Sunteți pe pagina 1din 22

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAO SUPERIOR A DISTNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MATERIAL DIDTICO IMPRESSO

Curso: Histria Disciplina: Historiografia Contempornea

Conteudista: Pedro Spinola Pereira Caldas.

AULA 1

Histria da Histografia: ferramentas para anlise. META Apresentar parmetros tericos para o estudo da histria da escrita da histria. OBJETIVOS

Aps o estudo do contedo desta aula, voc dever ser capaz de:
1. 2. 3.

Identificar as principais caractersticas de uma obra de histria. Estabelecer critrios que permitam avaliar as mudanas da escrita da histria. Avaliar a relao entre historiografia e sociedade.

Historiografia contempornea: identificando os clssicos da histria recente Esta disciplina, denominada Historiografia contempornea, tal como o curso Teoria da 1

Histria, uma reflexo sobre a atividade do historiador. Mas qual seria a diferena entre as duas? A teoria da histria uma reflexo sobre os limites e as possibilidades do conhecimento histrico. Por exemplo: ele subjetivo ou o objetivo, ou seja, mais romntico ou mais iluminista? Ou ainda: a histria uma cincia autnoma (como queriam os historicistas, estudados na aula 7 do curso de teoria da histria), totalmente diferente das cincias naturais, ou uma forma de conhecimento que ser tanto mais cientfica quanto mais se aproximar das cincias exatas e da natureza, como pretendia o positivismo? Ela ser condicionada pela estrutura de classes, como pensou Marx? [BOXE DE ATENO] Historicismo a denominao empregada para definir a forma predominante de se pesquisar, escrever e pensar a histria no sculo XIX. Ele pode ser caracterizado, em geral, de trs maneiras. O historicismo , sobretudo, uma forma de afirmar a autonomia da cincia histrica, isto , como uma atividade de pensamento capaz de criar uma metodologia para si prpria. O historicismo pode ser tambm uma maneira de pensar a verdade para alm da religio e da filosofia, ou seja, pensar que a verdade se mostra ao longo do tempo, como um processo. O historicismo tambm pode ser entendido como uma afirmao cultural e ideolgica da singularidade dos povos e das culturas. (cf. SCHULZ, 1977, p.470). [FIM DO BOXE DE ATENO] J a Histria da Historiografia estuda o produto pronto, a obra de histria em si. Comparando com os estudos literrios: uma coisa fazer um estudo sobre a metfora, outra estudar a histria da literatura brasileira, os prprios livros de literatura. Entretanto, ainda que tendo seus prprios desafios, historiografia e teoria da histria se interpenetram e se completam. Nesta aula, apresentaremos trs desafios que surgem quando o livro de histria passa a ser estudado pelos historiadores: Nosso primeiro desafio consiste, portanto, em estabelecer um parmetro para selecionar as obras que marcam a histria da cincia histrica: no caso desta disciplina em especfico, da historiografia contempornea. Neste sentido, a histria da historiografia estudada como um captulo da teoria da histria.
Figura 1.1 O rato de biblioteca, Carl Spitzweg, 1850, leo sobre tela, Museu Georg Schfer

Estabelecer um parmetro ou critrio consiste em delimitar a prpria definio do que vem

a ser um livro de histria ., do que a escrita da histria; em identificar se qualquer livro cujo tema o passado pode ser definido como sendo uma obra de histria e quais obras podemos incluir no estudo da historiografia,, sobretudo, da historiografia contempornea. Estabelecido o critrio, como articular os diferentes momentos da histria da disciplina? Como compreender por que os homens sentem necessidade de reescrever a histria? Voc j pensou se um livro de histria pode ficar ultrapassado? Ele pode se tornar obsoleto como uma mquina ou um instrumento de laboratrio, sendo capaz de apreender dados com mais exatido do que no passado? Poderia a histria da historiografia ser pensada como uma evoluo? Por que algumas obras antigas continuam a ser lidas? No se pode deixar de reconhecer o desejo do historiador, que, ao escrever seu livro, deseja apresentar uma viso nova sobre um determinado tema e que, portanto, tenha como propsito superar os demais especialistas no assunto sobre o qual se debrua.

Incio do boxe de curiosidade Um bom exemplo de obras que continuam atuais o livro A Cultura do Renascimento na Itlia, de Jacob Burckhardt, publicado pela primeira vez na cidade da Basilia, Sua, em 1860, e ainda traduzido e publicado inclusive em portugus, no Brasil.
Ilustrao: Imagem extrada de http://books.google.com/books? id=3fjPtKzFcokC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q=&f=false

Fim do boxe de curiosidade Nosso segundo desafio, portanto, ser pensar quais critrios explicam as mudanas e permanncias na histria da disciplina. Trata-se de algo que faz parte do cotidiano do historiador: um especialista no perodo colonial precisa estar atualizado com os resultados mais recentes das pesquisas, mas no pode deixar de ler Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda e Formao do Brasil Contemporneo, de Caio Prado Jnior, por exemplo. Neste aspecto, a histria da historiografia estudada como se fosse um ramo da histria das cincias. Por fim, um terceiro desafio avaliar a relao do historiador com a sociedade em que vive: em que lugares ele trabalha? Qual o seu pblico? A que regras sociais ele obedece, consciente e inconscientemente? Aqui, a histria da historiografia percebida pelo ngulo da histria social.

O importante, nesta introduo, no exatamente responder tais perguntas, mas promover uma reflexo. Para estudar este campo especfico do conhecimento histrico, a saber, a histria da historiografia, indispensvel que faamos a ns mesmos estas perguntas.

1.

O que uma obra de histria?

algo comum que, nas listas dos livros mais vendidos, encontremos algum livro de temtica histrica. Mas bem menos comum que estes livros sejam escritos por historiadores, isto , pessoas que habitualmente lecionam, pesquisam, freqentam encontros cientficos etc. Mais raro ainda que estes livros de sucesso imediato entrem na lista dos livros clssicos da cincia histrica. Nem todo livro de sucesso escrito por um jornalista ( o caso da biografia de Dom Pedro II Perfis Brasileiros: Dom Pedro II - , de Jos Murilo de Carvalho, historiador e cientista poltico, por exemplo), assim como nem toda obra escrita por um historiador ser considerada imediatamente um clssico literrio. No se trata aqui de corporativismo, mas, simplesmente, de afirmar que nem todo texto cujo tema algo que aconteceu no passado e ainda suscita interesse no presente tornase um marco na histria da disciplina. INCIO DO BOXE DE ATENO Nem toda obra de histria precisa ser escrita por algum que esteja dentro das universidades. Autores importantes como Evaldo Cabral de Mello e Alberto da Costa e Silva, referncias para o estudo da histria de Pernambuco e histria da frica, respectivamente, no atuam nas universidades (pblicas ou privadas). Outro caso um livro de sucesso e fruto de pesquisa sria, como Roberto Carlos em detalhes. Trata-se da censurada biografia sobre a vida de um dos cantores mais populares do pas, escrita por Paulo Csar de Arajo, que, embora formado em histria, no precisou estar vinculado s atividades de pesquisa em alguma instituio de ensino superior para fazer seu livro.
Ilustrao: referncias das imagens (da direita) http://publifolha.folha.com.br/catalogo/images/cover-145723-600.jpg (da esquerda) http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.novafronteira.com.br/_conteudo/ catalogo/1768.jpg&imgrefurl=http://www.novafronteira.com.br/

produto.asp%3FCodigoProduto%3D1768&usg=__TS99IZaHSobGNC9V0Yc3PQtfS8k=&h=170&w= 121&sz=34&hl=pt-BR&start=7&um=1&tbnid=SEmL24wuP_9xQM:&tbnh=99&tbnw=70&prev=/ images%3Fq%3Da%2Benxada%2Be%2Ba%2Blan%25C3%25A7a%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_ptBRBR354%26um%3D1

FIM DO BOXE DE ATENO Propomos, aqui, estabelecer critrios para definir o que pesquisa histrica, sem os quais no podemos pensar sobre o que uma obra de histria, retirados do livro Reconstruo do Passado, de Jrn Rsen, publicado originalmente em 1986. Baseados no que afirma Rsen podemos sugerir cinco critrios para identificar um livro de temtica histrica fruto de uma pesquisa histrica, e, neste sentido, como algo apto a ser includo no grupo de obras que podem pertencer histria da historiografia. O primeiro critrio seria o seguinte: a pesquisa histrica precisa partir de um interesse pelo passado. Este interesse surge a partir do momento em que, para usar as palavras de Hans-Georg Gadamer, o homem descobre que histrico (cf. GADAMER, 2007, p.399). Dito de outra maneira: um ser humano se interessa pela histria sempre que ele percebe que no se esgota no saber que ele tem de si mesmo, ou seja, que as suas caractersticas jamais podem ser atribudas s experincias que ele fez, por conta prpria, desde que veio ao mundo. Logo, a pesquisa histrica deve ser interessada. Veja, como exemplo, os comentrios do prefcio do livro O Queijo e os vermes, do historiador italiano Carlo Ginzburg (que voc estudar mais adiante nesta disciplina).

Incio do boxe multimdia O historiador italiano Carlo Ginzburg especialista na anlise dos processos da Inquisio nos sculos XVI e XVII e atual professor da Universidade de Bolonha e da Universidade da California em Los Angeles, sendo conhecido do pblico brasileiro por seus livros O queijo e os vermes (1987), Os andarilhos do bem (1988) e Mitos, emblemas, sinais (1989). Voc pode conferir uma entrevista deste ilustre professor concedida a Alzira Alves de Abreu, ngela de Castro Gomes e Lucia Lippi Oliveira e publicada na Revista Estudos Histricos do CPDOC, onde ele discorre sobre sua formao, as

influncias que sofreu e suas prprias obras, contribuindo para o debate sobre a relevncia dos temas histricos. Para isso, acesse o endereo: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/78.pdf Ilustrao: referncia da imagem http://www.sscnet.ucla.edu/history/ginzburg/ Fim do boxe multimdia Neles, Ginzburg expressa o interesse que o move, no presente, a estudar a cultura popular do passado.
(...) o emprego do termo cultura para definir o conjunto de atitudes, crenas, cdigos de comportamento prprios das classes subalternas num certo perodo histrico relativamente tardio e foi emprestado da antropologia cultural. S atravs do conceito de cultura primitiva que se chegou de fato a reconhecer que aqueles indivduos outrora definidos de forma paternalista como camadas inferiores dos povos civilizados possuam cultura. A conscincia pesada do colonialismo se uniu assim conscincia pesada da opresso de classe. (...) A essa altura comea a discusso sobre a relao entre a cultura das classes subalternas e a das classes dominantes. At que ponto a primeira est subordinada segunda? Em que medida, ao contrrio, exprime contedos ao menos em parte alternativos? possvel falar em circularidade entre os dois nveis de cultura? (Ginzburg, 2006, p.12).

Repare no trecho acima. Note que Ginzburg fala da conscincia pesada do colonialismo e da opresso de classe como um fator que leva ao estudo srio e sem preconceitos da cultura popular, ou seja: ele parte de uma experincia do presente, e formula a seguinte pergunta: at que ponto uma cultura est subordinada outra?. Este interesse o levou a escrever O Queijo e os vermes. O segundo critrio decorre logicamente do primeiro. O ser humano percebe que precisa, para compreender a si mesmo, entender experincias que no foram feitas por ele, mas por outros. A pesquisa histrica, de acordo com Rsen, (...) se ocupa primariamente da realidade das experincias, nas quais o passado se manifesta perceptivelmente, ou seja: de fontes (Rsen, 2007, p.104). Logo, a pesquisa histrica precisa ser realista. necessrio, portanto, que se leve seriamente em considerao o testemunho da existncia de outros seres humanos, diferentes do pesquisador, e que no formularam a pergunta que o historiador formula; ou seja, que no sabiam nem poderiam saber de um interesse bem posterior pelas suas vidas. Continuando com o exemplo de O Queijo e os vermes: o livro trata da vida de Menocchio,

um moleiro italiano que foi processado pela Inquisio. Sobre a situao das fontes documentais, Ginzburg bem claro para quem l as pginas iniciais de seu livro algo que deve ser encontrado em livros de histria, ou seja, o autor precisa, de alguma maneira, avisar ao leitor que informaes ele encontrou para escrever o que se seguir.
A escassez de testemunhos sobre o comportamento e as atitudes das classes subalternas do passado com certeza o primeiro mas no o nico obstculo contra o qual as pesquisas histricas do gnero se chocam. Porm, uma regra que admite excees. Este livro conta a histria de um moleiro friulano Domenico Scandella, conhecido por Menocchio queimado por ordem do Santo Ofcio, depois de uma vida transcorrida em total anonimato. A documentao dos dois processos abertos contra ele, distantes quinze anos um do outro, nos d um quadro rico de suas idias e sentimentos, fantasias e aspiraes. (Ginzburg, 2006, p.11)

Mediante a consulta documentao, Ginzburg consegue descobrir um mundo mental totalmente diferente do seu prprio: mesmo que ele e Menocchio sejam italianos, h uma profunda diferena entre a Itlia do sculo XX e a Itlia do sculo XVI. Ora, no d para deixar de observar que difcil estudar a cultura popular de certas pocas do passado, pois os registros simplesmente no existem. No caso de Menocchio, diferente, mas, ainda assim, os documentos indicam algo bem menos concreto do que os registros do Santo Ofcio, a saber, a cultura oral existente na poca. A viso peculiar de religio de Menocchio se deveu, em parte, ao acesso do moleiro aos livros impressos na poca; mas o olhar dele para estes livros, de alguma maneira, depende de uma cultura oral existente na poca (cf. Ginzburg, 2006, p.9-10). O primeiro critrio, portanto, mais subjetivo, pois proveniente de um interesse muitas vezes pessoal; j o segundo critrio objetivo, pois se refere a uma experincia que no tem a menor obrigao de responder aos interesses de um pesquisador que nasceu sculos depois. Como unir, portanto, o primeiro e o segundo critrios, o interesse subjetivo e especfico com a experincia mais objetiva? Vem da a terceira caracterstica de um bom livro de histria: mtodo. A pesquisa o passo metodicamente regulado, e por isso intersubjetivamente controlvel, das respostas possveis s reais (Rsen, 2007, p.105). o mtodo o que torna possvel a relao entre sujeito e objeto, isto , o procedimento que permite a elaborao daquele interesse. Se um pesquisador, por exemplo, tem o interesse pelas taxas de mortalidade e natalidade de uma determinada poca, ele precisar usar o mtodo estatstico; mas, caso se interesse pelo contedo de uma idia

poltica, poder usar mtodos de anlise textual etc. Este critrio permite, portanto, a universalizao de seu interesse subjetivo por uma experincia alheia, pois nunca pessoal, mas sempre um conjunto de procedimentos, uma caixa de ferramentas que pode ser usada por toda uma comunidade profissional. O uso do mtodo, porm, precisa ser consciente, e, de preferncia, explicitado para o leitor da obra. Logo, um terceiro quesito para definir uma obra historiogrfica seria o emprego consciente de uma metodologia que vise elaborar o interesse do pesquisador por uma experincia feita no passado. A pesquisa precisa, portanto, ser metdica. Um exemplo, que tambm veremos com maiores detalhes no curso, fornecido pelo historiador ingls Quentin Skinner. No livro Razo e retrica na filosofia de Hobbes, em que examina o esforo de Thomas Hobbes em fazer da teoria poltica uma cincia, Skinner procura compreender Hobbes em seu contexto intelectual:
Estou menos interessado em Hobbes como autor de um sistema filosfico do que em seu papel de algum que contribuiu para uma srie de debates sobre as cincias morais na cultura renascentista (...) A essncia de meu mtodo consiste em tentar situar esses textos em contextos que nos permitam, por sua vez, identificar o que os seus autores estavam fazendo ao escrev-los. (Skinner, 1999, p.22).

Skinner entende a linguagem como algo que se d relacionalmente, ao invs de usar um mtodo de anlise de texto que procure compreender a coerncia interna de um autor, sem qualquer referncia aos seus interlocutores, e, assim, buscar um sentido oculto por detrs de sua(s) obra(s). Entenda-se, ento, que, para Skinner, o pensamento de Hobbes jamais existiria se no fosse como ao e reao situadas em um determinado contexto, em uma determinada conversa. Ainda assim, no completamos o nosso quadro mnimo de caractersticas essenciais de uma obra de histria. Continuemos a pensar: uma obra marcante de historiografia pode surgir de um interesse pelo passado e usar um determinado mtodo cientfico e no necessariamente ela entrar no grupo seleto de obras marcantes da histria da historiografia. Pode ser, por exemplo, um manual de divulgao, muito til para estudantes que apenas buscam uma introduo a um determinado assunto. Tais livros so necessrios, mas no decisivos para a histria da historiografia. Como diz Rsen: O processo de pesquisa vai tambm alm do mero procedimento de apreender as informaes das fontes sob a gide teorias. (idem) (Rsen, 2007, p.105). Ele precisa jogar nova luz sobre um determinado assunto, permitir que se veja uma experincia do passado de uma maneira que, sobretudo, altere a imagem que temos de ns mesmos

no presente. Ele precisa ser inovador. A inovao seria, portanto, o quarto critrio da pesquisa histrica e uma caracterstica indispensvel para pensar a histria da historiografia. Um bom exemplo o clssico Vigiar e Punir, de Michel Foucault. Nessa obra especfica Foucault est interessado em entender o desaparecimento dos suplcios (torturas, execues pblicas, mutilaes, esquartejamentos etc.) como forma de punio judicial e a introduo de processos legais que levam o homem ao encarceramento, priso. Poderamos pensar imediatamente que mais evoludo julgar um homem que tem direito a se defender contra acusaes. E, em casos em que a pena de morte no aplicvel, devolve-lo sociedade aps algum tempo, sendo que, em nenhum momento, o seu corpo ser ferido (ao menos teoricamente). Mas Foucault tem outra explicao, que certamente no se baseia na idia de um aperfeioamento do sistema penal, como se este fosse ficando mais humanista e civilizado. O objetivo da priso, segundo Foucault, a reconstruo do Homo oeconomicus, que exclui a utilizao de penas muito breves o que impediria a aquisio das tcnicas e do gosto pelo trabalho, ou definitivas o que tornaria intil qualquer aprendizagem. (Foucault, 1997, p.108). [BOXE DE ATENO] Por Homo oeconomicus entenda-se a definio da natureza humana a partir de suas atividades econmicas. Alguns podem dizer que o ser humano , antes de tudo, um animal poltico; outros, um animal cultural. A definio do ser humano como um ser cujas caractersticas derivam do fato dele buscar sempre, acima de tudo, sua sobrevivncia material, tpica de uma sociedade industrial e materialista. [FIM DO BOXE DE ATENO] A vida na priso totalmente controlada, cada etapa do dia programada com uma atividade til a ser cumprida. (cf. idem, p.110). Neste sentido, a priso no totalmente privativa (da liberdade individual), mas, sobretudo, produtiva. Assim, ela no uma evoluo em relao a uma poca anterior, est apenas inserida em uma rede em que ser produtivo, til, o principal valor existente. Para concluir, pense no seguinte: voc consegue imaginar que algum determine o fim das pesquisas, na cincia histrica ou em qualquer outra rea do conhecimento? Individualmente, algum pode abandonar a carreira cientfica, mas dificilmente um Instituto de pesquisa haver, por vontade prpria, de fechar suas portas somente porque achou que tinha pesquisado tudo que precisa ser pesquisado. O interesse cientfico

incessante. Mas qual a razo de afirmarmos, sem medo, que a pesquisa infinita? Como homens modernos, temos dificuldades em imaginar uma situao diferente. E, como nosso curso de historiografia contempornea, precisamos saber que as obras que sero analisadas e estudadas aqui so modernas, isto , pertencentes a uma poca para o qual o saber infinito. Com a separao do entre Estado da e Religio em quase todos os pases do Ocidente, no h um critrio de saber absoluto que nos permita afirmar onde o conhecimento termina. Escrever uma histria da historiografia, estudar a histria de uma disciplina implica saber, de antemo, que esta histria ilimitada, pois o conhecimento sempre se abre a novas possibilidades, sendo, portanto, infinito. Nas palavras de Rsen: Na prtica do conhecimento nunca se pode afirmar, com exatido, quando comea e quando termina o processo da pesquisa (...) (Rsen, 2007, p.105-106). Aqui, anunciamos j a prxima parte da aula: afinal, por que a histria precisa ser re-escrita? De alguma maneira, a pesquisa histrica infinita, sobretudo, porque os interesses so mltiplos, imprevisveis e incontrolveis. Atividade I Atende ao objetivo I Leia as seguintes declaraes do jornalista Laurentino Gomes, autor do best seller 1808, em uma entrevista concedida revista Histria viva. Preste ateno no que ele afirma a propsito da histria do Brasil e da escrita da histria. HV O nepotismo e a corrupo, mostrados em 1808, esto presentes nos anos seguintes? Laurentino So vcios recorrentes na histria brasileira. J existiam no perodo colonial e aumentaram com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Persistem depois da Independncia, mas preciso ressalvar que esse foi tambm um momento de grande dificuldade. O pas estava praticamente quebrado, e D. Pedro e seus ministros se esforaram para fazer um governo austero. Claro que havia os espertinhos e predadores de sempre. Para o bem e para o mal, somos herdeiros desse perodo. como se fosse o nosso DNA. (...) HV Como tornar a Independncia atrativa ao leitor comum? Laurentino Meu objetivo contar a histria do Brasil pela tica da reportagem, em linguagem acessvel para um leitor comum no habituado historiografia acadmica. No 1808, comeo convidando o leitor a imaginar se um dia, ao acordar, ficasse sabendo que 1

o presidente havia fugido para a Austrlia com todo o governo brasileiro. Em seguida, explico que algo parecido aconteceu em Portugal 200 anos atrs. Um livro acadmico no teria essa liberdade narrativa. Um livro-reportagem pode ter. In:http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/entrevista_com_laurentino_gomes_2.html. Acessado em 17. Out. 2009. Fonte da imagem: http://www.editoraplaneta.com.br/descripcion_libro/2860 Em sua entrevista, Gomes marca claramente a oposio entre o livro acadmico e o livroreportagem, entretanto tambm possvel perceber em sua fala pontos de semelhana entre elas. Identifique, a partir do dilogo apresentado, quais critrios de Rsen so atendidos em 1808, e os que ficam a desejar para que esta seja considerada uma obra histrica. NC.: Professor, necessrio indicar o nmero de linhas que os diagramadores devem deixar para a resposta do aluno [Resposta comentada] Relembremos os critrios estabelecidos por Rsen: uma obra de histria h de ser interessada, realista, metdica, inovadora e infinita. Ora, podemos ver, a partir do depoimento de Gomes, que seu texto interessado e realista, mas no h da parte dele nenhuma declarao quanto metodologia empregada. Sobre o carter inovador, de alguma maneira, pela entrevista, 1808 apenas sublinha e corrobora o que j sabemos de ns mesmos ( o nosso DNA). No contribui com uma viso diferente sobre o nosso prprio presente, apenas o prolonga no tempo. A prpria expresso de que corrupo e nepotismo esto no DNA do Brasil implica uma naturalizao da histria, como se caractersticas histricas fossem inalterveis como a cor dos olhos ou da pele. Por outro lado, o autor Laurentino Gomes se apresenta de maneira honesta, pois define o prprio livro como reportagem, e no como uma obra de histria. [Fim da resposta comentada]
2.

A Historiografia e suas mudanas

No ponto anterior da aula, vimos que a ltima caracterstica da pesquisa histrica o de ser infinita. Todo livro, um dia, h de ser superado. Ainda que os clssicos persistam como fundamentais, ele se mantm justamente porque os comparamos com outras obras

que deixam de ser lidas aps pouco tempo. Rsen no elaborou a contento a idia da infinitude da pesquisa histrica e da dialtica entre o provisrio e o clssico dentro da histria da historiografia. Por haver mencionado tal caracterstica, sem maiores desenvolvimentos, fundamental pens-la com um pouco mais de profundidade. Por esta razo, abrimos este tpico, no qual falaremos, justamente, dos modos como a historiografia sofreu mudanas ao longo do tempo. H dois tipos de abordagem de historiografia: podemos dizer que h a historiografia sobre temas especficos, como a Segunda Guerra Mundial, a escravido no Brasil imperial, a Repblica Romana. Trata-se da bibliografia especializada que precisa ser consultada por qualquer um que pretenda ter um conhecimento aprofundado sobre um tema. Outra abordagem reside na histria da escrita da histria para alm das especializaes: livros como Histria da Guerra do Peloponeso, de Tucdides, Anais, de Tcito, e Outono da Idade Mdia, de Johan Huizinga, fazem parte (ou deveriam fazer) da formao de todo e qualquer historiador, no importando sua rea especfica de estudos. A respeito da primeira abordagem tratada, h um movimento que trabalha com a ideia de que h uma evoluo nos estudos histricos - podemos pensar no conceito de paradigma, tal como desenvolvido pelo filsofo da cincia Thomas Kuhn. Aqui, a histria pensada como uma escrita mais prxima da cincia. J sobre a segunda abordagem, destaca-se um outro movimento que parte da premissa de que, apesar das mudanas e descobertas, h algo que permanece. Ele pode ser mais bem compreendido a partir da ideia de clssico: e, neste caso, nos aproximamos mais da arte. O conceito de paradigma foi criado para entender como as cincias mudam. Todo cientista quer atingir a verdade sobre os objetos que estuda; sendo assim a histria de uma cincia seria, ento, uma longa viagem rumo descoberta definitiva da verdade sobre todos os objetos que uma cincia estuda? Aprendemos com Thomas Kuhn que no to simples assim. A histria de uma cincia se explica pela permanncia, mudana e convivncia de paradigmas. Mas o que um paradigma? Segundo Kuhn, um paradigma se define por realizaes que:
(...) foram suficientemente sem precedentes para atrair um grupo duradouro de partidrios, afastando-os de outras formas de atividade cientfica dissimilares. Simultaneamente, suas realizaes eram suficientemente abertas para deixar toda a espcie de problemas para serem resolvidos pelo grupo redefinido de praticantes da cincia. (Kuhn, 1998, p.30).

Incio do boxe de curiosidade Thomas Kuhn nasceu em 1922 nos Estados Unidos. Formado em fsica por Harvard em 1943 deu continuidade a seus estudos tornando-se mais tarde mestre e doutor pela mesma universidade. Lecionou durante muitos anos, atuando: a partir de 1956 em Berkley; de 1964 em Princeton; e de 1971 no MIT onde permaneceu at o fim de sua carreira. Dentre suas principais obras esto: A revoluo copernicana: a astronomia planetria no desenvolvimento do pensamento ocidental; O caminho desde a estrutura; A tenso essencial; A estrutura das revolues cientficas. Fim do boxe de curiosidade Um paradigma , portanto, uma nova viso sobre uma rea do conhecimento (fsica, qumica, histria, sociologia etc.) que abre novos caminhos para investigaes que venham a comprovar e ampliar a nova viso estabelecida. Mas como surge a necessidade de uma nova viso? Ou seja: como ocorre uma revoluo cientfica? Recorramos mais uma vez explicao de Thomas Kuhn.
(...) uma pea de equipamento, projetada e construda para fins de pesquisa normal, no funciona segundo a maneira antecipada, revelando uma anomalia que no pode ser ajustada s expectativas profissionais (...) E quando isto ocorre isto , quando os membros da profisso no podem mais esquivar-se das anomalias que subvertem a tradio existente da prtica cientfica ento comeam as investigaes extraordinrias que finalmente conduzem a profisso a um novo conjunto de compromissos, a uma nova base para a prtica da cincia. (...) so denominados de revolues cientficas os episdios extraordinrios nos quais ocorre essa alterao de compromissos profissionais. As revolues cientficas so os complementos desintegradores da tradio qual a atividade da cincia normal est ligada. (Kuhn, 1998, p.25)

Em outras palavras: sempre que um modelo de explicao comea a no ser mais aplicvel realidade, as pesquisas devem ser feitas para ver se tal modelo apresenta ainda outras falhas. Ao se chegar a este ponto ser necessrio pensar outro modelo de conhecimento. O domnio da idia de revoluo cientfica importante, pois muitas tendncias histricas no sculo XX se vem como revolucionrias (ainda que no necessariamente nos termos de Kuhn). Thomas Kuhn oferece um critrio a partir do qual podemos verificar se uma escola historiogrfica efetivamente revoluciona a escrita da histria.

Por outro lado, bom que se ressalte o seguinte: uma cincia no feita somente de revolues. Vrios cientistas passam suas carreiras, diz-nos Kuhn, aplicando modelos existentes, ampliando sua capacidade de explicao e provando o quo abrangentes eles so. Por exemplo: Karl Marx e Friedrich Engels foram responsveis por um novo paradigma cientfico para a histria, a saber, o materialismo dialtico. O materialismo dialtico se contrapunha concepo idealista de histria, de origem hegeliana, que, segundo Marx, era incapaz de explicar a origem do Estado, das Leis e das transformaes. Mas ambos no tiveram tempo, em suas vidas, para estudar todas as sociedades existentes. Nunca pesquisaram, por exemplo, a histria do Brasil. Historiadores marxistas como Caio Prado Jr., Ciro Flamarion Cardoso e Joo Fragoso sero responsveis pela aplicao e verificabilidade das teses marxianas (o paradigma marxista) na sociedade brasileira. Nesta fase da cincia, chamada por Kuhn de fase normal, ou seja, em que o trabalho cientfico se d dentro de normas claras, podemos dizer que os cientistas esto limpando o terreno (Kuhn, 1998, p.44), e trabalham dentro de um paradigma, sem contestar seus fundamentos. Thomas Kuhn est interessado mais na histria das cincias exatas. Precisamos transpor seu critrio para a historiografia, algo que foi feito pela historiadora Mary Fulbrook. Para Fulbrook, o paradigma normal da historiografia poderia ser caracterizado da seguinte maneira: (cf. Fulbrook, 2002, p.34): - um conjunto de questes e quebra-cabeas; - pressupe-se sempre sobre o que se deve olhar, sobre qual tipo de tema deve ser abordado; - pressupe-se sempre sobre qual tipo de fonte poder ajudar a elaborar um tema; - uma noo do que servir como resposta; - uma noo dos principais propsitos da reconstruo histrica, bem como do pblico a que ela se dirigir. Veja como exemplo, novamente, o caso do marxismo. O marxismo (conforme voc aprendeu/aprender) nas aulas 8 e 9 do curso de teoria da histria) costuma tratar de questes voltadas para as contradies sociais que refletem a luta de classes, e, para tal, procurar fontes que atestem a ideologia de uma determinada sociedade, ou, ento, as condies materiais objetivas em que uma sociedade vivia e se reproduzia (as fontes que devem ser levantadas), e, como resposta, procurar mostrar as leis dinmicas de funcionamento desta sociedade, que devem ser representadas para um pblico que deve tomar conscincia destas contradies expressas em leis. 1

O conceito de paradigma, portanto, deve ser usado sempre que se perceber a falta de respostas para determinadas perguntas pelos modelos at ento existentes. Tal como o elaborado por Thomas Kuhn, este conceito elaborado por Fulbrook tambm bastante til, mas no esgota todas as possibilidades de explicao do que vem a ser a histria da cincia histrica. Se assim fosse, h muito ningum se interessaria pelos grandes historiadores gregos, latinos, ou mesmo por autores do sculo XIX, como Jules Michelet, Leopold von Ranke, Francisco Adolpho de Varnhagen, Capistrano de Abreu, entre outros. As revolues cientficas na historiografia, quaisquer que tenham sido, no superaram a relevncia de tais obras, que, ento, merecem ser chamadas de clssicos. E ento, como identificar um clssico da historiografia, uma obra que permanece apesar das mudanas, drsticas ou lentas, ocorridas na escrita da histria? O escritor talo Calvino, em seu livro Por que ler os clssicos?, define o clssico com a seguinte formulao: Um clssico um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer. (Calvino, 2007, p.11). Podemos afirmar, ento, que o clssico inesgotvel, por mais que, em torno dele, pilhas de livros se acumulem tentando expliclo. Uma pea de Shakespeare constantemente encenada porque, de alguma maneira, as encenaes anteriores no foram totalmente satisfatrias, por melhores que tenham sido. INCIO DO BOXE DE MULTIMDIA talo Calvino foi um dos grandes escritores italianos do sculo XX, autor de obras como Cidades invisveis (1972), O Cavaleiro inexistente (1959), Palomar (1983), entre outras. Caso voc queira saber mais sobre a obra Cidades Invisveis e sobre talo Calvino, leia o artigo de 1998, publicado na Folha e disponvel em: http://biblioteca.folha.com.br/1/21/ 1998083001.html (acessado em 26 de novembro de 2009 s 16h24min). FIM DO BOXE DE MULTIMDIA No caso da historiografia, clssica a obra que abre uma nova perspectiva de se escrever e perceber a histria. Se uma determinada obra jamais tivesse sido escrita, certamente a disciplina seria mais pobre a ela precisamos, portanto, sempre retornar, de modo que no se esquea que o campo em que nos movemos um dia foi criado. 1

Atividade II Atende ao objetivo II Leia atentamente o trecho abaixo, de autoria da historiadora Joan Scott: No espao aberto pelo recrutamento de mulheres, o feminismo logo apareceu para reivindicar mais recursos para as mulheres e para denunciar a persistncia da desigualdade. As feministas na academia declaravam que os preconceitos contra as mulheres no haviam desaparecido, ainda que elas tivessem credenciais acadmicas ou profissionais (...) (Scott, 1992, p.69). O trecho de Joan Scott bastante ilustrativo no que diz respeito relao entre o ambiente poltico do sculo passado e a escrita da histria. No sculo XX, a historiografia passou por inmeras e profundas mudanas, principalmente aps a dcada de 1960, quando precisou se adaptar s novas demandas sociais, com a criao e/ ou desenvolvimento de novos campos e domnios de estudos, como: a histria da sexualidade e a histria das mulheres. Como voc interpreta tais mudanas? Elas vo de encontro ao conceito de paradigma afirmado por Thomas Kuhn? possvel dizer que a historiografia evoluiu? Inserir 15 linhas para a resposta Incio da resposta comentada O conceito de paradigma de Kuhn, neste caso, s se aplica caso se leve em considerao a mudana poltico-cultural ocorrida fora do ambiente cientfico. Os interesses mudaram, e, com isso, as ferramentas disponveis no seriam capazes de suprir as demandas necessrias. Para esta situao, se adotarmos um parmetro humanista, podemos admitir que houve uma evoluo na cincia histrica na medida em que a sociedade tambm evoluiu. Mas o critrio, bom que fique claro, no metdico ou cientfico, mesmo porque poderamos usar os mesmos mtodos para explicar um grupo maior de objetos; e, neste sentido, o historiador especializado na pesquisa da histria das mulheres ou na histria da sexualidade, estaria ainda dentro do mbito da cincia normal, tal como definida por Kuhn, ou seja, estaria limpando o terreno, demonstrando a aplicao de mtodos previamente desenvolvidos em objetos que, por questes extra -cientficas (polticas, culturais etc.) ainda no haviam sido abordados.

Fim da resposta comentada

3.

O Historiador e a sociedade

Na primeira parte da aula, abordamos as caractersticas especficas de uma obra de histria, e vimos que nem todo texto cujo tema seja o passado necessariamente uma obra historiogrfica. Na segunda parte, voc viu que as mudanas na historiografia ocorrem, dentre outros fatores, pela mudana dos interesses dos historiadores: a emancipao feminina, por exemplo, levou ao estudo da histria das mulheres. Pode-se ver, portanto, aliando a primeira e a segunda parte, que a historiografia parte da sociedade. Neste sentido, podemos estudar a historiografia como captulo da teoria da histria, como um ramo da histria das cincias, mas, tambm, como uma parte da histria social e neste ponto que nos deteremos agora. Michel de Certeau tratou desta questo de maneira interessante. Para ele, o historiador ocupa, antes de tudo, um lugar social:
Toda pesquisa historiogrfica se articula com um lugar de produo scio-econmica, poltica e cultural. Implica um meio de elaborao que circunscrito por determinaes prprias: uma profisso liberal, um posto de observao ou de ensino, uma categoria de letrados etc. Ela est, pois, submetida a imposies, ligada a privilgios, enraizada em uma particularidade. (Certeau, 2002, p.65-66)

Assim, segundo Certeau, a histria , antes de tudo, uma instituio do saber (cf. idem, p.69). A instituio no d somente estabilidade a uma doutrina, mas delimita o universo daquelas que podem lhe conferir legitimidade. Certeau tem uma viso bastante crtica a respeito: (...) uma obra menos cotada por seus compradores do que por seus pares e seus colegas, que a apreciam segundo critrios cientficos diferentes daquele pblico e decisivos para o autor, desde que ele pretenda fazer uma obra historiogrfica. (idem, p.72). Certeau evita o julgamento, apenas constata uma situao de maneira objetiva. E, em larga medida, ele apresenta um quadro bem realista da vida cientfica dos historiadores. Veja suas palavras a respeito da legitimidade social do trabalho do historiador: cada vez mais o trabalho se articula com base em equipes, lderes, meios financeiros e, portanto, tambm pela mediao de crditos, fundamentados nos privilgios que proximidades sociais ou polticas proporcionam a tal ou qual estudo. (idem, p.73).

Alm de demarcar um lugar social, a histria tambm, para Michel De Certeau, uma prtica. Para definir o que a prtica historiogrfica, Michel de Certeau, por vezes, generaliza excessivamente. Mas vale a pena conhecer seus argumentos, que podem servir de critrios para o entendimento dos prximos captulos. A historiografia, no sculo XIX, esteve fortemente ligada legitimao dos Estados Nacionais ( o caso do Brasil e da Alemanha, por exemplo, pases que se tornaram independentes justamente no sculo XIX). O historiador, muitas vezes, era quase um intrprete da nao. Mas, a propsito da historiografia contempornea, Certeau diz o seguinte: O historiador no mais o homem capaz de constituir um imprio. No visa mais o paraso de uma histria global. Circula em torno das racionalidades adquiridas. Trabalha nas margens. Deste ponto de vista, se transforma num vagabundo (idem, p.87). Ele no procura um smbolo, mas um desvio situado margem. O argumento de Certeau merece algumas reflexes: em primeiro lugar, nem todos os historiadores do sculo XIX buscavam fatos representativos para explicaes totais: o historicismo no fornecia painis globais, muito embora nutrisse tendncias nacionalistas. Johann Gustav Droysen dizia que o historiador deveria buscar a anomalia, e no a analogia, a diferena, e no a identidade. [BOXE DE ATENO] Johann Gustav Droysen (1808-1884) foi um grande historiador do sculo XIX. Nascido na Alemanha, ele autor de uma importante biografia de Alexandre Magno, alm de tradutor das obras de squilo e Aristfanes, dois dos maiores dramaturgos da Grcia clssica. Mais do que um importante helenista, Droysen foi um grande terico da histria. Sua obra Historik, de 1857, contm reflexes de grande valor e atualidade sobre o conhecimento histrico. [FIM DO BOXE DE ATENO] Em segundo lugar, interessante notar como Certeau, ao mostrar como o historiador sempre faz parte de instituies, ele tambm pode trabalhar de maneira crtica, buscando justamente aquilo que marginal em relao s instituies. Em terceiro lugar, Certeau oferece uma viso otimista para um problema real da pesquisa histrica: a especializao. O historiador dificilmente escreve uma histria global porque a pesquisa precisa ser

altamente especializada dificilmente algum historiador profissional escrever uma obra original sobre a Histria do Brasil, de 1500 ao Governo Lula. Preferir se ater a uma regio do pas e a uma faixa de tempo. E esta especializao que possibilita o trabalho nas margens at porque ele no tem alternativa. Do contrrio, o historiador estaria tentando, como se diz na gria popular, vender gato por lebre, ou seja, mostrar como universal e global algo que particular e especfico, regional. Por esta razo, segundo Certeau, o historiador est inserido na sociedade, reconhecido por uma parcela dela, mas ter dificuldades em dar-lhe uma interpretao, uma sntese. Atividade III Objetivo III Leia a seguinte passagem de Michel de Certeau: Mais importante que a referncia ao passado a sua introduo sob a forma de uma distncia tomada. Uma falha se insinua na coerncia cientfica de um presente, e como poderia ela s-lo, efetivamente, seno por alguma coisa de objetivvel, o passado, que tem por funo significar a alteridade. (Certeau, 2002, p.92) Na passagem acima, como Certeau avalia a relao entre passado e presente? Como o conhecimento do passado (referncia ao passado) pode contribuir para a imagem que o presente tem de si mesmo (a coerncia cientfica de um presente)? Neste sentido, qual a funo crtica do conhecimento do passado? Ilustrao: Inserir 10 linhas para a resposta [RESPOSTA COMENTADA] O passado pode ser um instrumento crtico, na medida em que, ao estudar uma determinada poca, podemos estar acusando uma lacuna no presente. Lacuna esta que no perceberamos se no fosse o estudo de um perodo especfico. Assim, o presente perde a aparncia de natural e eterno. [FIM DA RESPOSTA COMENTADA] Concluso Nesta aula, voc conheceu algumas ferramentas para analisar a histria da historiografia. Essas podem ser teis para voc conhecer melhor as diferentes tendncias e obras da historiografia do sculo XX, e, assim, ver suas implicaes tericas, suas mudanas e suas implicaes sociais.

A histria da historiografia, ns vimos, parte da discusso terica do ofcio do historiador; mas tambm pode ser estudada como histria da cincia, e, quando se trata de algum clssico, at mesmo pode flertar com a histria da literatura e com a teoria literria. Por fim, vimos que a histria da historiografia no est separada da histria social. Sendo, portanto, um campo extremamente rico e que permite diversos enfoques sobre ele. ATIVIDADE FINAL No incio da aula, apresentamos trs desafios para o estudo da histria da historiografia. Faa uma sntese dos trs desafios, procurando enfatizar como as possveis respostas aos mesmos, com o auxlio do pensamento de Rsen, Kuhn e Certeau, podem ser complementares. Deixar 20 linhas para resposta [RESPOSTA COMENTADA] Rsen, embora tenha elaborado critrios que permitam discernir as caractersticas de uma obra histrica, no desenvolveu uma teoria que explique as mudanas da histria da historiografia, algo apenas insinuado na quinta caracterstica da pesquisa histrica, a saber, a infinitude da mesma. Isto pode ser pensado a partir da dialtica entre mudana e permanncia. As alteraes na histria da escrita da histria podem ser pensadas a partir do conceito de paradigma, cunhado por Thomas Kuhn para uma escrita da histria das cincias (sobretudo, as cincias fsicas e da natureza em geral); j as permanncias, a partir do conceito de clssico, mais prximo da literatura e das artes em geral. Ora, mas as alteraes no ocorrem somente dentro do mundo cientfico, mas, muitas vezes, so suscitadas pelo mundo que existe fora da academia e da pesquisa, razo pela qual imprescindvel, neste aspecto, pensar a relao crtica da historiografia com a sociedade. E, aqui, Michel de Certeau pode ser de enorme ajuda, na medida em que fornece ferramentas teis para avaliao da forma como o historiador reage vida social circundante. [FIM DA RESPOSTA COMENTADA] RESUMO Nesta aula, voc aprendeu alguns critrios que lhe serviro de instrumentos para estudar as tendncias e obras historiogrficas ao longo de toda a disciplina. Em primeiro lugar, voc viu como a obra de histria h de ser interessada, realista, metdica, inovadora

e provisria. Em um segundo momento, voc viu, mediante o pensamento de Thomas Kuhn, como o conceito de paradigma serve para pensarmos formas de explicar a mudana na histria da historiografia. O conceito de paradigma explica como a histria funciona pelo esgotamento de paradigmas explicativos e surgimentos de novos. E, por fim, viu como o historiador, mediante o conceito de lugar social, se relaciona com a sociedade em que vive. Informaes sobre a prxima aula: Na aula 2, voc estudar o surgimento da chamada Escola dos Annales. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS CALVINO, Italo. Por que ler os clssicos? So Paulo: Companhia das Letras, 2007. CERTEAU, Michel de. A Escrita da Histria. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Histria da violncia nas prises. Petrpolis: Vozes, 1997. FULBROOK, Mary. Historical Theory. London: Routledge, 2002. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Mtodo: Traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Petrpolis: Vozes. Bragana Paulista: Editora Universitria So Francisco, 2007. GINZBURG, Carlo. O Queijo e os vermes: O Cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. GUIMARES, Manoel Luiz Salgado. Nao e civilizao nos Trpicos: O Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro e o Projeto de uma histria nacional. Estudos Histricos, 1988, n.1. IGGERS, Georg G. Historiography in the Twentieth Century: From scientific objectivity to the Postmodern challenge. Hanover; London: Wesleyan University Press, 1997. KUHN, Thomas. A Estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1998. RSEN, Jrn. Reconstruo do Passado Teoria da Histria II: Os Princpios da pesquisa histrica. Braslia: Editora da UnB, 2007. SCHULZ, Walter. Philosophie in der vernderten Welt. Stuttgart: Klett-Cotta, 1977. SCOTT, Joan. Histria das mulheres. In: BURKE, Peter (org.) A Escrita da Histria. So Paulo: Editora da UNESP, 1992. SKINNER, Quentin. Razo e retrica na filosofia de Hobbes. So Paulo: Editora da UNESP, 1999. Leitura recomendada

Voc pode aprender um pouco mais sobre a obra de Jrn Rsen em: WIKLUND, Martin. Alm da racionalidade instrumental: sentido histrico e racionalidade na teoria da histria de Jrn Rsen. In: Histria da Historiografia, n.1, 2008. www.ichs.ufop.br/rhh http://www.ichs.ufop.br/rhh/index.php/revista/article/viewFile/24/21

S-ar putea să vă placă și