Sunteți pe pagina 1din 4

http://blogespetaculosas.blogspot.com/2011/03/deficiencia-nos-vasos-capilares.

html

quinta-feira, 17 de maro de 2011


Deficincia nos vasos capilares

Voc sabia que o sangramento fcil pode estar relacionado a distrbios nos vasos sanguneos ou at mesmo, anormalidades no sangue? O sangue encontra-se no interior dos vasos sanguneos, artrias, capilares e veias, e em casos de pequenos sangramentos ou hemorragias, ele extravasa dentro ou fora do corpo. Geralmente nosso corpo consegue impedir ou controlar o sangramento ocasionado por vasos lesados, atravs de um processo natural chamado homeostasia. Esse processo se d em trs etapas: constrio dos vasos sanguneos, atividade plaquetria e atividade dos fatores de coagulao. O surgimento de anormalidades em algumas dessas etapas pode provocar sangramento ou coagulao excessiva, o que se torna perigoso ao indivduo. As paredes vasculares so a primeira barreira contra a perda sangunea. Quando um vaso lesado, ele contrai de modo que o sangue flui mais lentamente para fora e a coagulao se inicia. Ao mesmo tempo o acmulo de sangue fora do vaso sanguneo (hematoma) comprime-o, auxiliando na preveno de um sangramento.

Assim que a parede vascular se rompe, as plaquetas so ativadas e se colam a rea lesada. Tudo graas a um fator denominado Von Willebrand, protena plasmtica produzida pelas clulas.

O colgeno e outras protenas, como por exemplo a trombina, aparecem no local da leso levando as plaquetas a colarem entre si. medida em que essas plaquetas se acumulam, formam um emaranhado que cobrem a leso. Equimose Fcil Homens e mulheres podem apresentar equimose decorrentes da fragilidade nos vasos capilares. Nesses casos, sempre que pequenos vasos se rompem um pouco de sangue extravasa. Quando isso acontece, surgem pontos avermelhados na pele (petquias) e/ou manchas azul violceo (prpura). Em mulheres a equimose fcil costuma ter fator familiar. Surge em maior proporo devido a atritos nas coxas, ndegas e braos. J os idosos se tornam susceptveis por conta da exposio ao sol intenso.

E ainda, porque possuem uma fina camada de gordura sob a pele que serve de amortecedor na hora de proteger contra traumatismos. Os lugares mais atingidos so o dorso das mos e antebraos (prpura senil), onde o sangue extravasa dos vasos lesados e formam reas violceas (hematomas).

Essas equimoses podem persistir por um longo perodo, tornando-se esverdeadas, amareladas ou acastanhadas. No chega a ser uma doena, por isso no necessita de tratamento especfico. Bastando apenas evitar o traumatismo, em busca de reduo de sua incidncia.

Ou ainda, a reduo no consumo de lcool e uma dieta rica em verduras, legumes e frutas. Mas em caso de dvidas, exames de sangue podem determinar a existncia ou no de um problema na coagulao. O que consumir

Todo mundo sabe que vitaminas so responsveis por desempenhar um importante papel na sade e bem estar do corpo humano. Por isso, a boa nutrio beneficia diretamente no apenas o organismo, como tambm pele e cabelo. Elas podem ser consumidas internamente ou aplicadas diretamente na pele, em formas de cremes e loes. O que nem todos sabem que, algumas pessoas so deficientes de vitaminas e seus efeitos muitas vezes no so perceptveis. Sem uma quantidade adequada de vitaminas, nosso sistema se torna incapaz de produzir componentes essenciais da derme, como o colgeno e a elastina. Sendo assim, confira abaixo o que compem determinados grupos de vitaminas e onde encontr-las. Complexo B: ajuda a normalizar as funes da pele, controlando a produo de leo pelas glndulas sebceas e proporcionando suavidade e refrescncia. A niacina e a biotina so as duas principais vitaminas do complexo B, que trazem inmeros benefcios. A falta de biotina ocasiona queda de cabelo e coceiras na pele. Essa substncia pode ser encontrada na banana, ovos e arroz. J a niacina, ajuda a pele a reter umidade e melhorar sua tonalidade. Loes com base nestas vitaminas proporcionam brilho e sade pele. J sua deficincia pode causar ressecamento e descamao, especialmente nas camadas mais profundas. O complexo B tambm melhora a circulao e o metabolismo. encontrado ainda na carne vermelha. Vitamina C: no s ajuda a prevenir doenas como a gripe, mas tambm importante na proteo da pele contra os efeitos da idade. Tem sido estudada por proteger quanto a exposio ao sol, o que pode reduzir efeitos e chances de contrair cncer de pele. Possui ainda propriedades antioxidantes, promovendo a produo de colgeno e a acelerao da cicatrizao em peles danificadas, fortalecendo ainda os vasos capilares. Reduz e previne o aparecimento de varizes.

Vitamina E: sempre foi considerada uma vitamina anti-envelhecimento. Atualmente valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Reduz a produo indesejada de colagenase, enzima que destri o colgeno e deteriora a estrutura da pele. Tambm protege o corpo dos raios ultravioleta, que podem danificar as clulas da pele. Deixa a pele mais suave e sedosa, alm de hidrat-la. A vitamina E pode ser obtida atravs da aplicao de cremes e loes, alm da ingesto de alimentos e suplementos como frutas ctricas, verduras, leguminosas, nozes e sementes. Vitamina A: reduz as rugas e previne a desidratao da pele (ressecamento). Esta vitamina importante na produo e manuteno das clulas da pele. A maioria das frutas contm vitamina A e podem ser consumidas diariamente. Mas cuidado com excesso, que pode reduzir os efeitos da psorase. Vitamina K: quando aplicada em forma de creme ou loo, reduz a aparncia de inchao e vermelhido sob os olhos e olheiras. Atua diretamente em hematomas. Funciona bem quando combinada com a vitamina A. Um composto de vitamina C, E, A, B e K pode trazer excelentes resultados para a pele.
Por Tatiana Bruzzi Publicado em Maro de 2011

S-ar putea să vă placă și