Sunteți pe pagina 1din 4

IEFP Seixal

Objectivos:
Identidade; liberdade; igualdade; participao; cidadania; Estado; democracia Conceito de liberdade pessoal em democracia Exerccio da liberdade e da responsabilidade de cada cidado Direitos/Liberdades e Deveres/Responsabilidades do cidado no Portugal contemporneo

Resultado Competncias Adquiridas

Proposta de Trabalho
1-Tendo em conta os artigos da Constituio da Repblica Portuguesa fornecidos, analise as seguintes questes: A. Quais os objectivos da constituio Portuguesa de 1976? - Assembleia da repblica constituinte a firma deciso do povo Portugus de defender independncia nacional, de garantir dos direitos fundamentais dos cidados de estabelecer os princpios basilares da democracia de assegurar o primado do estado de direito democrtico e abrir caminho para uma sociedade socialista no respeito da vontade do povo Portugus, tendo em vista a constituio do pais, mais livre mais justo e mais fraterno. B. O que so princpios fundamentais e quais os artigos onde os encontra? Os princpios fundamentais encontram-se no artigo 9 da repblica Portuguesa, que so os seguintes; a)- garantir a independncia nacional e criar as condies polticas, econmicas, sociais e culturais que a provam. b)- garantir os direitos e liberdade fundamentais e o respeito pelos princpios do estado direito democrtico. c)- defender a democracia poltica, assegurar e incentivar a participao democrtica dos cidados na resoluo dos problemas sociais; e proteger e valorizar o patrimnio cultural do povo Portugus, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos materiais e assegurar um correcto ordenamento do territrio. d)- Promover o bem-estar e qualidade de vida do povo e igualdade real entre os povos portugueses, bem como a efectivao dos direitos econmicos sociais, culturais mediante a transformao e modernizao das estruturas econmicas e sociais. e) Proteger e valorizar o patrimnio cultural do povo portugus, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do territrio. Vernica Vilhena CP1

IEFP Seixal
f)- assegurar o ensino e valorizao permanente, defender o uso e promover a difuso internacional da lingua Portuguesa. g)- promover o desenvolvimento harmonioso de todo territrio nacional, tendo em conta designadamente o carcter ultraperifrico dos arquiplagos dos Aores e da Madeira. h) Promover a igualdade entre homens e mulheres.

C.Explique por palavras suas o que entende por Estado democrtico e quais os seus efeitos na sociedade portuguesa. um estado que utiliza um sistema politico que autoridade emana num conjunto de cidados baseando-se nos princpios da igualdade e liberdade s o conseguido depois da revoluo do 25 de Abril de 1974 A democracia um acto de um grupo ou uma pessoa a ser eleito, normalmente por votao para representar o povo, para agir e decidir em nome do povo. A sociedade portuguesa com este sistema poltico beneficia e pode participar nas decises polticas do Pais, tendo tambm ganho o direito de liberdade de expresso, escolha poltica, religiosa, direito a sade, educao, formao profissional, trabalho, igualdade.

F. Identifique quais so os principais deveres dos empregadores e dos trabalhadores. Os deveres do empregador. a) Respeitar e tratar com urbanidade e probidade o trabalhador. b) Pagar pontualmente a retribuio que deve ser justa e adequada ao trabalhador. c) Proporcionar boas condies de trabalho, tanto do ponto de vista fsico e moral. d) Contribuir para elevao do nvel do trabalhador nomeadamente proporcionando-lhe formao e profissional. e) Respeitar a autonomia tcnica do trabalhador que exera actividades cuja regulamentao profissional exija. f) Possibilitar o exerccio de cargos em organizaes representativas dos trabalhadores. Vernica Vilhena CP1

IEFP Seixal
g) Prevenir riscos e doenas profissionais, tendo em conta a proteco da segurana e sade do trabalhador, devendo indemniza-lo dos prejuzos resultantes de acidentes de trabalho. h) Adoptar, no que se refere segurana e sade no trabalho, medidas que decorrem para empresa, estabelecimentos ou actividades da aplicao ds prescries legais e convencionais vigentes. i) Fornecer ao trabalhador a informao adequadas a preveno de riscos de acidentes e doenas. j) Manter permanentemente actualizado o registo do pessoal em cada um dos seus estabelecimentos com indicao dos nomes datas de nascimento e admisso modalidades dos contratos, categorizados promoes retribuies, datas de incio e termo frias e faltas que impliquem perda da retribuio, diminuio dos dias de frias. Com estes deveres o empregador tem como obrigao cumprir ou dever cumprir com as alneas acima mencionadas para um bom relacionamento entre empregador /trabalhador onde poder visar uma melhor produtividade/lucro mantendo sempre a segurana e a sade do trabalhador contudo prevenindo sempre os riscos de acidentes e doenas (alnea g) com esta preveno o empregador tem de efectuar formaes sobre prevenes de acidentes de trabalho para os minimizar e ou reduzir contudo o empregador tem de informar antecipadamente de promoes as datas de inicio e admisso para que o trabalhador fique informado caso exista perda da retribuio como por exemplo um trabalhador que ao final do ms receba menos de vencimento o empregador ter que dar uma justificao plausvel sobre essa mesma perda de vencimento ou mesmo a diminuio dos dias de frias (alnea j)

DEVERES DO TRABALHADOR. Sem prejuzo de outras obrigaes o trabalhador deve. a) Respeitar e tratar com urbanidade e probidade o empregador, os superiores hierrquicos, os colegas de trabalho e as demais pessoas que estejam ou entrem em relao com empresa. b) Comparecer ao servio com assiduidade e pontualidade. c) Realizar o trabalho com zelo e diligncia.

d) Cumprir as ordens e instrues de empregados em tudo o que respeite execuo e disciplina do trabalho, salvo na medida em que se mostram contrariados aos seus direitos e garantias. e) Guardar lealdade ao empregador nomeadamente no negociando por conta prpria ou alheia em concorrncia com ele em divulgando Vernica Vilhena CP1

IEFP Seixal
informaes referentes a sua organizao mtodos de produo ou negociais. f) Valer pela conservao e boa utilizao dos bens relacionados com o seu trabalho que lhe foram confiados pelo empregador.

g) Promover ou executar todos os actos tendentes a melhoria da produtividade da empresa. h) Cooperar na empresa estabelecimento ou servio para melhoria do sistema de segurana, higiene e sade no trabalho, nomeadamente por intermdio dos representares dos trabalhadores eleitos para este fim. i) Cumprir as prescries de segurana higiene e sade no trabalho, estabelecimentos, nas disposies legais ou convencionais aplicaes, bem como as ordens dadas pelo empregador. O dever de obedincia, a que se rever a lnea (d) do nmero anterior, respeitada as ordens e instrues dadas directamente pelo empregador como as manadas dos superiores hierrquicas dos trabalhadores, dentro dos poderes que por naqueles lhes forem atribudos. Com este cdigo do trabalho o trabalhador tem como obrigao, cooperar, promover e respeitar todas as execues dadas pelo empregador (alnea a) contudo o trabalhador tem como obrigao guardar todas as informaes prestadas pelo empregador (alnea e) como por exemplo um trabalhador que trabalhe num banco no estado ou na justia recebe informaes muito cuidadosas e frgeis que podem colocar em causa o trabalhador e ou mesmo o stio onde trabalha e at ser despedido por justa causa, o trabalhador tem de conservar todos os bens do empregador para um bom funcionamento e desempenho do mesmo (alnea f) exemplo um funcionrio que trabalhe com computadores e que lhe seja confiado um computador e que o trabalhador danifique o mesmo ento j no ter uma pea fundamental para o desempenho do trabalhador e das suas tarefas ou tem mais dificuldade em desempenhar as suas funes em condies. CARLOS ALBERTO FERREIRA MENDES. MARIO AFONSO VARELA PAULO PERREIRA. ALICE CONCEIO. CURSO DE COZINHA E PASTELARIA. RESTAURANTE VERGILIO.

Vernica Vilhena CP1

S-ar putea să vă placă și