seleccionado. Normalmente quando comeamos a trabalhar com micro controladores, usamos um simulador. medida que o nvel de conhecimento vai aumentando, o programa ir ser escrito num micro controlador logo aps a traduo. Iremos usar o simulador, o programa poder parecer que desenvolve devagar mas ir compensar no fim.

1.3-Desenhando o projecto:

Para comear a escrever um programa iremo s precisar de criar um projecto primeiro. Ao clicar em PROJECT NEW PROJECT estaremos a criar um projecto, onde atribuiremos um nome e

guardamo -lo numa directoria nossa escolha. Na figura em baixo, vemos o nome do projecto (Pastrana.pjt) onde ir ser guardado da directoria C:|\Pastrana.

Abrir um novo projecto

Depois de darmos o nome ao projecto clicamos em OK, e uma nova janela aparecer, como na figura em baixo.

Ajustar os elementos do projecto

Ao clicar em Add Node vamos obter a seguinte janela, onde iremos atribuir um nome ao nosso programa de assembly. Iremos dar-lhe o nome de pastrana.asm.

A abrir um novo projecto

Ao clicar em OK vamos retornar janela onde ajustamos os elementos do projecto e a j vemos o ficheiro de assemb ly.

Ficheiro de assembly adicionado Ao clicar em OK retornamos ao ambiente do MPLAB.

1.4-Desenhar o ficheiro de Assembly (escrever um novo programa):

Vamos agora comear a escrever o programa visto que a parte de projecto est acabada. Abrimos um ficheiro ao clicar em FILENEW, assim obtemos uma janela de texto dentro da rea de trabalho do MPLAB.

Novo ficheiro de assembly aberto

10

A nova janela representa um ficheiro onde o programa vai ser escrito. Vamos dar um nome ao ficheiro clicando em FILESAVE AS. Depois obtemos a seguinte janela .

Guardar e atribuir nome

Quando obtemos esta janela, precisamos de escrever pastrana.asm debaixo de File name, e clicar em Ok, como mostra a figura. Depois disto iremos ver o nome do ficheiro pastrana.asm no topo da nossa janela.

11

1.5-Escrever o programa:

S depois de todos os procedimentos operacionais terem sido completos, estamos aptos para comear a escrever o programa. O programa tem que ser escrito numa janela que j est aberta, pode ser tambm copiado de um cd ou disquete. Depois de termos escrito o programa , podemos usar o comando PROJECTBUILD ALL (se no houver nenhuns erros), e uma nova janela aparece, como na figura seguinte.

Janela com mensagens depois da traduo do programa em assembly

Podemos ver pela figura que obtemos o ficheiro pastrana.hex como resultado do processo de traduo. Em toda a informao da janela, a ltima linha a mais importante, porque nos mostra se a traduo foi feita com sucesso ou no. Build completed successfully a mensagem que nos diz que a traduo foi feita com sucesso sem erros. No caso de mostrar erros, fazemos duplo click na mensagem de erro da janela Build results. Vai automaticamente para a janela do programa em assembly e para a linha onde existe o erro.

12

1.6-MPSIM Simulador:

O simulador faz parte do ambiente do MPLAB. Atravs de um simulador podemos ler os valores das variveis, registrar valoresetc.. Se um programa simples, a simulao no muito importante. No entanto, um simulador pode ser uma grande ajuda com programas mais complexos que por exemplo inclua timers. Simulao, como o nome indica simula o trabalho de um micro controlador. Quando a escrita do programa est completa, fazemos um primeiro teste no simulador. A primeira coisa que precisamos de fazer , como numa situao real, reiniciar o micro controlador com o comando: DEBUGRUNRESET. Deste comando resulta uma linha em negrito posicionada no principio do programa, e o contador posicionado a zero.

Reiniciar o micro controlador 1

13

Podemos ter uma janela com os registros SFR clicando em: WINDOW SPECIAL FUNCTION REGISTERS , ou clicar no cone SFR. Uma janela com os registros tambm pode ser aberta clicando em WINDOWFILE REGISTERS.

Simulador com as diversas janelas abertas

O seguinte comando no simulador : DEBUGRUNSEPT que executa o programa passo a passo.

14

1.7-Tollbar:

Na figura em baixo podemos ver o toolbar que utilizamos, com uma breve explicao de cada cone. Geralmente posiciona-se horizontalmente por baixo do menu.

15

16

S-ar putea să vă placă și