Sunteți pe pagina 1din 5

PROVA DISCURSIVA | QUMICA

PROVA DISCURSIVA

| QUMICA

Questo 01
O grfico abaixo representa a variao, em funo do tempo, da concentrao, em quantidade de matria, do hidrognio gasoso formado em duas reaes qumicas de alumnio metlico com soluo concentrada de cido clordrico. Estas reaes so realizadas sob as mesmas condies, diferindo, somente, quanto s formas de apresentao do alumnio: placas metlicas e p metlico.

A) Calcule a razo entre a maior e a menor velocidade mdia da reao. B) Defina a que forma de apresentao do alumnio corresponde cada uma das curvas. Justifique sua resposta.

Questo 02
Os principais constituintes qumicos da gua do mar so . A) Apresente, em ordem crescente de raio inico, os ons monoatmicos isoeletrnicos do argnio. Justifique a ordenao apresentada. B) Indique o nome e a frmula do sal de maior massa molar que pode ser obtido a partir das combinaes dos ons fornecidos na tabela. Utilize, em seus clculos, as frmulas mnimas dos sais.

Questo 03
A anilina (amino-benzeno), um composto qumico utilizado na produo de corantes e medicamentos, sintetizada em duas etapas. Na primeira, reage-se benzeno com cido ntrico, empregando como catalisador o cido sulfrico. A segunda etapa consiste na reduo do composto orgnico obtido na primeira etapa. Em relao anilina, apresente: A) sua frmula estrutural; B) a equao qumica que representa a primeira etapa de seu processo de sntese.

Exame Final | Vestibular Estadual 2004

59

PROVA DISCURSIVA | QUMICA

Questo 04
O ciclopropano, anestsico, e o 2,4,6-trimetil-s-trioxano, sedativo, cuja estrutura apresentada a seguir, so dois compostos qumicos utilizados como medicamentos.

A reao de combusto completa do ciclopropano tem, como produtos finais, dixido de carbono e gua. Na tabela abaixo so apresentados os valores mdios de energia de ligao envolvidos neste processo, nas condies-padro.

A) Determine a frmula mnima do 2,4,6-trimetil-s-trioxano. B) Calcule a entalpia-padro de combusto do ciclopropano.

Questo 05
O cido nicotnico e sua amida, a nicotinamida, so os componentes da vitamina B3 , fundamental no metabolismo de glicdios. A frmula estrutural dessa amida pode ser obtida substituindo o grupo CH da posio 3 do anel benznico da fenil-metanamida por um tomo de nitrognio. A) Apresente a frmula estrutural da nicotinamida. B) Calcule o nmero de pessoas que, a partir de um mol de cido nicotnico, C6H5NO2 , podem receber uma dose de 15 mg desse cido.

Questo 06
O magnsio e o alumnio, metais de baixa densidade, muito empregados em ligas metlicas de aplicao industrial, apresentam algumas propriedades qumicas semelhantes, como a formao de hidrxidos pouco solveis. A) Escreva a equao qumica completa e balanceada da reao de oxirreduo entre o magnsio metlico e o ction alumnio em soluo aquosa. B) A solubilidade do hidrxido de magnsio em gua, temperatura ambiente, igual a 5,0 104 mol L1 . Calcule o produto de solubilidade deste composto.

60

Exame Final | Vestibular Estadual 2004

PROVA DISCURSIVA | QUMICA

Questo 07
Na tabela abaixo esto caracterizados trs dos cidos carboxlicos presentes em nosso dia-a-dia.

A) Calcule a constante de ionizao do cido butanico, que possui grau de ionizao igual a 1,20%, em 1,00 L de soluo aquosa cuja concentrao igual a 0,10 mol L1. B) Justifique a diferena entre o ponto de ebulio do cido octanico e o dos demais cidos da tabela.

Questo 08
Segundo a legislao brasileira, o vinagre uma soluo aquosa que deve conter entre 0,9 e 1,8 mol L1 de cido etanico. A anlise de 10 mL de uma amostra de determinada marca deste produto indicou que foram necessrios 20 mL de soluo de hidrxido de sdio, com concentrao igual a 0,2 mol L1, para a neutralizao de todo o cido etanico presente. A) Calcule a concentrao em quantidade de matria, mol L1, do cido etanico da amostra e classifique-a como adequada ou no legislao brasileira. B) Apresente a frmula estrutural e o respectivo nome de um composto oxigenado que, por oxidao, produz o cido etanico.

Questo 09
Na datao de rochas pode-se empregar a tcnica do potssio-40. A converso deste istopo em argnio-40, por captura de eltron, tem meia-vida de 1,28 109 anos e representada pela seguinte equao:

A) Estime a idade, em anos, de uma amostra de rocha cuja razo entre os nmeros de istopos de argnio-40 e potssio-40 seja igual a 7. Assuma que todo o argnio presente na rocha foi produzido a partir do potssio-40. B) Existe uma outra forma de decaimento do potssio-40, que consiste na emisso de uma partcula beta. Escreva a equao qumica que representa esta emisso.

Exame Final | Vestibular Estadual 2004

61

PROVA DISCURSIVA | QUMICA

Questo 10
Objetos de prata so oxidados por poluentes atmosfricos, adquirindo uma colorao escura. Um dos modos de limpeza destes objetos consiste em embrulh-los em papel alumnio e mergulh-los em uma soluo ligeiramente alcalina. As equaes abaixo representam os processos de oxidao e limpeza.

A) Escreva a equao qumica balanceada de oxidao da prata, usando os menores coeficientes inteiros, e indique o agente redutor empregado no processo. B) Num processo de limpeza, foram recuperados 6 1021 tomos de prata. Admitindo-se que a reao apresente 100% de rendimento, calcule a massa de alumnio consumida neste processo.

62

Exame Final | Vestibular Estadual 2004

PROVA DISCURSIVA | QUMICA

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS (Adaptado da Sociedade Brasileira de Qumica - 1999)

Ordem crescente de energia dos subnveis: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d Constante de Avogadro = 6,0

1023

Exame Final | Vestibular Estadual 2004

63

S-ar putea să vă placă și