Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR ESCOLA DE SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: FORMAO SCIO-HISTRICA DO BRASIL PROF: CESAR VAZ ALUNA: EDLUCIA

CRUZ TEMA: RESENHA

JNIOR, Caio Prado. A Herana Colonial e as Transformaes do Sculo XIX. Para estudar a formao econmica e social do Brasil e para compreendermos a estrutura e a dinmica, ser necessrio entendermos de que forma a herana colonial ainda interfere e/ou est presente nos dias de hoje. A economia colonial estruturou-se para o fornecimento de gneros tropicais ao comrcio europeu, com base em trs elementos essenciais: a grande propriedade, monocultura e trabalho escravo. A uma noo intuitiva onde a evoluo de um povo dotada de certo sentido e que a do Brasil esteve marcada pelo sentido da colonizao, j que esta foi um dos desdobramentos da expanso comercial europia que levou era dos descobrimentos, nomeou-se Sentindo da colonizao. O Sentido da Colonizao determina a estrutura da economia colonial, seja pela funo que a colnia deve preencher como parte da expanso comercial europia, seja pela motivao do colono portugus que se disps aventura colonial. Colonizao Tropical- No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, sempre com o mesmo carter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. O Brasil uma das resultantes desse sentido, e ele explicar os elementos fundamentais no econmico como no social, da formao e evoluo histrica. A escravizao indgena permitiu o primeiro avano da produo colonial. Sendo como objetivo da monocultura a produo lucrativa, o indgena cedeu lugar ao escravo africano, pela no-adequao do indgena lavoura e reduzida populao; a introduo do escravo africano est novamente ligada ao sentido profundo da colonizao: o trfico negreiro- ou seja, um elemento do comrcio ou da rbita da circulao de mercadorias- que permite entender a escravido africana - ou seja, elemento fundamental da esfera da produo. Percebe-se, ento, que a produo colonial no s se destina ao mercado externo, mas tambm sua prpria estrutura se v determinada por algo que lhe exterior, fato que se projeta inclusive sobre a forma de seu desenvolvimento. A especializao na produo de gneros comerciais destinados ao mercado mundial, nas condies da poca mercantilista, demandava o uso de foras produtivas s quais correspondia ao trabalho escravo, assim como a indstria mecanizada que surgiu com a Revoluo Industrial no sculo XVIII impunha o trabalho assalariado. Em suma, so as prprias condies da produo que exigem a introduo do escravo e no fatores externos produo colonial.

Definida a estrutura da economia colonial, cabe entender como ela se desenvolve no sentido de como a economia colonial se transforma no tempo. Embora caracterize com rigor dois ciclos coloniais (acar e minerao), a mesma noo est presente ao tratar de outras atividades exportadoras (pau-brasil, produo extrativa na Amaznia) ou mesmo fenmenos peculiares (ciclo do bandeirismo paulista). No se observa, ao longo de pelo menos trs sculos, a ocorrncia de expressivas e duradouras transformaes da estrutura da economia colonial. certo que a populao cresce, que a rea ocupada se amplia, que novas atividades so estabelecidas ao longo do territrio colonial. No entanto, a estrutura socioeconmica permanece fundada em grande propriedade, monocultura e trabalho escravo. A colnia uma pea do processo de acumulao primitiva de capital; o escravismo aparece, ento, como a soluo para o problema: a explorao do trabalho escravo, viabilizando, assim, a concentrao da renda colonial nas mos dos senhores. Esta dupla forma de explorao colonial e escravista permite entender o limitado desenvolvimento da economia colonial: por um lado, a explorao colonial desvia para a metrpole os capitais que poderiam ser investidos na transformao da economia colonial. Por outro lado, a presena do trabalho escravo tambm limita as transformaes: Bloqueando a possibilidade de inverses tecnolgicas-mantm-se em nveis de cultura infra-humanas para que no desperte a sua condio humana, no sendo apto a assimilar processos tecnolgicos mais adiantados; Pela falta de capitais disponveis, a estrutura escravista impedia o aumento de produtividade, uma vez que no reinveste em escala crescente, apenas repe e agrega dilapidando a natureza, caracterizando-se como uma economia predatria. O fato elementar do crescimento da populao j constitui por si s um fator de transformao, porque determina a constituio e desenvolvimento do mercado interno, e com ele, de um setor econmico propriamente nacional, isto , orientado j no exclusivamente para a exportao, mas para a necessidade do pas.

S-ar putea să vă placă și