Sunteți pe pagina 1din 52

INFORMTICA PARA CONCURSOS

Prof LUCIANA CARVALHO

CONCEITOS BSICOS DE COMPUTAO

INTRODUO A PROCESSAMENTO DE DADOS

O Computador
Dispositivo eletrnico que armazena, processa (processar = calcular) e recupera informaes, ou seja, equipamento que permite a entrada, o processamento e a sada das informaes. Trabalha com uma linguagem prpria dele, chamada linguagem de mquina. Ele s considera pulsos eltricos que refletem dois estgios, ligado (1) e desligado (0).

Sistema Binrio Esses dois dgitos (0 e 1) formam o


sistema de numerao binrio.

MICROCOMPUTADORES

Microcomputadores - Surgiram aproximadamente em 1974 e

receberam essa nomenclatura devido ao fato de possurem tamanho e capacidade de processamento pequeno em relao aos sistemas j existentes. Nos dias atuais, o nome s se d ao fato de possurem tamanhos reduzidos dos seus componentes. Tambm conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) o tipo mais popular. A IBM lanou o primeiro. Alm dos PCs existe ainda uma outra famlia de microcomputadores, chamada Macintosh, que fabricada pela Apple. Em ordem decrescente de tamanho, os microcomputadores classificam-se em: desktop, laptop (notebook) e palmtop.

MICROCOMPUTADORES
Desktop ou computador de mesa, estes que tem tudo separado (mouse, teclado, CPU ou unidade central de processamento, monitor, impressora...), e so os de menor custo. So utilizados para uso pessoal ou trabalho. A maioria dos computadores do mundo do tipo desktop. Laptop ou Notebook o computador porttil, que pode ser carregado como um livro. Trabalha com bateria ou na tomada. Palmtop (Personal digital assistants (PDAs ou handhelds) ou assistente pessoal digital ) - Funciona com bateria. dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funes de agenda e sistema informtico de escritrio elementar, com possibilidade de interconexo com um computador pessoal e uma rede informtica sem fios - wi-fi - para acesso a correio electrnico e internet. Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memria e diversos softwares para vrias reas de interesse.

MICROCOMPUTADORES

Desktop

Notebook

Palmtop

MICROCOMPUTADORES Inovaes
Netbook um termo usado para descrever uma classe de

computadores portteis tipo subnotebook com caractersticas tpicas: peso reduzido, dimenso pequena ou mdia e baixo custo. So utilizados, geralmente, em servios baseados na internet, tais como navegao na web e e-mails.

MICROCOMPUTADORES - Inovaes
Tablet PC - um computador pessoal com o formato de um
Laptop ou prancheta, que pode ser acessado com o toque de uma caneta especial. Desta maneira, o usurio poder utilizar o computador sem um mouse ou teclado.

MICROCOMPUTADORES - Inovaes
iPad - um dispositivo em formato tablet produzido
pela Apple Inc. Foi anunciado como um dispositivo situado a meio caminho entre um notebook e um smartphone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone e voltado para o pblico leigo, devido ao tipo de interface oferecido.

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS HARDWARE toda a parte fsica Ex. CPU, disquetes, teclado, impressoras SOFTWARE toda a parte lgica Ex. dados que armazenamos no hardware, at os programas que os processam. PLEOPLEWARE a parte humana do sistema
Usurios = usam a informtica como um meio para a sua atividade fim) Programadores e Analistas de Sistemas = (aqueles que usam a
informtica como uma atividade fim).

DISPOSITIVOS DE ENTRADA DE DADOS


DISPOSITIVOS DE ENTRADA:
Responsveis pela entrada das informaes no computador Tambm conhecidos por perifricos!

Teclado (ABNT e ABNT2) Mouse (ptico, trackball, touchpad) Scanner (digitalizador de mo ou de mesa) Mesa digitalizadora Webcam Joystick Microfone Leitor de cd/dvd

DISPOSITIVOS DE ENTRADA DE DADOS

Mesa digitalizadora

Scanner (ou digitalizador) de mesa

DISPOSITIVOS DE SADA DE DADOS

DISPOSITIVOS DE SADA:
Funo de exteriorizar os resultados obtidos atravs do processamento das informaes lidas na(s) unidade(s) de entrada Tambm conhecidos por perifricos!

Monitor (LCD / CRT) Impressora ( Impacto(Matricial) / Jato de tinta / Laser/ Plotter / Trmica) Caixas de som Datashow

DISPOSITIVOS DE SADA DE DADOS Monitores

Monitor CRT

Monitor LCD

DISPOSITIVOS DE SADA DE DADOS Impressoras Jato de tinta

Matricial

Laser

Trmica

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SADA

PERIFRICOS DE ENTRADA/SADA:
-Possuem as duas funes

-Monitor touch screen -Gravador de cd/dvd -Placas de fax-modem -Placa de rede -Impressora Multifuncional -Pen Drive -Drive de disquete

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR


GABINETE
onde se encontram os componentes mais importantes de um computador. CPU, Memria, HD, Disket, Placa-Me e outras placas.

PLACA ME
uma grande placa de circuitos onde so encaixados os outros componentes. Tipos: ON BOARD / OFF BOARD

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR


Barramentos:
As informaes caminham dentro de um computador atravs dos barramentos. Tambm conhecido como BUS, o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informao viajar dentro do computador. um conjunto de linhas de comunicao que permitem a interligao entre dispositivos, como a CPU, a memria e outros perifricos.

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR


Barramentos Externos: Os barramentos se ligam aos perifricos externos de um computador atravs das portas de comunicao.
Porta Paralela: impressoras, scanners e gravadores de CD, unidade de HD externa Porta Serial: mouses, modems. Joysticks, cmeras Porta PS/2: teclado ou mouse Porta USB: Universal Serial BUS - impressoras, scanners, monitores, etc - conexo de at 127 equipamentos em srie, atravs de um HUB USB

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR Barramentos Internos: Fazem a comunicao de todos os componentes ligados diretamente placa me.
SLOT so fendas na placa me que permitem o encaixe de outras placas . O Slot uma extenso dos barramentos.

Barramentos Seriais e Paralelos


Os barramentos se dividem em duas grandes categorias: Barramentos seriais e Barramentos Paralelos.

Barramentos Seriais
Transmitem dados atravs de um nico par de fios de forma serial, uma informao por vez. Mais baratos Sofrem menos interferncia Mais lentos

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR Barramentos Paralelos


Utilizam um nmero maior de fios para transmitir vrias informaes por vez. Mais caros Mais rpidos Sofrem mais interferncias

BARRAMENTOS
Nome do Slot Transf. Simultan.
16 Bits 32 Bits 133MB/s 32 Bits 533 a 2133 MB/s 8 e 16 Bits

Usado normalmente em
Modems, Placas de Som, etc. Modems, Placas de Som, Rede, Vdeo e demais perifricos. Placas de Video (AGP 2x, 4x e 8x) Dicos rgidos, CD-ROM, Unidades de Fita, etc. Impressoras/ Scanners/ Monitores/ Unidades Externas/ Mouse/ Teclado/ Joysticks - Permite a conexo de at 127 equipamentos em apenas uma conexo do micro.

ISA PCI AGP SCSI

USB (Universal Serial Bus)

Transmite dados at 12mbps

USB 2.0 IDE

Nova verso do barramento USB com velocidade de transmisso de 480Mb/s Conexo com drives de CD/DVD e discos rgidos (at dois dispositivos por porta)

BARRAMENTOS
Nome do Slot Usado normalmente em
Tipo de conexo para discos rgidos que utilizam a interface IDE, podem alcanar velocidades de transmisso de at 100 MB/s (apenas um dispositivo por porta) Nova verso da conexo ATA, denominada Serial Ata, pode alcanar velocidades de at 150 MB/s Evoluo dos Barramentos SUBSTITUIR PCI E AGP (250 a 8000 MB/s)

ATA SATA
PCI-EXPRESS

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR

PROCESSADOR - CPU UCP


Crebro do Computador, quem processa e coordena as informaes. Formado pela ULA (Unidade Lgica e Aritmtica) e UC (Unidade de Controle). Na CPU tambm encontramos os registradores que so pequenos endereos de memria. CPU alm de processar informaes e gerenciar o computador
tambm possui a capacidade de armazenar informaes que esto sendo processadas.

As informaes que esto sendo processadas so armazenadas na memria apenas enquanto houver energia. Para guardar as informaes permanentemente, utiliza-se a memria auxiliar (discos).

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR

PROCESSADOR - CPU UCP


Arquiteturas de Processadores:
-

CISC (conjunto completo de instrues) : Usado em processadores AMD e Intel, suporta uma quantidade grande de instrues o que causa lentido para executar algumas tarefas. RISC (conjunto reduzido de instrues): Usado em processadores PowerPC (Apple), IBM e sun. Suporta menos instrues e faz com que o computador execute mais rapidamente as tarefas.

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR

PROCESSADOR - CPU UCP Processadores Intel ATUAIS:


Celeron Atom Pentium Dual-Core Core (2 i3 i5 i7) Xeon Itanium 2
-

Atom: Intel Atom a marca de uma linha de microprocessadores da Intel,

projetados para utilizao em PCs ultra-portteis, smartphones e outros dispositivos portteis e de baixo consumo de energia. Pentium Dual-Core: O Pentium Dual-Core um processador de ncleo duplo produzido pela Intel. Tem verses para computadores de mesa (e para portteis.

Core 2: uma gerao de processadores lanada pela Intel. A chegada

do Core 2 significou a substituio da marca Pentium como designao dos modelos topo de linha, como vinha sendo feito pela companhia desde 1993. O Core 2 tambm a reunio das linhas de processadores para micros de mesa e portteis. Apesar de ele ser o sucessor do Pentium 4, sua arquitetura foi baseada majoritariamente no Pentium III, com vrias melhorias

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR

PROCESSADOR - CPU UCP Processadores Intel ATUAIS:


-

Core 2: Os modelos mais comuns e conhecidos do Core 2 se


chamam Core 2 Duo (com ncleo duplo), mas existem tambm os modelos Core 2 Quad (com ncleo qudruplo). Quad Core a verso de processadores Core 2 da Intel mais recente, pois hoje j existem a linha "i" de processadores. A tecnologia quad core de processadores faz com que ele obtenha 4 ncleos, aumentando a velocidade de processamento. Usam a marca Core 2 Quad.

Intel Core i3 e i5: o nome da nova famlia de processadores da Intel,


destinado a Desktops. I3 verso de 2 ncleos e I5 verses de 2 ou 4 ncleos.

Intel Core i7: uma famlia de processadores Intel para desktop e


notebooks, baseados na arquitetura Core. Todos possuem 4 ncleos.

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR

PROCESSADOR - CPU UCP


Xeon Famlia de processadores Intel para servidores. Itanium 2 Famlia de processadores desenvolvidos pela Intel e HP juntos para servidores. Processadores AMD Turion (notebooks), Athlon, Duron, Semprom, K5, K6, K6 II e Opteron (servidores)

A velocidade dos processadores medida em Hz (hertz), chamada de Clock. Ex. 1.6Ghz, 2,2 Ghz, 3.02 Ghz e 4 Ghz.

PRINCIPAIS COMPONENTES INTERNOS DE UM COMPUTADOR MEMRIA - armazenamento dos programas e dados a serem
processados pela CPU. Volteis: armazenam os dados apenas temporariamente, enquanto houver alimentao eltrica. No-Volteis: armazenam os dados permanentemente, independem da energia.

TIPOS DE MEMRIA PRIMRIA OU SECUNDRIA

MEMRIA PRIMRIA
So memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento; esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil), ROM (no voltil), registradores e memria CACHE Memria RAM (Random Access Memory) Tipo de memria que pode ser gravada e lida a qualquer momento. uma memria voltil A partir do momento em que o sistema operacional est em operao, toda e qualquer informao digitada ou processada passa necessariamente pela memria RAM.

MEMRIA RAM
- Algumas memrias RAM necessitam que os seus dados sejam frequentemente refrescados (atualizados), podendo ento ser designadas por DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinmica. Por oposio, aquelas que no necessitam de refrescamento so normalmente designadas por SRAM (Static RAM) ou RAM Esttica. Do ponto de vista da sua forma fsica, uma memria RAM pode ser constituda por um um mdulo SIMM (single inline memory module) ou DIMM (Dual Inline Memory Module esses mdulos possuem contatos em ambos os lados do pente), etc. Para computadores pessoais elas so normalmente adquiridas em pentes de memria, que so placas de circuito impresso que j contm vrias memrias j montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na mquina.

MEMRIA RAM TIPOS: SDR (Synchrounous Dinamic RAM) e DDR (Double


Data Rate), ambas em mdulos de memria DIMM (Double InLine Memory Module 64bits) . SDR utilizadas nos micros mais antigos - difcil de encontrar, no so mais fabricadas - mais caras - possuem dois chanfros DDR utilizadas nos computadores atuais. - possuem apenas um chanfro - sos muito mais velozes que as SDR Algumas placas possuem os dois tipos de soquete, permitindo usar os dois tipos de acordo com a convenincia, mas sem misturar os dois.

MEMRIA ROM
Memria ROM (Read Only Memory) - uma memria no voltil e s acessada para leitura. - As informaes j vm gravadas de fbrica - Utilizada para inicializao do sistema
ROM PROM EPROM - EEPROM Programas da Memria ROM (FIRMWARE): Bios (Basic Input / Output System) programa que controla as entradas e sadas. POST (Power On Self Test) programa que verifica a quantidade de memria
RAM

SETUP (Configurao) programa que permite configurar o equipamento. Os


dados dessa configurao ficam armazenados numa espcie de memria RAM alimentada por uma bateria para no perder o seu contedo.

MEMRIA CACHE
Memria CACHE - uma memria que est entre o processador e a RAM . - um tipo de memria RAM esttica, porm mais veloz. - O processador antes de procurar uma informao na RAM ele procura primeiro na CACHE. - Uma vez acessada uma informao, esta fica armazenada na CACHE. Os computadores possuem dois tipos de CACHE, que j vem afixadas no processador: L1 - extremamente rpido, trabalhando prximo freqncia
nativa do processador.

L2 uma quantidade maior de memria. L3 mais rara; externa, vem na placa-me.

MEMRIA SECUNDRIA OU AUXILIAR


Memria Secundria ou Auxiliar - Memrias que no podem ser endereadas diretamente, a informao precisa ser carregada em memria primria antes de poder ser tratada pelo processador. No so estritamente necessrias para a operao do computador. So no-volteis, tendo como principal objetivo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rgidos, CDs, DVDs, disquetes, fitas magnticas, etc... s vezes faz-se uma diferena entre memria secundria e memria terciria. A memria secundria no necessita de operaes de montagem (insero de uma mdia ou mdia em um dispositivo de leitura/gravao) para acessar os dados, como discos rgidos; a memria terciria depende das operaes de montagem, como discos pticos e fitas magnticas, entre outros.

MEMRIA SECUNDRIA OU AUXILIAR


Memria VIRTUAL -Essa memria no existe fisicamente, apenas uma simulao do real. - constituda da juno da memria principal com a memria secundria -A memria RAM muito pequena comparada ao tamanho de alguns programas, o sistema cria uma extenso dela no HD. -Permite a execuo de vrios programas por vez (Sistema multitarefa).

MEMRIA SECUNDRIA OU AUXILIAR


Armazenamento da Informao: Nos disquetes e winchester, cada bit simbolizado por um impulso magntico, enquanto que no CD-ROM, esses so caracterizados por pontos luminosos. Dispositivo Disquete de 3 polegadas Disco rgido (winchester) CD-ROM Compact Disc Laser Memria RAM DVD PEN DRIVE Capacidade 1.44 MB 256 GB- 1TB Aprox. 650 MB 256MB, 512MB, 1GB 16 GB 4,7 GB 512MB, 1GB 40GB

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
Disco Rgido (Winchester ou HD) - localizado no interior do gabinete; - o dispositivo mais recomendado para servir de memria auxiliar de todos os seus documentos, pois seguro e grande o suficiente. DISCOS RGIDOS SERIAL ATA
-SATA um novo padro de discos rgidos ; - IDE comum 133 Mb/s ; -SATA transferncia que varia de 150 a 300 Mbs; -S permite um dispositivo por porta

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
DISCOS RGIDOS CE-ATA O CE-ATA um padro para discos rgidos extremamente pequenos, voltado para equipamentos tais como tocadores de mdia (MP3, vdeo, etc), cmeras digitais e filmadoras digitais. Disk-drive, drive de disket -Leitura e Gravao em diskets -Os diskets no so muito seguros e baixa capacidade de armazenamento. -Utilizados mais para transporte de dados CD-ROM: apenas leitura de dados -CD-R: Aceita gravao uma nica vez -CD-RW: Permite regravao

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO
DVD-ROM: apenas leitura de dados -DVD-R / DVD+R: Aceita gravao uma nica vez -DVD-RW / DVD+RW: Permite regravao -Capacidade em torno de 4.7 GB.

A real diferena do DVD+RW e DVD-RW:


- DVD+RW suporta gravao aleatria (pode-se adicionar e remover arquivos sem a necessidade de apagar todo o disco para recomear) -DVD-RW preciso apagar todo o disco para regravar.

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

Zip-drive: Disco flexvel de alta capacidade -Uma espcie de disket, sendo de tamanho maior -Capacidade em torno de 100 MB - mais confivel que disket, muito utilizado para backup UNIDADES DE FITA: lem e gravam dados na superfcie de uma fita como se fosse um gravador . -Dados digitais em fita magntica de forma seqencial. -Utilizadas normalmente para Backup.

NOVAS TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO


PENDRIVE
Memria USB Flash Drive, tambm designado como Pen Drive, um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash tendo uma fisionomia semelhante de um isqueiro ou chaveiro e uma ligao USB, permitindo a sua conexo a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, so 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB. A velocidade de transferncia de dados pode variar dependendo do tipo de entrada: USB 1.1: 1,5 a 12 Mbits/s; USB 2.0: Apesar do USB 2.0 poder transferir dados at 480 Mbit/s, as flash drives esto limitadas pela largura de banda da memria nelas contida, com uma velocidade mxima real de, aproximadamente, 100 Mbits/s. Em condies ideais as memrias flash podem armazenar informao durante 10 anos.

NOVAS TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO


Memria Flash
uma memria de computador que permite que mltiplos endereos sejam apagados ou escritos numa s operao. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevvel que, ao contrrio de uma RAM, preserva o seu contedo sem a necessidade de fonte de alimentao. Esta memria comumente usada em cartes de memria drives flash, USB e em iPod . Tambm vem comeando a ser chamado de disco slido pelo grande futuro que tem pela frente, j que alm de ser muito mais resistente que os discos rgidos atuais, apresenta menor consumo, maiores taxas de transferncia, latncias e peso muito mais baixos. Chega a utilizar apenas 5% dos recursos normalmente empregados na alimentao de discos rgidos. J utilizado em notebooks, o que ser expandido para a verso desktop nos prximos 5 anos

NOVAS TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO


Blu-ray e HD DVD (High Definition Digital Video Disc Disco Digital de Vdeo de Alta definio)
Foram lanados no mercado duas novas tecnologias para substituir o DVD, com maior capacidade de armazenamento. So os formatos Blu-ray e HD DVD. Estes formatos utilizam um disco diferente, que gravado e reproduzido com um laser azul-violeta ao invs do tradicional vermelho. O laser azul possui um comprimento de onda menor, o que permite o traado de uma espiral maior no disco, podendo render at 50GB e 30GB de capacidade no caso do Blu-ray e HD DVD, respectivamente. Os dois formatos tm suas vantagens e desvantagens: o Blu-ray tem maior capacidade de armazenamento, chegando a 25GB com camada nica ou 50GB com dupla camada, mas seus discos, assim como os aparelhos para leitura, so mais caros para serem produzidos. O HD DVD por sua vez, capaz de armazenar apenas 15GB com camada nica ou 30GB com dupla camada, mas teria um custo menor de produo. - Utilizados para armazenar filmes e jogos em alta definio.

SISTEMA BINRIO
BIT Bynary Digit (0/1) BIT A menor unidade de informao tratada pelo computador. BYTE - Binary Term A menor unidade de armazenamento. BYTE Conjunto de 08 Bits CARACTER (letra,nmero,smbolos) representado por um BYTE.

1 BYTE = 8 BITS 1 KILOBYTE (KB) = 1024 BYTES 1 MEGABYTE (MB) = 1024 KILOBYTES 1 GIGABYTE (GB) = 1024 MEGABYTES 1 TERABYTE (TB) = 1024 GIGABYTES 1 PETABYTE (PB) = 1024 TERABYTES

Cpias de Segurana - BACKUP


Definio de Backup: Cpia de arquivos em dispositivos apropriados separados geograficamente dos originais, que dever ser realizada periodicamente, com o fim de recuperar estes dados posteriormente, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais .

Formas de Backup
QUENTE Ocorre com o sistema em funcionamento. FRIO Ocorre com o sistema desligado.

TIPOS DE BACKUP
Cpia simples - o backup chamado de simples quando no envolve compresso de dados ou um registro de identificao do arquivo para um backup subseqente; - Simplesmente copiar os arquivos desejados Normal (Backup completo ou global) - consiste em armazenar tudo que foi solicitado, podendo ainda ser feita a compresso dos dados ou no. Este mtodo tambm chamado de backup completo ou global, quando so gravados todas as informaes e programas existentes no computador. A desvantagem desse mtodo que se gasta muito tempo e espao em mdia; Diferencial - s pode ser realizado aps um backup normal, pois, como o prprio nome diz, gravam-se as diferenas entre os dados gravados no ltimo backup normal e a data de gravao do backup diferencial.

Cpias de Segurana - BACKUP


Diferencial: -Grava sempre todos os dados subseqentes aos gravados num backup normal at a data do backup diferencial -Apresenta como vantagem menos tempo e espao em mdia, mas necessita do backup normal inicial Incremental - tambm necessita do backup normal e visa ao incremento da informao aps a criao do backup normal. -Ao contrrio do diferencial, se for feito um backup incremental aps outro incremental, o segundo backup no ir conter os dados do primeiro. - Apresenta como vantagem menor gasto de tempo e espao em mdia, mas necessita do backup normal inicial e de todos os backups incrementais feitos aps o normal;

Cpias de Segurana - BACKUP


Backup Online Em vez de se efetuar o backup das informaes em DVDs, fitas DAT, discos externos, pode-se utilizar um servio na internet que permite que os usurios do site armazenem e recuperem os dados guardados num servidor na internet. Tudo feito mediante um processo totalmente seguro e confidencial. S necessrio um computador com acesso a internet, um navegador e um programa para efetuar o backup dos arquivos. Dispositivos mais utilizados para Backup: HDs, Cds, DVDs, Fitas magnticas, Zip drives.

SOFTWARES
Softwares A Alma da informtica toda a parte inteligvel que compe o sistema de processamento de dados ( a parte lgica). Podem ser divididos em trs tipos bsicos: 1 - Bsicos: So os Sistemas Operacionais Ex.: Windows da Microsoft, MS-DOS, Windows NT, Windows XP, UNIX, Linux. O sistema operacional funciona como um intrprete entre a sua lngua e o idioma que o seu computador entende.

SOFTWARES
Aplicativos: programas voltados para resolver situaes especficas para os usurios (utilitrios). Ex. Word, Excel, Outlook, Power Point, Calculadora. Linguagem de Programao: softwares permitem a criao de novos softwares. que

Ex. Delphi, C, Pascal, Cobol, Java, PHP, ASP, HTML. Quanto forma de aquisio podem ser: Freeware : so distribudos livremente pela Internet, gratuitos. Shareware : so utilizados por um determinado perodo e aps esse perodo deve ser paga uma taxa de registro para o desenvolvedor.

Arquivos e Pastas A Organizao lgica dos discos


Arquivo apenas a nomenclatura que usamos para definir Informao Gravada. Pasta o nome dado a certas gavetas no disco. Pastas so estruturas que dividem o disco em vrias partes de tamanhos variados, como cmodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas so comumente chamadas de diretrios. Cada Arquivo ou Pasta precisam ter um nome, a regra para nomenclatura varia para cada SO. No Windows, os nomes podem conter at 256 caracteres, com exceo destes / \ | > < * ? : . No Linux os arquivos e diretrios podem ter o tamanho de at 255 letras.

S-ar putea să vă placă și