Sunteți pe pagina 1din 3

DIAS DE RECONCILIAO TEXTO: 2 CORNTIOS 5.

14-21 O Natal e o Ano Novo parecem marcar uma vida nova; temos uma sensao de trmino de perodo e incio de outro. No estou falando do calendrio, mas sim de sensaes internas, da psique, das emoes. Talvez seja tambm o tempo de darmos um basta s coisas que precisam ser deixadas para trs, de modo que no venham a interferir no perodo que est prximo a ser iniciado. Caso em no queira fazer a ruptura com o velho, estarei fadado a iniciar o novo com os velhos vcios, as mesmas intrigas e desavenas e as mesmas inimizades. Estes ltimos dias so dias de reconciliao; mas, a reconciliao no comeou hoje, ela antiga, ela de iniciativa divina. Podemos at dizer que divinos so tambm os que buscam a reconciliao. No divinos por natureza, mas divinos por retratar a imagem e a semelhana de Deus. Temos alguns casos de reconciliaes na Bblia que mudaram a histria de todos os envolvidos. Falarei apenas de dois.

I JAC E SUA RECONCILIAO COM ESA (GN 32.1-33.20) 1. No vou mover uma palha para buscar reconciliao com fulano! Talvez seja esta a palavra de que sofreu quando lhe fizeram tanto mal. Na histria de Jac e Esa, de que lado voc quer ficar? Jac aproveitou o momento de maior fragilidade de seu irmo para ficar com o que era dele (Gn 25.29-34). 2. Tendo feito o acordo sob juramento, tempos depois, de modo fraudulento, Jac se apossa do bem comprado (Gn 27.1-29). 3. Esa, a parte cedente do contrato de compra e venda chega logo aps Jac ter sido abenoado; queria ele tambm a bno que vendera tempos antes. Mas Isaque diz que no h mais bno (27.36-41). 4. Jac parte para Har para fugir da ira homicida do seu irmo Esa. Em Har constituiu famlia, ficou rico, e por fim, resolveu voltar. O triste na histria: reencontrar o seu irmo Esa.

5. Somos assim tambm: sofremos o trauma de reencontrar as pessoas que ferimos. Tais traumas acontecem em famlia, em amizades e igreja. Mas dia menos dia temos que recolocar as coisas em bons termos. No foi diferente com Jac. No ser diferente conosco. 6. Jac comeou a criar situaes em sua mente marcada pela dvida (Gn 32. 4-8). Mas Jac tambm orou a Deus; cria ele que o Senhor lhe faria bem naquelas horas de dificuldades (v.9-12). Ele no s ora por livramento, mas lembra Deus das promessas feitas a ele (v.12). 7. Podemos dizer que aprendemos com Jac o seguinte: preciso orar antes para depois buscar a reconciliao. 8. Depois da orao foi preciso agir; Jac continua a jornada rumo a Esa. Jac sabia e sentia: Deus est comigo. E Deus foi mesmo com ele e tudo aconteceu em clima de plena harmonia. Nada lembrava as circunstncias dos temos de desarmonia (33.1-11). 9. No h barreira que no possa ser transposta; no h dor que no possa ser superada; no h amargura que no possa ser curada; no h inimizade ou desavena que no possa ser perdoada. 10. Estamos em dias de reconciliao.

II A HUMANIDADE RECONCILIADA COM DEUS

1. O texto que lemos fala tambm de reconciliao; o pecado nos intrigou com Deus. Ficamos intrigados com Deus e com todo mundo. Quando estamos intrigados e algum olha para ns, perguntamos com cara de poucos amigos: T olhando o que? 2. Deus amor; ns somos a imagem de Deus (Gn. 1.27). O triste que no conservamos todo esse amor; no somos to cheios de amor assim. 3. Para o nosso bem Deus amor. Para o nosso bem Deus no se deixou levar pelo nosso desamor. Para o nosso bem Deus tomou a iniciativa: Tudo provm de Deus (2 Co 5.18). Somos ruins nas tomadas de iniciativa, ento: Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. 4. A reconciliao traumtica: de um lado a morte de Cristo, do outro, a minha luta no reconhecimento que sou pecador, e que tal morte foi culpa minha. Mas Deus
2

considerou que devia ser assim e nos reconciliou por meio do Filho na sua carne, isto , na sua morte substitutiva. 5. Teologicamente dito que Deus agiu por graa para no jogar sobre a humanidade a sua ira e a sua justia (Colin Kruse). A graa manifesta foi na carne do Filho, o que nos libertou do acrscimo da pena: no imputando aos homens as suas transgresses (v.19). 6. Os nossos pecados no foram somados, mas poderiam ser somados se Deus assim quisesse, mas Ele no quis que fosse assim. Significa dizer que no temos mrito nenhum em todo este acontecimento de salvao. Ns ramos na verdade pessoas que deviriam ser condenadas, mas Deus preferiu no somar as nossas transgresses, e assim, perdo-las de fato. 7. Celebrada a reconciliao restabelecido o relacionamento e, em lugar de ira, a paz que excede todo entendimento. No basta dizer que houve reconciliao; necessrio que a paz celebrada seja verificada por atos. 8. Para ns, a reconciliao promovida por Deus nos tirou do inferno, a casa que ns mesmos amos preparando; para ns, a reconciliao promovida por Deus nos coloca na casa de muitos aposentos preparada pelo prprio Senhor (Jo 14.2). 9. Estamos em dias de reconciliao.

CONCLUSO Deus trabalhou para que Jac tivesse um excelente encontro com o seu irmo Esa Deus trabalhou para que ns tivssemos um excelente encontro com Ele atravs de Jesus o Seu Filho. Estamos em dias de reconciliao. Por que deixar para amanh o que voc precisa fazer hoje!? Amm

Pr. Eli da Rocha Silva 18/12/2011 Igreja Batista em Jd Helena

S-ar putea să vă placă și