Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE MINAS

MTODOS ELECTROMAGNETOMETRICO
INTERPRETAO ELECTROMAGNETOMETRICA AQUISIO DE DADOS PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE DADOS
Wilson Deodato Fernandes Vieira de Olim - N76901 Orientador: MsC. Nlandu Kinkela

21 11- 11

NDICE INTRODUO PG. 2 PG. 3

INTERPRETAO ELECTROMAGNTICA AQUISIO DE DADOS

.. PG. 5 .. PG. 6

PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE DADOS

CONCLUSO . PG. 7 BIBLIOGRAFIA PG.8

INTRODUO Nos mtodos electromagnticos (EM), a investigao da subsuperficie no exige contacto galvnico com o terreno pois tem como base o fenmeno de induo. Uma corrente, sempre de baixa frequncia (menor do que poucas dezenas de milhares de HZ), que pode circular uma bobina, nico o processo de excitao da subsuperficie atravs do fenmeno da induo; condutores elctricos, por ventura presentes no subsolo, provocam distores no campo electromagntico detectveis por meio de uma outra bobina, que fornecem informaes sobre condutores que as provocaram. O mtodo electromagntico frequentemente usado na engenharia civil e nos estudos de gua subterrnea e a ferramenta dominante na explorao mineral. As principais caractersticas destes mtodos so: 1. Usam diferentes freqncias como meio de testar a Terra (ou outros planetas). 2. Funcionam no domnio da freqncia, usando o espectro natural de freqncias ou, com uma fonte controlada, com varias freqncias fixas (FDEM -frequency domain electromagnetic). 3. A teoria de Fourier envolvida: um sinal transiente (como a funo step por exemplo) contendo muitas freqncias empregado (TDEM - time domain electromagnetic). Este ltima tem se tornado muito popular. 4. Faixas de frequncia: (1) baixas; predominam as correntes de conduo sobre as de deslocamento (equao de difuso), (2) altas; predominam as correntes de deslocamento sobre as de conduo (GPR: fenmeno de propagao de ondas facilmente entendido em termos da ptica geomtrica. 5. Fontes: controladas (transmissor como parte da instrumentao) e no controladas (natureza ou Department of Defense. 6. No requer contacto directo a Terra. 7. Maior velocidade nas operaes de campo (comparado com os mtodos elctricos). 8. Podem ser usados em avies, barcos, poos... Eles podem ser aplicados: 1. Explorao mineral 2. Avaliao de recursos minerais 3. Pesquisa de gua subterrnea 4. Mapeamento de plumas contaminantes 5. Pesquisa geotermal 6. Mapeamento de reas contaminadas 7. Landfill surveys 8. Deteco de cavidades naturais e artificiais 9. Locao de falhas geolgicas 10. Mapeamento geolgico.
2

INTERPRETAO ELECTROMAGNETOMETRICA Desde o advento das ideias inovadoras de Isaac Newton, estabeleceu-se uma interpretao causal do universo segundo a qual todo efeito observado obedeceria a foras exercidas por objectos situados a certa distncia. Nesse contexto histrico nasceu a teoria electromagntica, segundo a qual as atraces e repulses elctricas e magnticas resultavam da aco de corpos distantes. Era preciso, pois, encontrar a verdadeira causa final dessas foras, buscando-se uma analogia com a massa gravitacional de Newton e, simultaneamente, explicar de forma rigorosa os mecanismos de interaco electromagntica entre os corpos. Coube a Ampere, a partir de seus trabalhos sobre correntes elctricas, expor a teoria da existncia de partculas elctricas elementares que, ao se deslocar no interior das substncias, causariam tambm os efeitos magnticos. No entanto, em suas experincias, ele no conseguiu encontrar essas partculas. Por outro lado, Faraday introduziu a noo de campo, que teve logo grande aceitao e constituiu um marco no desenvolvimento da fsica moderna. Concebeu o espao como cheio de linhas de fora -- correntes invisveis de energia que governavam o movimento dos corpos e eram criadas pela prpria presena dos objectos. Assim, uma carga elctrica mvel produz perturbaes electromagnticas a seu redor, de modo que qualquer outra carga prxima detecta sua presena por meio das linhas do campo. Esse conceito foi desenvolvido matematicamente pelo britnico James Clerk Maxwell, e a fora de seus argumentos acabou com a da ideia de foras que agiam sob controlo remoto, vigente em sua poca. Os mltiplos trabalhos tericos sobre o electromagnetismo culminaram em 1897, quando Sir Joseph John Thomson descobriu o eltron, cuja existncia foi deduzida do desvio dos raios catdicos na presena de um campo elctrico. A natureza do electromagnetismo foi confirmada ao se determinar a origem das foras magnticas no movimento orbital dos eltrons ao redor dos ncleos dos tomos. Os mtodos electromagnticos fazem uso da resposta do solo propagao de ondas electromagnticas. Os campos electromagnticos primrios podem ser gerados pela passagem de uma corrente alterna numa bobine. A resposta do solo a esse estmulo a gerao de correntes induzidas, que so alternas, que por sua vez geram campos magnticos, que induzem correntes na bobine de recepo. O campo e.m. primrio viaja da bobine de emisso de recepo por dois percursos: pelo solo e acima do solo. Quando o solo homogneo no existem diferenas entre os campos que se propagam acima e abaixo (para alm de uma pequena reduo em amplitude do segundo em relao ao primeiro). Contudo, na presena de um condutor, a componente magntica do campo e.m. induz a formao de correntes alternas no condutor. As correntes elctricas geram o seu prprio campo e.m. secundrio que viaja at ao receptor. O receptor responde assim resultante dos campos e.m. primrio e secundrio, de maneira que a resposta difere tanto em fase como em amplitude da resposta devida somente ao campo
3

primrio. Estas diferenas entre os campos transmitido e recebido revelam presena de um condutor e fornecem informao sobre as suas propriedades elctricas. A induo de correntes resulta do efeito da componente magntica do campo e.m.. Consequentemente, no h necessidade de contacto fsico, quer do emissor quer do receptor, com o solo. Deste modo, os levantamentos e.m. efectuam-se muito mais rapidamente que os levantamentos com corrente contnua (e podem ser feitos por avio).

Figura 1 Principio geral de uma medio electromagntica

AQUISIO DE DADOS Todo tipo de levantamento geofsico de uma determinada rea em estudo, carece de muita ateno para permitir uma boa interpretao de dados. A qualidade de dados depende muito da forma em que so adquirido no campo. Geralmente os levantamentos procedem se por perfis, Em cada ponto de levantamento (estao ), as medidas so efectuadas com duas frequncias diferentes (baixas e altas frequncias). Os levantamentos comeam com a instalao do lao condutor (transmitter lopp ), no qual transmitida a corrente elctrica para o subsolo. A profundidade de : freqncia da corrente induzida tamanho do lao transmissor indutora

A relao entre a profundidade de investigao e a frequncia da corrente complexa. Dum lado, a potncia das correntes induzidas aumenta.

Com a frequncia de outro lado, se a rocha encaixante for pouco resistiva, o campo primrio penetra melhor quando a sua frequncia for mais baixa. Nas formaes muito resistivas, o sinal da resistividade aparece curto e com muito rudo, para minimizar o rudo aumenta se a frequncia da corrente elctrica e as acumulaes. Nas formas condutivas o sinal aparece longo e com pouco rudo. Por exemplo no caso de Catoca. Utilizaram laos de 25m x 25m na mina De 100m x 100 m no caminho de acesso De 50 m para o resto de reas.

Em cada ponto so feitos em media 4 medies gravadas cada uma delas num ficheiro prprio. Os dados so gravados no disco rgido do computador de campo. Tambm preciso determinar as coordenadas em cada de medio. Quanto maior for o lao, maior a profundidade de investigar e maior a possibilidade de identificar as pequenas camadas geolgicas.

PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE DADOS O processamento corrente dos dados realizado logo a seguir o levantamento para avaliao da qualidade dos levantamentos. Os dados de campo so transportados para um computador onde so tratados. Para o tratamento destes foram utilizados programas (software) Sufer8. No ecr do computador(laboratrio), so visualizados em formas digitais os parmetros que se registaram no processo de levantamentos. O processo de tratamento inclui: Um certo numero de correes que devem ser aplicadas as medidas antes do estabelecimento da carta de variao de resistividades. Correces para eliminar as variaes provocadas pelas causas no geolgicas Filtragem para eliminar efeitos geolgicos indesejveis ( rudo) produzidos por heterogeneidades das rochas, a interferncia entre fontes rasas e profundas, permitindo um melhor reconhecimento das anomalias. Para evitar erros na interpretao de dados, elimina-se a parte da curva com muito rudo apresentado no final desta.

O conjunto dos dados processado para se obter imagens de anomalias, que se apresentam a delimitar provncias geolgicas distintas, intruses, falhas e alinhamentos e podem fornecer indicaes da profundidade das fontes causadoras da anomalia. Estas fontes geradoras da anomalia magntica muitas vezes podem ser associadas a fontes superficiais ou ao topo do embasamento cristalino. O objectivo fundamental da filtragem de dados de separar o sinal produzido pelas fontes indesejveis.

CONCLUSO O mtodo eletromagntico como o nome sugere , baseia se na propagao de campos eletromagnticos de baixa freqncias que variam ao longo do tempo, de dentro para fora e de fora para dentro da terra. Este mtodo mais comumente usado na prospeco mineira. Os mtodos electromagnticos constituem o grupo de maior diversidade tanto em metodologias como em instrumento, provando ser ferramentas eficazes no momento de abordar uma grande variedade de problemas: estudo de guas subterrneas, mapeamento de deteco de intruso marinha, descargas poluentes, localizao das cavidades, etc. Versatilidade e grande rapidez na colecta de dados (aspecto que possibilita reconhecer grandes rea em curto espao de tempo) so as duas principais vantagens dos mtodos electromagnticos em geral. Para alm de no necessitar de um contacto fsico com o terreno ( no precisa de elctrodos), permite inclusive o levantamento a partir de barcos ou avies.

BIBLIOGRAFIA
http://www.cprm.gov.br/publique/media/mestra_pauloabreu.pdf http://w3.ualg.pt/~jluis/files/folhas_cap4.pdf http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/eletromagnetismo

Manual do departamento de Geofsica da Faculdade de cincias da UAN: Prospeco Electromagntica Manual do departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da UAN: Apresentao de Prospeco Geofsica

S-ar putea să vă placă și