Sunteți pe pagina 1din 2

ESCOLA DA MAGISTRATURA Profa: Marlia Estudante: Jediael Alves Ferreira de Sousa Matria: direito das obrigaes Texto base:

Confiana no comrcio eletrnico e a proteo do consumidor (um estudo dos negcios jurdicos de consumo no comrcio eletrnico), por Cludia Lima Marques. O nascimento da rede mundial de computadores, a internet, propiciou o aparecimento de uma nova forma de realizar os negcios jurdicos. Cresce cada vez mais o nmero de negociaes voltadas para aquisio de bens e/ou servios praticadas em ambiente virtual, no qual a comunicao entre as partes e o pagamento so eletrnicos. No h dvida de que o comrcio eletrnico uma valiosa ferramenta para as empresas, tanto pelo seu alcance global quanto pela substancial reduo de custos, dentre outros fatores. No entanto, apesar das significativas vantagens, o comrcio eletrnico apresenta grandes desafios, como a despersonalizao, a desmaterializao, a desterritorializao, a atemporalidade e a desconfiana dos consumidores no comrcio eletrnico. O comrcio eletrnico extremamente impessoal, de forma que identificar a parte com quem se contrata uma tarefa extremamente difcil, o que torna a defesa do consumidor um enorme desafio. No comrcio virtual, os contratantes so pessoas indeterminadas, que podem estar em qualquer lugar, falar qualquer idioma e apresentar qualquer idade. O consumidor massificado e o fornecedor no aparece. Ademais, existe uma infinita pluralidade de sujeitos envolvidos ou de agentes econmicos. No existe contato pessoal entre os contratantes, que so apenas pessoas virtuais, sem rosto, sem individualidade. Por isso se fala em despersonalizao da relao jurdica. No comrcio virtual, o contrato eletrnico efetivado sem forma fsica, sem papel, mas de forma virtual. H a desmaterializao no apenas do meio de contratao, mas tambm do objeto e dos vcios. O contrato eletrnico imaterial e tambm o o prprio objeto contrato. O vcio tambm no material, mas informacional. A insuficincia de informao ou a informao equivocada gera a responsabilidade do fornecedor, que deve suportar os riscos informacionais e o nus da prova inerente ao meio desmaterializado de contratao por ele escolhido.

O consumidor, por sua vez, tolera vrias desvantagens advindas da escolha da contratao eletrnica, dentre elas o fato de a linguagem virtual inviabilizar um maior poder de convencimento, de barganha, de negociao frente ao fornecedor, o que recrudesce a vulnerabilidade do consumidor, o qual, no mais das vezes, se v impossibilitado de dialogar com o fornecedor. Diante disso, o fornecedor tem o dever de prestar informao clara e precisa, alm de prvia concluso do contrato, pois a informao imprescindvel para a deciso do consumidor e, portanto, no poderia deixar de estar no centro dos instrumentos de proteo desse agente econmico. Como visto, alm do meio de contratao, o objeto do negcio jurdico , na maioria das vezes, imaterial, o que pode ser facilmente visualizado quando a prestao consiste no fornecimento de bens imateriais, como softwares, msicas, jogos e filmes, por exemplo. Alm disso, os servios oferecidos na internet demonstram essa desmaterializao inerente ao ambiente virtual. Veja-se que a maioria esmagadora dos negcios jurdicos concludos pela internet refere-se a bens imateriais e a servios. Os bens corpreos so negociados em menor escala no comrcio virtual. Existe, ainda, uma confuso entre produto e servio, obrigao de dar e fazer. Tudo isso no passa de desafios do comrcio eletrnico. Nesse contexto, fica evidente a dificuldade de se identificar o vcio a desconformidade da coisa com o legitimamente esperado, prometido informado ou a falha na prestao - em um objeto imaterial. Tanto o vcio informacional quanto o vcio de qualidade ou de quantidade do produto ou servio so desmaterializados, o que pode gerar problemas para a constituio da prova. Esses vcios quebram a confiana do consumidor, o que, dentre outros fatores, fomenta o fenmeno da desconfiana do consumidor no comrcio eletrnico. Alis, at mesmo as garantias contratuais, outrora fsicas, se desmaterializaram. Outros desafios do comrcio eletrnico so a desterritorializao (porque no h mais fronteiras, no h mais distncia no comrcio virtual) e a atemporalidade (visto que os contratos podem ser celebrados a qualquer tempo).

No comrcio eletrnico, h desmaterializao do objeto, tendo em vista que ocorre espcie de venda por amostragem. A obrigao certa e ao mesmo tempo no . Pode ser aplicada a regra da perda da coisa?

S-ar putea să vă placă și