Sunteți pe pagina 1din 16

Violncia contra as Mulheres e Violncia de Gnero: Notas sobre Estudos Feministas no Brasil1

Ceclia MacDowell Santos Wnia Pasinato Izumino


2

Introduo

O objetivo deste artigo fazer uma reviso crtica das principais referncias tericas das Cincias Sociais na rea de violncia contra as mulheres no Brasil. Procuramos, sobretudo, analisar como os conceitos de violncia contra as mulheres e violncia de gnero so formulados e utilizados nos estudos feministas sobre o tema nos ltimos vinte e cinco anos. A literatura sobre violncia contra as mulheres tem suas origens no incio dos anos 80, constituindo uma das principais reas temticas dos estudos feministas no Brasil. Esses estudos so fruto das mudanas sociais e polticas no pas, acompanhando o desenvolvimento do movimento de mulheres e o processo de redemocratizao. Nessa poca, um dos principais objetivos do movimento dar visibilidade violncia contra as mulheres e combat-la mediante intervenes sociais, psicolgicas e jurdicas. Uma de suas conquistas mais importantes so as delegacias da mulher, as quais ainda hoje se constituem na principal poltica pblica de combate violncia contra as mulheres e impunidade.
4 3

Este artigo ser publicado na revista E.I.A.L. Estudios Interdisciplinarios de Amrica Latina y El Caribe, da Universidade de Tel Aviv, em 2005. 2 Ceclia Santos professora de sociologia da Universidade de San Francisco, Califrnia. Endereo para correspondncia: santos@usfca.edu ou Department of Sociology, University of San Francisco, 2130 Fulton Street, San Francisco, CA 94117. Wnia Izumino doutora em sociologia e coordenadora de pesquisa do Ncleo de Estudos da Violncia da Universidade de So Paulo. Endereo para correspondncia: wizumino@usp.br ou Ncleo de Estudos da Violncia, Universidade de So Paulo, Av. Prof. Lcio Martins Rodrigues, Travessa 4, Bloco 2, So Paulo, SP 05508-900. As autoras agradecem a Fernanda Pompeu e Teresa Henriques pelos comentrios e sugestes de mudanas que fizeram a verses preliminares deste artigo. 3 Sobre o movimento de mulheres e sua relao com o Estado durante o processo de redemocratizao no Brasil, ver o excelente estudo de Alvarez, Sonia E. Engendering Democracy in Brazil: Womens Movements in Transition Politics. Princeton, Princeton University Press, 1990. Para um breve panorama da histria do feminismo no Brasil, ver Alves, Branca Moreira e Pitanguy, Jacqueline. O Que Feminismo. So Paulo, Brasiliense, 1980; Teles, Maria Amlia de Azevedo. Breve Histria do Feminismo no Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1993. 4 A primeira delegacia da mulher do Brasil (e do mundo) foi criada na cidade de So Paulo, em agosto de 1985, durante o governo estadual de Franco Montoro, para que policiais do sexo feminino investigassem crimes em que a vtima fosse mulher, incluindo, entre outros, os crimes de estupro e leso corporal. Sobre o contexto em que surgiram as primeiras delegacias e como as mesmas vm funcionando e se relacionando com o movimento de mulheres, ver Ardaillon, Daniele. Estado e Mulher: Conselhos dos Direitos da Mulher e Delegacias de Defesa da Mulher. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, mimeo, 1989; Nelson, Sara. Constructing and Negotiating Gender in Womens Police Stations in Brazil. Latin American

Os primeiros estudos sobre o tema tm por objeto as denncias de violncia contra as mulheres nos distritos policiais e as prticas feministas no-governamentais de atendimento s mulheres em situao de violncia. Em meados dos anos 80, com o surgimento das delegacias da mulher, passam a privilegiar as aes do Estado nas esferas da segurana pblica e da Justia. Empiricamente, pode-se afirmar que a tarefa primordial dessas pesquisas consiste em [c]onhecer quais eram os crimes mais denunciados, quem eram as mulheres que sofriam a violncia e quem eram seus agressores. Esses estudos compartilham tambm as referncias tericas adotadas para compreender e definir o fenmeno social da violncia contra as mulheres e a posio das mulheres em relao violncia. Entre os trabalhos que vieram a se constituir como referncias a esses estudos, identificamos trs correntes tericas: a primeira, que denominamos de dominao masculina, define violncia contra as mulheres como expresso de dominao da mulher pelo homem, resultando na anulao da autonomia da mulher, concebida tanto como vtima quanto cmplice da dominao masculina; a segunda corrente, que chamamos de dominao patriarcal, influenciada pela perspectiva feminista e marxista, compreendendo violncia como expresso do patriarcado, em que a mulher vista como sujeito social autnomo, porm historicamente vitimada pelo controle social masculino; a terceira corrente, que nomeamos de relacional, relativiza as noes de dominao masculina e vitimizao feminina, concebendo violncia como uma forma de comunicao e um jogo do qual a mulher no vtima seno cmplice. A idia de vitimizao pouco problematizada pelos trabalhos iniciais dos anos 80 que objetivam tornar visvel as denncias de violncia atravs da identificao do perfil das queixas, das vtimas e dos agressores. J nos anos 90, incentivados pela observao emprica e pelas discusses tericas que introduzem a categoria gnero nos estudos feministas no Brasil, novos estudos sobre violncia contra as mulheres retomam e aprofundam o debate sobre vitimizao. A maior parte dos trabalhos tm ainda por objeto as delegacias da mulher. Contudo, no se limitam a mapear denncias e atores envolvidos em situao de violncia. Verificando que as taxas de impunidade no chegam a ser alteradas e a criminalizao no necessariamente almejada pelas vtimas e pelos agentes do Estado, as pesquisas passam a analisar a dinmica da queixa nos sistemas policial e judicial. O problema da vitimizao ganha destaque devido freqente retirada da queixa por parte da vtima e ao tipo de interveno, no necessariamente
5

Perspectives, vol. 23, n. 1, 1996, p. 131-148; Santos, Ceclia MacDowell. Womens Police Stations: Gender, Violence, and Justice in So Paulo, Brazil. New York, Palgrave MacMillan/St. Martins Press, no prelo (a ser publicado em 2004); Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Pesquisa Nacional sobre as Condies de Funcionamento das Delegacias Especializadas no Atendimento s Mulheres: Relatrio Final. Braslia, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 2001 (www.mj.gov.br/cndm/pesquisa). 5 Izumino, Wnia Pasinato. Delegacias de Defesa da Mulher e Juizados Especiais Criminais: Contribuies para a Consolidao de uma Cidadania de Gnero. Revista Brasileira de Cincias Criminais, Ano 10, n. 40, 2002, p. 283.

criminal, que solicita aos agentes do Estado. Diante dessa realidade, o conceito de gnero, entendido como construo social do masculino e do feminino e como categoria de anlise das relaes entre homens e mulheres, passa a ser utilizado para se compreender as complexidades da queixa. O uso da categoria gnero introduz nos estudos sobre violncia contra as mulheres uma nova terminologia para se discutir tal fenmeno social, qual seja, a expresso violncia de gnero. Mas a noo de patriarcado no completamente abandonada, o que gera uma impreciso conceitual. Finalmente, neste perodo, novos estudos sobre violncia contra as mulheres passam a enfatizar o exerccio da cidadania das mulheres e as possibilidades de acesso Justia. Mas ainda no superam as dificuldades tericas relativas conceituao de violncia contra as mulheres e violncia de gnero, bem como as dificuldades prticas na busca de solues para esse problema.

Dominao, patriarcado e violncia contra as mulheres

A primeira corrente terica que identificamos como uma das principais referncias orientando as anlises sobre violncia contra as mulheres nos anos 80 corresponde ao famoso artigo de Marilena Chau, intitulado Participando do Debate sobre Mulher e Violncia.
6

Nesse

trabalho, Chau concebe violncia contra as mulheres como resultado de uma ideologia de dominao masculina que produzida e reproduzida tanto por homens como por mulheres. A autora define violncia como uma ao que transforma diferenas em desigualdades hierrquicas com o fim de dominar, explorar e oprimir. A ao violenta trata o ser dominado como objeto e no como sujeito, o qual silenciado e se torna dependente e passivo. Nesse sentido, o ser dominado perde sua autonomia, ou seja, sua liberdade, entendida como capacidade de autodeterminao para pensar, querer, sentir e agir.
7

Seguindo essa concepo, violncia contra as mulheres resulta, segundo Chau, de uma ideologia que define a condio feminina como inferior condio masculina. As diferenas entre o feminino e o masculino so transformadas em desigualdades hierrquicas atravs de discursos masculinos sobre a mulher, os quais incidem especificamente sobre o corpo da mulher. Explica a autora que, [a]o consider-los discursos masculinos, o que queremos simplesmente notar que se trata de um discurso que no s fala de fora sobre as mulheres, mas sobretudo que se trata de uma fala cuja condio de possibilidade o silncio das mulheres. Tais discursos masculinos no se contrapem a discursos femininos, j que so produzidos e proferidos tanto por homens quanto por mulheres. O discurso masculino sobre o
8

Chau, Marilena. Participando do Debate sobre Mulher e Violncia. In: Franchetto, Bruna, Cavalcanti, Maria Laura V. C. e Heilborn, Maria Luiza (org.). Perspectivas Antropolgicas da Mulher 4, So Paulo, Zahar Editores, 1985. 7 Op. cit., p. 36. 8 Op. cit., p. 43.

corpo feminino define a feminilidade a partir da capacidade da mulher reproduzir. Naturaliza, assim, a condio feminina que se expressa na maternidade, base para a diferenciao social entre os papis femininos e masculinos, papis esses que se convertem em desigualdades hierrquicas entre homens e mulheres. Como expressa Chau, [d]efinida como esposa, me e filha (ao contrrio dos homens para os quais ser marido, pai e filho algo que acontece apenas), [as mulheres] so definidas como seres para os outros e no como seres com os outros.
9

Assim, ao contrrio do sujeito masculino, o sujeito feminino um ser dependente, destitudo de liberdade para pensar, querer, sentir e agir autonomamente. Isso no significa que as mulheres no possam cometer violncia. A hiptese com a qual trabalha Chau a de que as mulheres, tendo sido convertidas heteronomamente em sujeitos, faro de sua subjetividade um instrumento de violncia sobre outras mulheres.
10

Argumenta a

autora que as mulheres so cmplices da violncia que recebem e que praticam, mas sua cumplicidade no se baseia em uma escolha ou vontade, j que a subjetividade feminina destituda de autonomia. As mulheres so cmplices da violncia e contribuem para a reproduo de sua dependncia porque so instrumentos da dominao masculina.
11

A perspectiva feminista e marxista do patriarcado, introduzida no Brasil pela sociloga Heleieth Saffioti, a segunda corrente terica que orienta os trabalhos sobre violncia contra as mulheres.
12

Diferentemente da abordagem da dominao adotada por Chau, essa perspectiva

vincula a dominao masculina aos sistemas capitalista e racista. Nas palavras de Saffioti, o patriarcado no se resume a um sistema de dominao, modelado pela ideologia machista. Mais do que isto, ele tambm um sistema de explorao. Enquanto a dominao pode, para efeitos de anlise, ser situada essencialmente nos campos poltico e ideolgico, a explorao diz respeito diretamente ao terreno econmico.
13

Conforme salienta a autora, o principal


14

beneficiado do patriarcado-capitalismo-racismo o homem rico, branco e adulto.

A ideologia

machista, na qual se sustenta esse sistema, socializa o homem para dominar a mulher e esta para se submeter ao poder do macho. A violncia contra as mulheres resulta da socializao machista. Dada sua formao de macho, o homem julga-se no direito de espancar sua mulher. Esta, educada que foi para submeter-se aos desejos masculinos, toma este destino como natural.
15

Ao contrrio de Chau, Saffioti rejeita a idia de que as mulheres sejam cmplices da

violncia. Por outro lado, embora concebendo-as como vtimas, a autora as define como sujeito dentro de uma relao desigual de poder com os homens. Para Saffioti, as mulheres se
9

Op. cit., p. 47. Id. ibid. 11 Op. cit., p. 47-48. 12 Entre os primeiros trabalhos da autora que ilustram tal abordagem, ver Saffioti, Heleieth I. B. A Mulher na Sociedade de Classes: Mito e Realidade. Petrpolis, Editora Vozes, 1976. Ver tambm Saffioti, Heleieth I. B. O Poder do Macho. So Paulo, Moderna, 1987. 13 Saffioti, Heleieth I. B. O Poder do Macho, op. cit., p. 50. 14 Ver Saffioti, op. cit., p. 67.
10

submetem violncia no porque consintam: elas so foradas a ceder porque no tm poder suficiente para consentir.
16

As pesquisas sobre violncia contra as mulheres na dcada de 80 utilizam o conceito de violncia de Chau, mas no incorporam sua reflexo sobre a cumplicidade das mulheres na produo e reproduo da violncia. Na trilha de Saffioti, concebem violncia contra as mulheres como expresso do patriarcado e acabam assumindo, com ou sem ressalvas, uma posio vitimista em relao mulher. Verificamos que, embora esses trabalhos desenvolvam conceitos sobre violncia contra as mulheres, pecam por uma impreciso terminolgica, no fazendo ntida distino entre os termos violncia contra as mulheres, violncia domstica e violncia familiar, os quais acabam sendo utilizados como sinnimos. Em trabalho pioneiro sobre denncias de violncia domstica registradas em distritos policiais na cidade de So Paulo em 1981, Maria Amlia Azevedo parte da concepo de violncia de Marilena Chau para analisar o perfil scio-econmico das vtimas e dos agressores, bem como o contexto social das ocorrncias.
17

Na mesma linha de Chau, Azevedo concebe


18

violncia como expresso de [r]elaes sociais hierrquicas de dominncia e subalternidade.

Vale-se, porm, da perspectiva feminista e marxista sobre o patriarcado, defendida por Saffioti, para desenvolver seu conceito de violncia contra a mulher enquanto violncia fsica, praticada contra ela por marido ou companheiro e, nessa medida, violncia familiar.
19

Conforme a autora,

tal violncia decorre de dois conjuntos de fatores. O primeiro refere-se ao que Azevedo denomina de fatores condicionantes, os quais so associados s contradies da sociedade patriarcal capitalista. Tais fatores compreendem, por exemplo, a estrutura scio-econmica, a discriminao contra a mulher, a ideologia machista e a educao diferenciada. O segundo diz respeito a fatores precipitantes da violncia, os quais, segundo a autora, so gerados por situaes do cotidiano familiar, como, por exemplo, o uso de lcool e drogas.
20

Outra pesquisa importante no mesmo perodo, realizada pela Fundao SEADE, examina denncias de violncia registradas na primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de So Paulo durante seus quatro primeiros meses de funcionamento, entre agosto e dezembro de 1985.
21

Essa pesquisa utiliza o conceito de violncia contra a mulher de Azevedo, fazendo,

porm, uma ressalva com relao condio de vtima da mulher. Embora considerando a

15 16

Saffioti, op. cit., p. 79. Ver Saffioti, Heleieth I. B. Gnero, Patriarcado, Violncia. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 2004, p. 79-80. 17 Azevedo, Maria Amlia. Mulheres Espancadas: A Violncia Denunciada. So Paulo, Cortez Editora, 1985. 18 Op. cit., p. 73. 19 Op. cit., p. 74. 20 Id. ibid. 21 Ver Fundao SEADE e Conselho Estadual da Condio Feminina. Um Retrato da Violncia contra a Mulher (2038 Boletins de Ocorrncia). So Paulo, SEADE/Conselho Estadual da Condio Feminina, 1987.

mulher como essencialmente vtima de violncia domstica, as autoras alertam que esta abordagem deve ser vista com cautela, porque alguns dados indicam a mulher como agressora. Entretanto, vale notar que esse trabalho no aprofunda o debate sobre vitimizao.

Relativizando dominao-vitimizao

A terceira corrente terica dos estudos sobre violncia contra as mulheres relativiza a perspectiva dominao-vitimizao. O principal trabalho que exemplifica essa corrente de Maria Filomena Gregori, publicado no incio dos anos 90 sob o ttulo Cenas e Queixas.
22

Com

base em sua experincia como observadora e participante do SOS-Mulher de So Paulo entre fevereiro de 1982 e julho de 1983, a autora analisa as contradies entre as prticas e os discursos feministas na rea de violncia conjugal e as prticas das mulheres que sofrem violncia.
23

Segundo Gregori, o discurso feminista do SOS-Mulher concebe a mulher como

vtima da dominao masculina que promove a violncia conjugal. A libertao da mulher depende de sua conscientizao enquanto sujeito autnomo e independente do homem, o que ser alcanado atravs das prticas de conscientizao feminista. Gregori observa que, em oposio a essa perspectiva, as mulheres atendidas pelo SOS-Mulher no buscam

necessariamente a separao de seus parceiros. A partir de entrevistas com as mesmas, a autora argumenta que elas no so simplesmente dominadas pelos homens ou meras vtimas da violncia conjugal. Baseando-se nessa observao, Gregori rejeita a abordagem sobre violncia contra as mulheres adotada nas pesquisas que tm por objeto denncias feitas pelas mulheres em situao de violncia. Critica, por exemplo, a abordagem de Maria Amlia Azevedo, considerando-a problemtica por pressupor papis de gnero de maneira dualista e fixa.
24

Na

perspectiva de Azevedo, os homens so pr-concebidos como algozes e as mulheres como vtimas. Embora a dualidade vtima-algoz facilite a denncia da violncia, Gregori aponta para os limites da viso jurdica dessa dualidade. Existe alguma coisa que recorta a questo da violncia contra as mulheres que no est sendo considerada quando ela lida apenas como
22

Gregori, Maria Filomena. Cenas e Queixas: Um Estudo sobre Mulheres, Relaes Violentas e a Prtica Feminista. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993. 23 O SOS-Mulher de So Paulo foi fundado em 1980 e teve durao de trs anos. Na mesma poca, outros SOS-Mulher tambm foram criados em outras cidades do Brasil, poucos funcionando at o presente, como o de Campinas. Para maiores detalhes sobre os SOS-Mulher no Brasil, ver, alm de Gregori, Pontes, Helosa. Do Palco aos Bastidores: O SOS-Mulher e as Prticas Feministas Contemporneas. Tese de Mestrado, Departamento de Antropologia, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, 1986; Grossi, Miriam. Discours sur les Femmes Battues: Reprsentations de la Violence sur les Femmes au Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado, Universidade de Paris V. Paris, 1998; Taube, Maria Jos. Quebrando Silncios, Construindo Mudanas: O SOS/Ao Mulher. In: Corra, Mariza (org.). Gnero & Cidadania. So Paulo: PAGU/Ncleo de Estudos de Gnero, UNICAMP, 2002, p 167-201. 24 Gregori rejeita tambm outros escritos feministas sobre violncia domstica que generalizam os relacionamentos de violncia.

ao criminosa e que exige punio (a leitura reafirma a dualidade agressor versus vtima).

25

Segundo Gregori, preciso considerar que os relacionamentos conjugais so de parceria e que a violncia pode ser tambm uma forma de comunicao, ainda que perversa, entre parceiros.
26

Gregori rejeita, tambm, a abordagem de Marilena Chau sobre violncia como expresso de dominao e a dicotomia analtica autonomia-heteronomia. Nesse sentido, Gregori no pensa a violncia como relao de poder. A autora entende que a perspectiva da dominao no oferece uma alternativa para a vitimizao da mulher. Procura, ento, analisar o fenmeno da violncia conjugal como uma forma de comunicao em que homens e mulheres conferem significado s suas prticas. A violncia conjugal trata-se mais de um jogo relacional do que de uma luta de poder. Ao contrrio de Chau, Gregori considera que a mulher tem autonomia e participa ativamente na relao violenta. A mulher no , portanto, vtima da dominao masculina. No entanto, a exemplo de Chau, concebe a mulher como cmplice da reproduo dos papis de gnero que alimentam a violncia. S que tal cumplicidade no explicada por Gregori como mero instrumento de dominao. Para a autora, a mulher protagonista nas cenas de violncia conjugal e se representa como vtima e no-sujeito quando denuncia, atravs de queixas, tais cenas. Nestas queixas, a mulher refora a reproduo dos papis de gnero. Ela coopera na sua produo como no-sujeito e se coloca em uma posio de vtima, porque assim obtm proteo e prazer. Mas Gregori reconhece que o medo da violncia tambm alimenta a cumplicidade da mulher. Salienta que o corpo da mulher que sofre maiores danos, nela que o medo se instala. E, paradoxalmente, ela que vai se aprisionando ao criar sua prpria vitimizao.
27

Gregori no pretende, assim, culpar a mulher de sua participao na


28

produo de sua vitimizao. O que lhe interessa entender os contextos nos quais a violncia ocorre e o significado que assume.

Ao relativizar o binmio dominao-vitimizao, Gregori inaugura um dos debates mais importantes que acompanha os estudos feministas sobre violncia contra as mulheres no Brasil desde o incio dos anos 90. No primeiro momento, o movimento de mulheres reage contra essa relativizao, mas algumas organizaes feministas que prestam atendimento a mulheres nas reas de violncia e sade, como, por exemplo, a Casa Eliane de Grammont e o Coletivo Feminista Sexualidade e Sade em So Paulo, passam a discutir a cumplicidade da mulher na relao de violncia conjugal e comeam a usar a expresso mulheres em situao de violncia ao invs de mulheres vtimas de violncia. Os trabalhos acadmicos tambm
29

aprofundam

discusso

desse

problema,

posicionando-se ora a favor ora contra a argumentao de Gregori. Em relatrio sobre violncia

25 26

Gregori, op. cit., p. 183. Op. cit., p. 134. 27 Op. cit., p. 184. 28 Id. ibid. 29 Ver Santos, op. cit.

contra as mulheres, preparado para o governo brasileiro levar IV Conferncia Mundial da Mulher organizada pelas Naes Unidas em Beijing em 1995, a antroploga Miriam Grossi utiliza a perspectiva de Gregori sobre cumplicidade.
30

Esse relatrio provoca crticas por parte de


31

algumas feministas do movimento de mulheres e da academia.

A nosso ver, Gregori traz uma importante contribuio aos estudos sobre violncia contra as mulheres. necessrio relativizar o modelo de dominao masculina e vitimizao feminina para que se investigue o contexto no qual ocorre a violncia. As pesquisas sobre o tema vm demonstrando que a mulher no mera vtima, no sentido de que, ao denunciar a violncia conjugal, ela tanto resiste quanto perpetua os papis sociais que muitas vezes a colocam em posio de vtima. O discurso vitimista no s limita a anlise da dinmica desse tipo de violncia como tambm no oferece uma alternativa para a mulher. Concordamos que a mulher tambm possa ser cmplice de sua prpria vitimizao, mas fazemos algumas ressalvas anlise de Gregori. A primeira ressalva se refere sua perspectiva terica. Na mesma linha de Heleieth Saffioti, entendemos que no se pode compreender o fenmeno da violncia como algo que acontece fora de uma relao de poder. Por afastar de sua anlise qualquer referncia ao poder, Gregori assume uma igualdade social entre os parceiros.
32

A segunda ressalva diz respeito forma como Gregori analisa seus dados. Apesar de pretender entender os contextos nos quais a violncia ocorre e o significado que assume, Gregori no examina de fato esses contextos. Na primeira parte de seu livro, Cenas e Queixas, a autora avalia a prtica da organizao no-governamental feminista SOS-Mulher. Na segunda parte, vale-se de entrevistas realizadas com as mulheres atendidas pelo SOS-Mulher para analisar as cenas e as queixas de violncia conjugal que afeta essas mulheres. Mas essa anlise no situa as cenas em seu contexto social mais amplo e no discute as queixas no contexto institucional do atendimento que prestado pelas feministas. A autora desconsidera a influncia que esses dois contextos possam exercer na produo das queixas. Alm disso, Gregori generaliza o significado das queixas. O sentido das queixas varia dependendo do contexto em que so produzidas e da histria de vida das mulheres. A queixa pode ser interpretada no apenas como uma produo da vitimizao. As pesquisas realizadas

30

Para uma verso aproximada desse relatrio, ver Grossi, Miriam. Novas/Velhas Violncias contra a Mulher no Brasil. Estudos Feministas, vol. 2 (Nmero Especial), 1994, p. 473-483. A autora aborda mais extensamente o debate sobre vitimizao versus cumplicidade em Grossi, Miriam Pillar. Vtimas ou Cmplices? Dos Diferentes Caminhos da Produo Acadmica sobre Violncia contra a Mulher no Brasil. Paper apresentado ao XV Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, MG, 1991. 31 Ver Conselho Estadual da Condio Feminina de So Paulo. Documentos Frum 2: Seminrio Nacional Violncia contra a Mulher (Sntese). So Paulo, Governo do Estado de So Paulo, 1994. 32 Ver Saffioti, Heleieth I. B. Violncia de Gnero no Brasil Atual, Estudos Feministas, vol. 2 (Nmero Especial), 1994, p. 443-461; Saffioti, Heleieth I. B. Contribuies Feministas para o Estudo da Violncia de Gnero, texto no publicado (mimeo), sem data.

a partir do registro de violncia conjugal nas delegacias da mulher e no Judicirio mostram que a produo da queixa adquire diferentes significados para as queixosas. O trabalho de Elaine Reis Brando, por exemplo, vai alm da dicotomia vitimizaocumplicidade ao analisar precisamente os contextos das queixas que so registradas numa delegacia da mulher do Rio de Janeiro no ano de 1995.
33

A autora busca compreender o uso

reiterado da suspenso da queixa tanto a partir do contexto sociocultural em que vivem as queixosas quanto do ponto de vista do atendimento policial. Para as mulheres, a suspenso da queixa um instrumento de negociao com o parceiro, com vistas manuteno, transformao ou dissoluo da relao conjugal. Na tica institucional, a suspenso da queixa refora uma viso policial de que violncia contra as mulheres no crime. Embora a queixa possa concretizar a dualidade vtima-algoz, na anlise de Brando o pedido de suspenso mostra que a mulher confere um significado distinto da vitimizao atravs da manipulao da queixa. Com base em entrevistas e em sua observao da relao vtima-policial, a autora conclui que a instituio policial participa indiretamente da negociao dos acordos conjugais que ocorrem no ambiente familiar.
34

Outra interpretao sobre o significado das queixas pode ser encontrada no estudo de Wnia Pasinato Izumino a respeito de processos judiciais na cidade de So Paulo em casos de leso corporal praticada por homens contra mulheres em relaes conjugais.
35

Em Justia e

Violncia contra a Mulher, a autora realiza uma leitura comparativa das histrias narradas pelas partes e refuta a idia de vitimizao feminina. Contudo, ao contrrio de Gregori, no trata da violncia como uma mera forma de comunicao. A partir de uma perspectiva de gnero como relao de poder, Izumino prope uma anlise do papel das mulheres na conduo das queixas e dos processos penais. Observa que h diferenas significativas entre os depoimentos prestados pelas mulheres nas diferentes fases de muitos processos e analisa a forma como essas diferenas influem nas decises judiciais.

33

Ver Brando, Elaine Reis. Violncia Conjugal e o Recurso Feminino Polcia. In: Bruschini, Crisitna e Hollanda, Helosa Buarque de. Horizontes Plurais: Novos Estudos de Gnero no Brasil. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, Editora 34, 1998, p. 53-84. 34 Sobre outros estudos que analisam as queixas na perspectiva de mediao e negociao, ver Muniz, Jacqueline. Os Direitos dos Outros e os Outros Direitos: Um Estudo sobre a Negociao de Conflitos nas DEAMs/RJ. In: Soares, Luiz Eduardo. Violncia e Poltica no Rio de Janeiro . Rio de Janeiro, ISER/Relume Dumar, 1996, p. 125-163; Soares, Luiz Eduardo, Soares, Barbara Musumeci e Carneiro, Leandro Piquet. Violncia contra a Mulher: As DEAMs e os Pactos Domsticos. In Soares, op. cit., p. 65-105. 35 Izumino, Wnia Pasinato. Justia e Violncia contra a Mulher: O Papel do Sistema Judicirio na Soluo dos Conflitos de Gnero. So Paulo, Annablume/FAPESP, 1998. Devemos lembrar que Izumino segue a mesma linha de investigao de dois importantes trabalhos pioneiros no Brasil, os quais tm por objeto processos penais e a representao dos papis femininos e masculinos nos discursos dos atores jurdicos: Corra, Marisa. Morte em Famlia: Representao Jurdica de Papis Sociais. So Paulo, Graal, 1983; e Ardaillon, Daniele e Debert, Guita G. Quando a Vtima Mulher: Anlise de Julgamentos de Crimes de Estupro, Espancamento e Homicdio. Braslia, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher/Ministrio da Justia, 1987.

Entre os casos que resultam em absolvio, a principal caracterstica observada a mudana do relato apresentado pela mulher no decorrer do processo. Enquanto na fase policial o relato dramtico e indicador do desejo de punio do agressor, na fase judicial a mulher demonstra que j no h mais o desejo de que o agressor seja punido. Nesta nova verso dos fatos, a mulher narra que as agresses foram superadas e que o casal est vivendo em harmonia. Com base nos dados da pesquisa (processos penais), no se deve concluir que a violncia conjugal tenha de fato sido interrompida. Mas verifica-se a mudana no interesse da mulher. Embora Izumino mencione que fatores extra-judiciais (por exemplo, atributos socioculturais associados aos papis masculinos e femininos) possam concorrer para essa mudana, os dados no lhe permitem explicar por que ela ocorre. Na anlise da autora, como as mulheres no tm poder para interromper o processo, elas desenvolvem diferentes estratgias perante a Justia, utilizando-a, nesses casos, como instncia mediadora para a renegociao do pacto conjugal. Nos casos que resultam em condenao, os depoimentos mantm-se os mesmos em todas as fases do processo e, quando h diferenas, as novas informaes servem para agravar a agresso. Nesses casos, as mulheres utilizam a Justia para buscar a criminalizao do agressor. A autora observa que, mesmo havendo condenao, os papis sociais femininos e masculinos so manipulados pelas mulheres e apropriados pelos operadores do direito de forma a preservar a imagem tradicional da instituio familiar e do casamento. Nas duas situaes, a anlise mostra que as mulheres tm um papel ativo na conduo dos processos: ao invs de se colocarem no papel de vtima, as mulheres exercem poder para construir variadas verses dos fatos e para de alguma forma alterar sua situao.

Gnero, violncia e cidadania

No final dos anos 80, ocorre uma mudana terica significativa nos estudos feministas no Brasil. Sob a influncia dos debates norte-americanos e franceses sobre a construo social do sexo e do gnero, as acadmicas feministas no Brasil comeam a substituir a categoria mulher pela categoria gnero. Apesar das diferentes reas temticas e correntes tericas, h um consenso de que a categoria gnero abre caminho para um novo paradigma no estudo das questes relativas s mulheres. Enquanto o paradigma do patriarcado pressupe papis sociais rgidos, condicionados culturalmente pelas diferenas biolgicas entre o homem e a mulher, a nova perspectiva de gnero enfatiza a diferena entre o social e o biolgico.
36

Gnero definido

36

Ver Paoli, Maria Clia. As Cincias Sociais, os Movimentos Sociais e a Questo de Gnero. Novos Estudos CEBRAP, n. 31, outubro de 1991, p. 107-120; Souza-Lobo, Elizabeth. Os Usos de Gnero. In: A Classe Operria Tem Dois Sexos: Trabalho, Resistncia e Resignao. So Paulo, Brasiliense, 1991; Costa, Albertina de Oliveira e Bruschini, Cristina (org.). Uma Questo de Gnero. So Paulo, Rosa dos Tempos/Fundao Carlos Chagas, 1992; Heilborn, Maria Luiza e Sorj, Bila. Estudos de Gnero no Brasil. In: Miceli, Srgio (org.). O Que Ler na Cincia Social Brasileira (1970-1995). So Paulo, Editora

10

como uma relao socialmente construda entre homens e mulheres, servindo como categoria de anlise para se investigar a construo social do feminino e do masculino.
37

A principal referncia para os estudos sobre gnero no Brasil advm do trabalho da historiadora e feminista americana Joan Scott, especialmente seu artigo publicado em 1988, intitulado Gender: A useful category of historical analysis, onde a autora formula sua definio de gnero.
38

Minha definio de gnero tem duas partes e vrios itens. Eles esto inter-

relacionados, mas devem ser analiticamente distintos. O corao da definio reside numa ligao integral entre duas proposies: gnero um elemento constitutivo das relaes sociais, baseado em diferenas percebidas entre os sexos (...) Entretanto, minha teorizao de gnero est na segunda parte: gnero como uma forma primria de significao das relaes de poder. Talvez fosse melhor dizer que gnero um campo primrio no qual ou atravs do qual o poder articulado.
39

Influenciados pela nova perspectiva de gnero, os estudos sobre violncia contra as mulheres no Brasil passam a usar a expresso violncia de gnero. As primeiras autoras brasileiras que utilizam esse termo so Heleieth Saffioti e Sueli Souza de Almeida, em livro publicado em 1995, intitulado Violncia de Gnero: Poder e Impotncia.
40

Em publicao mais

recente sobre gnero, patriarcado e violncia, Saffioti define violncia de gnero como uma categoria de violncia mais geral, que pode abranger a violncia domstica e a violncia intrafamiliar.
41

Segundo a autora, a violncia de gnero ocorre normalmente no sentido homem

contra mulher, mas pode ser perpetrada, tambm, por um homem contra outro homem ou por uma mulher contra outra mulher. A violncia familiar envolve membros de uma mesma famlia extensa ou nuclear, levando-se em conta a consanginidade e a afinidade. (...) Compreendida na violncia de gnero, a violncia familiar pode ocorrer no interior do domiclio ou fora dele,

Sumar/ANPOCS; Braslia, DF, CAPES, 1999, p. 183-222; Gregori, Maria Filomena. Estudos de Gnero no Brasil (Comentrio Crtico). In: Miceli, Srgio (org.), op. cit., p. 223-235. 37 Cf. Heilborn, Maria Luiza. Gnero e Hierarquia: A Costela de Ado Revisitada. Estudos Feministas, vol. 1, n. 1, 1993, p. 50-82; Saffioti, Heleieth I. B. Rearticulando Gnero e Classe Social. In: Costa, Albertina de Oliveira e Bruschini, Cristina (org.). Uma Questo de Gnero. So Paulo, Rosa dos Tempos/Fundao Carlos Chagas, 1992, p. 183-215. 38 Ver Souza-Lobo, op. cit.; Saffioti, op. cit.; Saffioti, Heleieth I. B. Contribuies para os Estudos da Violncia de Gnero, paper no publicado, 1998 (mimeo). 39 No original: My definition of gender has two parts and several subsets. They are interrelated but must be analytically distinct. The core of the definition rests on an integral connection between two propositions: gender is a constitutive element of social relationships based on perceived differences betweeen the sexes (...). The theorizing of gender, however, is developed in my second proposition: gender is a primary way of signifying relationships of power. It might be better to say, gender is a primary field within which or by means of which power is articulated (...). (Scott, Joan. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. In: Gender and the Politics of History. New York, Columbia University Press, 1988, p. 42-44). Traduo de Bete Suh. 40 Ver Saffioti, Heleieth I. B. e Almeida, Suely de Souza. Violncia de Gnero: Poder e Impotncia. Rio de Janeiro, Revinter, 1995. 41 Ver Saffioti, Heleieth I. B. Gnero, Patriarcado, Violncia. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 2004, p. 69.

11

embora seja mais frequente o primeiro caso. (...) A violncia domstica apresenta pontos de sobreposio com a familiar. Atinge, porm, tambm pessoas que, no pertencendo famlia, vivem, parcial ou integralmente, no domiclio do agressor, como o caso de agregadas(os) e empregadas(os) domsticas(os).
42

Apesar de usar o conceito de gnero e desenvolver uma nova terminologia nas suas discusses sobre violncia contra as mulheres, Saffioti no incorpora esse conceito na sua definio de violncia de gnero. Isto porque a autora no abandona o paradigma do patriarcado e continua definindo violncia como expresso da dominao masculina. Nas palavras de Saffioti, aira sobre a cabea de todas as mulheres a ameaa de agresses p masculinas, funcionando isto como mecanismo de sujeio aos homens, inscrito nas relaes de gnero.
43

Vrios trabalhos sobre violncia contra as mulheres passam a utilizar a expresso violncia de gnero na mesma perspectiva de Saffioti. Para Maria Amlia Teles e Mnica de Melo, por exemplo, violncia de gnero (...) uma relao de poder de dominao do homem e de submisso da mulher. Demonstra que os papis impostos s mulheres e aos homens, consolidados ao longo da histria e reforados pelo patriarcado e sua ideologia, induzem relaes violentas entre os sexos e indica que a prtica desse tipo de violncia no fruto da natureza, mas sim do processo de socializao das pessoas (...) A violncia de gnero pode ser entendida como violncia contra a mulher (...).
44

Em trabalho recente sobre os Juizados Especiais Criminais e a violncia de gnero na cidade de So Paulo, Izumino tece crticas pertinentes ao modo como a literatura sobre o tema tem usado o termo violncia de gnero, apontando que o mesmo vem sendo utilizado como sinnimo de violncia contra as mulheres, sem haver uma mudana conceitual.
45

Em primeiro

lugar, aponta a autora que o paradigma do patriarcado deve ser abandonado, porque insuficiente para explicar as mudanas dos papis sociais e do comportamento de muitas
42 43

Saffioti, op. cit., p. 71. Saffioti, op. cit., p. 75. 44 Teles, Maria Amlia de Almeida e Melo, Mnica de. O Que Violncia contra a Mulher. So Paulo, Brasiliense, 2002, p. 18. Na mesma perspectiva, ver Silva, Marlise Vinagre. Violncia contra a Mulher: quem Mete a Colher? So Paulo, Cortez, 1992; Amaral, Clia C. G. do, Letelier, Ceclinda L., Gis, Ivoneide L. e Aquino, Slvia de. Dores Invisveis: Violncia em Delegacias da Mulher no Nordeste. Fortaleza, Edies Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relaes de Gnero (REDOR), Ncleo de Estudos e Pesquisas sobre Gnero, Idade e Famlia (NEGIF), Universidade Federal do Cear (UFC), 2001. 45 Ver Izumino, Wnia Pasinato. Justia para Todos: Os Juizados Especiais Criminais e a Violncia de Gnero. Tese de Doutorado. Departamento de Sociologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003. Vale lembrar que crtica semelhante j tem sido feita forma como o termo gnero veio substituir a expresso mulher nos estudos feministas no Brasil. Nesse sentido, ver Costa, Ana Alice e Sardenberg, Ceclia Maria B. Teoria e Prxis Feministas na Academia: Os Ncleos de Estudos sobre a Mulher nas Universidades Brasileiras. Estudos Feministas, vol. 2 (Nmero Especial), 1994, p. 387-407; Lima Costa, Cludia. Being There and Writing Here: Gender and the Politics of Translation in a Brazilian Landscape.

12

mulheres diante da violncia. Como mostram as pesquisas sobre delegacias da mulher no Estado de So Paulo, tem crescido o nmero de denncias mesmo que o nmero de delegacias no tenha aumentado. Por um lado, esse aumento sugere que as delegacias se tornaram um lugar de referncia para as mulheres em situao de violncia, por outro lado, evidencia a capacidade que estas mulheres possuem para reagir violncia sofrida. Em segundo lugar, quando se define violncia de gnero como uma relao de dominao patriarcal, o poder das partes segue sendo concebido como algo esttico. Adotando o conceito de poder de Foucault e o conceito de gnero de Scott, Izumino argumenta que pensar as relaes de gnero como uma das formas de circulao de poder na sociedade significa alterar os termos em que se baseiam as relaes entre homens e mulheres nas sociedades; implica em considerar essas relaes como dinmicas de poder e no mais como resultado da dominao de homens sobre mulheres, esttica, polarizada.
46

Nessa perspectiva, violncia de gnero no pode ser definida como uma

relao de dominao do homem sobre a mulher. A situao de violncia conjugal, por exemplo, encerra uma relao de poder muito mais complexa e dinmica do que a descrita pelo vis da dominao patriarcal. Alm de se influenciarem pelos debates tericos internacionais e nacionais sobre o uso e definio da categoria gnero, nos anos 90 os estudos sobre violncia contra as mulheres tambm refletem mudanas no cenrio jurdico-poltico nacional e internacional. O processo de redemocratizao no Brasil d ensejo promulgao de novas leis (por exemplo, a Constituio de 1988) e novas instituies (como as j citadas delegacias da mulher) que vm ampliar formalmente os direitos das mulheres. Com a ratificao, pelo Estado brasileiro, de normas internacionais reconhecendo formalmente os direitos das mulheres como direitos humanos por exemplo, as Convenes da ONU e a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher, tambm chamada Conveno Belm do Par , o paradigma internacional dos direitos humanos tambm trazido para as prticas e os estudos feministas. Nesse contexto, as pesquisas sobre violncia contra as mulheres passam a enfatizar uma preocupao com a ampliao dos direitos humanos das mulheres e o exerccio de sua cidadania no mbito das instituies pblicas, principalmente na esfera da Justia.
47

Se, por um

Paper apresentado no XX Congresso Internacional da Associao de Estudos Latino-Americanos (LASA), Guadalajara, Mxico, 1997. 46 Izumino, op. cit., p. 90. 47 Ver, por exemplo, Muniz, op. cit.; Soares, Soares e Carneiro, op. cit.; Barsted, Leila de Andrade Linhares (coord.). O Judicirio e a Violncia contra a Mulher: A Ordem Legal e a (Des)ordem Familiar. Cadernos Cepia, Ano 2, No. 2, Setembro 1995; Santos, Maria Ceclia Mac Dowell dos. Cidadania de Gnero Contraditria: Queixas, Crimes e Direitos na Delegacia da Mulher em So Paulo. In: Amaral Jr., Alberto do e Perrone-Moiss, Cludia (org.). O Cinquentenrio da Declarao Universal dos Direitos do Homem. So Paulo, Edusp, 1999, p. 315-352; DOliveira, Ana Flvia Pires Lucas. Violncia de Gnero, Necessidades de Sade e Uso de Servios em Ateno Primria. Tese de Doutorado. Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2000; CLADEM. Questo de Vida: Balano Regional e Desafios sobre o Direito das Mulheres a uma Vida sem Violncia.

13

lado, essas pesquisas contribuem para a discusso do problema da violncia num contexto mais amplo de acesso aos servios pblicos, entendendo-se tal acesso como um direito de cidadania, por outro lado, geralmente deixam de oferecer uma contribuio ao debate sobre o conceito de violncia contra as mulheres, no raro usando a expresso violncia de gnero como sinnimo daquela.

Consideraes finais

Consideramos que os estudos sobre violncia contra as mulheres no Brasil tm feito importantes contribuies empricas e tericas para a visibilidade e a compreenso desse fenmeno. Os mapeamentos das queixas, os debates sobre a posio da vtima e as investigaes sobre os sistemas policial e judicirio tm-nos revelado que a violncia contra as mulheres um srio problema na sociedade brasileira, merecendo a ateno, no apenas das Cincias Sociais, como tambm dos poderes pblicos. Com base em nossa reviso das principais referncias tericas que orientam esses estudos, tecemos breves consideraes finais no intuito de colaborar com o desenvolvimento dos debates feministas e o surgimento de novas pesquisas. Primeiro, entendemos que a noo de dominao patriarcal insuficiente para dar conta das mudanas que vm ocorrendo nos diferentes papis que as mulheres em situao de violncia tm assumindo. Defendemos uma abordagem da violncia contra as mulheres como uma relao de poder, entendendo-se o poder no de forma absoluta e esttica, exercido via de regra pelo homem sobre a mulher, como quer-nos fazer crer a abordagem da dominao patriarcal, seno de forma dinmica e relacional, exercido tanto por homens como por mulheres, ainda que de forma desigual. Segundo, torna-se necessrio definir violncia de gnero com maior rigor terico, incorporando-se todos os aspectos do conceito de gnero de Joan Scott, sobretudo sua referncia a gnero como um campo em que o poder articulado. Alm disso, devemos precisar melhor os conceitos com os quais trabalhamos, avanando nas reflexes sobre as diferenas conceituais entre expresses como violncia contra as mulheres, violncia de gnero, violncia conjugal, violncia familiar e violncia domstica. Terceiro, consideramos importante uma ampliao do objeto das pesquisas para que a perspectiva de gnero no exclua diferentes categorias sociais das anlises sobre violncia contra as mulheres no Brasil. Por exemplo, precisamos compreender melhor no apenas o papel das mulheres nas relaes de violncia, como tambm o papel exercido pelos homens, j que

Peru, CLADEM/OXFAM, 2000; Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. op. cit.; Izumino, op. cit., 1998 e 2003.

14

ambos participam na produo dos papis sociais que legitimam a violncia.

48

Nesse sentido,

importante que se estude como a construo social tanto da feminilidade quanto da masculinidade est conectada com o fenmeno da violncia. Alm disso, seja em situaes de violncia conjugal ou de outras formas de violncia contra as mulheres tais como, violncia policial contra prostitutas, violncia contra mulheres negras e violncia contra lsbicas , as prticas de violncia e as respostas dadas pelos agentes do Estado e por diferentes grupos sociais podem estar relacionadas no apenas a questes de gnero, como tambm de classe social, raa/etnia e orientao sexual, entre outras categorias socialmente construdas.
49

Por ltimo, no tocante especificamente violncia conjugal, que tem sido o principal objeto das pesquisas sobre violncia contra as mulheres no Brasil, concordamos com as crticas at ento feitas perspectiva de vitimizao que ainda aparece em alguns trabalhos. Isso no significa que concordemos com a idia de cumplicidade formulada por Gregori. Nesse aspecto, preferimos o sentido de cumplicidade proposto por Chau. Mas, se por um lado concebemos, a exemplo de Chau, que tanto os homens quanto as mulheres so agentes de reproduo dos papis sociais, por outro lado, ao contrrio desta autora, entendemos que as mulheres tm autonomia e poder para mudar tais papis e a situao de violncia na qual porventura se encontrem, conforme nos vm demonstrando novos estudos sobre violncia e acesso a servios pblicos, especialmente no mbito da Justia. Em suma, devemos relativizar a perspectiva terica da dominao-vitimizao. Essa relativizao faz-se ainda mais necessria para que possamos compreender como no apenas as mulheres, seno tambm os homens praticam e conferem significado a violncia contra as mulheres em especficos contextos socioculturais. Reconhecemos, porm, a dificuldade de se levar o debate sobre relativizao s prticas feministas dentro e fora do Estado. Tal dificuldade muito bem explicitada por Barbara Soares em suas reflexes sobre o trabalho que realizou na rea de violncia frente da Subsecretaria de Pesquisa e Cidadania da Secretaria de Estado de Segurana Pblica do Rio de Janeiro, entre 1998 e 2000. Soares argumenta que a idia de vitimizao, elaborada pelas feministas nos anos 70 e 80, tornou-se uma faca de dois gumes. Por um lado, contribuiu para dar maior visibilidade ao fenmeno da violncia contra as mulheres, por outro lado, colocou a mulher numa camisade-fora, relegando-a a uma posio de passividade em relao ao controle dos homens. Preferindo a expresso mulheres em situao de violncia, Soares admite que, embora as mulheres no sejam vtimas, a vitimizao ainda se trata de um instrumento necessrio para a sensibilizao dos agentes do Estado, os quais tendem a culpabilizar as mulheres em situao

48

No Brasil, recente a interveno e a pesquisa enfocando especificamente os homens no campo da violncia contra as mulheres. Ver, por exemplo, o estudo pioneiro realizado em 2003 pelo Instituto PROMUNDO e pelo Instituto NOOS, intitulado Homens, Violncia de Gnero e Sade Sexual Reprodutiva: Um Estudo sobre Homens no Rio de Janeiro/Brasil (www.promundo.org.br/materia/view/118). 49 Ver, nesse sentido, Santos, op. cit., 1999 e 2004.

15

de violncia e no vem violncia contra as mulheres como um crime.

50

Diante desta dificuldade,

entendemos ser necessrio prosseguir no debate sobre a vitimizao, bem como desenvolver mais pesquisas sobre a culpabilizao das mulheres e a formao profissional dos agentes do Estado que atendem mulheres em situao de violncia, tudo com vistas a diferentes alternativas tericas e prticas.

50

Ver Soares, Barbara Musumeci. A Antropologia no Executivo: Limites e Perspectivas. In: Corra, Mariza (org.). Gnero & Cidadania. So Paulo, PAGU/Ncleo de Estudos de Gnero, UNICAMP, 2002, p. 31-45.

16

S-ar putea să vă placă și